.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 2 de março de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 128
Para manter invencibilidades mandantes

Corinthians e Grêmio são os brasileiros em campo nesta noite pela Libertadores e a missão deles é defender invencibilidades enquanto mandantes. Além disso, novidades dentro das quatro linhas reforçam as equipes em jornadas nas quais o mínimo que se espera é que os estádios estejam entupidos de torcedores.

Após ganhar a estreia do Cobresal na bacia das almas (constante sua neste 2016), o Timão fará seu primeiro mando em Itaquera diante do Independiente Santa Fe, que "oxou" em casa com o Cerro Porteño, para completar a segunda rodada do Grupo 8, que foi aberta pelo Cerro Porteño superando os peruanos no Paraguai. Cássio retorna após ausências por lesão na coxa esquerda. Contra colombianos na Libertadores, o alvinegro está invicto em cinco jogos em São Paulo e apenas empatou com o Tolima na fatídica pré-grupos de 2011, vencendo Deportivo Cali em 2006, Independiente de Medellín em 2010, Millonarios em 2013 e Once Caldas no ano passado.

Ao mesmo tempo, recuperação se faz necessária para o Grêmio na Arena. Pela frente estará a LDU, que teve passagem exitosa do agora tricolor Miller Bolaños, que finalmente poderá estrear. Nas quatro vezes contra equatorianos aqui em Porto Alegre, os gremistas venceram todas: El Nacional e Emelec duas vezes em 1995 e a própria Liga na pré de 2013. Além disso, a LDU nunca ganhou um jogo de 90 minutos pela Libertadores aqui no Brasil (a decisão de 2008 só foi arrematada nas penalidades máximas), tendo perdido todos os 11 anteriores. Esta segunda rodada do Grupo 6 também nesta quarta terá mais cedo San Lorenzo x Toluca.

Mas não fica apenas nisso. Ontem, o Grupo 5 teve o Independiente del Valle derrotando o Melgar para ter 4 pontos assim como o Colo-Colo, deixando os peruanos com 0. A liderança é do Atlético Mineiro com 6. Enquanto isso, a quarta-feira terá duas chaves de paulistas movimentadas: a 1, do São Paulo, começará a segunda rodada com The Strongest x Trujillanos; e a 2, do Palmeiras, terá os uruguaios Nacional versus River Plate.

Mais destaques pelo Brasil

Paulista - Com público pífio e patético de 3.013 pagantes (sua plateia pagante mais baixa desde os 2.992 que assistiram os 2 x 2 com o Atlético Mineiro em novembro de 2005), o São Paulo fez a dobra no zerado Mogi Mirim pela atrasada peleja da terceira rodada e agora tem 7 jogos disputados assim como os demais, somando 13 pontos na liderança do Grupo 3 a exemplo da Ferroviária. Tudo bem que o Tricolor segue no Pacaembu enquanto termina a reforma no gramado do Morumbi, mas de novo só 3 mil fãs foram assisti-lo. Que se passa???

Carioca - No término da penúltima rodada da primeira fase, o Fluminense é obrigado a ganhar do Friburguense fora de casa para não se complicar em termos de classificação, posicionado que está em 4° no Grupo A com 7 pontos. Fred está fora por uma lesão na coxa esquerda e, como ainda não contrataram um novo treinador para o lugar do demitido Eduardo Baptista, Marcão será o interino. Os tricolores não vão "aprontar", não é?

Catarinense - Clássico maior do interior do estado, mais uma vez Chapecoense x Criciúma representará uma decisão, desta vez a do campeão do primeiro turno - com, no mínimo, lugar assegurado na finalíssima. Não tem mistério para saber do que cada time precisa: o Verdão do Oeste ficará em primeiro até mesmo se perder por um gol de diferença; já o Tigre necessita de dois ou mais de diferença para reviravoltar a situação. Mais cedo, em jogo importante para a classificação geral da competição, o Avaí receberá o Inter de Lages.

