.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 23 e 24 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 163
O antepenúltimo fim de semana dos Estaduais 2016

Obs.: esta coluna é publicada com vários problemas pois desde a virada de 6 para 7 de abril estou com apenas metade da velocidade da internet, com muita dificuldade para carregar páginas e impossibilitado de ver e escutar áudios e vídeos, seja em streaming ou ao vivo, e quanto mais baixá-los. Não é problema técnico, é assim mesmo que a internet da GVT (agora Vivo) fica quando passa um determinado período sem conseguir pagar a conta de telefone - e lamento dizer que este é o meu caso, que não sei quando solucionado será. Enquanto isso, vou tocando o site com muita dificuldade e sem muitas coisas habituais dele. Espero que isso se solucione rápido.

Semifinais dando o tom de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A seguir, a coluna projeta os destaques da rodada:

Paulista (semifinal em jogo único) - Sábado de Corinthians x Osasco Audax. O Timão, que jogará de luto pela morte aos 85 anos do conselheiro vitalício e empresário Damião Garcia (fundador da Kalunga), tem pela frente um adversário que tem surpreendido e mostrado um futebol bem elogiado. Domingo de Santos x Palmeiras, "revival" já na semi das finalíssimas estadual e da Copa do Brasil de 2015. Ponto negativo neste enfrentamento: torcida única na Vila Belmiro pois incapazes são os gestores de controlarem os violentos de todas as torcidas que enfeiam os clássicos. Defenderá o Peixe uma escrita de 9 jogos (8 ganhos) em 5 anos sem perder para o Verdão em seu estádio. Nestas semifinais, pênaltis definirão os classificados se tivermos empates nos 90 minutos.

Paulista A2 (semifinal, ida) - Sábado de Santo André x Barretos e Batatais x Mirassol. Só os finalistas subirão.

Carioca (semifinal em jogo único) - Dose dupla de clássicos no domingo: Vasco x Flamengo em Manaus, com os cruzmaltinos sem perder para o rubro-negro há 8 duelos (5 vitoriosos), e Fluminense x Botafogo em Volta Redonda, com Fred retornando ao Tricolor após não defendê-lo na exitosa decisão da Primeira Liga por estar suspenso. Por terem melhores campanhas, Vascão e Flu serão finalistas se empatarem, restando a Mengão e Fogão triunfarem para decidirem a competição. Dê o que der, tudo acabará nos 90 minutos.

Mineiro (semifinal, volta) - Sábado de Atlético x URT, alvinegros com titulares mesmo tendo já na próxima quarta o Racing na Argentina pela Libertadores. Novo empate classifica o Galo pra final. Domingo de Cruzeiro x América, dia seguinte aos 50 anos do ex-goleiro e ídolo americano Milagres (campeão mineiro de 1993, da Série B de 1997 e da Sul/Minas de 2000). A Raposa tem que fazer dois ou mais gols de diferença para reviravoltar tudo. Atleticanos e cruzeirenses jogam pela igualdade em pontos e saldo por terem as melhores campanhas.

Capixaba (10ª e última rodada do hexagonal final) - Sábado de dois finalistas decididos entre Desportiva (14 pontos com 4 vitórias) x Real Noroeste (16 com 5 vitórias) e Atlético x Espírito Santo (16 com 4 vitórias).

Gaúcho (semifinal, volta) - Sábado de São José x Internacional com 0 x 0 levando aos pênaltis, 1 x 1 em diante favorável ao Colorado por gol fora ser critério de desempate e só a vitória classificando o Zequinha. Domingo de Grêmio x Juventude com os gremistas precisando marcar 2 x 0 para pênaltis ou 3 ou mais de diferença para os pênaltis e os alviverdes podendo até perder por um gol de diferença ou dois gols a partir de 3 x 1.

Paranaense (semifinal, volta) - Sábado de Coritiba x PSTC, com derrota por até dois gols sendo suficiente para o Coxa após os 3 x 0 na ida e vitória por três gols de diferença para pênaltis ou quatro ou mais para classificação sendo necessária pelo estreante em elite de Cornélio Procópio. Domingo do clássico Paraná x Atlético com empate beneficiando os vice-campeões da Primeira Liga depois dos 2 x 1 em casa e vitória paranista por um gol resultando em pênaltis. O Tricolor só vai pra final nos 90 minutos se vencer por dois ou mais gols de diferença.

