.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo e segunda, 27 e 28 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 142
O fim que ainda não é o fim

Obs.: coluna planejada originalmente para sábado, dia de nocaute deste que vos tecla por um resfriado forte pra burro (e pra inteligente também) por uma Sexta-Feira Santa de chuva como "presente" de São Pedro na véspera dos 244 anos aqui de Porto Alegre, e trazida no domingo, mas com adendos publicados na segunda-feira.

Este deve ser um dos títulos de coluna esportiva mais estapafúrdios, ridículos e tontérrimos de todos os tempos, mas justifico: o fim da primeira fase do Campeonato Paranaense ainda não representará o fim do mesmo. Não, não há ainda definição 100% das quartas-de-final. Isto é: os oito classificados são os confirmados neste domingo, mas pode ter mudança na ordem dos jogos. Acontece que foi marcado para a próxima quinta-feira o julgamento no STJD do recurso do Londrina sobre a retirada dos 6 pontos por escalação irregular. Além disso, justamente por este julgamento é provável que a ida do mata-ou-morre inicie somente no domingo da semana que vem, já que são precisas 72 horas mínimas para a homologação de cada rodada, o que impediria jogos no sábado.

O Paraná não vence há 4 jogos e empatou sem gols fora de casa com o PSTC, que se classificou. Reservas o Atlético teve na derrota para o Toledo, também na próxima fase. Único curitibano mandante da última rodada, o Coritiba empatava até 44 do segundo, mas desempatou e ampliou sobre o Maringá, que acabou rebaixado, mas do qual um jogador saiu feliz desta jornada: Felipe Costa, que fez seu gol, pediu a noiva em casamento através de mensagem na própria caneleira e ouviu o "aceito" dela à noite no "Fantástico" (só não precisava o coraçãozinho do Tadeu Schmidt, chinfrim pra chuchu). Pivô dessa treta, o LEC se tornou quadrifinalista independentemente dela ao quatrilhar o J. Malucelli, que recém nesta última rodada da classificatória sofreu uma derrota.

O papelão da tarde foi do Operário, campeão paranaense em 2015 e integrante da segunda divisão em 2017. Até ganhou do Foz do Iguaçu com Batatinha nos minutos finais e viu o Maringá perder, mas precisava que o Cascavel no máximo empatasse. Porém, ele superou o Rio Branco e isso rebaixou o Fantasma de Ponta Grossa. Incrível, inacreditável e inconcebível algo assim. Baaahhh!!! Aliás, o Foz deu sorte pois ficou com a última vaga nas quartas ao ter um gol a menos de saldo negativo que o Cascavel. Esta é a classificação: Paraná com 21 pontos, 6 vitórias e saldo 5; Malucelli com 21, 6 vitórias e saldo -1; Coritiba com 20; Atlético com 16; Londrina com 15, 6 vitórias e saldo 9; Toledo com 14; PSTC com 13; Foz do Iguaçu com 12 e saldo -6; Cascavel com 12 e saldo -7; Rio Branco com 11 e saldo 0; Operário rebaixado com 11 e saldo -8; e Maringá rebaixado com 9 pontos.

Hoje, hoooje, as quartas-de-final estão assim: Paraná x Foz do Iguaçu, J. Malucelli x PSTC, Coritiba x Toledo e Atlético x Londrina. Porém, contudo, todavia, entretanto, se o STJD devolver os 6 pontos ao Tubarão, este passará a ser primeiro colocado com 21 pontos, 6 vitórias e saldo 9, o que resultaria neste mata-ou-morre: Londrina x Foz do Iguaçu, Paraná x PSTC, J. Malucelli x Toledo e Coritiba x Atlético. Será que teremos Atletiba já agora?

Outros destaques pelo Brasil

Gaúcho (antepenúltima rodada) - Dupla Grenal atuando em Porto Alegre no fim de semana dos seus 244 anos. Sábado de Internacional indo aos 20 pontos e se classificando ao vencer o Novo Hamburgo, esperando ele que isso acalme um pouco a irritação da torcida após 4 empates, eliminação na semi da Primeira Liga e muita bronca pra cima do Anderson. Aliás, vê como os números são enganosos às vezes: agora o Colorado está sem perder há 6 compromissos. Muriel completou 200 atuações pela equipe, mas não teve uma tarde positiva pois falhou nos gols anulados. Isso foi no sábado, sendo reservado o domingo ao Grêmio, já classificado e cuja trinca no Lajeadense o levou aos 25 pontos, aos 9 jogos consecutivos sem derrota e à primeira vitória em casa após 3 empates. O Brasil está na 9ª posição com 13 pontos, um ponto abaixo do G8, após "oxar" em seus domínios com o São José. Próxima rodada: quarta, Passo Fundo x Grêmio às 21h45; e quinta, Inter x Brasil às 19h30.

Catarinense (4ª rodada de 9 no returno) - Sábado com a líder Chapecoense recebendo o Brusque, desfalcado do suspenso volante Mineiro, que fez uma excelente ação fora do futebol: ao rumar para treinos no Augusto Bauer, notou um carro caído no Rio Itajaí-Mirim, se jogou nele e resgatou duas pessoas que estavam se afogando. Boa, Mineiro! O Verdão do Oeste tomou 3 gols de largada, mas conseguiu uma tremenda reação, devolveu os 3 tentos e o empate lhe deixou com 13 pontos. É a mesma pontuação do Joinville após ganhar do Avaí, que continua zerado e faz campanha patética com "PA" de "palhaçada" que nem no circo se assiste, somando 6 derrotas seguidas (todas neste segundo turno e mais uma na Primeira Liga). O domingo teve o Figueirense derrotando o Criciúma para ambos dividirem o 3° lugar com 9 pontos. Próxima rodada: sexta, Guarani x Criciúma às 20h30; sábado, Figueirense x Chapecoense às 16h; e domingo, Joinville x Camboriú às 16h e Brusque x Avaí às 18h30.

