.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 6 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 150
Goleada para a história

Dois tricolores estavam mobilizados ontem na Libertadores. Um indiretamente: o Grêmio, que viu a 4ª rodada do Grupo 6 ser concluída pela vitória do Toluca sobre a LDU por 2 x 1, o que classificou os mexicanos com 10 pontos, restando uma vaga entre gaúchos com 5 e San Lorenzo e equatorianos com 3. Situação ainda em aberto, mas quem sabe o Imortal consiga se empenhar para vencer a Liga no Equador semana que vem e, assim, depender somente dele mesmo na última rodada não importa o que façam os argentinos contra o Toluca.

O outro entrou em campo e praticou uma goleada histórica: 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 no Trujillanos colocando de volta o São Paulo no páreo do Grupo 1. Se os venezuelanos são carta fora do baralho com 1 ponto, os paulistas foram aos 5, o mesmo índice do hoje mandante River Plate contra o líder The Strongest, que soma 7 pontos antes deste fim de 4ª rodada. Na próxima rodada, o Bem-Amado vai encarar os argentinos em embate direto, mesmo que nesta quarta os Millonarios façam que nem ele e o mando de campo prevaleça. Foi a maior goleada são-paulina em todas as Libertadores, superando os 5 x 0 diante de Jorge Wilstermann em 1974 e Bolívar em 2013. Com 4 gols, Calleri é o jogador do São Paulo a mais vezes anotar numa só partida, superando Pedro Rocha neste mesmo embate de 1974 e Palhinha contra o San Jose em 1992. Os tricolores não faziam 6 gols no mesmo jogo desde os 6 x 3 sobre o Rio Claro, pelo Paulistão, em 2014. Paulistão, pelo qual o SPFC atuará domingo contra o São Bento.

A quarta-feira terá três brasileiros em campo, dois deles os outros paulistas. Um deles ganhou o clássico do último domingo: o Palmeiras, que tem 4 pontos e visitará o Rosario Central, que soma 7, em peleja pela 5ª rodada do Grupo 2, cujos uruguaios estão nos extremos (Nacional líder com 8 e River Plate na lanterna com 2). Quem quebra uma escrita como a dos 14 jogos em 21 anos sem vitória sobre os alvinegros no Pacaembu pode perfeitamente quebrar outra, não pode? Será a 10ª presença palmeirense na Argentina em Copas Libertadores e uma única foi vencida: justamente a primeira, sobre o Independiente por 2 x 0, em 1961. Depois, foram 5 perdidas e 3 empatadas - uma delas diante do próprio Rosario por 2 x 2 em 2006. Com problemas médicos que foram desafiados por ele para atuar no Dérbi pelo Paulistão e ser autor do único gol, Dudu está fora do jogo desta quarta.

O perdedor do clássico quer recuperação e conta com a melhor sorte em termos da atual Libertadores. Líder do Grupo 8 com 9 pontos, o Corinthians abrirá a 5ª rodada visitando o Independiente Santa Fe, empatado nos 7 com o Cerro Porteño. Seu desempenho contra colombianos nas casas deles pelo torneio é irregular: 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota (aquela pro Tolima em 2011). Por fim, o Atlético Mineiro comanda o Grupo 5 com 10 pontos e iniciará a 5ª rodada fora de casa contra o Independiente del Valle, cujos 7 pontos superam os 5 do Colo-Colo. Será apenas a 3ª vez do Galo no Equador e a primeira em Libertadores. Nas duas anteriores, saiu derrotado para El Nacional por 1 x 0 na semifinal Copa Conmebol de 1992 (depois faria 2 x 0 em BH) e LDU por 3 x 1 em amistoso de 1997. Para a sequência do torneio, os alvinegros trocaram um dos goleiros na lista de inscritos. Recém-adquirido do Lajeadense, Lauro passa a ser opção para Diego Aguirre no lugar de Giovanni, retirado devido a uma lesão.

Muitos jogos pela Copa do Brasil

Quatro voltas realizadas hoje: Londrina x Parauapebas (LEC 1 x 0 na ida), cujo ganhador esperará por Cruzeiro ou Campinense na segunda fase; Botafogo da Paraíba x Linense (1 x 1 na ida), onde quem se der bem encarará Goiás ou Ríver; Santa Cruz x Rio Branco (Santa 1 x 0 na ida), daí saindo o adversário de Náutico ou Vitória da Conquista; e Bahia x Globo (0 x 0 na ida), cujo vencedor duelará contra América Mineiro ou Red Bull Brasil. A quinta volta da noite seria Salgueiro x Ferroviária, mas os paulistas pediram o adiamento do jogo por conseguirem desembarcar em Pernambuco apenas nesta madrugada, o que foi concedido. A bola agora rolará na quarta que vem.

