.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 12 e 13 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 137
Football no Gigante em junho

Que o futebol americano é uma realidade aqui no Brasil, ninguém duvida e ninguém desmente. Mas algo grande foi confirmado nesta sexta-feira aqui em Porto Alegre e apenas engrandece isso ainda mais: o Beira-Rio receberá em junho a decisão do Campeonato Gaúcho da modalidade, que mobiliza times de várias cidades e que puxa públicos interessantes em muitas delas (lembrarão que, dia desses, registrei nesta "24" as plateias muito boas em jogos no Presidente Vargas, em Santa Maria, e no CT do Juventude em Caxias do Sul). Football em estádio de futebol não é novidade por termos exemplos muito positivos em palcos como Almeidão, Arena Pantanal, Couto Pereira, Aflitos e Arena Pernambuco, mas aqui na aldeia pampeana isto é novidade e tenho como uma excelente novidade ao ser no Beira-Rio, como também excelente seria se fosse na Arena do Grêmio - de repente, dependendo de acertos para tanto, quem sabe ela receba a final de 2017 e haja um revezamento? Mostra o crescimento do futebol americano e comprova que ele é fato estabelecido por A + B = C. Lá no céu, tenho certeza que sorrisos saem do saudoso André José Adler, que em 2012 organizou o Torneio Touchdown no campo da Brigada Militar.

Curtinhas

*Vôlei de praia: a etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial acabará neste domingo, mas seu acontecimento maior se deu nesta sexta com o último jogo da carreira do campeão olímpico Emanuel, ele e Ricardo vencidos pelos chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 x 1 (21/15, 16/21 e 13/15). Sai da areia e entra na história.

*Basquete: final só com um brasileiro e não dois pois o Mogi das Cruzes perdeu para o anfitrião Guaros de Lara por 81 x 73. Boa sorte para o atual campeão Bauru, que tentará o bi após fazer 83 x 81 no Flamengo. Curiosidade que mostra quão fantástica foi a vitória dos paulistas: a vantagem carioca no último quarto era de 17 pontos.

*Vôlei: na vitória sobre Brasília por 3 x 0 (25/19, 25/21 e 25/18) pela Superliga, as gurias do Vôlei Nestlé tomaram um sustaço. O técnico Luizomar de Moura se sentiu mal, caiu no chão, recebeu medicamentos ainda no Ginásio José Liberatti e depois foi levado para um hospital de Osasco. Felizmente, a arritmia cardíaca foi revertida e acreditam e torcem que ele receba alta ainda na noite deste domingo. Ufa, ufa!

*Conquistada pelo Scott Dixon em 2015, a Fórmula Indy começa sua temporada de 2016 neste domingo, em São Petersburgo. Da parte brasileira, torcida por dias melhores para Hélio Castroneves e Tony Kanaan.

*A vitória sobre o Sassuolo não só manteve a Juventus na liderança do Italiano como fez Buffon completar 926 minutos sem sofrer gol, ficando a apenas e tão somente três do recorde de Sebastiano Rossi em 1993.

*6 x 0 com dois do Neymar e um do Messi, 37 jogos consecutivos sem derrota. O Getafe foi mais uma vítima do Barcelona, que caminha gloriosamente para mais um título espanhol fácil. Te cuida, Arsenal...

*A revista americana Time publicou uma reportagem sobre a Operação Lava-Jato, citou envolvidos e colocou fotos deles. Acontece que, no registro sobre o marqueteiro João Santana, colocaram a foto de... Joel Santana! Sim, o "Papai Joel"! Veja fazendo escola depois daquela papagaiada com a Maria Paula Letti, bah...

*Uma suspeita de escalação irregular no Genus na vitória por 2 x 1 sobre o Rio Branco suspendeu a volta entre eles no Acre pelas oitavas da Copa Verde, quarta que vem. Levarão o caso aos tribunais esportivos, que também observarão uma denúncia de escalação irregular do Águia na derrota para o Paysandu por 1 x 0.

*Enquanto o Maracanã está esquecido ao não ser utilizado com a desculpa de "reserva para a Olimpíada", vai se tornando nacional o Campeonato Carioca de 2016: enquanto Brasília receberá de novo o torneio com Flamengo x Vasco no dia 30 e Cariacica mais uma vez o sediará com Boavista x Vasco no sábado que vem, agora a FFERJ autorizou Flamengo x Fluminense no domingo que vem a ser no Pacaembu. Sim! Clássico carioca para Sampa City assistir. Enquanto isso, cães abandonados e carcaças de gatos são achados no Maraca. PQP!!!

