.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 2 e 3 de abril de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 147
Minas x Rio (ou Davi x Golias)

1981. Foi no ano em que nasci que a campeã feminina brasileira de vôlei saiu pela última vez de uma final entre uma equipe carioca e outra mineira, quando o Fluminense derrotou o Minas. Isto é: a última vez até este domingo, quando Brasília recebe Rexona/Ades e Praia Clube para epílogo em encarada solitária no Nilson Nelson. Será a terceira decisão RJ x MG da antiga Liga Nacional e atual Superliga Feminina, a primeira delas tendo o Flamengo vencendo o Mackenzie em 1978. É um duelo de opostos absolutos: se por um lado o time do Rio de Janeiro tem 10 títulos (dois quando o Rexona estava no Paraná) e busca o tetracampeonato, tendo perdido nos últimos 10 anos apenas as finais de 2010 e 2012 para o Vôlei Nestlé de Osasco, por outro a agremiação de Uberlândia não é só inédita numa finalíssima, pois mesmo na semifinal já atingia esta condição, ali sendo configurada sua melhor presença no histórico. Tentarão as damas do Triângulo dar ao estado de Minas Gerais o terceiro título para aos do Minas em 1993 e 2002 somar este de 2016. Aliás, a Superliga é nacional, mas nas mulheres só dá RJ e SP pois 37 edições foram realizadas e 33 ficaram com times do eixo (18 para fluminenses e 15 para paulistas), sendo as exceções as duas mineiras e as duas paranaenses. Rexona/Ades x Praia Clube começará muito cedo, às 9h, por considerarem o espaço de três horas uma margem devida de segurança para a Fórmula 1 às 12h. Tomara que valha a pena acordar às 9 "da madrugada" para assistir este legítimo Davi x Golias do vôlei brasileiro.

Enquanto isso, a Superliga Masculina sabe apenas um dos finalistas até agora: o indomável e implacável Sada Cruzeiro, que venceu de novo o SESI por 3 x 2 (26/24, 27/29, 23/25, 25/23 e 15/10) e espera por um dos paulistas. O Brasil Kirin empatou a melhor-de-três ao derrotar o Taubaté em Campinas por 3 x 1 (25/22, 25/20, 21/25 e 25/14). Próxima terça, às 20h, os celestes mineiros terão olhares muito atentos ao Vale do Paraíba.

Curtinhas

*Domingo de Fórmula 1 na hora do almoço com o GP do Bahrein ao meio-dia. Segunda etapa da temporada realizada no fim de semana dos 90 anos do nascimento do tricampeão mundial Jack Brabham. Pole para Lewis Hamilton, seguido de Nico Rosberg e Sebastian Vettel. Sétimo para Felipe Massa e boxes para Felipe Nasr.

*Sábado de Fórmula Indy à noite com a etapa de Phoenix. O líder Juan Pablo Montoya larga em terceiro, mas os dois primeiros no grid são os nossos brasileiros, com Hélio Castroneves à frente do Tony Kanaan.

*Sexta-feira de mais três ouros para o Brasil no Sul-Americano de Natação: Etiene Medeiros nos 50 metros livre com 24s80, Luiz Altamir nos 200 borboleta com 1m58s39 e o 4 x 100 livre misto com 3m30s98.

*Com 15.466 pontos, Diego Hypólito é ouro no solo na etapa da Alemanha da Copa do Mundo de Ginástica.

*10 anos depois, Belo Horizonte voltará a receber a Copa Davis. Será de 15 a 17 de julho que a cidade de Bruno Soares e Marcelo Melo receberá Brasil x Equador pelo Zonal Americano I na Arena Minas Tênis. Em 2006, os jogos aconteceram no Expominas e os brasileiros perderam para a equipe da Suécia por 3 x 1.

*Acabou em 54 partidas a maior invencibilidade como mandante da história da NBA. Finalmente alguém superou o Golden State Warriors em Oakland. Foi o Boston Celtics por 109 x 106 que cessou esta sequência.

