.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 8 de setembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 5
Paralímpicos: começo muito positivo

Jogos abertos com uma cerimônia que arrancou muitos elogios e da qual infelizmente só pude ver umas poucas imagens nos noticiários - não por causa da falta do SporTV2 pois eu tinha a alternativa da TV Brasil, mas é que um sono prolongado em tarde chuvosa de feriado me "nocauteou" e só acordei quando Coritiba x Grêmio estava por começar. Momentos emocionantes, como João Carlos Martins tocando o Hino Nacional no piano, Márcia Malsar tropeçando e se levantando ao conduzir a tocha com o apoio e incentivo de todo o público (levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, já diria a canção), o lindo balé da bi-amputada snowboarder Amy Purdy e o acendimento da pira olímpica pelo mito Clodoaldo Silva. Claro, sem contar a monumental vaia ao presidente Michel Temer, tão forte que até interrompeu o discurso do Carlos Arthur Nuzman, algo que vai além do esporte.

Nas competições, a manhã desta quinta reservou as duas primeiras medalhas brasileiras (até a publicação desta edição, claro), ambas no atletismo. Uma prata veio com Odair Santos nos 5.000 metros categoria T11, enquanto o ouro inicial foi ganho por Ricardo Costa no salto em distância também T11 com a marca de 6,52 metros. É apenas o começo, muitas medalhas mais chegarão nesta competição que só tem vencedores da vida.



Os três primeiros fizeram sua parte

Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro começaram assim a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, que teve ainda a reafirmação das descendentes de Grêmio e Atlético Paranaense, o abismo do Santa Cruz e uma ascensão do Botafogo. Mais três jogos acontecem hoje, mas abro fazendo rápidos destaques do sete concluídos (em tempo: não pude ver nada deles sem ser os gols, a não ser o jogo do Couto Pereira, que pude assistir um pouco).

Palmeiras 2 x 1 São Paulo - Virada alviverde iniciada em gol impedido do Mina, mas que ainda assim reforçou o momento muito bom dos vencedores e péssimo dos perdedores são-paulinos, que antes da bola rolar tiveram a confirmação da saída do executivo de futebol Gustavo Vieira de Oliveira. Líder com 46 pontos, o Verdão não é derrotado há 6 rodadas e venceu 4 das últimas 5, tendo apenas 2 derrotas nas últimas 12, o que significa 24 pontos ganhos de 36 disputados. Décimo terceiro com 28 pontos (apenas dois acima da zona do rebaixamento), o Tricolor tem 5 insucessos no geral e, apenas no Brasileirão, 4 fracassos consecutivos e uma vitória nas últimas 9 rodadas, somando 7 de 27 pontos. Medo total no Morumbi, festa no Parque.

Flamengo 2 x 1 Ponte Preta - Os cariocas saíram na frente, os campineiros empataram e o desempate veio quase na troca do sinal amarelo para vermelho. Vice-líder com 43 pontos, o Mengão emendou 3 vitórias e só caiu uma vez nas últimas 10 rodadas, das quais faturou 7, somando 23 destes 30 pontos. Sétima com 34, a Macaca traz 3 vitórias das últimas 9 rodadas, com 11 destes 27 pontos, e não ganha fora de casa há 5 jogos. Zé Ricardo foi ficando, foi ficando e, quando menos se imaginava, tem mostrado ótimo serviço.

Atlético Mineiro 2 x 1 Vitória - Também aqui tivemos desempate com os dois gols mandantes anotados pelo Fred, decisivo como gosta de ser muitas vezes. Terceiro com 42 pontos, o Galo perdeu somente uma das últimas 9 rodadas e ganhou 22 destes 27 pontos, tendo 8 vitórias consecutivas como mandante no Brasileirão. Décimo sétimo com 26, o Leão venceu somente duas das últimas 11 rodadas e obteve 10 destes 33 pontos. Fora de casa, são 4 derrotas seguidas e 6 rodadas sem se dar bem nos territórios dos oponentes.

