.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 21 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 106
Estreias positivas

Dois treinadores estreantes arrancaram bem seus 2016 nesta quarta-feira. Atacante campeão da Tríplice Coroa de 2003, Deivid agora comanda o Cruzeiro da casamata e começou com vitória sobre o Rio Branco no Espírito Santo, incluindo o primeiro gol do ex-vascaíno Rafael Silva. Foi a volta da Raposa ao Espírito Santo após quase 13 anos, já que a última vez fora contra o mesmo adversário na vitoriosa campanha da Copa do Brasil. Enquanto isso e ainda falando de "profes", consagrado pelos dois títulos da Libertadores, Edgardo Bauza iniciou no Brasil, mas fora do Brasil. O "no Brasil" é por treinar o São Paulo e o "fora do Brasil" pelo primeiro jogo ter sido a vitória diante do Cerro Porteño no Paraguai, amistoso fechado quando da contratação do Lugano pelos tricolores paulistas.

Outro paulista também se deu bem em sua prévia da nova temporada. Com dois tentos nos últimos 10 minutos (o primeiro deles com um passe sensacional do Erik pro Allione), o Palmeiras superou o Libertad na amistosa Copa Antel no Uruguai e vai decidi-la depois de amanhã diante do Nacional, que trincou o Peñarol no clássico local. Todos do trio de ferro de Sampa City sorriram ontem pois, além dos já citados, também deu Corinthians na Copa Flórida ao bater o Shakhtar Donetsk muito graças à vantagem da etapa primeira (começada numa comédia pastelão do goleiro ucraniano), pois o rendimento caiu na segunda e o empate por pouco não aconteceu.

Ainda em território americano, o Internacional venceu o Fluminense em partida que, para ser horrorosa, teria que melhorar bastante. Mais falatório houve fora de campo por causa da Primeira Liga, pois D'Alessandro reclamou abertamente que o calendário ficará inchado para os jogadores e o vice de futebol Carlos Pellegrini respondeu que decisão da instituição não deve merecer posição de um atleta. Primeiro: o calendário não vai inchar tanto no caso do Colorado, D'Ale erra neste ponto. São só dois jogos mínimos e quatro máximos neste caso pois o Grenal não contará neste sentido por valer por Gauchão e Sul/Minas/Rio ao mesmo tempo. E segundo: embora deva prevalecer o que a instituição determinar, sim, errado está Pellegrini pois jogador pode e deve tomar partido, sim.

Se ontem um carioca foi mal quando atestamos que o Flu não dá no couro quando joga a Copa Flórida (empatou uma e perdeu três nestes dois anos), hoje veremos como se sairá outro carioca. O Flamengo visitará o Ceará pela Taça Asa Branca, que será um jogo que iniciará simbolicamente o ano futebolístico nordestino - "simbolicamente" pois o ano começou pra valer com partidas já realizadas do Pernambucano e do tumultuadíssimo Cearense. A ideia é reunir o campeão da Copa do Nordeste contra um grande clube de outras partes do país que seja extremamente chamativo e de grande torcida sem necessariamente haver critério técnico, daí convidarem o Mengão.

As semifinais da Copinha

De um lado estarão Cruzeiro, que eliminou o Sport, e Corinthians, que triturou o Ituano. Do outro lado teremos América Mineiro, que derrubou o Bahia nos pênaltis (terceira decisão jogada, terceira decisão ganha) - e isso faz com que mais uma vez não haja campeão nordestino na Copa SP -, e Flamengo, que excluiu o São Paulo. Aliás, ontem nem foi a derrota do time júnior e nem a vitória dos profissionais no Paraguai a notícia mais forte do clube e sim a entrevista do presidente Leco à Folha de S.Paulo, na qual confessou o financiamento de organizadas com dinheiro e ingressos por serem "concessões que temos que fazer". Não, não tem que fazê-las, não. Tem que bater de frente com essa canalhada, que é a grande responsável por cenas tristes como as de domingo passado em Mogi das Cruzes. Vale para os tricolores e vale para todo e qualquer clube do Brasil inteiro. "Pra ontem"! Bom, quanto às semifinais, amanhã tem Corinthians x Cruzeiro às 19h30 na Arena de Itaquera e Flamengo x América às 21h45 em Barueri. A finalíssima está marcada para segunda no ridículo horário das 10h.

