.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 15 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 9
Não é Porto Alegre; é "Porto Crise"

Convencionou-se desde sempre um termo no futebol aqui da capital da aldeia pampeana: "gangorra". Quando um está bem, o outro está mal. Só que neste momento, a gangorra de Porto Alegre quebrou dos dois lados. Aliás, é "Porto Crise" a maneira mais apropriada de chamá-la neste momento no Campeonato Brasileiro. Já tem essa braba pra chuchu do Internacional, com uma única vitória em 16 rodadas. Só quero ver o que é que vão aprontar hoje com o Vitória, que estreará Argel e cujo sucesso solitário como visitante foi justamente aqui, diante do Grêmio.

Este, em dado momento, chegou a pensar no título brasileiro. Não fazia direito sua parte longe dos seus domínios, mas compensava isso com a força de casa. Atualmente, nem isso. Ao tomar 3 x 0 da Ponte Preta (que obteve sua mais elástica vitória no histórico do confronto) e deixar um gosto muito amargo para o dia dos seus 113 anos, o Tricolor completou 6 rodadas sem triunfar e obteve um único êxito nas 9 últimas. A consequência foi despencar para o meio da tabela de classificação. A maionese desandou terrivelmente nos lados do Humaitá.

Alguém poderá dizer: "ah, mas eles estão em vantagem na Copa do Brasil, não estão?" Sim, estão. Mas olha... Não consigo botar minha mão no fogo pelos dois. Tá que o Inter tem 3 x 0 de vantagem, mas vai que o Fortaleza inventa de igualar o escore com a força do Castelão a empurrá-lo, ainda mais que está muito bem na Série C? Tá que o Grêmio fez 1 x 0 na ida, mas o caso dele mostra que a CB é outro papo. Logo, se nela teve o que não teve no Brasileirão, o Atlético Paranaense pode chegar aqui e vencer, contrariando sua rotina na Série A.

São dias péssimos para a dupla Grenal a ponto de, dentro de um sentimento localista de querer os times da minha cidade fazendo bonito e pontuando os topos das classificações, estar muito descrente. Com a bolinha atual, não aposto no Grêmio sequer indo à Libertadores. Da mesma maneira, receio sim pelo inédito rebaixamento do Inter. Dou mais crédito para Juventude e Ypiranga na Série C e, principalmente, para o Brasil de Pelotas na B. Esse se mostrou "rabudo" positivamente nesta semana. Perdeu? Sim. Mas os concorrentes também.

Os destaques do Brasileirão na quarta-feira

Palmeiras 1 x 1 Flamengo - Não foi "final antecipada" e acabou também não sendo jogão, ainda que com bons momentos. A expulsão do Márcio Araújo mudou os rumos da conversa na etapa inicial, não só por ela e também por Zé Ricardo sacrificar Diego, um dos expoentes técnicos do time, para recompô-lo. Criticado por isso, o rubro-negro teve um momento "burro com sorte" pois Alan Patrick, com menos de 1 minuto atuante, guardou no alvo. O resultado era sensacional para o Mengão, mas o Verdão mereceu obter a igualdade com Gabriel, que mostrou que sangue de Jesus tem poder. Dúvida até a hora H (tanto que os dois times só foram confirmados a menos de meia hora do primeiro apito, infringindo a regra que limita os anúncios em até 1 hora), ele deu de ombros para um risco de agravamento de lesão após a maratonaça da semana passada e foi decisivo. Ponto para Cuca, que no entanto não o terá contra o Corinthians no sábado devido ao terceiro cartão amarelo. Nos minutos finais, um calorão na tentativa da virada, que não aconteceu. O Palmeiras continua líder, mas o resultado foi melhor para o Flamengo considerando-se as circunstâncias. Com 5 jogos de invencibilidade no duelo direto, os paulistas agora têm 8 rodadas de invencibilidade, mas vencendo somente a metade, ao passo que os cariocas têm 5 rodadas sem derrota e uma única queda nas 12 últimas. Isto explica a proximidade deles.

