.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 9 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 134
Dois jogos na mesma noite

Não é que seja uma situação inédita pois não é. Lembramos sempre do São Paulo jogando duas vezes seguidas no Morumbi em 1994, nas quais venceu Sporting Cristal pela Copa Conmebol e Grêmio pelo Brasileirão. Aliás, nem falo dos três jogos seguidos do Grêmio no mesmo ano pois aquela é uma situação bizarra e sem paralelo. Bom, nos tempos atuais isso não cabe mais... ou não deveria caber. Só que o Bahia jogou recentemente um amistoso diante do Orlando City (tomando uma sapatada de 6 x 1, mas abafa o caso... rs) e acumulou jogos. Até daria para encaixá-los de melhor maneira, mas a Copa do Brasil (isto é: a CBF) não colaborou.

Então, hoje o Tricolor terá que jogar duas vezes seguidas, só não sendo ambas no mesmo estádio, por isso não sendo rigorosamente igual ao São Paulo de 22 anos atrás. Menos mal para o Bahia que são partidas não tão decisivíssimas assim, embora importante ganhá-las. Primeiro, tem o Estadual contra o Galícia. Claro que a vaga nas quartas-de-final está garantida, mas vencer sempre ajuda para reforçar a primeira colocação em sua chave, ainda mais que domingo tem Ba-Vi para cerrar a classificatória. Depois, é o Juazeirense pela frente na Copa do Nordeste. Neste caso, os tricolores estão classificados desde a rodada anterior.

Nenhuma das pelejas terá dois jogadores: Hernane "Brocador", que lesionou o joelho e ficará parado de 2 a 3 meses; e Gabriel Valongo, zagueiro que teve seu contrato rescindido e que, antes disso, reclamou publicamente do presidente Marcelo Sant'Ana quando este o criticou no Twitter por jogar mal e estar acima do peso.

Por falar na Copa do Nordeste...

...o Grupo C é o do Bahia e tem o Santa Cruz bem encaminhado nem que seja entre os três melhores segundos após os 3 x 1 diante do eliminado Confiança. 10 pontos para os pernambucanos. Não foi uma noite positiva para os sergipanos pois o Estanciano também caiu fora ao "oxar" com o América de Natal, que tem 8 pontos e precisa de tropeços de concorrentes para seguir com boa possibilidade. Esta noite, mais dois jogos: Flamengo do Piauí x Ceará (os alvinegros de luto pela morte aos 76 anos de Gildo, maior artilheiro da história do clube com 261 gols) e Fortaleza x Sport, no qual o rubro-negro também pode confirmar presença nas quartas.

Brasileiros e adversários deles em campo

Quarta-feira intensa com três brasileiros em campo pela Libertadores: Corinthians visitando pelo Grupo 8 o Cerro Porteño, a quem derrotou duas vezes em 2010 e para quem perdeu fora e goleou em casa em 1999; Palmeiras recebendo pelo Grupo 2 o Nacional do Uruguai, contra o qual tem duas derrotas na penúltima fase de 1971, uma vitória e um empate em 1973 e dois empates em 2009 (além disso, o Verdão completará 50 jogos em casa - tanto no Parque Antártica quanto no novo Allianz Parque - na história da Libertadores, pela qual venceu 34, empatou 11 e perdeu 4); e Grêmio sem o hospitalizado Bolaños em casa pelo Grupo 6 contra o San Lorenzo, em "revival" das oitavas de 2014, quando cada um faturou seu mando e os argentinos passaram nos pênaltis.

Mas não é apenas isso, como diria o locutor dos comerciais do 11-1406 (só a turma dos anos 90 entenderá a referência). A chave corintiana também hoje tem Cobresal x Independiente Santa Fe, enquanto o grupo dos palmeirenses tem sua terceira rodada movimentada ainda por Rosario Central x River do Uruguai.

Bola rolando na Primeira Liga

Dois jogos: Cruzeiro x Atlético Paranaense pelo Grupo A, com os mineiros já eliminados e os rubro-negros tendo 6 pontos e garantindo a liderança se no mínimo empatarem; e Flamengo x Figueirense pelo Grupo C em Brasília, com os rubro-negros (ali vencidos apenas 5 vezes em 47 comparecimentos, dos quais 24 triunfantes) ficando em primeiro mesmo se perderem por um gol de diferença e os catarinenses necessitando do êxito para nem que seja como melhor segundo entrarem - e por isso o Grêmio torce para o Figueira não ganhar.

