.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 4 de maio de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 169
PB temporariamente com endereço alternativo

Damas e cavalheiros na audiência deste Papo de Bola - o Site agora, sempre, em vários ou mesmo só alguns momentos desde sua estreia em 2 de junho de 2003: como perceberam, não publiquei colunas inéditas da "24 Horas" e do "Papo de Mídia" nesta terça-feira. Cheguei a prepará-las, mas fiquei muito cansado fisicamente por ter dormido muito pouco no dia anterior e, exatamente na hora de enviar os textos prontos para as páginas para o arremate antes de publicá-las, senti que teria que dar uma descansada nos olhos pois já não os dobrava e sim os triplicava. Queria apenas 5 minutos de repouso, acabei dormindo 5 horas. Foi até bom isso.

Como perceberam, tentar acessar o site pelo domínio papodebola.com.br está inviável desde este dia 3 de maio e é preciso vir para um endereço alternativo redirecionado dado pela própria Locaweb quando o levei para lá há poucos anos. Só me toquei disso no fim da tarde e começo da noite, ainda mais quando vi em meu e-mail uma mensagem do Registro.br comunicando que congelou este domínio (o qual tenho desde 26 de março de 2004) pois afirma ter encontrado irregularidades nos dados aos quais estão vinculados o domínio deste site e eu enquanto seu proprietário. Alegam que me comunicaram há duas semanas de um período exatamente de 15 dias para regularizar estes poréns, só que não recebi este e-mail. Não estou dizendo que não foi enviado, me mandaram a cópia que atesta isso. Mas não chegou na minha caixa de entrada. Pode ter parado no spam e eu não ter sabido disso por algum esvaziamento que fiz daquele espaço, várias vezes isso já aconteceu tanto com e-mails que recebi quanto com alguns que enviei. São as imperfeições da tecnologia, infelizmente estamos sujeitos a elas.

Desde ontem mesmo estou procurando resolver esta situação, mas não é fácil mais essa batalha enfrentada pois o domínio encontra-se congelado e, logo, inacessível. De imediato procurei comunicar os leitores pelas redes sociais (Twitter e Facebook) do que aconteceu, mas ainda tem muita gente que não sabe disso por não estar em ambas. É um prejuízo que sofro e contra o qual não tive como me preparar providenciando o que foi pedido por eles para que tudo ficasse ajustado - o que ainda não me foi explicado direito nos contatos que fiz buscando uma especificação do que é necessário para uma regularização que faça o domínio deste PB ser reativado. Agora, é brabo isso! Um domínio com quase 13 anos de uso, treze anos! Esse tempo todo não havia nada, agora é que foi ter? E até este momento admito não saber direito o que é que de ruim foi acontecer, pois quero resolver esta ocorrência para não sofrer mais prejuízos do que já tenho tido. Rezo aos deuses para que não aconteça o pior, que seria a perda do domínio e o risco de, estando ele novamente disponível, alguém comprá-lo sem boas intenções.

Enquanto isso, como a hospedagem em si não está afetada pelo porém do domínio por publicada normalmente, peço aos viventes que continuem lendo as inéditas da "24" e do "PM" no endereço alternativo do Papo de Bola - o Site, que já estou passando adiante e que em extenso é este: site1373586365.hospedagemdesites.ws Enquanto esta inconveniência não é acertada, é neste link que deverão clicar para ler as groselhas vencidas de futebol, esportes e afins variados publicados nas duas colunas diárias que levo mais ou menos 10 horas por dia para escrever após pesquisa todo santo dia em mais de 30 sites em busca de bons assuntos para editá-las. Além disso, continuo desde 6 de abril com a internet em velocidade reduzidíssima aí sim por questão de ordem financeira pois a Vivo (até então GVT) a deixa assim mesmo quando a conta do serviço de telefone mais web não é quitada - e não estou conseguindo cumprir a renegociação feita com eles por dívidas acumuladas, ainda mais que agora a Vivo não quer auxiliar com outra renegociação que me alivie um pouco neste momento danado em que não possuo outras atividades remuneradas que possam aliviar a dureza dos últimos anos e estabeleceu que é tudo ou nada feito. Quero ir pagando até conseguir ficar em dia, mas tal extremidade só vem a complicar tudo e isso me faz recear que nesta sexta-feira, quando completarei um mês com lentidão na conexão, ela seja cortada por completo e, assim, a falta de acesso aqui em casa leve à enésima falta contínua de atualizações deste PB.

