.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 9 e 10 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 153
Tempos decisivos nos Estaduais

Obs.: esta coluna é publicada com vários problemas pois desde quarta para quinta estou com apenas metade da velocidade da internet, com muita dificuldade para carregar páginas e impossibilitado de ver e escutar áudios e vídeos, seja em streaming ou ao vivo, e quanto mais baixá-los. Não é problema técnico, é assim mesmo que a internet da GVT fica quando passa um determinado período sem conseguir pagar a conta de telefone - e lamento dizer que este é o meu caso, que não sei quando solucionado será. Enquanto isso, vou tocando o site com muita dificuldade e sem muitas coisas habitualmente notadas nele. Espero que isso se solucione rápido.

Sábado e especialmente domingo marcados por rodadas decisivas ou jogos capitais (mesmo que no interior) por fases eliminatórias. Os Campeonatos Paulista, Mineiro e Goiano terminam suas classificatórias. Paranaense, Pernambucano e Cearense resolvem seus semifinalistas. A primeira semi sairá no Gauchão. E outros torneios também terão partidas que podem encaminhar algo bom ou ruim para esses e aqueles. Às projeções:

Paulista (15ª e última rodada) - Todos os 10 jogos valerão algo para classificação e/ou rebaixamento: Mogi Mirim x Palmeiras (Sapão nunca venceu o Verdão em casa em jogos oficiais, somente num 4 x 2 amistoso em 1991), Corinthians x Novorizontino, Água Santa x São Bernardo, Rio Claro x Ponte Preta, Red Bull Brasil x Ituano, São Bento x São Paulo, Santos x Osasco Audax, Oeste x XV de Piracicaba, Linense x Ferroviária e Botafogo x Capivariano. Antes das classificações dos grupos, observo os critérios de desempate: vitórias, saldo, gols pró, cartões vermelhos, amarelos e sorteio. Às tabelas: Grupo A com 29 do Santos e 24 do São Bento; Grupo B com 21 do Palmeiras (6 vitórias, 7 de saldo e 23 gols pró), 21 do Novorizontino (6 vitórias, 6 de saldo e 24 gols pró), 20 do São Bernardo (5 vitórias, 0 de saldo e 21 gols pró), 19 da Ponte Preta (5 vitórias, 5 de saldo e 21 gols pró) e 19 do Ituano (5 vitórias, -2 de saldo e 16 gols pró); Grupo C com 24 do Osasco Audax (7 vitórias, 5 de saldo e 24 gols pró) e 22 do São Paulo (6 vitórias, 4 de saldo e 17 gols pró); e Grupo D com 32 do Corinthians e 22 do Red Bull Brasil. Três quartas-de-final em jogo único confirmadas: Santos x São Bento, Corinthians x Red Bull e Audax x São Paulo (falta esse ter o mando definido). Três rebaixamentos definidos: 9 do Rio Claro, 10 do Capivariano e 12 do Oeste. Três entre esses: 14 do XV de Piracicaba (3 vitórias, -7 de saldo 11 gols pró), 15 do Mogi Mirim (4 vitórias, -10 de saldo e 11 gols pró), 16 do Botafogo (3 vitórias, -1 de saldo e 13 gols pró), 16 do Água Santa (4 vitórias, -11 de saldo e 16 gols pró), 16 da Ferroviária (5 vitórias, -2 de saldo e 19 gols pró) e 19 do Linense (4 vitórias, -2 de saldo e 21 gols pró). O fato do Botafogo ter 3 vitórias já livra do rebaixamento Ituano e Ponte Preta, que até podem ser alcançados em 19 pontos, mas que têm 5 vitórias. Calculadora: a melhor amiga dos paulistas. Enquanto isso, as quartas-de-final da Série A2 começaram com Batatais 0 x 0 Bragantino e prosseguem neste fim de semana suas idas com Santo André x São Caetano, Taubaté x Barretos e União Barbarense x Mirassol. Saldo simples levado em conta, ou seja: se Bragantino e Batatais empatarem por 0 x 0 ou 6 x 6, teremos pênaltis.

Carioca (6ª rodada de 7 da segunda fase) - Sábado de Flamengo (6° com 6) x Boavista (5° com 6), em mais uma tentativa rubro-negra de cessar o jejum de 6 jogos, e Vasco (2° com 11) x Madureira (8° com 1), com defesa de invencibilidade de 18 jogos - a maior do futebol brasileiro entre os clubes das Séries A, B e C - por parte dos vascaínos. Já o domingo traz Volta Redonda (4° com 7) x Fluminense (1° com 11), com uma invencibilidade de 10 jogos não obtida desde 2012 defendida pelos tricolores, e Botafogo (3° com 8) x Bangu (7° com 4). Arqueiro alvinegro na vitória diante do Coruripe pela Copa do Brasil, Helton Leite teve seu contrato renovado até 2018.

