.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 5 e 6 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 131
Levir espera que venha a classificação

Anunciado como novo treinador do Fluminense, Levir Culpi ainda não estreará contra o America neste domingo, permanecendo Marcão interinamente na casamata. Mas ele espera que venha a classificação para a segunda fase do Campeonato Carioca, ainda mais que um simples empate garante isso independentemente de todos os outros resultados. O Flu tem 10 pontos contra 7 da Cabofriense, que pega o Volta Redonda, e da Portuguesa, que encara o Friburguense. Se perderem, os tricolores torcerão para não ser superados no saldo de gols: 4 seu, -2 da Cabofriense e -5 da Portuguesa. Convenhamos: mais fácil a Ana Paula Araújo pedir uma pauta aqui em Porto Alegre com o mero pretexto de me conhecer pessoalmente do que esta superação dos menores acontecer. Assim sendo, restará saber se o Fluminense ganhará do America a exemplo da última vez em que se enfrentaram, em março de 2011, quando o Sangue perdeu por 3 x 1. Mais tranquilo ficará Levir para trabalhar. Acontece que os vermelhos não "jogarão por laranjas". A partida é valiosíssima também para eles. Mais abaixo registro.

Prévias do fim de semana

Carioca - Além da última vaga no Grupo A, que já assegurou Vasco, Boavista e Bangu, mais duas estão em jogo nesta última rodada, ambas no B, que confirmou Botafogo e Flamengo para a próxima fase. Adversário do Flu, o America tem 11 pontos e 1 de saldo, contra 11 pontos e 0 de saldo do Madureira (que encara o Resende), 10 pontos e 2 de saldo do Volta Redonda e 8 pontos e -4 de saldo do Friburguense. Aí sim "por laranjas" serão as outras pelejas com os grandes nesta rodada: Boavista x Botafogo, Flamengo x Bangu e Bonsucesso x Vasco. A dos cruzmaltinos terá valor especificamente é da parte do Martín Silva, centésima atuação por eles.

Paulista - O clássico alvinegro com líderes de seus pentagonais é a maior atração da 8ª rodada. Com 12 pontos no Grupo A, o Santos teve toda a semana para trabalhar. Já com 17 no D, o Corinthians vem da vitória apertada na Libertadores sobre o Independiente Santa Fe. Será uma tarde histórica para o Coringão por ser a do seu jogo n° 2.500 em Campeonatos Paulistas. Ao mesmo tempo, tem Palmeiras em campo depois daquele aperto filha da mãe contra o Rosario Central. Vice do B com 9, ele recebe o Capivariano, último do C com 4. Diga-se de passagem: Verdão, que soube que fará no dia 13 o Choque Rei no Pacaembu por não estarem concluídas então as reformas no gramado do Morumbi. Assim, continuará o São Paulo no Municipal, palco da treta desta rodada contra o São Bernardo, lanterna do B com 6. Agora equiparado com os demais times, o Tricolor lidera o Grupo C com 13 pontos e contará com Ganso pela 200ª vez. Por sua vez, a Ponte Preta quer manter a reabilitação com Alexandre Gallo ao receber o XV de Piracicaba. A Macaca é 3ª do B com 9 e o Nhô Quim é 4° do C com 8.

Mineiro - 5ª rodada com o Atlético como único da capital a jogar na capital. 3° colocado com 10 pontos, será mandante contra o Tombense, 9° com 4. Penúltimo com 3, o Tricordiano é o adversário do América, 4° com 10. Quem vai ao sul do estado é o Cruzeiro, vice com 11, para duelar com a Caldense, 8ª com 6 pontos. A rodada ainda prevê um choque de extremos: Boa Esporte, lanterna com 3, versus Uberlândia, líder com 12.

Gaúcho - Domingo de mais um Grenal nas vidas de todos nós, na segunda de três presenças consecutivas do Grêmio em sua Arena, depois dos 4 x 0 na LDU e antes de pegar o San Lorenzo. Este será um clássico histórico por ser o primeiro por dois campeonatos ao mesmo tempo, já que vale simultaneamente pela Primeira Liga, na qual ele e o Internacional têm 4 pontos no Grupo B. No estadual, os azuis estão em 3° com 15 e os vermelhos em 5° com 14. Também será o primeiro encontro deles no Humaitá depois dos 5 x 0 dos mandantes no Brasileirão de 2015. Ante sua gente, o Tricolor não perde há 3 clássicos desde 2014. Por outro lado, o Colorado não é batido no Gauchão (casa e fora) há 9 pelejas desde 2012, vencendo 6 delas. Da parte do Grêmio, Bolaños estreará no Estadual após a aparição inicial com bola na rede na última quarta. Da parte do Inter, quem não estará nem neste jogo e nem em mais nenhum é Rafael Moura, que rescindiu seu contrato. Mais cedo, a 8ª rodada terá uma pedida interiorana que deve valer a pena. 8° com 8, o Brasil recebe o Juventude, vice com 16.

