.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 30 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 144
Só jogão no mata-ou-morre nordestino

Iniciadas esta noite com três jogos, as quartas-de-final da Copa do Nordeste só terão jogões pois todos rendem bastante interesse. Um deles é um "revival" da final de 1994. Campeão daquele ano, o Sport visitará o CRB na partida que marca o retorno do Diego Souza após apenas 3 meses de Fluminense. Ambos foram líderes de grupos: os pernambucanos do D com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 12 gols pró e 8 contra) e os alagoanos do B com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 8 gols pró e 5 contra). Com torcida garantida graças ao efeito suspensivo após badernas de parte dela em jogo contra o Sport, o Fortaleza recebe o Bahia no Castelão, onde não é derrotado há 1 ano e meio mês (17 vitórias e 7 empates neste período). Os cearenses foram vices do Grupo D com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 9 gols pró e 7 contra) e os baianos foram os únicos a gabaritar na classificatória com 100% no C (6 vitórias, 12 gols pró e 2 contra). Já Santa Cruz x Ceará terá um encontro de clubes instáveis nos seus estaduais e que têm técnicos interinos: Adriano Teixeira e Cristian de Souza, respectivos sucessores temporários de Marcelo Martelotte e Lisca. Os pernambucanos foram segundos do Grupo C com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 7 gols pró e 4 contra) e os cearenses lideraram o E com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 13 gols pró e 4 contra). Amanhã, tem Salgueiro x Campinense.

Outros destaques pelo Brasil

Paulista (antepenúltima rodada) - Líder já classificado no Grupo D com 29 pontos, o Corinthians do até 2017 mantido Rodriguinho assegurará o primeiro lugar geral esta noite se ganhar da Ponte Preta, 3ª do Grupo B com 16 e que poderá alcançar a liderança se vencer. Primeiro do C com 18, o São Paulo buscará contra o Linense, 3° do Grupo A com 17 pontos, sua primeira vitória como visitante este ano. A bola rolará não em Lins e sim em São José do Rio Preto, onde os tricolores não comparecem desde os 4 x 2 no América em 2007. Os são-paulinos dividem o comando do seu pentagonal com o Osasco Audax, visitante contra o Oeste, 4° colocado do Grupo A com 12 pontos. Na A2, o líder com 35 pontos Bragantino visita o "mais pra lá do que pra cá" Rio Branco pela penúltima rodada e busca ratificar a posição para ter a vantagem do mando de campo no mata-ou-morre.

Carioca (4ª rodada de 7 da segunda fase) - Noite de clássico em Brasília: Flamengo, com 4 pontos, versus Vasco, com 9. Devem os vascaínos terem Martin Silva, regressado via voo fretado após atender ao Uruguai, enquanto Guerrero é confirmado pelos flamenguistas. Mais cedo, o Fluminense com 5 pontos encara o Bangu de um único. Simultaneamente, o Botafogo com 4 pontos tem pela frente o Volta Redonda com 6.

Gaúcho (penúltima rodada) - Já classificado pras quartas-de-final com 25 pontos, o Grêmio assegurará a primeira posição desta fase se ganhar do Passo Fundo, 6° com 15 e na luta pela classificação.

Goiano (antepenúltima rodada) - Grupo B tendo como destaque o vice Vila Nova, com 17 pontos, visitante contra a Anapolina, lanterna com 11 e que tem como missão fugir do rebaixamento.

Com 9 até o mês 9

É o Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas após o empate caído do céu em 2 gols com o Paraguai, que chegou a ter dois de frente (o segundo chegou a doer na alma na falha defensiva), mas entregou a vitória nos finalmentes. Agora são 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas dos brasileiros contra os paraguaios nos últimos 12 anos e 4 jogos sem sucesso em Assunção nos últimos 31 anos. Os próximos adversários de Dunga e cia. "se enfrentaram-se" e deu Colômbia por 3 x 1, tirando a invencibilidade do Equador. Com um gol do Messi, que ficou a um dos 500 na carreira (exatamente antes de Barcelona x Real Madrid, só para apimentar mais ainda o superclássico espanhol) e chegou aos 50 pela seleção, a Argentina superou a Bolívia por 2 x 0. Ao Uruguai bastou 1 x 0 diante do Peru e o Chile saiu atrás, mas virou o placar para 4 x 1 e manteve a Venezuela sem um único triunfo.

