.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 16 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 10
Porto Alegre virou o "salão de festas" do Vitória

Sim, ainda tem mais um jogo para completar os quatro com a dupla Gre-Nal neste Brasileirão, mas o rubro-negro baiano já pode se considerar isso pois ganhou os três disputados até aqui. Os dois únicos êxitos fora de sua gente aconteceram aqui em Porto Alegre, numa dessas coincidências impressionantes que o futebol reserva de vez em quando: no reencontro com os colorados, Argel Fucks estreou positivamente pelo Leão. Já tem quem diga, citando a si mesmo naquele áudio de Whatsapp vazado às vésperas do clássico no Gigante, que ele "passou o trator". Fato é que o Vitória fez da capital da aldeia pampeana seu "salão de festas" nesta primeira divisão de 2016. Em junho, derrotou o Grêmio pela primeira vez após 17 jogos desde 1982. Ontem, venceu o Inter pela primeira vez após 7 partidas desde 2003. Não faço a menor ideia se na minha cidade reside algum rubro-negro soteropolitano, mas se tiver, poderá tocar uma flauta lindíssima em colorados e gremistas, "pai" deles que é neste ano. E mesmo se isso não impedir seu rebaixamento para a segunda divisão, uma coisa não apagará a outra.

A conclusão da 25ª rodada do Brasileirão

Internacional 0 x 1 Vitória - Mais uma atuação horrorosa do Colorado. Esforçada, mas horrorosa na (falta de) qualidade. Não é a troco de nada que ganhou apenas uma das últimas 17 rodadas, perdendo 11 delas, e somente um dos últimos 8 mandos. Não foi necessário muita coisa para o Leão se dar bem e conquistar o primeiro triunfo longe de casa depois de 6 fracassados, vitória esta que causou a saída da zona do descenso.

São Paulo 1 x 0 Cruzeiro - Wesley guardou no alvo seu primeiro gol depois de 434 dias e, mesmo que Rafael defendesse um pênalti chutado pelo Chávez, o sucesso foi assegurado. Vê bem como também não é a troco de nada que os são-paulinos estão na dita "segunda página" da tabela: apenas, tão somente, única e exclusivamente agora é que a equipe conseguiu ganhar duas seguidas no campeonato. Com 25 rodadas! Para um dínamo como ele, é muitíssimo pouco. Já os cruzeirenses emendam duas derrotas, o que não acontecia desde julho (quando ficaria 4 seguidos sem vencer). O Tricolor tem 4 vitórias consecutivas sobre a Raposa.

Atlético Mineiro 1 x 0 Sport - Com ouro no terceiro uniforme, o Leão viu seu histórico arqueiro merecer ontem não isso, nem prata e nem bronze, mas sim medalha de lata. Magrão mandou mal demais ao defender com as mãos fora da área, foi merecidamente expulso e adiou para contra o Santos no dia 24 aquilo que não acontecerá depois de amanhã contra o Coritiba: sua 600ª atuação pela equipe. O Galo abriu o marcador na metade complementar e se recuperou no torneio, sustentando também a invencibilidade do duelo direto em Minas Gerais agora há 11 partidas desde 2000. Os mineiros têm 3 vitórias nas últimas 6 rodadas e os pernambucanos ganharam somente uma das últimas 5, além de não se darem bem nos territórios alheios há 4 comparecimentos.

Fluminense 1 x 2 Chapecoense - Uma vez em 2006, o grande jornalista brasileiro Roberto Assaf disse no SporTV uma das frases mais sensacionais que já assisti na televisão esportiva: "eu não aguento mais perder para a França em Copas do Mundo!" Pense em algum torcedor tricolor das Laranjeiras e adapte para ele a frase desta maneira: "eu não aguento mais perder para a Chapecoense em Campeonatos Brasileiros!" O Verdão do Oeste samba na cara do Fluzão desde que passou a enfrentá-lo em 2014, com um empate e 5 vitórias. A última delas foi a de ontem à noite, que levou a torcida pó-de-arroz a hostilizar Levir Culpi. Enquanto o Tricolor tem 7 rodadas sem empate com 4 vitórias, o Verdão do Oeste só perdeu uma das últimas 6 rodadas e faturou 4 delas.