Primeira Liga - Clássico mineiro no Grupo C e válido para apenas um dos lados. O Atlético está eliminado e o encara como mero amistoso, por isso mesmo não levará força máxima. O América, sim, precisa ir com tudo e tentar ganhar para continuar com chances de classificação tanto como líder deste quadrangular quanto como melhor segundo colocado, neste caso precisando de resultados combinados no Grupo A. Este jogo acontecerá no dia seguinte à divulgação pelos partícipes do torneio de uma lista de 10 reivindicações enviadas à CBF, a principal delas o pedido de organização da Liga Nacional em 2017 pelos 40 clubes das Séries A e B.

Copa do Nordeste - Entramos na segunda metade da fase de grupos. O Grupo B teve ontem o Coruripe fazendo 1 x 0 no Estanciano e hoje teremos cinco cotejos: Ceará x Sampaio Corrêa no E, América de Natal x CRB no Grupo B, Botafogo da Paraíba x Fortaleza no D e Confiança x Bahia e Juazeirense x Santa Cruz no C.

Curtinhas

*Pêsames e solidariedade à toda torcida do Sport pela morte precoce de um de seus mais inesquecíveis jogadores. Morreu aos apenas 41 anos o ex-atacante Leonardo, vitimado pela falência múltipla de órgãos. Terceiro maior artilheiro rubro-negro com 136 tentos, venceu dois Nordestões (1994 e 2000) e cinco Pernambucanos (1994 e tetra de 1997 a 2000). Esperemos muitas homenagens e reverências a ele amanhã, na Ilha do Retiro onde tanto fez bonito, quando o Sport receber o Ríver pela Copa do Nordeste. Não serão poucas e serão merecidas.

*Para lucrar mais grana em cima da torcida do adversário, o Água Santa não receberá o Palmeiras no dia 27 deste mês em Diadema, mas sim em Presidente Prudente, cujo estádio comporta 45 mil viventes. $$$!!!

*Joelho direito fraturado e mais algum tempo necessário para recuperação do zagueiro Dedé, do Cruzeiro. Não bastaram os 14 meses afastado por causa de lesão no ligamento. Tá complicada a vida dele.

*Será às 15h o clássico Remo x Paysandu que decidirá o primeiro turno paraense no próximo domingo. Se dá isso por causa de reformas na rodovia Augusto Montenegro, no entorno do Mangueirão, pois os policiais querem que os torcedores deixem o local antes ainda do anoitecer, mesmo que pênaltis sejam necessários.

*Ídolo dentro das quatro linhas com quatro títulos da Libertadores e dois da Sul-Americana, Guillermo Barros Schelotto agora treinará o Boca Juniors a partir de amanhã, contra o Racing. Dará liga novamente?

*Europa: Leicester empatando com o West Bromwich na Inglaterra, Atlético de Madrid trincando a Real Sociedad na Espanha e Milan finalista ao tocar uma mão cheia de gols no Alessandria pela Copa da Itália.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A dona de um dos rostos mais conhecidos da TV de Caxias do Sul completa 40 anos nesta quarta. Viviane Salvador apresentou o "Jornal do Almoço" da RBS local por muitos anos na década de 2000, tanto em dupla com Simone Santos quanto com Edieni Ferigollo, e saiu em 2008 (tendo sua vaga reposta pela hoje global Daiana Garbin). Desde então, Viviane trabalha na UCS TV, onde já apresentou diversos programas.

*Grenal empatado nas manhãs da Record/RS desde hoje. O Internacional já estava muito bem representado pela Paloma Poeta, repórter ao vivo do jornal, e agora também o Grêmio ganhou uma dama para chamar de sua pois a previsão do tempo ganhou boletins gravados de SP pela meteorologista conterrânea Nadiara Pereira, que já é assistida à noite no "Rio Grande Record" e também no 18 UHF dentro do "Link Record News".

*Repórter do "Cidade Alerta", Narla Aguiar comunicou no Facebook que não apresenta mais o "Balanço Geral DF" aos sábados, ficando apenas na reportagem da Record Brasília e nos VTs pro jornal policial.

