.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 31 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 145
2 x 1 ao triplo

2 x 1 ao triplo é o que a quarta-feira da Copa do Nordeste mostrou na abertura das quartas-de-final. Mesmo placar, mas favorável para dois mandantes e um visitante. Baianos e alagoanos felizes, pernambucanos meio a meio e cearenses precisando buscar a reabilitação sob risco de morrerem abraçados juntos. Será?

O único visitante ganhador foi o Bahia, que quebrou uma invencibilidade de 24 jogos em 1 ano e meio mês do Fortaleza, que saiu na frente e tomou a virada ainda no primeiro tempo. Detalhe: todos os gols de Juninho, claro que cada time com o seu. Os cearenses pressionaram na segunda etapa, mas pararam no Marcelo Lomba, ao passo que os baianos tiveram uma única ótima oportunidade em erro defensivo e quase aumentaram o escore. É um embate em aberto, claro, mas a vantagem do Esquadrão de Aço é bem boa: jogará a volta das 16h de domingo por vitória, empate ou derrota por 1 x 0, enquanto o Leão do Pici precisa de um gol de diferença de 3 x 2 em diante ou de dois ou mais de diferença. Liberado para torcedores, o Castelão acabou longe do esperado ao ter 21,5 mil pessoas. É de se supor, depois do resultado de ontem, que a Fonte Nova tenha bem mais na volta.

A ver qual será a plateia do Castelão no domingo quando o Ceará precisar da reabilitação. Embora começasse em vantagem com Rafael Costa, viu o Santa Cruz se impor na etapa final e conseguir a virada com Keno, que colocou seu time na frente com um belo gol aos 46 minutos do segundo tempo. A alegria deu lugar à preocupação no fim da jornada pois um torcedor que celebrava o tento acabou caindo no fosso que separa a arquibancada do Arruda do gramado e ficou razoavelmente machucado, precisando ser removido de ambulância para o hospital. Arruda, aliás, com público bem abaixo do que se espera para um clássico nordestino: menos de 10 mil viventes. Domingo, às 16h, o Vozão joga por 1 x 0 ou dois ou mais gols de diferença, enquanto o Cobra Coral passa de fase com vitória, empate ou derrota por um gol a partir de 3 x 2, já que neste caso teria mais proezas na casa rival.

A mesma situação do Santa Cruz se aplica ao adversário do seu arqui-rival Sport, que reestreou Diego Souza, que não teve grandes momentos a não ser um disparo na trave no fim da porfia. À essa altura, o CRB já estava com o comando do marcador após inaugurá-lo e sofrer o empate. Jogo parelho, boas chegadas dos dois lados e mais feliz o Galo da Pajuçara. O público do Rei Pelé não foi informado, mas de toda maneira é também de se esperar que o Leão encha a Ilha do Retiro no sábado, às 18h, para tentar a reviravolta que o leve às semifinais.

A ida das quartas acaba hoje com Salgueiro x Campinense, um desafio familiar para ambos pois foram inimigos de Grupo A, no qual a Raposa de Campina Grande liderou com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate, 13 gols pró e 3 contra) e o Carcará do Sertão foi o vice com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 9 gols pró e 5 contra). Na fase de grupos, os paraibanos venceram as duas. Será igual ou os pernambucanos diferenciarão tudo agora?