A classificação após 6 rodadas mostra: Uruguai e Equador com 13; Argentina com 11; Chile e Colômbia com 10; Brasil e Paraguai com 9; Peru com 4; Bolívia com 3; e Venezuela com 1. A próxima rodada tem como data-base 2 de setembro: Equador x Brasil, Argentina x Uruguai, Paraguai x Chile, Colômbia x Venezuela e Bolívia x Peru. No dia 6, tem Brasil x Colômbia, Uruguai x Paraguai, Venezuela x Argentina, Chile x Bolívia e Peru x Equador. Quando estas pelejas iniciarem, já saberemos se Dunga terá sido bem sucedido na próxima empreitada (na qual ele nem tinha que estar, mas paciência, agora já foi): a busca pelo ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro. Alguém poderá dizer: "e a Copa América Centenário também, não?" Ah, essa aí vale menos que um dólar furado, como diria lá no céu Giuliano Gemma, aquele que contrariava o sobrenome ao comer apenas as claras dos ovos.

Destaques pelo mundo

Dos amistosos europeus: Alemanha 4 x 1 Itália com os alemães quebrando o jejum de 4 derrotas e 3 empates em 21 anos; Inglaterra 1 x 2 Holanda com virada; França 4 x 2 Rússia na volta dos anfitriões da Eurocopa ao Stade de France; Portugal 2 x 1 Bélgica com um do Cristiano Ronaldo após o pênalti perdido no amistoso anterior; e Suécia 1 x 1 República Tcheca com o regresso do Ibrahimovic ao selecionado nórdico após 4 meses.

Da América do Norte: nas Eliminatórias da Concacaf para 2018, o México fez 2 x 0 no Canadá e o "profe" Juan Carlos Osorio arranca com excelência ao ter 5 vitórias consecutivas (4 neste torneio); e na definição da última vaga nos Jogos Olímpicos, a Colômbia venceu fora de casa os Estados Unidos por 2 x 1 e retorna ao evento após pela vez última nele estar em Barcelona 1992. Às 10h30 de daqui a duas quintas-feiras (mas dá no mesmo dizer dia 14), saberemos os quatro grupos sorteados entre: Brasil, África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Fiji, Honduras, Iraque, Japão, México, Nigéria, Portugal e Suécia.

Curtinhas

*Necessária e digna de muitos cumprimentos, mas no fundo do fundo nada surpreendente. Reportagem da ótima Gabriela Moreira na ESPN Brasil revelou conteúdos de e-mails trocados por membros da cúpula do STJD e da CBF, apreendidos pela Polícia Federal e enviados à CPI do Futebol, mostrando que há orientação para certas decisões. Um exemplo dado foi de 2012, quando o procurador Paulo Schmitt orientou para que punissem o Atlético Mineiro por faixas de torcedores contra a CBF e falando em arbitragem favorável ao Fluminense.

*Galo, que contrata Lauro para reforçar o gol devido às lesões de Victor e Giovanni, além de parecer não mostrar confiança no Uilson após a falha na derrota pro Cruzeiro. Lauro é aquele mesmo, ex-Internacional e Ponte Preta, e que estava no Lajeadense, com quem já rescindiu. Acerto até o fim deste ano.

*Mais chegada em Minas: América contratando por 1 ano o atacante Borges, aquele mesmo bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, que estava sem clube desde que deixou a Ponte Preta ao fim do Brasileirão.

*Na Chapecoense, as contratações foram do lateral direito Cláudio Winck, egresso do italiano Hellas Verona, e do meio-campista Rodrigo Andrade, que jogava no Osasco Audax. Ambos ficam até o fim de 2016.

*Pela terceira vez, Silas será treinador do Avaí. Mas desta vez, a missão parece bem mais difícil que as de 2008 e 2011, já que o sucessor do Raul Cabral precisa reerguer uma equipe vinda de 6 derrotas seguidas.

*Remarcado o término da penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Pernambucano. Náutico x Central foi para 16h de domingo, já que sábado tem Sport x CRB às 18h pelas quartas da Copa do Nordeste.

*Sem vaga na A1 paulista para 2017, sem espaço na grande mídia há tempos e agora sem presidente, renunciado nesta manhã Jorge Manuel Marques Gonçalves. Muita força à torcida da Portuguesa.

*Acabou a primeira fase do Novo Basquete Brasil, cujos quatro primeiros colocados já estão diretamente nas quartas-de-final: Flamengo, Bauru, Paulistano e Basquete Cearense. As oitavas terão Mogi das Cruzes x Vitória, Brasília x Caxias, Pinheiros x Minas e Rio Claro x Franca. Agora, é tudo em melhor-de-cinco.

