.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 27 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 166
Dose tripla de brasileiros

Obs.: esta coluna é publicada com vários problemas pois desde a virada de 6 para 7 de abril estou com apenas metade da velocidade da internet, com muita dificuldade para carregar páginas e impossibilitado de ver e escutar áudios e vídeos, seja em streaming ou ao vivo, e quanto mais baixá-los. Não é problema técnico, é assim mesmo que a internet da GVT (agora Vivo) fica quando passa um determinado período sem conseguir pagar a conta de telefone - e lamento dizer que este é o meu caso, que não sei quando solucionado será. Enquanto isso, vou tocando o site com muita dificuldade e sem muitas coisas habituais dele. Espero que isso se solucione rápido.

É o que reserva o cardápio da Libertadores para esta quarta-feira. Três dos quatro classificados para as oitavas fazem as partidas de ida. Só um deles é mandante e os outros arrancam fora dos seus redutos.

O mandante da ida é o Grêmio. Jogo tarde pra dedéu neste frio insuportável que acometeu Porto Alegre, onde tivemos um salto direto do verão para o inverno sem escala no outono. Mas o embate é quente contra o Rosario Central. Eliminado no Gauchão, o Tricolor buscará sua primeira passagem para as quartas da Libertadores desde 2009 (as três tentativas posteriores não deram certo). A boa notícia pode ser o retorno ao time do Bolaños, que marcou um dos gols na "vitória derrotada" sobre o Juventude. Outro animador para um resultado positivo: nunca o Rosario venceu um brasileiro em nosso país pela Libertadores. De 1975 para cá, foram 6 comparecimentos contra Cruzeiro, Coritiba, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, com 5 derrotas e 1 empate. A equipe argentina não é enfrentada pelos gaúchos desde um amistoso em 1979. A vitória gremista por 2 x 1 como visitante teve até Manga defendendo um pênalti no fim. Das campanhas atuais: Grêmio com 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 10 gols pró e 6 contra no Grupo 6; e Rosario com 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 13 gols pró e 8 contra no Grupo 2. Quem se classificar deste duelo pegará Huracán ou Atlético Nacional, ontem "oxados" na Argentina.

Um dos brasileiros visitantes é o Corinthians, que volta a enfrentar o Nacional do Uruguai em Libertadores depois de 25 anos. Naquela fase de grupos de 1991, dois empates: 0 x 0 em Montevidéu e 1 x 1 em SP. Das campanhas: Nacional com 2 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 6 gols pró e 6 contra no Grupo 2; e Corinthians com 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 13 gols pró e 4 contra no Grupo 8. Com apenas estes dois enfrentamentos até o começo do Brasileirão por ter sido eliminado no Paulistão, o Timão fará a volta semana que vem em estádio que deverá ter um novo nome dentre estes dois: Arena do Povo ou Arena da Fiel. Os torcedores escolherão um destes, mas o mais gozado é que isso está ligado à bendita venda dos "naming rights" do local. Estranho isso de não ter o nome do patrocinador, fora que esses dois nomes demorarão a pegar. Aceite-se que este palco só tem dois nomes, que já pegaram para sempre: Arena Corinthians (pros alvinegros) e Itaquerão (pros, segundo eles, "antis"). Se não for para o estádio agregar o nome do patrocinador ao seu, o resto será pura e simples invencionice.

O outro visitante será o primeiro em campo da noite: o Atlético Mineiro, que encara o Racing e que, ao contrário de Corinthians e Grêmio, decidirá o seu estadual contra o América primeiro no Independência e depois no Mineirão nos dois próximos domingos. O Galo tem um retrospecto pequeno contra o time de Avellaneda: 1 vitória e 2 derrotas. Eles não se enfrentam desde 1969, quando os mineiros faturaram um 3 x 1 exitoso em seus domínios. Enquanto o Atlético tem 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 gols pró e 4 gols contra no Grupo 5, os argentinos precisaram da pré-grupos. Somando ela ao Grupo 3, são 3 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 14 gols pró e 9 contra.

