.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta e sexta, 24 e 25 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 141
Ocorrências da última semana

Problemas particulares variados, muitos mesmo, impediram este Papo de Bola de ser atualizado durante toda uma semana deste 2016 que se mostra mais difícil, mais brabo e mais danado no mais complicado dos sentidos que 2015 parecera ser, embora não chegue ao ponto de "sentir saudade" pois eu não era feliz e sabia. Assim, "24 Horas" e "Papo de Mídia" servem como um apanhado de acontecimentos destes últimos sete dias para fins de arquivo histórico e valerá por dois dias para dar tempo de mais gente ler o que de bom (ou nem tão bom assim) as edições trazem. Ocorrências da quinta-feira serão adicionadas em atualizações nesta sexta.

Holanda e mundo da bola de luto por Johan Cruyff



Mais do que campeoníssimo dentro e fora das quatro linhas em Ajax e Barcelona, Cruyff foi um gênio, um homem à frente do seu tempo, um pensador do futebol, que muitas vezes não agradava com seus conceitos, mas que nunca passava batido, tão relevante que foi, é e sempre será, tendo autoridade total para emitir considerações sobre as coisas do mundo da bola. Destas pessoas que fazem muita falta quando partem devido à sua inteligência tática muito acima da média. Foram somente 68 anos, o câncer no pulmão não deixou serem outros mais. Ah: não, não ganhou a Copa do Mundo. Azar da Copa, que não consagrou um dos maiores de todos os tempos.

Panorama dos campeonatos desde a última semana

Obs.: sempre lembro que destaco nas rodadas estaduais os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Eliminatórias da Copa do Mundo (4 de 18 rodadas) - Próxima rodada: quinta, Bolívia x Colômbia, Equador x Paraguai, Chile x Argentina ("revival" da última final de Copa América) e Peru x Colômbia; e sexta, Brasil x Uruguai. A Seleção tem Jonas no lugar do lesionado Firmino e a Celeste tem a volta do Suárez após 1 ano e 9 meses. A bola rolará na região metropolitana do Recife, onde este confronto já aconteceu amistosamente em maio de 1985 com vitória brasileira por 2 x 0. Aqui no Brasil, a Seleção tem vantagem de 21 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O último êxito da Celeste por aqui também foi no Nordeste: 2 x 1 em amistoso de 1992 em Campina Grande.

Amistoso - Quinta: Brasil Sub-23 x Nigéria na cada vez mais lembrada Cariacica, que tem recebido Campeonato Carioca, Primeira Liga, Copa do Brasil, agora a Seleção de Novos...

Primeira Liga (semifinal) - Fluminense e Atlético Paranaense farão a decisão do dia 7 do mês que vem com mando tricolor. O Flu precisou dos pênaltis e de duas defesas do Diego Cavalieri para eliminar o Internacional em Brasília após 2 x 2 no tempo normal. Já o Furacão compensou fora de casa a perda para o Coritiba da invencibilidade de 7 jogos em 5 meses na Arena da Baixada com um gol solitário diante do Flamengo, que caiu em Juiz de Fora, cidade onde sofreu a última derrota fora do RJ para o Fluzão, há 6 jogos em 26 anos.

Copa do Nordeste (última rodada) - Grupo A: Campinense 4 x 0 ABC e Salgueiro 4 x 1 Imperatriz; Grupo B: CRB 0 x 0 Estanciano e América de Natal 1 x 1 Coruripe; Grupo C: Bahia 1 x 0 Santa Cruz e Confiança 2 x 0 Juazeirense; Grupo D: Sport 3 x 1 Botafogo da Paraíba e Ríver 1 x 2 Fortaleza; e Grupo E: Ceará 1 x 0 Vitória da Conquista e Sampaio Corrêa 2 x 1 Flamengo do Piauí. Classificações finais: A com 16 do Campinense e 10 do Salgueiro, ambos classificados; B com 10 do classificado CRB, 9 do América e 8 do Coruripe; C com 18 do Bahia (único 100%) e 10 do Santa, ambos presentes na próxima fase; D com 11 do Sport e 10 do Fortaleza, estes qualificados; e E com 13 do classificado Ceará e 10 de Sampaio e Conquista, estes fora apenas pelos critérios de desempate. Sorteio das quartas-de-final realizado nesta quinta. Alguns extras: o Sport recontratou Diego Souza após apenas 3 meses de Fluminense; o Fortaleza terá que cumprir um mando com portões fechados por badernas de sua torcida justamente contra o Sport; o Campinense negociou Rodrigão com o Santos para o segundo semestre; e o Confiança, em vantagem sobre o Flamengo na Copa do Brasil, somou apenas 4 pontos.

Paulista (10 rodadas de 15) - Meio de semana com São Paulo 1 x 0 Botafogo (gol "espírita" do Calleri pondo fim ao jejum de 5 partidas dos tricolores, que voltarão para o Morumbi contra o Oeste no dia 2), São Bernardo 0 x 3 Corinthians (alvinegro positivo no campo e negativo fora dele ao ter o diretor André Negão e a Arena em Itaquera envolvidas na Operação Lava Jato), Ponte Preta 0 x 1 Mogi Mirim (jogo atrasado em 45 minutos devido à chuvarada e com uniforme tradicional usado pela desta vez superada Macaca, que não perdeu as 5 atuações com a camisa amarela e azul em referência às cores de Campinas) e Oeste 1 x 2 Capivariano (com cachorro invadindo o campo e tudo), nesta quinta-feira acontecendo Palmeiras x Red Bull no Pacaembu devido a shows no Allianz Parque. Os dois primeiros de cada grupo: Grupo A com 22 do Santos com um jogo a mais e 20 do São Bento (e 12 do Oeste em quarto); Grupo B com 18 do Ituano e 15 de Palmeiras (e 13 da Ponte Preta em quarto); Grupo C com 17 de São Paulo e Osasco Audax; e Grupo D com 26 do Corinthians e 16 do Red Bull Brasil. Os seis últimos: Rio Claro e Capivariano com 9, Botafogo e Mogi Mirim com 11 e Novorizontino e XV de Piracicaba com 12. Próxima rodada: sábado, Corinthians x Ituano e Ferroviária x Oeste; e domingo, Santos x São Paulo, Água Santa x Palmeiras e Red Bull x Ponte Preta. Série A2: o Bragantino tem 32 pontos em 16 rodadas.

