.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 23 e 24 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 108
Manhã para as maiores torcidas

Pela primeira vez, Corinthians e Flamengo decidirão entre eles a Copa São Paulo de Juniores. Poderíamos ter depois de 20 anos uma reprise da final mineira, mas América e Cruzeiro foram iguais que nem em 1996, só que negativamente. A vitória corintiana sobre os cruzeirenses veio de virada em um jogo muito bom e bem disputado, o melhor desta edição. Já o êxito flamenguista começou com um lindo gol americano, mas teve empate rapidinho e vira-vira só na segunda etapa. É uma final que deve ser bem interessante apesar de realizada no estúpido horário das 10h (e não importa que seja feriado) e que mobilizará as maiores torcidas do país. Por jogar melhor durante a competição e pelo fator campo do Pacaembu, acho que dá Timão. Mas o Mengão tá no páreo, sim.

O Corinthians completa 17 finais de Copinha. Nas anteriores, venceu nove: 1 x 0 no Nacional em 1969; 4 x 2 no Palmeiras em 1970; 3 x 2 na Ponte Preta em 1995; 1 x 0 no Vasco em 1999; 2 x 0 no São Paulo em 2004; 3 x 1 no Nacional em 3 x 1; 2 x 1 no Atlético Paranaense em 2009 e no Fluminense em 2012; e 1 x 0 no Botafogo de Ribeirão Preto em 2015. As perdidas: 2 x 0 do Fluminense em 1973; 1 x 0 do Atlético Mineiro em 1976; 0 x 0 + 5 x 4 do Internacional em 1978; 2 x 1 do Santos em 1984 e 2014; 4 x 3 do São Paulo em 1993; e 1 x 1 + 4 x 3 do Lousano Paulista em 1997. Já o Flamengo jogará somente sua terceira decisão de Copa São Paulo e tem 100% até o momento, campeão que foi em 1990 com 1 x 0 no Juventus e 2011 com 2 x 1 no Bahia.

Fim de semana de amistosos

Muitos clubes das Séries A e B entram em campo neste sábado. Exemplos: Náutico x Botafogo da Paraíba, Tupi x Bonsucesso, Grêmio x Danubio, Fort Lauderdale Strikers x Corinthians, Chapecoense x Passo Fundo, Desportiva x Botafogo, Bahia x Santos e Nacional do Uruguai x Palmeiras (esse seria às 22h15 e foi para 23h15).

O domingo tem Pernambuco salvando a lavoura nesse sentido, já que todo o restante ficou para sábado. Clubes nos quais Nunes marcou época, por isso mesmo sendo homenageado antes da bola rolar, Santa Cruz x Flamengo acontecerá num horário terrível para estes dias calorentos no Nordeste: 11h locais (12h Brasília). Que não me dê bode nenhum, assim espero. Mais tarde, às 16h (17h), tem Sport x Argentinos Juniors. Estes amistosos valerão taças simbólicas: a do Arruda é a Chico Science; e a da Ilha do Retiro é a Ariano Suassuna.

Atualização de domingo, 11:50: a curiosidade do sábado de amistosos ficou para o fato dos três grandes de SP terem empatado. O Corinthians "oxou" com o Fort Lauderdale em partida que acabou "secreta" para nós do Brasil, o Santos empatou em 2 gols com o Bahia (e o segundo gol alvinegro, do Serginho, foi um espetáculo maravilhoso com drible 10 e bombaça no ângulo) e o Palmeiras "oxou" com o Nacional do Uruguai em entediante "corujão" que teve derrota nos pênaltis na final da Copa Antel pois, mesmo Fernando Prass fazendo sua parte ao defender dois pênaltis e anotar o seu, mandaram mal Dudu, Allione e Gabriel Jesus. Mal também mandou o Botafogo ao tomar 2 x 1 da Desportiva e o mesmo se aplica ao Kadu, autor do gol contra para o Danubio no empate com o Grêmio. Destaque na Arena para a tensão entre os dois times quando Marcelo Oliveira fez uma falta dura demais para um jogo amistoso. O Náutico ganhou por 2 x 0, o Tupi fez 1 x 0 e a Chapecoense ficou no 1 x 1.

A hora é dos Estaduais

Este tópico destacará alguns campeonatos que começam neste fim de semana, mas falarei de um já iniciado.

Cearense - Conturbado fora do campo e com alguns jogos já feitos, terá os grandes em ação a partir deste fim de semana. Atual campeão Fortaleza estreando contra o Itapipoca e o atual vice Ceará encarando o Tiradentes é o que temos. São 10 clubes divididos nestas duas chaves: A com Fortaleza, Icasa, Itapipoca, Maranguape e Uniclinic; e B com Ceará, Guarani, Guarany (recolocado via Justiça), Quixadá e Tiradentes.