*Vôlei: a seletiva da Superliga Masculina para 2016/2017 terá hoje sua decisão com Juiz de Fora x Maringá. Enquanto o vencedor permanecerá no torneio, o outro deixará de disputá-lo na próxima temporada.

*Brabo isso: contraprova positiva para a substância proibida Oxandrolona e suspensão preventiva para Ana Cláudia Lemos, que desse jeito provavelmente não dispute a Olimpíada. Perda para o atletismo brasileiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Mais uma má novidade na RBS TV: um de seus melhores programas vai acabar depois de 12 anos. Exibido nas manhãs de sábado em simultâneo para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o "Vida & Saúde" terá somente mais duas edições pois será extinto. Com isso, a grade da afiliada será a mesma da Rede Globo a partir do dia 16, com "Via Brasil" das 6h às 7h e "Como Será?" das 7h às 9h. Da parte das apresentadoras, Mariana Paniz continuará vista nos jornais catarinenses e Laura Medina tocará projetos pessoais digitais sobre saúde e bem-estar. Era isso que eu temia quando surgiram as primeiras informações sobre o "É de Casa": que as produções regionais fossem limitadas a um mínimo do mínimo por causa de algo que, vamos e convenhamos, só foi criado por cansaço de tanto tomar porrada dos desenhos (nem sempre bons) do SBT na cidade de São Paulo. É duro, Brasil!!!

*Por falar na pauliceia: a data de hoje marca os 20 anos da última exibição do "São Paulo Já", noticiário local da Globo que substituiu o "SPTV" de 1990 a 1996, tendo apresentadores como Carlos Nascimento, Augusto Xavier, Rodolpho Gamberini, Carlos Tramontina e Rosângela Santos, além de Sandra Annenberg e Mariana Godoy na previsão do tempo. A edição da hora do almoço passava no estado inteiro e substituiu o "Jornal Hoje" até 1994, enquanto a noturna era regional em cada emissora. Uma curiosidade: qual o elo entre Arnold Schwarzenegger e o "São Paulo Já"? Resposta: nos primeiros anos, a trilha dos créditos finais era "Main Title (Fight Escape", de Harold Faltermeyer, que é de "O Sobrevivente", filme estrelado pelo brutamontes austríaco em 1986.

*Já tem algum tempo que a Record faz isso, eu é que ainda não havia registrado nestas mal traçadas linhas: o "Hoje em Dia" tem depois das 11h30 a participação de apresentadores locais do "Balanço Geral" com manchetes que serão destacadas regionalmente. Isso tornou comum a interação do César Filho com, por exemplo, Gustavo Marques no Rio de Janeiro, José Eduardo na Bahia e Alexandre Mota aqui no Rio Grande do Sul.

Bela do Dia: Rafaela Moron

Rafaela Moron, repórter da RIC/Record em Curitiba. Admito que não a conhecia até dias atrás, quando a vi cobrindo a Operação Lava-Jato ao vivo para o "Fala Brasil". Será que ela é parente do Márcio, do Fox Sports e ex-Record?

*Marcelo Rezende fora do "Cidade Alerta" por alguns dias pois está com a gripe H1N1. Assim sendo, turno triplo do Luiz Bacci por ele substituí-lo sem deixar o "Balanço Geral Manhã" e o "São Paulo no Ar".

*Leio no Comunique-se que a Empresa Brasil de Comunicação está com novo diretor geral: Pedro Varoni, que dirigia o jornalismo da TV Sergipe e que já trabalhou na EPTV em Varginha, São Carlos e Ribeirão Preto.

*Quarta-feira dos 30 anos da morte de James Cagney, nascido em 1899. Oscar de ator por "A Canção da Vitória", o eterno intérprete de gângsters também foi indicado por "Anjos da Cara Suja" e "Ama-me ou Esquece-me".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Da "Discoteca PB": aqui está "In The Summertime", com David Harleyson. Muito a escutei em 1993 pela saudosa Universal FM. É um remix da canção de Mungo Jerry que sampleia "All That She Wants", do Ace of Base.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Ó quem presidirá a CPI da CBF e da FIFA instaurada pela Câmara dos Deputados: Laudívio Carvalho.

"24 Horas" volta antes que saibamos no que dará a CPI presidida pelo radialista ex-Itatiaia!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.