Os destaques dos Estaduais

Paulista (antepenúltima rodada) - Pênalti foi a palavra de ordem na Arena em Itaquera, que registrou seu "pior" público: pouco mais de 22 mil pessoas. Dois foram reivindicados pela Ponte Preta, um em cada etapa, e não foram marcados. Marcados foram dois para o Corinthians, também um em cada tempo, e nenhum parou nas redes pois ambos foram defendidos por João Carlos, que já havia catado uma cobrança na vitória sobre o Red Bull Brasil. A vitória paulistana teve paraguaios faturando, Romero antes e Balbuena depois do tento campineiro. O Coringão não só lidera o Grupo D como assegurou a primeira posição geral com 32 pontos e 10 vitórias, enquanto a Macaca é terceira do B com 16. Enquanto isso, o São Paulo perdeu o quarto pênalti de 5 cobrados neste ano e viu o Linense abrir o placar aos 39 do segundo num chute extraordinariamente lindíssimo do Zé Antônio, só não saindo perdedor pois Kelvin igualou aos 47. Foi a sétima visita são-paulina em 2016 e todas, rigorosamente todas, ficaram no 1 x 1. O Tricolor é vice do Grupo C com 19 pontos. Já o Oeste empatava com o Osasco Audax até 44 do segundo, mas tomou dois gols em 2 minutos e seguiu com 12 pontos na lanterna do Grupo A. Hoje tem Palmeiras x Rio Claro e Santos x Ferroviária. O Verdão é último do B com 15 pontos e não terá no Pacaembu a Mancha Alviverde, que foi suspensa por tempo indeterminado pela Federação Paulista enquanto investigam a invasão dela no CT do clube no último sábado. Já o Peixe é vice do Grupo A com 23 pontos e não terá como superar o Corinthians no geral pois, mesmo que o iguale nos 32, só chegará às 9 vitórias. Passando para a A2: o Bragantino ganhou do Rio Branco pela penúltima rodada e lidera com 38 pontos, dois acima do São Caetano. O primeiro lugar da classificatória será resolvido às 10h de domingo em Bragantino x Juventus e São Caetano x Taubaté.

Carioca (4ª rodada de 9 da 2ª fase) - 26 mil presentes no Mané Garrincha assistiram um Clássico dos Milhões com boas ocorrências. A mais eletrizante do primeiro tempo envolveu dois estrangeiros retornados das Eliminatórias, quando Guerrero teve por duas vezes a chance de marcar na pequena área e Martin Silva salvou a lavoura com brilhantismo ímpar. Porém, o uruguaio nada pôde fazer aos 34 do segundo não contra o peruano e sim contra Marcelo Cirino, que apenas agora deixou sua marca em clássicos à 22ª atuação contra um dos três grandes rivais flamenguistas. Foi quebrado um jejum de 600 minutos dos rubro-negros sem estufar as redes adversárias. Só que em dois minutos os vascaínos empataram com Riascos para manter a invencibilidade neste embate há 8 realizações (5 vencidas), seguir bem nos clássicos fora do estado do RJ (8 vitórias, 3 empates e 6 derrotas) e estar invicto na temporada há 17 compromissos. A propósito: que gramadinho bem safadão esse do estádio de Brasília, heinhô, Wesley? Baaahhh!!! Enquanto isso, a vitória com gol contra do Fluminense sobre o Bangu num Giulite Coutinho com 3 mil pessoas teve como astro maior um simpático cachorrinho que passeou à vontade antes do primeiro trilar de apitante e que até fez xixi no gramado. Por sua vez, pouquinha coisa acima de 1 mil presentes em São Januário olharam o Botafogo derrotar o Volta Redonda com um tento em cada metade. A classificação traz Vasco com 10 pontos, Fluminense com 8, Botafogo 7 e Flamengo com 5. Sábado tem Botafogo x Flamengo (em Juiz de Fora) e Madureira x Fluminense, com o domingo reservando Vasco x Volta Redonda.

Gaúcho (penúltima rodada) - Em 25 minutos, o Grêmio já fazia picadinho do Passo Fundo com um impiedoso quatrilho que tinha os dois primeiros gols de Walace como profissional. O placar final foi 5 x 1 e todos os gols foram gremistas, até o dos donos da casa, feito que foi contra pelo Henrique Almeida. Foi a primeira vez que o Tricolor anotou 5 gols na casa do adversário desde os também 5 x 1 sobre a Universidade, em Canoas, em 2010. Com 28 pontos e 9 vitórias, o Grêmio assegurou a primeira posição geral pois, mesmo que o São José o iguale nos 28 na última rodada, terá apenas 8 vitórias. Ontem também tivemos o primeiro dos três rebaixados confirmado: o Aimoré, que "oxou" com o São Paulo, este mais um confirmado nas quartas-de-final além de Grêmio, Zequinha, Juventude e Internacional. Este, com 20 pontos, atuará hoje em seus domínios contra o Brasil de Pelotas, que tem 13 e tanto pode avançar para o mata-ou-morre quanto pode ser rebaixado, um terrível dilema. Foi justamente por causa da partida contra o Xavante que o Colorado conseguiu para amanhã o julgamento dos incidentes no Grenal, quando no banco dos réus estarão o azul Pedro Geromel e os vermelhos Paulão e William, este o pivô da mandíbula quebrada do Bolaños. O Inter quer os jogadores presentes e hoje isso seria impossível pois o julgamento foi marcado para 17h e a bola rolará às 19h30 - e aí tanto faz que a sede da FGF não fique tão longe do Beira-Rio.