*Uma denúncia grave feita pelo repórter Sandro Barboza, da Band São Paulo: ele e o cinegrafista Josenildo Paula gravavam em frente ao Centro de Detenção Provisória IV quando um funcionário da Secretaria de Administração Penitenciária saiu do local, se posicionou em frente à câmera e disse que ele era quem mandava ali e que nada seria gravado. Sandro explicou que havia autorização da SAP para a gravação, mas este funcionário não estava nem aí para isso, ameaçou molhar o repórter com uma garrafa d'água, fotografou os profissionais da Band e disse que levaria as fotos para "amigos bandidos" que tinha para estes "darem um jeito" nos jornalistas. Lógico que Sandro levou isso às autoridades paulistas e, mesmo com estas ameaças, gravou a reportagem, que foi ao ar. O repórter completou que cumpriu seu dever de informar e que não pretende se calar com tais ameaças. Boa!

*Foi ontem à noite a estreia de Reinaldo Azevedo como comentarista do "RedeTV! News" no quadro "Pela Ordem". Será ele "a voz da direita", enquanto a futuramente estreada Cynara Menezes será "a voz da esquerda".

*Atrasaram o inevitável, mas agora não teve remédio: acabou a televisão aberta analógica em Rio Verde, cidade goiana usada como "cobaia" para tanto. Foram desligados os sinais analógicos das TVs Anhanguera (Globo), Sucesso (Record) e das retransmissoras de Bandeirantes, SBT e Cultura, esses todos ontem, enquanto já tinham sido desligados no dia 15 do mês passado os sinais de Record News, Rede Vida e Canção Nova. Todas estas emissoras (as que disponibilizam esta alternativa) agora só podem ser vistas em digital aberto.

*Leio no Flávio Ricco que Ratinho desmentiu a compra da TV Difusora, afiliada do SBT no Maranhão, que foi noticiada nesta semana pela Patrícia Kogut e reforçada em info do Gabriel Vaquer no NaTelinha, mas que é notícia já de um mês atrás através do blog Relatório Reservado e do colunista Ancelmo Gois. O apresentador afirmou que toca apenas e tão somente a Rede Massa e que está preocupado que seu nome seja usado em negociações que não existem. Leitura disso tudo: tá querendo "esconder o jogo" enquanto não finaliza 100% tudo de tudo para não contar com os ovos na sua geladeira enquanto não está totalmente adquirida a galinha que vai chocá-los.

*Quarta-feira que marca os 25 anos da última transmissão da versão brasileira original de "Bozo", um clássico infantil do SBT. Dois dias depois, a "Sessão Desenho" ocuparia a faixa das 8h às 10h30.

*Triste novidade do fim desta manhã: morreu aos 84 anos Gil Hill, o Inspetor Todd de "Um Tira da Pesada". Uma pneumonia o vitimou hoje, depois dele passar dois anos enfrentando problemas respiratórios.

*85 anos hoje de Tom Wolfe, escritor considerado um dos fundadores do "new journalism". Alguns livros seus inspiraram filmes, entre eles "Os Eleitos - Onde o Futuro Começa" e "A Fogueira das Vaidades".

*Noite histórica aqui em Porto Alegre com os Rolling Stones tocando no Beira-Rio. Será uma noite para sempre! Não tenho dúvidas: é a maior apresentação musical da história desta cidade. Mas lá não estarei...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Nascido em 1928, Serge Gainsbourg morreu há 25 anos completados hoje. Histórica figura da música francesa, eternizou em 1969 o sucessaço erótico "Je T'Aime... Moi Non Plus" com a esposa Jane Birkin, a principal canção erótica de todos os tempos, que chegou a ser vetada em países mais conservadores e que primeiro foi feita por ele com Brigitte Bardot, que impediu de início o lançamento em 1967 (a versão dela só veio em 1986).

Clipe do Dia II

Divertidos e engraçados, os Mamonas Assassinas representaram um fenômeno sem paralelo no Brasil. Nem chegaram a completar um ano de sucesso estrondoso com canções debochadas como "Vira-Vira" e "Robocop Gay", infelizmente a trágica morte na Serra da Cantareira em 1996 interrompeu sua trajetória. O maior sucesso indiscutivelmente foi "Pelados em Santos", que está aqui e que, aqui na aldeia pampeana, foi adotada há uns bons anos pela torcida do Internacional, cuja versão adaptada ganhou fama nas suas partidas.