Carioca (2 rodadas de 7) - Os grandes: Vasco com 6, Botafogo e Flamengo com 4 e Fluminense com 2. Próxima rodada: sábado, Volta Redonda x Flamengo; e domingo, Vasco x Botafogo (Cruzmaltino defendendo uma invencibilidade de 15 jogos - 10 vencidos - desde novembro de 2015) e Fluminense x Boavista. Desta vez, todos os jogos dos principais acontecerão em território carioca e/ou fluminense.

Mineiro (8 de 11 rodadas) - Os quatro primeiros: Cruzeiro com 20, Atlético com 17, Villa Nova com 13 e Uberlândia com 12 (América sexto com 11 e Tupi antepenúltimo com 9). Próxima rodada: sábado, América x Uberlândia; e domingo, Atlético x Cruzeiro e URT x Tupi.

Gaúcho (10 de 13 rodadas) - Três quadrifinalistas já confirmados: Grêmio com 22 e São José e Juventude com 21. O Internacional é quinto com 17 e o Brasil é oitavo com 12. Próxima rodada: sábado, Inter x Novo Hamburgo; e domingo, Grêmio x Lajeadense e Brasil x São José.

Catarinense (4 de 9 rodadas) - Os principais: 12 pontos pra Chapecoense (do Bruno Rangel, maior goleador da história do clube com 65 tentos, três acima de Índio), 10 do Joinville (empatado aos 45 do segundo com o Metropolitano), 9 do Criciúma (que quebrou uma sequência de 4 derrotas pro Inter de Lages com um gol para cada um dos 5 jogos sem êxito do adversário), 6 do Figueirense e 0 do Avaí (do qual saiu o zagueiro Antônio Carlos).

Paranaense (10 de 11 rodadas) - Quatro quadrifinalistas assegurados: J. Malucelli com 21, Paraná com 20, Coritiba com 17 e Atlético com 16. Daí para a frente, sobram quatro vagas no mata-ou-morre e dois descensos: Londrina, PSTC e Foz do Iguaçu com 12, Rio Branco e Toledo com 11, Maringá e Cascavel com 9 e Operário com 8. Detalhe importante: LEC beneficiado por um efeito suspensivo referente à punição por escalação irregular, o que não tornará homologados os resultados até que o caso seja julgado no STJD. Domingo: Londrina x J. Malucelli, PSTC x Paraná, Coritiba x Maringá, Toledo x Atlético, Operário x Foz e Cascavel x Rio Branco.

Pernambucano (8 de 10 rodadas) - Três semifinalistas definidos: Náutico e Salgueiro com 17 e Sport com 16. Última vaga entre Santa Cruz com 9 e América com 6. Próxima rodada: sábado, América x Santa (que na rodada anterior completou 7 clássicos sem vitória); domingo, Sport x Salgueiro; e dia 2, Náutico x Central.

Baiano (quartas-de-final) - Rodada de volta: sábado, Vitória x Flamengo (0 x 1) e Galícia x Fluminense (0 x 3); e domingo, Bahia x Bahia de Feira (2 x 0) e Jacobina x Juazeirense (0 x 2).

Cearense (4 de 6 rodadas) - Ceará liderando o Grupo B2 com 5 pontos. Próxima rodada: domingo, Ceará x Fortaleza.

Alagoano (1 rodada de 5 da segunda fase) - O CRB, que começou vencendo, visita o ASA no próximo domingo.

Maranhense (1 rodada do segundo turno) - Com o primeiro vencido pelo Moto Club, o Sampaio Corrêa agora treinado pelo Petkovic e em breve com Marcos Assunção no time precisa ganhar o segundo, mas começou perdendo esta nova fase. Domingo que vem, seu jogo será em casa contra o Cordino.

Goiano (11 de 15 rodadas) - O Goiás lidera o Grupo A com 23 pontos e está classificado, enquanto o Grupo B tem o Atlético com 21 e o Vila Nova em terceiro com 14. Próximo domingo: Goiás x CRAC e Atlético x Vila.

Mato-Grossense - O Luverdense teve 18 pontos em 10 rodadas no Grupo A e jogará a segunda fase contra Dom Bosco, Cacerense e Araguaia, este seu primeiro adversário no próximo domingo.

Paraense - O Paysandu empatou os últimos 4 jogos pelo estadual e voltará a disputá-lo contra o Cametá apenas na quarta-feira da semana que vem.

Copa Verde - Quartas-de-final abertas por Cuiabá 1 x 3 Aparecidense e prosseguidas nesta quinta com Vila Nova x Gama e Nacional x Remo (mantido apesar do Santos do Amapá tentar sua suspensão sob alegação de escalação irregular nos amazonenses); e primeira fase ainda ocorrida nesta quinta com Fast x Paysandu pois os amazonenses, que recontrataram o zagueiro Ediglê (aquele!), voltaram à disputa devido à exclusão do Águia por escalação irregular.

Libertadores - Próximos jogos: no Grupo 1, São Paulo (2) x Trujillanos (1) no dia 5 e River Plate (5) x The Strongest (7) no dia 6; no Grupo 2, Rosario Central (7) x Palmeiras (4) no dia 6 e River do Uruguai (2) x Nacional (8) no dia 7; no Grupo 5, Independiente del Valle (7) x Atlético Mineiro (10) no dia 6 e Melgar (eliminado) x Colo-Colo (5) no dia 7; no Grupo 6, Toluca (7 em 3) x LDU (3 em 3) - ainda Grêmio (5 em 4) e San Lorenzo (3 em 4); e no Grupo 8, Independiente Santa Fe (7) x Corinthians (9) no dia 6 e Cobresal (eliminado) x Cerro Porteño (7) no dia 13.