Hora e vez das mulheres

Meio de semana apontando o começo do Brasileiro Feminino, que tem 20 equipes divididas em quatro chaves. As duas primeiras de cada uma formarão dois novos grupos na segunda fase, de cada um saindo dois clubes para a semifinal. São estes os pentagonais da primeira fase: Grupo 1 com Ferroviária, Iranduba, Portuguesa, Santos e Tiradentes; Grupo 2 com América Mineiro, Centro Olímpico, Corinthians, Rio Preto e Vasco; Grupo 3 com Caucaia, Foz Cataratas, Pinheirense, São José e Vitória da Bahia; e Grupo 4 com Duque de Caxias, Flamengo, São Francisco, Viana e Vitória de Pernambuco. O encerramento está previsto para 25 de maio.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de um ano e começo do outro, no qual é mais fácil eu revelar quais sonhos tive enquanto dormia (estou podre de sono enquanto edito estes escritos) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Ponte Preta - Martinuccio não será mais seu meio-campista pois foi dispensado devido ao abandono do tratamento médico que o clube estabeleceu por causa de uma lesão na tíbia. Aí é brabo: tem chance e não aproveita.

Palmeiras - Acabou o empréstimo do atacante Kelvin, que retornará ao português Porto.

Corinthians - Da sua parte, obtido o volante Willians junto ao Cruzeiro por 1 ano.

Cruzeiro - Da sua parte, adquirido o meia Marciel junto ao Corinthians por 1 ano.

Atlético Mineiro - Permanecido por mais 5 anos o lateral esquerdo Mansur.

Coritiba - Cedido o volante Fabrício Baiano ao Macaé até o fim do Carioca.

Criciúma - Saiu o atacante Hugo para o São Bernardo.

Sport - Mantido o meia Everton Felipe, retornado de empréstimo do Internacional, por 5 anos.

Goiás - Apresentados o goleiro Ivan, do Joinville, e o meia Wagner, da Chapecoense.

Atlético Goianiense - Contratado o lateral direito Matheus Ribeiro, do Atlético Paranaense.

América do Recife - Recontratado o atacante Carlinhos Bala (aquele!) até o fim do Pernambucano.

Curtinhas

*Criada a Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol), que fiscalizará o cumprimento ou não pelos clubes que aderiram ao Profut das contrapartidas neste acordo para ajuste das pendências.

*Primeira Liga confirmada para começar na próxima semana, com ou sem aprovação da CBF e tanto faz se com ou sem ameaças da FFERJ. Se os clubes querem o comando da coisa, devem se impor aos outros.

*Promessa de preços populares nos jogos da Sul/Minas/Rio, cada clube cobrará o quanto quiser. Como é uma competição embrionária e que não tem aprovação de todos, cobrem um preço bem diminuto, mas bem diminuto mesmo (no máximo 10 mangos, sendo muito radical), para evitarem estádios vazios. Só este ano ao menos.

*Dois jogos de suspensão para o Grêmio em competições da Federação Gaúcha por cadeiras quebradas na final de 2015 contra o Internacional. Um já foi cumprido nos torneios do segundo semestre e o outro deverá ser pago no prestes a iniciar Gauchão, contra o Aimoré, em 4 de fevereiro, que vai da Arena para Novo Hamburgo.

*O atacante Felipe Ludtke, que atuará no União Frederiquense, processa o Pelotas por salários atrasados, seguro por lesão não pago e também por... contas de energia elétrica emitidas pela CEEE que giram na casa de 5 mil "dilmas" e que deveriam ter sido pagas pelo Lobão, mas que estão é no nome do atleta. Inacreditável!!!