Paulista (12ª rodada de 15) - Inevitavelmente, o maior destaque ficou para o Palmeiras caindo de quatro para o Água Santa, que fez um gol para cada partida sem sucesso antes dessa no campo neutro de Presidente Prudente. 4 derrotas seguidas tornando Cuca o técnico de pior início da história alviverde. O clube não perdia 3 seguidas no Paulistão desde 2005, quando Candinho e cia. foram batidos por Portuguesa, Corinthians e América. No clássico, o Santos não teve 5 jogadores devido às seleções principal e olímpica e recebeu um São Paulo que não tem mais o coordenador técnico Milton Cruz, demitido após 22 anos. O empate foi suficiente para o Peixe seguir sem derrota em Paulistões há 39 jogos na Vila Belmiro, onde não cai para o Tricolor há 11 clássicos desde 2009, dos quais 7 vencidos. Os são-paulinos completaram 10 enfrentamentos sem sucesso contra os maiores rivais do estado, 7 destes perdidos. O Corinthians fez o "embalo de sábado à noite" diante do Ituano e chegou às 5 vitórias seguidas em jogo onde a trave adversária foi acertada 4 vezes. Cheguei a lembrar do Galo Altaneiro tomando 6 finalizações em seu poste contra o Santos em 2009, mas desta vez o alvinegro adversário se deu bem. O Timão completou 26 atuações seguidas em sua Arena com ao menos um gol seu. Novamente de amarelo e azul em alusão às cores de Campinas, a Ponte Preta segue invicta nas 6 presenças com estas vestes ao faturar o embate citadino com o Red Bull Brasil, em noite diferente pois foi visitante no próprio estádio. Um pênalti foi perdido por cada time. Já o Oeste perdeu para a Ferroviária fora de casa. As classificações: no Grupo A, 23 pontos de São Bento e Santos (o Oeste é 4° com 12); no B, 18 de Ituano e Novorizontino (a Ponte vem em 3° com 16 e o Palmeiras é lanterna com 15); no C, 18 de São Paulo e Osasco Audax; e no D, 29 do classificado Corinthians e 19 do Red Bull. Os seis últimos: 9 de Capivariano e Rio Claro, 11 do Mogi Mirim e 12 de Botafogo, XV de Piracicaba e Oeste. A próxima rodada: quarta, Linense x São Paulo e Oeste x Audax às 19h30 e Corinthians x Ponte às 21h45; e quinta, Palmeiras x Rio Claro às 20h30 e Santos x Ferroviária às 21h30. Por sua vez, a A2 tem o Bragantino líder com 35 pontos após 17 de 19 rodadas após vencer o Velo Clube. Destaque negativo: Portuguesa perdendo para o quase rebaixado Rio Branco e ficando a 7 pontos da 8ª posição com 6 por disputar. Tem mais Lusa na A2 em 2017. Humpf...

Carioca (3ª rodada de 7 da segunda fase) - Domingo de clássico entre Botafogo e o mandante Vasco, este sem o selecionável Martin Silva, para o qual foi garantido um voo fretado de Montevidéu até Brasília para tê-lo na quarta, contra o Flamengo, uma noite depois de Uruguai x Peru. Um gol bastou para os cruzmaltinos seguirem invictos neste ano com 9 vitórias em 11 partidas e para os botafoguenses terem sua primeira derrota oficial e a segunda no ano (a outra foi no amistoso com a Desportiva). O Machão da Gama não é superado pelo Glorioso há 7 clássicos desde 2013 e perdeu um único para os três inimigos locais nos últimos 14, para o Fluminense no Brasileiro do ano passado, sendo exitoso em 9 deles. Domingo ainda de Fluminense contra o Boavista na atuação seguinte à ida para a final da Primeira Liga contra o Atlético Paranaense, que passou de 7 para 20 de abril. Trinca que resultou em 7 jornadas seguidas sem queda e primeira vitoriosa após 3 empates. Cícero marcou um gol e chegou aos 150 na carreira ao fechar 150 atuações pelo Tricolor. Enquanto isso, o Flamengo pisou no tomate ao ser superado pelo Volta Redonda, que não o apunhalava desde 2007 (eram 8 derrotas seguidas). A classificação mostra Vasco com 9, Voltaço com 6, Flu com 5 e Botafogo e Fla com 4. Próxima rodada é na quarta: Bangu x Fluminense e Botafogo x Volta Redonda às 19h30 e Flamengo x Vasco (mais um clássico em Brasília) às 21h45.

Mineiro (antepenúltima rodada) - Matinê clássica no domingo de feriado com Atlético e Cruzeiro se topando às 11 "da madrugada". Entre convocações para as Eliminatórias e contusões, foram 15 ausências somadas, 10 delas apenas no Atlético.  Enfrentamento de contrastes com "CO" maiúsculo debaixo das duas balizas: Raposa tendo Fábio pela 49ª vez no jogo maior de Minas Gerais (22 ganhos, 13 igualados e 14 perdidos) e Galo contando com o terceiro guarda-metas Uilson em sua 5ª aparição na equipe principal, já que Victor está no departamento médico e Giovanni também lá parou. E foram os arqueiros os destaques: enquanto o cruzeirense teve um momento mágico em defesaça num cabeceio à queima-roupa do Robinho, o alvinegro falhou e soltou nos pés do Rafael Silva para o tento solitário. O Atlético não perdia havia 6 partidas nesta temporada e o Cruzeiro não cai há 7, tendo 5 vitórias consecutivas. Deivid se consolidou algoz do Galo: em 5 clássicos entre jogador, auxiliar técnico e agora treinador, ganhou 3 e empatou 2. Enquanto isso, o América bateu o Uberlândia e o Tupi foi derrotado pela mandante URT. O Cruzeiro está classificado com 23 pontos e a zona da semifinal tem Atlético com 17, URT com 15 e Villa Nova com 14, mesma pontuação do Coelho. O Galo Carijó é penúltimo com 9. Próxima rodada: sábado, Villa x Atlético às 16h e Tricordiano x Tupi às 19h; e domingo, Cruzeiro x Guarani às 16h e América x Boa Esporte às 18h30.

