.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 25 de fevereiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 123
Interior "passa o trator" na dupla Grenal

Onde você estava e o que fazia no fim de semana de 21 e 22 de janeiro de 2012? Eu mal lembro o que comi ontem no jantar, vou me recordar de 4 anos e 1 mês atrás? (rs) Mas não devia ter sido nada muito especial o que vivi lá para não recordar. Pois foi naquela ocasião que aconteceu a última vez que a dupla Grenal perdeu na mesma rodada do Campeonato Gaúcho... até ontem. Lá deu Grêmio 0 x 2 Lajeadense no Olímpico e Avenida 3 x 2 Internacional nos Eucaliptos. Desta vez, o Colorado é que perdeu em casa e o Tricolor longe da sua.

Primeiro, o Beira-Rio viveu uma noite inusitada com algo incrível: não um e muito menos dois, mas sim três (repito: três!!!) apagões ainda no primeiro tempo. O alvirrubro responsabilizou a CEEE e a CEEE responsabilizou o clube. Ficou um diz-que-me-diz de responsabilidades que acabaria sendo um dos assuntos centrais, mas não "o" central da noite, considerando-se o dentro das quatro linhas. A virada iniciada com autogol do Jackson e consumada com Zambi driblando Alisson e finalizando da ponta direita deu ao Veranópolis sua primeira vitória no Gigante sobre o Inter em toda a história, que registrava 12 vitórias vermelhas em 12 duelos ali realizados. Para aumentar o vexame vermelho, o adversário foi a campo como lanterna do Gauchão com 1 ponto, passando esta condição ao Cruzeiro pois este só tem 2 pontos após empatar em Vacaria com o Glória. Os colorados estão em quinto lugar com 11 pontos. Primeira derrota do Internacional este ano e primeira no Beira-Rio após 21 jogos desde o Flamengo em julho de 2015. Mas teve torcedor que, apesar de bronqueado com a derrota, fez a festa, liberado que foi ao fim do prélio o acesso ao gramado do estádio. Muita gente realizou um sonho de ali finalmente pisar.

Depois, Rio Grande viveu uma noite de fortes emoções na peleja mais divertida destas seis rodadas iniciais. O Grêmio abriu o marcador, o São Paulo empatou em papagaiada do Marcelo Grohe. Depois do intervalo, nova vantagem tricolor porto-alegrense e mais uma igualdade rio-grandina, agora em gol olímpico do Júlio Abu. Não ficaria nisso. Em gol que me pareceu sem impedimento, Goiano fuzilou no alvo e causou delírio no Aldo Dapuzzo. Uma super virada da Caturrita, que é um dos melhores times deste Campeonato Gaúcho e que completou 5 vitórias consecutivas, tendo perdido apenas na primeira rodada para o Juventude, cujo "oxo" com o Ypiranga lhe deixou como co-líder do torneio com 16 pontos ao lado do São José, que virou no finalzinho sobre o Lajeadense. Algo interessante: Leão do Parque e Imortal ficaram 20 anos sem se confrontar em Rio Grande desde o 1 x 0 da capital em 1994. Duas vezes eles jogaram no Dapuzzo. Nas duas, o São Paulo se deu bem.

Quem não está bem é o Brasil de Pelotas, que ganhava por 3 x 1 até 42 do segundo... só que ficou 3 x 3 aos 44. Sim, o Aimoré marcou duas vezes em dois minutos e obteve um improvável empate, o quinto consecutivo dos rubro-negros, que somam 5 pontos e estão apenas um acima da zona do rebaixamento. Alerta vermelho!!!

Outras de ontem pelo Brasil

Carioca - Com dois gols no primeiro tempo, o Botafogo resolveu a charada sobre o Fluminense para emendar duas vitórias no "Vovô" e seguir 100% em 6 rodadas no Grupo B, enquanto os tricolores estão em quarto no A com 7 e sem treinador pois Eduardo Baptista foi demitido após 8 vitórias, 5 empates e 13 derrotas. Isto é: foi demitido, mas talvez não esteja mais demitido. Motivo: o vice de futebol Mário Bittencourt e o diretor Fernando Simone foram postos na rua pelo presida Peter Siemsen, que não teria concordado com a saída do Eduardo. Isso é o que tem quando publico esta edição, vai saber o quê depois disso acontecerá? É um legítimo terremoto nas Laranjeiras. Voltando ao futebol: mais cedo, o Flamengo superou a Cabofriense com tento solo antes ainda dos 5 minutos por Felipe Vizeu, campeão da Copa SP, para ser segundo do B com 13 pontos.