Coritiba 4 x 0 Grêmio - Aos 20 do primeiro, estava 0 x 0. Aos 40, estava 4 x 0. Há horas a defesa gremista se mostra um convite ao perigo. Quem tira bom proveito costuma se dar bem. Assim fizeram os coxas em pouco menos de 20 minutos inspiradíssimos que levaram a um tédio absoluto na segunda etapa, pois quem tinha frente administrou e quem perdia não mostrou perspectiva nenhuma de melhora. Sexto com 36 pontos, o Tricolor não ganha há 4 rodadas e venceu uma das últimas 7, tendo apenas 4 destes 21 pontos. São 5 jogos sem vitória fora de casa pela Série A, na qual os únicos êxitos como visitante foram sobre o Inter no Beira-Rio e o Atlético em Belo Horizonte. Décimo segundo com 29, o Coxa não perde há 5 rodadas e somou 11 destes 15 pontos.

Botafogo 1 x 0 Fluminense - O Luso-Brasileiro tem feito muito bem aos alvinegros pois, tirando a derrota pro Cruzeiro na semana passada, são 4 vitórias e 1 empate nos outros 5 jogos ali realizados. Décimo com 32 pontos, o Fogão tem 5 vitórias nas últimas 7 rodadas (15 pontos em 21). Onde é que estava este Glorioso no começo do torneio? Oitavo com 34, o Fluzão não empata há 5 rodadas e perdeu duas das últimas três.

Figueirense 1 x 0 Atlético Paranaense - A péssima fase rubro-negra veio a calhar para o alvinegro na fuga do descenso. Nono com 33 pontos, o Furacão da Baixada tem 5 derrotas nas últimas 7 rodadas e somou 6 pontos destes 21, tendo ainda 4 derrotas seguidas como visitante no Brasileirão. Décimo quinto com 27, o Furacão do Estreito não empata há 5 rodadas e chegou à segunda vitória neste período de desafios.

Santa Cruz 2 x 2 Chapecoense - Os tricolores precisam de um banho de sal grosso daqueles pois saem atrás, conseguem a virada e tomam um gol de pênalti que joga fora a possibilidade da primeira vitória na primeira divisão após muito tempo. Penúltimo com 20 pontos, o Santinha ganhou apenas um dos últimos 11 jogos no geral - e foi na Sul-Americana este êxito. Apenas no Campeonato Brasileiro, são 8 rodadas sem sucesso e 3 pontos obtidos nestes 24. Ridículo desempenho. Décima primeira com 31, a Chape está irregular nas últimas 8 rodadas ao ter 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Típico caso do copo meio cheio e copo meio vazio.

Corinthians x Sport - Quarto com 37 pontos, o Coringão continuará nesta mesma posição ainda que vença. Décimo quarto com 27, o Leão subirá duas posições se triunfar em SP, o que não ocorre desde 2007.

Internacional x Santos - Antepenúltimo com 24 pontos, o Colorado sairá da zona de risco se ganhar pois terá 27 pontos com 7 vitórias, passando o Figueirense com 27 e 6 vitórias e o Vitória com 26 pontos. Mas tem o jejum das 14 rodadas sem triunfo a ser quebrado. Quinto com 36, o Peixe subirá uma posição com êxito seu somado a no máximo empate do Corinthians. Só que não vence no Beira-Rio desde 2008. E agora, viventes?

América Mineiro x Cruzeiro - Lanterna com 13 pontos, o Coelho ficará a 11 da escapada se vencer. Décima sexta com 26, a Raposa subirá para décimo segundo se ganhar e o Sport no máximo empatar.

Sai hoje um campeão estadual

Chamo sempre nestes escritos o Campeonato Amapaense de "Copa Flávia Freire" em referência à pessoa mais famosa (que eu conheça) nascida naquele estado. Então, hoje teremos a final da "Flavinha" em jogo único, que terá o Trem, campeão do primeiro turno, e o Santos, vencedor do segundo. Ano passado, a decisão entre eles teve o Santos campeão nos pênaltis. Apitante muito conhecido escalado: Luiz Flávio de Oliveira.

Curtinhas

*Conmebol propondo um confronto entre os campeões da Recopa Sul-Americana e da Supercopa da Europa, no caso deste ano, River Plate x Real Madrid. Indiretamente, seria um retorno da Copa Intercontinental, que foi extinta em 2004 para a FIFA lançar no ano seguinte o Mundial de Clubes. Que acham da ideia?

*Quinta-feira dos 60 anos de Stefan Johansson, piloto sueco que correu na Fórmula 1 de 1983 a 1991 e na Fórmula Indy de 1992 a 1996. Nas duas categorias, ele nunca venceu uma só corrida que fosse.