Por fim: continuo buscando patrocínios e apoios para o site, espaços para tanto existem e topo conversar sobre alternativas de outros encaixes. Não tenho limite de espaços para anunciantes, estas páginas estão abertas seja para um único que pague generosamente quanto para 10 ou 12 que paguem um pouco cada um e estes poucos todos formem juntos a mesma soma generosa. Enquanto isso não chega para fazer meu esforço valer a pena em termos de remuneração, adoto alternativas que aparecem. Quem clicar neste Papo de Bola desde esta semana perceberá uma interstitial abrir de cara. É uma experiência que estou fazendo por me render uma quantia ainda muito baixa para as necessidades mais urgentes, mas a qual adotei pois não posso mais me dar ao luxo de escolher isso e aquilo pois daqui a pouco acabo é sem nada. Tomara que o retorno seja positivo para este acerto com um parceiro continuar e o valor oferecido ser maior na sequência. Encerro lembrando aos muitos que ainda me dão essa sugestão que não posso mais usar o serviço Adsense pois o Google não me permite mais isso há uns bons anos sob a alegação de "cliques suspeitos em grande quantidade" na época em que publiquei seus anúncios, que até renderam uma soma em dinheiro interessante no primeiro mês, mas só isso mesmo.

Feito este manifesto em forma de "textão" para colocá-los a par e ímpar de tudo, vamos à edição do dia em si. E prometo que, quando surgirem novidades (positivas ou não), delas todas e todos vocês saberão.


Os brasileiros nas oitavas da Libertadores

Quarta-feira de dois deles precisando vencer diante de seus torcedores pois novo 0 x 0 resultará em pênaltis e 1 x 1 em diante classificará seus adversários. O Corinthians recebe o Nacional do Uruguai desafiando tanto a escrita de eliminações em mata-ou-morre na Arena em Itaquera quanto sua única vitória sobre o oponente ter acontecido há 60 anos num amistoso no Pacaembu (depois foram dois empates e uma derrota em termos específicos de mando corintiano em São Paulo). Uma hora essa zica terá que acabar. Já o Atlético vai ao Mineirão recepcionar o Racing apostando no sólido desempenho como mandante nesta temporada: 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Apenas na Libertadores, o Galo venceu todos os seus 3 mandos. O clube de Avellaneda ainda não ganhou fora de casa nesta edição, mas também não perdeu, empatando todas as suas quatro visitas. Emoção à vista, sobretudo para não aumentar a cara feia dos torcedores depois da derrota para o América na final estadual.

Tranquilo e favorável estando o São Paulo no México, onde até derrota por 3 gols de diferença ou por 4 gols a partir de 5 x 1 lhe permitirá a ida às quartas. O Toluca terá pela última vez o treinador José Saturnino Cardozo, que se demitiu depois da derrota pro Cruz Azul no "Tequilão". Ontem, tivemos os dois primeiros classificados conhecidos. Mexicano positivo foi o Pumas, isso sim, que havia tomado 1 x 0 do Deportivo Táchira na Venezuela e que deu de ombros para isso fazendo 2 x 0 em casa. Hoje ele saberá se pegará River Plate ou Independiente del Valle, este na frente por 2 x 0 no Equador. Já o Atlético Nacional sofreu os dois primeiros gols na competição, mas o Huracán acabou quatrilhado e, fazendo jus à primeira fase, os colombianos seguem em frente. Poderá ser a equipe de Medellín a pegar o Grêmio, desde que este "faça o crime" amanhã sobre o Rosario Central.

Fases cruzadas na Copa do Brasil

Adiado da semana passada, Joinville x Comercial ainda é pela primeira fase e ficou 1 x 1 na ida no Mato Grosso do Sul. O Ceará aguarda seu próximo rival. Ontem foi a segunda fase a começar com o Bragantino marcando 1 x 0 no Avaí. O Massa Bruta tem 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota em seus domínios neste ano e o Leão da Ilha vem de 2 vitórias e 11 derrotas nas últimas 13 jornadas. O classificado pegará Botafogo ou Juazeirense.

Também pela segunda fase, temos hoje: Ferroviária x Fluminense, com os tricolores cariocas enfrentando a equipe que chegou em dado momento a ser sensação do Paulistão, mas que passou de "Cinderela" nas primeiras rodadas para "Gata Borralheira" nas últimas; e Fortaleza x Flamengo, que nunca empataram no Ceará, com duas vitórias tricolores e três rubro-negras (duas delas em CB, ambas por 3 x 0 em 2009 e 2011).