Liga dos Campeões - Idas no dia 6 e voltas no dia 12: Wolfsburg x Real Madrid e Paris Saint Germain x Manchester City. Idas no dia 5 e voltas no dia 13: Barcelona x Atlético de Madrid e Bayern de Munique x Benfica.

Liga Europa - Idas no dia 7 e voltas no dia 14: Liverpool x Borussia Dortmund, Sevilla x Athletic Bilbao, Shakhtar Donetsk x Braga e Sparta Praga x Villarreal.

Espanha (30 de 38 rodadas) - Próxima rodada: dia 2, Barcelona (1° com 76, sem derrota há 39 jogos e que viu Neymar ser culpado pela Receita Federal de sonegação fiscal e fraude) x Real Madrid (3° com 66 e que teve Marcelo completando 350 presenças) e Atlético de Madrid (2° com 67) x Betis.

Itália (30 de 38 rodadas) - Próxima rodada: Juventus (1° com 70 e cujo arqueiro Buffon se tornou o mais invicto da história do campeonato com 973 minutos) x Empoli no dia 2 e Udinese x Napoli (2° com 67 e cujo brasileiro Jorginho foi chamado para os próximos amistosos da Itália) no dia 3.

Inglaterra (31 de 38 rodadas) - Próxima rodada: Liverpool x Tottenham (2° com 61) no dia 2 e Leicester (1° com 66) x Southampton no dia 3.

Alemanha (27 de 34 rodadas) - Próxima rodada: Bayern de Munique (1° com 69) x Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund (2° com 64) x Wolfsburg.

Portugal (27 de 34 rodadas) - Próxima rodada: Benfica (1° com 67) x Braga, Belenenses x Sporting (2° com 65) e Porto (3° com 61) x Tondela.

Amistosos europeus - Quinta: Itália x Espanha; e sexta: Holanda x França e Portugal x Bulgária. Por falar nos portugueses: seu amistoso contra a Bélgica havia sido cancelado devido ao clima de medo e tensão máxima por causa do horrível atentado terrorista que matou mais de três dezenas de pessoas, mas reconsideraram e a bola rolará na próxima terça não mais em Bruxelas e sim na lusitana Leiria.

