.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 29 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 21
Dá-lhe, Chape! Dá-lhe, Coxa! (e cala a boca, Edu idiota)

Numa delas, eu acreditava. O outro eu achava que estava quase eliminado. Outro que eu achava fora quase entrou. E aquele que eu achava bem encaminhado se deu mal demais. Que noite de Sul-Americana, hein!

A Chapecoense passou pelo Independiente numa partida onde o sangue ferveu na segunda etapa a ponto de dar um quebra-pau daqueles entre torcedores do clube de Avellaneda e a polícia de Santa Catarina. Duplo 0 x 0 e, nas penalidades máximas, Danilo foi o herói dos verdes ao pegar não um e nem dois, mas sim quatro cobranças das oito necessárias. Vem aí um colombiano na próxima fase: o Junior Barranquilla.

Grande vitória do Coritiba no Mário Kempes, começou perdendo para o Belgrano e obteve uma virada sensacional que lhe deu o primeiro êxito fora do Brasil em 106 anos de história. Nos pênaltis, Wilson foi o cara ao converter o seu e defender outros dois. A torcida local reconheceu a superioridade do Coxa e aplaudiu sua classificação. Vem aí o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional, que excluiu o Sol de América.

Quem "bateu na trave" foi o Santa Cruz - e logo numa noite onde Grafite marcou 3 gols, um para cada mês sem balançar as redes desde aquele na perda por 2 x 1 para o Corinthians. A classificação esteve bem pertinho, mas foi embora quando o Independiente Medellín marcou uma vez e, com igualdade no agregado, o gol fora decidiu. Os colombianos esperam por Cerro Porteño ou Independiente Santa Fe nas quartas-de-final.

A grande decepção ficou para o Flamengo, que estava com equipe mista e tomou a dobra do Palestino na etapa inicial. Diminuir na final não adiantou pois, com 2 x 2 no agregado, os chilenos se classificaram por terem mais gols como visitantes. Resta ao rubro-negro ter foco total na reta final do Campeonato Brasileiro para tentar ultrapassar o Palmeiras e ser campeão. O Palestino jogará contra La Guaira ou San Lorenzo.

Copa do Brasil: ninguém com larga vantagem

Uma pena as voltas serem apenas em 19 de outubro, três semanas de espaçamento entre uma e outra partida é muito anticlímax. Mas paciência... Ao menos algo legal é que nenhum embate está com um dos dois em larga vantagem, o que assegura a tensão total em todas as quatro contendas das quartas-de-final. E um detalhe muito interessante: todos os mandantes ganharam. Nada, porém, que dê propriamente muita tranquilidade.

Dá para se dizer que o mais tranquilo deles é o Atlético Mineiro pois, embora ganhasse por apenas 1 x 0 do Juventude no Mineirão, tem como ponto positivo o fato de não ser vazado em seus domínios. Assim, um gol que anote em Caxias do Sul e só será eliminado se sofrer 3. Quando a volta acontecer, o Galo já saberá se terá pela frente um time ainda de Série C ou um regressado no ano que vem à Série B.

Fora isso, tudo em aberto. Cruzeiro que o diga. Tomava dobro a nada do Corinthians, com um dos gols marcado pelo Romero, que igualou Guerrero como o maior artilheiro da Arena Corinthians (a.k.a. Itaquerão) com 15 gols, mas chegou às redes num lance que teve participação do Ábila, que entrou no segundo tempo. Será fumaceira no Gigante da Pampulha, resta saber se a Raposa seguirá até lá no sufoco contra a Série B.

Nos dois RS x SP, os mandantes na frente. O Grêmio fez dois gols na etapa inicial, o primeiro deles um tentaço do Ramiro (que, guardadas as devidas proporções, lembrou um pouco aquele famoso do Van Basten no Holanda x URSS da Eurocopa de 1988). Só que um pênalti deixou o Palmeiras diminuir e manter a indefinição para a volta no Allianz Parque. Tricolor x Verdão em Copas do Brasil nunca foi uma parada fácil. Nunca.

Já o Santos chegou a parecer que faria uma vitória ainda maior que a efetivamente ocorrida, dois gols em menos de 10 minutos. Mas o Internacional diminuiu e se manteve vivo para o Beira-Rio. Mas a cabeça está mesmo é nessa alucinada tentativa de fuga do rebaixamento. Uma marca negativa no geral: 6 derrotas seguidas, o que aconteceu pela última vez em 1999. Não por acaso, ano no qual o Colorado quase foi rebaixado.

