.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 17 e 18 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 11
Um superdomingo na Série C

Cada um dos dois grupos já têm definidos dois dos quatro classificados para as quartas-de-final e um dos dois rebaixados. Cada um terá seus cinco últimos jogos realizados simultaneamente. Calculadoras a postos para acompanhar o destino do seu time conforme os resultados dele e dos adversários.

Às 16h, o Grupo B terá seu desfecho. Já estão classificados Guarani, com 34 pontos, e Boa Esporte, com 32. Duas vagas são disputadas por quatro equipes: Botafogo de Ribeirão Preto com 30 pontos, 8 vitórias, 15 de saldo e 27 gols pró; Ypiranga com 27 pontos, 8 vitórias, -1 de saldo e 20 gols pró; Juventude com 27 pontos, 7 vitórias, 9 de saldo e 26 gols pró; e Tombense com 26 pontos e 7 vitórias. Os gaúchos encararão paulistas já sem necessidade de nada nesta última rodada, os de Erechim recebendo o Guarani e os de Caxias do Sul visitando o permanecido na próxima Terceirona Mogi Mirim. Já a dupla do Sudeste ao mesmo tempo jogará suas próprias sortes e também a dos dois inimigos contra o rebaixamento, os ribeirão-pretanos visitando o Macaé e os mineiros mandantes diante da Portuguesa. O clube do litoral do RJ tem 15 pontos, 4 vitórias, -10 de saldo e 15 gols pró, enquanto a equipe paulista tem 14 pontos, 4 vitórias, -11 de saldo e 13 gols pró. Caído está o Guaratinguetá, 4 pontos.

Em termos de classificação, a tendência é dar Botafogo nas quartas pois depende apenas dele, bastando um simples empate para tanto. Fora isso, fica imprevisível. Existe uma possibilidade matemática dos dois gaúchos avançarem juntos, que seria o Ypiranga vencer e o Juventude não só ganhar, mas também o Botafogo perder e a diferença de 6 gols no saldo ser tirada. Quer dizer: nem conto com isso, irreal demais. Com relação ao descenso, o Alvianil tem como salvo conduto o fato de que até se perder poderá permanecer na terceira divisão. Teria que a Lusa no máximo empatar sem superá-lo nos gols pró (tipo os fluminenses tomarem 1 x 0 e os paulistas ficarem em até 1 x 1). A coisa ainda parece complicada demais para a rubro-verde, no mais dramático de seus desafios.

Às 19h, mais emoções com o Grupo A tendo seus finalmentes. Estão assegurados Fortaleza e ABC, ambos com 29 pontos. Aqui, são três postulantes às duas últimas vagas: Botafogo da Paraíba com 27 pontos, 7 vitórias, 6 de saldo e 19 gols pró; ASA com 25 pontos, 6 vitórias e 1 de saldo; e Remo com 24 pontos, 6 vitórias, 1 de saldo e 21 gols pró. Dois deles encararão os já confirmados: os paraibanos recebem os cearenses e os alagoanos visitam os potiguares alvinegros. Casca grossa terão os paranaenses, isso sim, por pegarem o América de Natal.

Ele é um dos três que não quer cair para a quarta divisão e que tem 19 pontos, 5 vitórias, -6 de saldo e 17 gols pró. À frente está do Confiança, que soma 19 pontos, 4 vitórias, -5 de saldo e 20 gols pró, e acima dele se mostra o Salgueiro, que tem 21 pontos, 5 vitórias, -4 de saldo e 12 gols pró. Sergipanos e pernambucanos farão um duelo direto que, de repente, pode até manter ambos na próxima Série C. Se eles empatarem, quem cairão serão os potiguares alvirrubros pois teriam 19 pontos contra 20 do Confiança e 22 do Salgueiro. Com 21 pontos, o Cuiabá tem um risco minimissississississíssimo de rebaixamento e jogará contra o Ríver, já rebaixado com 12.

Ordem das quartas-de-final: 1° do A x 4° do B, 2° do B x 3° do A, 2° do A x 3° do B e 1° do B x 4° do A. Às 21h deste domingo (ou um pouco antes, dependendo do desenrolar das porfias), já saberemos todos os embates que colocarão quatro de seus participantes a meros 180 minutos da segunda divisão em 2017.