Os públicos do último fim de semana

31.334 (31.532) / R$ 1.711.408,00 - Corinthians 4 x 0 Linense (Paulista) - Arena Corinthians, São Paulo
28.727 (30.188) / R$ 1.374.375,00 - Flamengo 0 x 0 Fluminense (Carioca) - Pacaembu, São Paulo (SP)
16.500 (18.000) / R$ 826.200,00 - Boavista 0 x 1 Vasco (Carioca) - Kléber Andrade, Cariacica (ES)
10.055 (12.010) / R$ 173.115,00 - Santa Cruz 1 x 1 Náutico (Pernambucano) - Arruda, Recife
11.477 / R$ 304.594,00 - Cruzeiro 3 x 2 Villa Nova (Mineiro) - Mineirão, Belo Horizonte
9.391 / R$ 216.945,00 - Osasco Audax 2 x 1 Palmeiras (Paulista) - José Liberatti, Osasco
7.929 (8.295) / R$ 167.596,00 - Sergipe 2 x 1 Confiança (Sergipano) - Batistão, Aracaju
7.885 / R$ 213.460,00 - Ituano 1 x 1 São Paulo (Paulista) - Novelli Jr., Itu
7.209 / R$ 81.277,00 - Botafogo 0 x 0 Campinense (Paraibano) - Almeidão, João Pessoa
6.699 / R$ 75.015,00 - Chapecoense 4 x 0 Avaí (Catarinense) - Arena Condá, Chapecó
6.337 / R$ 66.170,00 - Treze 0 x 0 Paraíba (Paraibano) - Amigão, Campina Grande
5.732 (6.132) / R$ 118.075,00 - Uberlândia 0 x 1 Tricordiano (Mineiro) - Parque do Sabiá, Uberlândia
5.401 (6.486) / R$ 72.714,00 - ABC 1 x 1 América (Potiguar) - Frasqueirão, Natal
5.392 (5.826) / R$ 84.425,00 - Anapolina 1 x 2 Aparecidense (Goiano) - Jonas Duarte, Anápolis
5.334 (6.118) / R$ 85.835,00 - Anápolis 1 x 3 Goiás (Goiano) - Jonas Duarte, Anápolis
5.296 (5.846) / R$ 154.340,00 - Tupi 0 x 3 Atlético (Mineiro) - Mário Helênio, Juiz de Fora
5.230 / R$ 236.520,00 - Ypiranga 1 x 2 Grêmio (Gaúcho) - Colosso da Lagoa, Erechim
4.852 (6.322) / R$ 73.947,00 - CSA 3 x 0 Murici (Alagoano) - Rei Pelé, Maceió
4.501 (5.861) / R$ 50.265,00 - Remo 1 x 1 Independente (Paraense) - Mangueirão, Belém
4.282 / R$ 42.980,00 - CSP 0 x 0 Sousa (Paraibano) - Almeidão, João Pessoa
4.105 (4.532) / R$ 23.370,00 - Fortaleza 2 x 0 Guarany (Cearense) - Castelão, Fortaleza
3.614 (3.647) / R$ 19.330,00 - Monte Azul 0 x 0 Paulista (Paulista A2) - Otacília Patrício Arroyo, Monte Azul
3.027 / R$ 91.615,00 - Juventude 3 x 3 Glória (Gaúcho) - Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
2.969 / R$ 53.855,00 - Ferroviária 0 x 2 São Bernardo (Paulista) - Fonte Luminosa, Araraquara
2.858 (3.086) / R$ 34.342,00 - Maranguape 0 x 4 Ceará (Cearense) - Presidente Vargas, Fortaleza
2.761 / R$ 36.680,00 - Água Santa 1 x 1 Botafogo (Paulista) - Distrital do Inamar, Diadema
2.726 (3.533) / R$ 20.177,00 - Vila Nova 0 x 0 Goianésia (Goiano) - Serra Dourada, Goiânia
2.641 (3.453) / R$ 27.374,00 - CRB 2 x 1 Coruripe (Alagoano) - Rei Pelé, Maceió
2.594 (3.502) / R$ 60.570,00 - Novorizontino 1 x 1 XV de Piracicaba (Paulista) - Jorge de Biasi, Novo Horizonte
2.535 / R$ 12.845,00 - Mogi Mirim 0 x 3 São Bento (Paulista) - Romildo Ferreira, Mogi Mirim
2.501 / R$ 25.038,00 - Esporte 1 x 1 Auto Esporte (Paraibano) - José Cavalcanti, Patos
2.492 (2.665) / R$ 34.180,00 - Batatais 3 x 0 Portuguesa (Paulista A2) - Oswaldo Scatena, Batatais
2.454 / R$ 28.095,00 - Cacerense 2 x 1 Poconé (Matogrossense) - Geraldão, Cáceres
2.353 (2.653) / R$ 25.540,00 - Volta Redonda 3 x 1 Bangu (Carioca) - Raulino de Oliveira, Volta Redonda
2.328 (2.646) / R$ 45.230,00 - Maringá 2 x 2 Londrina (Paranaense) - Willie Davids, Maringá
2.323 / R$ 106.400,00 - Rio Claro 0 x 0 Santos (Paulista) - Augusto Schmidt, Rio Claro
2.312 / R$ 84.290,00 - Flamengo 1 x 0 Vitória (Baiano) - 2 de Julho, Guanambi
2.090 / R$ 27.200,00 - Juventus 1 x 0 Taubaté (Paulista A2) - Rua Javari, São Paulo
2.006 / R$ 10.840,00 - Rio Branco 1 x 2 Atlético Sorocaba (Paulista A2) - Décio Vitta, Americana
1.647 / R$ 22.230,00 - Capivariano 0 x 0 Ponte Preta (Paulista) - Arena Capivari, Capivari
1.602 / R$ 64.795,00 - Lajeadense 0 x 0 Internacional (Gaúcho) - Arena Alviazul, Lajeado
1.553 (1.812) / R$ 19.090,00 - São Caetano 2 x 1 Santo André (Paulista A2) - Anacleto Campanella, São Caetano do Sul
1.502 (2.205) / R$ 25.175,00 - São Raimundo 2 x 1 Cametá (Paraense) - Colosso do Tapajós, Santarém
1.363 (1.737) / R$ 19.517,50 - Guarani 2 x 2 Boa Esporte (Mineiro) - Farião, Divinópolis
1.361 / R$ 16.430,00 - Red Bull Brasil 2 x 3 Oeste (Paulista) - Moisés Lucarelli, Campinas
1.334 / R$ 25.560,00 - União Barbarense 0 x 2 Guarani (Paulista A2) - Antônio Guimarães, Santa Bárbara D'Oeste
1.288 / R$ 23.540,00 - Barretos 0 x 0 Velo Clube (Paulista A2) - Arena Fortaleza, Barretos
1.247 / R$ 28.290,00 - Votuporanguense 3 x 1 Penapolense (Paulista A2) - Plínio Marin, Votuporanga
1.239 (1.493) / R$ 28.760,00 - Baraúnas 0 x 2 Potiguar (Potiguar) - Nogueirão, Mossoró
1.209 (1.497) / R$ 29.340,00 - América 0 x 4 Sport (Pernambucano) - Arruda, Recife
1.150 / R$ 11.160,00 - Atlético 1 x 0 Santa Cruz (Paraibano) - Perpetão, Cajazeiras
1.120 / R$ 9.850,00 - Jacuipense 2 x 1 Feirense (Baiano) - Eliel Martins, Riachão do Jacuípe
1.109 / R$ 29.280,00 - São Paulo 2 x 2 Passo Fundo (Gaúcho) - Aldo Dapuzzo, Rio Grande
1.042 / R$ 27.660,00 - Bahia de Feira 0 x 2 Bahia (Baiano) - Pedro Amorim, Senhor do Bonfim
1.027 (1.377) / R$ 18.155,00 - Foz do Iguaçu 3 x 3 Paraná (Paranaense) - ABC, Foz do Iguaçu
1.020 (1.470) / R$ 29.265,00 - Parauapebas 1 x 1 Paysandu (Paraense) - Rosenão, Parauapebas
996 (1.252) / R$ 25.180,00 - Botafogo 1 x 0 Madureira (Carioca) - Los Larios, Duque de Caxias
949 (2.049) / R$ 11.910,00 - ASA 1 x 1 Santa Rita (Alagoano) - Coaracy da Mata Fonseca, Arapiraca
917 (1.040) / R$ 15.040,00 - CRAC 2 x 0 Trindade (Goiano) - Genervino da Fonseca, Catalão
843 (1.431) / R$ 5.395,00 - Cabofriense 0 x 0 Tigres (Carioca) - Correão, Cabo Frio
838 (1.188) / R$ 12.770,00 - Tombense 2 x 0 América (Mineiro) - Antônio Guimarães, Tombos
779 (1.119) / R$ 13.350,00 - Caldense 2 x 0 URT (Mineiro) - Ronaldão, Poços de Caldas
706 (752) / R$ 13.540,00 - Marília 1 x 0 Bragantino (Paulista A2) - Bento de Abreu, Marília
498 / R$ 3.705,00 - Luverdense 0 x 0 Sinop (Matogrossense) - Passo das Emas, Lucas do Rio Verde

