.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 27 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 19
Olímpico de Goiânia, 11 anos depois

Com 9 de seus 10 jogos nesta semana (Sampaio Corrêa x Vila Nova ficou para dia 25 a pedido da Polícia Militar do Maranhão devido às eleições), a 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá uma novidade em um dos dois jogos desta terça, que passa a ser uma nova alternativa que talvez reduza aquela desagradável sensação de vazio sentida há muitos anos em diversos jogos na cidade em questão: o retorno do Estádio Olímpico de Goiânia depois de 11 anos da sua última partida oficial (Goiás 0 x 1 Vila pelo Goiano de 2005). Depois de demolido em 2006, foi reerguido em obra orçada num total de 160 milhões de dinheiros.

De propriedade do Governo do Estado, teve sua inauguração há 75 anos completados no dia 3 deste mês com Goiânia 2 x 0 América Mineiro e foi o primeiro estádio da capital goiana com capacidade a partir de 10 mil torcedores. Até a inauguração do Serra Dourada em 1975, foi o principal palco de Goiânia. Neste regresso, sua capacidade é de 12 mil lugares - e aí entra o que digo da possível redução da sensação de vazio: o Serra Dourada é um estádio grande que preserva ainda hoje suas formas originais, sem ser convertido em "arena" igual a vários da Copa do Mundo. Porém, quase sempre tem públicos reduzidíssimos com "RE" maiúsculo e sua grande capacidade piora este cenário, é brabo isso. Com um palco que comporte apenas 12 mil torcedores, isso tende a ficar menos pior, creio. Nesta própria Série B, não nos esqueçamos, me parece ter sido justamente que levou o Atlético a fazer na "carioca" Cariacica o jogo do turno com o Vasco, assistido por 17 mil viventes.

Para a reinauguração do Olímpico de Goiânia, temos esta noite um encontro de vices: o vice-líder Atlético e o vice-lanterna Joinville. Os goianos têm 48 pontos, exatamente o dobro da pontuação dos catarinenses. Claro, vieram da derrota para o Vasco no RJ, mas a campanha tem sido ótima e o favoritismo é total do Dragão, ainda mais que o JEC está no bico do corvo e parece ter esgotado a última pontinha de paciência da sua gente - vide os rojões no campo da Arena na derrota para o Avaí. Enfrentamento da Série B à parte, é bom que haja mais esta opção para futebol na capital de Goiás, ainda mais que é bem provável que os atleticanos joguem a primeira divisão no ano que vem, o que lhe permitirá poder atuar no Olímpico quando a encarada tiver um potencial menor de plateia ou então no Serra Dourada quando o jogo for muito decisivo ou contra as maiores potências nacionais.

Mais duas de Série B

A outra de hoje: um confronto interessantíssimo terá os olhos de vários clubes voltados para o Bento Freitas. De um lado estará o Brasil de Pelotas, que não ganha há 4 rodadas e foi tendo mais sorte que juízo até onde deu, sendo superado para fins de G4 pelo Londrina no sábado passado. Do outro estará o Ceará, que vem dessa "linda" série de 10 rodadas sem uma única vitoriazinha que "seje", como diria o analfa. Os gaúchos têm 41 pontos e os cearenses somam 40. Até devido ao enorme equilíbrio na disputa pelos outros dois acessos, a consequência às ganhas do jogo desta terça só será sentida no sábado. Nem por isso ele vira menos decisivo, afinal, sair vencedor é não apenas crescer na parada, mas ao mesmo tempo travar um adversário direto.

Isso é o que se pode aplicar ao encerramento da 27ª rodada na noite de ontem. Com todos os gols na segunda etapa, o Paysandu deu de 3 no Bragantino e subiu para 32 pontos, estando agora em 15° lugar, com cinco a mais que justamente os paulistas interioranos, que abrem a zona do rebaixamento com 27.

