.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 16 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 140
Um empate sobrenatural

O Grêmio praticamente começou perdendo para o San Lorenzo pelo 1 x 0 ser marcado aos 3 minutos graças a um pênalti bocó do Marcelo Oliveira. Se um Marcelo pisou no tomate, outro mereceu um troféu dourado por salvar a lavoura. Marcelo Grohe praticou duas defesaças na etapa inicial e ainda foi salvo pelo travessão uma vez e pelo não menos ótimo Pedro Geromel em outra. Numa noite onde mais lógico seria o campeão da Libertadores de 2014 vencer e bem, os gaúchos arrancaram um empate sobrenatural aos 44 do segundo com Lincoln, que nem vinha sendo relacionado pelo Roger e que ressurgiu bem na vitória sobre o Cruzeiro de Porto Alegre pelo Gauchão. Mas o astro maior não poderia terminar a noite sem mais uma justificativa para tal título e Marcelo Grohe novamente foi sensacional ao evitar o desempate na troca do sinal amarelo para vermelho com outra defesaça.

Foi para os azuis um empate com sabor de vitória (frase que nunca ninguém disse antes na história do futebol). São 5 pontos para os gremistas, abaixo dos 7 do Toluca e acima dos 3 de San Lorenzo e LDU no Grupo 6. Um detalhe que vi pelo Franklin Berwig: depois que foi campeão em 2014, o time de Almagro teve cinco mandos na Libertadores e venceu apenas e tão somente um, que foi aquele contra o São Paulo no ano passado, o "gol pro Mário Sérgio". A quarta rodada será completada apenas daqui a três terças-feiras (mas dá no mesmo dizer dia 5) com Toluca x LDU. Os equatorianos em Quito serão os próximos oponentes gremistas só em 12 de abril. Um mês para ajustar os erros e manter o que há de bom em prol de melhores resultados.

Esta noite, mais três brasileiros vão a campo. O Atlético Mineiro receberá o Colo-Colo sem ter Victor, que fica fora da fase de grupos devido a uma lesão no joelho - e o tempo de recuperação é justamente de 1 mês. São 5 pontos para os chilenos e 7 para o Galo, empatados na liderança do Grupo 5 com o Independiente del Valle, que ontem dobrou sobre o zerado Melgar, que não pontuou até agora e está eliminado. Também eliminado o Cobresal está depois da trinca do Independiente Santa Fe, que chegou aos mesmos 7 pontos do Cerro Porteño no Grupo 8. Porém, uma vitória sobre os paraguaios deixará a liderança para o Corinthians, que tem 6 e iria aos 9.

Antes dos dois alvinegros, tem São Paulo na Venezuela contra o Trujillanos. Obrigados são os tricolores a, sabe-se lá de que maneira, conseguirem os 3 pontos para chegarem aos 4 no Grupo 1, que tem os adversários zerados. Ao mesmo tempo, se enfrentarão na Bolívia o líder Strongest, com 6 pontos, e o vice River Plate, com 4. É danada a situação são-paulina na Libertadores, tudo culpa nem digo do empate com os argentinos na casa deles por esse ser um resultado natural, mas sim da inexplicável derrota pros bolivianos em Sampa City. Enquanto isso, já têm as oitavas-de-final uma equipe assegurada: o Atlético Nacional, que comanda o Grupo 4 com 12 pontos ganhos em 12 disputados, deu de ombros para o fato de pegar o Peñarol no Uruguai e o quatrilhou impiedosamente.

Começa a Copa do Brasil

Sete jogos dão largada a mais uma edição do mata-ou-morre nacional. O mais destacado deles é Confiança x Flamengo, que reúne uma curiosidade: ídolo eterno dos flamenguistas nos anos 80, Nunes foi revelado justamente pelo Dragão em 1974. Mais dois jogos no Nordeste resultam em confrontos da região: Globo x Bahia e Imperatriz x Fortaleza. Sem TV apesar de marcado para 21h45, o Santa Cruz vai ao Espírito Santo encarar o Rio Branco. No interior paulista, o Linense recebe o Botafogo da Paraíba. No Centro-Oeste, o ABC desafia o Goianésia. Por fim, o Londrina se desloca ao sudeste do Pará para duelar contra o Parauapebas. Continua aquilo de, nas duas primeiras fases, o visitante da ida se classificar sem necessidade da volta se ganhar por dois ou mais de diferença.

