.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 11 de fevereiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 115
Sufoco sem ameaça, pode isso?

Pode, sim. Não é que o Universidad César Vallejo tenha ameaçado pois ineficiente ofensivamente foi, mas foi um sufoco para o São Paulo ganhar e confirmar a passagem para o Grupo 1 da Libertadores, no qual duelará contra River Plate da Argentina, The Strongest e Trujillanos. Depois de um primeiro tempo bem mais ou menos, apertou muito na segunda etapa e desperdiçou um pênalti com Michel Bastos, uma das três acertadas de poste. Quem se deu bem foi Edgardo Bauza por substituições suas terem funcionado. Na ida, foi Calleri quem entrou no decorrer e marcou o gol de empate. Nesta volta, Rogério foi quem guardou nas redes aos 43 minutos da metade derradeira. Continua o Tricolor positivo contra peruanos: 10 vitórias e 4 empates (mandante, são 6 e 1). O primeiro embate dos são-paulinos na fase de grupos será na quarta que vem, contra o Strongest, ainda no Pacaembu.

Desta maneira, teremos dois River Plate contra paulistas pois o do Uruguai está assegurado no Grupo 2, que tem o Palmeiras e ainda o também uruguaio Nacional e o Rosario Central, pois segurou o empate no Chile diante da Universidad após vencê-la em casa. O "genérico" será o primeiro adversário palmeirense, em Montevidéu, na terça que vem. Já o legítimo Nacional terá como novidade o avante Léo Gamalho, do Avaí, por 6 meses. Ainda em termos de argentinos, deu Huracán mesmo sofrendo 2 x 1 do Caracas pois o 2 x 2 agregado foi decidido pelo gol fora. Já o Racing ganhou do Puebla pelo escore mínimo depois de empatar no México e seu grupo terá dois tangueiros pois o outro será o Boca Juniors, que perdeu a Supercopa Argentina ao tomar 4 a nada do San Lorenzo, que será um dos adversários do quadrangular do Grêmio, que promete ser dos mais interessantes do certame.

Hoje fecharemos mais dois grupos. Corinthians, Cerro Porteño e Cobresal saberão se encararão o Independiente Santa Fe, que tem 3 x 1 de vantagem, ou se pegarão o Oriente Petrolero, que precisará de uma super reviravolta na Colômbia. Já Atlético Mineiro, Colo-Colo e Melgar ainda não tem uma ideia mais clara de véspera para seu grupo. A vantagem por 1 x 0 é do Independiente del Valle, mas o mandante desta volta será o Guaraní.

Destaques dos Estaduais

Paulista - Continua falando alto a necessidade de recuperação para a Ponte Preta após duas derrotas em duas rodadas. Tá bom que não perdeu para o Linense, mas também não ganhou, o que nada alterou na sua já delicada situação. O Palmeiras foi não a Itápolis e sim a São José do Rio Preto, empatou sem gols com o Oeste e tem 5 pontos ganhos em 9 disputados. Com 6 em 6, o Corinthians recebe esta noite o Capivariano.

Carioca - No dia seguinte aos seus 40 anos, o Volta Redonda "ganhou" de "presente" um pênalti ridículo contra si para abrir a vitória do Vasco, que segue 100% após 3 rodadas. O mesmo se dá com o Botafogo ao bater o Macaé, com a diferença de que no caso dele a penalidade máxima existiu. Duas foram marcadas para o Flamengo e ambas foram chutadas pelo Emerson, mas a inventada foi perdida e a existente foi convertida. Teve ainda um terceiro gol que, sinceramente, não me convenceu. Olhei apenas a câmera do impedimento da Globo e, por ela, não achei que a bola entrou completamente. Se bem que, como os rubro-negros venceram por quina a nada, neste caso específico provavelmente não fizesse diferença alguma não validar este tento. São 7 pontos para o Fla. E com 3 pontos em 6 disputados, o Fluminense visitará o Madureira hoje no fim da tarde. Horário das 17h pois a bola rolaria em Conselheiro Galvão, mas como faltaria efetivo policial devido ao carnaval mesmo com ele já encerrado no dia seguinte à quarta-feira de cinzas, transferiram a contenda para Macaé em horário igual.