Goiano (antepenúltima rodada) - O Vila Nova derrotou a Anapolina por dobro a nada e segue em segundo no Grupo B, agora com 20 pontos. Líder com 21, o Atlético enfrenta hoje a Aparecidense já garantido semifinalista pois as derrotas de CRAC para Anápolis e Itumbiara para Trindade asseguraram esta condição.

Mato-Grossense (2ª rodada de 6 da 2ª fase) - O Luverdense joga hoje à noite contra o Dom Bosco.

Paraense (3ª rodada do 2° turno) - O Paysandu venceu o Cametá por 1 x 0 e tem 5 pontos no Grupo A2.

Curtinhas

*O São Paulo tem marcado para 1° de maio um amistoso na Argentina contra o Chacarita Juniors, que festejará seus 110 anos, mas não enviará força máxima e sim a equipe de juniores. Exatamente na data deste amistoso acontecerá o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Será que nela o Bem-Amado estará?

*Quinta-feira decisivíssima para o Campeonato Paranaense. O STJD julgou o Londrina e manteve a retirada de 6 pontos pela escalação irregular de Germano contra o PSTC. Isto interfere diretamente nas quartas-de-final pois o LEC com 6 pontos a menos resulta em uma classificação e com 6 a mais resultaria em outra.

*Como o tribunal decidiu pela manutenção dos pontos perdidos, a próxima fase terá Paraná x Foz do Iguaçu, J. Malucelli x PSTC, Coritiba x Toledo e Atlético x Londrina. Se fossem recuperados os 6 pontos, teríamos isto: Londrina x Foz, Paraná x PSTC, Malucelli x Toledo e Coritiba x Atlético. Nada de Atletiba já agora.

*Depois do Internacional ter uma rua próxima ao Beira-Rio com o nome de um grande ídolo (Rua Fernando Lúcio da Costa, homenagem ao Fernandão), o mesmo ocorre com o Grêmio. A rua 2.123, que fica entre a AJ Renner e a Rua 1, que faz a volta por toda a Arena, agora se chama Rua Airton Ferreira da Silva, o Pavilhão.

*Mais um agradecimento devo fazer ao atento leitor Pedro Pincer: diferentemente do que coloquei na coluna anterior por engano ao confiar na minha inconfiável memória, o goleiro Lauro nunca defendeu o Flamengo. Já marcou gols nele por Ponte Preta e Portuguesa, isso sim, mas nunca jogou pelo rubro-negro da Gávea. Falhei de novo.

*Sabe Eva Carneiro, a médica que saiu do Chelsea após brigar com José Mourinho por ele não gostar dela atender o machucado Hazard no jogo contra o Swansea em novembro pelo time ficar com 9 jogadores quando ela o retirou para tanto? Publica The Sun que a moça largou o futebol e vai trabalhar numa clínica em sua Gibraltar.

*Como induzir as pessoas ao erro dizendo apenas verdades: Barcelona eliminado da Liga dos Campeões. Sério. Fato. Verdade verdadeira. Mas não "daquela" Liga dos Campeões e sim da UCL Feminina. Um gol da Cristiane qualificou o Paris Saint Germain para a semifinal junto de Lyon, Wolfsburg e Slavia Praga.

*Sul-Americano de Natação com 5 ouros pro Brasil no primeiro dia: Etiene Medeiros nos 100 metros costas com 1m00s38, Manuella Lyrio nos 200 livre com 1m58s94, Guilherme Guido nos 100 costas com 53s40, Henrique Rodrigues nos 200 medley com 2m01s18 e revezamento 4 x 100 livre feminino com 3m43s91.

*Até ontem, uma única equipe da NBA não havia alcançado 50 vitórias na mesma temporada. Ninguém mais tem esta incômoda escrita. O Toronto Raptors a quebrou ao superar o Atlanta Hawks por 105 x 97.

*Baita ausência (diga-se de passagem, "netamente" falando) terá o basquete feminino nos Jogos Olímpicos: aos 34 anos, Lauren Jackson decidiu se aposentar das quadras devido a sucessivas lesões no joelho. A do Rio de Janeiro seria a quinta Olimpíada seguida da australiana, que nunca foi medalha de ouro e sim três vezes prata (todas em finais perdidas pros Estados Unidos) e mais uma bronze. Campeã ela foi mundial em 2006.

