.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 28 de outubro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 31
Salve as campeãs das campeãs



Paulista por paulista, deu Osasco/Capital sobre o Vale do Paraíba na final da Copa Feminina do Brasil. A parceria Audax/Corinthians foi mandante e ganhou por 3 x 1 do São José, que havia obtido apenas um 2 x 2 na ida. Com a conquista, garantido também foi um lugar na próxima Libertadores Feminina. O retrospecto para o título apontou 6 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 26 gols marcados e 8 sofridos, antes da Águia sendo eliminados da primeira até a penúltima fase Pinheirense do Pará, Santos, Flamengo e Cresspom do Distrito Federal.

Em neste ano completadas 10 edições da CB Fêmea, o estado de São Paulo tem agora 6 conquistas, sendo as anteriores as de Ferroviária em 2014 e os bicampeões São José em 2012 e 2013 e Santos em 2008 e 2009. São 6 e não 7 pois, embora o Saad tenha conquistado o campeonato em 2007, naquela vez representou Mato Grosso do Sul. Os outros três títulos são cada um de um estado: o de 2010 do Rio de Janeiro com o Duque de Caxias, o de 2011 do Paraná com o Foz Cataratas e o de 2015 de Santa Catarina com o Kindermann.

Começou a 33ª rodada do Brasileirão

Foi com apenas um e importantíssimo jogo, assistido por 24 mil fãs na Ilha do Retiro. Um gol bastou para o Sport derrotar a Ponte Preta, em noite especial de reencontro de Eduardo Baptista com os rubro-negros e dos 700 jogos do ponte-pretano Wendel na carreira. O Leão foi para 40 pontos em 14° e deixou para trás os 38 do Coritiba, os 37 do Internacional e os 35 do Vitória. São 4 jogos na base do "perde-ganha" e outros 4 sem derrota em casa, dos quais 3 vencidos. Já a Macaca é um troço brabo: bem demais em seu estádio, péssimo demais fora dele. Não empata há 7 rodadas e perdeu 5 delas, tendo 10 visitas sem sucesso desde os 3 x 0 diante do Santa Cruz em 30 de junho, emendando 4 derrotas fora de casa e perdendo 8 destas 10 visitas.

Hoje, a rodada prossegue com Fluminense x Vitória, o regresso dos tricolores ao Maracanã após 11 meses. São 4 partidas sem sucesso (3 perdidas) dos cariocas, o que pôs a perder o valor dos 3 êxitos consecutivos anteriores. Em passo contrário, os baianos têm 4 derrotas seguidas sem um só gol marcado e 12 rodadas sem empatar, das quais 8 perdidas. Fora de casa, são 8 desafios sem empate e 6 deles derrotados. O Flu é 9° com 47 pontos, dois abaixo do Corinthians pelo G6, e o Leão está a dois pontos do 16° Colorado.

É pra Argentina que a Chapecoense vai

Mas não foi sem emoção que o San Lorenzo passou para a semifinal da Sul-Americana. Após marcar 2 x 0 na ida, tomou 1 x 0 do Palestino em território chileno e resistiu assim até o encerramento aos 50 do segundo, tendo um jogador a menos. Então, é pra Argentina que o Verdão do Oeste vai na próxima semana, mandando a volta apenas no dia 23, após a rodada dupla das Eliminatórias. Esta será a terceira semi Brasil x Argentina na "Sul-A Miranda", espero que agora o desfecho sendo diferente das outras duas, que tiveram o São Paulo eliminado nos pênaltis pelo River Plate no Morumbi e o Internacional excluído pelo Boca Juniors no Beira-Rio.