Concluídas 25 de 38 rodadas, estamos assim: Palmeiras com 48; Flamengo com 47; Atlético Mineiro com 45; Santos com 42; Corinthians com 41; Ponte Preta com 38; Fluminense, Grêmio e Chapecoense com 37; Atlético Paranaense com 36; Botafogo com 35; São Paulo com 34; Sport e Coritiba com 30; Cruzeiro e Vitória com 29; Figueirense com 28; Internacional com 27; Santa Cruz com 23; e América Mineiro com 15.

A próxima rodada terá apenas um jogo neste sábado, mas é "o" jogo: Corinthians x Palmeiras. Outros oito são marcados para domingo. Só uma é matinê, mas é uma baita matinê: Flamengo x Figueirense no Pacaembu. As vespertinas das 16 são comandadas por um Cruzeiro x Atlético Mineiro que promete ser incendiário e tem ainda Grêmio x Fluminense, Atlético Paranaense x São Paulo, Sport x Coritiba e Chapecoense x Ponte Preta. Às 6 e meia, agenda dupla: Vitória x Botafogo e Santos x Santa Cruz também no Pacaembu. Concluindo a rodada com a noturna de segunda-feira, América Mineiro x Internacional promete muito... muito sofrimento.

Os caminhos dos brasileiros na Sul-Americana

Depois da Chapecoense saber que encarará o eterno "Rey de Copas" Independiente de Avellaneda, os outros três brasileiros souberam seus oponentes além-fronteiras. O Flamengo jogará contra o Palestino, que eliminou o Real Garcilaso com vitória após empate, e o Santa Cruz duelará contra o Independiente Medellín, que tomou dois gols do Sportivo Luqueño, mas passou de fase por marcar três na ida. Em todos estes casos, quem saiu na frente na ida se classificou. O único adversário de brasileiro alterado na volta foi o do Coritiba. Poderia ser o Estudiantes com o 1 x 0 da ida, mas será o Belgrano, isso sim, vitorioso que foi por 2 x 0 em seus domínios.

A ordem das oitavas-de-final ficou assim (observações: time citado primeiro manda a volta e temos a cada dois confrontos uma quarta-de-final): Santa Cruz x Independiente Medellín, Cerro Porteño x Independiente Santa Fe, Belgrano x Coritiba, Atlético Nacional x Sol de América, Flamengo x Palestino, La Guaira x San Lorenzo, Chapecoense x Independiente de Avellaneda e Junior Barranquilla x Montevideo Wanderers.

Prévias da 26ª rodada da Série B

O principal atrativo dos jogos realizados de hoje e amanhã está na busca pela zona do acesso. Com os placares da jornada anterior, ficaram sete equipes separadas por quatro pontos por dois lugares. Digo dois por considerar que, a não ser que algo muito sobrenaturalmente bizarro aconteça, dificilmente Vasco e Atlético Goianiense deixem de ter cativas duas cadeiras no "trem da elite", até por serem os co-líderes e estarem sete pontos acima do quinto lugar. Na zona do rebaixamento, a única possibilidade de mudança diz respeito ao primeiro integrante dela e ao último que dela escapa. Coincidentemente, dois paulistas na parada: Bragantino e Oeste. E só muda algo se o Massa Bruta vencer e o Rubrão perder pois aí, empatados em pontos, as vitórias alterariam isso.

São três jogos nesta sexta-feira: às 19h15, Brasil x Criciúma (3° com 40 x 10° com 34); às 20h30, Vila Nova x Luverdense (8° com 36 x 11° com 34); e 21h30, Vasco x Joinville (1° com 45 x 19° com 24). Os demais ficam para amanhã: às 16h, Atlético Goianiense x Paraná (2° com 45 x 13° com 33), Sampaio Corrêa x CRB (20° com 20 x 4° com 38) e Avaí x Bragantino (9° com 36 x 17° com 27); às 16h30, Londrina x Ceará (5° x 6° ambos com 38) e Náutico x Paysandu (12° com 33 x 14° com 32); às 18h30, Bahia x Goiás (7° com 36 x 15° com 31); e às 21h, Oeste x Tupi (16° com 30 x 18° com 24). Dos prélios desta noite, destaque para o Cruzmaltino, o que já torna os cariocas naturalmente favoritos por serem mandantes e o jogo ter o líder contra o penúltimo. Mas não é apenas isso: o JEC jamais ganhou do Almirante no Rio em 4 duelos e só triunfou uma vez em 11.