*Distantes da briga pelo título na Itália, Lazio e Roma fazem neste domingo o clássico da capital. A Lazio tentará a primeira vitória sobre a Roma desde maio de 2013, pela Copa Itália. São 5 derrotas e 2 empates desde então.

*Mais uma rodada de Benfica líder em Portugal. São 70 pontos contra 65 do Sporting após os 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Braga (8 vitórias seguidas no torneio) com direito a mais um gol do Jonas, agora com 30 na temporada.

*O Chelsea quatrilhou o Aston Villa na manhã de sábado e Alexandre Pato enfim estreou, marcando um gol.

*Liderança na Bundesliga ampliada pelo Bayern de Munique com 72 pontos após vencer o Eintracht Frankfurt por 1 x 0, reforçando que insuficientes para sonhar com o título parecem ser os 64 do Borussia Dortmund.

*No último jogo antes de começar as quartas-de-final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, o no Campeonato Alemão quase intermediário tomou uma sapatada do Bayer Leverkusen por 3 x 0.

*Somando-se aos que registrei na coluna anterior está mais um dado que torna o Barcelona x Real Madrid deste sábado imperdível: Zidane tentando ser o primeiro técnico merengue a vencer seu primeiro clássico contra o Barça na casamata desde Bernd Schuster em 2007. Mal sucedidos desde então foram Juande Ramos, Manuel Pellegrini, Jose Mourinho, Carlo Ancelotti e Rafa Benítez. Jogando, Zidane só perdeu uma de 5 vezes no Camp Nou.

Prévias dos Estaduais

Paulista (14ª e penúltima rodada) - Sábado de Ponte Preta (5ª no Grupo B com 16 pontos) x Água Santa (3° do D com 16) e São Paulo (2° do C com 19) x Oeste (5° do A com 12), primeiro jogo são-paulino no Morumbi este ano após reformas no gramado e realizado após os tricolores saberem que sua chave só tem mais uma vaga aberta após o Osasco Audax confirmar passagem para as quartas-de-final ao derrotar o São Bento na manhã com gol aos 47 minutos do segundo tempo. Domingo de Capivariano (5° do C com 10) x Santos (1° do A com 26), pela primeira vez se enfrentando, e também de clássico com Palmeiras (2° do B com 18) x Corinthians (1° do D com 32), devido a shows no Allianz Parque realizado no Pacaembu, onde os palmeirenses não vencem os corintianos há 14 partidas desde 1995 - a última no estádio foi 1 x 1 em outubro de 2014. Na Série A2, última rodada na manhã de domingo. Líder com 38 pontos, o Bragantino recebe o Juventus e quer garantir a posição contra o São Caetano, que tem 36 e é mandante diante do Taubaté. No fim de semana dos seus 105 anos, o Guarani quer a vaga nas quartas com vitória sobre o Barretos. Ainda a observar o risco de queda da Portuguesa, que pega o Atlético Sorocaba no Canindé e secará o Paulista contra o Santo André e o Penapolense diante do Velo Clube. Cairá para a A3 um deles: Portuguesa com 23 pontos e 6 vitórias, Paulista com 21 e Penapolense com 20 e 6 vitórias.

Carioca (5ª rodada de 7 da 2ª fase) - Sábado de outro clássico longe de território fluminense: Botafogo (3° com 7) x Flamengo (6° com 5) em Juiz de Fora, onde eles já se enfrentaram em amistoso de 1997 acabado 0 x 0. Este é um clássico que não costuma sair muito do RJ, sendo apenas o 5° fora dele nos últimos 21 anos (Fortaleza em 1995 e 1996 e Manaus em 2014). Dia também de Madureira (7° com 1) x Fluminense (2° com 8), tricolores invictos nos 6 jogos com Levir Culpi. Domingo tem Vasco (1° com 10) x Volta Redonda (4° com 6).

