.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 27 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 111
A primeira vez da Primeira Liga

Com ou sem OK da CBF, a Primeira Liga começará esta noite com quatro jogos: às 19h30, Fluminense x Atlético Paranaense (grupo 3) com ingressos custando um quilo de alimento não perecível por não haver tempo hábil para definir preços de ingressos devido à colocação em cima do laço para Volta Redonda e ainda Criciúma x Cruzeiro (grupo 3); e às 21h45, Atlético Mineiro x Flamengo (grupo 1) com o Galo não tendo o dianteiro Carlos por 3 meses devido a ligamentos rompidos no tornozelo direito e mais Internacional x Coritiba (grupo 2). Amanhã, a primeira de três rodadas da fase inicial será fechada às 19h30 por América Mineiro x Figueirense (grupo 1) e às 21h45 por Avaí x Grêmio (grupo 2), jogo no qual os gremistas acenam com a colocação de reservas.

Mas não é fato de nem todos os times usarem força máxima que reduz o valor da Sul/Minas/Rio, ao contrário. O fato da CBF reagir com claros desconforto e incômodo, até falando em ir à Conmebol e à FIFA por causa dela (como admitido pelo secretário geral Walter Feldman, outro perto do qual espero não ter o desprazer de passar perto igual tive há dois anos e meio o de passar do Delfim de Pádua Peixoto Filho, da FCF, que apoia o torneio), reforça o enorme valor político que a competição possui - e não vou repetir o que escrevi na coluna anterior, apenas dei uma sublinhada arrematadora. Se a iniciativa será bem sucedida eu não sei, mas é um acontecimento que tem rendido discussões interessantes e debates que eram necessários. Não é pouca coisa.

Enquanto isso, no Nordeste...

...o papo de lá não é a Primeira Liga e sim outras coisas. O Ceará fará seu primeiro mando de campo no estadual ao receber o Guarani no mesmo Presidente Vargas onde foi "visitante" na estreia exitosa diante do Tiradentes. Não era para ser nele o jogo e sim em outro lugar distante, mas aliviaram muito a barra do Vozão e do Fortaleza (hoje fora de casa contra o Icasa) após a "Terceira Guerra Mundial" do ano passado e aí já viu.

Enquanto isso, o Santa Cruz fará amistoso esta noite contra o Botafogo da Paraíba, o último antes de estrear no Pernambucano na próxima segunda contra o Náutico. Já o Vitória, que infelizmente está fora do Nordestão deste ano, se prepara para o Baiano e recebeu ontem o Tianjin Quanjian, o time da segundona chinesa com Jadson, Luís Fabiano, Geuvânio e Vanderlei Luxemburgo. Impiedosos 1, 2, 3, 4, 5 x 1. Quarto desafio do Tianjin aqui no Brasil e todos foram perdidos. O próximo será contra a Portuguesa, o que me desperta uma descontração brincalhona: não será mais o São Paulo o único a sofrer 7 x 2 da rubro-verde. "Pojeto" vai mal, né?

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de um ano e início do outro, no qual é mais fácil eu falar do meu voo de helicóptero por Porto Alegre (nunca andei de helicóptero) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Vasco - Saiu o volante Guiñazu, um ano antes do fim do seu contrato, para voltar ao futebol argentino em clube a ser definido. Somando Cruzmaltino e Internacional, ele atuou no Brasil por 9 anos.

Bahia - Renovados o lateral direito Hayner e o meia João Paulo, este cedido ao CSA, ambos por 2 anos.

Santa Cruz - Saiu o zagueiro Diego Sacoman para o Red Bull Brasil.

Vila Nova - Apresentados o meia Fernando Neto, do Macaé, e o atacante Diego Cardoso, emprestado pelo Santos e que estava no Bragantino.

Curtinhas

*Não será em jogo único a final do Catarinense e sim em ida e volta com segunda partida mandada pelo time de melhor campanha geral, confirmou a Federação após um erro de cálculo da CBF quando fez a matemática das datas da Copa do Brasil. Ah: final só se não for o mesmo clube a vencer os dois turnos distintos.

*6 meses fora do futebol é a consequência do mal súbito sofrido durante um treinamento pelo lateral direito Canavarros, do XV de Piracicaba. Ele respira com auxílio de aparelhos na UTI do Emcor, mas viverá.