Os públicos do meio da semana passada

42.403 (42.858) / R$ 2.751.709,00 - Corinthians 2 x 0 Cerro Porteño (Libertadores) - Arena Corinthians, São Paulo (SP)
21.201 / R$ 1.704.100,00 - Atlético Mineiro 3 x 0 Colo-Colo (Libertadores) - Independência, Belo Horizonte (MG)
13.062 (15.580) / R$ 1.028.399,34 - Confiança 1 x 0 Flamengo (Copa do Brasil) - Batistão, Aracaju (SE)
8.086 / R$ 50.730,00 - Bragantino 2 x 0 Votuporanguense (Paulista A2) - Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista
7.688 / R$ 195.711,00 - Cruzeiro 3 x 0 Uberlândia (Mineiro) - Mineirão, Belo Horizonte
5.919 / R$ 213.320,00 - XV de Piracicaba 0 x 1 Santos (Paulista) - Barão de Serra Negra, Piracicaba
5.185 (6.584) / R$ 81.350,00 - Moto Club 1 x 1 Maranhão (Maranhense) - Castelão, São Luís
5.168 / R$ 64.810,00 - Joinville 1 x 0 Criciúma (Catarinense) - Arena Joinville, Joinville
3.971 (5.321) / R$ 35.951,00 - Remo 4 x 0 Náutico de Roraima (Copa Verde) - Mangueirão, Belém (PA)
3.819 / R$ 49.470,00 - Brasil 1 x 1 Atlético Paranaense (Copa do Brasil) - Bento Freitas, Pelotas (RS)
3.758 (4.260) / R$ 11.606,00 - Ceará 0 x 0 Uniclinic (Cearense) - Presidente Vargas, Fortaleza
3.742 / R$ 21.750,00 - Portuguesa 1 x 1 Santo André (Paulista A2) - Canindé, São Paulo
3.507 (3.652) / R$ 74.850,00 - Vitória da Conquista 0 x 0 Náutico (Copa do Brasil) - Lomanto Júnior, Vitória da Conquista (BA)
3.377 (4.008) / R$ 49.840,00 - Nacional 4 x 2 Santos do Amapá (Copa Verde) - Colina, Manaus (AM)
2.980 / R$ 16.146,00 - Mirassol 1 x 2 União Barbarense (Paulista A2) - José Maria de Campos Maia, Mirassol
2.658 (2.719) / R$ 21.700,00 - Marília 0 x 1 Independente (Paulista A2) - Bento de Abreu, Marília
2.377 / R$ 23.916,00 - Gama 3 x 0 Interporto (Copa Verde) - Bezerrão, Gama (DF)
1.961 / R$ 27.075,00 - Ferroviária 1 x 0 Salgueiro (Copa do Brasil) - Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
1.799 (2.265) / R$ 24.945,00 - Avaí 0 x 1 Camboriú (Catarinense) - Ressacada, Florianópolis
1.968 / R$ 27.075,00 - Ferroviária 1 x 0 Salgueiro (Copa do Brasil) - Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
1.934 / R$ 40.010,00 - Taubaté 2 x 1 Barretos (Paulista A2) - Joaquinzão, Taubaté
1.734 (1.924) / R$ 33.255,00 - Rio Branco 0 x 1 Santa Cruz (Copa do Brasil) - Kléber Andrade, Cariacica (ES)
1.224 (1.424) / R$ 7.290,00 - Globo 0 x 0 Bahia (Copa do Brasil) - Barrettão, Ceará-Mirim (RN)
1.218 / R$ 15.420,00 - Inter de Lages 0 x 1 Figueirense (Catarinense) - Vidal Ramos Júnior, Lages
1.002 / R$ 11.760,00 - Brusque 1 x 0 Metropolitano (Catarinense) - Augusto Bauer, Brusque
972 / R$ 19.895,00 - Ypiranga 2 x 2 Atlético Goianiense (Copa do Brasil) - Colosso da Lagoa, Erechim (RS)
754 (1.029) / R$ 13.470,00 - Goianésia 1 x 1 ABC (Copa do Brasil) - Valdeir de Oliveira, Goianésia (GO)
712 / R$ 14.660,00 - Linense 1 x 1 Botafogo da Paraíba (Copa do Brasil) - Gilberto Siqueira Lopes, Lins (SP)
655 / R$ 9.660,00 - Cuiabá 2 x 0 Comercial (Copa Verde) - Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
643 (1.138) / R$ 5.430,00 - Cametá 2 x 0 Tapajós (Paraense) - Parque do Bacural, Cametá
406 / R$ 4.700,00 - Luverdense 0 x 1 Vila Nova (Copa Verde) - Passo das Emas, Lucas do Rio Verde (MT)
368 (618) / R$ 7.090,00 - Parauapebas 0 x 1 Londrina (Copa do Brasil) - Rosenão, Parauapebas (PA)
332 / R$ 6.010,00 - Guarani 1 x 2 Chapecoense (Catarinense) - Renato Silveira, Palhoça
77 (112) / R$ 1.110,00 - Aparecidense 2 x 0 Espírito Santo (Copa Verde) - Aníbal de Toledo, Aparecida de Goiânia (GO)

Curtinhas da última semana

*Sensacional o golaço do Evandro Russo do meio de campo para o Mamoré sobre o Araxá no Mineiro Módulo II.

*Serão 68 clubes na Série D deste ano: Águia, Caxias, Icasa e Madureira, rebaixados da última Terceirona; quatro clubes de SP; três de RJ, MG, RS, SC, PR, GO, PE e BA; e dois dos demais estados.

*Triste perda para o câncer de próstata a do Gaúcho aos 52 anos. O futebol dos anos 90 foi legal por muitos personagens marcantes e ele, sobretudo no Flamengo, também deixou melhor este período.

*Sábado passado, completou 60 anos o título pan-americano de futebol do Brasil, representado exclusivamente por atletas de clubes do Rio Grande do Sul. A campanha teve 4 vitórias e empate no jogo decisivo.

*Datas destes dias: na sexta passada, 40 anos de Recoba (uruguaio campeão da UEFA pela Internazionale) e 35 do Romagnoli (argentino campeão da Libertadores pelo San Lorenzo); no sábado, 40 anos do Nesta (campeão mundial por Itália e Milan); e na segunda, 95 anos do nascimento de Jair Rosa Pinto, falecido em 2005 (campeão sul-americano pela Seleção e com muitas taças por Vasco e especialmente Palmeiras e Santos).