Mineiro - Após vencer a estreia, o Atlético reviveu ontem contra a Caldense a decisão do ano passado. Nada de controvérsia desta vez pois a vitória foi sólida e incontestável nos gols, o primeiro deles com o cabeceio sempre beleza pura do Leonardo Silva. Teve foi preocupação com Hyuri ao desabar desacordado em dividida com o goleiro Gilson, mas felizmente ele ficará bem pois constava apenas ter dores no pescoço, mas só.

Gaúcho - O Brasil de Pelotas teve um ganho importante para a peleja contra o Ypiranga: o Bento Freitas, liberado na área social para sua torcida ali estar. Só faltou ganhar a partida, mas como empate foi a consequência, são 2 pontos em 3 rodadas para o Xavante. Quem mantém 100% em 9 pontos disputados é o Grêmio, que superou pelo escore mínimo o Veranópolis. Com 4 pontos em 6, o Internacional recebe hoje o Passo Fundo.

Catarinense - O Criciúma continua com 7 pontos, mas agora em 4 rodadas por ter tomado 3 sacoladas do Inter de Lages, duas delas em golaços de Isac. Já o Figueirense foi aos 5 em 3 (um jogo a menos devido à Primeira Liga no último fim de semana) ao empatar com o Guarani. Hoje, tem Avaí com 4 em 3 versus Chapecoense com 7 em 3. Depois, também com 4 pontos em 9 disputados, o Joinville receberá o Metropolitano do Leonardo Moura.

Paranaense - 3 rodadas se passaram e dois dos três grandes de Curitiba mantém os 100%: Paraná, que derrotou o Maringá, e Atlético, que virou sobre o Rio Branco com os dois primeiros gols do Deivid desde setembro de 2014, quando anotou na vitória sobre o América de Natal. Hoje, o Coritiba receberá contra o Londrina, que também tem 100%, mas cuja história da escalação irregular pode colocar tudo a perder. Pitadinha histórica (#AvalloneFeelings): o Coxa não perde pro LEC em Curitiba há 17 jogos (15 vencidos) desde 1994.

Goiano - Dois grandes com 100% em 3 rodadas foram a campo ontem, mas apenas um continua assim: o Atlético, ao ganhar do Anápolis. O outro perdeu a invencibilidade. O Goiás até começou na frente, mas tomou 3 gols em 8 minutos do Goianésia, que ainda foi vazado mais adiante, mas venceu mesmo assim. Com 4 pontos em 3 rodadas, o Vila Nova será mandante nesta quinta-feira contra o CRAC.

Mato-Grossense - Com 4 pontos em 6 disputados, o Luverdense joga hoje contra o Cacerense em casa.

Pernambuco - Ontem tivemos dois grandes em extremos, mas ambos positivos ao término das empreitadas. Depois de duas derrotas consecutivas, o Sport derrotou o Central nos minutos finais. Já o Náutico continua 100% em agora 3 rodadas ao superar o Salgueiro, que perdeu um pênalti defendido pelo Júlio César. Hoje, o América quer surpreender contra outro grande do Recife ao pegar o Santa Cruz, que tem 1 empate em duas rodadas.

Baiano - Apenas agora a segunda rodada está acontecendo. Ganhador na primeira, o Vitória tomou o empate do Vitória da Conquista, que teve em Tatu o personagem principal ao mandar na trave um pênalti e, menos de cinco minutos depois, empatar. Também exitoso na estreia, o Bahia recebe hoje o Flamengo de Guanambi.

Cearense - Vitorioso em todas as 5 rodadas, o Ceará foi a Juazeiro do Norte e teve a invencibilidade quebrada pelo Guarani. Já o Fortaleza derrotou o Icasa e confirmou classificação antecipada para a segunda fase.