Os destaques da Série B

Após o atrasado Sampaio Corrêa 0 x 3 Vila Nova e os efetivamente correspondentes Goiás 3 x 0 CRB, Oeste 1 x 1 Luverdense e Vasco 0 x 0 Avaí, a 33ª rodada de semana inteira prossegue hoje com quatro jogos. O principal deles, indubitavelmente, é Náutico x Atlético Goianiense. 5° com 51 pontos, o Timbu está na paquera da zona do acesso e quer se recuperar da derrota passada. Líder com 61, o Dragão quer vencer para chegar aos 64 pontos que seus diretores acreditam que bastarão para o regresso à primeira divisão estar assegurado.

Mas no caso alvirrubro, apenas fazer o seu não bastará. É preciso secar o Londrina, 4° com 52, que visitará um Criciúma que é 11° com 46. Tanto catarinenses quanto gaúchos gostariam muito que vitórias suas somadas aos fracassos dos acima deles resultassem em uma possibilidade de perspectiva de retorno de chances de G4. Se falo dos gaúchos, falo do Brasil de Pelotas, 12° com 45 e visitante contra o Joinville, 18° com 29 e a seis do 16° Oeste. A noite ainda tem Paraná x Bragantino (agora com Estevam Soares), 15° com 36 x 17° com 30.

Curtinhas

*Pode não ter sido por infarto a morte aos 37 anos do torcedor que via Cruzeiro x Grêmio no Mineirão. A acusação de que seguranças terceirizados teriam agredido o moço mudou a forma de se enxergar este fato. É bom que tudo seja investigado devidamente e, tendo havido mesmo assassinato, prendam e condenem os executores.

*Associação Nacional dos Árbitros de Futebol protocolando ao STJD um pedido para punir Diego Souza (Sport), Lucca (Corinthians), Celso Roth (Internacional), Paulo Nobre (Palmeiras), Peter Siemsen (Fluminense), Daniel Nepomuceno (Atlético Mineiro), Wilfredo Brillinger (Figueirense) e Alex Brasil (Coritiba), todos críticos de apitantes que pisaram no tomate. Pífio e patético, sendo gentil com quem não merece cordialidades.

*O Hall da Fama da Federação Italiana incluirá Paulo Roberto Falcão em cerimônia que acontecerá em janeiro e na qual distinguidos serão outros nomes como Paolo Rossi, Claudio Ranieri e Silvio Berlusconi. Justíssimo! Não se é eternizado "Rei de Roma" a troco de nada, mais do que merecida desta distinção ao "Bola-Bola".

*Responda rápido: onde você estava e o que fazia em dezembro de 2008? Ali aconteceu a última vez (até a fechada nesta semana) que o Manchester City havia ficado 6 partidas seguidas sem vitória. Uma tentativa de romper esta seca acontecerá amanhã, contra o West Bromwich, pelo emparelhado Campeonato Inglês.

*65 anos hoje do primeiro título de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1, confirmado com vitória no GP da Espanha. Sinal dos tempos: para ganhar em 1951, as 70 voltas foram percorridas em 2 horas e 46 minutos.

*Tristeza: cancelados os tradicionais Jogos Abertos de Santa Catarina neste 2016. Tubarão desistiu de sediá-los pois um vendaval deixou a cidade em péssimo estado e não há tempo hábil para a infraestrutura necessária para o evento ser assumida por outra praça. Os JASC aconteceriam de 11 a 19 de novembro.

*Já passa de 2 meses que a Olimpíada do Rio acabou e, até agora, a Confederação Brasileira de Taekwondo não repassou ao medalha de bronze Maicon Siqueira os R$ 12.500,00 de prêmio da patrocinadora Petrobras e nem o reembolso prometido pela entidade devido a uma viagem paga para iranianos treinarem em São Caetano do Sul antes dos Jogos, o que faz a quantia não quitada totalizar 22.875 "temers". Vai ver a CBTKD não está com cuca nos eixos para isso devido à turbulência política que levou ao afastamento do presida Carlos Fernandes.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no José Luiz Prévidi que Lasier Martins voltará ao vídeo aqui em Porto Alegre depois de 3 décadas como campeão de audiência na RBS e também atuações ainda esportivas nos primeiros anos da falecida TV2 Guaíba. O hoje senador estará aqui todas as semanas para gravar um comentário semanal para a programação da TV Urbana, em mais um incremento na gestão de Guaracy Andrade em sua direção. Outro já prometido pela TVU estreará em fevereiro de 2017: um programa no estilo do "Manhattan Connection" só sobre temas gaúchos.