A semana 2 da Liga dos Campeões

Os grupos disputados hoje são estes: E com Monaco (3 pontos) x Bayer Leverkusen (1) e CSKA Moscou (1) x Tottenham (0); F com Borussia Dortmund (3) x Real Madrid (3) e Sporting (0) x Legia Varsóvia (0); G com Leicester (3) x Porto (1) e Copenhague (1) x Brugge (0); e H com Dínamo Zagreb (0) x Juventus (1) e Sevilla (1) x Lyon (3). Já os de amanhã serão: A com Arsenal x Basel e Ludogorets x Paris Saint Germain (todos com 1 ponto); B com Napoli (3) x Benfica (1) e Besiktas (1) x Dínamo de Kiev (0); C com Borussia Monchengladbach (0) x Barcelona (3) e Celtic (0) x Manchester City (3); e D com Atlético de Madrid (3) x Bayern de Munique (3) e Rostov (0) x PSV Eindhoven (0). Na coluna da quinta-feira, um resumo mais substanciado das 16 pelejas.

Curtinhas

*Falei ontem que sinto falta de mais gols de falta no Brasileirão, dando o exemplo do golaço do Marinho pro Vitória sobre o São Paulo. Não é à toa minha sensação. Leio matéria do Tonhão Strini na ESPN dando conta deste ter sido apenas e tão somente o 13° gol de falta nesta Série A, uma média de apenas um a cada 21 partidas - e ano passado não tinha sido muito melhor: apenas 29 em 38 rodadas. Estatística do Footstats aponta 441 cobranças de falta nas 27 rodadas já disputadas, numa média de 3 gols a cada 100 cobranças. Considerações?

*Que o clima no Internacional azedou com o enorme risco de rebaixamento, até feto prestes a ser concebido sabe. Mas não dá para partir para a ignorância, igual a uns e alguns que tanto botaram fogo num matagal que divide o CT Parque Gigante e o Beira-Rio quanto, sobretudo, picharam ameaças de morte na casa do diretor executivo Newton Drummond quanto no escritório de advocacia do vice de futebol Fernando Carvalho. Calma, gente!

*Atlético Mineiro desfalcado de Erazo e Cazares contra o Corinthians em 5 de outubro, chamados que foram "ambos os dois" para o Equador que enfrentará Chile e Bolívia nas Eliminatórias da Copa de 2018.

*O Botafogo demitiu Gustavo Rodrigues, centro-médio da equipe de juvenis, por escrever nas redes sociais que sentia um "cheirinho gostoso" e fazer uma música satirizando em tom provocativo o Cruzeiro. Ficou claro no Fogão que ele mostrava sua torcida pelo Flamengo. Agora, vai ter que pedir emprego lá na Gávea.

*O Santos renovou com o goleiro Vladimir até o fim de 2018 e não terá mais neste ano Gustavo Henrique. Joelho esquerdo com ligamento rompido, lesão que o levou a deixar o jogo com o Sport aos 10 do primeiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*É uma pena que as amarras impostas pela lei eleitoral, com a conivência dos próprios políticos e também dos seus assessores, impeçam que as emissoras de TV e rádio possam promover debates com cara de debate pra valer nos pleitos aqui do Brasil (como os atuais para prefeito). Sensação reforçada ontem com o confronto travado por Hillary Clinton e Donald Trump nos Estados Unidos, em nosso país transmitido ao vivo somente pelo BandNews entre os canais jornalísticos (a Globo News passou apenas um compacto às 23h30). Os tradutores souberam se virar bem nos 30 para até "vestir a camisa" nas discussões mais fortes entre os candidatos.

*Mãe nova no jornalismo da TV Globo de São Paulo: nasceu Malu, filha da repórter Renata Ribeiro com Antônio.

*Estreia hoje no Plim-Plim a série "Nada Será Como Antes", ambientada na origem da TV no Brasil no começo dos anos 1950. Pelas chamadas, promete ser um drama cheio de sex appeal.