Arrancando a Copa Verde

Passada a preliminar, a competição que reúne Espírito Santo, Centro-Oeste e Norte tem sua primeira noitada pra valer pelas oitavas-de-final. Jogos: Águia x Paysandu, Interporto x Gama, Comercial do MS x Cuiabá, Espírito Santo x Aparecidense, Santos do Amapá x Nacional de Manaus e Genus x Rio Branco do Acre.

Europa sem surpresas

Liga dos Campeões com dois classificados esperados desde os resultados da ida: Real Madrid ao novamente dobrar sobre a zerada Roma (com um do Cristiano Ronaldo, que tem 90 gols no histórico do torneio) e Wolfsburg ao mais uma vez vencer o Gent. Hoje saberemos se dará Zenit ou Benfica em um jogo e Chelsea ou Paris Saint Germain no outro - e será que com emoção sufocantemente inacreditável que nem em 2015?

Envolvido nas oitavas continentais apenas na semana que vem ao enfrentar o Barcelona em território espanhol, o Arsenal deu de quatro no Hull City e pegará o Watford pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra.

Curtinhas

*9 votos contrários e 11 positivos definiram a manutenção da fórmula da Série C para 2016, sem cruzamento de clubes da mesma chave nos mata-ou-morre. Mudança era defendida por clubes de Norte e Nordeste para que ao menos dois deles fossem garantidos na Série B do ano seguinte, só que agora eles seguirão cruzando com os de Centro-Oeste, Sul e Sudeste, necessitando mostrar mais bola no pé para fazer valer o que querem.

*Depois de 6 meses fora dos gramados, Dagoberto foi contratado pelo Vitória. Por último ele jogou no Vasco. Mais uma oportunidade ele receberá para voltar às boas. Tá difícil, mas uma hora pegará no tranco. Acho...

*Mantida pelo TJD/PR a retirada de 6 pontos do Londrina por escalação irregular do Germano contra o PSTC. O Tubarão não aceita isso e tentará uma reviravolta com recurso no STJD no Rio de Janeiro.

*O Re-Pa agora é patrimônio cultural imaterial do Pará. O projeto foi do deputado Soldado Tércio (PROS).

*CBF lucrando 584 milhas de "dilmas" no ano passado, noticiou a Folha de S.Paulo. E com essa dinheirama toda nos cofres, esses canalhas não querem pagar 15 milhões anuais para colocar câmeras e equipamentos demais necessários próprios para os vídeos que servirão para a arbitragem tirar dúvidas? Pombas!!!

*Condução coercitiva. Lula? Não. Coronel Nunes. Necessário isso para ele depor na CPI do Futebol no Senado, provavelmente na quarta-feira da semana que vem. Romário buscou isso na Justiça do Pará.

*Entrevistado pelo Esporte Interativo no Santiago Bernabéu, Dunga deu a entender que, entre um e outro torneio, optará por Neymar não na Copa América Centenário e sim na Olimpíada. Mas claro, oras! Essa Copa América Centenário vale menos que uma nota de R$ 3,50 e não é maior que a busca pelo ouro olímpico.

*Dois "brasileiros" chamados pelo Paraguai para enfrentar Equador e Brasil no fim do mês pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: o beque Balbuena, do Corinthians, e o dianteiro Barrios, do Palmeiras.

*Óscar Tabárez completou ontem 10 anos como treinador do Uruguai. A Conmebol aponta que isso lhe confere o título de treinador há mais tempo à frente de uma seleção no mundo inteiro. Que beleza!

*Além da Maria Sharapova, mais três russos foram pegos no antidopagem pela mesma substância Meldonium: o atleta de vôlei Alexander Markin e os patinadores no gelo Sermion Elistratov e Pavel Kulizhnikov.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Rádio de São Paulo: Diguinho Coruja anunciou que saiu da Tropical FM, na qual comunicava da 0h às 3h e das 10h às 13h. Ele continua normalmente no nesta semana retornado "The Noite com Danilo Gentili" no SBT.

*Rio Grande do Sul: a RBS TV tem veiculado nesta semana reportagens do Fábio Almeida sobre crianças tiradas de famílias humildes para adoção por outras famílias em Riozinho, no Vale do Paranhana, e isso tem deixado muito irritado o pessoal da Record. Motivo: aponta seu pessoal que os materiais exibidos pela afiliada da Globo têm sido muito idênticos (para não dizer rigorosamente iguais) aos veiculados por ela há 3 meses em série de reportagens que durou quase uma dezena de materiais e que foi feita por Matheus Felipe, que saiu da Record no último mês para dar um tempo na televisão e ficar com a família e com o filho recém-nascido.