Destaques dos campeonatos estaduais

Pernambucano - Neste 2016 do centenário de Santa Cruz x Sport, temos mais uma final entre eles. Será a 24ª, nas anteriores sendo observados 11 títulos tricolores (de um total de 28 títulos e 30 vices) e 12 rubro-negros (em total de 40 títulos e 22 vices). A última decisão vencida pelo Leão foi em 2006, enquanto o atual campeão Tricolor emendou um tri de 2011 a 2013. Campeão do Nordeste no último domingo, o Santa tem campanha geral neste estadual de 4 vitórias, 5 empates, 3 derrotas e 14 gols tanto pró quanto contra; como mandante, são 2 vitórias, 4 empates, 10 gols marcados e 6 sofridos. Já o Sport traz um retrospecto de 6 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, 17 gols pró e 8 gols contra; como visitante, tem 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 9 gols marcados e 4 sofridos. Este ano, eles já se enfrentaram duas vezes neste campeonato: a primeira foi ganha pelo Sport 2 x 1 e ainda trazia nas casamatas Paulo Roberto Falcão pelo Leão e Marcelo Martelotte pelo Tricolor; e a segunda teve o 1 x 1 que levou o Tricolor à semifinal já sob comando de Milton Mendes frente a equipe do auxiliar convertido em técnico fixo Thiago Gomes. Muito importante: ao contrário dos últimos anos, estes dois próximos não serão os últimos Clássicos das Multidões do ano pois ainda teremos os dois da Série A, os primeiros pelo Brasileirão desde 2001. Além disso, há uma escrita em jogo: o Sport não é derrotado pelo Santa há 5 clássicos gerais desde abril do ano retrasado. Mas não só de finalíssima Pernambuco viverá pois começará também a definição do seu terceiro representante na próxima Copa do Nordeste. A ida de Salgueiro x Náutico é hoje e será no Sertão.

Sergipano - Aracaju recebendo o começo da finalíssima entre o Sergipe, que tem 33 títulos (último em 2013) com 17 vices, e o Itabaiana, que soma 10 títulos (último em 2012) com 5 vices. Os dois clubes já se enfrentaram na finalíssima de 1985 e deu Sergipe com 1 x 1 no jogo decisivo e uma enorme e até maluca curiosidade: o mesmo treinador vencedor dos dois turnos e do título máximo, já que Luiz Antônio Pondé ganhou o primeiro pela equipe da capital e o segundo pelos interioranos. A campanha do Vermelhinho: total de 8 vitórias, 8 empates, 3 derrotas, 28 gols marcados e 19 sofridos; e como mandante tendo 4 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 13 gols marcados e 11 sofridos. A campanha do Tremendão da Serra: geral de 11 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 29 gols marcados e 13 sofridos; e como visitante com 5 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 12 gols pró e 6 contra. Nos três enfrentamentos entre eles neste torneio, o Itabaiana ganhou o primeiro por 1 x 0 e empatou em 1 x 1 os outros.

Mato-Grossense - Final do Norte com Luverdense x Sinop, o mandante tendo dois títulos (o último em 2012) e o visitante somando três títulos (o último em 1999), cada um também uma vez vice-campeão. Às campanhas: Verdão com geral de 10 vitórias, 5 empates, 2 derrotas, 35 gols marcados e 11 sofridos; em casa são 7 vitórias, 1 empate, 28 gols pró e 5 contra; Galo com total de 11 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 25 gols marcados e 8 sofridos; e fora de casa com 4 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 10 gols pró e 5 gols contra. Duas vezes eles ficaram frente a frente na primeira fase e ambas terminaram 0 x 0. Tomara que a finalíssima tenha bolas nas redes.

Piauiense - Confirmadas as semifinais do segundo turno com Altos x Piauí e Parnahyba x Ríver, realizadas hoje, depois que a justiça desportiva do estado absolveu o Altos da acusação de escalação irregular.

Copa Verde com boa vantagem

3 edições do torneio que reúne clubes de Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo, 3 edições com Pará na final. O Paysandu não quer repetir 2014, quando perdeu para o Brasília primeiro no campo e 6 meses depois também nos tribunais, e abriu boa frente de 2 x 0 sobre o Gama. Porém, o exemplo do ano passado deve ser lembrado pelos dois finalistas de agora, já que o Remo fizera 4 x 1 em Belém e depois tomou 5 x 1 do Cuiabá no Mato Grosso. Enquanto os candangos terão toda a semana livre até a decisão da próxima terça-feira, os bicolores jogarão no sábado a decisão estadual contra o São Francisco. Na Copa Verde, gol fora vale desempate e o Papão faturará o troféu até perdendo por um gol de diferença ou por dois gols a partir de 3 x 1.

Espanha eliminando a Bavária de novo

3 semifinais consecutivas com eliminação para clubes espanhóis: Real Madrid em 2014, Barcelona em 2015 e Atlético de Madrid agora. Bayern de Munique vai mandar pro inferno quem chegar lá e falar em castanholas, paella e filmes do Pedro Almodóvar. Jogão na Allianz Arena com um pênalti perdido por cada time (bizarro o dado pros madrilenhos) e tensão até o último minuto. O gol fora foi decisivo para o Atlético, finalista da Liga dos Campeões pela terceira vez em cinco semifinais, sendo a segunda só nas três últimas edições. Méritos dos comandados do Simeone, treinador que está fazendo história no clube. Já o Bayern agora possui 9 tanto classificações quanto eliminações. Guardiola vai pro Manchester City sem fazer os bávaros campeões europeus.