Curtinhas

*Campeão olímpico, Rogério Micale continuará na Seleção de Novos até os Jogos de Tóquio em 2020. Boa!

*Modificada a pena do Flamengo no Pleno do STJD: agora só é preciso cumprir mais um jogo de punição sem torcida fora de casa e mais dois com 20% a menos de plateia enquanto mandante. O rubro-negro obteve esta alteração ao convencer os juízes que iniciou o cumprimento da pena diante do Vitória.

*Pedida pelo Ministério Público de SP a prisão preventiva de 12 membros de organizadas do São Paulo que estiveram naquela terrível manhã de invasão no CT do clube, no fim de agosto. Sempre as organizadas...

*Algumas da primeira semana da Liga Europa: o Manchester United perdeu pro Feyenoord na Holanda (ai, José...), a Internazionale tomou ferro em casa do Hapoel Be'er Sheva, a Roma empatou com o tcheco Viktoria Plzen e o Zenit obteve a virada mais sensacional pois sofria 3 x 0 do Maccabi Tel Aviv até 25 do segundo e conseguiu ganhar por 4 x 3, tendo no ex-gremista Giuliano seu destaque com um gol e participação em outros dois.

*Acabou o amor. Acabou o amor da France Football com a FIFA. A Bola de Ouro não é mais das duas em parceria e volta a ser organizada única e exclusivamente pela tradicional publicação francesa.

*Definido o novo técnico da seleção brasileira masculina de handebol: é Washington Nunes, que já conhece o ambiente pois trabalhou com o espanhol Jordi Ribera desde 2013 até este ano e também treinou a seleção entre 2008 e 2009. Atualmente, Washington é treinador do time de São Caetano do Sul.

*Amanhã, 11 da manhã, tem Fórmula 1 com a classificação do Grande Prêmio de Cingapura.

*Quinta-feira de cinco medalhas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos: uma prata no atletismo com Felipe Gomes nos 200 metros rasos T11 e quatro bronzes (Daniel Silva na mesma prova antes citada, Caio Ribeiro na canoagem KL3, Sérgio Oliva no hipismo individual misto grau IA e Marivana Oliveira no arremesso de peso F35).

Domingos Montagner: quando arte e vida se colidem



Fazia muito tempo que uma morte de artista no ar em uma telenovela brasileira não me deixava tão chocado, muito mesmo. Não peguei as épocas das perdas de Sérgio Cardoso e Jardel Filho antes dos respectivos finais de "O Primeiro Amor" em 1972 e "Sol de Verão" em 1983, ambas por ataques do coração, e não me ligava muito ainda em TV quando Lauro Corona deixou "Vida Nova" abruptamente em 1989 pois já estava derrotado pela AIDS. Meu primeiro e maior referencial de choque e incredulidade acabou sendo Daniella Perez em 1992. Tudo bem que ela não era protagonista em "De Corpo e Alma" a exemplo de todos os demais, mas era uma coadjuvante importante e, ora bolas, foi assassinada brutalmente num dos casos mais horrorosos da nossa história.

Cito estes exemplos pois, de alguma maneira, todos eles vieram à minha cabeça e às de todos que se ligam na telinha quando foi confirmada pouco depois das 18h a morte do Domingos Montagner, no ar em "Velho Chico" como Santo, uma das melhores coisas de uma produção que nunca me cativou a pleno por achá-la muito pesada, muito densa, mas que nele tinha um ponto alto. Foi uma tarde de angústia para quem se envolve com o mundo da TV, desde que noticiado seu desaparecimento pouco depois das 14h30. O que torna ainda mais chocante a sua partida é justamente a coincidência com as ocorrências da sua personificação na trama, com Santo resgatado do Rio São Francisco ao nele cair. Santo foi salvo. Domingos, infelizmente, não. E depois disso, assistir aquela cena dele caído no rio, com a câmera se afastando, se tornará impossível. Ficou cruel demais.