*Vamos e convenhamos: seria muito difícil que um acidente terrivelmente horrível como aquele na Austrália não deixasse sequelas no Fernando Alonso. Com fraturas nas costelas, ele está fora da segunda prova da temporada da Fórmula 1. Stoffel Vandoorne guiará sua McLaren, ele que é piloto de testes e campeão da GP2.

Momento Raridade Rara

31 de março de 1996 foi um domingo muito movimentado com três estreias na Rede Globo. Uma delas não deu nada certo e caiu fora pouco tempo depois e as outras foram marcantes e ainda hoje são lembradas.

A fracassada passou das 14h45 às 16h, logo após o GP do Brasil vencido por Damon Hill: o "Ponto a Ponto", uma gincana apresentada por Márcio Garcia, Danielle Winits e Ana Furtado. O programa ficou no ar apenas até agosto por dois motivos: perdia seguidamente no "Ipobre" de Sampa City para o "Domingo Legal" do SBT e, acima de tudo, ficou muito mal visto devido a um trágico acontecimento aqui em Porto Alegre. Dois jovens acabaram morrendo queimados pois imitaram uma das brincadeiras do programa: a prova da bola de fogo, que na atração televisiva era feita por participantes que vestiam roupas de amianto. Foi um caso que repercutiu muito negativamente e ajudou na existência curta deste nada memorável show. A prova da bola de fogo pode ser vista aqui.

A primeira bem sucedida foi ao ar das 20h às 22h: a primeira presença de Pedro Bial como apresentador do "Fantástico", inicialmente em dupla com a atriz Helena Ranaldi, sendo eles os substitutos do trio formado por Celso Freitas, Sandra Annenberg e Fátima Bernardes - mas ela ficaria ali apenas 4 meses. Até formar uma duradoura dupla com Glória Maria a partir de 1997, Bial foi acompanhado também por Cláudia Cruz, Carla Vilhena e a própria Fátima, tendo Zeca Camargo como seu substituto. A saída se deu em 2007, quando ele já tinha 5 anos também no "Big Brother Brasil", do qual ficou exclusivo até a criação do "Na Moral" em 2012. Do programa de estreia não há registro no YouTube, então, recorro a este fragmento de abril com Bial e Helena na bancada.

Bela do Dia: Vanessa Musskopf

Vanessa Musskopf, jornalista gaúcha do site Santa Dieta - que, apesar do nome, procura mostrar que as dietas não funcionam pois é melhor uma realimentação adequada, isso sim. Ela mesma se pega como exemplo pois parou com a dieta, readequou sua alimentação e o resultado foram 15 quilos a menos. Quem sabe isso me sirva também, pois preciso perder umas gorduras para lá de indesejadas.

A terceira estreia passou das 22h às 23h, substituindo "As Novas Aventuras do Superman", e foi a melhor delas: a do "Sai de Baixo", que resgatou uma fórmula de histórico sucesso (comédia filmada em teatro com plateia) e emplacou personagens hilariantes e bordões inesquecíveis. Exibido até março de 2002 com 241 episódios em 7 temporadas, teve um retorno especial para o Viva em 4 episódios em 2013. O canal pago, aliás, mostra a série desde sua estreia e tem nela uma das campeãs de audiência até hoje. O interessante é que os criadores Luís Gustavo e Daniel Filho ofereceram a ideia ao SBT e Silvio Santos não topou. Assim, a Globo agradeceu pois foi "Sai de Baixo" que deu uma freada no sucesso do "Patrão" em São Paulo na faixa das 22h (Silvio esticava seu programa até 23h justamente por isso). O Viva reprisará às 20h30 de hoje o primeiro episódio, mas aproveite e olhe aqui "A Festa de Babete", escrito por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.

Clipe do Dia

Da "Discoteca PB", separei aqui "Dublê de Corpo" com Heróis da Resistência, a banda do Leoni, em 1986.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Agora, sim, George Hilton não é mais ministro dos esportes. Ricardo Leyser, do PC do B, o substituiu.

"24 Horas" volta antes que saibamos o que é que fará o sucessor interino do ex-PRB!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.