*Morumbi para o São Paulo só lá pela metade de março contra o Palmeiras. Até então, serão 7 partidas mandadas no Pacaembu - já falo 7 e não 6 por contar a diante do Strongest pois é mais fácil eu dançar "cheek to cheek" com a deusa Ellen Rocche do que dar Universidad Cesar Vallejo. (espero não zicar o Tricolor...)

*Liminar obtida pelo Santos resultando em obrigatório pagamento de 65 milhas de "dilmas" pelo Leandro Damião ao clube se quiser defender qualquer outro. Dizem que ele está por se transferir para o Betis.

*Retiradas pela Justiça do Canadá as acusações de abuso sexual supostamente cometido pelo meia-atacante Lucas Piazon durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto pois não encontraram provas.

*Bola rolando: enquanto na Copa da Liga Inglesa deu Liverpool na final ao eliminar o Stoke City nos pênaltis, a Taça da Liga de Portugal teve o Benfica classificado ao fazer a sena no Moreirense e o líder da primeira divisão Sporting eliminado mesmo derrotando o Arouca por ter menos pontos que o Portimonense em sua chave.

*Jiangsu Suning. É o clube chinês que tirou Ramires do Chelsea. Sério: esses chineses não serão detidos?

*Curiosa do tênis: ao perder para Serena Williams nas quartas-de-final do Aberto da Austrália, Maria Sharapova completou 18 derrotas seguidas para ela em cerca de 12 anos. 12 anos, que vem a ser o tempo de existência deste Papo de Bola. Será que, se eu acabar este site, a "Perestroika Girl" derrotará Serenão de novo?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Essa é muito local daqui de Porto Alegre, mas por envolver um moço que conheci pessoalmente e que ficou bem conhecido na cidade, registrarei como homenagem: li no José Luiz Prévidi que faleceu de câncer aos pouco mais de 50 anos o revisteiro Fausto Mantovani, que era o dono da Banca da República, localizada há quase 29 anos na esquina da República com João Pessoa, no bairro Cidade Baixa, e que é uma das mais bem consideradas bancas da cidade. Fausto era paulistano, torcedor fervoroso do Corinthians, e veio para cá em 1986 com a família da sua esposa, que é gaúcha e com quem teve duas filhas. A mãe, a vó e eu moramos no início dos anos 90 por uns três anos na Sofia Veloso, que é a última travessa da República antes da João Pessoa, e foi a partir dali que conheci o Fausto. De 20 anos e pouco para cá, só passei ali perto de vez em quando, mas não mais regularmente. Mas volta e meia pintava por ali e falava com ele, que perguntava da minha família e tudo mais. Fará falta o Fausto!!!

*Algo que, por infelizmente não mais estar entre nós, o Fausto não comercializará será a novidade anunciada neste começo de semana pela RBS: que o jornal Zero Hora passará a ter a partir de março uma edição única de fim de semana pois concluíram que o jornal de sábado tem vida curta por ser superado na tarde do mesmo dia pela edição de domingo (aqui em Porto Alegre os impressos dominicais de ZH e Correio do Povo saem sempre na tarde de sábado e o único de domingo com notícias atualizadas era o agora somente virtual O Sul). Desta feita, a Zero Hora circulada no sábado valerá também pelo domingo com uma super-edição com mais grandes reportagens.

*Após sair do SBT do Distrito Federal e enquanto não surge algo novo nas redes abertas, Alessandra de Castro está passando uma temporada na bancada do "Jornal da Justiça: 2ª Edição", na TV Justiça. Assistem aqui um trecho da semana passada, no qual é informado pela ex-"Jornal SBT Brasília" que duas multas da Receita Federal aos "Neymares" filho e pai por sonegação de impostos entre 2007 e 2008 foram mantidas.