Mineiro (11ª e última rodada) - Entre classificação e sobretudo rebaixamento, todos os 6 jogos têm validade: Boa Esporte x Cruzeiro (azuis de luto pela morte aos 83 anos do ex-zagueiro Vavá, 7 vezes campeão estadual de 1956 a 1967 - duas vezes tricampeão - em 428 partidas), Atlético x Tricordiano, URT x América (a URT conseguiu que o Bernardo Rubinger, do rival Mamoré, receba seu mando na semi com adequações para atingir o mínimo exigido de 10 mil lugares), Guarani x Villa Nova, Tupi x Caldense e Tombense x Uberlândia. Classificados: 26 do Cruzeiro, 20 do Atlético e 18 do URT (o empate confirma o segundão do Galo devido à brutal diferença de 16 x 2 no saldo; URT vice só se ganhar e o alvinegro perder). Última vaga entre dois times: 17 do América (5 vitórias, 3 de saldo e 13 gols pró) e 14 do Villa Nova (4 vitórias, -2 de saldo e 14 gols pró). Só não dá Coelho se, por exemplo, perder por dois de diferença e o Villa marcar 3 de diferença pela vantagem nos gols pró - a não ser que os escores fossem América 4 x 6 e Villa 3 x 0, o que levaria a igualdades em pontos, vitórias, saldo e gols pró, levando ao critério do confronto direto - e aí daria Coelho pelos 2 x 1 na 3ª rodada. Dois rebaixamentos a definir: 9 do Guarani (2 vitórias, -6 de saldo e 9 gols pró), 10 do Boa Esporte (3 vitórias, -9 de saldo e 10 gols pró), 10 do Tombense (3 vitórias, -5 de saldo e 12 gols pró), 10 do Tricordiano (3 vitórias, -3 de saldo e 9 gols pró), 12 do Tupi (4 vitórias, -4 de saldo e 8 gols pró) e 12 do Uberlândia (4 vitórias, -3 de saldo e 6 gols pró). Calculadoras a postos, mineiros.

Gaúcho (quartas-de-final) - Primeira semifinal definida neste fim de semana após São José x Novo Hamburgo no sábado e Internacional x São Paulo no domingo. O Colorado confirmou a contratação do meia venezuelano Seijas, do Independiente Santa Fe, que chegará aqui a Porto Alegre somente na metade de junho.

Catarinense (7ª rodada de 9 do segundo turno) - Destaques totais para Joinville (1° com 16) x Inter de Lages e Metropolitano x Chapecoense (2° com 14). Sem muita graça os jogos Criciúma (9 pontos) x Camboriú e o clássico Figueirense (10) x Avaí. Será que finalmente o Leão da Ilha fará ao menos 1 pontinho no returno?

Paranaense (volta das quartas-de-final) - Uma semifinal sairá de Paraná x Foz do Iguaçu (3 x 0) e Atlético x Londrina (1 x 1), a outra surgindo de Coritiba x Toledo (2 x 0) e J. Malucelli x PSTC (3 x 0).

Pernambucano (10ª e última rodada da 2ª fase) - Definido será o último semifinalista em Santa Cruz (4° com 10 pontos e 2 vitórias) x Sport (3° com 16) e Central x América (5° com 7 pontos e 2 vitórias). Empate assegura os tricolores, que terão Bruno Moraes de volta graças a um efeito suspensivo, enquanto os americanos precisam de derrota deles e ainda ganhar do lanterna em Caruaru. Também saberemos se o Sport terá clássico na semifinal ou não em Salgueiro x Náutico. Ambos têm 20 pontos, mas o empate deixa o Timbu na liderança.

Baiano (ida da semifinal) - Tem Fluminense x Bahia e Juazeirense x Vitória, esse confirmado pelo TJD/BA em meio à ronha do Victor Ramos irregular ou não no Leão, um tumulto fora de série na boa terra.

Cearense (6ª e última rodada da 2ª fase) - Fortaleza x Guarani (75 anos do time de Juazeiro do Norte neste domingo), Uniclinic x Ceará e Maranguape x Guarany definindo as semifinais. O Grupo B1 já está definido há horas com Fortaleza em 1° e Uniclinic em 2°, restando ver o Grupo B2, que tem 8 do Guarani (2 vitórias, 1 de saldo e 3 gols pró), 6 do Guarany (2 vitórias, -2 de saldo e 4 gols pró) e 6 do Ceará (1 vitória, 3 de saldo e 7 gols pró). Empate só ajuda o Vozão se o time de Sobral perder na cidade do Chico Anysio. Logo, vencer é o que há.