*Por 15 dias, Rashford se tornou o jogador mais novo a marcar no clássico de Manchester. Seu gol pro United sobre o City foi aos 18 anos e 141 dias, superando Ryan Giggs em 1991. Igual em ambos? O clube.

*Tá bom que a vitória do último fim de semana quebrou uma sequência de 34 jogos sem derrota em casa havia 1 ano e 10 meses, mas só pra isso mesmo serviu o Monaco derrotar o Paris Saint Germain.

*Comitê de Ética da FIFA investigando dirigentes da Copa do Mundo de 2006, inclusive Franz Beckenbauer, por falcatruas na escolha deste país para sediar aquela edição. Nem o "Kaiser" escapando, ai, ai, ai...

*Rodrigo Tabata, aquele mesmo ex-Santos e Goiás, convocado pelo Catar para as próximas rodadas da eliminatória da Ásia para a Copa de 2018. Ele joga naquele país há 5 anos e é treinado por Jorge Fossati no Al Rayyan.

*FIFA aprovando em teste a quarta substituição nas prorrogações de jogos mata-ou-morre da Olimpíada do Rio de Janeiro e nos Mundiais sub-20 das damas e de clubes dos cavalheiros. É um grande avanço.

*Boxe: Wladimir Klitschko, atual campeão unificado dos pesados, chegando aos 40 anos na sexta-feira.

*Domingo, São José campeão brasileiro masculino de rúgbi de sete em final paulista contra o Pasteur por 33 x 12.

*Atletismo: 4 anos de suspensão para Sueli Pereira por ser pega no exame antidopagem após a São Silvestre do último dezembro e a Corrida de Reis em janeiro. Substância proibida detectada: eritropoietina.

*Handebol feminino com todos os países definidos para os Jogos Olímpicos: o anfitrião Brasil, Angola, Argentina, Coreia do Sul, Espanha, França, Holanda, Montenegro, Noruega, Romênia, Rússia e Suécia.

*Positivo antes pelo título de Indian Wells, negativo depois pelo bocaço infeliz de dizer que os homens deveriam ganhar mais que as mulheres no tênis. Novak Djokovic do céu ao inferno em poucas horas.

*Vôlei: fase final da Liga Mundial marcada para a polonesa Cracóvia em julho. Claro, esperemos pelo Brasil lá.

*Série B da Superliga com títulos do Nestlé Araraquara nas mulheres com 3 x 0 sobre o Fluminense e do Castro nos homens com o mesmo escore diante do SESI B. Os campeões vão pra elite na próxima temporada.

*Superliga Feminina com semifinais em andamento: Praia Clube fez 3 x 2 sobre o Minas e pode se classificar no sábado; e o Vôlei Nestlé aplicou o mesmo marcador no Rexona/Ades e pode avançar na próxima sexta.

*Superliga Masculina com semifinais por começar: Sada Cruzeiro x SESI e Taubaté x Vôlei Brasil Kirin abertas no próximo sábado, continuando na sexta da semana que vem e talvez concluídas no dia 5.

*Após uma etapa da Austrália marcada pela vitória do Nico Rosberg, pelas 50 poles do Lewis Hamilton, pelo super acidente do Fernando Alonso e pelo sistema classificatório de eliminações abortado após uma única corrida, a Fórmula 1 voltará a ser disputada no dia 3 com o GP do Bahrein, ao meio-dia aqui do Brasil.

*Nesta quinta, completa 40 anos Peyton Manning, o "Peytão da Massa" recentemente aposentado, campeão do Super Bowl em 2006 pelo Indianapolis Colts e neste ano pelo Denver Broncos.

*5.634 fãs no Independência domingo passado para Minas Locomotiva 34 x 24 Get Eagles, abrindo o Campeonato Mineiro. Aceitem que dói menos: o futebol americano é realidade com "RE" maiúsculo em nosso país.

*Com o cancelamento neste ano do Torneio Touchdown, um único campeonato nacional de football acontecerá no Brasil. O Brasileirão da CBFA terá uma nova divisão com as equipes que jogavam o Touchdown.

*O PRB saiu do governo federal, mas George Hilton continuaria ministro do esporte pois se filiou ao PROS. Porém, também ele rodou. Consta que o atual secretário executivo Ricardo Leyser o substituirá.

Sintonia PB na (última semana

*Rádio paulista de luto pelo infarto que vitimou aos 67 anos José Maria Scachetti, locutor que trabalhou em Transmissora de Serra Negra e nas paulistanas Jovem Pan, Bandeirantes, São Paulo, Gazeta, Capital e Tupi. Mais um representante da classe de comunicadores de belíssima voz que deixa órfão o rádio brasileiro.

*Sexta-feira passada, a Progresso de Juazeiro do Norte se tornou a primeira emissora de rádio a atender ao processo de migração do AM para o FM. Antes em 1310 khz, agora inaugurou o prefixo 97,9 mhz.

*BandNews FM com afiliadas em breve em Vitória, Aracaju e Manaus, ao menos assim falado na virada de quarta para quinta da semana passada pelo Milton Neves no "Terceiro Tempo" da Rádio Bandeirantes.

*BandNews, que nesta semana passou a ter Tatiana Vasconcellos apresentando o "BandNews em Alta Frequência" das 16h às 19h no lugar da Neli Pereira, que foi pra BBC Brasil. Pela manhã, Carla Bigatto passou a compor trio com Eduardo Barão e Ricardo Boechat no jornal deste das 7h30 às 9h20.

*Curitiba: desde esta semana, a 98 FM ganhou um reforço no matutino "Diário 98", das 6h às 8h. Com Vagner Silva e Daniela Fogaça passou a estar Jasson Goulart, do "ParanáTV" na RPC, que volta ao rádio após 20 anos.

*Aqui no RS, estreada nesta semana Denise Cruz como apresentadora da União FM de Novo Hamburgo com o "Sintonia", das 10h às 12h de segunda a sábado, com participação de Jeania Romani.

*Não é pegadinha de 1º de abril: neste dia, a Rádio Atlântida estreará nas emissoras de Rio Grande do Sul e Santa Catarina o programa "Atl News", apresentado por Porã e Rodrigo Adams, das 8h às 9h.

