.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 20 e 21 de fevereiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 119
Tempos decisivos no vôlei e no tênis

O fim de semana é de finais no vôlei disputado no interior de São Paulo e no tênis na capital olímpica.

Em Taubaté, o Sul-Americano Masculino terá decidida neste domingo sua trigésima edição. Os representantes do Brasil só não chegaram ao topo do pódio em 1974, 1987, 2010, 2013 e 2015 - ou seja: supremos a vida toda, mas nos anos 2010 a concorrência engrossou o caldo. Depois de marcarem 3 x 0 no Bohemios do Uruguai (25/13, 25/10 e 25/13), os anfitriões farão uma semifinal contra o Bolívar esperando no mínimo serem finalistas para melhorarem a quarta posição do ano passado. Enquanto isso, o Sada/Cruzeiro quer repetir os títulos de 2012 e 2014 após aplicar 3 x 0 no San Martin da Bolívia (25/10, 25/12 e 25/14) e terá a oportunidade de um troco pois duelará na semi contra o UPCN, para quem perdeu o título em 2015. Detalhe: as duas semifinais serão Brasil x Argentina.

Já o Rio de Janeiro concluirá no domingo o Rio Open, que consagrará campeãs no sábado com as duplas delas tendo Veronica Cepede Royg & María Irigoyen x Tara Moore & Conny Perrin. O domingo abrirá com a decisão das damas tendo Petra Martic ou Francesca Schiavone x Sorana Cirstea ou Shelby Rogers, prosseguirá com a final de simples dos cavalheiros tendo Rafael Nadal ou Pablo Cuevas x Guido Pella ou Dominic Thiem e fechará com o epílogo nas duplas deles tendo Bruno Soares & Marcelo Melo ou Pablo Carreno Busta & David Marrero x Thomaz Bellucci & Marcelo Demoliner ou Juan Sebastian Cabal & Robert Farah. Notaram que é proposital a conclusão das duplas masculinas para terminar a competição? Esperança de fim com primeirão verde e amarelo.

Os destaques dos Estaduais

Paulista - Sábado de Palmeiras x Santos revivendo após dois meses e meio a final da Copa do Brasil e também a própria última do Paulistão, além de mais uma tentativa da Ponte Preta de ganhar a primeira no torneio ao encarar o São Bento. Domingo de São Paulo precisando se reabilitar contra o Rio Claro nem tanto no Paulistão em si e sim mais para levantar o moral depois de todas as merecidas críticas pelo King Kong que foi perder para o Strongest, além do Corinthians voltando a enfrentar a Ferroviária após 19 anos e 9 meses (2 x 2 na última vez).

Carioca - Sábado de Vasco pegando o Tigres depois que Eurico Miranda fracassou ao tentar na FFERJ uma punição a Flamengo e Fluminense por jogarem a Primeira Liga. Este ser desprezível não aprende, tenha santa paciência... Depois de Botafogo x Cabofriense, o domingo terá Fluminense x Flamengo realizado em Brasília pela quarta vez na história, a primeira válida pelo Estadual do RJ. Nas outras três (uma por quadrangular amistoso em 1997 e as outras pelo RJ/SP em 1998), uma vitória rubro-negra e dois empates.

Mineiro - Sábado de América x Caldense e Tricordiano x Cruzeiro, este um embate inédito na história por ser a primeira Série A da história do Galo de Três Corações, embora não na sua cidade devido a reformas no Elias Arbex e sim em Sete Lagoas. O destaque do domingo fica para Atlético x Boa Esporte.

Gaúcho - Rodada com a dupla mandante aqui em "Forno Alegre" ou "Porto Violência" (qualquer uma das duas nomenclaturas está corretíssima, o que lamento no tocante ao segundo apelido nestes dias terríveis para os aqui residentes): Internacional x Cruzeiro no sábado e Grêmio x Novo Hamburgo no domingo, os tricolores sem os titulares devido à chegada do México apenas na sexta. Já o Brasil visitará o Lajeadense.

Catarinense - Sábado de Avaí x Brusque e Camboriú x Joinville, enquanto o domingo terá Criciúma x Guarani após Chapecoense x Figueirense. Ainda não será neste embate que o Furacão do Estreito terá seu definido novo treinador: Vinícius Eutrópio, que foi demitido dias atrás pela Ponte Preta.

Paranaense - Sábado de Paraná x Toledo e Rio Branco x Londrina, vitória obrigatória para o Tubarão depois dos 6 pontos retirados no TJD/PR. O domingo terá Cascavel x Atlético e Coritiba x Operário, este um "revival" da última decisão, mas com momentos absolutamente distintos: Coxa muito bem e Fantasma calamitoso.