Alagoano (3ª rodada de 5 da 2ª fase) - Domingo tem CRB (2° com 6) x Santa Rita.

Goiano (15ª e última rodada) - Semifinais e rebaixado definidos em Trindade x Goiás, Atlético x Anapolina e Aparecidense x Goianésia. Na próxima fase estarão Goiás e Anápolis pelo Grupo A e Atlético e Vila Nova pelo B, mas a classificação geral é que definirá a ordem dos jogos entre os dois primeiros, faltando saber qual clássico nela teremos: 29 do Goiás (9 vitórias, 12 de saldo e 20 gols pró) e 27 do Atlético (8 vitórias, 11 de saldo e 17 gols pró). Depois temos 21 pontos para Anápolis e Vila Nova, mas ambos já encerraram suas participações e a equipe do interior tem 6 vitórias contra 5, daí a dúvida sobre qual clássico o Vila fará na semi. Se tivermos empates em 30 pontos, 9 vitórias, 12 de saldo e 20 gols pró (hipótese: possível isso com 0 x 0 do Goiás e 3 x 2 do Atlético), os critérios seguintes são cartões vermelhos, amarelos e sorteio. Dois rebaixamentos encaminhados: 11 da Anapolina (3 vitórias, -10 gols de saldo e 7 gols pró), 11 do Trindade (3 vitórias, -5 de saldo e 11 gols pró) e 14 do Goianésia (4 vitórias, -4 de saldo e 15 gols pró). Se empatar, o Goianésia já rebaixa Trindade e Anapolina.

Mato-Grossense (4ª rodada de 6 da 2ª fase) - Domingo de Luverdense (1° do C com 5 pontos) x Cacerense.

Paraense (5ª e última rodada do 2° turno) - Domingo de Águia x Paysandu, Cametá x Paragominas e Remo x São Raimundo em destaque. Buscando o título direto sem necessidade de finalíssima, o Papão está ameaçado de não ser semifinalista deste returno ao ter 6 pontos (1 vitória, 1 de saldo e 3 gols pró) no Grupo A2 contra 7 do Paragominas (2 vitórias, 2 de saldo e 5 gols pró). Dê o que der no seu jogo, o São Raimundo com 9 já está na próxima fase por ter 3 vitórias. Já o Remo foi eliminado por antecipação e apenas cumpre tabela.

Curtinhas

*Próxima quinta, às 10h30, acontece no Maracanã o sorteio dos grupos das competições de futebol dos Jogos Olímpicos. Países da mesma confederação não serão sorteados para os mesmos chaveamentos.

*Potes do masculino: pote 1 com Brasil, Argentina, México e Japão; pote 2 com Nigéria, Coreia, Honduras e Iraque; pote 3 com Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul; e pote 4 com Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha.

*Potes do feminino: pote 1 com Brasil, Estados Unidos e Alemanha; pote 2 com França, Austrália e Suécia; pote 3 com Canadá, China e Nova Zelândia; e pote 4 com Colômbia, África do Sul e Zimbábue.

*Confirmado para 29 de maio um amistoso do Brasil contra o Panamá, em Denver, uma semana antes do início da mais que pra lá de desnecessária Copa América Centenário nos próprios Estados Unidos.

*O Real Madrid divulgou que Cristiano Ronaldo é o maior goleador da história do Santiago Bernabéu ao ter 146 gols (um acima de Di Stéfano) em 115 jogos. Marca estabelecida no último dia 20, nos 4 x 0 sobre o Sevilla.

*Falecido em 2008, Jean-Marie Balestre nasceu há 95 anos completados neste sábado. Presidente da FISA de 1978 a 1991, ele tramou para Alain Prost ser campeão da Fórmula 1 em 1989 e não Ayrton Senna.

*Vôlei: domingo de decisão na Superliga Masculina. Como não acredito mais em surpresas depois que o título feminino foi do tradicional Rexona/Ades do Rio de Janeiro sobre o Praia Clube de Uberlândia, cravarei ser a deste fim de semana em Brasília mais uma enésima conquista do Sada Cruzeiro sobre o Brasil Kirin de Campinas, que já merece parabéns por chegar na finalíssima, mas é que a Raposa de Belo Horizonte está indomável.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Florença Mazza (interina da Patrícia Kogut) que o SBT promoverá uma vacinação coletiva contra a H1N1 na matriz em São Paulo na próxima semana, já que seis de seus jornalistas ficaram adoentados. Vão vacinar todo mundo, todo mesmo, de diretores até produtores. Se bobear, vão vacinar até o Silvio e o Roque...