*A Rádio Bandeirantes de São Paulo deu mais tempo ao "Bastidores do Poder" desde ontem, algo que já sabido era que aconteceria por noticiado pelo Flávio Ricco desde que surgiram as primeiras infos sobre a saída do trio do "Na Geral" - mas era para segunda que vem que se esperava isso e não agora. Bom, noves fora as questões sobre o humorístico esportivo, fato é que o jornalístico político dobrou sua duração ao ser não mais das 17h30 às 18h30, mas sim das 17h às 19h, começando uma hora antes do concorrente "Os Pingos nos Is" na Jovem Pan (para com ele confrontar sendo este programa criado) e terminando no mesmo horário e não antes.

*Além disso, outra novidade é que José Paulo de Andrade deixa de fazê-lo para novamente ficar apenas matinal no "Pulo do Gato" e no "Jornal Gente". Sem ele, o âncora central a formar dupla em SP com Cláudio Humberto em Brasília passa a ser Fábio Pannunzio, que havia saído do "Gente" por impossível seguir nele das 8h às 10h agora que apresenta o "Jornal da Noite" da TV nos começos de madrugada depois que Boris Casoy foi para a RedeTV!. Mas não é apenas isso: além de Pannunzio como nova dupla de Humberto, o "Bastidores" agora tem participação da Thays Freitas, mais uma com turno duplo na RB pois continua no "Manhã Bandeirantes".

*Semana de filhos de jornalistas nascendo: na Rádio e TV Bandeirantes, feliz está o apresentador Luiz Megale pois ganhou Max; e na GloboNews, feliz está a apresentadora e repórter Cecília Flesch pois nasceu Duda.

*Noite dos últimos debates para prefeito em segundo turno na Rede Globo, exibição após "A Lei do Amor". Quem já tem prefeito eleito assistirá no lugar um "Globo Repórter" sobre a Patagônia Selvagem, que pela chamada sem uma só imagem de um dos seus repórteres e apenas com locução do Sérgio Chapelin dá a entender que seja um documentário estrangeiro. No debate do Rio de Janeiro, reina a grande expectativa: depois de faltar às sabatinas globais de terça-feira, Marcelo Crivella comparecerá para duelar com Marcelo Freixo?

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! finalmente pensou bem ao não deixar mais Boris Casoy e Amanda Klein entrarem no ar logo após um caça-níquel terceirizado. A partir desta segunda, entrará às 19h10 o novo "Vídeos Impactantes", com Laerte Vieira, que passará o bastão pro "RedeTV! News" às 19h30. Depois do encerramento do "Sem Rodeios", o principal noticiário da emissora havia ficado entre este caça-níquel e o religioso "Show da Fé" - ainda que, nestes dias de segundo turno, depois do Boris esteja passando um micro-"TV Fama" das 20h30 às 20h50 para as cidades já com prefeito eleito, expediente que termina justamente hoje.

*Duas datas em 0 ou 5 de hoje: 45 anos de Adriana Ferrari, que foi "Garota do Fantástico", capa de várias revistas masculinas e atriz da "Escolinha do Barulho" na Record como Linda Rosa; e 85 anos do nascimento de Myriam Muniz, que morreu em 2004 e trabalhou em teatro, cinema e TV por mais de seis décadas.