Potiguar - Vice ABC estreando no sábado contra o Palmeira, no dia seguinte aos 10 anos da inauguração do Frasqueirão, onde espera ter dias melhores que os terríveis de 2015 com aquelas "cinquenta e seis" partidas sem vencer em casa. O campeão América estreará em clássico com o Alecrim em mais uma ideia ridícula e tonta pra chuchu: bola rolando às 9h30 locais (10h30 Brasília). Alguém poderá achar incoerência em mim pois tão bem falei das matinês do Brasileirão de 2015. Não sou incoerente, não. Aprovei as matinês por serem em meses de tempo mais ameno e até frio - teoricamente por na prática nem sempre ser assim - e só em Sul e Sudeste, mas não nas outras regiões, que são bem mais quentes o ano inteiro e onde futebol matutino é temeroso. Nordeste, então, tem calor a temporada toda e futebol cedo de manhã não acho uma boa. Mas enfim, o que está feito está feito. Bom, a primeira rodada também tem Potiguar x Globo e ASSU x Baraúnas. São dois turnos, cada um com pontos corridos e final entre os dois melhores. Campeões distintos farão a finalíssima. O mesmo nos dois vence direto.

Alagoano - Bola rolando com o atual campeão CRB x Murici (de volta via liminar), Coruripe x CSE, Ipanema x ASA, Santa Rita x Sete de Setembro e Penedense x CSA. São dois grupos: A com ASA, CSA, CSE, Murici e Sete; e B com Coruripe, CRB, Ipanema, Penedense e Santa Rita. Turno e returno com os times de uma chave enfrentando os da outra. Os três primeiros de cada vão para um hexagonal, do qual sairão os semifinalistas.

Maranhense - Dois grupos com esta primeira rodada: A com Araioses x Sampaio Corrêa e Moto Club x São José; e B com Santa Quitéria x Cordino e o atual campeão Imperatriz x Maranhão. Turno e returno dentro de cada grupo, semifinal e final. Isso no primeiro turno, pois o segundo terá as equipe de um quadrangular contra as do outro, de novo com semifinal e final. Campeões distintos? Finalíssima. Mesmo nos dois turnos? Fatura de vez.

Sergipano - A primeira rodada tem o atual campeão Confiança x Guarany, Sergipe x Socorrense, Itabaiana x Boca Júnior, Estanciano x Amadense e Dorense x Lagarto. Primeira fase com turno único entre todos e os seis melhores vão para a segunda fase, aí em turno e returno, do qual sairão os dois finalistas.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de um ano e começo do outro, no qual é mais fácil eu falar das sensações que tive ao pular de bungee jump (e não pularei disso nem se for ao lado de uma deusa nua) do que publicar rumores. Às últimas:

Atlético Paranaense - Depois de todo aquele diz-que-me-diz e da troca de farpas entre as partes, no fim das contas o atacante Walter acabou ficando e renovou por 2 anos, adquirida parte dos seus direitos com o Porto.

Paysandu - Enquanto foi recontratado por 3 anos Bruno Veiga, que estava no Mogi Mirim, foi emprestado o meia Djalma para o ASA por 1 ano.

São Bento - Viram quem foi anunciado para o Paulistão? Edno. Sim, o "Peledno" ex-Portuguesa da Série B.

Curtinhas

*São Bento, que não enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque no dia 4 por causa de atraso na reforma do gramado. Com isso, o primeiro mando de campo palestrino deste novo ano deve ser no Pacaembu.

*A FFERJ não deixou Fluminense x Atlético Paranaense ser em Cuiabá. O jogo da Primeira Liga, na próxima quarta, acontecerá em Volta Redonda. Convenhamos: seria bizarro o MT ter uma partida da Sul/Minas/Rio.

*Ó quem nascia há 70 anos neste sábado: Boris Berezovsky, que morreu (ou "foi morrido", não se sabe) em 2013. Era o mafioso russo tomado como controlador da MSI, a famosa ex-parceira do Corinthians.

*Sábado dos 60 anos de Fernando Clavijo, uruguaio naturalizado norte-americano que jogou na seleção dos EUA de 1990 a 1994, vencendo as Copas Ouro de 1991 e Rei Fahd de 1992, além de disputar o Mundial de 1994.

*Ronaldinho Gaúcho disputando um amistoso pelo Barcelona de Guayaquil na próxima sexta, contra o peruano Universidad San Martin, no qual vestirá a camisa 91. Entendo... que a carreira dele não tem mais volta.

*A UEFA vai adotar a tecnologia da linha do gol na Eurocopa deste ano e na Liga dos Campeões. Boa!

*Tênis: além das na coluna anterior destacadas 300 vitórias do Roger Federer em Grand Slam, outras marcas que o Aberto da Austrália registrou foram as 400 da carreira do Stanislas Wawrinka com 3 x 0 em Lukas Rosol (6/2, 6/3 e 7/6 - 3) e as 600 da Maria Sharapova com 2 x 1 sobre Lauren Davis (6/1, 6/7 - 5/7 e 6/0).

*Basquete: Bauru começou bem na Liga das Américas ao derrotar o venezuelano Marinos por 84 x 82.