A quarta-feira aponta 10 idas: Tombense x Fluminense, Aparecidense x Sport (rubro-negro com time e até técnico reserva por priorizar a Sul-Americana), Resende x Ceará, Estanciano x Paraná, Tocantinópolis x Juventude, Inter de Lages x Sampaio Corrêa, Ivinhema x CRB, Princesa do Solimões x Chapecoense, Juazeirense x Cuiabá e Genus x ASA. Ontem, o Botafogo voltou a ganhar uma estreia na CB após 3 empatadas e 3 perdidas ao marcar o escore mínimo de 1 x 0 sobre o Coruripe. A volta será no Los Larios apenas no próximo dia 28.

Duas dos Estaduais

Aqui na aldeia, o Campeonato Gaúcho conhecerá seu primeiro semifinalista nesta quarta-de-final de jogo único. Grêmio x Brasil é um embate com boa história em mata-ou-morre nas últimas duas décadas. Os gremistas se deram bem nos pênaltis na semifinal de 1997, os xavantes responderam ganhando no Olímpico nas quartas de 1998 e os tricolores ganharam a semi em duelo solitário de 2014. Nestas quartas-de-final, empate nos 90 minutos resultará em penalidades máximas. Esta partida acontecerá hoje mesmo a pedido gremista para ter uma semana livre de preparação para enfrentar a LDU no Equador, semana que vem, pela Libertadores.

Já o Campeonato Cearense concluirá apenas agora a 3ª rodada da segunda fase com Guarani x Fortaleza, embate no qual o Ceará deve ficar de olho assim que enfrentar o Resende no sul do RJ. O Tricolor do Pici está classificado para a semifinal com 10 pontos no Grupo B1 e um empate bastará para confirmar a liderança sobre o Uniclinic, também confirmado com 7. Por outro lado, a equipe de Juazeiro do Norte comanda o Grupo B2 com 7 pontos, depois vindo Guarany de Sobral e Vozão com 6. Se ganhar do Fortaleza, o Guarani assegurará o primeirão deste triangular, cuja última vaga seria decidida no domingo em Uniclinic x Ceará e Maranguape x Guarany.

Quem passará na Copa Verde?

O primeiro semifinalista será definido hoje em Remo x Nacional, cuja ida em Manaus acabou 1 x 1. O vencedor aguardará por Paysandu ou Rio Branco do Acre, que ainda nem começaram a sua série.

E a Liga dos Campeões?

Confrontos em aberto, mas com classificados encaminhados para a semifinal. Mesmo que o Atlético possa avançar fazendo 1 x 0 em Madrid, os 2 x 1 anotados pelo Barcelona no Camp Nou em partida que rendeu muito falatório devido à expulsão do Fernando Torres e o mesmo não acontecer com o conversor da virada Suárez se constituem numa vantagem bem interessante. Já o Bayern de Munique saiu na frente com apenas 2 minutos e teve quem pensasse que viria um massacre, mas ficou apenas nisso a derrota do Benfica, que será mandante em Lisboa na volta, mas com muito menos força no ataque devido à suspensão que tira dela o "Mestre" Jonas. Hoje tem Paris Saint Germain x Manchester City e Wolfsburg x Real Madrid. Aposto fichas em PSG e Real.

Curtinhas

*O Bahia quer a suspensão da semifinal do Campeonato Baiano até que seja julgado um mandado de garantia do clube no STJD. Agora ele é que quer o Vitória fora por alegar irregularidade no Victor Ramos. Eita!

*Depois de 2 anos e 5 títulos no japonês Gamba Osaka, Lins é o novo atacante do Figueirense.

*Interditado pela Federação Mineira o Estádio Elias Arbex depois que o apitante Gabriel Barbosa relatou em súmula uma ameaça de morte do presidente Gustavo Vinagre, do Tricordiano, após a derrota para o Tupi.

*Numa semifinal com mexicanos, a Liga dos Campeões da Concacaf definiu seu primeiro finalista: o Tigres, que marcou 2 x 0 no Querétaro. O adversário será América ou Santos Laguna, "oxados" na ida.