Coritiba 1 x 1 Corinthians - Jogando de azul e sendo chamado de nomes de outros times e seleções por causa deste terceiro uniforme (só na minha timeline do Twitter o chamaram de França, Iraty e São José Águia do Vale), os paulistas abriram o placar, mas os paranaenses obtiveram o empate e seguraram o escore mesmo com um atleta a menos nos 10 últimos minutos. Invicto no confronto há 10 realizações, o Timão não vence fora de casa há 5 jogos e ganhou duas das últimas 8 rodadas. Cristóvão Borges já não foi muito bem visto quando contratado e os resultados não estão ajudando nada. Já o Coxa tem uma derrota nas últimas 7 rodadas e completou 4 mandos de campo sem derrota. Paulo César Carpegiani dando uma arrumada na casa contra o rebaixamento.

Botafogo 0 x 1 Santos - O escore mínimo no começo do jogo, apesar da forte pressão tomada dali por diante a ponto de até bicicleta do goleiro ser defendida, foi suficiente para o alvinegro praiano impor ao alvinegro carioca sua primeira derrota no Luso-Brasileiro nesta Série A e ter 5 partidas sem derrota no histórico do clássico. O Peixe voltou a vencer fora de casa após 3 derrotas e o Glorioso caiu depois das 3 vitórias seguidas.

Ponte Preta 3 x 0 Grêmio - A Macaca foi mais uma a tirar proveito do defeito mais grave do Tricolor no torneio: a péssima marcação na bola aérea. Dois gols assim resolveram a parada, o terceiro foi só mesmo para estabelecer a maior vitória em diferença de gols e a primeira depois de 10 insucessos, reforçando a invencibilidade em Campinas desde 1981. Depois do jogo, o presidente Romildo Bolzan Jr. anunciou que Roger Machado pediu demissão, não sendo essa a vontade a direção. Foram 48 vitórias, 22 empates e 24 empates com ele à frente. Roger é novo e tem futuro, mas também cometeu seus erros de escalações, ainda que o grupo num todo não seja suficiente. Além disso, o ambiente político do clube está conturbado, influência de uma eleição no Conselho marcada para antes do fim do ano. Tudo colaborou de alguma maneira. Em contrapartida, o time do Eduardo Baptista sabe se impor ante sua gente ao completar 8 mandos sem derrota e está a 4 pontos da zona da Libertadores.

Santa Cruz 1 x 0 Atlético Paranaense - Jogos decididos no último minuto são os mais deliciosamente sofridos para os vencedores e os mais cruelmente cortantes para os perdedores. Foi assim que o Tricolor conseguiu a primeira vitória sobre os sulistas em 5 pelejas entre eles no Recife e a primeira no torneio depois de 9 rodadas - também eram 4 mandos sem sucesso. Por outro lado, o Furacão tem 10 rodadas sem empatar com apenas 3 vitoriosas, além de seguir mal demais fora de casa com 5 derrotas seguidas. E, sim, apesar disso, ainda acho que ele pode se classificar na Copa do Brasil. O Grêmio também está mal pra dedéu longe daqui na Série A e ganhou pelo mata-ou-morre, então, se ele pôde ser incoerente, os atleticanos também poderão ser.

Figueirense 2 x 2 América Mineiro - Quando os mineiros conseguiram o empate após estarem dois gols atrás no placar, uma cena sensacional foi registrada: expulso pouco antes, Pablo foi para a arquibancada do Scarpellão e passou a torcer pelos companheiros ao lado do único torcedor americano presente no setor visitante. Têm coisas que só o Brasil proporciona, eh, eh, eh... Os catarinenses completaram 4 duelos sem vitória neste enfrentamento e a saída da zona do rebaixamento não se confirmará dê o que der hoje no Beira-Rio pois obrigatoriamente eles serão ultrapassados ou pelo Internacional (nem que seja nas vitórias em caso de empate) ou pelo Vitória. O Furacão do Estreito venceu apenas um dos últimos 7 mandos e o Coelho completou 6 rodadas sem êxito.

