.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 19 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 159
Demorou, mas engrenou

Obs.: esta coluna é publicada com vários problemas pois desde a virada de 6 para 7 de abril estou com apenas metade da velocidade da internet, com muita dificuldade para carregar páginas e impossibilitado de ver e escutar áudios e vídeos, seja em streaming ou ao vivo, e quanto mais baixá-los. Não é problema técnico, é assim mesmo que a internet da GVT (agora Vivo) fica quando passa um determinado período sem conseguir pagar a conta de telefone - e lamento dizer que este é o meu caso, que não sei quando solucionado será. Enquanto isso, vou tocando o site com muita dificuldade e sem muitas coisas habituais dele. Espero que isso se solucione rápido.

Falar em "se..." é complicado demais. "Se" eu tivesse aceitado aquela proposta lá atrás, "se" eu tivesse tomado a iniciativa de pedir em namoro a guria dos meus sonhos, "se" eu tivesse reagido a uma agressão sofrida... Enfim, é tudo no campo da imaginação. A mesma coisa vale pro Palmeiras. "Se" Cuca chegasse um pouco mais cedo no lugar do Marcelo Oliveira, será que a classificação na Libertadores seria obtida? Nunca saberemos. Mas certo é que, no Campeonato Paulista, deu tempo da coisa entrar nos eixos. A vaga nas quartas foi obtida somente na última rodada, mas obtida dependendo apenas das próprias forças. Igual aconteceu na passagem para a semifinal ao derrotar o São Bernardo por dobro a nada com mais de 30 mil apoiadores no Allianz Parque. Confirmado está um terceiro "cara-a-cara" alviverde com o Santos desde o ano passado, agora não em finalíssima e sim em semi com jogo único na Vila Belmiro, onde caberá ao Palestra a tentativa de romper a sequência de 41 vitórias do Peixe por lá em Paulistões. São 5 vitórias seguidas da equipe do Cuca, que evidentemente vai querer a sexta, embora nem precise disso pois dá para empatar e passar nos pênaltis. Valerá a pena acompanhar uma semifinal que, com o clima adquirido pelas decisões de 2015 (uma ganha por cada), tem tudo para ser boa demais. Além de Santos x Palmeiras, também outra semi deve ser legal pra dedéu: Corinthians x Osasco Audax em Itaquera.

Acabou o sofrimento

Apenas e tão somente na penúltima rodada do segundo turno acabou o sofrimento do Avaí ao cessar uma série de 8 derrotas (7 no estadual e uma na Primeira Liga) com tento único sobre o Guarani. Com 20 pontos seus contra 14 da equipe de Palhoça, o risco de rebaixamento está encerrado - e o Figueirense acabou ajudando o arqui-rival ao empatar com o Camboriú, que parou nos 15. Como o Metropolitano está com 19 pontos antes mesmo de encarar amanhã o Criciúma e o Inter de Lages também tem 20, os dois descensos estão definidos, o título do returno que confirmou a finalíssima também e, assim, a rodada do próximo fim de semana será "por laranjas".

Semifinal sem vencedor

Novamente confrontados em mata-ou-morre depois de 2012, Vila Nova e Goiás não tem vantagem de ninguém após a ida de ontem à noite. 1 gol para cada e novo empate no próximo domingo resultará em pênaltis.

A última semana dos grupos

Estão chegando os finalmentes da fase de quadrangulares da Libertadores. Esta terça tem dois "amistosos" pelo Grupo 6: San Lorenzo x LDU, ambos já eliminados, e Grêmio x Toluca, ambos classificados. Os gaúchos têm uma semana cheíssima: Libertadores hoje e a semifinal gaúcha contra o Juventude na quinta em Caxias do Sul e no domingo aqui em Porto Alegre. Ainda assim, querem a vitória tanto para alegrar seus torcedores nas arquibas quanto para ter uma posição melhor entre os 16 classificados para a composição das oitavas. Os mexicanos também estão assegurados e na primeira posição, por isso não vindo com força máxima. O grupo com valor hoje é o 4 ao definir o segundo classificado entre Atlético Nacional x Huracán e Peñarol x Sporting Cristal. Por um lado, os argentinos estão com 7 pontos, 0 de saldo e 7 gols pró, enquanto os peruanos trazem 4 pontos, -5 de saldo e 6 gols pró. O que dá ânimo ao Sporting é que visitará um Peñarol já eliminado, enquanto o Huracán visitará o Atlético Nacional, já classificado como líder com 15 pontos e que quer arrematar a chave com 100%.