City, que hoje visita o Real em Madrid. Novo 0 x 0 provoca a prorrogação e 1 x 1 em diante favorece os ingleses. A obrigação de ganhar por até o empate ser desfavorável não é nada que seja estranho ao time do Zidane, basta ver que igual tem sido a necessidade no Campeonato Espanhol. Ausente da ida na Inglaterra e da vitória sobre a Real Sociedad no sábado, Cristiano Ronaldo é esperado em campo neste contraste grosseiro: Citizens na semi pela primeira vez e Merengues na 26ª, tendo nas anteriores 12 classificações e 13 eliminações. Só tem uma coisa: 8 das 12 positivas foram seguidas com o esquadrão dos anos 50 e 60, ao passo que nas últimas 13 edições o sucesso veio apenas em 2002 e 2014 - que, não por acaso, foram anos de títulos.

O pequeno grande campeão inglês

Obs.: este tópico seria o "abre" desta coluna se eu a tivesse publicado nesta terça. Vai ao ar hoje mesmo.

Inter de Limeira em 1986, Caxias em 2000, Santo André em 2004, Paulista em 2005, Ipatinga em 2007, Ituano em 2014... Exemplos de clubes que marcaram em suas épocas ao serem pequenos que derrubaram grandes para alcançarem o topo fosse em seus estaduais ou na Copa do Brasil. Algo muito raro no nosso futebol (ainda mais agora nesses tempos de dinheirama da TV para os maiorais) e mais raro ainda nos nacionais da toda poderosa Europa. Mas 2015/2016 é uma temporada que entra para a história por coroar um azaraço da edição anterior, que só não foi rebaixado por realizar uma ascensão espetacular nas últimas rodadas e que agora simplesmente atingiu o topo inédito em seus 132 anos. O Leicester é campeão inglês. Incrível! Fantástico! Extraordinário!

A única coisa que se lamenta é que não tenha havido bom senso da Federação Inglesa, das TVs e do raio que o parta (já desfilei agora minha "elegância" no linguajar... rs) para estas últimas rodadas terem simultâneos os jogos envolvendo os dois postulantes ao título, um equilíbrio técnico tão básico quanto fundamental. A Juventus já tinha sido campeã dias atrás ao olhar o Napoli perder o seu jogo e o mesmo aconteceu agora com os Foxes, que foram à farra depois do Tottenham marcar duas vezes no clássico de Londres, mas permitir ao Chelsea o empate que tornou possível esta diferenciação com "DI" mais marcante que uma pintura de Di Cavalcanti (não, não tomei nem cachaça e muito menos uísque pois não sou disso, mas talvez as apenas 4 horas de sono na segunda-feira após mais de 26 seguidas acordado tenham deteriorado minha cachola a ponto de fazê-los ler isso).

O treinador que levou o Leicester ao título agora é que celebra pela primeira vez uma conquista nacional no Velho Continente: o italiano Claudio Ranieri, que já era conhecido dos britânicos dos 4 anos nos quais comandou sem êxito em termos de títulos o próprio Chelsea. Mas já diria Gregory Peck, mesmo encasacado até o nariz nestes dias geladíssimos aqui da aldeia pampeana: o sol é para todos. (repriso: juro de pés juntos que não estou de pileque) Uma hora o sucesso teria que chegar para Ranieri. E acabou chegando da maneira mais improvável com um protagonista por ninguém imaginado. São coisas assim que tornam o futebol fantástico: as imprevisibilidades que, em linhas gerais, só ele nos oferece. Terceiro técnico italiano vencedor do Campeonato Inglês, depois de Carlo Ancelotti com o Chelsea em 2010 e Roberto Mancini com o Manchester City em 2012.

Outra figura especial deste título do Leicester está na baliza: Kasper Schmeichel, cujo sobrenome não se trata de simples e mera coincidência. Ele é filho do super arqueiro Peter Schmeichel, o inesquecível campeão europeu e intercontinental justamente pelo Manchester United, o clube diante do qual os Foxes fizeram a partida que, não sei se errado estarei, podemos considerar a do título por ter sido a correspondente à rodada da confirmação disso na letra fria dos números, na manhã de anteontem. Somente ele jogou todos os 36 jogos já realizados pelos novos donos do topo da Premier League. Com a consagração após 5 anos de Leicester e apesar de já estar com 29 de vida, quem sabe a seleção da Dinamarca ainda possa fazer um ótimo uso de seus préstimos embaixo das traves tanto quanto fora na época do seu pai, campeão europeu pelos nórdicos em 1992.