Além de Inter x Vitória, hoje tem São Paulo x Cruzeiro, Atlético Mineiro x Sport e Fluminense x Chapecoense. Aliás, os catarinenses do oeste souberam que terão mais um gigante argentino pelo caminho na Sul-Americana. Depois do River Plate no ano passado, agora vem aí o Independiente, que deixou o Lanús para trás.

Serão seis brasileiros na Copa Flórida 2017

O torneio amistoso teve a próxima edição apresentada para a imprensa no início desta tarde e soubemos que novamente nele estarão o atual campeão Atlético Mineiro, Corinthians e Internacional, além dos ingressados Flamengo, Vasco e São Paulo, ficando de fora o Fluminense em relação aos participantes de 2016.

Quatro dos nossos representantes estarão num torneio com dois lados separados: o primeiro com Inter x Millonarios e São Paulo x Shangai SIPG, e o segundo com Corinthians x River Plate e Vasco x Barcelona de Guayaquil (um "revival" da final da Libertadores 1998). Ganhadores se enfrentarão e perdedores também, o que assegurará no mínimo dois jogos para cada equipe. Assim se seguirá até a decisão entre os dois que restarem pelo título e os dois que jogarão pelo terceiro lugar, estes quatro fazendo três partidas.

Já os outros dois brasileiros estarão numa disputa paralela chamada "Desafio das Nações", com três rodadas temáticas: Brasil x Alemanha, Brasil x EUA e Alemanha x EUA. Na primeira, teremos Flamengo x Wolfsburg e Atlético Mineiro x Bayer Leverkusen, e a segunda contará com Atlético x Tampa Bay Rowdies e Flamengo x convidado a ser confirmado. A terceira terá Tampa x Leverkusen e Wolfsburg x convidado.

Liga dos Campeões: resumo da semana 1

Grupo A - Ninguém despontou pois tanto Paris Saint Germain x Arsenal e Basel x Ludogorets acabaram em igualdades de um gol. Próxima rodada é dia 28: Arsenal x Basel e Ludogorets x PSG.

Grupo B - O Napoli deu um salto à frente ao ganhar do Dínamo de Kiev e ver o Besiktas empatar com o Benfica em mais um episódio da série "lei do ex", anotador do seu tento que foi Anderson Talisca. Próxima rodada é dia 28: Napoli x Benfica e Besiktas x Dínamo.

Grupo C - As goleadas de 7 x 0 do Barcelona sobre o Celtic e de 4 x 0 do Manchester City diante do Borussia Monchengladbach mostraram claramente quais são os dois bambambãs deste quadrangular, que deve ser um dos mais chatonildos desta fase de grupos. Próxima rodada é dia 28: M'Gladbach x Barcelona e Celtic x City.

Grupo D - Também aqui temos dois mais despontados. O Bayern de Munique triturou o Rostov com uma mão cheia de gols e chegou às 13 vitórias seguidas como mandante, um recorde na Champions League. Atual vice, o Atlético de Madrid detonou o PSV em Eindhoven. Próxima rodada é dia 28: Atlético x Bayern e Rostov x PSV.

Grupo E - O Monaco iniciou melhor ao bater o Tottenham em Londres e ver o Bayer Leverkusen empatar em 2 gols com o CSKA Moscou. Próxima rodada é dia 27: Monaco x Leverkusen e CSKA x Tottenham.

Grupo F - Mais um quadrangular onde podemos cravar antecipadamente os dois classificados. O campeão Real Madrid até largou perdendo, mas empatou com mais um tento do Cristiano Ronaldo (350 jogos pela equipe) e foi pro vira-virou sobre o Sporting. Já o Borussia Dortmund nem quis saber de estar em Varsóvia e aplicou uma sena impiedosa no Legia. Próxima rodada é dia 27: Dortmund x Madrid e Sporting x Legia.