Pernambucano (penúltima rodada da segunda fase) - Não três e sim dois jogos neste fim de semana. O mais destacado teve o "oxo" do América com o Santa Cruz, que vive dias intranquilos pois a classificação vinda com derrota na Copa do Nordeste levou à demissão do Marcelo Martelotte após 46 jogos (25 vitórias, 9 empates e 12 derrotas). Enquanto o substituto não é confirmado, Adriano Teixeira comanda a equipe, que terá Bruno Moraes ausente por mais 2 jogos para completar 4 de suspensão por carrinho em Mondragon, goleiro do Salgueiro. Este visitou o Sport e saiu ganhador por gol único. A classificação aponta: Salgueiro semifinalista com 20, Náutico idem com 17 e um jogo a menos, Sport ibidem com 16 e a última vaga entre Santa Cruz com 10 pontos e América com 7, ambos com 2 vitórias. Última rodada às 16h do dia 10: Santa x Sport, Salgueiro x Náutico e Central x América. Se o América ganhar e o Santa perder, dá América na semi por pontos iguais e uma vitória a mais. E aí?

Baiano (quartas-de-final) - Rodada de volta definindo as semifinais. O Vitória aplicou 3 x 0 no Flamengo após sofrer 1 x 0 na ida, tendo no ex-são-paulino e ex-tricolor baiano Kieza o estreante positivo com um gol e presença nas jogadas dos outros dois, e enfrentará o Juazeirense, que sofreu 1 x 0 do Jacobina, mas que trazia 2 x 0 da ida. Do outro lado, 1 x 0 foi insuficiente pro Galícia devido aos 3 x 0 na ida do Fluminense, que encarará o Bahia não da sua Feira de Santana e sim o de Salvador, sorridente na contenda de xarás por 4 x 1 totais. Mas e se der mudança nas tretas dos dias 10 e 20? Explica-se: sábado, o Vitória contou com Victor Ramos, cujo nome foi publicado no BID da CBF em 18 de março. Acontece que isso pode sendo ele egresso do Palmeiras. No entanto, há a crença de uns e alguns que seu último clube antes do rubro-negro foi o Monterrey do México, e neste caso o zagueiro teria que ter nome no BID até 16 de março - e sob tal circunstância, estaria irregular. Tá formado o rebu. Enquanto isso, Feirense e Colo-Colo foram rebaixados ao perderem os mata-ou-morre para Jacuipense e Vitória da Conquista. Se por um lado o Jacuipense ganhou os dois jogos, o Conquista só venceu a volta e por apertado 2 x 1.

Cearense (penúltima rodada da segunda fase) - Ceará e Fortaleza empatados em 1 gol, sendo que o Tricolor chegou à igualdade após ter Pio expulso por reclamação excessiva. Enquanto o Grupo B1 definiu já agora seus semifinalistas com 10 pontos em 4 jogos do Fortaleza e 7 em 5 do Uniclinic, o B2 tem tudo em aberto e o Ceará tá caindo fora neste momento por ter 6 pontos e 1 vitória contra 6 e 2 do Guarany e 7 pontos e um jogo a menos do Guarani. Partidas decisivas apenas no quase chegado mês que vem: no dia 6, Guarany x Fortaleza às 21h45; e no dia 10, Uniclinic x Ceará, Fortaleza x Guarani e Maranguape x Guarany todos às 16h.

Alagoano (2ª rodada de 5 da segunda fase) - Vitorioso na primeira, o CRB visitou o ASA neste domingo e de novo se deu bem. Não fiquei 100% convencido de ser gol do ASA, achei que a bola bateu não totalmente dentro do alvo e sim com um tico dela em cima da linha. Próxima rodada: dia 10, CRB x Santa Rita às 16h.

Maranhense (2ª rodada de 4 no returno) - Vencido na primeira, o Sampaio Corrêa descontou sua bronca ao enfiar impiedosos 6 x 0 no Cordino. Próxima rodada: sábado, Sampaio x Maranhão às 19h15.

Goiano (12ª rodada de 15) - Turno duplo no domingo em Goiânia. Pela manhã, CRAC perdendo com um gol contra para o Goiás, líder do Grupo A com 26 pontos, classificado para a semifinal e invicto na Serrinha há 27 partidas desde 2011 (ganhou 23). À tarde, o clássico do Grupo B foi perdido pelo Atlético, ainda líder com 21 pontos, pois vencedor foi o Vila Nova, agora vice com 17 e que foi treinado por Rogério Mancini pois surpreendeu ao demitir Leandro Niehues depois de tão somente 4 partidas em duas semanas (1 vitória, 2 empates e 1 derrota). Próxima rodada: quarta, Anapolina x Vila às 21h45; e quinta, Aparecidense x Atlético às 19h30.

Matogrossense (1ª rodada de 6 da segunda fase) - A primeira presença do Luverdense nesta nova fase foi com empate sem gols com o Araguaia. Próxima rodada: quinta, Luverdense x Dom Bosco às 21h10 (Brasília).

Copa Verde - Como o Genus foi excluído por escalação irregular, a primeira fase terminou com o Rio Branco do Acre sabendo que pegará o Paysandu, que trincou ainda na primeira etapa o Fast após 1 x 1 na ida, marcador que é o mesmo da ida já na segunda fase do Remo diante do Nacional de Manaus. A lamentar neste prélio da última quinta-feira as cenas de confusão e ferimento de um guri de 4 anos após o encerramento.

Artilheiros da rodada - 3 gols do Anderson Aquino nos 5 x 0 do Linense sobre o Capivariano em SP, do Nonato nos 4 x 2 do Goianésia diante da Anapolina em GO e do Flávio nos 5 x 3 do Amax pra cima do Andirá no AC.

Os públicos deste fim de semana

Tirando a Seleção Brasileira e pegando apenas os duelos entre clubes, o destaque ficou para o Corinthians, que ultrapassou os 2 milhões de pagantes em seis dezenas de compromissos no Itaquerão, uma marca excepcional possível também por plateias como a deste sábado, maravilhosa para um jogo que, vamos e convenhamos, não tinha absolutamente nada de mais especial para merecê-la. Note também uma curiosidade: números arredondados em Itumbiara. Todos os jogos lá mandados têm estes índices de 10 mil pagantes e 250 mil "dilmas" de renda pois a prefeitura municipal compra toda esta cota de bilhetes, que é completada por um número de não-pagantes sabido apenas quando da publicação dos borderôs, mas que gira entre 200 e 500, dependendo da partida. Na sessão dupla da minha cidade em seu aniversário, presenças pouco entusiasmantes das duas torcidas, mas a do Grêmio no domingo foi ainda um pouco melhor que a do Internacional no sábado. Aos dados, pessoas:

43.898 (45.010) / R$ 4.961.890,00 - Brasil 2 x 2 Uruguai (Eliminatórias da Copa do Mundo) - Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata
28.491 (28.753) / R$ 1.442.312,00 - Corinthians 1 x 0 Ituano (Paulista) - Arena Corinthians, São Paulo
19.821 (20.466) / R$ 326.078,00 - Ceará 1 x 1 Fortaleza (Cearense) - Castelão, Fortaleza
15.842 / R$ 965.657,50 - Atlético 0 x 1 Cruzeiro (Mineiro) - Independência, Belo Horizonte
12.736 / R$ 133.214,50 - Bahia 2 x 0 Bahia de Feira (Baiano) - Fonte Nova, Salvador
11.376 (11.943) / R$ 175.700,00 - Vitória 3 x 0 Flamengo (Baiano) - Barradão, Salvador
10.000 / R$ 250.000,00 - Itumbiara 1 x 0 Anápolis (Goiano) - JK, Itumbiara
8.841 / R$ 46.125,00 - Bragantino 3 x 2 Velo Clube (Paulista A2) - Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista
8.228 (9.294) / R$ 285.359,00 - Grêmio 3 x 0 Lajeadense (Gaúcho) - Arena do Grêmio, Porto Alegre
7.105 / R$ 82.930,00 - Campinense 0 x 0 Treze (Paraibano) - Ernani Sátyro, Campina Grande
6.483 (7.314) / R$ 232.590,00 - Vasco 1 x 0 Botafogo (Carioca) - São Januário, Rio de Janeiro
6.348 (8.240) / R$ 201.660,00 - Internacional 4 x 2 Novo Hamburgo (Gaúcho) - Beira-Rio, Porto Alegre
6.239 / R$ 171.980,00 - Santos 1 x 1 São Paulo (Paulista) - Vila Belmiro, Santos
5.467 (6.635) / R$ 124.240,00 - Coritiba 3 x 1 Maringá (Paranaense) - Couto Pereira, Curitiba
5.092 / R$ 25.485,00 - Linense 5 x 0 Capivariano (Paulista) - Gilbertão, Lins
5.021 (6.030) / R$ 95.230,00 - São Francisco 2 x 1 São Raimundo (Paraense) - Colosso do Tapajós, Santarém
4.948 / R$ 52.509,00 - Chapecoense 3 x 3 Brusque (Catarinense) - Arena Condá, Chapecó
4.692 / R$ 65.130,00 - Criciúma 0 x 2 Figueirense (Catarinense) - Heriberto Hulse, Criciúma
4.370 / R$ 79.380,85 - Sport 0 x 1 Salgueiro (Pernambucano) - Ilha do Retiro, Recife
3.810 / R$ 53.820,00 - Seleção de Novos 3 x 1 África do Sul (Amistoso) - Rei Pelé, Maceió (AL)
3.600 (5.025) / R$ 25.995,00 - Paysandu 3 x 0 Fast (Copa Verde) - Curuzu, Belém (PA)
3.068 / R$ 15.910,00 - São Carlos 0 x 1 Flamengo (Paulista A3) - Luís Augusto de Oliveira, São Carlos
3.024 (3.370) / R$ 64.350,00 - Operário 1 x 0 Foz do Iguaçu (Paranaense) - Germano Kruger, Ponta Grossa
2.932 / R$ 42.436,00 - Taubaté 2 x 0 Santo André (Paulista A2) - Joaquinzão, Taubaté
2.868 / R$ 85.890,00 - Goianésia 4 x 2 Anapolina (Goiano) - Valdeir de Oliveira, Goianésia
2.851 / R$ 48.640,00 - Ferroviária 2 x 0 Oeste (Paulista) - Fonte Luminosa, Araraquara
2.823 (3.110) / R$ 42.580,00 - Confiança 0 x 2 Itabaiana (Sergipano) - Batistão, Aracaju
2.821 / R$ 149.950,00 - Água Santa 4 x 1 Palmeiras (Paulista) - Prudentão, Presidente Prudente
2.704 / R$ 34.340,00 - Botafogo 1 x 1 Osasco Audax (Paulista) - Santa Cruz, Ribeirão Preto
2.558 (2.708) / R$ 76.890,00 - Jacobina 1 x 0 Juazeirense (Baiano) - José Rocha, Jacobina
2.557 / R$ 41.830,00 - Red Bull Brasil 0 x 3 Ponte Preta (Paulista) - Moisés Lucarelli, Campinas
2.515 / R$ 12.785,00 - Mogi Mirim 0 x 3 Novorizontino (Paulista) - Vail Chaves, Mogi Mirim
2.489 (3.477) / R$ 40.545,00 - Atlético 0 x 1 Vila Nova (Goiano) - Serra Dourada, Goiânia
2.430 / R$ 25.015,00 - Goiás 1 x 0 CRAC (Goiano) - Serrinha, Goiânia
2.278 (2.849) / R$ 46.390,00 - Alecrim 1 x 0 ABC (Potiguar) - Arena das Dunas, Natal
2.263 / R$ 8.673,00 - Marília 1 x 3 Mirassol (Paulista A2) - Bento de Abreu, Marília
2.255 (3.112) / R$ 54.110,00 - Volta Redonda 1 x 0 Flamengo (Carioca) - Raulino de Oliveira, Volta Redonda
2.000 (2.425) / R$ 48.540,00 - Londrina 4 x 0 J. Malucelli (Paranaense) - Vitorino Gonçalves Dias, Londrina
1.999 (2.219) / R$ 25.341,00 - Avaí 0 x 1 Joinville (Catarinense) - Ressacada, Florianópolis
1.977 / R$ 19.103,00 - Guarani 1 x 0 Independente (Paulista A2) - Brinco de Ouro, Campinas
1.732 (1.952) / R$ 46.950,00 - PSTC 0 x 0 Paraná (Paranaense) - Ubirajara Medeiros, Cornélio Procópio
1.601 (1.926) / R$ 29.085,00 - Fluminense 3 x 0 Boavista (Carioca) - Los Larios, Duque de Caxias
1.571 / R$ 28.350,00 - Votuporanguense 1 x 0 Juventus (Paulista A2) - Plínio Marin, Votuporanga
1.500 (2.088) / R$ 9.000,00 - Cabofriense 1 x 0 Friburguense (Carioca) - Alair Corrêa, Cabo Frio
1.245 / R$ 19.835,00 - América 1 x 0 Uberlândia (Mineiro) - Independência, Belo Horizonte
1.148 / R$ 13.500,00 - América 0 x 0 Santa Cruz (Pernambucano) - Ilha do Retiro, Recife
1.146 (1.615) / R$ 17.705,00 - Sampaio Corrêa 6 x 0 Cordino (Maranhense) - Castelão, São Luís
1.115 (1.490) / R$ 22.920,00 - ASSU 0 x 1 Potiguar (Potiguar) - Edgarzão, Açu
1.002 / renda não informada - Portuguesa 0 x 2 Rio Branco (Paulista A2) - Canindé, São Paulo
680 (1.158) / R$ 10.100,00 - Independente 3 x 0 Águia (Paraense) - Navegantão, Tucuruí
569 (1.069) / R$ 10.080,00 - Paragominas 0 x 1 Parauapebas (Paraense) - Arena Verde, Paragominas