Por estar suspenso nestas últimas rodadas, do lado de fora apenas na torcida pelos companheiros tem ficado um jogador também determinante para esta conquista: o atacante Vardy, que já rodou até pelo futebol amador do país (equivalente à sétima divisão) e que se reabilitou com louvor para, aos também 29 anos, ter balançado as redes adversárias em 22 oportunidades para ser o terceiro melhor anotador deste "Elizabethão" e ser uma excelente opção ofensiva para a Inglaterra na Eurocopa deste ano na França. Além disso, Jamie fez história ao marcar em 11 partidas consecutivas do torneio, derrubando um recorde de Van Nistelrooy em 2002. Também na frente, fale-se muito bem do argelino Mahrez, autor de 17 proezas e que se tornou o primeiro jogador do seu país a marcar três vezes na mesma disputa, isso quando do por ele todo feito 3 x 0 sobre o Swansea.

Ainda tem um atleta que merece observação especial por algo muito "raridade rara": o meio-campista Andy King, que normalmente entra no segundo tempo e que se torna campeão inglês das três principais divisões pelo mesmo clube, primeiro jogador a atingir esta sequência impressionante. Primeiro ele conquistou a League One (terceira divisão) em 2009, depois o Championship (segundona) em 2014 e, agora, a cobiçadíssima Premier League. Galês que certamente também desfilará seu talento na Eurocopa, a primeira de seu país. Primeira também será a festa do título que com muito merecimento o ainda pequeno no histórico, mas grande dos grandes na temporada, Leicester fará diante da sua gente contra o Everton no sábado. Surpresas sempre vêm pro bem, não por isso significando necessariamente que se tornem novas constantes, mas fica a crença de que trabalho duro para que tal patamar seja atingido não faltará aos "raposeiros". Por agora, o que vale é a celebração. Dá-lhe!

Mais duas do Velho Continente

Enquanto Hulk mandou avisar Dunga que quer a titularidade na Seleção ao marcar duas vezes no quatrilho que deu ao seu Zenit sobre o CSKA Moscou a primeira Copa da Rússia do clube desde a edição de 2010, Jonas não quer saber de "turistar" e sim de também com a amarela brilhar igual tem sido com a encarnada do Benfica, pela qual nem foi titular contra o Braga por ser guardado para a penúltima rodada do Campeonato Português, mas que entrou na segunda etapa para deixar o prélio empatado até que Jiménez virasse e levasse os benfiquistas para a decisão da Taça da Liga de Portugal contra o Marítimo no dia 26 deste mês. Te vira, Bledorn!

Curtinhas

*Confirmado para a Arena da Amazônia o jogo Brasil x Colômbia, em 6 de setembro, pelas Eliminatórias.

*Será no Giulite Coutinho, em Mesquita, que o Fluminense mandará as suas partidas pelo Brasileirão.

*Botafogo com novo atacante para o Campeonato Brasileiro: Geovane Maranhão, egresso do Madureira.

*Estiramento e edema no tornozelo direito confirmados no Lucas Lima. Porém, já se fala no Santos tê-lo contra o Audax na base do sacrifício. Mas valeria a pena? E o risco de algo pior para a sequência do ano?

*Prefeitura paulistana querendo anular via Justiça a doação feita na década de 1950 do terreno no qual existe há 56 anos o Estádio do Morumbi. Mas não é algo de desfecho rápido, não vai interferir em jogos por lá.

*Idas e vindas de zagueiros na Ponte Preta: chegou Antônio Carlos, do Flamengo, e saiu Ferron para o Criciúma.

*Coritiba renovando até o fim do ano que vem (um ano a mais no compromisso) com o volante João Paulo.

*O Londrina obteve a liberação do Estádio do Café após reformas e troca do gramado por 6 meses e ainda fechou um reforço pra Série B: Jô, atacante emprestado pelo São José, semifinalista do Gauchão.

*Enquanto o lateral direito Ayrton chegou após defender o Flamengo no ano passado, o Figueirense confirmou pelo superintendente Cléber Giglio que o encrenqueiro França está fora do clube. Como mantê-lo, não é?

*Vila Nova e Wendell Lira não "deram liga" e o contrato do atacante foi rescindido. Fuzuê e ânimo por causa do Prêmio Puskas, mas por enquanto ele parece apenas ter sido um lindo sonho de uma noite de verão.

*Três jogadores que defenderam a Ferroviária no Paulistão reforçam o Ceará para a Série B do Campeonato Brasileiro: o atacante Rafinha, o meia Wescley e o lateral esquerdo Thallyson.

*Anunciadas novidades pelo CRB: Adalberto, zagueiro do Linense, e Elton Lira, lateral esquerdo do ASA.