Catarinense (9ª e última rodada do 2° turno) - Jornada meramente protocolar por título do returno e descensos já estarem definidos. Sábado de Figueirense x Metropolitano e Guarani x Camboriú (esse deve ser triste demais por reunir os dois rebaixados), tendo o domingo Joinville x Brusque. Campeão do segundo turno, o JEC já pensa na Série B do Brasileirão e recontratou o goleiro Oliveira, do Linense, e o atacante Cléo Silva, do Novorizontino. Ainda tem no domingo Inter de Lages x Avaí (avaianos vindos de 9 derrotas nas últimas 10 partidas em todos os torneios e só não caindo pra segundona estadual com uma única vitória neste returno graças à campanha no turno) e Criciúma x Chapecoense. Será do Verdão do Oeste o mando da volta na finalíssima por ter melhor campanha geral, dê o que der neste fim de semana: 37 pontos contra 30 do Joinville, que só pode ir aos 33.

Pernambucano (semifinal, volta) - Finalistas decididos ao mesmo tempo na tarde de domingo em Náutico x Santa Cruz, com os tricolores podendo até perder por um gol de diferença e os alvirrubros necessitados de dois de diferença para pênaltis ou três ou mais para classificação, e Salgueiro x Sport, com os sertanistas precisando de um gol de diferença para pênaltis e dois ou mais para classificação pois empate é do rubro-negro.

Cearense (semifinal, volta) - Sábado de Uniclinic x Guarani, com o time de Juazeiro do Norte precisando fazer três ou mais gols de diferença para decidir pois derrota por até dois gols basta para o adversário. Domingo de Fortaleza x Guarany, aí com derrota por até dois gols suficiente para os tricolores serem finalistas.

Alagoano (semifinal, volta) - Sábado de CSA x Murici, com novo empate classificando o time de Maceió devido à melhor campanha, e domingo de CRB x Coruripe, com o Galo da Pajuçara podendo até perder por um gol para ser finalista e o Hulk precisando ganhar por dois ou mais de diferença também pela melhor campanha.

Maranhense (4ª e última rodada do 2° turno) - Domingo de Santa Quitéria x Sampaio Corrêa. Com 6 pontos no Grupo A, o Bolívia Querida joga por vitória ou empate seu somado a empate do São José contra o Cordino para ser semifinalista. Mas esse nem é o principal fato do Sampaio no fim de semana, "Curtinhas" explicarão.

Paraibano (2ª fase, volta) - Três classificados, certo? Errado. Quatro, isso sim. O "melhor perdedor" dos três estará na semifinal. Eu posso com isso??? Tem Paraíba x CSP com o CSP podendo perder por até um gol de diferença e o Paraíba avançando se ganhar por dois ou mais, Botafogo x Sousa com o clube de João Pessoa tendo que fazer dois ou mais de diferença para avançar e os interioranos podendo até perder por um de diferença, além de Campinense x Treze com novo empate classificando a Raposa e só a vitória interessando ao Galo da Borborema. Aí é que a porca torce o rabo, como diria a dona do chiqueiro: se o Botafogo ganhar do Sousa por um gol, sua será a vaga como "melhor perdedor" e todos neste embate ficariam felizes. "Jogo de compadres"? As semifinais terão Paraíba ou CSP x Campinense ou Treze e Botafogo ou Sousa x o "melhor perdedor".

Goiano (semifinal, volta) - Sábado de Atlético x Anápolis com vantagem interiorana do empate e Dragão tendo que marcar um de diferença para pênaltis ou dois ou mais para classificar. Domingo de Goiás x Vila Nova, com o vitorioso se classificando pra decisão e novo empate resultando em penalidades máximas.

Brasiliense (semifinal, volta) - Primeiro finalista sendo decidido neste domingo em Brasiliense x Ceilândia (1 x 0 pro Ceilândia na ida) pois Gama x Luziânia é só na próxima quarta (1 x 1 na ida). Li no Esportes Brasília que só a volta da finalíssima acontecerá no Mané Garrincha, mas a ida não pois o governo distrital quer preservar o gramado para a chegada da tocha olímpica em 3 de maio devido ao alcance mundial via TV do evento. É...

Sul-Mato-Grossense (semifinal, volta) - Finalistas decididos neste domingo em Comercial x Corumbaense e Sete de Dourados x Operário. Os mandantes decidirão o torneio com novos empates, com ou sem gol.