Alagoano - Foi contra o CSE que o CRB se recuperou para ter 12 pontos ganhos em 15 disputados.

Maranhense - Perfeito com 12 em 12, o Sampaio Corrêa buscará os 15 ao tentar superar hoje o São José.

Curtinhas

*Está em coma Leonardo, ídolo do Sport e seu terceiro maior artilheiro. Com 41 anos e internado desde quarta da semana passada, ele está com lesão cerebral expansiva, conforme o Hospital de Restauração do Recife.

*Aranha disse ao Diário de S.Paulo que o preconceito racial tem atrapalhado sua busca por outro clube desde que saiu do Palmeiras. Mas não teria um monte de jogador desempregado se fosse apenas por isso? Claro, lógico e evidente que o preconceito existe, o Brasil infelizmente ainda é um país racista. Mas no caso específico do Aranha, a qualidade futebolística também não lhe ajuda pois nunca foi um goleiro de encher os olhos.

*Suspenso por doping, Nilton voltou a treinar no Internacional, pelo qual poderá voltar a jogar em 9 de abril.

*Rejeitado pela Justiça Federal um recurso da família do Neymar, que terá mesmo que pagar 460 mil "dilmas" de multas por impostos não pagos entre 2007 e 2008. Convenhamos: para quem ganha milhões e milhões de euros e dólares (e ainda ganhará muito e muito mais nos próximos anos), 460 mil é "uma gota no oceano". Claro que seria uma dinheirama para qualquer um de nós, reles mortais, mas para ele especificamente é "troco".

*Nem Neymar, nem Messi e nem Suárez atuaram no desnecessário cumprimento de formalidade que foi o empate em 1 gol do Barcelona com o Valencia, a quem havia eliminado já na ida da semifinal da Copa do Rei com aqueles "esquartejadores" 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0. Ao menos serviu para os catalães completarem 29 jogos sem derrota, um acima da marca estabelecida pelos comandados do Guardiola na temporada 2010/2011.

*Julian Nagelsmann mal assinou para treinar o Hoffenheim por 3 temporadas e meia e já faz história. Causa, motivo, razão ou circunstância: aos 28 anos, é o técnico mais jovem da história do Campeonato Alemão.

*Enquanto isso, Blanc permanecerá no Paris Saint Germain até 2018. Valorizadíssimo o ex-jogador.

*Fórmula 1: Pascal Wehrlein, que era reserva da Mercedes, será titular da Manor na próxima temporada. Ele tem 21 anos e se consagrou no ano passado como o campeão mais jovem da DTM na sua Alemanha.

*Basquete: o sorteio dos grupos da próxima fase da Liga das Américas permite que, caso se classifiquem, todos os quatro brasileiros possam compor um Final Four tupiniquim. O Grupo E terá Bauru, Mogi das Cruzes, Quimsa da Argentina e Malvin do Uruguai de sexta a domingo da semana que vem, enquanto o Grupo F contará com Flamengo, Brasília, Correcaminos do Panamá e Guaros de Lara da Venezuela dos dias 26 a 28.

*Duas camisas foram aposentadas na NBA: a 1 de Chauncey Billups no Detroit Pistons, pelo qual foi campeão em 2004, e a 32 do Shaquille O'Neal pelo Miami Heat, com quem chegou ao topo do pódio em 2006.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma história de 43 anos foi revivida ontem na Rádio Bandeirantes. Escutam aqui a surpresa reservada para o decano Salomão Ésper no "Manhã Bandeirantes" por Marcelo Duarte, Thays Freitas e Paulo Galvão. Este contou que uma amiga sua pegou um táxi em Belo Horizonte e ouviu do motorista uma história sobre quando era menino e tinha um grave problema nos pés, aí encontrou um senhor que lhe perguntou se queria tratamento e respondeu que sim. O senhor o levou para um médico seu amigo, que operou o guri, que ficou curado e depois foi embora. Pois o ajudante deste hoje moço de 53 anos foi justamente o co-apresentador do "Jornal Gente". Ambos conversaram ao vivo no programa, o que rendeu 20 minutos de um dos melhores momentos do rádio em 2016.

