.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 14 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 8
Jogaço sim, "final antecipada" não

Não entro nessa de "final antecipada", pela qual estão "vendendo" o Palmeiras x Flamengo desta noite. Jogo muito importante? Isso sim, por envolver dois postulantes ao título brasileiro. Mas "final antecipada" não pois depois tem mais 13 rodadas. E outra coisa: compremos a ideia de "final antecipada" alardeada sobretudo por quem quer promover ainda mais um jogo que, vamos e convenhamos, sempre tem grande promoção ao natural por tantos capítulos fantásticos dos dois lados. Se tivermos um vencedor, não vai necessariamente significar que este seja o campeão. Em 2008, os dois principais candidatos foram Grêmio e São Paulo. Não houve "final antecipada" naquele caso pois eles se enfrentaram na primeira rodada de cada turno, mas cito este exemplo pois o Grêmio ganhou os dois jogos e, no fim das contas, quem que foi o campeão? O São Paulo. Melhor deixar essa bobagem de "final antecipada" de lado e curtir o jogo, torcendo que ele seja bem disputado e emocionante para fazer jus à expectativa das duas torcidas, vide os apoios mostrados ontem e anteontem. Destaques da 25ª rodada:

Palmeiras x Flamengo (1° com 47 x 2° com 46) - Dentro de campo, as principais novidades estão nos verdes: Alecsandro e Arouca de volta após episódios de doping e Gabriel Jesus incerto e não sabido devido à maratona que enfrentou na semana passada. No confronto direto, são 3 vitórias seguidas e 4 jogos sem derrota, ao passo que o rubro-negro faturou apenas um (em 2014) dos últimos 10 confrontos desde 2010. O Verdão não perde há 7 rodadas e ganhou 4 delas, tendo 3 mandos sem baixa e só uma queda nos 12 últimos com 9 sucessos, embora triunfasse apenas em dois dos últimos 5. Já o Mengão, cujas imagens do apoio de mais de 5 mil torcedores no aeroporto causaram frisson durante toda a terça-feira, venceu as últimas 4 rodadas e só perdeu uma das 11 últimas com 8 êxitos, não perdendo há 5 visitas. Ingredientes que, espero, rendam um prato saboroso.

Atlético Mineiro x Sport (3° com 42 x 13° com 30) - Os atleticanos apostam no fator campo contra o adversário: depois daqueles 6 x 0 em 2000 com o show do saudoso Leonardo, são 10 mandos de invencibilidade com um único empate. Um domínio absoluto. Enquanto Robinho, Fred e Pratto estarão em campo, os rubro-negros não contarão com o suspenso Diego Souza. O Galo vem irregular nas últimas 5 rodadas ao ter 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, mas em seus domínios tem emendadas 8 vitórias. Já o Leão teve nos inesquecíveis 5 x 3 diante do Santa Cruz a primeira vitória depois de 3 rodadas, mas está sem sucesso há 3 visitas e ganhou uma das 9 últimas, perdendo 6. Exclua os tricolores no turno e o Sport ganhou uma única fora de Pernambuco - mas, para animar os supersticiosos, foi justamente na mesma Belo Horizonte de amanhã, contra o Cruzeiro.

Coritiba x Corinthians (15° com 29 x 4° com 40) - Uma longa escrita pró-paulistas: 9 enfrentamentos sem queda para os paranaenses desde 2011. O Coringão perdeu 4 das últimas 7 rodadas e ganhou só duas, tendo 4 derrotas seguidas fora de casa. Já o Coxa voltou a perder após 5 rodadas, mas ganhou os 3 últimos mandos.

Botafogo x Santos (9° com 35 x 5° com 39) - Clássico alvinegro que promete: os cariocas estão em notável ascensão e os paulistas terão os retornos do Lucas Lima e do Ricardo Oliveira. Os praianos defenderão uma série de 4 vitórias consecutivas no embate. O Peixe voltou a vencer após 3 derrotas, mas perdeu as últimas 3 visitas com uma única triunfante nas últimas 6, das quais perdeu 4. Enquanto isso, o Fogão emendou 3 vitórias e faturou 5 das últimas 6 rodadas, exitoso nos 4 últimos mandos e tendo 9 de invencibilidade.

Ponte Preta x Grêmio (10ª com 35 x 6° com 37) - Cada lado têm números históricos favoráveis: os paulistas não são superados como mandantes há 11 duelos desde 1981 e os gaúchos não perdem há 10 contendas no geral desde 2004. Sem Douglas hoje, o Tricolor vem de 5 rodadas sem sucesso e um triunfo nas 8 últimas, empatando a metade. São 3 visitas perdidas e 5 sem vencer. A Macaca venceu uma das últimas 4 rodadas, ganhando metade, e não perde há 7 mandos, tendo uma derrota nos 10 últimos, dos quais 7 ganhos.

