.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 26 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 110
Guerra temos, só faltam a sombra e a água fresca

Como nem adianta querer explicar o título por talvez nenhum dos leitores desta coluna recordar da série sessentista "Hogan's Heroes", melhor desenvolvermos o principal assunto do dia, que é inevitavelmente este veto da CBF para a Primeira Liga. Sim, dado na antevéspera do começo da competição, como que de propósito só para fazer "o circo pegar fogo". Os participantes do certame vetado dão de ombros para isso e garantem que a bola rolará conforme o planejado. Não é que eu seja propriamente favorável à Sul/Minas/Rio em si, até porque tá bem bagunçada a edição deste 2016 ao ser feita "nas coxas". Mas ver os clubes se opondo à CBF é muito bom, sim, pois dá uma luz em relação a um possível fim de subserviência, de não aceitar calado tudo que ela determina e pronto.

A própria reação flagrantemente contrária da CBF mostra que, muito mais e fundamentalmente para fins políticos visando um futuro não tão distante assim e menos para o futebol em si, a iniciativa da Primeira Liga é muito válida e digna de receber votos de sucesso. Se emplacar, mais do que isso poder dar um empurrão determinante para aquele velho papo (põe velho nisso, desde antes ainda deste PB surgir) da Liga Nacional sobre a qual se falava ainda na época do Fábio Koff no Clube dos 13. Gastei toda essa groselha vencida para resumir nisso: que a Primeira Liga, mesmo iniciada "nas coxas", inicie positivamente e que a CBF fique mais enfraquecida depois deste episódio. Nesta terça, os clubes partiram para o ataque ao se posicionarem nas redes sociais com a hashtag: #JuntosPelaPrimeiraLiga Imagina se muitos torcedores não abraçarão a causa por eles defendida?

Ah: a CBF e também uns quantos cartolas que pensam igual a ela, tipo Francisco Novelletto e Rubens Lopes. O mandatário da Federação Gaúcha há anos não faz praticamente nada que preste pelo futebol do meu estado, especialmente no tocante ao interior. Já o da Federação do Rio é outro que não é flor que se cheire e teve ontem escancarado com brilhantismo pela ótima Gabriela Moreira, da ESPN Brasil, o nepotismo que instaurou na FFERJ ao nela empregar uma filha como advogada e um sobrinho como diretor financeiro. Não só do Rubão isso, mas também de outros dirigentes que empregam parentes seus por lá. Se fosse um negócio de caráter familiar, até vá lá. Mas a Federação do Rio não se enquadra nisso, o que só suja mais sua ficha corrida.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de um ano e início do outro, no qual é mais fácil eu partilhar que sonho em ser pai até os 40 anos (e nem adotivo acho que serei, que fase!!! rs) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Palmeiras - Permanecido o volante Matheus Sales por 5 anos.

Ponte Preta - Saído o atacante Alexandro para defender o Qatar Sports Club, com quem está fechando.

Vitória - Contratado o atacante Marinho, do Cruzeiro, por empréstimo de 1 ano.

Bahia - Renovado o lateral direito e volante Éder por 2 anos.

Goiás - Negociado o atacante Bruno Henrique para o Wolfsburg.

São Luiz - Ó quem vai defender o time de Ijuí na divisão de acesso aqui do RS: Paulo Baier. Sim, aquele!

Curtinhas

*Ruptura no pé esquerdo tirando Giuliano do Grêmio que pegará Avaí na quinta e Brasil de Pelotas no domingo.

*Avaí, cujos funcionários das áreas administrativas e de manutenção decidiram não trabalhar ontem por estarem com salários atrasados. Não foi total a adesão, mas quase isso pois 90% dos funcionários pararam.

*Os dois clássicos Goiás x Vila Nova com torcida única, o primeiro deles com mando do Vila no próximo domingo. As autoridades goianas se renderam aos violentos ao se assumirem incapazes de combatê-los. Snif...

*20 dias de suspensão para o apitante Almeida Filho e o bandeirola Arnaldo Souza por arbitragem bagunçada no Tiradentes 0 x 1 Ceará de anteontem. Teve pênalti não dado para o Vozão, cujo volante Johnnatan tomou um pé no peito do goleiro Fábio Lima, nada foi marcado e uma grande confusão começou. Entraram pelo cano.

*Tensão no XV de Piracicaba: o lateral direito Cannavaros sofreu um mal súbito durante um treinamento e teve que ser removido para a Santa Casa da cidade. Ele chegou neste ano após defender o Inter de Lages.

*Candidato único no fim das contas, Alejandro Dominguez é o novo presidente da Conmebol. Oremos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tem horas que acho que estou em Marte ou que sou a pessoa mais desinformada do mundo. Apenas ontem, ao ler uma dica do compadre Gabriel Vaquer, fui saber uma da Rede Família (a UHF da Record sintonizada em parte do interior paulista, como Limeira, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, e em algumas cidades de outros estados, como Uberaba, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Aracaju, Salvador, Curitiba, Teresina). Sabem quem nela está apresentando um programa de variedades diariamente? Maria Cândida. Sim, a ex-Rede Record, repórter que por muitos anos fez pautas de cinema em Hollywood e que fez atrações como a primeira versão do "Programa da Tarde". Ela tem feito nas tardes de segunda a sexta o "Tudo Posso", às 16h30. Isso é a partir deste mês? Não. Do mês passado? Não. Desde dois meses atrás? Não. É desde agosto de 2014!!! E apenas agora, em janeiro de 2016, é que fui saber! Depois as pessoas acham que sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo...