*Cancela aquilo de Keirrison na Tailândia. O atacante ex-Coritiba não se acertou com o Buriram United.

*Denunciado no STJD o supervisor de futebol licenciado Benecy Queiroz, do Cruzeiro, aquele que falou em jogo comprado numa entrevista à Rede Minas e que depois desconversou ao perceber a burrada que fez.

*TJDF (CE) acatando um mandado de garantia do Guarany de Sobral que o recoloca no Campeonato Cearense e manda de novo o Itapajé pra segundona. Não é definitiva a decisão, só um júri a manterá ou a revogará. Bah!!!

*Federação Paulista reformando seu estatuto no tocante a cada presidente ter direito a apenas uma reeleição e também quanto a limites de idade para os candidatos: mínimo de 35 anos e máximo de 75. Adiantará?

*Marcado para dia 21 do mês que vem o sorteio dos três grupos da Copa América Centenário. Nela o Chile não mais terá Jorge Sampaoli, treinador do título de 2015, que da seleção saiu após 3 anos por divergências com os dirigentes locais por, consta dos autos, ter vazado seu salário - é que parte dele depositavam em uma conta num paraíso fiscal para driblar os impostos a ser pagos. Malandragem vinda à tona, se bem entendi.

*Dois zagueiros se aposentando: o colombiano Yepes, campeão da Copa América de 2001; e o espanhol Marchena, vencedor da Eurocopa de 2008 e da Copa do Mundo. 40 anos do Yepes e 36 do Marchena.

*José Peseiro é o novo técnico do Porto, egresso do egípcio Al Ahly. 1 ano e meio de acerto. Portistas, que ontem foram eliminados da Taça da Liga de Portugal com a derrota para o Famalicão.

*Messi e seu pai julgados entre 31 de maio e 3 de junho por crimes contra a Fazenda da Espanha. Eita nóis!!!

*Basquete: a FIBA divulgou que não vale mais uma punição ao México pois a Comissão Nacional do Esporte reconheceu a Associação Esportiva como única reitora do esporte no país. Com isso, as seleções feminina e masculina poderão disputar normalmente os pré-olímpicos para tentarem vir ao Rio de Janeiro.

*Basquete: Clarissa furou o boicote à seleção brasileira e "teve furado" seu contrato pelo Corinthians/Americana, que é um dos apoiadores ao manifesto e que a excluiu por jogar os amistosos dos últimos dias. Devido às regras da LBF, a pivô não poderá defender mais nenhum outro time dela até o fim da atual edição. Eita!

*Vôlei: Brasil Kirin x Voleisul e Sada Cruzeiro x SESI marcam hoje a semifinal da Copa Brasil dos homens.

Momento Raridade Rara

Foi uma dica da Patrícia Angélica que me fez perceber isso: esta quarta-feira marcou os 20 anos do surgimento de uma famosa lenda urbana do Brasil, que é a do ET de Varginha, que teria sido visto por três mulheres na cidade do Sul de Minas Gerais. Assista aqui um espichado "Comando da Madrugada", que Goulart de Andrade naquele 1996 fazia na Rede Manchete, com quase duas horas sobre este fato para uns e irrealidade para outros.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Nascia há 65 anos fechados hoje a TV Tupi do Rio de Janeiro, a segunda emissora do Brasil (a primeira foi a de São Paulo no ano anterior). Foi a primeira e única da Cidade Maravilhosa até o surgimento da TV Rio em 1955 e teve sua história retratada no livro "TV Tupi do Rio de Janeiro, uma Viagem Afetiva", lançado em 2011 por Luís Sérgio Lima e Silva. Extinta em 1980, ocupava o canal 6, depois da Manchete e hoje da RedeTV!.