*Uma onda de continuações tardias tem tomado conta da TV americana. As madrugadas de sexta para sábado no SBT tem tido a de "Dallas", feita mais de 20 anos depois do fim da série original, e este ano tivemos pelo Netflix o lançamento da sequência de "Três é Demais". Pois foi anunciado anteontem pela própria Raven-Symoné que vem aí a continuação de "As Visões da Raven", ultrareprisada pelo SBT nestes últimos anos. Na trama atualizada, Raven Baxter será mãe de dois pré-adolescentes e um deles poderá ver o futuro igual a ela.

*Dias atrás, registrei nestes escritos os 40 anos do lançamento do álbum que inclui o clássico "Dancing Queen". Agora, o Abba anunciou que sairá em turnê de reunião a partir de 2018. Chega logo, 2018!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "Casa dos Artistas"

São 15 anos nesta sexta-feira da surpreendente estreia do confinamento televisivo comandado por Silvio Santos no SBT, o que rendeu um bafafá daqueles com a Endemol e a Globo, ainda mais por isso acontecer tão próximo da estreia da primeira de "sessenta mil" edições do "Big Brother Brasil". Sem qualquer divulgação prévia, o "Patrão" lançou um formato igual, só que sem anônimos e sim com artistas. A campeã conhecida depois de 7 semanas foi a conterrânea Bárbara Paz, que derrotou Supla, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth, Nana Gouvêa, Núbia Óllíver, Marco Mastronelli, Leandro Lehart e Alessandra Scatena.

A resposta da audiência em Sampa City foi excelente: a estreia marcou 33 pontos contra 25 da Globo com o "Fantástico", então derrotado pela vez primeira em 28 anos no ar; e a finalíssima em 16 de dezembro derrotou a Vênus Platinada por espetaculares 47 x 18, sendo esta a maior audiência média da história do SBT, superando a da final Grêmio x Corinthians da Copa do Brasil em 1995. Acompanhe aqui um "Festival 30 Anos" de 2011, com Patrícia Abravanel apresentando, no qual só a "Casa" foi assunto. O reality show teve mais 3 edições nos 3 anos seguintes: a segunda igualmente muito bem, a terceira bem e a quarta já bem mais ou menos.

Momento Raridade Rara: "H" e "Perdidos de Amor"

20 anos atrás, a TV Bandeirantes colocava duas estreias que marcavam uma nova fase nas suas tardes, com a ideia de uma programação mais familiar, conforme dito na véspera à Folha de S.Paulo pelo então diretor Rubens Furtado (já falecido). A programação tinha filmes leves na "Sessão Livre" às 13h para São Paulo e cidades que não tivessem atrações regionais, "TV Fofão" às 15h e "Bronco" às 15h30 em reprises de clássicos oitentistas da casa, "Supermarket" às 16h30 com a inesquecível competição em supermercado liderada por Ricardo Côrte Real e ainda Silvia Poppovic com seu programa às 18h - na época, o "Jornal Bandeirantes" começava às 20h e depois dele é que vinham os noticiários locais das 20h45 às 21h, então com o título-padrão "Rede Cidade".

Uma das novidades entrou no ar das 17h às 18h: o "H", programa jovem com auditório apresentado por Luciano Huck, lançado nesta função pela Band, pois antes dela tinha experiência como comunicador da Jovem Pan FM, colunista social do Jornal da Tarde, participante do "Perfil" no SBT e apresentador do programete "Circulando" na CNT. Assista aqui uma relíquia daquelas: o primeiro "H", que teve Titãs, Paula Burlamaqui e Cláudio Lins no palco, além de VTs especiais e Théo Werneck como DJ. A plateia era em quantidade pequena, mas ganhou mais espaço  - e, consequentemente, mais gente - conforme o programa cresceu e se estabeleceu.

