.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 18 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 104
Um tricolor salvou a pele do outro

Com o lance do "melhor perdedor" da quarta fase da Copa São Paulo passar para as quartas-de-final, estava em aberto a pergunta: qual seria o usuário deste ridículo benefício? Três times que poderiam tirar proveito disso se classificaram como vitoriosos. Acabou que deu Bahia como "melhor perdedor" por ter 13 pontos, um acima do Internacional, que tomou aquela chapuletada do Corinthians na sexta-feira. O São Paulo salvou sua pele pois, mesmo podendo perder para avançar e até por isso tendo time reserva, deu de quatro no Rondonópolis. Um tricolor salvou a pele do outro, pelo que o baiano Clayton agradeceu (foi ele que errou a última penalidade com aquela balaca toda diante do Flamengo). Pena que o jogo de Mogi das Cruzes ficou marcado pelas horrorosas imagens da briga provocada por torcedores organizados - sempre eles, seja de qual clube for. Até quando?

Caminho até a semi: o Sport, que superou o Mirassol, enfrentará o Cruzeiro, que excluiu o Ceará; quem passar daí duelará contra Corinthians ou Ituano, este o algoz do Avaí; do outro lado tem o Bahia versus o América Mineiro, que precisou dos pênaltis para derrubar o Palmeiras; e o ganhador desta treta cruzará com Flamengo ou São Paulo. Amanhã tem Sport x Cruzeiro às 16h em Sampa City, na Comendador Souza, e ainda Corinthians x Ituano às 21h em Limeira. Aliás, algo que não ficou muito bem entendido: se o Corinthians pôde permanecer em Limeira, por qual motivo o São Paulo não atuou ontem em Barueri? Não colocarei na conta do Nogueirão aquela tristeza toda pois bandido briga onde quer que seja quando der na telha, mas deveria ter sido em Barueri a partida pois muito mais torcedores certamente assistiriam, já que nas fases agudas o público tende a crescer. Pena que uma vez mais os safados canalhas aprontaram das suas. Muita gente não vai aos estádios por causa deles.

Esse (que resultará em próximo jogo marcado para a Arena Barueri e com cobrança de ingresso ao invés de entrada franca) repercutiu muito mais por ter tido triplo televisionamento ao vivo, mas não foi o único episódio lamentável do gênero. Falar o quê de torcedores do Corinthians que protestaram, ameaçaram jogadores e bloquearam o portão do estádio de Votorantim por causa da derrota para o Vitória na Copa Brasil Infantil? Sim, tudo isso com atletas sub-15. Pensei que categoria de base fosse para os novos talentos aprenderem e tudo mais, mas parece que desde cedo uns e alguns acham que tem que ganhar para o couro não comer. Patético!!!

A Copa Flórida é do Galo

A combinação de resultados deu o título do torneio amistoso ao Atlético Mineiro com o gol solitário diante do Corinthians. Dois jogos, duas vitórias, quatro tentos anotados e nenhum sofrido. É um começo de temporada bacana para ter muita motivação para um 2016 que sua torcida espera que seja de muitas vitórias. Derrotados pelo segundo ano seguido em estreia nos EUA, os paulistas jogarão novamente depois de amanhã contra o Shakhtar Donetsk, que ontem empatou em 1 gol com o Fluminense, que no mesmo dia pegará o Internacional.

Algumas pelo Brasil

Na primeira rodada do ainda conturbado fora de campo Campeonato Cearense (com o rolo da documentação do Guarany de Sobral ser falsificada ou não), o gol da vitória do Uniclinic sobre o Itapipoca na primeira partida teve uma simulação de auto-retrato, o tal "selfie". Enquanto isso, amistosos aconteceram envolvendo vários clubes da Série B do Brasileirão: o Brasil de Pelotas perdeu a final do Quadrangular da Longevidade para o Juventude por 3 x 2 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal; o Náutico "oxou" com o Botafogo na Paraíba; o Atlético Goianiense bateu o Gama por 3 x 1 na reabertura do Antônio Accioly após 6 anos; e o CRB fez 1 x 0 no Itabaiana.

Resumo dos nacionais europeus

Espanha (20 rodadas) - Os três primeiros venceram: 47 pontos para o Atlético de Madrid após a trinca no Las Palmas; 45 com um jogo a menos para o Barcelona, que tocou a sena no Athletic Bilbao com metade apenas do Suárez; e 43 do Real Madrid com quina no Sporting Gijón e dois do Benzema, 300 jogos pelos merengues.