*Dia tradicional de descanso para o judaísmo, o sábado passará a ter jogos do Campeonato Israelense.

*Depois de falir em 2012 e ressurgir como The Rangers FC, o tradicional Glasgow Rangers confirmou seu retorno à Série A do Campeonato Escocês ao ganhar do Dumbarton por 1 x 0 e ser campeão da segunda divisão.

*Gianni Infantino, Seedorf, Messi, Michel Platini... Há quase 30 anos, Humberto Gessinger cantava que "o pop não poupa ninguém". É que ele nem desconfiava que surgiriam os devastadores "Panama Papers".

*Começava há 120 anos hoje completados os primeiros Jogos Olímpicos da história, realizados em Atenas.

*Dica legal em São Paulo: os troféus originais de Roland Garros poderão ser vistos de pertinho nesta semana. Inicialmente eles passam hoje pela sede da Band (exibidora exclusiva na TV) e amanhã vão para o Clube de Campo, sendo expostos para o público no Shopping Cidade São Paulo na sexta-feira, no Parque do Ibirapuera no sábado e na Arena Corinthians no domingo. Logo, quem nela comparecer para assistir Corinthians x Novorizontino também poderá ver de pertinho as taças ganhas em 2015 por Serena Williams e Stanislas Wawrinka.

*O Vôlei Brasil Kirin venceu a semifinal de paulistas contra o Taubaté na casa dele por 3 x 2 (23/25, 25/19, 22/25, 25/20 e 15/13) e decidirá a Superliga Masculina contra o Sada Cruzeiro no próximo domingo, em Brasília. Cabe uma observação curiosa: o ponto decisivo surgiu de um cartão vermelho. É que o oposto campineiro Wallace reclamou de demora numa substituição da equipe do Vale do Paraíba, a arbitragem deu este cartão vermelho e a regra estabelece ponto para o adversário do punido neste caso. Como estava 14/13, já viu, né...

Momento Raridade Rara

Devido à boa resposta comercial de audiência dada pelo seu "Note e Anote", dono das manhãs de segunda a sexta das 8h30 às 12h45, a Record resolveu investir mais na sua apresentadora e isso levou à estreia, há 20 anos hoje completados, do "Programa Ana Maria Braga". Era uma atração mais na linha do feito pela Hebe Camargo, ainda que as chamadas com a voz-padrão de Sérgio Luiz procurassem diferenciá-lo ao anunciar que era "muito mais que um talk show" e sim "um big show". Uma chamada dos primeiros tempos pode ser vista aqui. Antes da estreia do "Programa Ana Maria Braga", os sábados da Record tinha apenas séries: "Murphy Brown, a Repórter" às 20h, "As Panteras" às 20h30, "Casal 20" às 21h30 e "Chicago Hope" às 22h30. Quando da estreia, "As Panteras" saiu do ar, "Casal 20" foi puxado para 20h30 e "Chicago Hope" passou a ser às sextas-feiras às 23h.

Quero aproveitar e destacar aqui outra chamada raríssima. O som está em apenas um dos lados, mas é uma relíquia sem tamanho até para vermos como o tempo pode surpreender: notem que é anunciado como um dos entrevistados o doutor Roger Abdelmassih, anunciado como "o médico que tornou possível o sonho do Rei Pelé de ser pai novamente". Em 2009, ele foi acusado de abusar sexualmente de pacientes após aplicar sedativos nelas e, por isso, foi condenado por 52 estupros e 4 tentativas em um total de 39 vítimas. Foragido da Justiça, ele acabou reencontrado e preso em 2014 por causa justamente de quem? Da própria Rede Record, cuja equipe do "Domingo Espetacular" fez um longo trabalho jornalístico investigativo no qual o produtor Leandro Sant'Ana foi a peça mais fundamental. Roger estava com a família no Paraguai. Claro, lógico e evidente que nada disso tem a mínima relação com Ana. Fica apenas a curiosidade sobre a emissora e como o tempo mudaria as coisas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Admito que essa lembrança passou batida ontem por mim e só fui me tocar dela numa observação do professor Luiz Artur Ferraretto no Facebook: completou 5 anos nesta terça-feira a morte de Flávio Alcaraz Gomes, um dos mais importantes radialistas do Rio Grande do Sul em todos os tempos, nascido em 1927. Ele marcou época na Rádio Guaíba como correspondente de guerra e liderando os trabalhos nas Copas do Mundo de 1958 e 1970, mas sua vida ficou marcada por um assassinato que cometeu em 1974, pelo qual acabou condenado. A Guaíba o demitiu e a Gaúcha resolveu contratá-lo quando ainda estava na prisão, ali seguindo depois de solto. O regresso à Caldas Júnior se deu na virada dos anos 80 para 90 e ali permaneceu até 2007, quando dela saiu de vez devido à compra dos veículos da Guaíba pela Rede Record. Flávio terminou a carreira na Rádio e TV Pampa.