Prossegue a 28ª rodada da Série B

14° com 34 pontos versus 15° com 33. É o Goiás x Paraná desta noite. Tricolor estreia Roberto Fernandes.

Curtinhas

*Confirmado pelo diretor de competições Manoel Flores que a CBF vai readequar seu calendário de 2017 para que ninguém deixe de disputar a Copa do Brasil com isso da Libertadores de ano inteiro e da Sul-Americana de junho a dezembro. Assim, o mata-ou-morre nacional terá menos semanas de disputa. Somando todas as suas fases, o total é de 14 datas. Vão acabar os espichamentos de várias rodadas para atender sobretudo à TV. Da mesma maneira, ainda bem que vai acabar aquela palhaçada de "optar" pela CB ou pela Sul-A. Já é algo bom.

*Periodista da ESPN Deportes Radio, Alejandro Etcheverry lançou esta informação sobre como ficaria a Copa Libertadores de fevereiro a novembro a partir de 2017 com 42 clubes: 28 estariam classificados diretamente para a fase de grupos e outros 4 chegariam de um mata-ou-morre em três fases com outras 16 agremiações. Então, é assim que fecharia a conta dos 42: a fase pré-grupos seria bem turbinada. Que lhes parece?

*Sabe Felipe? O goleiro ex-Corinthians e Flamengo? Não é mais do Bragantino. Que faaase a dele!

*Mais "brasileiros" convocados para a próxima rodada dupla das Eliminatórias: o Uruguai terá Arrascaeta (Cruzeiro) contra Venezuela e Colômbia, mas não contará com Martín Silva, que pediu para se dedicar ao Vasco na Série B; e o Peru chamou Guerrero, do Flamengo, e Cueva, do São Paulo, para encarar Argentina e Chile.

*Maior jogador da Ucrânia e agora técnico da seleção de seu país, Shevchenko chega hoje aos 40 anos. Era um baita artilheiro. Pelo Dínamo de Kiev, conquistou um penta nacional, um tetra da Copa da Ucrânia e mais uma Supercopa da Ucrânia. No Milan, venceu Liga dos Campeões, Copa da Itália, Supercopa da Europa, Italiano e Supercopa da Itália todos uma vez. Pelo Chelsea, ganhou uma Copa da Inglaterra e outra da Liga Inglesa.

*Dono do Milan de 1986 até a venda para investidores chineses no começo de agosto, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi completa 80 anos nesta quinta-feira. Ouça aqui a "Rádio PB" sobre ele.

*Tênis: o sul-africano Joshua Chetty foi banido por toda a vida pela Unidade de Integridade da modalidade pois tentou manipular resultados em um Future no seu país em novembro do ano passado, quando ofereceu 2 mil "obamas" para um adversário jogar mal num jogo de simples e mais 600 para o mesmo nas duplas.

*Presidente da IAAF, órgão máximo do atletismo mundial, Sebastian Coe faz 60 anos nesta quinta-feira. Ouro olímpico nos 1.500 metros em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, o londrino foi recordista mundial desta prova, dos 800 metros e da milha, além de ter presidido o Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012.

*Mundial de Futsal: a Argentina fará a final contra a Rússia depois de amanhã após marcar 5 x 2 em Portugal.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*2016 e ainda tem jumento idiota que acha que recolher jornais privará as pessoas de receberem determinadas informações. Só bocó acha isso. Logo, bocós ajumentados (com todo o respeito que os jumentos me mereçam) acharam que recolher o suplemento "Mais São Gonçalo" do jornal Extra de terça-feira impediria a população da cidade do Grande Rio de saber informações sobre uma denúncia do Ministério Público Federal contra Eduardo Gordo, ex-presidente da Câmara de Vereadores, acusado de fraudes na saúde municipal e que é candidato a vereador nestas eleições. Caíram do cavalo, pois existem outras mídias para difundir tais notícias. A de maior alcance do país acabou por noticiá-la: o "Jornal Nacional" na Rede Globo. Caíram feio do cavalo.