Catarinense - Vamos para o segundo turno após o primeiro ser faturado pela Chapecoense, que vai a Lages enfrentar o Inter. Para a sequência do torneio, um reforço do Verdão do Oeste será Martinuccio, aquele mesmo ex-Fluminense, Cruzeiro e Coritiba. Quem sabe agora finalmente ele emplaca no futebol brasileiro e deixa de ser o "Marti-inútil" dos outros clubes? Tem ainda Avaí x Criciúma, Brusque x Figueirense e Joinville x Guarani.

Paranaense - Celso Portiolli não trabalha na Rede Massa, mas este deve ser um domingo legal nas araucárias. Primeiro tem Londrina x Atlético. 7° colocado com 7 pontos, o Tubarão anunciou a aquisição do Keirrison, que vamos ver se agora entra nos eixos e volta a ser o que um dia pareceu ser: um atacante de qualidade. 3° com 12, o Furacão vem do empate em casa com o Foz do Iguaçu e da demissão do Cristóvão Borges, cujo lugar no banco será ocupado pelo interino Bruno Pivetti, da base, enquanto não chega o sucessor efetivo. Os londrinenses não são vencidos em casa pelos atleticanos há 6 compromissos (5 bem sucedidos) desde 2005. Depois, a capital terá Coritiba x Paraná. O Coxa está em 4° com 11 pontos e o Tricolor lidera a classificação com 18.

Pernambucano - 5 rodadas serão completadas, metade do hexagonal do título "se indo-se" pras cucuias. Em 4° com 7 pontos, o Santa Cruz recebe o Central, lanternaço com zeraço. Mas a maior atração é o Clássico dos Clássicos. Líder com 12, o Náutico enfrentará o Sport, 3° com 9. Vindo do empate em casa com o River na Copa do Nordeste, o rubro-negro confia no retrospecto: venceu os últimos cinco Clássicos dos Clássicos e faturou 8 dos últimos 13, perdendo os outros para os alvirrubros - que, por sua vez, ganharam 3 dos últimos 7 por ele mandados, perdendo os demais 4. Regularizado, o ex-cruzeirense Vinícius Araújo pode estrear no Leão. A bola rolará na Arena Pernambuco, que terá uma concorrência internacional para contratação de uma nova empresa que a opere, visto que o governo estadual decidiu romper de vez com a Arena Pernambuco Negócios e Participações.

Baiano - 5ª rodada com Salvador vs. Feira de Santana em destaque. Na capital, o Vitória (3° colocado do Grupo 1 com 7 pontos) pega o Feirense (4° do 2 com 3). No interior, o Bahia mandante (4° do 1 com 7) recepciona o Bahia visitante (líder do 2 com 9 pontos em 3 jogos - portanto, continuará com um a menos ao término da rodada). Vale ainda registrar o Fla-Flu desta sexta: deu Flamengo de Guanambi sobre o Fluminense de Feira, 2 x 1. Coincidiu bastante com os homônimos cariocas muito mais famosos, lembrem que deu Fla em Brasília.

Cearense - A segunda fase é inaugurada por Ceará x Maranguape, Guarany x Fortaleza e Guarani x Uniclinic. São três triangulares e os times de um jogam contra os do outro em turno e returno, o que propositalmente confirmará dois clássicos entre os rivais da capital, restando saber se depois teremos mais dois na semifinal ou na final - se tivermos... Grupo B1 com Fortaleza, Maranguape e Uniclinic e B2 com Ceará, Guarani e Guarany.

Maranhense - Definição da final do primeiro turno. As vantagens são do Maranhão sobre o Sampaio Corrêa e do Moto Club diante do Cordino, ambas por 1 x 0. Os ganhadores da ida passarão para a decisão até se perderem por um gol de diferença, restando aos perdedores terem que anotar dois ou mais para a reviravolta.

Goiano - A 9ª rodada terá somente o Goiás em Goiânia. Líder do Grupo 2 com 17 pontos, seu adversário será o Goianésia, 4° do 1 com 7. O Atlético enfrentará o Anápolis. Os interioranos são vices do 2 com 11 e o Dragão lidera o 1 com 18. Já o Vila Nova, vice do 1 com 13, estará em Catalão contra o CRAC, 3° do 2 com 9.