Não sei como farão para terminar "Velho Chico", como administrarão o emocional da equipe (sobretudo da Camila Pitanga), enfim, não sei mesmo. Mas que, para quem a acompanha desde o começo, ver o desfecho não será a mesma coisa por uma terrível sensação de amargura predominar, isso é fato. Imagina como não ficou a família dele sabendo de tudo de longe, residente que é em SP e o acontecimento sendo na divisa de Sergipe com Alagoas? Nossa, terão de ser fortes como nunca. Como forte sempre se mostrou a presença do Domingos em seus poucos trabalhos na TV - poucos na proporção do seu tempo de atividade, já que falece aos 54 anos e dela fazia parte desde apenas os 46. Com a Globo tendo tempos complicados em termos de galãs de meia-idade, um requisito básico para toda novela que se preze, ele preenchia esta necessidade muito bem. Bah, fiquei muito sentido mesmo, de verdade. Partiu muito cedo e com tanto por ainda fazer. Que descanse em paz.

Em tempo: Domingos era um torcedor fanático do Corinthians, do qual espero belas homenagens amanhã antes do dérbi contra o Palmeiras - e não só torcedor, mas também campeão de handebol nos anos 1980.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A cobertura da perda do Domingos Montagner, talvez por ser um fato ocorrido tão perto dos inícios dos principais noticiários de rede, fez com que um descuidaço daqueles fosse cometido pelo "Jornal Nacional": quando posta na tela uma reprodução da folha com a transcrição do depoimento da Camila Pitanga para a polícia de Canindé de São Francisco para destaque de trechos importantes, esqueceram de borrar dados particulares dela, como seu endereço no Rio de Janeiro e os números dos documentos. Uma falha gravíssima pois, com as tecnologias atuais, quem grava por esses gravadores dos decoders das TVs pagas ou diretamente no computador volta a imagem e pode printá-la. Não à toa, reproduções vazaram ontem nas redes sociais. Mais tarde, o "Jornal da Globo" também colocou a folha no ar para citar trechos, mas aí sim com os dados pessoais borrados. Mas já era tarde.

*Outra coisa que chamou a atenção foi uma diferença entre as Globo do Rio de Janeiro e de São Paulo nas reprises de imagens dos trabalhos do Domingos na emissora. A matriz carioca pegou imagens sempre diretas do próprio arquivo no Cedoc, mas a co-cabeça-de-rede paulistana recorreu à internet para muitas delas. Nas reportagens do Alberto Gaspar exibidas no "SPTV" e no "JN", deu para notar que cenas de "O Brado Retumbante" e "Salve Jorge" foram capturadas do próprio site da emissora. Não sei por qual motivo isso, apenas me chamou a atenção.

*Desta tragédia, outra observação aí referente à presença local das equipes jornalísticas: algumas redes ficaram prejudicadas devido à ausência delas via afiliada nos estados onde ela aconteceu. A Bandeirantes, por exemplo, não possui afiliadas justamente em Sergipe e Alagoas. As primeiras entrevistas feitas ainda no "Brasil Urgente" foram em contatos da produção em SP diretamente com Canindé de São Francisco, enquanto a reportagem que passou no fim do "Jornal da Band" foi fechada pelo Sérgio Costa no Rio de Janeiro. Cobertura in loco a TV Band não teve, mas sim a Rádio Bandeirantes através da afiliada Liberdade AM de Aracaju.

*Bem, vamos em frente pois é como sempre digo: a vida continua para os aqui permanecidos e devemos tocá-la adiante na constante luta rumo à felicidade. Que os lá de cima nos abençoem sempre para isso.

*Mudando completamente de assunto: a Rádio Gaúcha divulgou ontem ter fechado 1 ano e meio como primeira colocada em audiência no AM/FM de Porto Alegre, com 57.627 ouvintes por minuto em agosto contra 34.735 da segunda colocada, não citada no anúncio que publicou - como também não foi citada a segunda nos segmentos jornalismo e esportes, creditada como com 6.659 ouvintes por minuto e décimo segundo lugar geral.

*Sei pelo Flávio Ricco de um novo programa da Rádio Jovem Pan a partir da próxima segunda: "3 em 1", com Carlos Graieb, Vera Magalhães e Carlos Andreazza. Horário: 17h30. Primeiro, que certamente formará dobra com o "Os Pingos nos Is", do Reinaldo Azevedo. E segundo, que talvez seja uma resposta (talvez demorada em alguns meses) ao "Bastidores do Poder", da Rádio Bandeirantes, que entra justamente às 17h30.