Amanhã, mais dois grupos terminam suas histórias. O 3 tem Boca Juniors x Deportivo Cali e Bolívar x Racing. Os xeneizes estão assegurados na próxima fase com 9 pontos e o time de Avellaneda joga pelo empate diante dos bolivianos ao ter 8 pontos contra 5, fora que o Racing só cai fora se sofrer dois ou mais gols de diferença (haveria igualdade em 2 gols no saldo e o Bolívar teria 11 gols pró a 10). No Grupo 8, o Corinthians joga pelo primeiro lugar definitivo ao receber o Cobresal. São 10 pontos para os paulistas em quadrangular que terá duelo direto pela outra vaga: Cerro Porteño, mandante com 7, versus Independiente Santa Fe, visitante com 8 e que joga pelo empate. O último grupo a terminar é o 1 na quinta-feira com The Strongest x São Paulo e River Plate x Trujillanos. Na letra fria dos números são três times brigando por duas vagas, mas a combinação matemática para classificar bolivianos e paulistas é tão irreal, mas tão irreal e impossível, mas tããããão irreal, impossível e fantasiosa que é mais fácil a lindíssima são-paulina Mônica Apor dançar lambada comigo do que os argentinos serem eliminados. Então, é vaga direta neste Grupo 1 e, apesar de jogar fora de casa, o Tricolor tem o empate a seu favor.

Três grupos já findados: o 2 com Rosario Central 11 e Nacional do Uruguai 9 (ah, Palmeiras...); o 5 com Atlético Mineiro 13 e Independiente del Valle 11; e o 7 com Pumas 15 e Deportivo Táchira 9. A pontuação dos que já estão assegurados (*ainda fará a última rodada): 15 pontos para Pumas e Atlético Nacional; 13 para Galo e Toluca*; 11 para Rosario e Del Valle; 10 pro Corinthians*; 9 para Nacional, Táchira e Boca*; e 8 pro Grêmio*.

Sorte deles: hoje não tem decisão por pênaltis

E só não tem como ter decisão por pênaltis hoje em Brasília x Bragantino por ser jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. A referência é por ter sido assim que eles caíram fora nos seus regionais. O Brasília foi excluído no Candangão pelo Ceilândia e o Bragantino caiu fora da A2 Paulista (na qual segue) diante do Batatais.

Os destaques pela Europa

Jogos de ontem: na Inglaterra, Tottenham quatrilhando o Stoke City na casa dele para ter 68 pontos contra 73 do líder Leicester após 34 de 38 rodadas (a próxima terá Leicester x Swansea no domingo e Tottenham x West Ham na segunda que vem); e em Portugal, Benfica saindo atrás aos apenas 14 segundos e virando sobre o Vitória de Setúbal com direito ao 31° tento do Jonas, somando agora 76 pontos de novo em primeiro contra 74 do Sporting depois de 30 de 34 rodadas (próxima rodada: Rio Ave x Benfica e Sporting x União da Madeira).

Jogos de hoje: Inglês com Newcastle x o semifinalista europeu Manchester City; Italiano com Napoli x Bologna (essa tá quase no papo pra Juventus); Copa da Alemanha com Bayern de Munique x Werder Bremen (só o Bayern ainda pode faturar uma Tríplice Coroa em 15/16); e Copa da França com Lorient x Paris Saint Germain.

Curtinhas

*Falcão demitido pelo Sport após a eliminação na Copa do Nordeste para o Campinense, ainda que nos pênaltis e mesmo que a equipe seja semifinalista do Pernambucano. O auxiliar Thiago Gomes dirigirá o time por enquanto. Foram 7 meses do "Bola-Bola" no Leão com 17 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. Paulo Roberto foi um cracaço dentro de campo e um comentarista muito elogiado, mas como treinador não emplaca. Como assim?

*Desfalcado de Giovanni Augusto por um mês devido a lesões em pé e tornozelo esquerdos, o Corinthians tem Marquinhos Gabriel como novo ofensivo do time. 4 anos de acerto com o ex-Al Nasser.

*Depois de 11 gols pelo Red Bull Brasil, Roger continuará em Campinas, mas agora de volta à Ponte Preta.

*Salvador: enquanto o Vitória conseguiu reduzir no STJD uma pena do Kieza - ainda quando tricolor baiano - de 4 para 2 jogos (só mais um para cumprir), o Bahia não tem mais Maxi Biancucchi após 15 gols em 52 jogos.

*Enquanto o Ceará apresentou o zagueiro Antônio Carlos, ex-Fluminense (e agora terá livre Sérgio Soares com a eliminação do São Bernardo), o CRB contratou o volante Wigor e o avante Rodolfo, ambos do Capivariano.

*Líder na Eslovênia, o Olimpija Ljubljana demitiu Marko Nikolic por chamar de "negro idiota" o nigeriano Blessing Eleke, do próprio time, após marcar o gol de empate com o Zavrc na última semana. Tentou o técnico justificar que quis reclamar da demora na comemoração do tento por tirar tempo de uma reação nos acréscimos. Não importa. Demissão corretíssima, assim como corretíssima a punição por 7 jogos da Associação Eslovena.