*Você leu na coluna de anteontem que a Jovem Pan teria como novidade no "Jornal da Manhã" Tiago Uberreich passando a apresentá-lo das 6h às 7h30 e, depois, dividindo espaço com Joseval Peixoto, Silvia Poppovic e Marco Antônio Villa. O próprio Tiago destacou Silvia como componente do matutino... mas isso só valeu até ontem. Leio no Flávio Ricco que, ao término do jornal desta terça-feira, o chefe jornalístico José Carlos Pereira chamou Silvia e a dispensou depois de somente 8 meses na Pan. Nenhuma satisfação foi dada aos ouvintes no "Jornal da Manhã" de hoje e a jornalista volta e meia tinha opiniões que iam de encontro à linha editorial atual da emissora, que em geral critica ostensivamente a administração de Dilma Rousseff no governo federal e a esquerda em geral.

*Volta hoje ao ar o "Profissão Repórter" da Globo, com Caco Barcellos, agora às quartas-feiras após o futebol.

*Quarta-feira dos 20 anos da reestreia do "Chico Total", produzido originalmente e somente em 1981 e que naquele 1996 ganhou uma segunda versão terminada ao fim do mesmo ano e na qual Chico Anysio fez vários dos seus mais clássicos personagens, marcando seu regresso ao vídeo ao fim da "Escolinha do Professor Raimundo".

*Foi legal demais a participação do Carlos Alberto de Nóbrega no "Tá no Ar: a TV na TV", cuja terceira temporada acabou ontem. Marcius Melhem interpretou a Velha Surda, que na própria Globo fora interpretada entre 1977 e 1978 pelo saudoso Rony Rios quando da "Praça da Alegria" apresentada pelo igualmente saudoso Miéle. Todo o papo da Velha com Carlos girou em torno dele estar na Plim-Plim e não no SBT, com citações à emissora do Silvio Santos, ao "Patrão", aos 11 anos do filho do Manuel na Globo e à família Marinho. Demais de bão!!! E altamente histórico, já que uma raríssima presença de um contratado de concorrente na Globo em programa regular.

*Falecida em 1969, Cacilda Becker nasceu há 95 anos hoje fechados. Uma das maiores atrizes do teatro brasileiro na história, ela encenou quase sete dezenas de peças em 30 anos, além de fazer 3 filmes e uma única novela na TV: "Ciúmes", na Tupi, em 1966. Na telinha teve ainda umas poucas participações em Band e Cultura.

Bela do Dia: Candace Cameron

Candace Cameron, atriz que completa 40 anos nesta quarta. O tempo passa, torcida brasileira! Esta hoje moça feita e muito bonita foi popular como criança e adolescente ao fazer a DJ Tanner em "Três é Demais" de 1987 a 1995. Candace reviveu a personagem recentemente em "Fuller House", a continuação produzida especificamente para o Netflix.

*20 anos sem Greer Garson. Nascida em 1904, ela venceu o Oscar de atriz por "Rosa da Esperança".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Compositor de temas clássicos do balé russo, Igor Stravinsky morreu há 45 anos completados nesta quarta. Nascido em 1882, é autor de "Elegy For Solo Viola", que mostro aqui ser tocada por Miles Hoffmann. Outras obras que consagraram Stravinsky na música clássica são "O Pássaro de Fogo" e "Petrushka".

Clipe do Dia II

60 anos hoje de uma das gravações mais famosas da MPB: aqui está "Conceição" com Cauby Peixoto. No mesmo ano, o crooner a interpretou no cinema em participação no filme "Com Água na Boca", de JB Tanko.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Novo atacante no Palmeiras: Roger Guedes, que estava no Criciúma e que fechou por cinco temporadas.

"24 Horas" volta antes que ele tenha sua primeira oportunidade na equipe alviverde!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.