Os destaques dos Estaduais

São Paulo (9ª rodada) - No sábado, o Santos (1° do A com 15) vai à capital receber o Água Santa (3° do D com 11) e a Ponte Preta (4ª do B com 9) tenta em seus domínios fugir da zona do rebaixamento ao ter uma empreitada casca grossa contra a Ferroviária (1ª do C com 13). A manhã dominical terá o Municipal de Sampa City recebendo São Paulo (2° do C com 13) e Palmeiras (1° do B com 12) pós-semana negativa na Libertadores - os alviverdes com Alberto Valentim interinamente após a demissão do Marcelo Oliveira. À tarde, o Corinthians (1° do D com 17) visita o Botafogo (4° do A com 10). Como procuro destacar nestes resumos os 40 clubes das Séries A e B do Brasil, dois reparos preciso desde hoje fazer: com o Oeste (5° do A com 8), que sai para desafiar o Mogi Mirim (5° do D com 7), e com o Bragantino na A2 (1° com 25 em 12 rodadas), visitante contra o São Caetano.

Rio de Janeiro (1ª rodada da segunda fase) - São Januário recebe Vasco x Bangu antes e depois da sessão dupla em Volta Redonda com Flamengo x Madureira no sábado e Fluminense x Botafogo no domingo. Por sinal, o Flamengo teve mais um estrangeiro para as próximas rodadas das Eliminatórias: além do Guerrero pelo Peru, agora Cuellar defenderá a Colômbia nas partidas contra Bolívia e Equador no fim deste mês.

Minas Gerais (7ª rodada) - Domingo clássico com América (5° com 10) x Atlético (2° com 13), enquanto o Tupi (8° com 6) pega o Boa Esporte (10° com 6) fora de casa. Cruzeiro x Uberlândia é só na terça-feira.

Rio Grande do Sul (9ª rodada) - Grêmio (3° com 16) tendo reservas no sábado diante do Cruzeiro (14° com 3) por causa da Libertadores na terça contra o San Lorenzo na Argentina, o que deixa o domingo para o Internacional (5° com 15) em casa contra o São Paulo (4° com 15). Em termos de interior, o Brasil (11° com 8) é mandante contra o Veranópolis (10° com 8) e a pedidaça é Juventude (2° com 19) x São José (1° com 20).

Santa Catarina (2ª rodada do returno) - Sábado de Chapecoense x Camboriú e Figueirense x Joinville, reservado estando o domingo para Metropolitano x Avaí e Criciúma x Brusque.

Paraná (9ª rodada) - O Londrina (8° com 8) visita o Operário (12° com 5) no sábado, depois o Atlético (4° com 13) estreando Paulo Autuori diante do PSTC (7° com 9). Curitiba tem dose dupla no domingo: a matutina é Paraná (1° com 18) x Cascavel (10° com 8) e a vespertina é J. Malucelli (2° com 17) x Coritiba (3° com 14).

Pernambuco (7ª rodada) - O Sport (3° com 10) recebe o Central (6° com 1) no sábado e o Santa Cruz (4° com 8) encara o Salgueiro (1° com 13) no campo dele no domingo, dois dias depois de confirmar para até o encerramento do Campeonato Brasileiro a contratação do Leonardo Moura, que passou rapidamente pelo Metropolitano.

Bahia (última rodada) - Só se sabe que o primeirão dos quadrifinalistas é o Esquadrão de Aço, mas todas as demais sete posições estão em aberto, separados que os já classificados estão por 3 pontos. Jogos decisivos: Bahia (15) x Vitória (10), Feirense x Galícia (9), Jacuipense x Juazeirense (7), Jacobina (9) x Flamengo (8) e Fluminense (8) x Bahia de Feira (7). Os times foram separados em dois grupos nesta primeira fase, mas a ordem dos mata-ou-morre é definida pela classificação geral independentemente das chaves.

Ceará (2ª rodada da 2ª fase) - Pela primeira vez em 2016, Fortaleza e Ceará estarão frente a frente. Será a primeira realização pelo Campeonato Cearense depois da final do ano passado, que deveria ser lembrada apenas pelo fim extraordinariamente espetacular no campo, mas que ficou marcado pela "terceira guerra mundial" que rendeu ganchos pesadíssimos (posteriormente não completados) pelos brigões das duas torcidas.