Os públicos do último meio de semana

14.395 (15.475) / R$ 284.805,00 - Palmeiras 1 x 2 Red Bull Brasil (Paulista) - Pacaembu, São Paulo
11.735 (12.917) / R$ 442.795,00 - Flamengo 0 x 1 Atlético Paranaense (Primeira Liga) - Mário Helênio, Juiz de Fora (MG)
8.594 / R$ 53.885,00 - Bragantino 2 x 0 Atlético Sorocaba (Paulista A2) - Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista
8.147 / R$ 51.120,00 - Iranduba 2 x 2 Corinthians (Brasileiro Feminino) - Arena da Amazônia, Manaus (AM)
7.927 / R$ 66.188,50 - Bahia 1 x 0 Santa Cruz (Copa do Nordeste) - Fonte Nova, Salvador (BA)
7.623 / R$ 283.952,19 - São Bernardo 0 x 3 Corinthians (Paulista) - 1° de Maio, São Paulo
6.864 / R$ 74.370,00 - Campinense 4 x 0 ABC (Copa do Nordeste) - Ernani Sátyro, Campina Grande (PB)
6.107 (6.749) / R$ 33.352,00 - Ceará 1 x 0 Vitória da Conquista (Copa do Nordeste) - Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
5.879 / R$ 29.575,00 - Osasco Audax 0 x 0 Linense (Paulista) - José Liberatti, Osasco
5.841 / R$ 120.739,08 - Sport 3 x 1 Botafogo da Paraíba (Copa do Nordeste) - Ilha do Retiro, Recife (PE)
5.516 / R$ 27.880,00 - Oeste 1 x 2 Capivariano (Paulista) - Amaros, Itápolis
4.624 (6.474) / R$ 306.470,00 - Fluminense 2 x 2 Internacional + 3 x 2 (Primeira Liga) - Mané Garrincha, Brasília (DF)
4.357 / R$ 49.080,00 - Fast 1 x 1 Paysandu (Copa Verde) - Arena Amazônia, Manaus (AM)
4.345 / R$ 23.099,00 - Mirassol 1 x 0 Penapolense (Paulista A2) - José Maria de Campos Maia, Mirassol
3.835 (5.110) / R$ 30.853,50 - América de Natal 1 x 1 Coruripe (Copa do Nordeste) - Arena das Dunas, Natal (RN)
3.504 / R$ 65.485,00 - Ríver 1 x 2 Fortaleza (Copa do Nordeste) - Albertão, Teresina (PI)
3.484 / R$ 38.045,00 - Nacional 1 x 1 Remo (Copa Verde) - Colina, Manaus (AM)
3.028 / R$ 8.035,00 - Salgueiro 4 x 1 Imperatriz (Copa do Nordeste) - Cornélio de Barros, Salgueiro (PE)
2.970 (3.214) / R$ 123.026,00 - São Paulo 1 x 0 Botafogo (Paulista) - Pacaembu, São Paulo
2.952 / R$ 15.740,00 - Velo Clube 1 x 0 Marília (Paulista A2) - Benito Agnello, Rio Claro
2.824 / R$ 23.930,00 - Ituano 2 x 1 Rio Claro (Paulista) - Novelli Jr., Itu
2.665 (3.199) / R$ 38.169,00 - Guarani 0 x 0 Juventus (Paulista A2) - Brinco de Ouro, Campinas
2.382 / R$ 74.250,00 - São Bento 1 x 0 Ferroviária (Paulista) - Walter Ribeiro, Sorocaba
2.094 (2.756) / R$ 16.727,00 - Vila Nova 0 x 0 Gama (Copa Verde) - Serra Dourada, Goiânia (GO)
1.919 (1.979) / R$ 23.730,00 - Ponte Preta 0 x 1 Mogi Mirim (Paulista) - Moisés Lucarelli, Campinas
1.416 / R$ 7.425,00 - Santo André 1 x 0 Barretos (Paulista A2) - Bruno José Daniel, Santo André
717 / R$ 11.525,00 - Metropolitano 2 x 2 Joinville (Catarinense) - João Marcatto, Jaraguá do Sul
179 (580) / R$ 904,00 - Confiança 2 x 0 Juazeirense (Copa do Nordeste) - Batistão, Aracaju (SE)

A última impressão é a que fica

Sim, o ditado diz que é a primeira impressão que fica. Mas no caso da Arena Pernambuco na noite da sexta, o contrário se estabeleceu. O primeiro tempo de superioridade do Brasil, com placar aberto antes de completado 1 minuto e ampliação, acabou ao primeiro tento do Uruguai, que empatou no começo do segundo e fez Alisson ter mais trabalho que Muslera. O goleiro brasileiro falhou na fatura do Suarez, mas compensou depois com boas intervenções. O uruguaio, que voltou a defender a seleção após 1 ano e 9 meses, venceu o duelo particular de "Barcelonas" com Neymar, que pouco de útil fez e ainda tomou um amarelo que o suspendeu para terça, contra o Paraguai, que nesta rodada empatou em 2 gols com o Equador. Suspenso também está David Luiz, que precisa ser sacado do time nem que seja para preservação, mas também por defender mal - e os dois gols que o digam. Para os lugares deles, o "bem amado" Dunga chamou Gabriel, do Santos, e Felipe, do Corinthians.