Mineiro (10ª e penúltima rodada) - Sábado de Villa Nova (4° com 14) x Atlético (2° com 17), no Mineirão por opção do Villa para ter uma renda maior, e de Tricordiano (8° com 10) x Tupi (11° com 9). Domingo reservado para Cruzeiro (1° com 23) x Guarani (12° com 9) e América (5° com 14) x Boa Esporte (10° com 10).

Gaúcho (13ª e última rodada) - Tarde de domingo com todos os jogos simultâneos: Grêmio x Juventude, Glória x Internacional (colorados até o fim do torneio sem William, suspenso em 6 partidas pela cotovelada no Bolaños e com pena acumulada para 2017 em caso de eliminação nas quartas ou na semi), Brasil x Passo Fundo, São Paulo x São José, Ypiranga x Lajeadense, Veranópolis x Cruzeiro e Novo Hamburgo x Aimoré. Expliquei bem melhor na coluna anterior, mas resumindo: já estão classificados Grêmio com 28, São José com 25, Inter com 23, Ju com 22 e São Paulo com 18; dependendo só de si estão Ypiranga, Veranópolis e Passo Fundo com 15; tanto podendo ir às quartas quanto cair pra Divisão de Acesso estão Novo Hamburgo e Brasil com 13; ameaçados de rebaixamento estão Glória com 11 e Lajeadense e Cruzeiro com 10; e já rebaixado está o Aimoré com 7.

Catarinense (6ª rodada de 9) - Chapecoense e Joinville agradecem a Hélio Paraíba, que marcou duas vezes para o Guarani na virada sobre o Criciúma, que parou nos 9 pontos e está mais próximo da eliminação. Prosseguimento da rodada no sábado com Figueirense (4° com 9) x Chapecoense (1ª com 13) e no domingo com Joinville (2° com 13) x Camboriú (8° com 7) e Brusque (6° com 7) x Avaí (10° com 0) pós-demissão do Raul Cabral.

Paranaense (ida das quartas-de-final) - Tudo no domingo por apenas na sexta a rodada ser promulgada após a decisão do STJD em manter a retirada de 6 pontos do Londrina, decisiva para a confirmação dos jogos, que são o matinal Toledo x Coritiba, LEC x Atlético, PSTC x J. Malucelli e o noturno Foz do Iguaçu x Paraná. Na semifinal, o cruzamento aponta Paraná ou Foz x Atlético ou Londrina e Coritiba ou Toledo x Malucelli x PSTC.

Copa do Nordeste (volta das quartas-de-final) - Sábado com Sport x CRB (alagoanos 2 x 1 na ida) e domingo de Bahia x Fortaleza (baianos 2 x 1 na ida), Ceará x Santa Cruz (pernambucanos 2 x 1 na ida) e Campinense x Salgueiro (paraibanos 2 x 0 na ida). Notam que temos dois mandantes em vantagem e dois visitantes idem. A semi terá Bahia ou Fortaleza x Ceará ou Santa e Sport ou CRB x Campinense ou Salgueiro. Ah! Um detalhe curioso: quem leu a coluna de quarta-feira lembra que falei de uma longa invencibilidade do Fortaleza no Castelão - e, no fim das contas, deu Bahia. Pois bem: o Ceará não é apunhalado como mandante no Nordestão há 15 jogos (11 ganhos) desde 2013. Não vão me dizer que outra vez o adversário se dará melhor, aí eu não aguento!

Pernambucano (9ª e penúltima rodada da 2ª fase) - Domingo de Náutico (2° com 17) x Central (6° com 2), que acontecerá num estádio permitido pela FPF, mas não pela CBF. Explica-se: a Arena Pernambuco desta peleja foi vetada para Náutico x Vitória da Conquista, na próxima quarta-feira, justificando para tanto a entidade máxima do futebol brasileiro que faltou um lauro de condições sanitárias e higiene do estádio. Assim sendo, o compromisso pela Copa do Brasil (cuja ida na Bahia ficou no 0 x 0) acontecerá no Arruda.