Prévias da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado de apenas uma partida, mas uma grande partida: Corinthians x Palmeiras (5° com 41 x 1° com 48). Vindo do empate com o Flamengo, o Verdão não perde o dérbi paulistano há 5 realizações. Tendo empatado fora de casa com o Coritiba, o Coringão aposta na invencibilidade de 34 enfrentamentos na Arena em Itaquera. Uma coisa me parece muito provável: apesar da bola rolar no sábado à noite com pay-per-view e não no domingo à noite com RedeTV!, encrenca é o que não faltará. Heber Roberto Lopes será o apitante. Sim, ele cumpre suspensão de 20 dias. Ou cumpria. Reviravolta no STJD liberou ele. Gostam de arrumar sarna pra se coçar. Destaque palestrino, Gabriel Jesus é a maior ausência do clássico por ter tomado o terceiro cartão amarelo.

No domingo, teremos somente uma matinê, também importantíssima pros dois extremos da tabela: Flamengo x Figueirense (2° com 47 x 17° com 28). O Mengão optou por permanecer em Sampa City e jogar no bom e velho Pacaembu, onde já duelará este ano contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca. Ele reencontrará o Furacão do Estreito após eliminá-lo na Sul-Americana com a primeira vitória sobre ele depois de 5 tentativas. Curiosidade: Fla e Figueira já se confrontaram na capital paulista. Foi em 2014, no Morumbi, e ali tivemos um 1 x 1.

As vespertinas das 16h têm como maior atração o clássico mineiro Cruzeiro x Atlético (15° com 29 x 3° com 45). Os azuis não perdem há 4 jogos para os alvinegros, cujo momento no campeonato é melhor. A Raposa vem de duas derrotas e terá os retornos do Ábila e do Arrascaeta, enquanto o Galo venceu na quinta-feira e bota fé em Robinho, Fred e Pratto. Com ataques assim, me reservarei o direito de achar um joguinho furreca se o placar for menor que 2 x 2. (tô brincando, rs...) Atenção também para Grêmio x Fluminense (8° x 7° com 37), duas equipes que tiveram uma semana encardida. Os gaúchos serão dirigidos interinamente por James Freitas depois da saída do Roger Machado e os cariocas tiveram Levir Culpi xingado até a última geração da sua família.

No mesmo horário, tem Atlético Paranaense x São Paulo (10° com 36 x 12° com 34). Horroroso fora de casa, o Furacão vai bem no seu terreiro. Já o Tricolor vem da primeira vez no torneio com duas vitórias consecutivas. Os paulistas nunca venceram os paranaenses na Arena da Baixada e a última vitória deles em Curitiba foi em 1982, no Couto Pereira. Marcado também está Sport x Coritiba (13° x 14° com 30). Não será neste embate que Magrão completará 600 atuações, expulso que foi contra o Galo. Ainda assim, esperam os rubro-negros manter a escrita de jamais terem perdido para o Coxa no Recife. Completando o horário, marcado está Chapecoense x Ponte Preta (9ª com 37 x 6ª com 38). Ambas causaram "terremotos tricolores" na rodada do meio de semana.

As dominicais noturnas de 6 e meia são duas. Uma delas é no mesmo Pacaembu da matinê: Santos x Santa Cruz (4° com 42 x 19° com 23). O Peixe nunca perdeu para o Santinha em SP, mas é dos pernambucanos o último treinador a derrotar os praianos no Municipal de Sampa City: Doriva, comandante do Ituano campeão paulista de 2014. Depois daquele 1 x 0 na ida decisiva, o Santos emendou 13 vitórias no estádio - incluindo a da volta, que foi para os pênaltis e neles deu Galo Altaneiro. A outra é Vitória x Botafogo (16° com 29 x 11° com 35). Os baianos estrearam Argel positivamente e os cariocas querem que, desta vez, o tanto de chances que criarem resulte em pelotas no alvo. Fechando o carnê na segunda-feira, tem América Mineiro x Internacional (20° com 15 x 18° com 27). O Colorado perdeu apenas uma vez para o Coelho: foi em 1998, em Belo Horizonte. Darei uma agora de Tadeu Schmidt: sabe o que é que isso significa? (pausa dramática aqui com delay) Nada.

Pombas, Xavante!!! Não "me quebra" assim!!!

Semana desgraçada futebolisticamente falando essa dos 35 anos que completei nesta sexta-feira. Pensei que, para compensar as 3 derrotas do futebol gaúcho na metade dela, o Brasil de Pelotas fosse me dar como presente uma vitória contra o Criciúma. Que nada. O Tigre deu de ombros para isso e obteve uma ótima vitória no interior gaúcho, arrematando uma semana perfeita. Na rodada anterior, o Brasil deu a sorte de seguir no G4 mesmo caindo pois os outros resultados ajudaram. Mas será que o raio cairá duas vezes no mesmo lugar?

