.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 25 de outubro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 29
O futebol de luto: morreu o Capitão do Tri



Maior dos laterais-direitos brasileiros. Dos maiores do mundo. Campeão do mundo em 1970. Capitão do Tri. Último a levantar a Jules Rimet, de um total de 9 capitães vencedores deste troféu, a levantá-lo. Taças conquistadas por Santos como jogador, Flamengo e Botafogo como treinador e Fluminense tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Um enfarte fulminante vitimou Carlos Alberto Torres nesta terça-feira, aos 72 anos. Contente fico ao dizer que tive a alegria de encontrá-lo ao vivo uma vez. Foi no "Futebol do Futuro", um grande seminário que durou 11 horas e no qual estive em outubro de 2013. É uma das fotos mais valiosas que já registrei. Preciso encontrá-la nos meus alfarrábios. Dia de luto no mundo da bola. Uma de suas mais irreparáveis perdas.

Semana de rodada cheia e 11 jogos

Sim, são 20 clubes que jogam a Série B. Não, o título não está errado. Três partidas estão programadas para hoje, mas só duas delas pela 33ª rodada: Oeste x Luverdense, que vale para ambos pois os paulistas precisam seguir a fuga do descenso e os mato-grossenses querem ficar a 3 pontos da zona do acesso, e Goiás x CRB, que só vale mesmo para os alagoanos para igualarem a pontuação do Londrina pois os goianos estão intermediaríssimos.

A outra de hoje é Sampaio Corrêa x Vila Nova, pela 28ª, que aconteceria originalmente no dia 30 do mês passado e foi adiada em praticamente um mês devido à falta de efetivo policial na primeira data por causa do primeiro turno das eleições. Agora, sim, não haverá mais ninguém com jogo a menos na competição.

Recapitulemos a classificação da segunda divisão: na zona do acesso, Atlético com 61, Vasco com 57, Avaí com 54 e Londrina com 52; depois, Náutico com 51, Bahia com 50, CRB com 49, Ceará com 47, Criciúma e Luverdense com 46, Brasil com 45, Vila com 43, Goiás com 41, Paysandu com 40, Paraná com 36 e Oeste com 34; e na zona do rebaixamento, Bragantino com 30, Joinville com 29 e Tupi e Sampaio com 27.

Como pode o CAP só perder fora de casa?

Numa partida horrorosamente entediante até os 10 minutos finais, quando deu uma melhoradinha suficiente para o gol único da noite acontecer, o América Mineiro voltou a vencer após 4 derrotas seguidas, mas nada que fizesse grande diferença no fato de que está rebaixado para a segunda divisão - e o mesmo se aplica ao Santa Cruz, que agora é o lanterna da Série A. Inexplicável o que acontece com o Atlético Paranaense, que depois de tocar 3 x 0 no Cruzeiro em 11 de julho não só não mais venceu longe dos seus domínios, como perdeu as 8 visitas posteriores sem marcar um só gol sequer, com 10 sofridos. Tão bem na Arena da Baixada, tão mal fora dela.

Vamos à classificação do Campeonato Brasileiro: Palmeiras com 67 (primeiro classificado à Libertadores 2017 - já estava assim na verdade e agora oficializou na letra fria dos números), Flamengo com 61, Atlético Mineiro com 59, Santos com 58, Botafogo com 53, Corinthians com 49, Atlético Paranaense e Grêmio com 48, Fluminense com 47, Ponte Preta com 45, São Paulo e Chapecoense com 42, Cruzeiro com 41, Coritiba com 38, Internacional e Sport com 37, Vitória com 35, Figueirense com 32, América Mineiro com 24 e Santa Cruz com 23.