*Leio no Portal Making Of que Fabiana do Nascimento pediu para sair da RBS TV de Santa Catarina, na qual trabalhava havia 15 anos e meio. Esta sexta-feira terá sua última apresentação do "RBS Notícias", no qual permanecerá somente Fabian Londero, não se sabe ainda se sozinho ou se com uma nova dupla. Fabiana começou na RBS de Joinville, onde foi apresentadora do "Jornal TVCOM" local e repórter e apresentadora da RBS TV local, chegando a Florianópolis em 2005 para reportagem e, depois, apresentação do "Bom Dia Santa Catarina" até ser transferida para o noticiário noturno. Palpite, mero palpite: ela vai para o Rio de Janeiro morar com seu amado Giovani Martinello, que lá está desde o ano passado enquanto narrador do Esporte Interativo. Foi a mesma coisa que aconteceu em 2011, quando Márcia Manfro deixou a afiliada da Globo para morar em São Paulo ao lado do marido Carlos Eduardo Lino, então já a serviço do SporTV por lá (hoje ele atua no Rio).

*Triste essa que li no UOL: ex-apresentador da Rede Globo tanto nacional quanto local carioca, Berto Filho está com câncer no fígado e sofreu recentemente um AVC. Com 75 anos e fora do ar desde que saiu da emissora em 2008 após 4 anos de segunda passagem, ele passou a morar anteontem no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, pois o filho disse não ter mais como cuidar direito dele por também trabalhar. Berto ficou viúvo e perdeu sua irmã em um espaço de 3 anos. Além disso, tem ficado ainda mais debilitado e deprimido por sofrer com problemas na bela voz que sempre mostrou em tantos anos. Até onde me recordo, a última aparição ao vivo dele na Plim-Plim  está aqui e foi em janeiro de 2013, quando foi convidado para o "RJTV" especial de 30 anos no ar e conversou no estúdio de vidro com Ana Paula Araújo, inclusive lembrando dele na edição inaugural do jornal.

*Quarta-feira dos 60 anos de Mimi Rogers, atriz de filmes como "Perigo na Noite" e "Perdidos no Espaço".

*Nascia há 95 anos Donna Reed, da qual falei na coluna do dia 14 por ocasião dos 30 anos de sua morte.

*Luto no cinema: morreu de causas naturais aos 94 anos o ator Abe Vigoda, que fez Salvatore Tessio nos dois primeiros "O Poderoso Chefão" e também o avô da comédia "Olha Quem Está Falando".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Rafaela Escalante

Rafaela Escalante, presidente do Plácido de Castro, clube da Série A do Campeonato Acreano. Não, você não leu errado. É essa jovem administradora de 25 anos que foi eleita por aclamação no último domingo a nova mandatária do Tigre do Abunã até janeiro de 2018. Aliás, soube pelo GloboEsporte.com que o tricolor da cidade localizada a 95 km de Rio Branco será a única agremiação do Brasil com duas mulheres no comando, pois a vice-presidente é Jovelina Melo. Sem dúvidas, história sensacional.

Clipe do Dia

10 anos sem Gene McFadden, que nasceu em 1949 e formou com John Whitehead a dupla McFadden & Whitehead. Co-autores de "Wake Up Everybody" e "Bad Luck", que foram sucessos com Harold Melvin & The Blue Notes, eles estouraram nas paradas em 1979 com este "temón" aqui: "Ain't No Stopping Us Now".

Momento Raridade Rara

Na data de hoje, há exatos 110 anos, nascia aqui em Porto Alegre o pianista, compositor e arranjador Radamés Gnatalli, um dos grandes nomes da música brasileira em seu tempo e nos tempos subsequentes, que chegou ao Rio de Janeiro na década de 1920 para trabalhar com os maiores craques do nosso som e muito som não bom e sim excelente levar para outros recantos em recintos mil para milhares de apreciadores no exterior, além de ter sido arranjador da clássica Rádio Nacional do Rio por três décadas. O programa que indico aqui está na íntegra de 56 minutos e é o "Contra-Luz", exibido em janeiro de 1986 (portanto, há exatos 30 anos) pela TV Educativa do Rio, a atual TV Brasil, e inclui histórico, entrevista e diversas apresentações dele, além de um depoimento de Tom Jobim e cantorias de Elizeth Cardoso e Zezé Gonzaga. O anfitrião é o poeta, compositor e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, que completará 80 anos no dia 28 de março deste 2016. 80 anos era o que à altura deste programa recém fazia Radamés, que nos deixaria em 13 de fevereiro de 1988. Saboreiem sem moderação.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Ao serem finalistas da Copa da Ásia Sub-23, Japão e Coreia do Sul confirmaram presença na Olimpíada.

"24 Horas" volta antes que saibamos se o último da Ásia no futebol será Iraque ou Catar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.