*Sampaio Corrêa adquirindo o lateral esquerdo Rafael Estevam, da Caldense, e o volante Damiel Amora, do São Bernardo, mas perdendo Arlindo Maracanã dentro das quatro linhas, pois nele permanecerá fora delas como gerente de futebol logo após enfrentar o Vasco, dia 14, na estreia pela Bêzona.

*Da série "a volta dos que não foram": Ruan é de novo atacante do Paysandu. Ele jogou o Paulista pelo Ituano.

*Ó quem vai treinar o Nacional de Manaus na Série C do Brasileirão: Vagner Benazzi. Sim, aquele Benazzi! Aquele mesmo ex-tantos clubes de Sul, Sudeste e Nordeste, que no ano passado treinou o Bragantino.

*Campeão mundial pela Itália em 2006, Luca Toni fará o último de sua carreira na última rodada do Italiano, quando o seu já rebaixado Verona enfrentar a campeã Juventus. Com 303 gols em 647 partidas, ele tem apenas dois títulos de primeira divisão, ambos da Bundesliga com o Bayern de Munique em 2007 e 2010.

*Completou 55 anos nesta terça Steve McClaren, vencedor da Copa da Liga Inglesa de 2004 pelo Middlesbrough e do Holandês 2010 pelo Twente, mas que não conseguiu classificar a Inglaterra para a Eurocopa de 2008.

*Por muitos especialistas considerado o maior boxeador de todos os tempos, Sugar Ray Robinson completaria 95 anos ontem se não nos deixasse em 1989. Contando amadorismo e profissional entre 1940 e 1965, ele disputou 200 lutas e venceu 173, sendo 108 por nocaute, conquistando cinturões mundiais de meio-médios e médios. Cinco vezes ele derrotou Jake LaMotta, que o superou apenas uma vez. Jake, bem sabem os fãs da nobre arte, é quem inspirou Martin Scorsese a filmar "Touro Indomável", o clássico estrelado por Robert De Niro.

*Campeão mundial, da Liga Mundial, da Copa dos Campeões e de muitas competições mais de vôlei, o ponteiro Murilo Endres fez 35 anos nesta terça. O marido da Jaqueline é mano do meio-de-rede Gustavo Endres.

*Futsal: os dois grupos da Copa Intercontinental foram definidos em sorteio que contou com a presença do Falcão. O A terá ACBF, Barcelona, Dínamo Moscou e Tasisat Daryael, enquanto o B mostra Magnus Futsal, Inter Movistar, Benfica e Al Rayyan. Disputa marcada para 24 a 29 do mês que vem, no Catar.

*NBB: o Bauru saiu na frente na semifinal ao derrotar o mandante Brasília por 89 x 72. Segundo jogo da melhor-de-cinco marcado para sábado no interior paulista, local também do terceiro na terça que vem.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Do impresso aqui de Porto Alegre: leio no Coletiva que Zero Hora agora publica as charges de Marco Aurélio apenas semanalmente às sextas-feiras na versão digital (internet e aplicativos), mas não mais no jornal de papel, onde ocupou por décadas um espaço cativo na página 3. Marco trabalha na RBS há 46 anos.

*Quarta-feira da estreia do Sidney Rezende na Empresa Brasil de Comunicação com o programa "Nacional Brasil", jornalístico de informação e troca de ideias apresentado das 7h às 10h pela Rádio Nacional para Rio de Janeiro, Brasília e Amazônia e pela Brasil Atual FM para São Paulo. É o retorno do Sidney ao rádio depois de 8 anos, desde que fora demitido pela CBN e ficasse de lá até o início deste ano só na Globo News.

*Teve saída no interior de Santa Catarina: a da apresentadora Eliane Gonçalves do "Jornal do Almoço" na RBS TV de Criciúma, emissora a qual deixa após 10 anos. Promete ela divulgar em breve novidades profissionais.

*Foi confirmada pela Rede Record para dia 30 a estreia de "Escrava Mãe", novela que já está totalmente gravada desde dezembro de 2015 e cuja exibição foi adiada sobretudo pelo horário: 19h30, no qual "Totalmente Demais" tem feito a alegria da Globo de orelha a orelha no "Ipobre". Não acho que os colunistas especializados fiquem tão atentos a isso por não lhes dizer respeito por não ter um desses no canal 7 de Sampa City, mas é fato que esta nova novela entrar neste horário interferirá decisivamente nos jornais locais ("Praça Record"), cuja faixa atualmente reservada é das 19h45 às 20h30, quando são opções únicas de informação regional em termos de TV aberta por já mostrados anteriormente os informativos das filiais e afiliadas de Globo, Bandeirantes, SBT e RedeTV!. Se os noticiosos regionais forem para 18h45 às 19h30, por exemplo, haverá um desnecessário congestionamento com praticamente todos juntos, uns acabando antes de começar outros, mas sem a diferenciação horária que já desde bastante tempo os informativos da Record possuem. Não aprovei esta alteração, não. Mas fazer o quê se em Sampa City nem estão aí pra isso devido à faixa total do "Cidade Alerta" ser das 16h45 às 20h30?