*Ela havia retornado em janeiro, mas está novamente de saída - e desta vez definitiva. Leio no Flávio Ricco que este sábado é o último dia da Daiana Garbin na TV Globo, da qual pediu demissão para buscar novos desafios depois que tirou no ano passado uma licença para fazer um MBA em Londres. Foram 7 anos e meio de TV Globo São Paulo para a lindíssima conterrânea Sra. Tiago Leifert, que antes de encher o vídeo com sua boniteza encantadora teve trabalhos em rádios da serra gaúcha, chegando à TV pela RBS de Caxias do Sul.

*O mesmo Ricco se pergunta por qual motivo Luciana Gimenez não faz um só programa por semana, com o que possa de melhor ser feito para tanto, ao invés de três (um do "Luciana by Night" e dois "Superpop"), com espaços abertos nos outros dois dias para produções que pudessem ter melhores resultados de audiência e faturamento comercial. Simples, "guru": La Gimenez é esposa do co-dono Marcelo de Carvalho e pode o que bem entende na RedeTV!. Mal comparando: é que nem na bem legal novela global "Totalmente Demais", onde agora a revista com este nome foi comprada pelo Hugo para tornar a filha Cassandra capa da próxima edição.

*Domingo dos 95 anos do nascimento de Chuck Connors. Falecido em 1992, ele estrelou a série "O Homem do Rifle" e fez filmes como "Da Terra Nascem os Homens", além de jogar basquete e beisebol.

*Nascido em 1924, Sidney Lumet morreu há 5 anos fechados neste sábado. São dele filmes como "Doze Homens e uma Sentença", "Serpico", "Um Dia de Cão", "Rede de Intrigas", "O Veredicto" e "A Manhã Seguinte".

*Fim de semana de um sábado que pode ser considerado o "Natal dos tarados": dia dos 90 anos do bilionário Hugh Hefner, ao qual homens do mundo todo são gratos por ter fundado em 1953 a revista Playboy.

*Por falar na Playboy: olham aqui a divulgada primeira capa da nova versão, agora publicada pela paranaense PBB Editora. Luana Piovani estrelando esta edição. Nua, sim, mas mais sugerindo do que mostrando.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Responda rápido: o que é que tem a ver a lenda do boxe Muhammad Ali (diga-se de passagem, deixado de lado dias atrás pelo Acelino Popó Freitas quando feito por ele um "Top 5" dos maiores boxeadores da história, o que não dá para aceitar) com Suzana Vieira e o saudoso Cláudio Marzo? A resposta: Linda Creed. Falecida há 30 anos completados neste domingo, a letrista e compositora nascida em 1948 fez com Michael Masser a canção que ilustrou os créditos iniciais de "O Maior de Todos", cinebiografia do originalmente nascido Cassius Clay em 1977, que incluiu Ernest Borgnine no elenco. Já em 1986, Whitney Houston fez a gravação definitiva para esta canção, que a Rede Globo usou como tema dos personagens de Suzana e Cláudio na recentemente repetida pelo canal Viva novela "Cambalacho". Estou falando da maravilhosamente sensacional "The Greatest Love of All" e destaco aqui a gravação original para o filme estrelado por Ali, cantada que foi por George Benson.

Bela do Dia: Cynthia Nixon

Cynthia Nixon, atriz que completa 50 anos neste sábado e que fez a Miranda na série "Sexo e a Cidade" de 1998 a 2004 e nos dois filmes para cinema. Sexy e irresistivelmente cheia de estilo.

Clipe do Dia II

Se não nos deixasse em 2013, Bobbie Smith completaria 80 anos neste domingo. Sua marcante voz ilustrou na década de 70 os grandes sucessos de The Spinners, mais uma de várias bandas que me fazem ser apaixonado com "AP" maiúsculo (pode ser com 2 ou 3 dormitórios, tanto faz) pela música negra americana, com seu suingue incomparável e inigualável. Bobbie cantou "I'll Be Around", "Could It Be I'm Falling in Love", "They Just Can't Stop It" e "The Rubberband Man", mas volto a 1979 e destaco aqui "Working My Way Back To You".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Guarde isso, que é muito importante

Nunca pense que uma pessoa está necessariamente feliz ou tri de boa se mostrar boa disposição ou fizer piadas e gozações. Muitas vezes isso é disfarce puro para ânimos verdadeiramente entristecidos e chateações. Não é, por exemplo, que um comediante seja famoso por sua graça que ele seja sorridente ou feliz o tempo todo.

Arremate

Esquece essa tranqueira de Copa América Centenário, CBF. Pega o Neymar só pra Olimpíada que tá ótimo.

"24 Horas" volta antes que baixe uma luz da razão sobre esses desmiolados da CBF!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.