Fluminense x Chapecoense (7° com 37 x 11° com 34) - Uma curiosidade: será a sexta vez que frente a frente eles estarão e a Chape nunca perdeu para o Flu, ganhando 4 e empatando uma. Invencibilidade confirmada ou escrita rompida? Bom motivo para cuidar este prélio. O Tricolor não empata há 6 rodadas e ganhou 4 delas, tendo uma derrota nos últimos 7 mandos com 5 sucessos. Já o Verdão do Oeste só caiu uma vez nas últimas 5 rodadas e faturou 3 delas, vencendo uma das últimas 7 visitas e se dando mal em 3 delas.

Santa Cruz x Atlético Paranaense (19° com 20 x 8° com 36) - O histórico é pequeno, apenas 4 pelejas em Pernambuco, mas ainda assim vale constatar que nelas os tricolores nunca venceram os rubro-negros, apenas ganhando uma nos pênaltis em 1988 - mas para fins destas estatísticas, são os 90 ou 120 minutos que valem (não sei por qual motivo decisões por penalidades máximas não são consideradas se muitas vezes elas fazem vários campeões, mas um dia eu entro no mérito dessa questão com mais tempo). O Furacão não empata há 9 rodadas e venceu 3, tendo perdido as 4 últimas visitas. Por sua vez, a Cobra Coral tem 9 rodadas sem vitória com 6 perdidas, além de 4 mandos sem sucesso e um ganho nos 7 últimos, dos quais 5 perdidos.

São Paulo x Cruzeiro (12° com 31 x 14° com 29) - Não teremos goleadores que "hablam español" dos dois lados pois, mesmo os são-paulinos contando com Chávez, os cruzeirenses estarão desfalcados do Ábila e também do Arrascaeta. Os paulistas têm 3 vitórias seguidas em casa sobre os mineiros. O Tricolor voltou a ganhar após 4 rodadas e 4 mandos, ao passo que a Raposa voltou a perder depois de 3 vitórias seguidas e 6 rodadas sem tombo. Por outro lado, para animar, não é superado há 3 visitas e faturou as duas últimas.

Internacional x Vitória (16° com 27 x 18° com 26) - Os gaúchos não são vencidos pelos baianos enquanto mandantes há 7 jogos desde 2003 e terão um reencontro: Argel Fucks, novo técnico rubro-negro após a demissão do Vagner Mancini ainda no sábado passado. O Colorado triunfou uma única vez nas últimas 16 rodadas e perdeu 10 delas, mas seu último mando vitorioso foi o primeiro após 6 fracassados. Enquanto isso, o Leão tem um êxito nas últimas 6 rodadas com 4 perdidas, caindo nas últimas 4 visitas e sem ganhar há 6. Detalhe que, além disso do Argélico, apimentará ainda mais a provável noite fria de amanhã: o único sucesso do Vitória em 12 visitas nesta competição foi justamente aqui em Porto Alegre, diante do Grêmio. A noite promete.

Figueirense x América Mineiro (17° com 27 x 20° com 14) - Os mineiros ganharam as últimas 3 vezes dos catarinenses, que estão sem o lesionado Rafael Moura e sem o dispensado Carlos Alberto. O Furacão do Estreito ganhou duas das últimas 6 rodadas e o último triunfo em seus domínios foi o primeiro após 5 insucessos. Já o Coelho ainda não se deu bem fora de casa, não vence há 5 rodadas e faturou uma das últimas 15.

Organizei os jogos pela ordem do melhor classificado em cada um, mas coloquemos os dias e horários também para ninguém se perder. Seis hoje: Botafogo x Santos e Figueirense x América às 19h30, Ponte x Grêmio e Santa x Atlético Paranaense às 21h e Palmeiras x Flamengo e Coritiba x Corinthians às 21h45. Quatro amanhã: Flu x Chape e Atlético Mineiro x Sport às 19h30 e Inter x Vitória e São Paulo x Cruzeiro às 21h.