Isto deixou o Brasil com 8 pontos após 5 de 18 rodadas da Eliminatória Sul-Americana da Copa do Mundo de 2018, mesma pontuação do próximo adversário e da Argentina, que teve um "revival" da última final da Copa América e venceu fora de casa de virada o Chile, 5° com 7 pontos a exemplo da Colômbia, que apenas aos 46 do segundo derrotou a Bolívia, que tem 3 pontos e só não é a última pois esta com 1 ponto é a Venezuela. Foi com ela que o Peru empatou e viu Guerrero fazer história com um gol que o levou aos 27, superando Cubillas para ser o artilheiro maior da seleção em todos os tempos. Ah: o Uruguai é segundo colocado com 10 pontos, a três do líder Equador. Na próxima terça, tem Colômbia x Equador, Uruguai x Peru, Argentina x Bolívia e Venezuela x Chile.

Já neste domingo, Maceió viu a África do Sul ser a adversária da Seleção de Novos, que veio de derrota para a Nigéria em Cariacica. O último jogo antes da convocação para os Jogos Olímpicos teve três registros dignos de destaque. O negativo foi dos sul-africanos: uma fratura horrível sofrida por Makhele, que torceu o tornozelo em uma disputa de bola e foi levado de ambulância até um hospital. Os positivos foram dos pela última vez comandados por Rogério Micale: o retorno do meia Rafinha aos campos após 6 meses e meio fora devido aos ligamentos do joelho direito rompidos e o primeiro gol do Andreas Pereira em solo brasileiro, onde jogou pela segunda vez.

Amistosos pelo mundo

Destaques destes últimos dias: Alemanha saindo na frente, mas perdendo de virada em casa para a Inglaterra por 3 x 2; Holanda perdendo em casa por 3 x 2 para a França com direito a belíssimas homenagens ao Cruyff no dia seguinte ao seu falecimento; Portugal perdendo para a Bulgária com gol do brasileiro naturalizado Marcelinho e com Cristiano Ronaldo perdendo um pênalti (o terceiro errado dos seus últimos quatro); e Espanha empatando em 1 x 1 com a Itália, no "revival" da última final da Eurocopa, e em 0 x 0 com a Romênia.

Curtinhas

*Quartas-de-final da Copa do Nordeste (idas quarta e quinta e voltas sábado e domingo): Bahia x Fortaleza, Ceará x Santa Cruz, Sport x CRB e Campinense x Salgueiro. Os tricolores cearenses não atuarão sem torcida no seu mando pois obtiveram um efeito suspensivo que garante a presença do público na próxima quarta-feira.

*Palmeiras x Corinthians, no dia 3, será no Pacaembu devido ao show do Coldplay no Allianz Parque no dia 7.

*Quando enfrentar o xará do Amapá, o Santos não terá Acosta como adversário. O uruguaio (que é aquele mesmo ex-Náutico e Corinthians) saiu do Santos do Amapá, pelo qual foi tricampeão estadual.

*A Corte Arbitral do Esporte referendou o decidido pela FIFA e Jobson só estará apto para jogar futebol em março de 2018 por ser pego em exame antidopagem. Será que alguém topará uma enésima chance então?

*EUA e Colômbia iguais em 1 gol na briga pela última vaga do futebol masculino na Olimpíada do Rio de Janeiro. A decisão é na próxima terça, no Texas, e os americanos se classificarão se empatarem sem gols.

*México de luto: morreu aos 87 anos Raúl Cárdenas, seu zagueiro nas Copas do Mundo de 1954, 1958 e 1962, além de treinador quadrifinalista (perdeu para a vice-campeã Itália) no Mundial de Seleções de 1970.

*México, que atualmente é treinado pelo Juan Carlos Osorio e que estabeleceu nos 3 x 0 sobre o Canadá, pela Eliminatória da Concacaf para 2018, uma marca inédita: 4 jogos sem sofrer gol. Todos vencidos, aliás.

*Novak Djokovic dizendo que nunca quis ofender as mulheres ao dizer que o tênis masculino poderia requerer prêmios maiores por ter mais atenção do público que o feminino. Falou bobagem e tenta consertar isso.

*Serena Williams completou 750 vitórias na carreira ao fazer 2 x 0 (7/5 e 6/3) em Zarina Divas no WTA de Miami.

*Nascia há 75 anos no sábado Lella Lombardi, que morreu em 1992 e é uma das poucas mulheres a ter disputado a Fórmula 1. Nela esteve em 12 GPs de 1974 a 1976, uma delas a do Brasil em 1976, quando ficou em 14°.

*F-1, que decidiu manter para a corrida do Bahrein no dia 3 a nova fórmula da sessão classificatória. Darão uma nova oportunidade para o lero das eliminações a cada minuto e meio. Ou vai ou racha.

*Basquete: com 110 x 104 sobre o Memphis Grizzlies, o San Antonio Spurs completou 37 vitórias consecutivas como mandante nesta temporada da NBA, igualando o feito do Chicago Bulls em 1995/96.

*Vitórias brasileiras na sexta-feira: na ginástica artística, do Diego Hypolito com 15,175 pontos no solo da etapa do Catar da Copa do Mundo; e no judô, da Rafaela Silva até 57 kg na etapa da Geórgia do Grand Prix.

*Vôlei: Rexona/Ades e Vôlei Nestlé precisarão do tira-teima na segunda para fechar esta semifinal da Superliga Feminina. Deu Rio de Janeiro sobre Osasco por 3 x 1 (21/25, 25/22, 25/23 e 25/16). Este jogo teve uma polêmica: um juiz de linha teria comemorado um ponto das cariocas, o que levou a CBV a afastá-lo do terceiro encontro. Enquanto isso, o Praia Clube fez 3 x 1 no Minas (21/25, 25/17, 25/22 e 25/22) e também aí terá terceira partida.

*O torneio seletivo que qualificava um time para a Superliga Feminina 2016/2017 teve o Fluminense como vencedor ao ganhar os jogos disputados contra São Bernardo, São José dos Pinhais e Renata Valinhos.

*Semifinal da Superliga Masculina iniciada por Sada Cruzeiro 3 x 1 SESI (25/19, 22/25, 25/19 e 25/21) e Taubaté 3 x 1 Brasil Kirin (25/19, 25/17, 20/25 e 25/19). Segundos enfrentamentos na próxima sexta-feira.