Enquanto isso, o Vasco "demitiu" Lisca ao confirmar a lógica histórica e vencer o Joinville com direito a um golaço do Yago Pikachu. O "Doido" não repetiu no norte catarinense o sucesso do Ceará do ano passado, graças a ele escapado do rebaixamento. Foram apenas 3 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. A sexta-feira teve ainda Vila Nova e Luverdense "oxando". Marcados para este sábado as outras sete partidas da rodada.

Quais serão os finalistas da quarta divisão?

O primeiro sai no sábado em Volta Redonda x Moto Club, cuja ida foi 1 x 1. O outro será definido no domingo em São Bento x CSA, cuja ida nas Alagoas foi vencida pela equipe nordestina por 2 x 0.

Curtinhas

*Os convocados do Tite para o Brasil que jogará contra Bolívia e Venezuela, em outubro: os goleiros Alex Muralha (Flamengo), Alisson (Roma) e Weverton (Atlético Paranaense); os laterais Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid); os zagueiros Gil (Shandong Luneng), Marquinhos, Thiago Silva (ambos Paris Saint Germain) e Miranda (Internazionale); os meias Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Oscar, Willian (ambos Chelsea), Paulinho (Guangzhou), Philippe Coutinho (Liverpool) e Renato Augusto (Beijing Guoan); e os atacantes Douglas Costa (Bayern de Munique), Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona) e Roberto Firmino (Liverpool).

*Mais "brasileiros" estão assegurados nas Eliminatórias: na Argentina, Edgardo Bauza chamou Pratto (Atlético Mineiro); e no Uruguai, Oscar Tabárez convocou Martín Silva (Vasco) e Arrascaeta (Cruzeiro).

*No primeiro amistoso após a perda da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, as gurias do Brasil visitaram a França, começaram atrás e obtiveram o empate em mais um golaço da Marta. E é isso.

*Domingo dos 70 anos do nascimento de Joel Camargo, falecido em 2014 e zagueiro campeão mundial em 1970, mesmo sem jogar um só minuto. Compondo o maior Santos de todos os tempos, ganhou cinco Paulistas, duas Taças Brasil, um Roberto Gomes Pedrosa e duas Recopas (uma sul-americana e outra mundial).

*David Luiz reestreou no Chelsea e o Liverpool é que ganhou. Os 2 x 1 dos Reds significaram a primeira derrota de Antonio Conte como mandante (nos Blues e antes deles) por campeonatos nacionais após 30 jogos.

*Cavani deu show nos 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 do Paris Saint Germain sobre o Caen. 4 gols dele só no primeiro tempo.

*Se não morresse em 2014, Julio Grondona faria 85 anos neste domingo. Ex-presidente do Arsenal de Sarandi e do Independiente (pelo qual faturou um bi da Libertadores), presidiu a AFA desde 1979 até o fim da vida. Tem gente que só larga o osso quando morre. O caso do dirigente argentino é um dos mais emblemáticos.

*Mundial de Futsal: à espera da próxima fase, o Brasil termina de jogá-la neste sábado contra Moçambique.

*Um dos maiores canalhas da história do esporte faz 45 anos neste domingo. O ex-ciclista Lance Armstrong não merece parabéns. Merece ser visto com cara feia e olhar de reprovação por todo o sempre depois de jogar fora o que parecia ser uma extraordinária carreira por causa de um escândalo de doping e pelo qual foram cassados todos os títulos que conquistou a partir de 1998, incluindo um hepta do Tour de France.

*Domingo de mais um capítulo da "briga de faca" das Mercedes na Fórmula 1. É em Cingapura que continuará a rivalidade entre Lewis Hamilton, que obteve a liderança com 250 pontos, e Nico Rosberg, que tem 248. No grid de largada, o alemão estará na pole position e o inglês em terceiro, com Daniel Ricciardo entre eles.

*Também neste domingo sairá o campeão da Fórmula Indy. Sonoma fechará a temporada de Simon Pagenaud, que tem 555 pontos, ou Will Power, com 512. Mesmo que a pontuação seja dobrada apenas nesta corrida, são 100 pontos que o primeiro colocado receberá. Assim, mesmo que Simon e Will acabem abandonando e não pontuem nada de nada, é impossível o título ir para Scott Dixon ou Hélio Castroneves, ambos só com 451 pontos.

*Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro terão sua cerimônia de encerramento neste domingo à noite, fechando duas semanas e meia de disputas. Estas foram as medalhas brasileiras da sexta-feira: dois ouros (Silvânia Costa no salto em distância F11 e este mágico assombrosamente extraordinário que é Daniel Dias, cuja vitória nos 50 metros costas S5 lhe deu seu 22º pódio paralímpico) e cinco bronzes (futebol de 7 com 3 x 1 sobre a Holanda, golbol com 6 x 5 diante da Suécia, atletismo com Terezinha Guilhermina nos 400 metros rasos T11, hipismo com Sérgio Oliva no adestramento estilo livre grau 1A e salto em distância com Lorena Spoladore F11).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Jovem repórter do jornalismo da Rádio Guaíba, Vitória Famer tem desde este sábado uma ideia sua levada ao ar: "Poder em Pauta", programa que apresentará às 21h dos sábados para entrevistar figuras políticas que estiveram em episódios marcantes aqui de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil. O primeiro entrevistado vem a ser um dos atuais diretores do Internacional, Ibsen Pinheiro, que também é deputado estadual pelo PMDB e que falará tanto de política quanto de futebol e também dos seus tempos de jornalista em rádio e televisão.

*É aquilo que destaquei na coluna anterior: a falta de afiliadas no Sergipe levou algumas redes a ter que mandar repórteres de outros estados até lá para cobrir os desdobramentos da tragédia que vitimou Domingos Montagner no Rio São Francisco. A Bandeirantes mandou Lívia Zuccaro, da equipe do "Brasil Urgente" em São Paulo, e Cristiano Gobbi, da Band Bahia, que é a filial cujo sinal é captado em Aracaju. Vista por lá apenas por parabólicas e pelas operadoras de TV paga, a RedeTV! enviou a repórter Andreia Corazza, da equipe do "TV Fama", que participou do "RedeTV! News". Já o SBT, que só é assistido em Aracaju por uma retransmissora UHF do sinal nacional, enviou a conterrânea gaúcha Juliana Maciel, da equipe de São Paulo. A curiosidade ficou para a Record, que tem presença via TV Atalaia e, mesmo assim, se reforçou por lá com Christina Miranda, repórter de rede na Bahia.

*Efetivada nesta semana pela Record como apresentadora do "Domingo Espetacular" ao lado de Thalita Oliveira, Janine Borba e Paulo Henrique Amorim, Patrícia Costa tudo indica que continuará fazendo o "Fala Brasil" de sábado em rodízio com outras colegas. O desta semana teve ela e Lidiane Shayuri juntas.

*Leio no Flávio Ricco que o SBT liberou para dia 27 a faixa das 22h30 ("Cine Espetacular") para algumas filiais e afiliadas promoverem debates entre candidatos a prefeito. Três profissionais de São Paulo estarão em outras praças: Karyn Bravo no SBT Ribeirão Preto, Marcelo Torres na TV Em Tempo de Manaus e Simone Queiroz na TV Difusora de São Luís. Outros dois serão deslocados de Brasília: Kennedy Alencar para o debate da TV Jangadeiro em Fortaleza e Alex Gusmão (apresentador do "Jornal SBT Brasília") para o SBT MS em Campo Grande.

*Confirmada para 2h da próxima segunda para terça-feira a volta do "SBT Notícias", agora como um noticiário ao vivo durante toda a madrugada, que entregará diretamente para o "Primeiro Impacto" às 6h. A exibição será em quatro dias da semana, até quinta para sexta, e o apresentador não está definido até a publicação desta edição. As séries continuarão firmes e fortes de sexta para sábado ("Dois Homens e Meio", "Mike & Molly", "Diários de um Vampiro" e "Dallas"), sábado para domingo ("Big Bang: a Teoria", "Dois Homens e Meio", "How To Rock", "Uma Família Perdida no Meio do Nada" e "Sullivan e Filho") e domingo para segunda ("The Following", "Revolução" e "Crimes Graves"). A novidade é que também domingo para segunda passa a ser um dia apenas das séries na madrugada e isso fará cada uma das três séries a ter dois episódios. A única delas que curto é "Crimes Graves", antes exibida às 3h com um episódio e que agora passará às 4h30 em dose dobrada.

*Ainda no terreno das séries, duas de Globo: marcada para segunda para terça a estreia da 5ª temporada de "Castle", que estreou na emissora em 2013, também depois do "Programa do Jô", e não lembro se só com a primeira ou com as duas primeiras temporadas, mais adiante tendo estas e também as outras duas mostradas no fim da madrugada, depois do "Corujão"; e já é anunciada em chamadas nos intervalos a volta de "Lista Negra" para dia 30, novamente logo depois do "Globo Repórter", com a segunda temporada inédita na TV aberta.