Série B: a rodada foi vencida pelo Dragão

O grande vencedor desta 25ª rodada foi sem dúvida o Atlético Goianiense, que ganhou seu jogo e teve uma ajuda local pois o Goiás arrancou o empate diante do Vasco, líder só por ter uma vitória a mais. Sete equipes estão separadas por 4 pontos por teóricas duas outras vagas pelo acesso. Mesmo perdendo, o Brasil de Pelotas teve sorte pois a concorrência também se deu mal, sobretudo CRB e Ceará, que estão inexplicavelmente ridículos há um bom tempo. Quem tirou proveito disso foram Vila Nova e Avaí, que se aproximaram deste bolo. Lá embaixo, o Sampaio está 10 pontos abaixo da 16ª posição, não melhorando muito sua vida mesmo vencendo. Tupi, Joinville e Bragantino completam a turma de baixo e isso livrou as caras de Oeste e Goiás. Ao resumo:

Goiás 1 x 1 Vasco (15° com 31 x 1° com 45) - Os donos da casa saíram atrás, mas obtiveram a igualdade a menos de 5 minutos do término. O Cruzmaltino só venceu uma das últimas 7 rodadas, tendo agora um salvo conduto pela "gordura acumulada" sem no entanto poder descuidar mais vezes, e o Esmeraldino tem apenas uma derrota nas últimas 8 rodadas, importante para uma campanha de recuperação.

Bragantino 1 x 2 Atlético Goianiense (17° com 27 x 2° com 45) - Os goianos foram vazados pelos paulistas logo após seu segundo gol, mas como isso aconteceu já nos acréscimos da metade complementar, não deu nada. O Dragão está invicto há 8 rodadas e o Massa Bruta deixou de emplacar 3 vitórias consecutivas.

Luverdense 1 x 0 Brasil (11° com 34 x 3° com 40) - O Xavante não ficava duas rodadas seguidas sem vitória desde julho e o Verdão do Norte está há 5 rodadas na base do "ganha agora e perde depois".

CRB 1 x 2 Avaí (4° com 38 x 9° com 36) - O Galo da Pajuçara sabe lá Deus como continua entre os quatro primeiros mesmo com uma única vitória nas últimas 9 rodadas, um troço inexplicável. Já o Leão da Ilha está subiiiindo, como diria Henrique Chaves em Brasília, e tem 5 rodadas de invencibilidade.

Tupi 1 x 1 Londrina (18° com 24 x 5° com 38) - Escapando da derrota aos 39 do segundo, o Tubarão voltou a empatar após 7 rodadas, enquanto o Galo Carijó tem somente um êxito nas 6 últimas rodadas.

Ceará 0 x 1 Sampaio Corrêa (6° com 38 x 20° com 20) - O Vozão é outro que tá uma piada de mau gosto ao ter 8 rodadas fracassadas, enquanto o Bolívia Querida não empatava havia 5 rodadas e apenas, tão somente, única e exclusivamente agora conseguiu sua primeira vitória fora de casa nesta segunda divisão. Baaahhh!!!

Paysandu 2 x 1 Bahia (14° com 32 x 7° com 36) - Os paraenses começaram vencendo, os baianos diminuíram, mas ficou nisso. O Papão não ganhava havia 4 rodadas e o Esquadrão de Aço vinha de 6 sem queda.

Paraná 1 x 2 Vila Nova (13° com 33 x 8° com 36) - Outro que se deu muito bem com os resultados paralelos, o Tigre só perdeu uma das últimas 8 rodadas e o Tricolor voltou a perder depois de 3 rodadas.

Criciúma 4 x 0 Oeste (10° com 34 x 16° com 30) - Voltando a marcar 4 gols na mesma partida desde os 5 x 0 sobre o Camboriú em 9 de abril, o Tigre voltou a triunfar depois de 4 rodadas. Enquanto isso, pouco tem adiantado a parceria com o Audax pois o Rubrão vai mal das pernas: uma vitória nas últimas 6 rodadas.

Joinville 0 x 0 Náutico (19° com 24 x 12° com 33) - Ninguém sorriu ao último apito. O Timbu ganhou apenas uma das últimas 7 rodadas e o JEC faturou somente uma das últimas 8. Solidário sou a quem viu isso.

Marquemos aí a próxima rodada: na sexta, Brasil x Criciúma às 19h15, Vila x Luverdense às 20h30 e Vasco x Joinville às 21h30; e no sábado, Atlético x Paraná, Avaí x Bragantino e Sampaio x CRB às 16h, Londrina x Ceará e Náutico x Paysandu às 16h30, Bahia x Goiás às 18h30 e Oeste x Tupi às 21h.

Sul-Americana: quarteto brasileiro de olho

Os adversários dos nossos representantes serão definidos neste meio de semana. Um deles sai hoje mesmo: o da Chapecoense. Certo é ser um argentino, vantagem por agora de 2 x 0 do hoje mandante Independiente sobre o Lanús. Os demais saberemos amanhã: Santa Cruz x Sportivo Luqueño ou Independiente Medellín (vantagem Independiente 3 x 0), Coritiba x Belgrano ou Estudiantes (vantagem Estudiantes 1 x 0) e Flamengo x Palestino ou Real Garcilaso (vantagem Palestino 2 x 2, considerando-se os gols fora de casa).