Ontem, além de Huracán e Nacional de Medellín sem gols, outro jogo teve o Deportivo Táchira faturando o Pumas pelo escore mínimo na Venezuela. Destaque pro cachorro invasor de campo logo no começo.

Os destaques da Copa do Brasil

Dois jogos na terça. Um deles teve a Portuguesa fazendo o necessário para eliminar o Parnahyba com o marcador mínimo que igualou em 2 x 2 o agregado, diferença feita pelo gol anotado na derrota no Piauí. Aliás, esse gol da Lusa foi um dos mais choradíssimos que já assisti em muitos anos, de dar um angustiante nó nas tripas pela bola entrar ou não entrar. Vem aí Vitória ou Náutico de Roraima, que hoje resolvem sua história (3 x 2 pros baianos na ida). Enquanto isso, o Ceará empatou em 1 gol com o Resende e avançou de fase pela igualdade em 2 tentos no RJ. Positiva a estreia do Sérgio Soares no Vozão, que saberá não hoje e sim amanhã se pegará na próxima fase Joinville ou Comercial de Campo Grande (1 x 1 na ida). A partida foi adiada para quarta da semana que vem pois as más condições do tempo atrasaram a ida dos sul-mato-grossenses para o norte de Santa Catarina.

Não é só Joinville x Comercial que foi adiado; Fortaleza x Imperatriz também. Os maranhenses tiveram problemas no trajeto de ônibus até a capital cearense e isso retardou a contenda deles em uma noite. Ainda assim, sobraram seis voltas para esta quarta-feira: Vasco x Remo (1 x 0), com os cariocas tendo time misto e os paraenses eliminados do estadual e da Copa Verde; Goiás x Ríver (1 x 2), com os goianos não contando com o goleiro Renan por uma lesão na panturrilha direita, séria a ponto dele correr risco de perder a final diante do Anápolis; Cuiabá x Juazeirense (0 x 1); Nacional de Manaus x Dom Bosco (0 x 2); Rio Branco do Acre x Galvez (0 x 1); e a já citada Vitória x Náutico de Roraima. Tem ainda uma ida: Independente x Paysandu.

O inédito contra o reprisado

Final da Copa do Nordeste começando esta noite no Arruda. Santa Cruz na decisão é inédito, Campinense assim é reprisado pois foi campeão sobre o ASA em 2013. Das campanhas: pernambucanos (hoje com os auxiliares Adriano Teixeira e Ednelson da Silva substituindo o suspenso técnico Milton Mendes) com 6 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 13 gols pró e 7 contra; e paraibanos com 7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 17 gols pró e 6 contra. Não será um epílogo com espichamento entre ida e volta pois esta em Campina Grande será já no domingo.

Noite dos candangos também

O Ceilândia saberá se pegará Gama ou Luziânia na final do Campeonato Brasiliense. O finalista da Copa Verde empatou com os goianos geograficamente falando e candangos futebolisticamente falando em 1 x 1 na ida e isso resulta em classificação direta pro ganhador do cotejo e penalidades máximas com novo empate.

A semifinal começou mal

Pior que o assistido na Inglaterra nesta terça duvido que seja nesta quarta Atlético de Madrid x Bayern de Munique, que os coloca cara a cara pela vez primeira desde a decisão ganha pelos alemães sobre os espanhóis em 1974. Ô joguinho ruim esse entre Manchester City e Real Madrid! Claro que acabaria "oxo", tanto por isso quanto pelas defesas inspiradíssimas do Hart, que se jogou de "heart and soul" (perdão, não resisti) nos principais momentos ofensivos dos espanhóis, desfalcados do Cristiano Ronaldo. Com isso do gol fora ser critério de desempate, 0 x 0 foi o melhor dos empates pros Citizens pois terá a favor qualquer um com gol em Madrid. Tomara que a Liga dos Campeões volte ao habitual hoje e tenhamos um jogão pois ontem foi um ponto fora da curva. Curva, aliás, é o que não falta na Alicia Keys, bonitona que fará o show musical antes da finalíssima em Milão.

Qual mexicano vai pro Mundial?