*Principal repórter da televisão do Nordeste na história, Francisco José celebrou na sexta-feira passada os seus 40 anos de Rede Globo. Leio na Roberta Jungmann que o Sr. Beatriz Castro está escrevendo um livro que narrará o melhor de suas histórias neste tempo todo, tanto que nesta semana estará no RJ para definir tudo. Aê!

*Repórter regressando na Record Minas. Após cinco meses, acabou a licença-maternidade da Flávia Scalzo.

*O primeiro dos agora ex-integrantes do "CQC" teve seu destino selado. Juliano Dip, que estreou no ano passado, surgirá ainda nesta semana como repórter do "Jornal da Band" (factuais e séries especiais). Será seu retorno a um departamento de jornalismo geral, pois não nos esqueçamos de que é egresso da Rádio CBN.

*Estreando hoje na Globo a última temporada de "Pé na Cova", o último trabalho da saudosa Marília Pêra.

*Roberto Gomez Bolaños nome de praça em São Paulo? Sim, senhor. Foi sancionado pelo prefeito Fernando Haddad o projeto do vereador Marquito (PTB), integrante do "Programa do Ratinho". O local que leva este nome fica em um canteiro central da rua Doutor Luís Aires, próximo à Arena Corinthians, em Itaquera.

*60 anos hoje de Geena Davis, Oscar de coadjuvante por "O Turista Acidental" e atriz de filmes como "Tootsie", "Os Fantasmas Se Divertem", "Thelma & Louise", "Herói Por Acidente" e os três "O Pequeno Stuart Little".

*60 anos ontem do comediante Bill Maher, apresentador de televisão na HBO dos Estados Unidos.

*Patricia Neal nascia há 90 anos completados nesta quarta. Falecida em 2010, ganhou o Oscar de atriz em 1964 por "O Indomado" e fez ainda a mãe da família no filme piloto de "Os Waltons" (não fez a série em si).

*Fez 70 anos ontem David Lynch, diretor, roteirista e produtor, que têm o surrealismo como característica mais destacada. Com Mark Frost, criou em 1991 a série de culto "Twin Peaks". No cinema, realizou filmes como "O Homem Elefante", "Duna", "Veludo Azul", "Coração Selvagem" e "A Estrada Perdida".

*Luto no cinema italiano: falecido aos 84 anos Ettore Scola, um de seus maiores diretores, que deu às telonas obras como "Feios, Sujos e Malvados", "Um Dia Muito Especial" e "Nós Que Nos Amávamos Tanto".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Rafaelle Furlan

Rafaelle Furlan, rainha da Festa da Uva de Caxias do Sul eleita em setembro de 2015. Nem a uva é tão saborosa quanto a tua beleza.

Clipe do Dia

Datas em 0 ou 5 nos dias de ontem e hoje, uma canção para cada uma. Esse janeiro não me está mole...

De 1989, "Jade" com João Bosco. Quem toca contrabaixo é Nico Assumpção, craque deste instrumento não só aqui no Brasil, mas também no exterior. Nascido em 1954, morreu há 15 anos fechados ontem.

De 1974, "Years of Solitude" com Astor Piazzolla e Gerry Mulligan. O saxofonista americano se uniu ao mestre do acordeon e símbolo do tango argentino. Nascido em 1927, faleceu há 20 anos completados nesta quarta.

De 1992, "A Million Love Songs" com Take That, cujo vocalista é Gary Barlow, que ontem fez 45 anos.

De 2001, "What Took You So Long" com Emma Button, a "Baby" das Spice Girls, que hoje completa 40 anos.

De 1969, "Freedom" em Woodstock com Richie Havens, cantor folk nascido há 75 anos e falecido em 2013.

De 1981, "Perhaps Love" com John Denver e Placido Domingo, magistral tenor que faz 75 anos nesta quinta.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Clássica revista adulta, a Penthouse vai deixar de ser publicada em papel e continuará somente via internet.

"24 Horas" volta antes que a próxima publicação para assanhados não seja mais imprimida!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.