*Judô: ouro para Sarah Menezes na categoria até 48 kg na etapa de Havana do Grand Prix. Ela superou a israelense Shira Rishony por ippon. Tomara que este ano seja muito melhor pra campeã olímpica.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Auvaro Maia que acabou depois de 14 anos o "Jornal da Band Local" na TV Goiânia. A partir de segunda, o mesmo título que a maioria das emissoras da rede adota será usado também por esta: "Band Cidade". Assim se chamará o jornal das 18h50 às 19h20, que terá apresentação de Luciana Braz, chegada à TV Goiânia há 2 meses e que já passou por canais matogrossenses, entre eles a TV Cuiabá (RedeTV!). Apresentador do agora extinto jornal, Ricardo Bagnete permanecerá na afiliada da Bandeirantes como gerente e partícipe do "Chumbo Grosso".

*Enquanto isso, assistem aqui a estreia do ex-"CQC" Juliano Dip como repórter do "Jornal da Band", ocorrida na quinta-feira e na qual o ex-Rádio CBN destacou os riscos do uso do suplemento termogênico.

*Tem repórter nova na Globo News do Rio de Janeiro a partir de daqui a duas segundas-feiras: Júlia Finamor, que é conterrânea aqui da aldeia pampeana e que não trabalhou nas TVs daqui - não como repórter, pois foi produtora e editora das reportagens nacionais da Pampa para a RedeTV!. Repórter mesmo Júlia foi no rádio, tanto por quase 3 anos na Band (Bandeirantes e BandNews) quanto por 3 anos na RBS (Gaúcha e CBN). Boa sorte!

*Isso aconteceu já na primeira semana deste novo ano, mas apenas hoje notei ao olhar o referido no "Jornal Hoje" com uma reportagem admito que não sei sobre qual assunto por ter pego o material na metade: Alex Barbosa está de volta à Rede Globo após sair da TV Centro América do Mato Grosso no fim de outubro depois de uma matéria investigativa sobre a fragilidade no combate ao tráfico entre Brasil e Bolívia, quando ele e mais três colegas foram presos com 240 quilos de gesso embalados como se fossem cocaína, o que incomodou autoridades locais, como lembro ter lido à ocasião no Daniel Castro. Foram apenas 3 meses de TVCA para Alex, que acabou retornando para a TV Mirante do Maranhão, da qual havia sido transferido para o Mato Grosso na metade de 2015.

*Sábado de retorno da nova temporada (a nona) do "Amor & Sexo" com Fernanda Lima, desta vez não nas noites de quinta e sim aposta da Globo para os sábados durante as férias do "Zorra" (ex-"Total").

*Sei pelo Paulo Pacheco que o SBT não vai mais passar "Chaves" em rede nacional de segunda a sexta a partir da próxima semana, para tanto esticando em 75 minutos a duração das novelas "Cuidado com o Anjo", "Teresa" e "A Dona", sendo esta a entregar para o "SBT Brasil" às 19h45 - resta saber como farão as filiais e afiliadas que têm jornal local às 19h20, espero que a rede não lhes complique. Para todo o país, Chavinho seguirá no ar aos sábados às 6h, enquanto a maratona das 9h dos domingos continua para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e regiões sem programação regional. Diariamente a série segue apenas em transmissões regionalizadas, como as exibidas para cariocas às 13h05 e gaúchos às 12h40, ambas no ar logo após o "SBT Esporte".

*Sábado dos 75 anos do nascimento de João Ubaldo Ribeiro, falecido em 2014. Escritor, jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras, trabalhou nos impressos Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia, desta sendo também editor-chefe. Algumas obras dele foram adaptadas para o cinema, como "Sargento Getúlio" e "Deus é Brasileiro", e para a televisão, como as globais "O Sorriso do Lagarto" e "O Santo Que Não Acreditava em Deus".

Bela do Dia: Mischa Barton

Mischa Barton, atriz que completa 30 anos neste domingo. Ela fez a Marissa na série "OC - Um Estranho no Paraíso" de 2003 a 2006.

*55 anos neste domingo da loirona alemã Nastassja Kinski, filha de Klaus Kinski e que é vista em filmes como "A Marca da Pantera", "Os Amantes de Maria", "Infielmente Tua" e "Por Uma Noite Apenas".

*Chris Penn morreu há 10 anos fechados neste domingo. Nascido em 1965, o irmão do Sean atuou com ele em "Caminhos Violentos" e ainda fez obras como "Footloose", "Cães de Aluguel" e "Beethoven 2".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Domingo dos 75 anos de dois grandes cantores. Do Aaron Neville, tem de 1993 "Don't Take Away My Heaven". Já do Neil Diamond, amplio: de 1969, "Sweet Caroline"; de 1972, "Song Sung Blue"; e de 1982, "Heartlight".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

30 anos fechados neste sábado da introdução dos primeiros membros ao Hall da Fama do Rock and Roll.

"24 Horas" volta ao som de Berry, Brown, Ray, Cooke, Fats, Everly, Buddy, Jerry Lee, Little e Elvis!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.