A 33ª rodada será esparramada ao longo de quase uma semana, assim como já foi a 32ª (horários DF): nesta quinta, Sport x Ponte Preta às 20h30; na sexta, Fluminense x Vitória às 19h30; no sábado, Atlético Mineiro x Flamengo (no Mineirão), Corinthians x Chapecoense e Atlético Paranaense x Cruzeiro às 16h30, Botafogo x Coritiba e Internacional x Santa Cruz às 18h30, e Figueirense x Grêmio e Santos x Palmeiras às 19h30; e na segunda que vem, América x São Paulo às 20h. Será que teremos os primeiros descensos 100%?

Tchê x uai: parte 1

A Copa do Brasil virou uma grande Sul/Minas com as classificações dos dois gaúchos e dos dois mineiros para a semifinal, apenas a segunda na história do torneio ao mesmo tempo sem um só paulista e um só carioca desde Criciúma x Remo e Grêmio x Coritiba. Decisão entre um time de cada estado ou um clássico local na final? São perguntas cujas respostas começaremos a ter a partir desta quarta em partidaças que mobilizam quatro grandes torcidas, infelizmente simultâneas e não separadas, o que seria melhor para mobilizar a atenção 100% tanto dos torcedores quanto dos secadores. E desde já, fica o registro: no mata-ou-morre de ida e volta em tudo quanto for campeonato, a dupla da minha aldeia pampeana terá de superar desvantagens históricas.

Mais parelho pode se dizer que seja o retrospecto em idas e voltas de Internacional e Atlético, embora na frente esteja o Galo com duas classificações em três confrontos: semifinal do Brasileiro de 1980, com 1 x 1 em BH e 3 x 0 aqui; e oitavas da Copa do Brasil de 2002, com Atlético 2 x 0 em BH e Inter 3 x 2 aqui. Ano passado, quem se deu bem foi o Colorado nas oitavas da Libertadores, com 2 x 2 em Minas e 3 x 1 aqui no Rio Grande. Antes que uns e alguns sintam falta, digo que não incluí nesta conta a semifinal do Brasileirão de 1976 por ter sido em jogo único (2 x 1 pro Inter, com aquele mítico gol da tabelinha de cabeças). Os gaúchos deverão ter time reserva hoje à noite por priorizarem a fuga do rebaixamento, a ver até que ponto isso será bom ou ruim pros mineiros.

Bem mais parelho no embate de agora acho ser Cruzeiro x Grêmio, duas equipes que têm na CB uma excelente chance de acabar 2016 maravilhosamente, seja a Raposa para atenuar a condição de mero escapador da Série B ou o Tricolor para voltar ao topo além-fronteiras após 15 anos. Mas duas coisas favorecem os cruzeirenses quanto ao histórico: não perder este duelo no Mineirão há 12 jogos desde 1998 entre Brasileiro, Libertadores e Sul/Minas (a vitória gremista de 2012 foi no Horto); e o Cruzeiro faturou todos os mata-ou-morre diante do Grêmio: quartas da Taça Brasil de 1966 com 0 x 0 aqui e 2 x 1 lá; final da CB de 1993 com 1 x 1 aqui e 2 x 1 lá; quartas da Liberta de 1997 com Cruzeiro 2 x 0 lá e Grêmio 2 x 1 aqui; e semi da Liberta 2009 com 3 x 1 lá e 2 x 2 aqui.

Se eu não disser que minha vontade é de final 100% gaúcha, serei tão hipócrita como nem sequer Hipócrates terá sido algum dia. Daí a efetivamente ser o que acontecerá, são outros 500 (mangos que preciso para colocar em dia as contas deste mês da cia. energia elétrica e internet + telefone). Arriscar palpite não faço, de massacre por erro com "ER" maiúsculo já basta o que tomei da torcida do Guarani depois dos 6 x 0 (risos). Mas autozoeira à parte, são embates difíceis de prognosticar mesmo, embora o Atlético me pareça ter uma leve vantagem no seu, mas o outro acho mais parelho no todo, embora hoje a vantagem penda mais para o lado do Cruzeiro.

Pra cima da colombianada, sulistas!