Mato-Grossense - Líder com 17, o Luverdense desafiará o Cacerense, 5° com 6, pela 8ª rodada do Grupo A.

Paraense - Pela 734ª vez na história e 336ª no estadual, Remo e Paysandu estarão frente a frente, desta vez para decidir o primeiro turno. Empate, bem sabem, levará tudo para os pênaltis. Enquanto no geral o Leão venceu 256 vezes e o Papão 229, só no Parazão são 118 êxitos azulinos e 101 bicolores.

Curtinhas

*Presidido pelo flamenguista Marco Aurélio Mello, o Supremo Tribunal Federal negou um pedido do Flamengo de reconhecimento da Copa União de 1987 como título brasileiro e isso mantém o Sport como campeão com "CA" maiúsculo daquele ano. Os rubro-negros prometem recorrer pois querem o reconhecimento a todo custo.

*Martín Silva, do Vasco, e Arrascaeta, do Cruzeiro, estão na pré-lista do Óscar Tabárez para os jogos do Uruguai contra Brasil, no dia 25, e Peru, no dia 29, pelas Eliminatórias. Mas o grande destaque é a nova convocação do Suárez, suspenso por 9 jogos oficiais devido à mordida no Chiellini na Copa do Mundo.

*UEFA adotando a tecnologia da linha do gol nas finais europeias de maio, a da Liga Europa no dia 18 em Milão e a da Liga dos Campeões no dia 28 na Basileia. Descontração brincalhona à qual não resisto: Coritiba e Nacional lamentam que a UEFA não organizou as partidas deles contra PSTC e River Plate do Uruguai...

*Um avanço histórico: testes de uso do vídeo em lances duvidosos aprovados pela FIFA em reunião da International Board no País de Gales. Durarão dois anos estes testes, possivelmente até a temporada 2017/18.

*Bom para o Leicester: o Arsenal não completou 4 derrotas consecutivas, mas empatou com o Tottenham no clássico de Londres em 2 gols. Os Hotspurs foram aos 55 pontos e os Gunners aos 52. Dê o que der diante do Watford, o Leicester seguirá líder com seus 57 pontos. Ah! E teve gol do Ramsay. Meeeedoooo...

*Tênis de mesa: o Brasil decidiu o Mundial Masculino contra a Índia e está garantido na primeira divisão da competição para 2018. Os indianos venceram por 3 jogos a 2, mas o objetivo brasileiro foi alcançado.

*Tiro esportivo: ouro inédito para Felipe Wu na primeira etapa da Copa do Mundo, realizada na Tailândia. Aê!

*Boxe: Yamaguchi Falcão conquistou o cinturão latino do Conselho Mundial de Boxe com nocaute técnico sobre o tangueiro Jorge Caraballo em Santos. Foi o primeiro nocaute sofrido pelo argentino na carreira.

*Futsal: Taça Brasil decidida no domingo em Carlos Barbosa por Assoeva ou Minas x ACBF ou Corinthians.

*Fórmula 1: confirmado um novo modelo de sessão de classificação para a temporada iniciada neste mês. O Q1 durará 16 minutos e, a partir do sétimo e a cada um minuto e meio, o piloto mais lento será eliminado, o que fará sete caírem fora e 15 restarem para o Q2. Este durará 15 minutos e repetirá a fórmula do mais lento eliminado a cada minuto e meio, mas a partir do sexto minuto. Serão 7 excluídos e 8 permanecidos para o Q3, que ainda terá o lero do mais lento eliminado a cada minuto e meio a partir do quinto minuto. Restarão apenas dois na pista e estes terão mais um minuto e meio para duelarem pela pole position. É complicado, mas dá pra entender.

Momento Raridade Rara I

Nascido em 1930, Mário Covas morreu há 15 anos completados neste domingo. Pego a data como pretexto para resgatar aqui uma cobertura jornalística de debate político: o primeiro do segundo turno para o governo de SP em 1998, no qual Covas derrotaria Paulo Maluf para ser reeleito e não concluir o segundo mandato devido ao câncer que o vitimaria. O debate foi ao ar pela TV Bandeirantes com mediação de Sérgio Rondino, então apresentador do "Jornal da Noite", com quatro entrevistadores: José Paulo de Andrade, do "Rede Cidade" na Band e até hoje do "Pulo do Gato" e do "Jornal Gente" na Rádio Bandeirantes; Celso Zucatelli, então repórter e apresentador do Canal 21; Marcelo Parada, diretor de jornalismo da RB; e Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band.