Maranhense (3ª e penúltima rodada da 2ª fase) - 2° do Grupo A com 3, o Sampaio Corrêa enfrenta o Maranhão no sábado. É uma competição de tiro muito curto essa, qualquer bobeada pode ser fatal.

Goiano (14ª e penúltima rodada) - Sábado de Grupo A com Goiás (1° com 26) x Itumbiara (4° com 15) e domingo de Grupo B com Goianésia (4° com 14) x Atlético (1° com 24) e Vila Nova (2° com 20) x Aparecidense (3° com 15). Detalhe: o Vila se garante na semifinal com vitória ou empate, mas não pode de jeito nenhum perder para não ter que depender de um rival. Explico: é seu último jogo e, na última rodada, o Aparecidense enfrentará o já assegurado Atlético, sobre o qual uma vitória o faria superar o Vila rumo à semi.

Mato-Grossense (3ª rodada de 6 da 2ª fase) - 3° do A com 4, o Luverdense visita o Cacerense domingo.

Paraense (4ª e penúltima rodada da 2ª fase) - Domingo tem o 735° Paysandu (3° do A2 com 5) x Remo (4° do A1 com 2). São 229 vitórias bicolores e 256 azulinas na (creio) partida mais repetida do mundo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A partir desta segunda-feira, Marcelo Tas passa a ser colunista do "Jornal da CBN" ao fazer o quadro "Notícia Para Quem Precisa", que misturará informação e entretenimento com interatividade, dentro do "Time das 9" (colunistas diferentes a cada dia às 9h) no "Jornal da CBN". Além disso, uma novidade: a trilha sonora do quadro será decidida pelos ouvintes. Para tanto, duas ficarão a semana toda disponíveis no site da rádio. Bacana!

*Flávio Ricco observa no "Canal 1" que o trânsito carregado tem feito as rádios de São Paulo ganharem mais ouvintes no fim de tarde e começo da noite por serem alternativas para motoristas e passageiros trancados nos longos engarrafamentos - e o próprio movimento recente da Bandeirantes ao lançar o jornalístico "Bastidores do Poder" às 17h30, numa resposta ao bem sucedido "Os Pingos nos Is" da Jovem Pan, parece indicar isso. Mas é como aponta o "guru": a "Voz do Brasil" acaba atrapalhando com sua obrigatoriedade das 19h às 20h, que nos dias atuais é derrubada por pouquíssimas estações, pouquíssimas mesmo. Das que transmitem futebol, por exemplo, sei apenas da própria Bandeirantes (com o "Na Geral") e da BandNews (com 20 minutos próprios antes de vazar o "Jornal da Band" em simultâneo com a TV). Numa hora tremendamente complicada como essa, faltam alternativas em massa e resta aos que podem - e não são todos - ter que escutar rádios via internet.

*Márcia Dantas de volta à Record. Não, infelizmente não é no vídeo o retorno da maravilhosa ex-apresentadora da Record Belém e ex-repórter da matriz em São Paulo, mas já está valendo. É com seu lado escritora através do blog "Menina Maniva", que ela tocou sobretudo depois de se fixar em SP e engravidar, agora publicado no R7.

*Quem está na reportagem da Record em Brasília é Luiz Fara Monteiro, que partilhou no Facebook que terá uma participação no cinema interpretando um repórter político. Será em "3000 Dias no Bunker", filme dirigido por Rodrigo Bittencourt com base no livro de Guilherme Fiúza, que aborda os bastidores da criação e da implantação do Plano Real. É uma produção de Lighthouse e Globo Filmes prevista para 120 minutos de duração e com gravações na capital federal e em Sampa City. Nas cenas gravadas em Brasília durante uma semana, Lula contracena com Paolla Oliveira, que lidera o elenco com Tato Gabus Mendes e Emílio Orciollo Neto.

*Aconteceu nesta semana a primeira presença da Luiza Zanchetta na tela da Globo, agora trampando na rede após dela ser enquanto apresentadora do tempo da RBS TV aqui em Porto Alegre de 2007 a 2011. Assistem aqui sua aparição inicial no "Bom Dia SP" de quarta-feira, onde reportou o combate à dengue em Guarulhos.