*Leio no Flávio Ricco que a Record convocou todos os apresentadores de todas as versões do "Balanço Geral" pelo Brasil para irem à sua sede em São Paulo gravarem chamadas padronizadas em estúdio igual para todas elas. Então, 'bora reunir Reinaldo Gottino, Gustavo Marques, Mauro Tramonte, Alexandre Mota, Henrique Chaves, José Eduardo e todos os outros que, ao contrário destes sete, não costumam aparecer no "Hoje em Dia".

*Sei pelo Daniel Castro e pelo Gabriel Vaquer que a Record resolveu "eliminar todos os vestígios" de Geraldo Luís a ponto de terem retirado todos os pertences dele do camarim que lhe era destinado e até mesmo terem excluído tanto da página do "Domingo Show" quanto do R7 em si todo o histórico dele como apresentador da emissora. Rapaz, o bicho pegou pra valer com aquela queixa no ar do corte na reportagem no domingo da votação na Câmara dos Deputados bem numa hora na qual Edir Macedo estava assistindo a emissora. Beiiii...

*Leio no UOL que Érica Reis, a lindíssima apresentadora do "Leitura Dinâmica", forma agora um novo casal na RedeTV! pois é a nova conquista amorosa do Eduardo Guedes. Nada bobo o bom de cozinha, hein!

*Durante um vivo do André Azeredo no "SPTV" do meio-dia de segunda-feira, feito na ocupação de estudantes no Centro Paula Souza, entrou um manifestante gritando que a Rede Globo apoiou a ditadura e pulando na frente da câmera, tirando parcialmente o repórter da imagem. Logo, claro, cortaram pro César Tralli no estúdio.

*Admito que nem lembrava dessa pelo próprio programa não ter sido tão memorável no meu pensamento para tanto: o já saudoso César Macedo também fez o Seu Eugênio não apenas na "Escolinha do Professor Raimundo" da Globo e na "Escolinha do Barulho" e "Escolinha do Gugu" na Record, mas também na "Escolinha Muito Louca" da Bandeirantes. Obrigado pela lembrança ao Victor Faria, que dizem que assistia este programa todos os dias por ser grande admirador do Sidney Magal como ator e como cantor desde "Sandra Rosa Madalena".

*Maria Carmem Barbosa fez 70 anos nesta terça-feira. Parceira de Miguel Falabella em novelas como "Salsa e Merengue" e humorísticos como "Sai de Baixo" e "Toma Lá, Dá Cá", ela também foi escritora de várias novelas, como "Lua Cheia de Amor", e séries, sendo a criadora de "Delegacia de Mulheres".

*Novela das 10 que apostou no realismo fantástico, "Saramandaia" tinha sua versão original estrelada pelo Juca de Oliveira estreando na Globo há 40 anos ontem fechados. A trama teve seu último capítulo mostrado curiosamente e exatamente no último dia daquele 1976. Uma regravação como novela das 11 passou em 2013.

*Era apresentado há exatos 20 anos completados nesta terça-feira "Explode Coração", novela das 8 da Globo que Glória Perez escreveu e que ficou conhecida como a trama dos ciganos, especialmente pela Dara da Teresa Seiblitz e fundamentalmente pelo Igor do Ricardo Macchi, que virou motivo de chacotas, gozações e piadas da parte de muita gente por, sejamos francos, atuar muito mal naquela trama. Também rendeu lembranças Ana Furtado dançando na abertura ao som de "Ibiza Dance" com Roupa Nova. Se ela ficasse apenas nas aberturas, estava mais do que ótimo. Mas resolveram colocá-la de apresentadora... aí sentiu o drama, né?

*Quarta-feira dos 20 anos do fim de "Sangue do Meu Sangue", novela estreada pelo SBT em julho de 1995 e que refilmava uma original da TV Excelsior em 1969. Autor original, Vicente Sesso assumiu a releitura quando ficou contrariado com alterações na história original feitas por Rita Buzzar e Paulo Figueiredo. Estrelada por Jayme Periard, Tarcísio Filho, Bia Seidl e Osmar Prado, esta trama passava duas vezes por noite: uma às 20h e outra às 21h40, propositalmente logo ao término da acima citada "Explode Coração" na Globo.

*Falecido em 2004, Rogério Sganzerla nascia há 70 anos hoje fechados. Ele dirigiu "O Bandido da Luz Vemelha", que foi logo o seu primeiro filme em 1968 e que se tornou um clássico do cinema marginal brasileiro.