O vídeo que assistem, no entanto, é da retransmissão do Canal 21 UHF de São Paulo, que tinha três repórteres mobilizados. Nenhum deles está mais na Band: Patrícia Travassos atua na produtora Prosa Press, que elabora projetos para emissoras de TV; Janine Borba apresenta o "Domingo Espetacular" na Record desde 2007; e Fábio Behrend está aqui em Porto Alegre como gerente jornalístico da Record/RS, às vezes fazendo participações de viva-voz ou até ao vivo no estúdio no "Balanço Geral RS" quando chamado pelo âncora Alexandre Mota. Dos demais que citei, permanecem na Band Zé Paulo e Mitre, enquanto Rondino dirige a Scriptum Comunicação, Zucatelli apresenta o "Melhor Pra Você" na RedeTV! e Parada é diretor nacional de jornalismo do SBT.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sei pelo Tudo Rádio que a Rede Pampa promoveu uma nova troca de frequências em suas rádios, algo que não é propriamente estranho. Agora a 104 FM (musical popular líder nesta frequência) também está em AM 1020, canal que desde novembro veiculava a Liberdade 104,9 (musical nativista gauchesca). Te decide, Gadret!!!

*Novo programa estreando na Rádio Guaíba neste sábado: "Elas Por Elas", às 20h, com assuntos relacionados ao universo feminino. Cinco jornalistas da casa estarão nessa: Fernanda Bagatini, do "Redação Guaíba" matinal; Ananda Muller, do "Guaíba Revista" e mais recentemente repórter de torcida em jogos da dupla Grenal; e as repórteres Samantha Klein, Vitória Famer e Bibiana Borba. Também estarão no novo programa as estudantes de jornalismo Jéssica Hubler, Jéssica Moraes e Vivian Leal. Há uma ideia também de se fazer a nova atração em versão itinerante na última sexta-feira de cada mês, às 16h, direto das ruas de Porto Alegre.

*Apresentadora do "Vida e Saúde" na RBS TV para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a charmosona Laura Medina também é atriz, mas havia dois anos que não atuava no teatro. Isto será quebrado na próxima quinta-feira, quando estará em única apresentação da peça "Mulheres Pessegueiro" ao lado de Áurea Baptista, Lourdes Kauffmann e Catharina Conte, com direção de Patsy Cecato. É no Theatro São Pedro às 21h.

*Sigo aqui em Porto Alegre: leio no Coletiva que o "Balanço Geral RS" deu à Record 8,4 pontos de média e 26% de participação na última segunda-feira, sua melhor audiência neste 2016, tendo picos de liderança na casa dos 13,6 pontos contra 11,4 da RBS (Globo). Continua o "Balanço" a ser o carro-chefe local do canal 2.

*Saída no SBT RS: o repórter Cassius Zeilmann passará alguns meses no Canadá, não sei dizer por quais motivos, e retornará ao Brasil em setembro, mais especificamente em SP, onde buscará novas oportunidades.

*Saída no SBT Santa Catarina: leio no Portal Making Of que a apresentadora Andrea Buzato foi demitida antes de retornar de férias nesta segunda-feira. Ela fazia o vespertino "SBT e Você", assumido por Marja Nunes.

*Uma gafe no "Brasil Urgente": ao participar ao vivo, o repórter Maicon Mendes se confundiu e falou no "Balanço Geral". José Luiz Datena entrou de imediato, corrigiu o colega e acrescentou que a Record não lhe quer por lá de novo e que também não deseja mais retornar para lá. Maicon assumiu o erro, pediu desculpas e disse que foi levado à confusão por causa do barulho em sua volta. Datenão poderia ter sido mais brincalhão na correção. Poderia, por exemplo, ter chamado o repórter mineiro de atleticano (Maicon é cruzeirensaço-aço-aço).

*Domingo que marca os 35 anos do encerramento da segunda fase do "Jornal da Globo", iniciada em 1979 e que deu lugar ao "Jornal Nacional 2ª Edição", que ficou no ar até agosto de 1982, quando o "JG" voltou de vez.

*No sábado, completados são 25 anos da estreia do "Note e Anote", um dos programas mais populares da Record nos anos 90. Apresentado inicialmente por Jussara Freire e depois por Beth Russo e Nancy Gil, ganhou espaço e audiência quando tocado pela Ana Maria Braga a partir de 1993 - e foi o sucesso dela no "Note e Anote" que levou a Globo a contratá-la em 1999, ano no qual Cátia Fonseca assumiu o comando até sair em 2000. Depois, vieram cinco anos de Claudete Troiano até o fim do matinal, que deu lugar ao "Hoje em Dia".