Noite de Liga dos Campeões da Concacaf decidindo o campeão. América em vantagem de 2 x 0 sobre o Tigres. O América pode ser o maior vencedor isolado, com 7 conquistas, e o Tigres quer um título inédito.

Curtinhas

*Idas e vindas: o Sport tem Oswaldo de Oliveira como novo treinador, mas sua estreia será na final pernambucana contra o Santa Cruz pois o permanecido auxiliar Thiago Gomes dirigirá a equipe amanhã, contra a Aparecidense; o Botafogo oficializou o atacante Anderson Aquino, aquele mesmo ex-Coritiba e Santa Cruz, que estava no Linense; o Tupi contratou o goleiro Rafael Santos, do Madureira; o Criciúma apresentou o meia Alex Maranhão, do Guarani de Palhoça, e o atacante Roberto, do Novorizontino, além de obter o zagueiro Nathan por empréstimo do Palmeiras; e este rescindiu com Fellype Gabriel, que teve apenas e tão somente 20 minutos em campo.

*Palmeiras sem Allione por tempo indeterminado. Artroscopia no joelho esquerdo causando isso. Bah...

*Gilmar Dal Pozzo não é mais treinador do Náutico. Foram 15 vitórias, 7 empates e 6 derrotas em 7 meses.

*Que a volta da final cearense Fortaleza x Uniclinic seria no Castelão, já se sabia. Faltava saber onde a ida aconteceria. Não será no mesmo palco e sim no Presidente Vargas o início de domingo que vem.

*Silvinho suspenso por 4 jogos pela expulsão contra o Figueirense. Desfalque para a Chapecoense na decisão catarinense contra o Joinville, a não ser que ele entre em ação. Ele quem? Ora, o efeito suspensivo.

*Clássico do sul fluminense para carioca assistir. A final em jogo único Resende x Volta Redonda da Taça Rio (torneio consolação). Só que a FFERJ é uma piada de mau gosto: a bola rolará às mesmíssimas 16h de domingo da ida da final Vasco x Botafogo no Maracanã. Pra quê isso? A Taça Rio tinha que ser no sábado!

*Por atirar uma bola em campo, Simeone tomou 3 jogos de gancho no Campeonato Espanhol e não mais poderá estar na casamata do Atlético de Madrid nesta reta decisiva. Barcelona campeão ou nada a ver?

*26 anos depois de culpar os torcedores do Liverpool pela tragédia no estádio de Hillsborough, a Justiça da Inglaterra responsabilizou as autoridades (policiais e serviço de emergência) pelo acontecimento de 1989, antes da semifinal da Copa da Inglaterra contra o Notthingham Forest. 96 pessoas morreram e em torno de 800 ficaram feridas. Demorou muito, mas a justiça foi feita e os verdadeiros culpados pagarão por aquilo.

*Dois porta-bandeiras definidos para os Jogos Olímpicos (hoje exatamente faltam 100 dias para a abertura): Espanha com o tenista Rafael Nadal e Itália com a nadadora Federica Pellegrini.

*Atletismo: campeão olímpico dos 400 metros com barreiras em Atenas 2004 e Londres 2012, Félix Sánchez anunciou sua aposentadoria aos 38 anos. A República Dominicana só agradece a ele.

*Basquete: definidos os calendários dos Sul-Americanos marcados para a Venezuela, que qualificarão cada um cinco seleções para a Copa América. Calendário das damas pelo Grupo A no mês que vem: Uruguai no dia 20, Chile no dia 21, Colômbia no dia 22 e Paraguai no dia 24. Calendário dos cavalheiros pelo Grupo A em junho: Equador no dia 27, Paraguai no dia 28, Bolívia no dia 29 e Venezuela no dia 30.