*Aliás, dando uma olhada no site da Rede Família, notei que outro vespertino diário tem uma apresentadora muito familiar: "Versátil e Atual" é comandado pela Flor, a mesma que todo domingo participa do "Jogo dos Pontinhos" no "Programa Silvio Santos" do SBT. É uma das três personalidades atuais da emissora que admito conhecer, o último deste trio sendo o locutor esportivo Alberto César, que faz o "Esporte Campeão" aos sábados. Em tempos idos, foi pela Rede Família que olhei pelas vezes primeiras tanto o então narrador de futebol Renê Marcelo, hoje apresentador do "Balanço Geral" na Record do Pará, quanto a repórter então chamada Adriene Emergente, que depois passou a ser Adriene Lacerda e que há alguns anos está na Record daqui de Porto Alegre.

*No dia do aniversário da capital paulista, a Globo fez um "Bom Dia SP" muito diferente ao ter Rodrigo Bocardi o jornal inteiro apresentando em externas girando pela metrópole e rendendo cenas inusitadas, como vê-lo parando numa padaria para tomar um café ou subindo em um ônibus para entrevistar os passageiros. Foi aí que surgiu a cena mais... evitável: olhem aqui ele querer papear com um passageiro e este nem estar aí. Fora isso, me ocorreu: já pensou se outras Globo e as afiliadas resolvessem fazer igual nos aniversários das suas capitais? No caso daqui de Porto Alegre, eu jamais recusaria entrevista pra Simone Lazzari ou pra Daniela Ungaretti se a RBS colocasse uma delas para fazer o "Bom Dia Rio Grande" dentro do ônibus linha Paulino Azurenha... (rs) Bom, foi por isso que a "fada madrinha" Natália Ariede fez ontem a apresentação paulista do "Bom Dia Brasil".

*"Sessão da Tarde" com dois filmes diferentes até já aconteceu várias vezes, não é propriamente algo inédito por mais que chame a atenção quando acontecido. Mas com três filmes distintos? Ah, essa é nova. Fui saber pelo NaTelinha que assim ficou esta faixa nesta segunda: Rio de Janeiro, interior de SP, estados com horário de verão e antenas parabólicas com "Carros"; estados sem horário de verão com "As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa"; e apenas e tão somente o canal 5 de Sampa City com "A Lenda do Tesouro Perdido", que na quarta-feira passada havia passado somente para o RJ enquanto a rede ia de "Força-G".

*Leio no Carnavalesco (obrigado, Leonardo Dantas) que a TV Brasil está próxima de fechar ainda nesta semana a transmissão do desfile das campeãs do carnaval tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, restritos em 2015 à internet através do G1. A negociação é feita pela emissora pública com a Globo, a detentora máxima dos direitos. Além disso, o Carnavalesco afirma que também o desfile do acesso paulistano passará na TV Brasil - que, desta feita, se mostra um canal que parece procurar alternativas dentro do possível em esferas cujos apreciados sentem falta de mais eventos em VHF e/ou UHF, casos do futebol e, notamos agora, da folia de Momo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Samara Macedo

Samara Macedo, apresentadora do programa oficial do Coritiba exibido no Premiere. Torcida coxa-branca torcendo que 2016 seja que nem esta loira: de despertar felicíssimos sorrisos.

Momento Raridade Rara

Grande ator brasileiro, John Herbert nos deixou há 5 anos completados nesta terça-feira. Nascido em 1929, teve inúmeras presenças no cinema e na televisão a partir dos anos 50. No vídeo, ficou na Tupi até o fim dos anos 70 e chegou à Globo em 1980, até o fim da vida tendo apenas brevíssimas saídas para Bandeirantes, SBT e Record. Recentemente, foi novamente assistido via Viva em "O Dono do Mundo" e "A Viagem". A última novela com sua presença foi "Três Irmãs", em 2008. Mas este é o tópico das relíquias das antigas e o motivador dele está aqui: um rarissimamente raríssimo trecho de "Alô, Doçura", série que ele e Eva Wilma fizeram na TV Tupi de 1953 a 1964. As imagens são de 1954, quando a transmissão era ao vivo, mas foram guardadas devido ao uso de equipamento em nosso país adotado somente pela Tupi, equipamento em película importado dos EUA.

Clipe do Dia

Para passar o dia dançando, curta aqui um dos melhores momentos de 2015: "Sugar", com Maroon Five.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Noite de amistoso em Salvador. Vitória duelando contra o Tianjin Quanjian, o time chinês do Luxemburgo.

"24 Horas" volta depois que o Leão enfrentar o time de Luís Fabiano, Jadson e associados!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.