Uma questão de ordem

Um esclarecimento ao Arnaldo Gima, que observou (e a quem talvez eu tenha chateado por isso, pelo que peço desculpas) que Gabriela Nunes, "Bela do Dia" da coluna anterior e integrante do canal de vídeos de basquete Canal Chuá, é filha da ex-jogadora de vôlei Ivonete e do craque Marcel, além de esposa do Guilherme Giovannoni. Não falei isso na coluna anterior pois admito que não sabia até ler o e-mail do leitor. Já foi um custo pra achar o nome da Gabi, que admito ter conhecido por acaso ao olhar um dos vídeos quando fui no site do NBB, e não achei perfis dela nas redes sociais, além de seu nome só aparecer "escondidinho" nas descrições dos vídeos do Chuá no YouTube. Por isso eu não sabia do histórico dela. Mas obrigado ao Arnaldo, valeu mesmo pela colaboração.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Má nova neste fim de semana: Camila Martins não é mais repórter da RBS TV aqui no Rio Grande do Sul, onde estava havia 5 anos, inicialmente como repórter do "Vida & Saúde" nas manhãs de sábado, e na qual também fazia a previsão do tempo em turnos variados nos jornais locais, além de mais recentemente apresentar o dominical "Campo e Lavoura" (também exibido em Santa Catarina). Foi justamente no programa rural, que não é ao vivo e sim gravado durante a semana, a última aparição dela na afiliada da Globo. Tomara que Record, SBT, Band e Pampa (a antiga casa dela antes da RBS) estejam de olho e tratem logo de contratá-la. Aliás, não foi uma boa semana para damas com o nome da canção do Nenhum de Nós, já que outra disponível no mercado passou a ser Camila Balotin, que era editora do "Jornal do Almoço" e que antes foi repórter esportiva da Bandeirantes.

*Por falar em Bandeirantes: pode se considerar que a filial aqui de Porto Alegre esteja começando a preparar o terreno para uma entrada definitiva do HD em sua programação regional. Desde o começo da última semana, seus intervalos comerciais passaram a ser transmitidos assim, ainda que com vários comerciais mantidos em SD 4:3, mas com alguns (como o institucional do Governo do RS estrelado pela jornalista Aline Schneider e ainda algumas chamadas de programas, como as de "Agroband", "Band Cidade" e "Os Donos da Bola") em HD 16:9. Diferença sensível percebida: quando "Jogo Aberto" e "Brasil Urgente" estão por terminar por começarem as atrações locais, não há mais o corte do sinal digital HD da rede para o SD local. Tudo já passa direto pelo sinal HD, mesmo que todos os programas continuem exibidos em SD - exceção a alguns poucos, como o "Banquete: Experiências Gastronômicas". Tomara que isso signifique também os programas apresentados em HD dentro em breve, até por isso da imagem SD deixar a Bandeirantes consideravelmente atrás de RBS, Record e SBT, por melhores e mais interessantes que sejam seus programas - fora ser algo que soa estranho nestes tempos atuais.

*Segunda-feira de estreia do "Primeiro Impacto" no SBT, que tentará arrancar pontos da Globo ("Bom Dia SP" e "Bom Dia Brasil") e da Record ("Balanço Geral Manhã" e "SP no Ar") no "Ipobre" de Sampa City. Exibição das 6h às 8h30 com Karyn Bravo, Joyce Ribeiro e Patrícia Rocha. Do que olhei desta estreia, não senti ser algo tão diferente assim e sim bem alinhado ao padrão dos demais jornais da emissora, apenas com título, cenário e gráficos diferentes, até um pouco menos solto e informal que o antecessor "Notícias da Manhã". Algo incômodo: muito espaço para informações locais de São Paulo das 6h às 7h, faixa de rede, quando o mais nacional possível o noticiário deveria ser. Para quem não viu, a abertura e a escalada de manchetes da estreia estão aqui. E está com cara de que Analice Nicolau ficará mesmo de vez ao lado do Hermano Henning no "Jornal do SBT".

*Virada de segunda para terça-feira com a estreia da última temporada do "Programa do Jô" na Globo, com a política Marina Silva e o jurista Ives Gandra Martins anunciados como primeiros convidados. Depois dele, sai "Truques da Mente" com o fim da primeira temporada e é quebrada a sequência de séries inéditas por ser repetida "24 Horas - Viva um Nono Dia", a 9ª temporada das aventuras de Jack Bauer, que tem como diferencial charmoso a loira linda Yvonne Strahovski (de "Chuck"). Esta temporada já passou aos domingos em 2014.

*Luto: morreu aos 43 anos Daniel Lobo, que interpretou Pedrinho em 1986 na mais famosa versão televisiva do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", a produzida pela Globo de 1977 até o ano em questão. Ele tinha um tumor e estava atualmente no teatro como ator e diretor da peça "Nise da Silveira - Guerreira da Paz".

*Quem nos deixou há 10 anos completados neste sábado foi Ariclê Perez, nascida em 1943 e que foi assídua em novelas e minisséries da Globo do início dos anos 90 até sua morte. Duas delas permitem que a vejamos de novo: "Meu Bem, Meu Mal", onde fez Rosa Maria e que o Viva está reprisando, e "Anjo Mau", na qual foi Elisinha e que a Plim-Plim mostrará a partir desta segunda em dupla com a última semana de "Caminho das Índias".

*Datas nacionais em 0 ou 5 da segunda-feira: 65 anos do nascimento de Miguel Magno, ator falecido em 2009 e marcado por papeis femininos, entre eles o da Dra. Perci de "Toma Lá, Dá Cá"; e 45 anos da Mônica Carvalho, atriz que apareceu para o país estrelando a abertura da regravação de "Mulheres de Areia" na Globo.

*Datas estrangeiras em 0 ou 5 também desta segunda: 80 anos de Mario Vargas Llosa, jornalista e escritor vencedor do Nobel de literatura em 2010; e 75 anos da morte de Virginia Woolf, escritora nascida em 1882.