Alagoas (penúltima rodada da 1ª fase) - Classificado, o CRB (1° do A com 19) fará clássico contra o CSA.

Maranhão (final do 1° turno) - Maranhão e Moto Club começam a decisão, cuja volta será na quinta-feira.

Goiás (10ª rodada) - Fim de semana dobrado de futebol em Goiânia: sábado de Atlético (1° do B com 18) x Goiás (1° do A com 20) e domingo de Vila Nova (2° do B com 13) x Itumbiara (4° do A com 9).

Mato Grosso (9ª rodada) - O Luverdense (1° do A com 17) visita o Operário neste domingo.

Pará (1ª rodada do 2° turno) - Sábado de Paysandu (grupo A2) recebendo o São Francisco (grupo A1).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tem largada às 7h30 (Brasília) desta segunda, com o jornal liderado pelo Ricardo Boechat na BandNews FM, o projeto da Brasil Radio em Orlando, primeira empreitada radiofônica internacional do Grupo Bandeirantes e que terá programação em maioria da News, mas também com atrações das rádios Bandeirantes, Band FM e Nativa. Os prefixos AM 810 e FM 93,1 abrigavam até dias atrás a emissora americana CBS Sports News.

*Leio no Flávio Ricco que uma equipe do SBT quase foi assaltada na quarta-feira ao cobrir as enchentes em São Paulo. Bandidos encurralaram Lívia Raick e colegas a ponto deles terem que rodar sozinhos dentro de uma favela sem qualquer ajuda policial. Nada aconteceu com ninguém, ainda bem, mas ficou a tristeza, observou ela.

*Sei pelo Paulo Pacheco de uma surpresaça: "A Praça é Nossa" perderá um de seus personagens mais populares, ainda mais nestes turbulentos tempos políticos. João Plenário aparecerá pela última vez na próxima quinta pois seu intérprete Saulo Laranjeira troca o SBT pela Globo, onde atuará na segunda fase de "Velho Chico", a novela das 9 que estreará na próxima segunda. Ele fará o prefeito da fictícia cidade de Grotas do São Francisco.

*Quem sai do ar hoje à reprise do último capítulo de "A Regra do Jogo" é Deborah Evelyn, que faz 50 anos neste sábado e que na trama foi filha da Renata Sorrah, sua tia na vida real. Antes de entrar na metade e viver uma personagem decisiva, vista ela foi em novelas como "A Gata Comeu", "Celebridade" e "Caras & Bocas".

*Ainda "A Regra do Jogo": a zoeira da internet é que Alexandre Nero pode pedir música no "Fantástico" por três mortes seguidas em novelas (o Hermes de "Além do Horizonte" na areia movediça, o comendador José Alfredo de "Império" morto pelo filho e agora Romero Rômulo com direito a dançar Elvis antes de cair falecido).

*Sábado dos 60 anos de Nádia Lippi, atriz de novelas da Tupi na década de 70, época na qual também atuou em diversas pornochanchadas. Foi pra Globo em 1978 e, depois de 3 anos, passou a aparecer muito eventualmente na telinha. A última presença na televisão foi há 11 anos na atualmente repetida "Prova de Amor", da Record.

*Record, cuja estreia de "Cidadão Brasileiro" completa 10 anos neste domingo. Foi a primeira novela escrita por Lauro César Muniz na emissora após 35 anos na Plim-Plim, inicialmente mostrada às 20h30 e depois às 22h. A marcante trilha de abertura trouxe Edu Lobo com seu clássico "Ponteio" em dueto com Zizi Possi.

*Domingo também dos 10 anos de estreia nos EUA de "As Novas Aventuras de Christine", que marcou a volta fixa da Julia Louis-Dreyfus após viver Elaine Bentes em "Seinfeld". Foram 88 episódios em 5 temporadas, a primeira delas dando um Emmy à atriz. Aqui no Brasil, a série passou no SBT e na Warner, hoje estando na TBS.

*Quem fará 60 anos no domingo é Dana Delany, que eu assistia todas as madrugadas na Globo antes da Monalisa Perrone e da Izabella Camargo. Assistia. Não assisto mais. Acabou a reprise de "Prova do Crime", que não teve o primeiro ano mostrado e sim o segundo e terceiro exibidos duas vezes seguidas. Conforme a programação no site da estação, "Segredos do Paraíso" ganhará reprise a partir deste domingo para segunda. Ano passado era para isso ter acontecido, até anúncio teve no ar, mas depois surpreenderam ao transmitir o quinto ano inédito em TV aberta de "Mentes Criminosas" - da qual, aliás, os Marinho estão me devendo 5 temporadas inéditas!