Vitória do Sampaio, prêmio para o Maranhão



Parabéns ao Sampaio Corrêa, que logo em sua primeira participação na Liga de Basquete Feminino conquistou o título ao fechar em 4 x 1 a melhor-de-cinco diante do Corinthians/Americana, que buscava o tricampeonato. 78 x 50 na partida definitiva em São Luís e muita festa para as gurias do Bolívia Querida, segunda equipe do Nordeste a se sagrar campeã desde o início na temporada 2010/2011 (a outra foi o Sport em 2013). Titular da seleção brasileira, Iziane conquistou seu primeiro título brasileiro de clubes. Parabéns, maranhenses!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no José Luiz Prévidi que chegará de Lajeado uma nova repórter pro jornalismo geral da Rádio Guaíba aqui em Porto Alegre: Camila Diesel, que já trabalhou em veículos como Rádio Independente e TV Univates na cidade do interior. Além da rua, ela também fará estúdio no "Correspondente Guaíba" e no semanal "Elas por Elas". Não conheço a profissional e espero que ela se saia muito bem e agrade o público guaibeiro, mas é que não resisto ao trocadilho infame por ser vidrado em um: mais aditivada está desde agora a AM/FM da Record.

*Leio no Coletiva que os jornais e programas locais do SBT tiveram bons índices aqui em Porto Alegre em março: de segunda a sexta, "SBT Rio Grande" (11h45 às 12h15) marcando 4 pontos de média e 9,5% de participação contra 3,1 da terceira colocada (que deve ser a Record com o fim do "Hoje em Dia" e o início do "Balanço Geral RS" - e isso deduzo e suponho pois o Coletiva não citou o canal em terceiro) e "SBT Rio Grande 2ª Edição" com 4,1 pontos e 6,5% de participação, aumentando em 30% sua audiência em comparação a fevereiro; e no sábado, "Anonymus Gourmet" (12h30 às 13h) com 3,7 pontos e 8%, subindo seus índices em 9% comparados ao mês anterior, e "Masbah!" (13h às 13h30) com 2,8 pontos e 6,1% de participação.

*Leio no Flávio Ricco que, depois de perder uma hora e meia de duração e ficar das 6h às 7h, o "Primeiro Impacto" do SBT não tem mais nem a previsão do tempo com Patrícia Rocha e nem mais helicóptero em São Paulo e entradas ao vivo. Ordens do Silvio Santos. É esse tipo de coisa que joga contra o SBT.

*A Record surpreendeu para compensar a ida definitiva do Luiz Bacci pro lugar do suspenso Geraldo Luís no "Domingo Show" e convocou Tino Júnior do Rio de Janeiro para apresentar desde hoje o "Balanço Geral Manhã" e o "SP no Ar", enquanto William Travassos o substituiu no "RJ no Ar". O mais lógico não seria justamente William ficar nos matinais por já estar na matriz de São Paulo ao invés de outro apresentador ser importado? Não digo isso em relação ao Tino pois valeria para qualquer outro apresentador de outras partes do país, apenas me parece mais lógico que gente da própria praça de atuação faça substituições. Mas enfim... é a Record, né?

*Triste demais, mas aconteceu: morreu o ator Umberto Magnani, dois dias depois de completar 75 anos, por razão não informada até a publicação desta edição. Justamente no dia do aniversário ele sofreu um acidente vascular encefálico quando se preparava para gravações de "Velho Chico", na qual seu Padre Romão deixará Grotas do São Francisco por rumar ao seminário de São Francisco das Chagas como padre emérito, sendo seu espaço na trama reposto pelo novo Padre Benício, interpretado por Carlos Vereza. Ainda teremos mais alguns dias no ar com cenas inéditas desde que antes era o trabalho de retorno do Umberto à Globo depois de 10 anos de uma novela no SBT e seis tramas na Record, mas que agora sabemos ser o último trabalho de sua carreira. Puxa vida!