Foi justamente deixar de ser "família" que lhe deu pontos importantes, sobretudo com duas inesquecíveis participantes que fariam mais adiante o "H" deixar a tarde para ser transmitido à noite, logo após o renomeado "Jornal da Band": Tiazinha e Feiticeira. Quantos adolescentes tarados não babaram por aquelas musas, vê o tanto de Playboys das duas que venderam. Lembremos aqui as depilações de Suzana Alves em 1997 e recordemos aqui os desejos atendidos por Joana Prado em 1999. Foi no fim deste ano que Luciano deixou a Band para estrear em 2000 o "Caldeirão do Huck" na Globo, onde permanece até hoje nas tardes de sábado.

A outra grande estreia da Bandeirantes naquele 28 de outubro começou às 19h15: "Perdidos de Amor", vendida nas chamadas como "uma novela escandalosamente romântica com o elenco mais bonito da TV brasileira", conforme atestado aqui. Produzida pela TV Plus de Roberto Talma e escrita por Ana Maria Moretzsohn em sua primeira titularidade, trazia um triângulo romântico no qual os dois viventes apaixonados pela mocinha eram Cláudio Lins, o filho da Lucinha (que também fez esta novela), e Lugui Palhares, que era do elenco de apoio e acabou passando ao principal de "A Próxima Vítima" conforme ganhou vez como então par da Yoná Magalhães.

A mocinha do triângulo eu já conhecia de um papel muitíssimo coadjuvante de "História de Amor", mas foi a partir de "Perdidos" pela qual por ela me apaixonei para sempre, sendo até hoje uma das preferidas deste que vos tecla: Christine Fernandes, na sua primeira novela nem digo como protagonista, mas sim pra valer, às ganhas. É por causa da Chris e de "Perdidos" que até hoje a associo ao escutar uma linda canção de The Mamas & The Papas, "Dedicated To The One I Love", que ilustra aqui o primeiro beijo dado na Maria Luísa por ela feita pelo Rodrigo que Cláudio interpretou. Também deixo aqui a abertura ao som de "Blue Moon", com The Mavericks.

Lamento muito que - até onde sei - nem a própria Band e nem alguma outra emissora aberta ou por assinatura tenha reprisado "Perdidos" (aqui do Brasil, já que em Portugal a trama passou na RTP). Se eu soubesse que isso aconteceria, jamais teria deixado de acompanhá-la a partir da metade a ponto de ainda hoje, passadas estas duas décadas, não saber se Maria Luísa fica com Rodrigo ou com o Pedro Henrique defendido por Lugui. Causa, motivo, razão ou circunstância: maravilhamento com a primeira assinatura de TV paga na vida, assinante que me tornara da Net no fim de dezembro de 1996, o que me fez praticamente não ver mais os canais abertos salvo exceções, nas quais a novela não estava. Perdi a novela, mas ganhei para sempre uma paixonite maravilhosa.

Bela do Dia: Débora Padilha

Débora Padilha, nova repórter da RBS TV em Passo Fundo, cidade na qual foi apresentadora da versão local do "Jornal da Pampa". Cara, ela é muito, muito e muito lindindinha!

Clipe do Dia

Me toquei dessa por dica do Maurício Trilha no Facebook: 5 anos após se afastar da música devido a problemas de saúde, Phil Collins volta com tudo para nossa alegria. Uma pena que bateria ele não pode mais tocar por causa de nervos nas mãos, o que levou a esta recomendação médica - e quem curtiu e ainda hoje curte Genesis e Phil solo bem sabe o bateristaço que foi -, mas cantar ele continua cantando e com a voz em tom mais baixo por menos potente pelo passar do tempo, mas ainda com a força que conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Ele, que fará no ano que vem uma mini-turnê em palcos expressivos da Europa, se apresentou nesta semana no talk-show de Jimmy Fallon. É dele que mostro aqui Phil Collins e os Roots com a clássica "In The Air Tonight".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Atividades começando hoje nos EUA. Mas não é lá que acho que termine a temporada 2016 da Fórmula 1.

"24 Horas" volta antes que inicie o GP que deverá deixar Nico Rosberg perto do título no Brasil!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.