*Enquanto isso, "Lista Negra" teve sua primeira temporada completada apenas ontem - há mais duas depois dela, a atual terminando daqui a um mês. Conforme a grade da próxima semana, nada entrará em seu lugar na sexta à noite, o que fará o "Jornal da Globo" começar logo depois do "Globo Repórter" e o "Corujão" ter três filmes.

*Domingo dos 10 anos da morte de Maureen Stapleton, que nasceu em 1925 e venceu o Oscar de coadjuvante por "Reds", sendo indicada por "Por um Pouco de Amor", "Aeroporto", "Hotel das Ilusões" e "Interiores".

*Diretor polonês nascido em 1941, Krzysztof Kiéslowski morreu há 20 anos fechados neste domingo. Suas obras mais especiais foram "O Decálogo", uma série de 10 filmes de uma hora sobre cada um dos dez mandamentos, e a "Trilogia das Cores" (e dos ideais da França), que teve "A Liberdade é Azul" estrelado por Juliette Binoche, "A Igualdade é Branca" com Julie Delpy e "A Fraternidade é Vermelha" com Irene Jacob.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Sábado marcando os 15 anos da primeira investida do Grupo Bandeirantes em televisão paga com o surgimento do BandNews, canal jornalístico que, diferentemente do 5 anos antes lançado Globo News, não tinha programas e sim apenas e tão somente noticiários atualizados a cada 30 minutos nas 24 horas do dia. Há poucos anos isso sofreu mudanças com a inserção de alguns programas de pequena duração e reprises do "Jornal da Band" e do "Jornal da Noite". Separei 10 momentos para fazer um apanhadão básico da existência deste canal, que atualmente tem a faixa das 6h às 7h30 retransmitida pela TV Bandeirantes para São Paulo e parte da rede nacional:

De 2001, a primeira vinheta de abertura da emissora.

De 2006, uma coleção de vinhetas e gráficos lançados naquele ano.

De 2007, um compilado de saídas de intervalo com Millena Machado (hoje no "Auto Esporte" da Globo), Amanda Klein (hoje no "RedeTV! News"), Izabella Camargo (hoje no "Hora 1" da Globo), Anelise de Oliveira (vista por último no SBT), Renata Vianello (hoje diretora da True Brand consultoria de comunicação), Lidiane Shayuri (hoje na Rede Record e no "Link Record News") e Nelson Gomes (até hoje no Grupo Bandeirantes).

De 2007, trechos de jornais apresentados por Letícia Levy, que também pelo BandNews passou (tempos nos quais vista ela foi também no "Jornal da Band", no "Jornal 10" da Rede 21, no "Esporte Total" com Roberto Avallone e em transmissões do então projeto independente "Esporte Interativo").

De 2008, trechos de jornais comandados por Flávia Noronha (que dali saiu para a RedeTV!, inicialmente como apresentadora de esportes e, depois, apresentadora do "TV Fama").

De 2008, Anne Lotterman (hoje repórter da Globo no RJ) chamando um boletim da Bovespa com Luciene Miranda (hoje correspondente da empresa Dukascopy Bank SA).

De 2009, manchetes apresentadas por Vanessa Cochi (ainda hoje na emissora).

De 2010, destaques do canal mostrados por Érica Reis no "Primeiro Jornal" da Band com Luciano Facciolli. Ambos estão hoje na RedeTV!, ela no "Leitura Dinâmica" e ele no "RedeTV! News" e na "Super Faixa do Esporte".

De 2010, manchetes apresentadas por Caroline Nogueira (egressa da afiliada RBA de Belém e que, além de continuar no canal fechado, tem brilhado diariamente também na TV Bandeirantes).

De 2012, uma integração do BandNews com a apresentadora Carolina Thomeu (ainda hoje por lá) com o "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes, na qual estavam José Paulo de Andrade, Salomão Ésper, Joelmir Beting e Rafael Colombo (este hoje também é da BandNews e comanda o jornal dele às 6h na Band aberta).