Só uma bravata mais barata que pote de plástico em loja de R$ 1,99 o título deste tópico. São complicadas as missões dos brasileiros que sobraram nas quartas da Sul-Americana. Depois de tomar 1 x 0 em Barranquilla, a Chapecoense tem que marcar nem digo 2 e sim 3 gols mesmo para ter um salvo conduto de garantia pro caso do Junior marcar. Já o Coritiba é obrigado a vencer o atual campeão continental Atlético Nacional em Medellín pois empate só o classificará se for de 2 x 2 para cima. Como cantaria Kátia Cega: não está sendo fácil... Lógico que espero que consigam reviravoltas, mas que não é o mais indicado por agora, não é.

Curtinhas

*STJD suspendeu via liminar todas as organizadas do Corinthians de todos os jogos do clube e fechando o setor norte da Arena em Itaquera, ambas as decisões válidas até o julgamento, depois das cenas tristes de briga entre torcedores alvinegros e policiais no Maracanã. Mas deve sobrar algo para o Flamengo também.

*Técnico que pediu demissão, funcionários fazendo greve (depois suspensa), possível leilão do Arruda no mês que vem, doping do Uillian Correia e, agora, lanterna da Série A. Ô campeonato triste esse do Santa Cruz!

*Mais um "brasileiro" convocado para a próxima rodada dupla das Eliminatórias da Copa do Mundo: o goleiro Gatito Fernández, do Figueirense, pelo Paraguai. Seus próximos compromissos são contra Peru e Bolívia.

*Guarani tentando cumprir em 2017 a perda de mando de campo com portões fechados aplicada pelo STJD devido a incidentes contra o ASA. Seria lastimável o Brinco de Ouro sem torcida contra o Boa Esporte.

*Lembra do Fábio Bilica? E sabe a única coisa que é certa por A + B = C que dá cadeia neste país? Pois é: o zagueiro foi preso em Cabedelo, na Grande João Pessoa, por não pagar R$ 17 mil de pensão alimentícia.

*Depois dos 7 x 1, Luiz Felipe Scolari definitivamente voltou às boas na China, que tem lhe feito muito bem. No dia seguinte ao bicampeonato nacional, ele renovou por mais 1 ano com o Guangzhou Evergrande.

*Coaracy Nunes Filho afastado da presidência da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por decisão da 21ª Vara Federal Cível de São Paulo sob acusação (contra ele e mais 3 diretores também afastados) de fraudar licitações, superfaturamento e desvio de dinheiro público. Uma hora os delitos haverão de ser punidos.

*Mesmo sem torcida, o início da final do Carioca Masculino de Basquete foi quentíssimo. O Flamengo ganhou do Vasco por 89 x 87 e o segundo jogo da melhor-de-três acontece amanhã, em local não definido até a publicação destes escritos (incrível, mas verdadeiro). Ânimos exaltados no fim do jogo, quase deu pauleira.

*O melhor basquete do mundo está de volta. Noite de abertura da temporada 2016/2017 da NBA com os dois últimos campeões em quadra. Atual vencedor, o Cleveland Cavaliers abre os trabalhos contra o New York Knicks. Depois, o San Antonio Spurs desafiará o Golden State Warriors, ganhador do ano retrasado.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Duas emissoras de TV passando ao mesmo tempo um debate eleitoral? Sim, senhor. Assim acontecido hoje em Fortaleza, com Jangadeiro (SBT) e NordesTV (Band) juntas no confronto entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner às 12h20 locais (13h20 DF). Ambas pertencem ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, que reuniu também as rádios BandNews (Tribuna FM) e Jangadeiro FM. Mediação de Isabela Martin, diretora jornalística do SJC.

*Apenas hoje pude vê-la de novo no vídeo por pouco poder ver do "Hoje em Dia" nas últimas semanas: Ana Paula Neves retornou à reportagem do matinal da Record após concorrer a vereadora em Sampa City e não ganhar.