Momento Raridade Rara

A comoção causada pela maneira horrorosamente triste como os cinco Mamonas morreram até hoje tem poucos paralelos em nosso país - e quem viveu aquela época sabe disso muito bem e sabe que não há exagero nisso que digo. Resgato abaixo cinco momentos do grupo, alguns deles servindo como pretexto para revisitar coberturas jornalísticas da ocasião e rever alguns profissionais em posições diferentes das atuais.

Primeiro: o "Jô Soares Onze e Meia" os recebeu em 1995. Vestidos de Chapolin Colorado, eles tiveram no programa de fim de noite do SBT sua primeira maior e melhor aparição em rede nacional na televisão.

Segundo: o Prêmio SBT de Música nomeou o Mamonas como "Revelação Pop" do ano. Oportunidade para assistir a apresentação dos saudosos Hebe Camargo e Blota Júnior, este em sua última emissora.

Terceiro: boa parte do "Fantástico" que repercutiu a morte do grupo. O programa apresentado por Celso Freitas, Sandra Annenberg e Fátima Bernardes mobilizou diversos repórteres, destacando-se Eleonora Paschoal no local da tragédia. Também notamos Carlos Tramontina, Maurício Kubrusly, Délis Ortiz, Valmir Salaro, Mônica Sanches, Helen Martins, Miriam Dutra e Alberto Gaspar. Deles todos, não mais na Rede Globo estão Celso (na Record), Eleonora (que recentemente deixou a Band para morar e trabalhar em Orlando) e Miriam (notícia desde os últimos dias por escândalos políticos). Além disso, essa provavelmente tenha sido uma das últimas coberturas gerais da Helen, pois justamente em 1996 ela passou a fazer dupla com Nelson Araújo no "Globo Rural".

Bela do Dia: Bryce Dallas Howard

Bryce Dallas Howard, atriz que completa 30 anos nesta quarta e que aparece em filmes como "Homem Aranha 3" e "A Saga Crespúsculo: Eclipse". O rosto não nega: ela é filha do diretor Ron Howard (mas é bonita apesar disso, inacreditavelmente), e foi com ele que estreou nas telonas em "O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra".

Quarto: a cobertura do "Jornal da Manchete", com apresentação de Márcia Peltier e Florestan Fernandes Jr., além de uma reportagem da Liliane Cardoso. Quase todos os VTs são narrados pelo próprio Florestan, que atualmente faz o "Espaço Público" na TV Brasil, enquanto Márcia ainda hoje tem seu programa de entrevistas na CNT. Admito não saber onde anda Liliane. Eu tinha, das últimas vezes, que ela continuava na Globo Brasília em afazeres nos bastidores após deixar a apresentação do "DFTV" em 2011, mas não sei se isso ainda está valendo.

Quinto: dois noticiários também da segunda-feira, recuperando os acontecimentos daquele dolorido fim de semana de partida definitiva do grupo. O primeiro é o "Brasil Já" na CNT, feito de Curitiba para todo o país, com Gilberto Campos e reportagem de Júnia Turra. Atualmente, Gilberto faz aos domingos o "Valor Agregado" na emissora comunitária CWB TV, enquanto Júnia também é cineasta e se radicou na Suíça há mais de uma década. Depois, temos o "TJ Brasil" com Boris Casoy e reportagens de Celso Teixeira, Alex Gusmão e Zileide Silva. Dos quatro, apenas Alex continua no SBT como apresentador do noturno "Jornal SBT Brasília". Bem sabem que Boris está no "Jornal da Noite" da Band e que Zileide é repórter da Globo em Brasília e apresentadora do "Jornal Hoje" no rodízio dos sábados. Quem deixou o vídeo foi Celso, há anos diretor de comunicação da Rede Record.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Galatasaray suspenso por um ano pelo Comitê Financeiro da UEFA por não cumprir pendências financeiras.

"24 Horas" volta antes que o clube turco possa novamente disputar uma competição europeia!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.