*Obrigado ao Renato JG por me permitir assistir essa aqui: "ParanáTV" de anteontem na RPC, ao vivo do litoral estava o apresentador e ex-narrador esportivo Jasson Goulart. No local onde ele estava, uma professora dava para alunos dentro da piscina uma aula de dança da mãozinha. O que é que Jasson faz ao término do vivo? Se joga de corpo e alma na água, para diversão dos que lá estavam e também do apresentador Fernando Parracho.

*Já faz uma semana e meia que isso aconteceu e, vergonhosamente, não registrei no colunão de regresso que publicado foi na última segunda-feira: teve retorno na Record aqui em Porto Alegre. Com Simone Santos em férias neste mês de fevereiro, quem a substitui é Gisa Guerra, que estava em licença-maternidade desde setembro e que, antes de ganhar seu primeiro filho, estava na reportagem e nos boletins "Direto da Redação".

*Mais Record: leio no NaTelinha que o "Balanço Geral SP" fechou janeiro com média de 7,7 pontos na capital bandeirante, sua melhor média mensal desde a estreia em dezembro de 2007 (considerando-se que entre 2009 e 2012 o "Balanço" não estava no ar pois o "Record Notícias" ocupava a faixa das 12h às 14h30).

*Repercutiu bastante o áudio acidentalmente vazado ao vivo no G1 com o som do estúdio ao término da exibição do desfile da Vila Isabel, cuja transmissão foi reaproveitada pela TV Globo para os compactos exibidos logo após o "Big Brother Brasil" em Pernambuco e depois da última escola ao vivo na rede nacional. Recuperei este som e o publiquei no YouTube, que o apagou logo em seguida, mas recoloquei no UOL e ali continua até agora. Tem total sentido o questionamento feito fora do ar por Fátima Bernardes e Luís Roberto pois não precisava a transmissão acabar 20 minutos e dois carros antes do fim. Era só continuar a fazê-la e deixar a imagem corrida mesmo quando a cobertura ao vivo na televisão começasse. Desnecessária a logomarca parada com o desfile rolando.

*Também foi estranho e curioso a abertura do carnaval na segunda-feira ser em horários distintos em termos de estados com horário de verão pois ela aconteceu 10 minutos antes apenas nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo em relação a todo o Brasil. Essa não deu para entender. Por outro lado, os trabalhos terminaram às 7h10 e, como não teve jornal local na terça, a série "Mega Med" preencheu espaço até o "Bom Dia Brasil". Diferenciação também aconteceu nas apurações, cujas transmissões continuaram por mais alguns minutos para as metrópoles envolvidas, tanto São Paulo na terça (dia no qual o RJ viu "Rango" na "Sessão da Tarde" e não "Vovó... zona! 2") quanto Rio na quarta, embora isso causasse cortes que me soaram bruscos nas exibições nacionais.

*Por falar no carnaval do Rio: parabéns à Mangueira! Grande apresentação na homenagem à Maria Bethânia e vitória por um décimo sobre o Salgueiro, quebrando 14 anos de jejum. Na última vez que a Estação Primeira havia conquistado o campeonato na Passarela Professor Darcy Ribeiro, este Papo de Bola nem existia.

