.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 29 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 143
Um compromisso difícil

Se pegarmos o retrospecto total, a vantagem do Brasil é consideravelmente larga: 45 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. No entanto, considere que este é um embate realizado desde 1921 e separe apenas os últimos 12 anos para ter um cenário muito diferente e que justifica o título da coluna: 2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. E destes 4 empates, dois resultaram em eliminações vexatórias na Copa América nas penalidades máximas.

Falei que Paraguai x Brasil é um duelo com 95 anos de história, mas a primeira vez deles em Assunção se deu somente à 16ª realização, em 1954, justamente pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo daquele mesmo ano. Também aqui os números soam traiçoeiros: no geral em solo paraguaio, os brasileiros ganharam 10 vezes, empataram 4 e perderam 3. Porém, 6 destas 10 vitórias foram entre 1954 e 1961, com a geração que seria bicampeã mundial. O último êxito canarinho no país guarani se deu em 1985, nas Eliminatórias para 1986, com gols de Zico e Casagrande. Depois vieram três realizações, todas também pela qualificatória mundialista: derrota por 2 x 1 em 2000, empate sem gols em 2004 (um jogo horrível aquele) e baixa por 2 x 0 em 2008.

Depois de 3 dias aqui na aldeia pampeana - com direito à polêmica causada pelo fato de que o Hotel Villa Ventura, em Viamão, tem como um dos sócios o ex-zagueiro Lúcio, auxiliar pontual desta rodada dupla, o que evidencia um conflito de interesses desmentido (como sempre) pelo Gilmar Rinaldi (pra quem parece que tudo está lindo, ótimo e perfeito) -, a Seleção não terá nesta noite tanto David Luiz, que virou alvo de muitas queixas do povo depois das falhas nos gols uruguaios na sexta-feira, quanto Neymar, ambos suspensos. Fica a expectativa de ver o Brasil sem seu principal jogador, embora isso também não fizesse qualquer diferença para melhor na Arena Pernambuco. Os paraguaios trazem no comando de ataque o duradouro Roque Santa Cruz. A pontuação das duas seleções é igual e isso dá mais um reforço à tese de véspera: de que este será um compromisso difícil.

A 6ª rodada das Eliminatórias também terá Colômbia x Equador, Uruguai x Peru, Argentina x Bolívia e Venezuela x Chile. A classificação aponta: Equador com 13 e único invicto; Uruguai com 10; Brasil, Paraguai e Argentina com 8; Chile e Colômbia com 7; Peru com 4; Bolívia com 3; e Venezuela com 1 e sem vitórias.

Futebol pelo mundo

Vários jogos interessantes também na Europa na tarde desta terça: Alemanha x Itália (com os italianos tendo uma escrita favorável de 4 vitórias e 3 empates nos últimos 21 anos), Inglaterra x Holanda, Portugal x Bélgica (levado para Leiria depois dos atentados na sede inicial Bruxelas) e França x Rússia (primeiro jogo dos Bleus no Stade de France desde os atentados terroristas no mesmo dia da vitória sobre os alemães em novembro de 2015). Ontem, a Irlanda do Norte fez 1 x 0 na Eslovênia e chegou às 10 vitórias seguidas, algo inédito em sua história.

De olho na Olimpíada

A última vaga para o futebol masculino no Rio de Janeiro será decidida hoje entre Estados Unidos e Colômbia. Com 1 x 1 na ida, 0 x 0 classifica os americanos, 2 x 2 em diante favorece os colombianos e novo 1 x 1 resultará em prorrogação. Nestes 30 minutos extras, o regulamento aponta vaga da Colômbia se der empate com gol.

O novo grande palco sul-americano

Desde esta segunda-feira, Montevidéu, Uruguai e América do Sul têm um novo grande estádio para futuros jogos marcantes: o Campeón del Siglo (Campeão do Século), onde o Peñarol passa a mandar suas partidas. Até 40 mil pessoas podem ser recebidas no novo local, construído por dois anos com vistas à Copa de 2030, que os celestes querem sediar junto da Argentina em alusão aos finalistas da primeira edição em 1930. O Peñarol enfrentou o River Plate da Argentina, o derrotou por 4 x 1 e o primeiro gol saiu aos 19 minutos com Diego Forlán em sobra de falha do goleiro adversário. Símbolo perfeito para uma noite perfeita o tento inicial ser de um ídolo uruguaio.