Pernambucano - Segue o hexagonal do título com o dominical "Clássico das Multidões", no qual o Sport defende 4 enfrentamentos invicto com o Santa Cruz. Na segunda-feira, tem América x Náutico.

Baiano - Simultânea a dupla Ba-Vi na tarde dominical com Vitória x Jacobina e Colo-Colo x Bahia.

Cearense - No domingo à tarde, o Ceará será visitante contra o Quixadá.

Nordeste - Além de Sport x Santa, mais quatro clássicos em destaque no domingo à tarde: CSA x CRB no Alagoano, Sampaio Corrêa x Moto Club no Maranhense, Treze x Campinense no Paraibano e Ríver x Flamengo no Piauiense. Um super domingo de rivalidades, esperamos que só com emoções futebolísticas.

Goiano - Sábado de Anapolina x Goiás e Atlético x Itumbiara, enquanto o domingo tem Vila Nova x Trindade.

Mato-Grossense - O Luverdense joga fora de casa contra o Mixto na tarde deste domingo.

Paraense - Classificatória da primeira fase nos finalmentes e o Paysandu duela com o Tapajós no domingo.

Curtinhas

*O sábado aponta os 100 anos do nascimento de um grande nome do futebol brasileiro em seu tempo: Elba de Pádua Lima, o Tim, que morreu em 1984 e fez história no Fluminense ao conquistar seis Cariocas (cinco jogando e um treinando) de oito totais (ainda venceu um treinando o Bangu e outro comandando o Vasco). Disputou a Copa do Mundo de 1938 pela Seleção Brasileira e treinou a do Peru no Mundial de 1982.

*A Itália está na 26ª rodada e poderá ter nova mudança na liderança. A Juventus não perdeu para o Bologna, mas não completou 16 vitórias consecutivas no torneio. Quem pode tirar proveito disso é o Napoli por estar com 56 pontos, dois abaixo da Velha Senhora. É ganhar do Milan na segunda-feira e retomar a ponta.

*Futebol feminino da Olimpíada com EUA e Canadá garantidos ao serem finalistas na qualificação da Concacaf.

*Começam nesta segunda os testes da Fórmula 1 para 2016. Primeiro GP é na Austrália em 20 de março.

*Além do rúgbi feminino de sete em Barueri, do qual falei na coluna anterior, o sábado tem rúgbi masculino de 15 em Langford, onde o Brasil visitará o Canadá pela terceira rodada do Campeonato das Américas.

*Basquete: Liga das Américas com o Grupo E aberto por Bauru 89 x 77 Malvín do Uruguai e Mogi das Cruzes 67 x 69 Quimsa da Argentina. Sábado de brasileiros se enfrentando e domingo de Bauru x Quimsa e Mogi x Malvín.

Momento Raridade Rara

Há 5 anos completados neste domingo, a Rede Globo deu um importante passo para mudar suas manhãs ao tirar 45 minutos da "TV Globinho" para estrear um novo diário de saúde: o "Bem Estar", primeiro programa diário da Central Globo de Jornalismo totalmente produzido em alta definição, com as estreias em termos globais de rede nacional de Mariana Ferrão e Fernando Rocha como apresentadores (ofício que ela já tinha da Rede 21 e do tempo no "Jornal da Band" e que ele trazia do "Globo Esporte" em Pernambuco). Entre 2013 e 2014, Flávia Freire cobriu a primeira licença-maternidade da Mariana. Agora, as duas estão grávidas e, assim, é Michelle Loreto que substitui a titular em dupla com Fernando. Lembrem aqui a primeira chamada anunciando o "Bem Estar" e assistem aqui um pedaço do primeiro programa, pedaço publicado no site do Viva, que reprisa de segunda a sexta as edições dos anos iniciais - o que não deixa de me parecer contraditório pois o Viva eu tenho como um canal voltado para as produções artísticas antigas da Plim-Plim e o "Bem Estar" não é artístico e sim jornalístico, logo, acho que mais cabível para a Globo News mesmo em termos de reprise por ter temas sempre atuais. Enfim...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Programa novo estreando na Bahia nesta segunda: o "Tudo Novo", das 12h45 às 14h05, pela TV Aratu (SBT). O slogan é: "cidadania sem chatice". A apresentação será do Darino Sena, ex-comentarista esportivo da TV Bahia (Globo). Outra novidade será Rita Batista estreando à frente do "Bom Dia Bahia", das 7h às 8h.