Paulista - Com um golaço do André na troca de sinal amarelo para vermelho (onde foi reclamada falta que achei não ter acontecido), o Corinthians tirou a vitória do São Bento e continua liderando o Grupo D, agora com 14 pontos. Com um lastimável público de apenas pouco mais de 3 mil fãs no Municipal, o São Paulo passou sem maiores problemas pelo Novorizontino e o primeiro gol foi do contestado Michel Bastos. Teve ainda a primeira vitória da Ponte Preta neste Paulistão, em noite diferentíssima pois jogou "de Seleção Brasileira" com camisa amarela e calção azul, largando 3 gols de frente sobre o Osasco Audax e sendo vazado não a ponto disso causar problema. Agora com 6 pontos no Grupo B, a Macaca voltou a vencer após 10 jogos oficiais (metade no Paulista e metade no Brasileiro de 2015) desde o 1 x 0 no Joinville no fim de outubro. Fora de casa, o último êxito antes desse na Grande Sampa fora ali perto mesmo, sobre o Palmeiras, ainda na metade do mesmo outubro de 2015.

Primeira Liga - Com recorde histórico de público na Arena da Baixada ao chamar quase 36 mil presentes (para tanto colaborando os tíquetes ficarem entre 20 e 40 "dilmas"), um número maior até que os quase 32 mil fãs na final de 2001 contra o São Caetano, o Atlético Paranaense só conseguiu derrotar aos 43 da segunda etapa o Criciúma com proeza única do Otávio. Os rubro-negros têm 6 pontos, o Fluminense 3 e Cruzeiro e criciumenses apenas 1. Na última rodada, realizados serão Cruzeiro x Atlético no dia 9 e Flu x Criciúma no dia 8. Empate classificará diretamente o CAP sem precisar recorrer à matemática para fins de melhor segundo colocado.

Catarinense - Mais líder do que nunca, a Chapecoense saiu na frente no segundo minuto graças a uma canelada contra do Luan, depois marcando mais dois no Metropolitano para ter 19 pontos em 21 possíveis. A derrota fez a equipe de Blumenau demitir o treinador Valdir Espinosa, que só durou 7 jogos. Já o Joinville abriu os trabalhos em golaço de William Paulista, o Inter de Lages virou e, depois que Bacabal perdeu o 3 x 1 após dois dribles no goleiro, o castigo veio com o empate que deixou os tricolores com 7 pontos - e depois disso, o mesmo Bacabal perdeu um gol que, olha... Já para esta noite, a não ser que obtido seja um efeito suspensivo, o Avaí terá um desfalque na casamata contra o Figueirense: o técnico Raul Cabral, que foi punido em duas partidas.

Paranaense - Na volta ao Vitorino Gonçalves Dias após 7 anos e precisando pontuar para compensar os 6 pontos tirados no TJD/PR, o Londrina impôs a quebra da invencibilidade ao Paraná por solo a nada. Já os jogadores do Coritiba decidiram não se concentrar para o prélio contra o Rio Branco devido a atrasos salariais.

Copa do Nordeste - Tirando a virada do ABC sobre o Imperatriz a 10 minutos do término, só empates ontem, por um gol sendo os de Santa Cruz versus Juazeirense e Sampaio Corrêa diante do Ceará. Já no Piauí, o Ríver anotou duas vezes e o Sport foi salvo por Everton Felipe com dois gols em 4 minutos na finaleira.

Goiano - Uma rosca daquelas de Caíque fez o Vila Nova ganhar do Trindade para ter 12 pontos em segundo no Grupo B, enquanto dobro a nada na Aparecidense deu ao Goiás 16 pontos na liderança do A.

Tudo dentro dos conformes

Pode não ter sido atuação de encher os olhos, mas o Atlético Mineiro somou 3 pontos diante do Independiente del Valle, que tem 1 ponto, e chegou aos 6 no Grupo 5 da Libertadores, enquanto o segundo com 4 é o Colo-Colo, que deixou ainda zerado o Melgar ao batê-lo também por 1 x 0. Robinho começou no banco e disputou 38 minutos. No dia 10, o Galo visitará os chilenos. No mínimo um empate já cairá bem para fins de classificação. Fora das quatro linhas, o alvinegro confirmou a contratação do avante Clayton, do Figueirense, para quem emprestará por 2 anos o também dianteiro Rafael Moura, um problema do qual o Internacional se livrou.

Curtinhas

*Bahia de luto: 18º artilheiro histórico com 77 gols, Léo Briglia morreu nesta quinta-feira aos 87 anos. Ele participou do histórico Tricolor campeão da Taça Brasil em 1959 (primeiro campeão nacional) diante do Santos.

*Também a Copa do Nordeste tem uma longa seca para chamar de sua: a do Botafogo da Paraíba, que completou 11 jogos sem vitória desde fevereiro de 2014, perdendo 8 e empatando 3. A próxima tentativa de quebrar esta escrita chegará na quarta-feira da semana que vem, em casa, diante do Fortaleza.