*Não assisti muito ontem à noite, admito que foi de doer o coração pela enorme emoção causada. Mas já estão passando em "Velho Chico" as cenas nas quais os personagens "contracenam" com Santo, que não aparece no vídeo e cujos olhos veem o que mostrado é pela câmera, para a qual todos se dirigem ao falar com ele. Solução adotada devido à morte do Domingos Montagner. Imagino como deve ser difícil demais para os atores manter a concentração nestas gravações. Teve uma cena na qual Camila Pitanga apareceu em destaque e sua Maria Tereza estava sorrindo, mas nos olhos da atriz dava para notar nitidamente uma controlada e profunda tristeza.

*O meio carnavalesco do Rio de Janeiro foi abalado ontem pelo assassinato aos 52 anos de Marcos Falcon, que era presidente da Portela e também candidato a vereador na capital. Investigam quem matou e por qual motivo.

*Uma série clássica dos anos 2000 retornou nesta semana... mas não para uma nova temporada e sim para um mini-episódio de 10 minutos que faz parte da campanha para Hillary Clinton ser eleita presidente dos Estados Unidos. É "Will & Grace", produzido de 1998 a 2006. Os atores Debra Messing (cuja série "Os Mistérios de Laura" foi cancelada em março deste ano após 38 episódios em 2 temporadas), Eric McCormack, Megan Mullally e Sean Hayes estão todos reunidos no vídeo que assistem aqui com som original. Na trama, Will e Grace apoiam Hillary, Karen pende para Donald Trump e Jack é o indeciso de voto disputado pelos demais.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck, repórter no interior de Santa Catarina. A foto é da época dela de TV Bandeirantes, mas atualmente ela está na RBS TV Meio-Oeste (Lages). Olhei esta xará gatinha pela primeira vez dia desses não lembro em qual noticiário de rede, acho sem ter certeza que foi no "Hora 1".

Um convite para os amigos do Brasil

Depois de 4 anos de parada, a seção "Rádio PB" está de volta nesta terça-feira. Nela, a exemplo do que fiz entre 2010 e 2012 em várias edições, quero publicar podcasts sobre as coisas do futebol, o mundo dos esportes e assuntos não-esportivos também, cada áudio encerrando sempre com um som musical de primeira qualidade. O primeiro desta nova fase está aqui, aborda os brasileiros nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana e mostra que estou bem "enferrujado" - mas quero voltar ao normal anormal de outros tempos logo, logo. Agradecido ficarei se as damas e os cavalheiros puderem prestigiar os podcasts, até enviando sugestões de assuntos (tanto esportivos quanto não-esportivos) e mesmo de temas musicais, e aproveito para também agradecer à gentileza do Márcio Donizete em tornar a volta da "Rádio PB" assunto do grande Torcedores.com. Não mereço, mas contente fiquei.

Clipe do Dia I

30 anos hoje da cantora dinamarquesa Natasha Thomas, que chegou a vir para o Brasil e participou de programas das nossas TVs quando fez sucesso com esta canção aqui: "It's Over Now", da campeã de audiência "Senhora do Destino". Porém, sua última canção data de 2010. Hoje, ela publica vídeos sobre maquiagem no YouTube.

Clipe do Dia II

No início desta segunda-feira, um ataque cardíaco vitimou aos 71 anos a cantora mineira Carmen Silva, a "Pérola Negra". Com carreira iniciada no fim dos anos 60 após vencer um concurso na TV Record, lançou discos até 2008, terminando sua trajetória como cantora gospel. Destaco aqui na sua voz "O Destino nos Separou".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Seleção: Wendell, do Bayer Leverkusen, e Rafael Carioca, do Atlético Mineiro, substituem Marcelo e Casemiro.

"24 Horas" volta antes que os dois consigam jogar contra Bolívia ou Venezuela!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.