*Também neste sábado, são fechados 30 anos da estreia da série "Miami Vice" pelo SBT. Produzida de 1984 a 1989, marcou época para quem assistia a emissora naquela época com as investigações interpretadas por Don Johnson e Phillip Michael Thomas. Do SBT ela passou para a Globo em 1990, depois sendo exibida pela TV Gazeta de São Paulo, novamente Globo e, mais adiante, Canal 21 e os fechados USA e TCM.

*Sábado dos 80 anos de Dean Stockwell, ator lembrado pelo holograma Al da excelente série "Contratempos", que assisti inteirinha pelo finado USA e que lamento que nenhuma emissora aberta tenha repetido nem sequer nas madrugadas (só teve as primeiras temporadas mostradas pela Record no começo da década de 90). Ele também fez filmes como "De Caso com a Máfia" e até mesmo o nacional "Jorge, um Brasileiro".

*Hal Needham nascia há 85 anos completados neste domingo. Falecido em 2013, o ex-dublê dirigiu "Agarra-me Se Puderes", "Desta Vez Te Agarro", "Cactus Jack, o Vilão", "Quem Não Corre Voa" e "Um Rally Muito Louco".

*Domingo dos 110 anos do nascimento de Lou Costello, que morreu em 1959. Ele formou com Bud Abbott a engraçada dupla cômica Abbott (o sério) & Costello (o hilário) em filmes muitos a partir de 1940.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Zete Padilha

Zete Padilha, repórter da RBS TV de Porto Alegre, que vemos aí fazendo bonito ao assistir na quarta-feira o show dos Rolling Stones no Beira-Rio, estádio do seu Internacional.

Momento Raridade Rara II

Saudade dele, saudades!!! Um dos melhores dubladores de todos os tempos nos deixou há 10 anos completados neste domingo. Nascido em 1946, Newton da Matta foi a voz oficial de Bruce Willis no Brasil a partir de "A Gata e o Rato" em tudo que ele fez (até mesmo aquilo que fosse dublado em SP, sendo ele fixado no RJ) e também de Dustin Hoffmann em muitos filmes, de Terence Hill nos clássicos com Bud Spencer, de Patrick Ewing em "Dallas", Bill Bixby em "O Incrível Hulk" e Bronson Pinchot em "Primo Cruzado" e "Um Tira da Pesada". Nunca mais fez sentido assistir Bruce dublado depois que Newton morreu. Mostro aqui uma relíquia de 2000: "Programa Livre" no SBT, com Babi Xavier recebendo cinco dubladores. Além dele, também estavam nessa Miguel Rosenberg (Sr. Burns de "Os Simpsons"), Manolo Rey (Will Smith em "Um Maluco no Pedaço"), Sumara Louise (Cybill Shepherd em "A Gata e o Rato") e Sylvia Sallusti (Mayim Bialik em "Blossom" e "Big Bang: a Teoria").

Momento Raridade Rara III

Outro do qual sentiremos saudade, nós, os fãs das dublagens: morreu hoje aos 87 anos, não sei até a publicação desta edição por quais causas, Domício Costa. Ele deu voz ao Dick Vigarista na "Corrida Maluca", uma das coisas mais lindas e maravilhosas que a dublagem de desenho já nos deu. Fez ainda o prefeito de "As Meninas Super Poderosas" e o Leôncio do "Novo Pica-Pau", além de ser o primeiro dublador de Sean Connery como James Bond em "007 Contra o Satânico Dr. No" e "Moscou Contra 007", entre tantos trabalhos. Escute aqui uma entrevista que ele concedeu em 2005 para o radialista Almir Marques na 93 FM da catarinense Rio do Sul.

Clipe do Dia I

Falecida em 2010, a cantora Teena Marie nasceu há 60 anos completados neste sábado. Quando recordei dos 5 anos de sua passagem, coloquei "I Need Your Loving". Hoje, mostro aqui "Ooo La La La", de 1988.

Clipe do Dia II

Ele veio ao Brasil em dezembro último e tocou em São Paulo, Curitiba e aqui em Porto Alegre. Vocalista e guitarrista do Pink Floyd, o grande David Gilmour celebra 70 anos neste domingo. Separei cinco canções da banda com seu vocal inconfundível: de 1979, "Another Brick in The Wall"; de 1979, "Comfortably Numb"; de 1981, "Money" (prefiro a regravação ao original); de 1987, "Learning To Fly"; e de 1994, "Take It Back".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sábado dos 45 anos do nascimento do Dinho, dos Mamonas Assassinas, cuja morte fechou 20 anos.

"24 Horas" volta depois das partidas deste fim de semana no Brasil e no mundo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.