*Sábado que marca os 85 anos do nascimento de Anne Bancroft, falecida em 2005. Vencedora do Oscar por "O Milagre de Anne Sullivan", foi indicada também por "Crescei e Multiplicai-vos", "A Primeira Noite de um Homem", "Momento de Decisão" e "Agnes de Deus". Ela também apareceu em filmes como "Uma Vida em Suspense", "Sou ou Não Sou" e aquele em cujo final desabei em lágrimas, "Nunca Te Vi, Sempre Te Amei".

*Outras datas americanas em 0 ou 5: sábado dos 60 anos da comediante Rita Rudner, do filme "Para o Resto de Nossas Vidas", e dos 65 anos de Cassandra Peterson, a protagonista de "Elvira, a Rainha das Trevas"; e domingo dos 45 anos de Jada Pinkett, da série "Gotham" e esposa do Will Smith, e 55 anos do nascimento de James Gandolfini, o Tony da "Família Soprano" de 1999 a 2007 e que nos deixou em 2013.

*Sábado interessantíssimo ao apontar cinco estreias de séries: 50 anos de "Missão Impossível", que durou até 1973 com 171 episódios e depois teve uma continuação de 1988 a 1990 com o mesmo Peter Graves da produção original, além de quatro filmes no cinema a partir de 1996 com Tom Cruise; 45 anos de "The Persuaders!", que teve apenas uma temporada de 24 episódios e foi estrelada por Tony Curtis e Roger Moore; 30 anos de "Os Primeiros da Classe", comédia com Howard Hessemann e Dan Schneider, que durou até 1991 com 115 episódios e que foi renomeada no SBT para "Uma Turma Genial"; 25 anos de "Gente Pra Frente", com Tim Allen, no ar até 1999 com 204 episódios; e 20 anos de "Limpando a Barra", estrelada primeiro por Michael J. Fox e depois por Charlie Sheen, produzida até 2002 com 145 episódios e que infelizmente está quase inédita na televisão aberta pois a Globo a exibiu escondidona na madrugada na primeira metade dos anos 2000 como mero tapa-buraco.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Sábado que aponta os 20 anos da estreia da última grande novela da Rede Manchete: "Xica da Silva", produção que deu muito certo e levou a emissora ao segundo lugar em audiência, além de revelar Taís Araújo e fazer um fuzuê daqueles quando ela completou 18 anos pois ali finalmente estava com permissão para fazer cenas de nudez - e corpos desprovidos de vestes não faltaram. Assista aqui um chamadão de estreia com a marcante voz de Eloy de Carlo a anunciá-la para setembro de 1996 e, de lambuja, veja aqui Taís receber de Silvio Santos o Troféu Imprensa de revelação por esta produção - que, aliás, o próprio SBT viria a reapresentar em 2005.

Bela do Dia: Andréia Sadi

Andréia Sadi, jornalista que mal completou 1 ano de Globo News e já se tornou a principal repórter de política do canal, sobretudo nestes tempos de turbulência total em Brasília. Num fim de semana em que rola muito falatório sobre Corinthians x Palmeiras, vamos lembrar também do São Paulo, ora bolas. Nada melhor do que trazer uma de suas belas torcedoras. Sim, Andréia é tricolor paulista, até registrou isso no ar dia desses no "Estúdio i". Como está na casa dos 30 anos, é perfeitamente explicável sua preferência clubística: pegou quando criança aquela época mítica do time do Telê Santana, do Raí, do Zetti, do Muller e cia., que venceu Brasileirão, Libertadores, Mundial...

Momento Raridade Rara II

Um dos canais oficiais do SBT no YouTube publicou aqui uma relíquia buscada em seus arquivos e que faz jus ao título desta seção com honra ao mérito: a primeira "Câmera Escondida" de Ivo Holanda, gravada para o humorístico "Alegria 1982". Ele faz um barbeiro cantor que se esgoela demais a ponto de incomodar os clientes. O problema é a locução do Gugu Liberato, que fala o tempo todo e não permite que vejamos a gravação em si de melhor maneira. Ainda assim, um registro histórico e sensacional. Ah: som de apenas um dos lados.

Clipe do Dia I

Há 25 anos completados neste sábado, os Guns 'n' Roses lançavam o disco "Use Your Illusion", que trouxe temas como "November Rain". Mas prefiro mostrar aqui a boa regravação para "Live and Let Die".

Clipe do Dia II

Domingo dos 35 anos do lançamento do álbum "Abacab", do Genesis. Separei aqui a ótima "No Reply At All".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Acontece neste domingo a festa do Emmy, que premia os melhores da TV americana. Warner exibe ao vivo.

"24 Horas" volta depois que soubermos se algumas das minhas preferências faturarão troféus!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.