*Leio no Coletiva que não foi apenas Denise Cruz que deixou a RBS aqui em Porto Alegre, mas também Fábio Codevilla, que também era comunicador da Itapema FM a exemplo dela. Com duas baixas, a rádio musical fica com somente quatro apresentadores: Aline Ellwanger, Porã, Márcio Paz e o decano Júlio Furst. Vinda desde 2005, esta foi a segunda passagem do Codevilla pela RBS, sendo a primeira de 1998 a 2003 nas rádios Atlântida em Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Na Itapema, ele fazia o "80 Por Hora" e o "Itapema Social Club".

*Mas nem tudo são más novas: a Rádio União FM de Novo Hamburgo anunciou a aquisição do ótimo Beto Xavier, outro bamba que deixou a Itapema em junho do ano passado. A confirmar seus horários na emissora.

*Uma história publicada neste sábado pelo Diário Gaúcho tem repercutido: um integrante da formação clássica do Menudo que está morando e trabalhando aqui em Porto Alegre. É Roy Rosselló, o mesmo que (evidentemente isso não sendo mencionado na reportagem da Elana Mazon para a RBS não promover uma concorrente) participou do confinamento televisivo "A Fazenda" na Record em 2014 - quando chegou a revelar que o criador da banda abusava sexualmente dos integrantes e até foi preso por não pagar pensão alimentícia. Roy agora toca uma lanchonete na Zona Sul, mais especificamente no bairro "não oficial" Aberta dos Morros, entre as avenidas Edgar Pires de Castro, Juca Batista e Estrada Costa Gama, e entrega pessoalmente as entregas pedidas por telefone. Foi a partir de uma delas que um casal o reconheceu e a história veio à tona. O ex-Menudo é casado com Patrícia Ávila, que venceu em 1995 o Miss Rio Grande do Sul aqui pela capital e que não chegou às 10 mais no Miss Brasil. Foi a saudade da família dela que motivou Roy para ambos deixarem Las Vegas em dezembro e aqui residirem. Uma curiosidade: contou Roy que ele e Patrícia se conheceram pelo Facebook, ambos casados à ocasião.

*Datas em 0 ou 5 deste fim de semana: sábado dos 50 anos de Cindy Crawford, uma das maiores top models de todos os tempos; sábado dos 70 anos de Brenda Blethyn, atriz indicada ao Oscar por "Segredos e Mentiras" e "Laura, a Voz de uma Estrela"; domingo dos 70 anos do nascimento de Alan Rickman, que nos deixou no dia 14 do mês passado e que foi o vilão de "Duro de Matar" e também o Severus Snape da saga "Harry Potter"; e domingo dos 55 anos de Christopher Atkins, o par da Brooke Shields em "A Lagoa Azul".

*Semana fechando com duas lamentáveis perdas literárias. Primeiro foi a de Harper Lee, aos 89 anos. Autora de "O Sol é Para Todos" em 1960 (livro que virou filme estrelado pelo Gregory Peck), ela demorou 55 anos para lançar a continuação "Vá, Coloque um Vigia". Depois se soube da partida de Umberto Eco aos 84 anos. Seu principal romance foi "O Nome da Rosa" (outra obra que foi para o cinema e teve Sean Connery no elenco).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Rafaelle Gerhardt

Rafaelle Gerhardt, repórter da TV Tarobá (Band) na sucursal de Foz do Iguaçu. A descida das águas nas cataratas não é a coisa mais bela que esta cidade possui. Não estando Rafaelle nela.

Clipe do Dia I

Completa 70 anos no sábado o músico americano J. Geils, que formou em 1967 a The J. Geils Band, que dela foi guitarrista até 1985 e depois em 1999, 2005, 2006 e de 2009 a 2012. Os dois momentos máximos dela vieram nos anos 80, um deles "Freeze Frame". Mas do meu 1981, destaco aqui a dançante "Centerfold".

Clipe do Dia II

Sábado também dos 65 anos do músico Eduardo Souto Neto, eternizado pelo "Tema da Vitória" da Fórmula 1 na Rede Globo, que curtirão aqui em versão acústica de 2014 com o Roupa Nova, que o gravou em 1981 para primeira execução somente dois anos depois, inicialmente para somente o ganhador do Grande Prêmio do Brasil (qualquer que fosse, mesmo estrangeiro), mas oficializado só para as vitórias dos brasileiros em toda a temporada.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Rolling Stones tocando no Maracanã neste sábado, 10 anos depois de sacudirem Copacabana.

"24 Horas" volta antes que eles se apresentem aqui em Porto Alegre! (bem antes, espero)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.