Curtinhas

*Brasileiro Sub-20: a final começou com Botafogo e Corinthians empatados em 1 gol no RJ. Decisão semana que vem, em SP. Como gol fora é critério de desempate, um "oxo" dará o caneco para os paulistas.

*Sei pela Gabriela Moreira que foram adiadas para 2018 as contrapartidas do Profut, pelas quais não cumprir a lei pode levar o clube infrator a ser rebaixado no Campeonato Brasileirão. Covardes agremiações.

*Deu negativo a contraprova do antidopagem do Jacsson, guarda-metas reserva do Internacional.

*Registrado o placar mais elástico da história da ConcaChampions (a Liga dos Campeões da Concacaf): 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 Pachuca x 0 Police United. Os mexicanos arrebentaram com o time de Belize.

*Diante disso, parece "nada" o Barcelona ter tocado 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0 no Celtic pela Liga dos Campeões.

*UEFA com novo presidente: Aleksander Ceferin, esloveno que bateu o holandês Michael van Praag por 42 x 13.

*Der Spiegel noticiando que Franz Beckenbauer recebeu um pagamento misterioso de 5,5 milhões de euros referente à presidência do Comitê da Copa de 2006. Não, não... "Kaiser" bandido eu não aguento, não.

*Mais lamaçal: revelado foi pelo Fábio Aleixo no UOL que José Luis Sáez, o interventor da FIBA na força-tarefa que tentará tirar a CBB do buraco, responde na sua Espanha por corrupção praticada enquanto presidiu a Federação Espanhola de Basquete de 2004 até este ano. Mas só tem criminoso por todos os lados! PQP!!!

*Liga Mundial 2017: a estreia do Brasil será contra a Itália, de 2 a 4 de junho, revivendo a última final olímpica.

*Copa do Mundo de Futsal: após estrear com 3 x 1 sobre a Ucrânia, o Brasil enfrenta hoje a Austrália.

*As oito medalhas do Brasil nesta segunda nos Jogos Paralímpicos: um ouro no atletismo com o revezamento 4 x 100 metros rasos T11-13, quatro pratas (atletismo com Odair Santos nos 1.500 metros rasos T11 e Mateus Evangelista no salto em distância T37, natação com André Brasil nos 100 metros livre S10 e Evânio da Silva no halterofilismo até 88 kg) e três bronzes (atletismo com Edson Pinheiro nos 100 rasos T38, natação com Phelipe Rodrigues nos 100 metros livre S10 e Bruna Alexandre no tênis de mesa classe 10).

*Ó quem se tornou campeão paralímpico no RJ: Alessandro Zanardi, o italiano que era piloto da Fórmula Mundial e que perdeu as duas pernas na etapa da Alemanha em 2001 - aliás, o acidente completa 15 anos amanhã. Ele venceu a prova do ciclismo contrarrelógio H5 e obteve sua quarta medalha paralímpica. Em Londres 2012, Zanardi faturou dois ouros (estrada e contrarrelógio H4) e uma prata (revezamento por equipes H4).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Acabou que deu mesmo a lógica: com Patrícia Costa efetivada apresentadora do "Domingo Espetacular", Salcy Lima passou a ser a titular da previsão do tempo no "Jornal da Record". A própria deusa negra lindíssima (ninguém tem me deixado mais arrebatado atualmente do que ela) confirmou isso nas redes sociais. Menos mal que a paraense não deixa de fazer as manhãs da Record, continuando no "Fala Brasil" como informante do segmento esportivo e apresentadora do jornal em si aos sábados e em folgas e férias das titulares.

*Flávio Ricco noticia que haveria um mal-estar na Bandeirantes por outras apresentadoras e repórteres estarem incomodadas pelo fato do "Jornal da Band" de dois sábados atrás ter sido feito pela Laura Ferreira. Sinceramente, será que só eu não vi nada de mais nisso? Afinal, desde o ano passado ela é apresentadora em si do "Café com Jornal", sendo a principal nas ausências do Luiz Megale, e nada mais natural que tenha uma oportunidade como essa. Não é por ser meteorologista do noturno e continuar a falar do assunto tanto no matinal quanto na Rádio BandNews FM que isso a diminui. Não seria isso mera tempestade em copo d'água?