Grupo G - Estreia positiva do campeão inglês Leicester, que trincou o Brugge e contou com o empate do Porto com o Copenhague. Próxima rodada é dia 27: Leicester x Porto e Copenhague x Brugge.

Grupo H - Na frente desta primeira rodada está o Lyon, que estreou bem o Parc OL em jogos da UEFA ao dar de 3 no Dínamo de Zagreb e contou com o "oxo" de Juventus e Sevilla. Próxima rodada é dia 27: Zagreb x Juve e Sevilla x Lyon.

Curtinhas

*Quinta-feira de começo dos grupos da Liga Europa. Os jogos mais destacados envolvem três "habitués" da Liga dos Campeões, mas que desta vez se contentam com a "Série B da UEFA". O Manchester United, do Mourinho, visitará o Feyenoord. Já a Internazionale pega o Hapoel Be'er Sheva e a Roma encara o Viktoria Plzen.

*Infelizmente, a maioria das notícias referentes ao automobilismo brasileiro são más. De vez em quando pinta uma boa, mas só de vez em quando. A última das más: fechado por tempo indeterminado o Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia. Falta de recursos financeiros para sua manutenção. Lamentável!!!

*A praga das torcidas únicas do futebol chegou também ao basquete. Flamengo e Vasco se enfrentarão no Carioca Masculino de Basquete e só o mandante terá seus adeptos presentes nos dias 3, com mando flamenguista, e 14, com mando vascaíno, ambos os clássicos em outubro. Sem mais a dizer a não ser: baaahhh!!!

*A queixa ao fim da última edição parece ter adiantado pois a FIVB decidiu triplicar a premiação para as campeãs do Grand Prix, saltando de 200 mil para 600 mil "obamas". O Brasil começa encarando Bélgica, Turquia e Sérvia na primeira semana, Tailândia, Japão e Sérvia na segunda e Bélgica, Holanda e EUA na terceira.

*Copa do Mundo de Futsal: depois dos 11 x 1 sobre a Austrália, o Brasil pega Moçambique no sábado.

*As medalhas paralímpicas do Brasil ontem: três pratas (atletismo com o revezamento 4 x 100 metros rasos T11-13 e natação com Carlos Farrenberg nos 50 metros livre S13 e o revezamento 4 x 100 metros livre de 34 pontos) e dois bronzes (Verônica Hipólito no atletismo 400 metros rasos T38 e Lauro Chaman no ciclismo de estrada C5). Agora são 48 medalhas, sendo 10 ouros, 24 pratas e 14 bronzes. No total, é uma acima de Pequim em 2008.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quinta-feira dos 45 anos da TV Record de São José do Rio Preto, emissora própria que abrange as regiões Norte, Noroeste e Oeste de São Paulo. Iniciada como TV Rio Preto, foi afiliada da Rede Tupi até 1978, quando se juntou à Record através da REI (Rede de Emissoras Independentes), e foi uma das três emissoras adquiridas por Edir Macedo quando ele comprou a Record em 1990 - as outras sendo a de Franca e, claro, a matriz paulistana. A área de cobertura da Record Rio Preto inclui cidades como Araçatuba, Catanduva, Novo Horizonte, Penápolis, Presidente Prudente e Votuporanga, e além de ter uma versão local do "Balanço Geral" às 12h, a emissora transmite versões próprias de programas já extintos pela rede, como o "Esporte Record" às 13h, o "Disque Record" às 13h30 e o noticiário "SP Record" às 18h50. Aliás: na real, na real, o "SP Record" só acabou mesmo em Sampa City, pois todas as outras versões das filiais e afiliadas no interior seguem no ar (até onde sei).

*Chegaram dois novos apresentadores à TV Integração, afiliada da Globo em Uberlândia, para as duas edições do "MGTV". A do meio-dia, Vanessa Carlos passa a fazer dupla com Fernando Matos, que deixou a TV Sorocaba (SBT), na qual estava desde 2012. Já a das 7 da noite passa a ser ancorado por Cíntia Absalonsen, que trabalhou de 2005 até 2015 na TV Bandeirantes de Campinas, notadamente no noturno "Band Cidade".