*Amanhã será o último dia da Mônica Iozzi no "Vídeo Show", que depois terá por algumas semanas Joaquim Lopes e Giovanna Ewbank acompanhando Otaviano Costa até que a nova parceira dele, ainda não confirmada pela Globo, estreie. Embora compreensível a vontade da Mônica em querer investir na carreira de atriz, lamento muito que seja desfeita a dupla dela com o Otaviano, que me fez voltar a assistir este programa depois de muito e muito tempo ao garantir o show através da participação deles ao vivo, com direito a piadas, zoeiras, gafes e referências a canais concorrentes que, por justamente serem ao vivo, não têm como ser cortadas, daí muito mais divertidas. Tem um tantão de gente que acha esta dupla uma chatice (sobretudo em Sampa City, onde a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert é campeã de audiência), mas não faço parte dessa turma e sim dos que curtem assistir estes dois hilários palhações fazendo micagens. Levou tanto tempo para acertarem o rumo e, agora, desfeito tudo será.

*Leio na Cristina Padiglione que o Viva vai passar a publicar no canal Viva Play pela internet todos os capítulos das novelas que estiverem sendo reprisadas, resolvidas que foram questões jurídicas relativas às produções revisitadas. O início desta ação será na próxima segunda, quando "Laços de Família" passará às 23h45 e às 13h30.

*Também leio na Padiglione que apenas em março de 2017 o filme da novela "Os Dez Mandamentos" estará liberado para exibição na Record, então encerrado que estará o período de transmissão em televisão fechada, inicialmente em caráter premium no Telecine e depois em caráter básico pelo Megapix. Canais, diga-se de passagem, pertencentes à Globosat. Ou seja: a Globo tira um pouco de proveito do sucesso concorrente.

*Fez 75 anos ontem Michael Apted, diretor de filmes como "O Destino Mudou Sua Vida", "Mistério no Parque Gorki", "Nas Montanhas dos Gorilas", "007 - O Mundo Não é o Bastante" e "Nunca Mais".

*90 anos hoje do nascimento do eterno Leslie Nielsen, que morreu em 2010 e para sempre será Frank Drebin na trilogia "Corra Que a Polícia Vem Aí", além de participar de outras comédias também divertidas.

*Quem celebra 80 anos nesta quinta é Burt Reynolds, indicado ao Oscar de coadjuvante por "Prazer Sem Limites" e ganhador do Emmy pela série "Evening Shade", por ambas as produções vencedor do Globo de Ouro. Visto ele é em filmes como "Amargo Pesadelo", "Golpe Baixo", "Encontros e Desencontros", "Quem Não Corre Voa", "A Melhor Casa Suspeita do Texas" e meu particularmente predileto "Agarra-me Se Puderes". Tanto tempo que não assisto os engraçadíssimos dribles automobilísticos do Bandido no xerife Buford T. Justiça...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

A quinta-feira é dos 70 anos de Mário Prata, escritor e dramaturgo de TV e teatro. Enquanto teve bons momentos na Globo da década de 1970 com "Estúpido Cupido" e "Sem Lenço, Sem Documento", negativamente ficou marcado por "Bang Bang" em 2005, tanto que jogou a toalha com apenas 3 meses e isso levou Carlos Lombardi a terminar aquela, vamos e convenhamos, ideia de jerico que foi uma telelágrimas em clima de faroeste - tanto que em determinado momento os capítulos foram tão pequenos que passavam apenas das 19h45 ou 19h50 às 20h30. Era absolutamente bizarro eu ligar no 12 por volta das 19h30 e escutar da "musa-mor" Cristina Vieira no "RBS Notícias" o "boa-noite" (agora é com hífen, humpf...) não final, como costumeiramente, e sim inicial.

Mas o tópico resgata aqui uma cena de 1979 na TV Tupi. Através da novela "Dinheiro Vivo", Mário colocou em debate algo que quase 40 anos depois continua atualíssimo: formulismo ou pontos corridos? A Garapa de Cristina Pereira participava do fictício programa de perguntas e respostas "Três Milhões de Cruzeiros", apresentado por Luís Armando Queiroz e Maitê Proença. Torcedora do Corinthians, Garapa aproveita o programa e manda um recado ao então presidente da Federação Paulista de Futebol, Nabi Abi Chedid, onde defende os pontos corridos para a disputa do Campeonato Paulista, igual era antigamente. Naquele ano de 79, para ser campeão, o Corinthians precisou passar por uma primeira fase com 20 times divididos em quatro chaves de 5 cada, depois por uma segunda fase com duas chaves de 6 times cada, a seguir a semifinal e, então, a final com a Ponte Preta.