*Depois de estrear semana passada às 10h dos sábados na TV Cultura, o "Papo de Mãe" agora também estará no FM de São Paulo. A apresentadora Mariana Kotscho anunciou que ela e Roberta Manreza começam na próxima semana na Rádio Estadão, comunicando às 16h35 das segundas, quartas e sextas-feiras. Elas já atendem ao Grupo Estado por nele estar hospedada a página oficial do projeto, que existe desde 2009.

*Completa 20 anos hoje a estreia da Angélica na Globo. O "Angel Mix" foi seu primeiro programa na emissora, que a tirou do SBT, e ficou no ar até 2000. Descontadas as novelas "Caça-Talentos" e "Flora Encantada", que eram transmitidas dentro dele, este foi o único programa infantil da loira no Plim-Plim, onde "virou a chave" a partir de 2001 com o "Vídeo Game" no "Vídeo Show" até chegar ao atual "Estrelas".

*Uma pergunta me ocorre desde esta madrugada: Mariana Rios vai apresentar o Miss Brasil em 1° de outubro ao lado do Cássio Reis, com transmissão pela Bandeirantes? Dúvida que me ocorre pois vi na coluna do Fernando Oliveira a primeira foto dela como nova repórter de bastidores do "The Voice Brasil", que estreará no dia 6 do mesmo mês e que marca seu regresso à Globo. Tem que ver o que é que a Polishop fará.

*Semana que vem, a Globo não exibirá a "Sessão da Tarde" devido ao esquema de duas novelas no "Vale a Pena Ver de Novo". Voltando ao ar com as "empreguetes" cantoras, "Cheias de Charme" passará às 15h, enquanto o desfecho de "Anjo Mau" entrará das 16h às 17h45. Capítulos de quase duas horas todos os dias da semana talvez para compensar os muitos dias sem exibição no período dos Jogos Olímpicos.

Bela do Dia: Alexis Bledel

Alexis Bledel, atriz que fez a Rory Gilmore na série "Tal Mãe, Tal Filha". Não poderia ser outra a dona deste espaço no dia de hoje por motivos de: assim como eu, também ela está fazendo 35 anos. Então, parabéns pra nós! Se quiser fazer qualquer ano uma festa conjunta dos nossos natalícios, tô aí, viu?

*Nascia há 80 anos hoje fechados Yara Amaral, atriz de novelas como "Irmãos Coragem", "Dancin' Days", "Guerra dos Sexos" e "Fera Radical". Ela morreu na virada de 1988 para 1989, na tragédia do Bateau Mouche.

*Sexta-feira dos 25 anos de Jéssica Esteves, ex-apresentadora infantil do SBT no "Bom Dia & Cia." de 2003 a 2005 e da "Sessão Premiada" entre 2005 e 2006. Ela se formou jornalista no ano retrasado.

*Leio no Flávio Ricco que este será o último fim de semana da atual reprise de "Todo Mundo Odeia o Chris" na Record nas faixas locais de São Paulo e parte da rede às 13h dos sábados e às 9h dos domingos. A partir do outro fim de semana (dias 24 e 25), de volta estará o nosso amigo bom e velho "Pica-Pau".

*Amy Poehler faz 45 anos hoje. Revelada no "Saturday Night Live", ela estrela a série "Parks and Recreation".

*Um dos mestres do ilusionismo está completando 60 anos. David Copperfield tornou-se uma sensação no mundo todo na década de 1980, em truques como fazer a Estátua da Liberdade desaparecer, levitar sobre o Grand Canyon e atravessar a Muralha da China. Fora da mágica, ele foi casado com a top alemã Claudia Schiffer.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Em "homenagem" a este lixo de semana do futebol do Rio Grande do Sul, com as derrotas do Brasil de Pelotas na terça-feira, do Grêmio na quarta e do Internacional na quinta, o "Fantástico" deveria rodar música dentro daquela brincadeira. Não sou Tadeu Schmidt, mas taco aqui um som para os nossos: "Loser", com Beck.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Riascos, agora sim, não é mais jogador do Cruzeiro. Acabou a treta iniciada na derrota para o Fluminense.

"24 Horas" volta esperando mais amor e menos rusgas entre jogadores e agremiações!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.