Mato-Grossense (6ª e última rodada da 2ª fase) - Domingo de Luverdense x Araguaia, ambos já semifinalistas. Com 11 pontos, o Verdão do Norte confirmará a liderança do Grupo C se empatar.

Copa Verde (semifinal, volta) - Sábado de definição dos finalistas. Remo x Paysandu não tem gol fora como desempate pelos dois clássicos serem no mesmo estádio. Assim, como deu Papão 2 x 1 na ida, empate é dele, vitória remista por um gol de diferença leva aos pênaltis e por dois ou mais classifica os azulinos. Por outro lado, Gama x Aparecidense tem gol fora. Ao vencer por 3 x 1 em Goiás, os gamenses podem até perder por 2 x 0 ou um gol de diferença, enquanto os goianos devem ganhar por três ou mais gols ou por dois a partir de 4 x 2.

Paraense (final do 2° turno) - Domingo de São Francisco x Cametá para vermos quem decidirá o certame contra o Paysandu. A última final do São Francisco foi a da extinta primeira fase em 2011, perdida pro Bragantino. Já a última do Cametá foi a máxima de 2012 diante do Remo, por ele batido com vitória na ida e empate na volta.

Rondoniense (final do 1° turno, volta) - Sábado de Genus x Rondoniense. Novo empate leva aos pênaltis.

Roraimense (final do 1° turno) - Sábado de Náutico x Baré decidindo o primeiro finalista do campeonato.

Curtinhas

*Sentiu falta de um campeonato no agendão pelo Brasil? É que a final baiana foi adiada para o outro domingo pois a Polícia Militar não deu condição para esquematizar tudo em cima da hora em fim de semana de feriado. Fora das quatro linhas, o Vitória anunciou o zagueiro Kanu, que estava no Oh Leuven da Bélgica.

*Sábado dos 45 anos de Gilmar, ex-zagueiro multicampeão pelo São Paulo (três Paulistas, um Brasileiro, duas Libertadores e Intercontinentais, uma Supercopa e duas Recopas) e vencedor ainda por Cruzeiro (um Mineiro e uma Copa do Brasil), Palmeiras (uma Copa dos Campeões) e Flamengo (um Carioca e uma Copa dos Campeões).

*Domingo dos 50 anos de uma bandeira viva do Milan: o ex-defensor Costacurta, que nele esteve de 1986 a 2007 em 458 partidas e títulos aos montes (sete Italianos, uma Copa da Itália, cinco Supercopas da Itália, cinco Ligas dos Campeões, quatro Supercopas da Europa e duas Intercontinentais). Pela seleção da Itália, disputou as Copas do Mundo de 1994 (vice-campeão mundial) e 1998, além da Eurocopa de 1996.

*Futsal: domingo de Copa da UEFA decidida por Inter Movistar da Espanha e Gazprom Ugra da Rússia.

*Manhã de domingo com a Maratona de São Paulo. Quer só cuidar como africanos ganharão mais essa?

*Fórmula Indy: domingo de etapa no Alabama com mais uma tentativa de Hélio Castroneves e Tony Kanaan de fazerem frente e se darem melhor que Simon Pagenaud, Scott Dixon e Juan Pablo Montoya.

*Não tem futebol no Allianz Parque pois o Palmeiras enfrentará o Santos na Vila Belmiro, mas tem rúgbi de 15 no sábado com o Brasil enfrentando o Uruguai, a quem não bate há 52 anos, pelo Sul-Americano Masculino.

*Terá grito de "é campeão!" na Liga de Basquete Feminino ou não? Depende do Sampaio Corrêa. Se ganhar mais uma vez, fechará em 3 x 0 a melhor-de-cinco diante do Corinthians/Americana. Festerê em São Luís ou tudo adiado em no mínimo mais um enfrentamento na própria capital maranhense? Tarde forte de domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no TudoRádio que, além da emissora de Curitiba, a Transamérica Light FM está com mais uma afiliada: a 90,5 FM de Amélia Rodrigues, cidade baiana que fica na região de Feira de Santana. Belo presente ganhou esta região da Bahia. Queria eu que tivesse essa ótima rádio musical contemporânea no FM daqui...