Curtinhas

*Com 6 derrotas seguidas no geral e perda em todas as 5 rodadas do segundo turno catarinense, o Avaí mandou o técnico Raul Cabral passear e será liderado interinamente pelo auxiliar Evando Camillato. Vexatório o Leão.

*Técnico demitido também no Ceará, que não tem mais Lisca na casamata. O responsável direto por livrar o time do rebaixamento na última Série B sai após 18 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Isso é que chama a atenção: o retrospecto total não é ruim. O problema deve ser o alto risco de eliminação no Cearense. Treinado interinamente pelo auxiliar Ademir Fesan, o Vozão contratou quatro jogadores: o zagueiro Antônio Carlos, ex-Fluminense; o volante Nem, ex-Figueirense; e os meias Felipe, ex-Ponte Preta, e Zé Mário, ex-Internacional.

*Quem tem treinador novo é o Santa Cruz: Milton Mendes, que no ano passado treinou o Atlético Paranaense no Campeonato Brasileiro após levar a Ferroviária de volta à elite paulista. Ele sucede Marcelo Martelotte.

*Novo jogador no Sport: Clayton, meio-campista emprestado até o fim do ano pelo São José de Porto Alegre.

*A Federação Baiana afirmou ser transferência nacional a do Victor Ramos para o Vitória, assim chegado não do Monterrey do México e sim do Palmeiras, desta feita estando em dia seu nome no BID da CBF conforme previsto pelo regulamento do Campeonato Baiano. Alegaram irregularidade na inscrição do zagueiro para resultar numa possível eliminação rubro-negra após a vitória sobre o Flamengo de Guanambi que o levou à semifinal.

*Depois de Rivaldo e Rivaldinho no Mogi Mirim, mais um caso de pai e filho marcando gols no mesmo jogo aconteceu no futebol brasileiro: Cascata fez um e seu filho Brendo marcou outro nos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0 do América sobre o Palmeira de Goianinha, sábado passado, pelo Campeonato Potiguar.

*Há 11 anos no Cruzeiro e com quase 700 jogos, Fábio se tornou Cidadão Honorário de Minas Gerais em cerimônia realizada ontem à noite, dia seguinte à grande atuação na vitória sobre o Atlético.

*Se os profissionais vão mal com 4 derrotas seguidas, os juniores do Palmeiras estão muito bem, ganhadores que foram do Torneio Internacional de Bellinzona (Suíça) ao fazerem 5 x 3 nos pênaltis sobre o Krasnodar da Rússia após 1 x 1 no tempo normal. Nos 5 jogos, o principal nome foi o meia Vitinho, com 4 gols.

*Ricardinho não é mais técnico da Portuguesa, que não só não tem mais chance de classificação para a próxima fase da A2 de SP como ainda corre um certo risco de rebaixamento. Foram apenas 12 jogos dele no clube, com 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Anderson Beraldo foi deslocado do sub-20 para o time de cima.

*Outro que tá lamentável é o Guarani, que conseguiu a proeza de perder ontem para o já rebaixado Atlético Sorocaba na abertura da penúltima rodada da classificatória. Com 27 pontos, até está em sétimo e dentro da turma que passará de fase, mas terá de secar os outros times nesta rodada e fazer sua parte diante de sua gente na rodada derradeira, às 10h do próximo domingo, contra o Barretos. Não me "inventa", Bugre!!!

*Copa Verde: marcados para dias 7 e 14 os jogos entre Paysandu e Rio Branco do Acre (mandante da volta).

*Eliminado no campo pelo Vila Nova e também nos tribunais o Luverdense, punido pelo STJD com a exclusão (desnecessária, mas tá...) da Verde pois escalou Sérgio Mota irregularmente, já que ele chegou do Seattle Sounders sem ter cumprido uma automática da Série D de 2014 pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

*Atual reserva, Casillas entrou para a história no "oxo" de anteontem com a Romênia ao completar 166 jogos pela Espanha, sendo o atleta a mais vezes defender uma seleção da Europa em todos os tempos.

*Terça-feira dos 45 anos da ex-tenista Jennifer Capriati, que foi número 1 do mundo e venceu Roland Garros em 2001 e Austrália em 2001 e 2002. Em Wimbledon e Estados Unidos, no máximo foi semifinalista.