*Datas estrangeiras em 0 ou 5 no domingo: 105 anos do nascimento de Carl Barks, falecido em 2000 e ilustrador da Disney, sendo o criador de personagens como Tio Patinhas, Gastão, Irmãos Metralha, Professor Pardal e Maga Patalójika; 85 anos do nascimento de David Janssen, que morreu em 1980 e foi o Dr. Kimble de "O Fugitivo" na série de 1963 a 1967; e 5 anos da morte de Farley Granger, ator nascido em 1925 e que esteve em clássicos inesquecíveis de Alfred Hitchcock, como "Festim Diabólico" e "Pacto Sinistro".

*Datas estrangeiras em 0 ou 5 no sábado: 40 anos de Amy Smart, atriz de filmes como "Apenas Amigos"; 85 anos do nascimento de Leonard Nimoy, falecido em 2015 e eterno Sr. Spock de "Jornada nas Estrelas" e diretor de "Três Solteirões e um Bebê"; 100 anos do nascimento de Sterling Hayden, ator que morreu em 1986 e fez filmes como "Johnny Guitar", "Dr. Fantástico" e "O Poderoso Chefão"; e 105 anos do nascimento de Tennessee Williams, dramaturgo falecido em 1983 e autor de "Um Bonde Chamado Desejo" e "Gata em Teto de Zinco Quente".

*Morreu aos 66 anos o comediante Garry Shandling, que criou em 1992 e estrelou até 1998 a série "The Larry Sanders Show", aqui no Brasil exibida somente em canais pagos. Ele sofreu um ataque cardíaco.

*A última: completa 15 anos nesta segunda a estreia de "Eu, a Patroa e as Crianças", divertidíssima série muito exibida pelo SBT aqui no Brasil por um tempão. Foram 122 episódios em 5 temporadas até 2005.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Tratado econômico estabelecido originalmente por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, mais tarde composto também pela Venezuela e desde o ano passado também pela Bolívia, o Mercosul completou 25 anos neste sábado. Isso me faz lembrar do "Projeto Mercosul", um programa semanal que passou na primeira metade dos anos 90 na RBS TV e que era apresentado pela Ivani Schutz, que ainda hoje tem neste um de seus trabalhos jornalísticos mais especiais. Dele infelizmente não encontrei nada, mas achei aqui uma vinheta alusiva à integração dos países componentes do Mercosul, exibida em 1994 pela afiliada gaúcha da Rede Globo.

Momento Raridade Rara II

O sábado marcou os 15 anos do começo da última fase de programas inéditos da "Escolinha do Professor Raimundo" com o elenco original liderado por Chico Anysio, produzida pela Plim-Plim até o fim daquele 2001 e mostrada diariamente às 17h. Veja aqui Francisco Milani dando show como Pedro Pedreira naquele ano.

Momento Raridade Rara III

10 anos fechou neste sábado a última exibição de "Meu Cunhado", série estreada em 2004, produzida de 2000 a 2003 e que foi o último trabalho de Ronald Golias na televisão. O SBT a passava às 14h30 dos domingos e dois dos 52 episódios nunca foram ao ar na TV, sendo exclusivos do canal do Moacyr Franco no YouTube. Um deles está aqui e foi o último: "Bronco Connection", com participações especiais de Dercy Gonçalves e Ademir da Guia.

Momento Raridade Rara IV

Alice de Carli completa 55 anos neste domingo. Hoje professora de Direito no Rio de Janeiro, ela se afastou da televisão há quase 20 anos. Recentemente reapareceu no Viva com a reprise de "Despedida de Solteiro", mas é mais lembrada pela Dona Dadá da "Praça é Nossa" no SBT, dividindo cena com os saudosos Tutuca e Aldo César. Olhe aqui um quadro natalino dos anos 80 com a personagem de Alice, o Chefinho e Seu Menezes.

Clipe do Dia I

Escutada aqui com The Wiz, "Tornado" foi a canção instrumental de abertura da primeira versão da novela "A Viagem", estreada pela Rede Tupi em 1975 e cuja transmissão original completa neste domingo 40 anos do fim. Para aqueles que têm mais em mente a multireprisada regravação da Globo, cabe dizer que os personagens nela feitos por Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Guilherme Fontes e Maurício Mattar foram interpretados no original por Eva Wilma, Altair Lima, Ewerton de Castro e Tony Ramos. No vídeo que destaco, que traz "Tornado" ilustrando a abertura original (trocada por outra na reprise de 1980), vemos Tony e Ewerton em ação.

Bela do Dia: Ingrid Schwartz

Ingrid Schwartz, apresentadora da TV Tribuna (SBT Espírito Santo). Uma loira que encanta todos os capixabas.

Clipe do Dia II

Compositor de trilhas para muitos filmes e séries, Alf Clausen completa 75 anos nesta segunda. Um destaque especial está aqui para seu xará de outro mundo do fim dos anos 80: o tema de "Alf, o ETeimoso".

Clipe do Dia III

Segunda-feira dos 40 anos de Dave Keuning, guitarrista do The Killers, da qual trago aqui "Shot At The Night".

Clipe do Dia IV

Tão jovem, mas já tão histórica, é Lady Gaga. Com apenas 30 anos fechados nesta segunda, esta artista de voz marcante e presença extravagante nos oferece bons momentos desde este aqui: "Bad Romance".

Clipe do Dia V

25 anos completados nesta segunda-feira pelo álbum "Joyride", dos suecos do Roxette. Disco que trouxe boas faixas, como "Spending My Time" e "Fading Like a Flower", mas do qual mostro aqui a canção-título.

Clipe do Dia VI

Uma das melhores cantoras brasileiras completa 60 anos nesta segunda-feira. Bonita, charmosíssima e com uma interpretação suave e envolvente, Zizi Possi é diva na essência e na prática. Separei cinco presenças dela: de 1980, "Meu Amigo, Meu Herói", de Gilberto Gil; de 1983, "Toda uma História", dela e Luiz Avelar; de 1986, "Começo, Meio e Fim" (minha preferida dela), de Paulo Sérgio Valle, Ney Azambuja e Tavito; de 1987, "A Paz" (minha segunda favorita), de Gil e João Donato; e de 1997, a italiana "Per Amore", de Mariella Nava.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Ríver campeão do primeiro turno no Piauí. Após fazer 2 x 0 na ida sobre o Picos, empatou em 1 x 1 na volta.

"24 Horas" volta antes que saibamos se o Ríver será campeão direto ou se teremos finalíssima!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.