*Realizada ontem pela 120ª vez, a Maratona de Boston teve etíopes vencendo: Atsede Baysa nelas com 2h29min19 e Lemi Berhanu neles com 2h12min45. Uma vez, Roberto Assaf disse uma baita frase em 2006: "eu não aguento mais perder para a França em Copa do Mundo". 10 anos depois, digo: eu não aguento mais ver africano vencendo maratonas! Cara, tá bom que eles são os mestres nisso, mas só etíope, queniano e afins é dose!

*Convocados do Serginho Schiochet para o Sul-Americano de Futsal em Uberaba de 5 a 8 de maio (Brasil sem "estrangeiros" pois não é Data-FIFA): os goleiros Tiago (Magnus Futsal) e Guitta (Corinthians); os fixos Rodrigo (Magnus), Ciço (Minas) e Marlon (ACBF); os alas Falcão, Pixote (ambos Magnus), Jackson, Cabreúva (ambos Intelli), Xuxa (Joinville) e Murilo (ACBF); e os pivôs Pito (ACBF), Dieguinho (Intelli) e Dimas (Concórdia).

*Anunciados ontem os vencedores do Prêmio Laureus 2016: Serena Williams a atleta feminina, Novak Djokovic o atleta masculino (tênis no comando das picapes) e rúgbi da Nova Zelândia o time do ano. Brasil sem prêmio? Não. Brasil com prêmio. Deu Daniel Dias, super-craque da natação, como atleta paralímpico do ano.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Regionalizada em horários-chave? Sim... mas não mais num todo. Falo da Rádio Globo, que há algum tempo de novo ficou na base do "cada uma no seu quadrado" nas programações de Rio de Janeiro e São Paulo. Acontece que agora não será mais assim no período da tarde, mediante o que leio no Rádio em Revista e no Rádio de Verdade. Estreará na próxima segunda-feira "Tá Rolando Música - um Programa Super Antenado", que irá das 13h às 15h para SP e Belo Horizonte (entregando para o "Globo Estrada") e até 16h pro RJ (passará pro "Pop Bola"). Bruno Mattos e Ana Paula farão a apresentação desta nova atração transmitida em rede.

*Com isso, acabam em SP o "Gente Como a Gente", que era apresentado por Vanessa Di Sevo, e no Rio o "Alegria ao Meio-Dia" e o "David da Tarde". Além disso, Mário Esteves deixa a Rádio Globo RJ, na qual fazia tanto o "Alegria" quanto o "Sa-ba-da-ba-dooo!" das 5h às 9h, programa este agora comandado pelo David Rangel, que faz ainda o "Farofa da Globo" às 10h de domingo - horário no qual Vanessa continua com o "Globo na Rede" em SP e BH. Mas não é apenas Mário que saiu da Globo. Maurício Menezes também está fora. Ele mesmo confirmou isso no Facebook, informando também a saída do "Plantão de Notícias", que fazia nas noites de sábado.

*Três aqui do Rio Grande do Sul: a Rádio Gaúcha dispensou o cronista Fabrício Carpinejar, que tinha colunas nos matinais "Gaúcha Hoje" e "SuperSábado" - ele continua normalmente como colunista de Zero Hora em termos de RBS, além de apresentar o "A Máquina" na TV Gazeta de São Paulo e ter participações semanais no "Encontro com Fátima Bernardes" na Globo; já na TV Pampa (RedeTV!), quem saiu é Jones Machado, que fazia comentários de moda no madrugador "Studio Pampa" desde a estreia no fim da tarde em 2007 e que tocará atividades no ramo da moda; e o SBT está com uma nova repórter no jornalismo geral, que é Daniela Mallmann, egressa da RBS TV de Santa Cruz do Sul - e que não sei se é parente da Shirley, embora loira e bela igual à top model.

*Leio no Flávio Ricco que a Record começará a usar como apresentadora de seu jornalismo a repórter Larissa Alvarenga, que já deverá entrar nas escalas de fim de semana. Resta saber se a repórter de vivos do "Fala Brasil" começará justamente neste matutino ou se apresentará noticiários da Record News.

*Estreou ontem o novo estúdio de vidro do "Vídeo Show", que traz a visão do Projac (este site não fala "Estúdios Globo" nem se me chamarem para um filme no qual eu faça uma cena de amor ardentemente quentíssima com a Maíra Charken... embora eu mude de ideia se for uma cena +18). Acabou o "puxadinho da Fátima".