*Comentarista do "Jornal do Almoço" na RBS TV aqui do RS e autor do "Informe Especial" em Zero Hora, Túlio Milman passou três dias desta semana no Rio de Janeiro acompanhando nos Jogos Paralímpicos os desempenhos de três dos quatro atletas que estiveram na série "Todos Por Um", exibida pelo noticiário do meio-dia.

*Caí do cavalo: não será regionalizado o "Supercine" deste sábado para domingo com "O Tempo e o Vento" e sim em rede nacional, confirmado que está na grade de programação no site da Rede Globo. As chamadas vistas aqui na aldeia pampeana, aí sim, tem sido próprias da RBS, com seu locutor local. De qualquer maneira, surpreso admito ficar pois achava que o Plim-Plim passaria outro filme para todo o país e não acharia que uma exibição casada com a ocasião próxima (20 de setembro, Revolução Farroupilha) seria nacional. Curti.

*Acabou a terceira greve da TV Cultura de São Paulo nos últimos dois anos. Os funcionários obtiveram no Tribunal Regional do Trabalho um julgamento sobre suas reivindicações para acontecer em até 50 dias.

*Sei pelo Gabriel Vaquer no NaTelinha que não vai durar muito isso de repetir o "Jornal do SBT" a madrugada inteira, ainda bem. A emissora confirmou para 4h da próxima virada de domingo para segunda-feira a volta do "SBT Notícias", já transmitido em 2000 e 2013. Durante a semana, ele ficará ao vivo toda a madrugada desde o fim do "Jornal do SBT" (horário variável) até o "Primeiro Impacto" às 6h. A decisão foi tomada hoje, já foi comunicada para a rede de filiais e afiliadas e a ideia é recuperar o público que assistia as reprises do jornal às 4h e 5h e que foi perdido em parte com a estreia ao vivo do "Hora 1" na Globo às 5h, fora que repetir o mesmo noticiário cinco vezes consecutivas não é bem visto pelos anunciantes. A saber apenas quem o apresentará.

Bela do Dia: Isabel Mega

Isabel Mega, repórter da BandNews FM em Brasília. No início desta semana, ela ficou até o começo da madrugada cobrindo a cassação do Eduardo Cunha. Foi uma mega cobertura.

*Quem assistiu a série clássica "Batman" dos anos 60 reconhecerá sua voz. Quem viu "Curtindo a Vida Adoidado" dublado também. Hoje completa 10 anos a morte de Rodney Gomes, dublador nascido em 1936 e que deu voz ao Robin de Burt Ward na série e ao Cameron de Alan Ruck no filme do Ferris Bueller.

*Dia dos 45 anos de Josh Charles, de filmes como "Três Formas de Amar" e da série "The Good Wife".

*Dois grandes nomes do cinema americano celebram 70 anos nesta quinta-feira: Tommy Lee Jones, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de coadjuvante por "O Fugitivo" e ator também dos três "Homens de Preto", "Batman Eternamente" e "A Força em Alerta"; e Oliver Stone, Oscar e Globo de Ouro por "Platoon", "Nascido em 4 de Julho" e o roteiro de "O Expresso da Meia-Noite", Globo de Ouro também por "JK" e diretor ainda de filmes como os dois "Wall Street", "Assassinos Por Natureza" e "Um Domingo Qualquer".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

O Rock in Rio 2017 confirmou ontem como uma de suas atrações o Red Hot Chili Peppers. Espero que o setlist inclua este aqui, um dos meus temas prediletos de Anthony Kiedis e associados: "Hump de Bump".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Goiás sem Walter por tempo indeterminado. Lesão parcial no joelho direito. Mal chegou e já está assim.

"24 Horas" volta antes que ele consiga ficar endireitado para voltar aos gramados!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.