*Série policial que popularizou Johnny Depp (embora uns e alguns fiquem de cotovelo doído ao não aceitarem que ele virou astro de renome mundial graças à miticamente inesquecível comédia oitentista "Férias do Barulho"... risos), "Anjos da Lei" terminava há 25 anos completados nesta quarta-feira já sem tê-lo no elenco, do qual saiu na penúltima temporada. Foram 5 temporadas com 103 episódios a partir de 1987. Aqui no Brasil, ela chegou no ano seguinte pela Rede Globo, que usava na abertura própria a trilha original com a também integrante do elenco Holly Robinson Peete, mas que nas chamadas nos intervalos a anunciava ao som de "Always on My Mind", com Pet Shop Boys. "Anjos da Lei" virou filme em 2012 e Johnny atuou em uma pontinha.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Este dia marca a estreia, há exatamente 35 anos, da principal novela da história da TV Bandeirantes: "Os Imigrantes", que durou 333 capítulos até o ano seguinte e ainda ganhou a sequência "Os Imigrantes - Terceira Geração". Benedito Ruy Barbosa contou a história de três imigrantes que chegavam ao Brasil (um italiano, um português e um espanhol), todos chamados Antonio e feitos por Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima. Foram 5 fases no total e o trio de atores centrais entrou na segunda. Um grande elenco foi reunido e teve, entre outros, Yoná Magalhães, Rolando Boldrin, Norma Bengell, Dionísio Azevedo, Paulo Betti, Paulo Autran, Lília Cabral e também Ísis Koschdoski, que muitos conhecerão menos de rosto e mais de voz enquanto uma das principais dubladoras cariocas (voz, por exemplo, da Priscilla Presley nos filmes "Corra Que a Polícia Vem Aí", da Rene Russo nos filmes "Máquina Mortífera" e da Jane Seymour na série "Dra. Quinn").

Benedito saiu a 20 capítulos do fim da novela pois tinha sido recontratado pela Globo para fazer "Paraíso" e a conclusão coube a Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini. A trama venceu o Troféu Imprensa de melhor novela em 1981, derrotando as globais "Baila Comigo" e "Ciranda de Pedra". A Bandeirantes reprisou um compacto de 30 capítulos em 1982 ao término da "Terceira Geração", repetiu só a primeira fase em 1983, mostrou novamente tudo de tudo dos 333 capítulos entre 1990 e 1991, passou só as duas primeiras fases em 1995 e depois vieram duas reapresentações das três primeiras em canais alternativos: Ulbra TV entre 2010 e 2011 e Rede Vida em 2014. Conforme a Folha de S.Paulo em matéria sobre a reprise de 1995, a audiência média em São Paulo na exibição original de 1981 foi de respeitáveis e hoje impossíveis pela emissora de ser atingidos 24 pontos. Mostro aqui a abertura original da exibição original na Bandeirantes e apresento aqui o capítulo de estreia com nova abertura para a remasterização e uma sequência inicial em tom documental com locução de Ferreira Martins.

Bela do Dia: Suelen Souto

Suelen Souto, candidata deste ano do Grêmio no Musa do Gauchão. Ela não conseguiu chegar na final deste concurso, mas não acho que fique chateada e sim bem contente se seu time avançar na Libertadores a partir da eliminação do Rosario Central nestas oitavas.

Clipe do Dia I

Destaco aqui "Eu Me Rendo", com Fábio Jr., que foi trilha de abertura da por ele estrelada novela "O Amor é Nosso!", trama das 7 que a Globo estreava também há 35 anos hoje fechados e que inicialmente foi feita pelo psiquiatra Roberto Freire com Wilson Aguiar Filho. Depois, eles foram afastados e Walter Negrão assumiu a autoria até o fim. Consta dos autos que a novela foi toda apagada dos arquivos da emissora por ter sido um fracasso para o "Padrão Globo de Qualidade" da época, restando a abertura e algumas chamadas. No próprio vídeo que indico, extraído de estreia do clipe no "Fantástico" (com apresentação de Bia Nunes), uma cena rara da novela: o personagem do Fábio, um cantor que buscava o sucesso, sendo examinado "apenas" por Roberto Carlos.

Clipe do Dia II

Guitarrista do Kiss na formação original de 1973 a 1982 e depois de 1996 a 2002, Ace Frehley chega aos 65 anos nesta quarta. De um show na Austrália em 1980, curta aqui seu solo após "2,000 Man".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Os Jogos Olímpicos em si aposto que darão certo. Mas o antes é muito desagradável e o depois é nebuloso.

"24 Horas" volta antes que eu lembre de outras heranças do Pan e da Copa do Mundo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.