*Definida a final da Superliga Feminina para 9h do próximo domingo (pra quê essa estupidez de horário, Deus do céu?) em Brasília: Rexona/Ades x Praia Clube. De um lado, a tradição do Rio de Janeiro, 10 vezes campeão e que chega às 15 finais totais e 12 consecutivas após 3 x 0 no Vôlei Nestlé de Osasco (25/20, 25/23 e 25/16). Do outro, o ineditismo da equipe de Uberlândia, que nem sequer tinha sido semifinalista até agora e que alcança uma decisão inédita após vencer o embate regional com Minas por 3 x 0 (25/21, 25/18 e 25/22).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Teve saída no jornal Zero Hora após 27 anos: a do jornalista Moisés Mendes, que decidiu sair ao saber que não escreveria mais na nova superedição conjunta de sábado e domingo e sim em outros três dias da semana.

*Tristeza em Minas Gerais: morreu aos 31 anos o jornalista Renato Soares, que tratava de uma depressão. Consta que ele sucumbiu a isso num prédio em Curvelo, na região central do estado. Renato atualmente trabalhava na TV Record e estava de licença desde que ficou desaparecido por 52 horas em setembro do ano passado. Antes, ele trabalhou na TV Globo e também na Rede Minas, que o homenageou neste vídeo aqui.

*Atual comentarista da TV Gazeta de São Paulo, José Neumanne Pinto disse a um seguidor seu no Twitter que foi demitido do SBT em 2014 por pressão do Governo Federal. Seu ingresso no canal se deu em 2007.

*Noite diferente na Globo devido a Paraguai x Brasil às 21h45: além de mais uma vez "Velho Chico" ter apenas 35 minutos totais em dois dias da semana (o outro é amanhã), o "Big Brother Brasil" entrará apenas às 23h45 no habitual dia da eliminação, o "Tá no Ar" começará somente à 0h30, o "Jornal da Globo" entrará à 1h, o "Programa do Jô" à 1h35, "24 Horas" às 2h20 e o "Corujão" com o horrível filme "Vertigem" às 3h.

*Uma gostosa saudade: de Dona Nenê, Lineu, Agostinho, Bebel e cia. Exatamente hoje completa 15 anos a estreia da segunda versão de "A Grande Família", exibida até 2014 com 489 episódios, sendo um dos maiores sucessos da Rede Globo. O primeiro episódio foi ao ar às 22h45 daquela quinta-feira, após "Linha Direta".

*Um "Momento Nóis Erra, Nóis Corrige": na coluna anterior, "envelheci" Zizi Possi ao destacá-la no "Clipe do Dia". Diferentemente do que este besta idiotamente babaca que vos tecla escreveu e que prontamente corrigido foi pelo conviva Pedro Pincer, ela completou ontem 60 anos e não 65. Peço perdão por esta estupidez.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Sabrina Coelho

Sabrina Coelho, repórter do Campeonato Paranaense no Premiere e ex-TV Bandeirantes. Faz um bom tempo que eu queria essa gatona nesta seção e finalmente hoje ela comparece.

Momento Raridade Rara

A terça-feira no nosso horário marca os 10 anos da decolagem do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que compôs a Missão Centenário junto de outros dois astronautas. Quando falo em terça-feira "no nosso horário", é pelo fato ocorrido no Cazaquistão acontecer às 8h30 locais de 30 de março de 2006, mas às 23h30 do dia 29 aqui no Brasil. Olhe aqui como foi a decolagem transmitida ao vivo pelo SBT com Carlos Nascimento.

Clipe do Dia

Tentativa mal sucedida de "novela das 10" num momento em que "Pantanal" comandava as picapes na saudosa Rede Manchete, "Araponga" teve seu último capítulo exibido pela Globo há 25 anos hoje completados (na época, a concorrente já mostrava "A História de Ana Raio e Zé Trovão" desde dezembro de 1990). Mostrada às 21h30, a trama de Dias Gomes trazia Tarcísio Meira como um espião que se apresentava: "Ponga, Araponga". Foi a primeira novela feita por Ângela Vieira e marcou o retorno da Darlene Glória à televisão depois de muito tempo. Acompanhe aqui a abertura com seu tema musical: "Araponga Mix", com DJ Marcelo Mansur.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Campeão pernambucano pelo Santa Cruz e potiguar pelo ABC, Sérgio China completa hoje 50 anos.

"24 Horas" volta antes de sabermos se o Salgueiro treinado por ele será campeão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.