Bela do Dia: Érika Moura

Érika Moura, a atual Globeleza. Ela completou dois anos como estrela central das vinhetas de carnaval da Globo e revelou que renovou por mais dois anos.

Clipe do Dia I

Sexta-feira da semana passada, completou 25 anos o lançamento do último álbum do Queen colocado à venda ainda com Freddie Mercury vivo. "Innuendo" trouxe várias faixas ótimas, como a própria (que não destaco aqui pois ganhou "Raridade Rara" no "Papo de Mídia" por causa do Silvio Santos), mas destaco aqui uma muito especial: a linda "These Are The Days Of Our Lives". É o último videoclipe onde Freddie Mercury aparece.

Clipe do Dia II

Anteontem, fez 35 anos "Face Value", primeiro disco solo do Phil Collins. Bons momentos compõem este LP, como "I Missed Again" e "If Leaving Me Is Easy", mas o sucessaço está aqui: "In The Air Tonight".

Clipe do Dia III

A quarta-feira foi dos 45 anos de "Tapestry", álbum de Carole King. Registro aqui um temaço: "It's Too Late".

Clipe do Dia IV

Também ontem, Vanessa da Mata completou 40 anos. Cantora charmosa de voz muito gostosa, é uma das boas razões de ser da música brasileira nos anos 2000. Separei aqui "Não Me Deixe Só", de 2002.

Clipe do Dia V

Mestre da interpretação, Cauby Peixoto festejou 85 anos nesta quarta. Não tem como não falar dele sem trazer aqui sua interpretação mais famosa: "Conceição", original de 1956 e aqui cantada em 1994 no SBT.

Clipe do Dia VI

Completa hoje 10 anos a morte de Jockey Shabalala, nascido em 1943 e um dos fundadores do maravilhoso coral africano Ladysmith Black Mambazo, que ficou famoso na década de 80 ao participar de grandes gravações de Paul Simon. Uma delas é de 1986 e apresento aqui: "Diamonds on The Soles of Her Shoes".

Clipe do Dia VII

Um dos brasileiros mais bem sucedidos nos Estados Unidos em cinco décadas por lá, Sérgio Mendes faz hoje 75 anos. Tem três canções que vem ao tópico e que mostram como se cercar de gente bamba sempre ajuda.

De 1966, "Mas Que Nada", versão do original de Jorge Benjor. A vocalista do Brazil 66' nesta tema e até 1971 era Lani Hall, que interpretou em 1983 a canção-título da sátira "007 - Nunca Mais Outra Vez". Em 2008, uma nova leitura de Sérgio para este clássico incluiu o Black Eyed Peas e foi tema de abertura do "Estrelas".

De 1987, "What Do We Mean To Each Other", tema da Cássia Kiss na novela "Brega & Chique". Com Sérgio nos teclados e Joe Pizzulo e Lisa Bevill nos vocais, inclui Michael McDonald e Siedah Garrett nos backing vocals, Dori Caymmi na guitarra acústica, Paulinho da Costa na percussão e Jeff Porcaro (do Toto) na bateria.

De 1992, "Lua Soberana", composição de Ivan Lins e Vitor Martins que ganhou fama no ano seguinte através da novela "Renascer". O vocal principal é da esposa de Sérgio, Gracinha Leporace, e novamente tem Jeff Porcaro na bateria. Esta música compõe "Brasileiro", vencedor do Grammy de melhor álbum de World Music.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Zika vírus colocando em dúvida as presenças de atletas e até países na Olimpíada. Era só o que faltava!

"24 Horas" volta antes que alguma nação oficialize desistência por isso! (que nenhuma o faça)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.