*Fora do ar desde que deixou a TV Record na metade do ano passado, Aline Schneider reapareceu no vídeo nesta semana apresentando um novo comercial institucional do Governo do Rio Grande do Sul.

*Do José Luiz Prévidi: saiu da TV Pampa o apresentador Cláudio Andrade, que nela estava havia 8 meses.

*Mais RS: a TVE trocou nesta semana o informativo do meio do dia, saindo o "Repórter Brasil Tarde" e entrando o "Jornal da Cultura 1ª Edição". À noite, permanece normal o "Repórter Brasil". Justificou a emissora através da presidente Isara Marques, falando à Rádio Guaíba, que a TV Brasil ficou muito pro lado do governo e que esta mudança foi para a abordagem dos fatos políticos recentes ficar mais equilibrada e não "chapa branca".

*A TV Alterosa (SBT Minas Gerais) mudou sua programação nesta semana ao incluir uma segunda edição do "Alterosa Alerta", que já passa às 7h e agora entra também das 12h30 às 13h20, depois do "Alterosa Esporte" às 11h50 e antes do "Jornal da Alterosa", que passa às 13h40 para o "TV Verdade".

*Do Flávio Ricco: o SBT estreará na próxima segunda o jornal "Primeiro Impacto", um formato adquirido junto à Univision e determinado pelo Silvio Santos. Será das 6h às 8h30 e terá Karyn Bravo, Patrícia Rocha e a agora também escritora Joyce Ribeiro (que lançou nesta semana o livro "Chica da Silva - Romance de uma Vida"). O "Jornal do SBT" desta quarta para quinta foi o último da Karyn, por 4 anos par de bancada do Hermano Henning. A saber se ele ganhará uma nova companhia na madrugada ou se voltará a apresentar solo. Ao menos nesta quinta para sexta, Analice Nicolau esteve com ele. Reviverão de vez a dupla do "SBT Manhã" ou não?

*Reportagem da Veja na semana passada sobre Carlos Sanchez e Lírio Parisotto, empresários que compraram a RBS de Santa Catarina, afirma que a emissora VHF trocará de nome: de RBS TV para TV Catarinense, que era justamente o nome anterior da afiliada da Rede Globo antes do atual ser adotado na década de 1980.

*Da Lígia Mesquita: 80% foi o crescimento da Globo News em duas semanas na faixa das 16h às 17h30 com o novo jornal da Christiane Pelajo, terceiro colocado na TV paga até o dia 11 deste mês.

*Voltará no dia 6 o "Profissão Repórter", que a Globo agora mostrará às quartas-feiras, depois do futebol.

*Do Flávio Ricco: Globo, na qual trabalhará Renata Longaray, que saiu do BandNews TV após dois anos para ser repórter do "Domingão do Faustão" também a partir do mês que vem.

*Globo, que virou reduto de ex-integrantes do "CQC" pois, depois de Felipe Andreoli e Mônica Iozzi, leio na Patrícia Kogut que contratou Marco Luque para o "Altas Horas" e Rafael Cortez para o "Vídeo Show".

*Será na segunda que vem a volta do "Programa do Jô" para sua última temporada. Serão 17 no total.

*Em que mundo vive Boni para, mesmo com seus inegáveis e inquestionáveis préstimos para a TV brasileira, cometer o atentado verbal de dizer na Jovem Pan que "ninguém entende 90%" das piadas do "Tá no Ar?"

*Record lançando nesta quinta uma "versão especial de Páscoa" do filme de "Os Dez Mandamentos", que nada mais é que o mesmo já exibido nas últimas semanas acrescido de cenas mais longas e 5 minutos de imagens da segunda temporada da novela da televisão. Não está um pouco demais isso? Tem gente que não sabe aproveitar um grande sucesso e trata de explorá-lo até que, daqui a pouco, não sobre mais nada de nada.

*Sexta da semana passada, completou 15 anos a estreia do "Domingo da Gente" na Record, que o exibiu de 2001 a 2006 com Netinho de Paula e entre o fim de 2013 e o início de 2014 com apresentadores em rodízio.

*Será que era necessário isso que Florinda Meza disse em entrevista pro Gugu Liberato sobre problemas com drogas do Ramón Valdés? A entrevista já soava sensacionalista e ela também não colaborou, convenhamos.

*"Chaves" saindo da faixa das 13h45 a partir da próxima segunda, quando o SBT passará a novela mexicana "A Mentira". Tentam de tudo para conseguir derrubar o "Balanço Geral SP" da Record - e não conseguem.

*Estreada em canal aberto pela Globo nas madrugadas, "Truques da Mente" é uma série que durou 39 episódios em 3 anos e cujo atrativo é assistir Eric McCormack após o sucesso de "Will & Grace".

Datas em 0 ou 5 na última semana

*Quinta passada: 40 anos da morte de Luchino Visconti, diretor nascido em 1906 e realizador de "O Leopardo"; 5 anos da morte de Michael Gough, nascido em 1916 e que fez Alfred nos quatro primeiros "Batman"; e 65 anos de Kurt Russell, ator de filmes como "Fuga em Nova York" e "Um Salto Para a Felicidade".

*Sexta passada: 40 anos de Giovanna Antonelli, recentemente assistida em "A Regra do Jogo"; 10 anos da morte de Nelson Dantas, nascido em 1927 e ator de filmes e novelas como "Roque Santeiro"; e 20 anos da morte de René Clement, diretor nascido em 1913 e oscarizado por "Três Dias de Amor" e "Brinquedo Proibido".

*Sábado passado: 50 anos de Cristina Brasil, ex-modelo e hoje apresentadora do GNT; 40 anos de Rachel Blanchard, da série "As Patricinhas de Beverly Hills"; 70 anos do nascimento de Bigas Luna, falecido em 2013 e diretor de filmes como "Os Olhos da Cidade São Meus"; e 80 anos de Ursula Andress, a primeira "Bond Girl" em "007 Contra o Satânico Dr. No".