*É constrangedor notar que, passados quase 9 anos da reprodução da sua "Canal 1", a coluna do Flávio Ricco continua tendo adulterações inadmissíveis na reprodução pelo Correio do Povo, o impresso da Record/RS. Pior: colocam notas sobre assuntos que ele nunca abordou na coluna originalmente publicada no UOL e em dezenas de outros jornais pelo país. A "coluna do Ricco" deste domingo, por exemplo, fala da exposição itinerante da novela "Os Dez Mandamentos" em São José dos Campos e, mais grave ainda, de duas atrações locais da TVE aqui do Rio Grande do Sul neste dia. Sinceramente, não sei como é que o "guru" ainda permite que mexam assim nos seus escritos a ponto de trocar parte deles por notas que o CP encaixa ali por não ter um espaço específico para outras notinhas sobre televisão. Eu, no lugar dele, já teria tomado medidas há muito e muito tempo.

*Primeira apresentadora do "SBT Rio Grande" (2000 a 2009), Cristiane Finger apareceu em noticiários de várias emissoras nesta sexta-feira por, infelizmente, ser mais uma vítima dessa violência insuportável que tomou conta aqui de Porto Alegre há um bom tempo. A atual professora universitária da PUC foi assaltada à mão armada em plena tarde do dia anterior na avenida Bagé, no bairro Petrópolis, e teve seu carro levado. É brabo!!! Enquanto os governantes e as autoridades não tomarem uma atitude mais drástica para cortar este mal pela raiz, seguiremos nós que aqui residimos praticamente a sobreviver por ficarmos submetidos à bandidagem.

*Vale reforçar: "Primeiro Impacto" com duração reduzida a partir desta segunda, só das 6h às 7h, pois o SBT (em seu histórico pavio curtíssimo) decidiu recolocar os desenhos do "Carrossel Animado" das 7h às 8h30.

*SBT, que estreia às 3h30 de sábado para domingo (depois de "Dois Homens e Meio" e antes de "Uma Família Perdida no Meio do Nada") a série "How To Rock", da Nickelodeon. 26 episódios em temporada única.

*A Globo oficializou Susana Vieira como uma dos apresentadores do "Vídeo Show", não por acaso, isso no dia seguinte à participação dela na bancada ao lado do Otaviano Costa, que deu ao programa sua melhor audiência em Sampa City depois de 6 meses. As críticas à presença da Maíra Charken (que realmente não tem se adaptado ao programa), sobretudo pela fortíssima sombra deixada pela Mônica Iozzi, fizeram com que o programa agora tenha revezamento dos apresentadores. Quando Otaviano se ausenta, aparecem Joaquim Lopes ou Rafael Cortez. Na ausência da Maíra, temos Giovanna Ewbank ou, agora, Susana - mas não apenas elas pois nesta sexta-feira quem apresentou o programa pela primeira vez, formando dupla com Joca, foi a repórter Aline Prado.

*"Domingo Show" deste fim de semana apresentado pelo Luiz Bacci pois a Record suspendeu Geraldo Luís por, na edição passada, ele reclamar no ar de cortes em uma reportagem sua sobre um ex-catador de rua que se tornou milionário, cortes feitos pelo programa ser menor devido à cobertura da votação na Câmara.

Bela do Dia: Rafaela Ravena

Rafaela Ravena, modelo e musa fitness que será capa da Sexy em maio. Tonto de emoção fiquei com esta candanga, que representou o México num concurso de musas da Copa do Mundo em 2014. Delícia latina para todo americano curtir.

*Sábado dos 30 anos da morte de Otto Preminger, diretor austríaco nascido em 1905 e realizador de filmes como "Carmen Jones", "O Rio das Almas Perdidas", "O Homem do Braço de Ouro" e "Anatomia de um Crime".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Eles já não se apresentavam juntos havia 3 anos, desde que findada a turnê das 3 décadas de existência, e não lançam um álbum de inéditas desde 2005. Porém, somente nesta sexta-feira foi oficializado aquilo que muitos não gostariam que acontecesse: o fim do Kid Abelha - curiosamente, anunciando isso na véspera de um dia 23, o que me remete à canção "Amanhã é 23". Mas trago aqui a minha predileta deles: a dançante "Fixação".

Clipe do Dia II

O domingo marca os 15 anos do lançamento de "This Is Where I Came In", o 22° e último disco dos Bee Gees, lançado dois anos antes da morte de Maurice Gibb. A faixa-título está aqui e é mais um belo tema deles, mestres da música de ótima qualidade e que depois tiveram a perda de Robin, restando apenas Barry entre nós.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Auckland City de novo no Mundial de Clubes, campeão da Oceania que é com 3 x 0 no Team Wellington.

"24 Horas" volta antes que saibamos quem ele enfrentará na primeira rodada no Japão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.