*Luto no boxe: morreu aos 64 anos Bobby Chacon, que recebia cuidados paliativos para demência. Profissional por 16 anos com 59 vitórias (47 por nocaute) e 7 derrotas, foi campeão mundial dos penas e super-penas.

*O time de Taubaté foi mal no Super Globe (Mundial Masculino de Handebol), limitando-se a um reles sétimo lugar com 35 x 23 sobre a Sydney University no Qatar. Na edição anterior, a posição foi a sexta.

*Os nadadores americanos envolvidos na mentira do assalto no RJ se deram muito mal. Comitê Olímpico Americano e USA Swimming suspenderam Ryan Lochte por 10 meses e Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen todos por 4 meses. Valeu a pena inventar aquela presepada toda? Não, né?

*Fãs do futebol americano em festa com o início esta noite da temporada 2016/2017. De cara, um "revival" do último Super Bowl: o atual campeão Denver Broncos jogando em casa contra o vice Carolina Panthers.

*Ficaram assim as semifinais do US Open: nelas, Serena Williams x Karolina Pliskova e Angelique Kerber x Caroline Wozniacki; e neles, Novak Djokovic x Gael Monfils e Stanislas Wawrinka x Kei Nishikori.

Momento Raridade Rara: Daniela Ungaretti



Completa 40 anos hoje a jornalista da RBS TV em Porto Alegre, que é uma das mulheres mais fascinantes que já conheci ao ter um ar elegante e de porte distinto que me fez chamá-la desde muitos anos de "Mademoiselle" nestas mal traçadas linhas. Depois de quase 8 anos na TVCOM, ela chegou à afiliada da Globo em 2006 para apresentar o "Bom Dia Rio Grande", inicialmente em dupla com André Haar na licença-maternidade de Paola Vernareccia e, depois, efetiva com Paola quando André se transferiu para a Record. Ao mesmo tempo, fazia o "Jornal do Almoço" em muitas e longas temporadas ao lado da Cristina Ranzolin durante as ausências da Rosane Marchetti, fora dali por dar prioridade aos muitos "Globo Repórter" que sempre fez.

Dani permaneceu no matinal até 2011, quando foi para o "RBS Notícias" no lugar da Cristina Vieira, que saíra para a TV TEM em Sorocaba. Das noites de segunda a sábado passou para uma noite por semana em 2013, quando passou a apresentar o "Teledomingo", dele sendo a última a fazê-lo por ali permanecer até a extinção no ano passado. Depois disso, retornou ao "Bom Dia Rio Grande" em dupla com Simone Lazzari (baita dupla, diga-se de passagem, como falaria o "gaúcho de Erechim"), além de apresentar o "Jornal do Almoço" aos sábados e nas folgas da Cris Ranzolin. Desde o fim da semana passada, a "Mademoiselle" está de férias.

Separei neste tópico cinco momentos da Daniela nestes 10 anos de RBS TV. Ela merece a lembrança:

De 2007, um "Jornal do Almoço" onde chama um vivo da então ainda repórter Carla Fachim sobre um protesto contra a falta de apuração do que ocorreu na tragédia do voo 3054 da TAM em SP. Curiosidade: Carla fez um "meio de campo" no "RBS Notícias" em 2011 ao fazê-lo por um mês depois da Cris Vieira e antes da Dani.

De 2009, um primeiro bloco do "Bom Dia Rio Grande" com ela em apresentação solo. Também aparecem Jader Rocha no esporte, Cláudio Andrade na previsão do tempo e Mariane Schlindwein na reportagem. De todos, só mesmo Daniela continua na RBS TV, pois Jader hoje é do SporTV no RJ, Cláudio foi visto por último na TV Pampa (é candidato a vereador nestas eleições) e Mariane agora é da RIC/Record em Curitiba.

De 2010, um "Bom Dia" com Dani e Paola Vernareccia apresentando reportagens de Marcelo Magalhães e Caroline Patatt sobre problemas de saneamento básico aqui no RS. Marcelo admito não saber por onde anda, tem um tempão que não o vejo ou ouço (a última vez que me lembro foi na Rádio Guaíba). Já Carol deixou há pouco mais de um mês a Record, onde foi repórter esportiva por 4 anos, para trampar no Fox Sports no RJ.

De 2011, manchetes de um "RBS Notícias" naquela noite apresentado apenas por ela.

De 2013, o começo de um "Teledomingo" com sua apresentação e ali já exibido em alta definição.