*Leio no Flávio Ricco que, retirada do "Primeiro Impacto" naquela decisão inacreditável do Silvio Santos, Karyn Bravo foi escalada para apresentar nos jornais do SBT todas as notícias sobre o pleito presidencial dos EUA.

*Tristeza: morreu aos 53 anos Carl Schumacher, ator e dramaturgo. Causas naturais ocasionaram o falecimento dele, que trabalhou em produções como "A Turma do Didi" na Globo e em algumas de Band e SBT.

*Atendendo pedido do já saudoso Orival Pessini, que morreu na sexta-feira retrasada, sua família destruiu tanto as máscaras de seus históricos personagens (como Fofão e Patropi) quanto os moldes delas. Orival não queria que seus materiais fossem usados de maneira ruim quando falecesse, por isso fez esta solicitação.

*Duas datas em 0 ou 5 desta terça: 40 anos do ator, humorista, músico e jornalista Rafael Cortez, que desde este ano faz o "Vídeo Show" na Globo e que foi destaque do "CQC" na Band de 2008 a 2012 e no ano passado, tendo ainda passagem pela Record nos programas "Got Talent Brasil" e "Me Leva Contigo"; e a outra data só registro por causa do sumido conviva João Arruda, fã maior dela, pois dela em si jamais eu falaria nestes escritos (rs): 50 anos de Narcisa Tamborindeguy, uma das "Mulheres Ricas" da Bandeirantes em 2012 e 2013.

*Mais duas datas, estas estrangeiras: 85 anos do nascimento de Annie Girardot, atriz francesa falecida em 2011 e que fez filmes como "Rocco e Seus Irmãos" e "A Professora de Piano"; e 20 anos da estreia de "Millennium", série de Chris Carter ("Arquivo X") estrelada por Lance Henriksen na mesma linha de suspense e terror, que durou três temporadas com 67 episódios e que passou aqui no Brasil em Fox e Rede Record.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Morreu no sábado passado Brancato Júnior, aos 82 anos, de parada cardíaca. Atuante na televisão desde seus primórdios nos anos 50, passou pelas TVs Paulista (atual Globo SP), Bauru, Excelsior, Record e Bandeirantes, além de escrever a letra brasileira da original italiana "Era um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", que Os Incríveis gravaram em 1967. Enveredado para questões religiosas a partir dos anos 70, comandou na última década e meia o programa de entrevistas "Prazer em Conhecê-lo" na Rede Vida. Assistem aqui uma edição de 2013, na qual ele recebeu Salomão Ésper, decano da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Bela do Dia: Cinara Leal

Cinara Leal, atriz, no ar em "Sol Nascente" na Globo. Mais brilhante que o sol és tu, moça bem nascida.

Momento Raridade Rara II

Grande lembrança do Fórum Chaves: completa hoje 40 anos de estreia uma das mais famosas sagas (como são chamados os episódios com mais de duas partes) da série mexicana. É aquela do versão do cão arrependido repetido 44 vezes, da encenação do Chapolin Colorado, da música do lobo mau... Você já sabe que falo de "Um Festival de Vizinhos", famosa e popularmente conhecida como "O Festival da Boa Vizinhança". Assista aqui as quatro partes da saga, iniciada em "A Grande Festa" e terminada com uma quarta parte que o SBT transmitiu pela primeira vez somente no ano retrasado, quando todas as anteriores foram redubladas - algo desnecessário pois isso de "padronização" em termos de "Chaves" foi um pensamento boboca, mas agora já foi.

Clipe do Dia

Dois por hoje: de 1973, "I Am Woman" com Helen Reddy, cantora australiana que completa 75 anos e que neste vídeo se apresentou no programa "Midnight Special"; e de 2011, um solo de bateria ao vivo num show na alemã Colônia com Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers e que está fazendo 55 anos.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Flamengo x Vasco também no futebol americano. Será a final da Conferência Leste da Superliga Nacional.

"24 Horas" volta antes que o clássico carioca na bola oval inicie sua disputa por jardas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.