*Não há mais nenhum campeão mundial pela França em 1998 jogando futebol. O último era Pires, com 42 anos, que anunciou hoje sua aposentadoria. Seu último clube foi o Goa da Índia no ano retrasado.

*Confirmada para esta sexta-feira a eleição presidencial na FIFA, que terá Príncipe Ali da Jordânia, Jérôme Champagne, Salman Bin Ibrahim Al Khalifa, Tokyo Sexwale e o provável vencedor Gianni Infantino.

*Enquanto isso, a FIFA reduziu de 8 para 6 anos os ganchos de Joseph Blatter e Michel Platini. Começou...

*Ao fazer 2 x 0 (6/1 e 6/2) em Malek Jaziri no ATP de Dubai, Novak Djokovic completou 700 vitórias na carreira.

*Jean Todt completa 70 anos nesta quinta-feira. Presidente da FIA desde 2009, trabalhou na Ferrari até 2007 em inesquecível período da escuderia com os "seiscentos" títulos do Michael Schumacher na Fórmula 1.

*Há exatos 65 anos, tinham início os primeiros Jogos Pan-Americanos da história. Buenos Aires foi a sede inicial e o Monumental de Nuñez o principal palco. 21 países representados por 2.513 participantes, dos quais 179 aqui do Brasil, disputaram 20 modalidades. Os brasileiros faturaram 5 ouros, 15 pratas e 12 bronzes.

*Vôlei: depois de estrear no Sul-Americano Feminino com 3 x 0 sobre o argentino GELP (25/8, 25/8 e 25/9), o Rexona/Ades jogará pela segunda vez na competição amanhã, contra o boliviano Olympic.

Momento Raridade Rara

Nascido em 1948, o jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu morreu há 20 anos fechados nesta quinta-feira. Com obra que girou em torno de sexo, medo, morte e solidão, ele ainda hoje tem sua partida aos 48 anos muito sentida por muitos. Quando ela fechou uma década em 2006, a RBS TV mostrou aqui um especial lembrando um pouco dele através de entrevistas com figuras importantes da cultura pampeana e um texto a ele dedicado com leitura da apresentadora Rosane Marchetti no "Jornal do Almoço".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Veio hoje ao mundo João, o segundo filho da Mariana Ferrão com André Luiz Costa. A esposa do jornalista da Band deixou o "Bem Estar" há algumas semanas para começar a cumprir sua segunda licença-maternidade, desde então Fernando Rocha tendo a companhia da Michelle Loreto no matinal da Globo.

*Nascida em 1971, Carola Scarpa morreu há 5 anos completados hoje. Filha do diretor televisivo Guga de Oliveira, a socialite foi casada com Chiquinho Scarpa e esteve em duas edições da "Casa dos Artistas" no SBT.

*Da série "o tempo passa": gatinha loira de voz grossa, Téa Leoni celebra 50 anos nesta quinta. Vista em filmes como "Os Bad Boys" (neste morena), "Impacto Profundo", "Um Homem de Família" e "As Loucuras de Dick & Jane", ela surgiu pra valer em 1995 na série "The Naked Truth", onde fazia uma paparazzi no jornal dirigido pela Holland Taylor, a mesma que depois seria a mãe de Charlie e Alan em "Dois Homens e Meio".

Bela do Dia: Julianne Trevisol

Julianne Trevisol, atriz. Pensa em alguém lerdo. Pensou em mim. Faz um tempaço que noto essa gatinha loira, desde novelas que fez ainda na Rede Record, mas nunca a publiquei na principal seção deste PB por completa e absoluta lerdeza. Ainda bem que sempre há tempo para o devido reparo e ela finalmente chega, não sendo ainda das principais do elenco da global "Totalmente Demais", mas sendo uma dama que faz jus ao título.

*115 anos do nascimento de Zeppo Marx, que morreu em 1979. Partícipe dos primeiros cinco filmes dos Irmãos Marx entre 1929 e 1933, depois disso deixou a sétima arte para trabalhar em engenharia.

*Haing S. Ngor nos deixou há 20 anos hoje completados. Cambojano nascido em 1940, era um ator amador e foi assim que conquistou o Oscar de coadjuvante pela obra oitentista "Os Gritos do Silêncio".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Sigo recorrendo à "Discoteca PB", desta vez pegando carona no persistente caloraço aqui de "Forno Alegre" (ou "Porto Violento", dá tudo na mesma): aqui está "Tempo Quente" com Ricardo Graça Mello em 1982.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

3 x 1 do Manchester City no Dínamo Kiev e "oxo" entre PSV e Atlético de Madrid na Champions League.

"24 Horas" volta antes que eu tenha algo a mais para falar sobre o futebol da Europa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.