Momento Raridade Rara: Jornada nas Estrelas

Uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos atinge os 50 anos da estreia de tudo. Foi num 8 de setembro de 1966 que a criação de Gene Rodenberry foi ao ar pela primeira vez como série de TV, a qual duraria 3 temporadas. Depois, a tripulação da Enterprise ganhou uma série animada e saltou para as telonas em 1979, quando lançado o primeiro dos seus 6 filmes, o último de 1991. A seguir, entrou a "Nova Geração" em série de 1987 a 1994 e em mais 4 filmes de 1994 até 2002. Outras três séries derivadas foram produzidas: "Deep Space Nine" de 1993 a 1999, "Voyager" de 1995 a 2001 e "Enterprise" de 2001 a 2005. A tripulação original com Kirk, Spock e McCoy voltou em 2009 para o primeiro de até agora 3 filmes com ela encarnada por um novo elenco.

Começo destacando a origem de tudo: a série clássica. Primeiro, veja aqui um trecho de episódio com a primeira dublagem brasileira, feita pela AIC de SP (atual BKS) na própria década de 60. Agora, assista aqui um pedaço de episódio com a segunda dublagem, feita pela VTI do RJ no fim dos anos 80. A abertura clássica não pode faltar: esta aqui é na dublagem AIC, com locução de Antônio Celso, famoso radialista da antiga Excelsior de SP ("A Máquina do Som"); e esta aqui é na dublagem VTI com a voz do Garcia Jr., dublador do Capitão Kirk. Mais um brinde: curta aqui um vídeo também do fim dos anos 80, que mostra os bastidores da dublagem feita na VTI e gravações feitas por Garcia e Márcio Seixas, este o Sr. Spock, além de uma entrevista com Garcia Neto, que fez Spock nos filmes do cinema - nos quais Marcos Miranda dublou Kirk.

Nestes 50 anos, quase todas as TVs brasileiras exibiram algo de "Jornada" em algum momento, fosse série e/ou filme. Alguns registros: de 1982, créditos finais de um episódio da série na Bandeirantes, com a locução de Dione Forti anunciando as próximas atrações; de 1988, chamada de "Jornada nas Estrelas 2" na "Tela Quente" da Globo; de 1994, chamada da série clássica na "Tarde Maior" da Record; e de 1995, chamada de "Jornada nas Estrelas 3" num festival só da franquia na CNT. Outro destaque é de 1991: "Jornal da Manchete" com uma apresentadora que admito não lembrar como se chama (adicionarei seu nome se alguém informá-lo) anunciando uma reportagem de Morgana Doimo sobre fãs curtindo o sexto filme da tripulação da Enterprise. Do rádio, eis mais um brinde: de 2009, um "Você é Curioso?" da Bandeirantes com Silvania Alves e Marcelo Duarte entrevistando Susana Alexandre e Salvador Nogueira, que lançavam o livro "Almanaque Jornada nas Estrelas".

Termino com dois temas musicais clássicos: este aqui é o da série original, composto por Alexander Courage; e este aqui é o dos filmes (e, depois, da "Nova Geração"), magistral obra de Jerry Goldsmith.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Duas afiliadas da Rede Record aniversariando no mesmo dia das suas cidades: 55 anos da TV Vitória (desde 1998) e 35 anos da TV Cidade de São Luís (desde 2004). A emissora capixaba foi a primeira de vídeo da capital, retransmitindo a Tupi até seu fim em 1980, depois se unindo à TVS e ao SBT até 1984, quando foi pra Manchete até 1998. Já o canal maranhense se chamou inicialmente TV Ribamar e mudou de nome em 1993, começando a mostrar a Band até trocá-la em 2000 pela Rede Mulher, que no mesmo ano deu lugar à RedeTV!.

*Noite do primeiro debate para prefeito de Porto Alegre na televisão - pois é, só agora uma TV daqui fará o seu debate. A primazia caberá à Band, que terá Oziris Marins mediando o encontro a partir das 22h30, com exibição também pelo site da emissora. Além disso, o BandNews TV também apresentará o "entrevero político" da aldeia pampeana para todo o Brasil. Em termos de rádio, desta vez somente a BandNews FM retransmitirá o debate pois a Bandeirantes AM e FM estará com o segundo tempo e o pós de Inter x Santos.

*José Luiz Datena disse ontem no "Brasil Urgente" que precisará ser submetido a uma cirurgia bariátrica para controlar o diabetes, devendo emagrecer uns 30 quilos, e afirmou que, sem ela, morrerá. Saúde pra ele.