*Por falar em política: noite dos últimos debates em primeiro turno para prefeito, promovidos que serão pela Globo em todo o país das 22h30 à 0h10. Muitos deles terão mediadores das próprias emissoras, entre eles São Paulo com César Tralli, Rio de Janeiro com Ana Paula Araújo e aqui em Porto Alegre com Elói Zorzetto, enquanto vários terão mediadores "importados" da rede ou de outras afiliadas. Espero conseguir trazer na próxima coluna a lista de todos os mediadores pelo Brasil. Enquanto isso, Brasília (que não tem eleição para prefeito) e parabólicas terão o "Cinema Especial", que passará o filme "Condução Perigosa", estrelado por John Cusack.

*Leio no Flávio Ricco algo da série "suspeitei desde o princípio": a partir de 1º de novembro, a Rádio Bandeirantes de São Paulo fará o "Bastidores do Poder" ter não mais uma hora e sim duas horas e meia de duração. Como o "Na Geral" está deixando a emissora após 13 anos e 7 meses para se transferir para a 105 FM, ficará vago o espaço das 18h30 às 20h. Assim, é com o programa de notícias políticas de José Paulo de Andrade e Cláudio Humberto que a RB vai preencher este espaço, sobretudo e fundamentalmente creio que tanto para reforçar a competição com o "Pingos nos Is", que Reinaldo Azevedo comanda na Jovem Pan às 18h, quanto por se tirar proveito de que, das emissoras jornalísticas paulistanas, a Bandeirantes é uma das duas únicas ainda livres da "Voz do Brasil" entre 19h e 20h (a BandNews FM é a outra). O "guru" diz que novos colaboradores chegarão. Claro, sem dúvida, até porque só Zé Paulo, Cláudio e Xico Prado não conseguirão tocar tanto tempo sozinhos.

*Uma homenagem bacana em Sampa City, sei dela pelo Wanderley Nogueira: lei municipal decreta que a ponte Piqueri passará a se chamar Ponte Piqueri - Joelmir Beting, em referência ao saudoso jornalista econômico.

*Flávio Ricco trouxe a notícia inicial e um comunicado oficializou pouco depois: Boris Casoy apresentará amanhã seu último "Jornal da Noite" pois está deixando a TV Bandeirantes após quase 9 anos, renovado que não será seu contrato vencido justamente nesta sexta-feira. O jornalista não quer mais trabalhar madrugada adentro e entrou em acordo com a Band, na qual estava desde 2008 e da qual diz ter as melhores considerações possíveis, sem quaisquer queixas. Segundo o "guru", a tendência é o novo apresentador do noticiário ser o ex-repórter esportivo Antônio Pétrin, que várias vezes o comandou nos últimos anos em folgas, férias ou escalas do titular do "Jornal da Band". Ainda conforme o Ricco a nova atividade do Boris estará na RedeTV! a partir da primeira metade de outubro: apresentar o "RedeTV! News". Ela não confirma nada, mas um indício disso já pode ser observado: Sérgio Cursino não tem feito o noticiário das 19h15, no qual Augusto Xavier tem formado dupla com Amanda Klein.

*Revisto atualmente no Viva como Tonho da Lua em "Mulheres de Areia", Marcos Frota completa hoje 60 anos. O também artista circense atuou por último na Globo em "Malhação", temporada do ano passado.

Bela do Dia: Bruna Weber

Bruna Weber, jornalista gaúcha. Leio no Coletiva que ela está entre os 20 selecionados para o projeto Curtas Universitários, do canal Futura, para fazer um documentário a respeito do meio ambiente. Meio ambiente, beleza inteira. Boa sorte, conterrânea!

*Falecida em 1988, Rita Cléos nasceu há 85 anos hoje fechados. Atriz de várias produções da TV na década de 70, ela foi a segunda e mais lembrada voz da Samantha Stephens de "A Feiticeira" na dublagem da AIC.

*De lindíssima beleza loira marcada em "A Doce Vida", "Ou Vai ou Racha" e "Guerra e Paz", Anita Ekberg também completaria 85 anos nesta quinta-feira. A loira nórdica, sueca de nascimento, morreu no ano passado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Cássia Eller canta o tema de abertura de "Nada Será Como Antes", série estreada anteontem pela Globo. "Try a Little Tenderness" é uma canção antiga, foi gravada ainda nos anos 60 por Otis Redding. A versão que destaco aqui é da metade dos anos 1990 e foi tocada no "Território Nacional", que Soninha apresentava na MTV.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Etapa do Brasil constando como pendente no calendário provisório da FIA para a Fórmula 1 em 2017.

"24 Horas" espera que resolvam essa situação de uma vez para não perdermos o nosso GP!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.