*Enquanto isso, leio no Daniel Castro que Michelle Loreto é quem ocupará a vaga da Ana Brito, que pediu as contas em agosto, como repórter do "Bem Estar" na Globo, que nesta semana voltou a ter a apresentação da Mariana Ferrão após sua segunda licença-maternidade. Então, é um segundo acréscimo ao programa matutino, já que você leu na coluna de ontem que também dele passou a fazer parte Veruska Donato, cuja "Sala de Emprego" foi extinta no "Jornal Hoje". Atualmente, Michelle era repórter dos jornais locais paulistas.

*André Marques no "The Voice Kids" em janeiro no lugar do Tiago Leifert, agora do "BBB". Entendo...

*Não sei até a publicação desta edição qual filme passará na rede nacional, mas o "Supercine" será regionalizado aqui no Rio Grande do Sul no sábado para domingo. Em referência ao 20 de setembro, data máxima do estado, será exibido "O Tempo e o Vento", o filme de 2013. Chamadas com locução local já no ar.

*Leio na Patrícia Kogut que o "Mãe é Tudo", programa que a Record News estreará no fim deste setembro a partir de um projeto via internet, terá um desfalque. Nele estarão Maria Cândida, Vanessa Jackson, Solange Frazão e Mônica Carvalho, mas não Suzy Rêgo, que está contratada pela Globo para fazer "Rock Story", novela das 19h30 que será a sucessora de "Haja Coração". Bem que eu estava estranhando Suzy fazer este programa na Record News pois, depois de "Império", achava mesmo que ela retornaria logo em outra telelágrimas global.

*Um dos ótimos dubladores cariocas atuais, Marco Ribeiro divulgou no Facebook um dos vídeos mais legais e emocionantes deste ano: assista aqui o reencontro dos mitológicos Mário Monjardim, de 81 anos, e Orlando Drummond, de 96, os eternos Salsicha e Scooby Doo, duas das maiores lendas da dublagem brasileira na história e dois daqueles para os quais os fãs do ofício batem palmas e mais palmas sem parar. Eles se reuniram ontem nos estúdios Wan Marc (ex-Wan Macher) para dublar personagens em um crossover de "Jovens Titãs" e "As Meninas Superpoderosas" a ser exibido pelo Cartoon Network, e Marco os dirigiu. Sem palavras!!!

*Luto na dramaturgia: um câncer no fígado vitimou hoje Duda Ribeiro, ator que tinha 52 anos e que trabalhou em quase duas dezenas de produções da Globo, a última delas a novela "Salve Jorge" em 2012. A última atuação foi no ano seguinte com o humorístico "Vai Que Cola", no Multishow. Ali, a doença veio com tudo.

*Quarta-feira dos 55 anos de André Mattos, atuante por último em "Narcos" e visto pela última vez na telinha em "Plano Alto", na Record. Ele também fez o Dom João VI de "O Quinto dos Infernos" na Globo, mas teve como momento marcante o impagável Padilha, o taxista de "Prova de Amor", com seu bordão: "dia lindo!"

*Fazenro 45 anos hoje Kimberly Williams, gatinha que fez a filha de Steve Martin nos dois filmes "O Pai da Noiva", a ela cabendo o papel original de Elizabeth Taylor, e que também atuou na série "O Jim é Assim".

Bela do Dia: Júlia Alves

Júlia Alves, colunista social de Zero Hora. Na minha rede social, esta gatinha merece muitas curtidas.

*Poucos dias após "Jornada nas Estrelas" completar 50 anos de lançamento, um dos intérpretes de tripulante da Enterprise original faz 80 anos nesta quarta: Walter Koenig, que fazia o oficial Chekov.

*O grande noticiário de entretenimento da TV ameircana celebra hoje seus 35 anos. O "Entertainment Tonight" chegou a passar aqui no Brasil pelo saudoso canal USA na segunda metade dos anos 90, sempre com a edição exibida na noite anterior com tradução simultânea para o português. Eu gostava de assistir.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Paranaense de Londrina, Arrigo Barnabé faz 65 anos nesta quarta-feira. A partir dos anos 70, ele se notabilizou como compositor no movimento chamado "Vanguarda Paulistana". Trago três momentos dele: de 1981, "Londrina" em dueto com Tetê Espíndola no Festival MPB Shell; de 1987, "Suspeito" em clipe exibido no "Fantástico" com apresentação de César Filho; e de 2011, "Judiaria" em versão acústica no "Ensaio".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Disse Bernie, o titio Ecclestone: o maior piloto de todos os tempos é Alain Prost. Concordam ou discordam?

"24 Horas" volta antes que tenhamos debates acalorados entre os fãs da F-1 sobre esta opinião!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.