Prossegue a Copa Verde

São cinco jogos: Remo x Náutico de Roraima (3 x 1 para os paraenses na ida), Gama x Interporto (1 x 1 na ida), Nacional de Manaus x Santos do Amapá (3 x 3 na ida), Aparecidense x Espírito Santo (0 x 0 na ida) e Cuiabá x Comercial de Campo Grande (0 x 0 na ida). Curiosidade: sem contar jogos pela Copa Sub-21 da Federação Mato-Grossense, o Dourado está invicto na Arena Pantanal há 8 jogos desde agosto de 2015, ganhando 7 deles.

Algumas dos Estaduais

Paulista - Em jogo antecipado do meio da semana que vem e com Ricardo Oliveira poupado, o Santos derrotou o XV de Piracicaba para completar 3 vitórias seguidas pela primeira vez desde setembro de 2015 e voltar a superar o Nhô Quim na casa dele após quatro empates ali. São 21 pontos para o líder do Grupo A. Líder também segue o Bragantino na A2 ao chegar aos 29 pontos em 14 rodadas após superar o Votuporanguense.

Mineiro - Trinca a nada e liderança não para o Uberlândia e sim para o Cruzeiro ao término de 7 rodadas com 17 pontos, três acima do Atlético. Um dos gols foi de Bruno Rodrigo, que não estufava as redes desde o tento de empate com o San Lorenzo na ida das quartas-de-final da Libertadores de 2014.

Catarinense - 3ª rodada do segundo turno tendo hoje Joinville x Criciúma e Inter de Lages x Figueirense.

Cearense - Ceará jogando diante de sua gente contra o Uniclinic pela 3ª rodada da segunda fase.

Alagoano - Última rodada da primeira fase tendo o CRB diante do CSE. Mero cumprimento de formalidade.

Agora só faltam dois

Espanhois e ingleses nas quartas da Liga dos Campeões após dois 0 x 0. Só que o do Manchester City com o Dínamo de Kiev ficou nisso pelos 3 x 1 ingleses na ida, enquanto o do Atlético de Madrid com o PSV Eindhoven necessitou de prorrogação e pênaltis, nos quais Narsingh acertar o poste central eliminou os holandeses. Hoje, o Barcelona quer completar 38 jogos de invencibilidade e tem como favorável não só os 2 x 0 da ida sobre o Arsenal, mas também ter ganho os dois últimos mandos contra eles em 2010 e 2011. Ao mesmo tempo, tentará o Bayern de Munique evitar diante da Juventus a primeira saída nas oitavas desde a pra Internazionale em 2011.

Curtinhas

*Não mais 40 e sim 48 clubes passará a partir deste ano a ter a Série D do Campeonato Brasileiro. Passaremos a ter 12 quadrangulares com os dois melhores de cada e os oito melhores terceiros avançando. É...

*Flamengo "abraçando" sua gente em Juiz de Fora: certa ali na quarta que vem a semifinal da Primeira Liga contra o Atlético Paranaense e muito possível ali acontecer o clássico contra o Botafogo em 2 de abril.

*Mais um "brasileiro" convocado para a próxima rodada dupla das Eliminatórias: Mena, do São Paulo, que foi chamado pelo Chile para os enfrentamentos com Argentina e Venezuela no fim deste mês.

*São Paulo, no qual Kieza ficou apenas 2 meses. O ex-Bahia assinou hoje com o Vitória por 3 anos. Eita!

*O Tricordiano disse que continuará no Campeonato Mineiro e que o questionamento de resultados supostamente armados se deu por uma página no Facebook que não é oficial e sim de um torcedor fanático. Bah!!!

*Superliga com a primeira semifinal definida: Vôlei Nestlé x Rexona/Ades. As cariocas se garantiram após aplicarem 3 x 0 (25/20, 25/21 e 25/19) no Pinheiros, dispensando a terceira partida.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que, além de gerenciar as rádios de entretenimento da RBS, Alexandre Fetter agora terá um programa a partir de abril na Itapema FM de Porto Alegre, com título a confirmar e transmissão das 14h às 15h de segunda a sexta, tendo música, notícias de cinema e colunas de colaboradores do grupo. Assim, a emissora terá cinco comunicadores na programação por somado o apresentador da Atlântida FM a Aline Ellwanger, Júlio Furst, Márcio Paz e Porã. Como se sabe, este ano foram dispensados Beto Xavier, Denise Cruz e Fábio Codevilla. Enquanto Beto e Denise agora estão na União FM de Novo Hamburgo, Codevilla está fora do ar.