*O gerente jornalístico Fábio Behrend reclamou no Facebook que "a concorrência insiste em dizer que nossa pauta de dezembro, requentada por eles 3 meses depois, é exclusiva" e afirmou que a exibida ontem era "idêntica, com a mesma estrutura e mesmos entrevistados" à terceira da Record. Apresentador do "Balanço Geral RS", Alexandre Mota disse que a RBS TV "não tem vergonha na cara", a acusou de copiar o trabalho de investigação do Matheus e da produtora Patrícia Mello, lembrou que o repórter "deu literalmente o sangue no levantamento das informações e das famílias vítimas do tal esquema" e completou: "é por isso que eu tenho nojo da RBS".

*Teve invasão ontem à noite na sede da TV Anhanguera em Goiânia. Manifestantes do Movimento dos Sem Terra invadiram o saguão da afiliada da Globo e picharam nas paredes frases como "não vai ter golpe, fora golpe, fora Globo". Reclamam estes protestantes que a cobertura da Plim-Plim é tendenciosa contra a esquerda e a favor da direita nestes acontecimentos políticos turbulentos dos últimos anos. A dispersão aconteceu apenas por volta das 19h45, quando a polícia chegou - não sem um confronto com pedras tocadas pelos manifestantes e gás de efeito moral atiradas pelos policiais -, e o "Jornal Anhanguera" da noite noticiou esta invasão.

*Por duas vezes no "Jornal das 10" de ontem, na Globo News, Renata Lo Prete se confundiu e chamou Dilma Rousseff de "ex-presidente". Justificou ela ser induzida ao erro por causa de uma reunião dela com Lula.

*Quarta-feira dos 20 anos sem George Burns, nascido em 1896 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "Uma Dupla Desajustada", visto também em filmes como "Alguém Lá em Cima Gosta de Mim".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Na data de hoje, há exatos 35 anos, a Rede Globo estreava um de seus humorísticos mais bem sucedidos: o "Viva o Gordo", de Jô Soares, que no ar ficou até 1987 sempre nas noites de segunda-feira. Quando estreou, o programa passava às 21h10, logo após a novela "Coração Alado" e antes da reprise de "O Astro". Foi devido à mudança dele para o SBT em 1988 que a faixa recebeu a "Tela Quente", até hoje no ar. Faço três destaques: de 1981, a primeira abertura do programa, ainda sem a famosa trilha sonora e sem o logo mais conhecido; de 1984, um especial de fim de ano com os melhores momentos daquela temporada; e de 1985, o clássico e hilariante horário eleitoral, no qual vários "candidatos" feitos pelo Jô eram sempre tirados abruptamente do ar.

Bela do Dia: Danielle Bisutti

Danielle Bisutti, atriz de séries como "True Jackson". Rapaz, que olhos são esses!!!

Clipe do Dia I

Luto na música internacional: morreu aos 90 anos o "quinto beatle", o produtor George Martin, que com eles esteve em todos os seus discos (exceção ao derradeiro "Let It Be") e que produziu mais de 700 discos de vários artistas durante cinco décadas. Separei três canções dos primórdios dos Beatles para simbolizar sua união com Martin: de 1963, "Please Please Me"; de 1964, "A Hard Day's Night"; e de 1965, "Help!".

Clipe do Dia II

Luto na música brasileira: morreu aos 71 anos, de câncer no pulmão, o percussionista Naná Vasconcellos, considerado 8 vezes pela revista Down Beat o melhor do mundo. Sua carreira ultrapassou fronteiras graças aos mais de 20 anos residindo fora do Brasil, trabalhando assim com diversos artistas estrangeiros, além dos craques nacionais quando aqui presente. Há muitos anos era Naná que abria o carnaval do Recife ao liderar 500 ritmistas de maracatu no Marco Zero - o que fez pela última vez no mês passado e que tornará incompleta a folia de 2017 por não mais presente estar. Tem aqui uma apresentação dele em Roma em 1983, com "Africadeus".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Quarta-feira de final Brasil x Canadá na Copa Algarve de futebol feminino. Boa sorte para as brasileiras.

"24 Horas" volta depois que soubermos quanto terá acabado esta decisão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.