Momento Raridade Rara II

Nome maior do terror brasileiro, José Mojica Marins faz 80 anos no sábado - mas pode chamá-lo de Zé do Caixão que atende de igual maneira. Obras como "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" e "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" são cultuadas até hoje por muitos fãs do gênero. Porém, neste tópico recordarei de sua marcante apresentação da sessão "Cine Trash", na TV Bandeirantes, do início de 1996 ao fim de 1997, em quase todo o período nas tardes de segunda a sexta e, depois, apenas nas segundas à noite. Os anos 90 nunca mais foram os mesmos depois disso. (rs) Olhem aqui algumas chamadas da sessão, que exibia filmes de terror quase sempre de qualidade reduzida e só muito de vez em quando algo verdadeiramente bom, e assistam aqui a abertura sangrenta que fazia o vivente tremer nas bases em plenas 15h e pouco.

Momento Raridade Rara III

Sábado dos 80 anos de Carlos Alberto de Nóbrega, um dos maiores nomes do humor brasileiro. O filho do Manuel começou na Rádio Nacional de São Paulo em 1954 e estreou na TV Paulista em 1956, depois indo para a TV Rio e transferindo-se para a Rede Record em 1963, nela escrevendo "A Família Trapo", "O Show do Dia 7" e o Troféu Roquette Pinto. Foi para a Tupi na década de 70 e migrou para a Rede Globo, onde ficou na redação de programas de humor por 11 anos. Após uma rápida passagem pela Bandeirantes em 1987, no mesmo ano chegou ao SBT com "A Praça é Nossa", até hoje no ar. Separei cinco registros do Carlos para esta memória:

De 1967, o LP "Olímpiaaaa", que trazia um registro sono de show de humor feito por ele e Ronald Golias no teatro da TV Record.

De 1972, a mesma dupla reunida em esquetes no palco do show dos 19 anos da Record, com Blota Júnior como anfitrião.

De 1987, um pedaço da "Praça Brasil" na Bandeirantes com Carlos e Nair Bello.

De 1987, a estreia da "Praça é Nossa" no SBT com direito à inesquecível aparição-surpresa de Silvio Santos, sem terno e microfone "cruz", que levou Carlos às lágrimas com as lembranças da parceria do "Patrão" com seu pai.

De 1991, um engraçadíssimo trecho da "Escolinha do Golias" com Hebe Camargo, Nair Bello e Patrícia Opik.

Clipe do Dia I

Se um acidente de carro não o vitimasse em 1997, quanto mais Chico Science teria feito além de apenas dois discos? O domingo é dos 50 anos do seu nascimento. De 1994, fiquem aqui com "A Cidade", clipe que dá uma boa ideia de quem foi este pernambucano que levou o manguebeat para o Brasil e o mundo.

Bela do Dia: Larissa Bracher

Larissa Bracher, atriz que se despede da Globo neste sábado ao fim de "A Regra do Jogo". Se Carmo Dalla Vecchia preferiu ficar com Maeve Jinkings pós-maternidade, dá bola não. Algo melhor acontecerá para tua próxima personagem, que espero que apareça não demore muito.

Clipe do Dia II

Rock progressivo de luto pela morte aos 71 anos de Keith Emerson, o tecladista do lendário trio Emerson, Lake & Palmer, que fazia rock com músicos de formação clássica. Destaco três momentos: de 1976, "C'est La Vie" ao vivo; de 2010, "From The Beggining" também ao vivo; e de 1986, do único LP do trio Emerson, Lake & Powell, "The Score", que aqui no Brasil foi a trilha da abertura do programa esportivo "Vitória", da TV Cultura.

Clipe do Dia III

Poucas merecem ser divas. Liza Minnelli é uma delas. Essa é diva com "DI" maiúsculo e celebra no sábado seus 70 anos. Três seriam poucos, por isso disparo logo cinco canções na voz da magistral filha do Vincente: de 1963, "Together (Wherever We Go)" com sua mãe Judy Garland; de 1972, "Cabaret" no filme homônimo; de 1980, "All That Jazz" em dueto com Goldie Hawn; de 1989, "Losing My Mind" em demolidora parceria com Pet Shop Boys; e de 1991, "New York, New York" em versão ao vivo do tema lançado no filme que ela fez em 1977.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Domingo de manifestos políticos. O de SP forçou a antecipação do Choque Rei para 11 da "madrugada".

"24 Horas" volta depois que o moço acordar, assistir o jogo e depois voltar a dormir!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.