*Teve série estreada pela Record nesta madrugada: "Defiance", trama de ficção científica que rendeu 3 temporadas com 39 episódios totais de 2013 a 2015. História passada no ainda distante 2046.

*Nascido em 1922, Jackie Cooper morria há 5 anos fechados ontem. Em 1978, ele interpretou Perry White, o chefe do Clark Kent no jornal Planeta Diário, no "Superman - o Filme" mais clássico de todos.

*Mary Astor nascia há 110 anos completados nesta terça-feira. Falecida em 1987, ela ganhou o Oscar de atriz coadjuvante em 1941 por "A Grande Mentira" (e é verdade verdadeira isso que digo).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Uma das séries mais bem sucedidas da TV americana se despedia há 25 anos completados nesta terça-feira. Transmitido era o 357° e último episódio de "Dallas", produção que popularizou mais ainda Larry Hagman, já famoso pelo Major Nelson de "Jeannie é um Gênio", mas cujo JR Ewing é o marco maior da sua carreira - e a audiência estraçalhadora do episódio que resolveu o mistério "quem atirou em JR?" comprova isso. Também foi uma série marcada por um contorno inacreditável para um "ressuscitamento": no fim da 8ª temporada, Bobby Ewing morreu na trama pois Patrick Ewing queria novas oportunidades. Só que elas não vieram e o ator acabou voltando para "Dallas" na 10ª temporada. Como resolveram isso? Tudo de absolutamente tudo que aconteceu na 9ª nada mais foi do que um mero sonho da Pamela, a esposa do Bobby feita por Victoria Principal. Não sei como foi a reação das pessoas na época, mas devem ter sentido como feitos de trouxas e bocós.

Bela do Dia: Danielle Monteiro

Danielle Monteiro, repórter da Record Pará. Vira e mexe esta filial da Rede Record dá ajudas generosamente valiosas para esta seção, como a desta dama, que admito ter visto pela vez primeira somente na última 2ª, ao topar com ela no ar durante o "Balanço Geral Manhã".

Aqui no Brasil, "Dallas" veio através da Globo no início da década de 1980, inicialmente com os dois primeiros anos em exibição diária. Com o sucesso garantido, novas temporadas foram compradas e a transmissão passou a ser semanal no domingo à noite, faixa na qual se consagrou entre nosso público ao passar depois do "Fantástico". A Plim-Plim a transmitiu até 1989, quando a Bandeirantes passou a apresentá-la, primeiramente de segunda a sexta e depois com inéditos semanais às 21h30 das quintas-feiras até 1992. Mais recentemente, a RedeTV! passou a primeira temporada às 23h30 dos sábados em 2009. Some a isso amostragens também por canais fechados como o extinto Teleuno, TCM e Viva. Separei para o tópico três chamadas da série dos Ewing nas nossas TVs abertas: de 1981, episódio inédito na Globo domingo, depois do "Fantástico"; de 1989, exibição diária às 20h30 na Band, que dizia que "finalmente o público brasileiro vai ver a história do começo ao fim"; e de 2009, uma chamada da reprise na RedeTV! (som em apenas um dos lados). Ah! E a trilha musical é famosa também.

Clipe do Dia I

Christopher Cross reinou na primeira metade dos anos 80 com muitos sucessos que ainda hoje tocam nas melhores rádios de flashback. A maioria deles veio já no primeiro disco, que lançou em dezembro de 1979 e do qual separei duas canções: primeiramente "Ride Like The Wind" e segundamente "Sailing", trilha da novela global "Coração Alado". Um terceiro registro que mostro aqui é "Arthur's Theme (Best That You Can Do)", o tema de "Arthur, o Milionário Sedutor" que rendeu o Oscar de melhor canção. Christopher fez ontem 65 anos.

Clipe do Dia II

Dos maiores craques musicais de sua geração, Herbert Vianna celebra nesta quarta os seus 55 anos. Muitos dos melhores momentos do pop rock brasileiro a partir dos anos 80 vieram de sua excelente inspiração, contendo letras com versos maravilhosos e que fazem refletir. Na voz dele pelos Paralamas do Sucesso, separei três canções: de 1984, "Meu Erro"; de 1989, "Lanterna dos Afogados"; e de 2002, "Cuide Bem do Seu Amor" (essa já gravada após o acidente que o deixou paraplégico no ano anterior). Mas também vários artistas deixaram sua voz em temas por ele compostos. Cantoras, sobretudo. Três delas em foco: de 1987, Dulce Quental com "Caleidoscópio"; de 1994, Daniela Mercury com "Sempre Te Quis"; e de 2000, Ivete Sangalo com "A Lua Que Eu Te Dei".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

São José e Rio Preto começando esta noite no Vale do Paraíba a semifinal do Brasileirão Feminino.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que terá sido do embate das damas paulistas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.