*RBS, que decidiu enviar o editor-chefe da Rádio Gaúcha e apresentador do "Gaúcha Atualidade" e do "Chamada Geral 2ª Edição", Daniel Scola, para cobrir em Cuba a visita do Barack Obama, o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar naquele país em 88 anos. A cobertura do Scola será para Gaúcha e Zero Hora.

*Leio no Daniel Castro que a contratação da Luiza Zanchetta pela Globo de São Paulo é preliminarmente por 45 dias, período para mostrar competência e ficar de vez no lugar da recentemente saída Patrícia Taufer, que o colunista afirma que saiu por se recusar a tingir os cabelos por causa de - aí sou eu que falo e não ele - uma bobagem estética que a televisão já possuía e que aumentou demais nestes tempos de alta definição. 45 dias? Nem precisa disso tudo. Em sete a Da Rosa já mostrará a repórter muito talentosa que é.

*No último dia 29, esta coluna lhe dedicou um "Raridade Rara" por ocasião da reestreia na Globo News com o novo jornal das 16h às 17h30, marcando sua volta ao canal no qual esteve de 1996 a 2005 antes de ficar 10 anos no "Jornal da Globo". Hoje, registrados aqui são os 45 anos hoje completados pela Christiane Pelajo.

*Noite de estreia na TV Brasil: a do programa de entrevistas "Palavras Cruzadas", das 22h às 23h30, que terá os fixos Paulo Markun (ex-"Roda Viva" da Cultura) e Tereza Cruvinel (que retorna à EBC após 3 anos e que deixou recentemente a RedeTV!). A ministra e futura presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, receberá perguntas do par central e de três entrevistadores convidados, que nesta estreia serão Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo e BandNews FM), Márcio Chaer (Consultor Jurídico) e Cláudia Safatle (Valor Econômico).

*Oscar de diretor e roteiro adaptado por "O Último Imperador", Bernardo Bertolucci celebra hoje seus 75 anos. Outros de seus filmes são "O Último Tango em Paris", "O Pequeno Buda" e "Beleza Roubada".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Letícia Tomazella

Letícia Tomazella, atriz que estará na Record em "A Terra Prometida". Teria ela algum parentesco com o leitor que há muitos anos chamo de "inspetor-mor do rádio esportivo paulistano", Mario Donizetti Tomazella, ou seria uma mera coincidência?

Momento Raridade Rara

Ao término do "Jornal da Globo" em março de 1981, a emissora ficou sem um noticiário de fim de noite por uma semana exatamente. Há 35 anos completados nesta quarta-feira, estreava em seu lugar o "Jornal Nacional 2ª Edição", que ficou até julho de 1982, quando o "JG" retornou em definitivo. Assista aqui uma edição quase na íntegra do "JN2", em março de 1982, mostrada logo após a reprise de "Pecado Capital". Apresentada por Marcos Hummel, inclui reportagens de Geraldo Canalli, André Luiz Azevedo, Glória Maria, Sabrina Pretrovsky e Carlos Henrique, além de comentários político de José Augusto Ribeiro e econômico de Belisa Ribeiro.

Clipe do Dia

Também há 35 anos fechados hoje, começava uma nova novela das 8 na Globo: "Baila Comigo", de Manoel Carlos, que tinha artistas como Tony Ramos, Betty Faria, Reginaldo Faria e Natália do Valle. Foi uma trama com trilhas sonoras primorosas, tanto a nacional quanto a internacional. O tema de abertura está aqui é o auto-intitulado, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, em versão instrumental dos monstros Robson Jorge e Lincoln Olivetti.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Depois do Glória de Vacaria, Clemer ganha uma nova oportunidade na casamata. Vai treinar o Sergipe.

"24 Horas" volta antes que saibamos se ele se sairá melhor do que Roberval Davino!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.