*Carlos Tramontina ausente da Globo SP. Leio no Daniel Castro que ele se recupera bem, mas sem previsão de retorno, após uma retirada de pólipos no pâncreas. A semana toda tem César Tralli nos dois "SPTV", que tem em Tramontina o segundo apresentador de jornalismo diário da Plim-Plim mais duradouro da Plim-Plim, com 16 anos na edição paulistana noturna, perdendo apenas para os recém completados 20 anos do William Bonner no "Jornal Nacional". Falo em jornalismo diário pois, se contarmos tudo do departamento, o "Globo Rural" ficará na frente por Nelson Araújo ser seu apresentador há 26 anos e Helen Martins estar no dominical há 21 anos.

*Coincidentemente caindo neste sábado os 5 anos da última exibição da "Sessão de Sábado", que a Globo estreou em 1992 sem transmissão contínua desde então por dar lugar a outras atrações em alguns anos, como o "Planeta Xuxa" em 1997 e as partidas de futebol em boa parte dos anos 90. Na própria década de 2000 ela deixou de ser vista por várias partes do Brasil em muitos sábados sobretudo a partir de 2006, quando a emissora passou a exibir até três jogos da Série B por sábado (São Paulo em 2008 e Rio de Janeiro em 2009 que o digam).

*A perda desta semana foi a morte aos 65 anos, de parada cardiorrespiratória, do apresentador Petrucio Melo, que teve muitas presenças como jurado de programas de Silvio Santos e Chacrinha ao longo das décadas. Nos últimos anos, ele apresentava um programa com seu nome na Rede Brasil de Televisão (RBTV).

Bela do Dia: Amanda Bynes

Amanda Bynes, atriz. Vista em filmes como "Ela é o Cara" e na série "Coisas Que Eu Odeio em Você", esta gatinha suspirante faz 30 anos no domingo.

*O "Ataque de Risos" do SBT terá uma nova série às 5h deste sábado para domingo: "Sullivan & Filho", que durou 3 temporadas de 2012 e 2014 e que tem no elenco fixo Dan Lauria, o pai de "Anos Incríveis".

*Sábado dos 55 anos de Christopher Meloni, o Elliott Stabler de "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", que dela saiu após 12 temporadas. A madrinha do seu filho é Mariska Hargitay, a detetive Olivia Benson.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Eddie Murphy completa 55 anos neste domingo. Revelado pelo "Saturday Night Live", ele fez vários filmes de grande sucesso, como os dois "48 Horas", os três "Um Tira da Pesada", os dois "O Professor Aloprado" e ainda "Trocando as Bolas", "Um Príncipe em Nova York" e "Os Picaretas", tendo como mais bem vista presença séria a no ótimo "Em Busca de um Sonho". Mas em 1993, Eddie se juntou a Magic Johnson para participação em mais uma superprodução de Michael Jackson: o aqui assistido clipaço de "Remember The Time".

Clipe do Dia II

Fecha 40 anos neste domingo a exibição do último dos 37 episódios das 2 temporadas de "S.W.A.T.", série policial que durou pouco, mas fez muito sucesso aqui no Brasil quando transmitida pela Globo, tanto que despertou nos Trapalhões a paródia "SUATE". Faço o registro no tópico musical pois a trilha de abertura escutada aqui é uma das mais sensacionais da televisão americana: o "Theme From S.W.A.T.", com Rhythm Heritage.

Clipe do Dia III

Sábado dos 55 anos de Keren Woodward, cantora morena do trio de cantoras gatinhas Bananarama, que emplacou em 1986 este sucesso aqui: "Venus", regravação do original do Shocking Blue em 1970.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Noel Sanvicente não foi demitido e sim se demitiu da Venezuela. O ex-goleiro Dudamel é o novo treinador.

"24 Horas" volta antes que agora encontrem um substituto pro Dudamel no sub-20 venezuelano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.