*Quinta-feira dos 30 anos de Gabriela Ferreira, repórter da Globo News desde 2014 e eventual apresentadora, tendo até aparecido na TV Globo em algumas edições do "Via Brasil" (RJ, São Paulo e parte da rede) aos sábados. Ela estreou na televisão pela Band em 2011, antes disso sendo repórter da Rádio Globo e do Extra.

*Tristeza: TV Cultura em estado de greve desde hoje, a terceira nos últimos 2 anos, motivada por dissídios acordados desde 2013 e vencimentos salariais congelados desde o ano retrasado e que deveriam ter tido um reajuste real de 3%. Sei pelo Gabriel Vaquer no NaTelinha que uma assembleia discutirá o estado de greve na próxima segunda-feira e que isso já prejudica a programação a ponto do "Jornal da Cultura" das 12h, com Aldo Quiroga na apresentação, teve apenas dois entrevistados, vivos de Brasília e Rio de Janeiro, câmeras estáticas devido à ausência de cinegrafistas e matérias "de gaveta" pois nada em SP foi produzido hoje. Grevistas colocaram faixas na entrada da emissora, com dizeres como: "Paralisação é a solução... Greve geral já!" e "Trabalhadores da TV Cultura pedem socorro". Deixaram a Fundação Padre Anchieta se afundar a tal ponto. Bah!!!

Bela do Dia: Amy Purdy

Amy Purdy, atleta bi-amputada americana que arrasou na abertura da Paralimpíada com um belíssimo número de balé. Ela ganhou os corações de todo mundo ao se mostrar tão encantadora e graciosa.

*Terça para quarta, aconteceu algo inédito: a grade noturna do SBT atrasou tanto que não deu tempo para exibir nenhuma das duas séries da madrugada, já que a primeira das duas reprises do "Jornal do SBT" começa às 4h em ponto, sem qualquer atraso. Normalmente, neste dia da semana, não dá tempo de passar "Mike & Molly" e sim apenas "Dois Homens e Meio" - e ainda com cortes para ajuste horário por iniciar lá pelas 2h45. Mas desta vez, o "Okay Pessoal!!!" começou às 3h05 e acabou exatamente às 4h. Assim sendo, pela primeira vez, Otávio Mesquita recebeu o horário de Hermano Henning e Analice Nicolau para devolvê-lo aos mesmos dois.

*Dica muito imperdível para os fãs do eterno Chico Anysio: o Viva começará a apresentar a partir de hoje, às 21h, o "Chico City". Este foi o primeiro grande programa dele na TV Globo, transmitido de 1973 até 1980 e trazendo seus clássicos personagens, como Painho, Tavares, Alberto Roberto e tantos, tantos e tantos mais que marcaram época. Uma reprise será exibida às segundas-feiras, às 22h. "Não garavo!" Não! "Garave" sim! Tudo!

*Há 5 anos hoje fechados, deixávamos de fazer qualquer negócio pois falecia Marcos Plonka. Nascido em 1939, o intérprete do Samuel Blaunstein na "Escolinha do Professor Raimundo" na Globo e em escolinhas da Record também fez muitas novelas nas décadas de 60 e 70, mas depois disso somente mais três.

*Fazendo 25 anos nesta quinta que morreu de AIDS o ator Brad Davis, nascido em 1949 e vencedor do Globo de Ouro de ator revelação por "O Expresso da Meia-Noite". Ele também fez "Carruagens de Fogo".

*45 anos hoje de David Arquette, irmão de Patricia, Rosanna, Alexis e Richmond. Ele fez o xerife Dewey nos quatro filmes "Pânico", nos quais atuou com Courteney Cox, com quem foi casado por alguns anos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

A vascaína sangue bom Fernanda Abreu celebra nesta quinta-feira 55 anos. Surgida como backing vocal da Blitz, está em carreira solo desde 1990. Trago três temas dela pra colocar o sofá pro lado e dançar muito: de 1990, "A Noite"; de 1992, "Rio 40 Graus"; e de 1995, "Veneno da Lata" com Herbert Vianna.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Deu no site: "Ronaldinho Gaúcho anuncia que se aposentará daqui a um ano". Mas já não se aposentou?

"24 Horas" volta antes que o R10 volte a mostrar serviço pra valer em algum outro clube!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.