*Uma série americana de sucesso tinha seu último episódio exibido há 30 anos: "O Poderoso Benson", estreada em 1979 e derivada de "Soap". O astro era um mordomo feito por Robert Guillaume, que no programa próprio passava a ser assessor do governador de um estado nunca revelado. "Benson" passou aqui no Brasil pela Rede Globo entre 1988 e 1989, na "Sessão Comédia" quando faixa diária de seriados às 17h15.

*Saudades os fãs das séries já sentem de Doris Roberts, a matriarca Marie de "Raymond e Cia.". Ela tinha 90 anos e morreu ontem. Foram 4 prêmios Emmy de atriz coadjuvante por esta comédia marcante.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Chegava às lojas há 45 anos o sexto disco do The Doors e último com Jim Morrison, que morreria 3 meses depois: "L.A. Woman". Dele, destaco aqui a faixa-título e separo aqui a hiper-clássica "Riders on The Storm".

Clipe do Dia II

Um conterrâneo porto-alegrense que divertiu demais o Brasil nos deixou há 20 anos hoje completados: Walter D'Ávila, para sempre Baltazar da Rocha na "Escolinha do Professor Raimundo" com suas tiradas simples, curtas e engraçadíssimas. Iniciado em 1952 na Rádio Gaúcha, ele se transferiu para o Rio de Janeiro em 1957 e emplacou em programas como "Praça da Alegria" e "Viva o Gordo" até ficar eternizado pela "Escolinha". Ele vem ao tópico musical por isso aqui: "Bite-Bite", marchinha de João do Barro e Jota Jr. (que evidentemente não é nem o narrador do SporTV, nem o saudoso narrador esportivo marcante de rádios de Belo Horizonte e Goiânia, muito menos o cinegrafista da Globo em Pernambuco). Gravação feita em 1961 para o carnaval do ano seguinte.

Clipe do Dia III

Uma das maiores duplas sertanejas do Brasil começava sua trajetória de sucesso há 25 anos completados nesta terça: Zezé di Camargo & Luciano, que lançavam seu primeiro disco. O repertório incluía "Eu Te Amo", versão de Roberto Carlos para "And I Love Her" dos Beatles, mas o clássico mesmo está aqui e seria gravado posteriormente por Maria Bethânia: "É o Amor". (que mexe com minha cabeça e me deixa assim...)

Clipe do Dia IV

19 de abril é o "Natal da música brasileira" pois seu maior cantor aniversaria neste dia. Roberto Carlos chega aos 75 anos. Difícil separar apenas alguns temas de tantos e tantos dele que eu e o Brasil apreciamos, mas resolvi ficar com um de cada década: de 1963, "Splish Splash"; de 1971, "Detalhes"; de 1981, "Emoções"; de 1996, "Mulher de 40"; e de 2005, "A Volta", que foi trilha de Totia Meirelles e Marcos Frota na novela "América".

Clipe do Dia V

Mas também tem Roberto Carlos através de outros artistas. Peguei cinco canções famosas tanto com ele quanto com outras vozes femininas e masculinas: de 1970, "As Curvas da Estrada de Santos" com Elis Regina; de 1993, "Fera Ferida" com Maria Bethânia (abertura da novela de mesmo nome); de 1993, "Esqueça" com Fábio Jr. (tema da Lucinha Lins em "A Viagem"; de 1998, "É Preciso Saber Viver" com Titãs (tema da Carolina Ferraz na versão daquele ano de "Pecado Capital"); e de 2011, "Além do Horizonte" com Jota Quest.

Bela do Dia: Amanda Schull

Amanda Schull, atriz e ex-dançarina de balé. Dia desses, passou na Globo o filme "A Última Dança de Mao", que a tem no elenco. Com uma loirinha lindindona dessas, eu queria ter a primeira, a segunda e sei lá quantas danças até a efetiva última.

Momento Raridade Rara

Duas das maiores personalidades brasileiras reunidas lado a lado. Quão emocionante não deve ter sido para quem viu ao vivo e a cores, de pertinho, o encontro de Roberto Carlos e Silvio Santos no programa "Em Nome do Amor", do SBT, em 1996. Não foi a única vez do "Rei" na emissora do "Patrão", como muitos podem achar, pois juntos também estiveram em janeiro de 1994 no "Programa Silvio Santos". Acompanhe aqui aquele "Em Nome do Amor", cafonaço e memorabilíssimo programa das noites de domingo, no qual RC recebeu os Troféus Imprensa de melhor cantor por 1993, 1994 e 1995. (na vez anterior, ele recebeu o troféu pela vitória em 1992)

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Segue hoje a final da LBF, ainda em SP. Segundo jogo entre Sampaio (ganhador do primeiro) e Corinthians.

"24 Horas" volta depois que soubermos se as paulistas farão 1 x 1 ou as maranhenses 2 x 0!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.