*Domingo passado: 90 anos do nascimento de José Vasconcellos, humorista falecido em 2011.

*Segunda: 70 anos do nascimento de Antônio Carvalho, falecido em 2008 e inesquecível comunicador da Rádio Bandeirantes; e 70 anos de Timothy Dalton, que fez James Bond nos filmes "007 Marcado Para a Morte" e "007 - Permissão Para Matar".

*Terça: 40 anos de Vladimir Brichta, ator da série "Tapas & Beijos", e Reese Whiterspoon, oscarizada por "Johnny & June"; 85 anos de William Shatner, eterno Capitão Kirk de "Jornada nas Estrelas"; 95 anos do nascimento de Nino Manfredi, falecido em 2004 e ator de "Feios, Sujos e Malvados"; e 15 anos da morte de William Hanna, nascido em 1910 e que fez história nos desenhos animados em dupla com Joseph Barbera, falecido em 2006 e cujo nascimento completa 105 anos justamente nesta mesma semana, mas na quinta-feira.

*Quarta: 5 anos da morte de Elizabeth Taylor, nascida em 1932 e oscarizada por "Disque Butterfield 8" e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?"; 50 anos de Marin Hinkle, a Judith de "Dois Homens e Meio"; e 40 anos de Keri Russell, a "Felicity" da série de mesmo nome, e Michelle Monaghan, de filmes como "O Melhor Amigo da Noiva".

*Quinta: 30 anos de Nathalia Dill, atriz em breve vista na novela "Liberdade, Liberdade"; e 30 anos da morte de Maurício Sirotsky Sobrinho, nascido em 1925 e fundador da Rede Brasil Sul, hoje Grupo RBS.

*Sexta: 95 anos do nascimento de Simone Signoret, francesa que foi a primeira atriz vencedora do Oscar sem ser dos EUA por "Almas em Leilão"; e 10 anos da morte de Richard Fleischer, nascido em 1916 e diretor de filmes como "20 Mil Léguas Submarinas" e "Conan, o Destruidor".

Clipe do(s últimos) Dia(s)

*Quarta passada: parada cardíaca vitimando aos 72 anos Frank Sinatra Jr., visto aqui cantando "New York, New York" e "Strangers in The Night", clássicos imortalizados pelo histórico pai.

*Quinta passada: 115 anos do nascimento de Alfred Newman, compositor falecido em 1970, vencedor de 9 Oscars e indicado 45 vezes, destacado aqui pela trilha do faroeste "A Conquista do Oeste".

*Quinta passada: 95 anos do nascimento de Antônio Maria, compositor, poeta, cronista e comentarista esportivo falecido em 1964. Registro aqui sua canção "Frevo n° 1 do Recife" com o Trio de Ouro em 1951.

*Sexta passada: 75 anos do nascimento de Wilson Pickett, falecido em 2006. Deixo aqui sua versão para "Everybody Needs Somebody To Love", famosa pelo filme "Os Irmãos Cara-de-Pau".

*Sexta passada: 35 anos da estreia de "O Super-Herói Americano", série exibida no Brasil pelo SBT e que durou 44 episódios em 3 temporadas, tendo aqui seu tema com "Believe It Or Not", com Joey Scarsbury.

*Sexta passada: 15 anos da morte de John Phillips, nascido em 1935 e cantor e guitarrista do The Mamas & The Papas. Ilustro aqui a trajetória do grupo com "Monday, Monday", de 1966.

*Sábado passado: 70 anos de Ruth Pointer, uma das Pointer Sisters, que é vocalista central em vários temas do grupo, sobressaindo-se aqui "Neutron Dance", do filme "Um Tira da Pesada".

*Sábado passado: 45 anos de "Aqualung", álbum do Jethro Tull cuja canção-título está aqui em versão ao vivo.

*Segunda: 55 anos de Sylvia Patrícia, cantora bem notada aqui com a oitentista "Mil Pedaços e Crac" (que, apesar do título, não consta dos autos que já tenha sido melodiada ao vivo no Genervino da Fonseca).

*Segunda: 5 anos da morte de Loleatta Holloway, nascida em 1946. Separei aqui "Cry To Me", trilha da primeira versão da novela "Anjo Mau", cuja refilmagem passará de novo a partir da próxima segunda na Globo.

Bela do Dia: Gabriela Nunes

Gabriela Nunes, o atrativo mais belo do Canal Chuá, canal de vídeos do YouTube que passou a ser parceiro oficial do site do NBB. Uma gatinha que é a legítima cesta de três conquistada no último décimo.

*Quinta: 30 anos de "5150", álbum do Van Halen que foi o primeiro com o comando vocal de Sammy Hagar, que arrebenta aqui com "Dreams", uma das melhores faixas da discografia do grupo.

*Sexta: 50 anos do nascimento de Jeff Healey, guitarrista falecido em 2008 e que tocava a guitarra sobre suas pernas, feito piano, o que observam aqui na sua leitura para "While My Guitar Gently Weeps".

*Sexta: 30 anos da estreia de "Primo Cruzado", série que durou 150 episódios em 8 temporadas de 1986 a 1993, cujo tema de abertura curtido aqui era "Nothing's Gonna Stop Me Now", com David Pomeranz.

*Sexta: 20 anos da estreia de "O Campeão", novela da TV Bandeirantes que tinha o futebol em destaque no argumento original de Aguinaldo Silva e cuja abertura trazia a aqui sacolejada "País Tropical", com Jorge Benjor.

*Sexta: 10 anos do fim do "Soul Train", programa televisivo americano criado em 1971 por Don Cornelius e que ajudou a imortalizar e popularizar o melhor da excelente música negra dos EUA. A trilha principal, acompanhada aqui, era a sensacional "The Sound of Philadelphia", com MFSB e The Three Degrees.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Segunda-feira completou 10 anos o Twitter. Maior e melhor das redes sociais. A web não é a mesma sem ele.

"24 Horas" volta depois que eu postar no meu perfil no microblog as manchetes desta coluna!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.