Itália (20 rodadas) - Neste caso, dois dos três primeiros ganharam: 44 pontos para o Napoli com a virada sobre o Sassuolo; 42 para a Juventus com a quadra pra cima da Udinese; e 40 para a Internazionale, que tropeçou ao empatar fora de casa com a Atalanta e deixou bem boa a rodada para a Velha Senhora.

Inglaterra (22 rodadas) - Arsenal dando mole ao ter 44 pontos após "oxar" com o Stoke City. Só que o Leicester não tirou proveito disso pois também empatou com o Aston Villa e tem a mesma pontuação. Quem curtiu foi o Manchester City, que quatrilhou o Crystal Palace e foi aos 43 pontos. Ah: e a canalhice do empate do Chelsea com o Everton um minuto além dos 7 de acréscimo e com impedimento? Garfaram o Everton!

França (21 rodadas) - Paris Saint Germain vencendo para ter 57 pontos, gol do Ibrahimovic sobre o Toulouse. Não assisti ainda o lance, mas consta ter sido duvidosa a posição. Aí é brabo... O segundão está exatamente 21 pontos atrás dos primeirões e passou a ser o Monaco com o êxito longe de casa sobre o Lorient.

Português (18 rodadas) - O Sporting bobeou ao empatar com o lanterna Tondela e ainda lidera com 45 pontos, mas sentindo o Benfica no cangote ao ter 43 pontos após a vitória sobre o Estoril. Vice-líder sozinho pois o Porto perdeu para o Vitória de Guimarães e permaneceu com 40 pontos.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de um ano e começo do outro, no qual é mais fácil eu falar do bronzeamento artificial ao qual me submeti (nunca fiz isso e nem farei) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Corinthians - Renovado o atacante Malcom por 4 anos.

Tupi - Confirmado o goleiro Rodrigo Josviaski, do Coritiba, que repõe a saída de Paulo Vítor para o Tombense.

Paraná - Chegados o lateral direito Dick, do Ituano, e o meia-atacante Nadson, da Caldense, ambos por 2 anos.

Londrina - Obtido o empréstimo do lateral direito Romário, do Vitória.

Goiás - Apresentados os laterais direito Sueliton e esquerdo Juninho, ambos egressos do Figueirense.

Curtinhas

*Deu ruim pro Marcos Marinho, retirado do comando da arbitragem paulista. O coronel ficou com o filme queimado depois daquilo de colocar o suspenso Flávio Rodrigues Guerra em São Paulo x Figueirense, mas não sairá da Federação Paulista por continuar na direção de prevenção e segurança. Salvo seu couro.

*Confirmado para o próximo sábado, às 17h, o amistoso Grêmio x Danúbio na Arena. Não resisto ao trocadilho infame: os dois times poderiam entrar em campo ao som do "Danúbio Azul". Não faria sentido?

*Grêmio, que na quinta-feira da semana que vem estreará na Primeira Liga (Sul/Minas/Rio) visitando o Avaí não em Florianópolis, mas sim em Chapecó. São reformas no gramado da Ressacada que ocasionam isso. "Ah, mas e o Orlando Scarpelli?", alguém perguntará. Nele não daria para lucrar com os gremistas de SC...

*Natação: ao marcar 8m06s86 no GP de Austin, Katie Ledecky bateu a própria marca anterior de 8m07s39 e baixou ainda mais o recorde mundial dos 800 metros livre (9 dos 10 melhores tempos são dela).

*Vôlei: com os 3 x 0 do seu Vôlei Nestlé no São Caetano, Thaísa Pallesi (como não chamá-la assim? rs) escreveu seu nome na história da Superliga ao ser a primeira jogadora a marcar 300 aces.

*Basquete: enquanto o Detroit Pistons aposentou a camisa 3 do campeão de 12 anos atrás Ben Wallace no dia dos 113 x 95 sobre o Golden State Warriors, soubemos que o nome maior do Los Angeles Lakers não estará aqui no Brasil pois Kobe Bryant decidiu infelizmente não disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro.

*Liga das Américas: o Mogi das Cruzes se classificou para a próxima fase após os 77 x 66 sobre o dominicano Metros e os 100 x 83 diante do chileno Leones. Só vitórias neste primeiro quadrangular do torneio.

*Mais basquete: a seleção feminina jogou mais amistosos neste fim de semana. Se no sábado ganhou por 66 x 52 da Argentina, no domingo perdeu por 77 x 67 para a Austrália. Foram eventos-teste na Arena Carioca.

*Iniciado nesta segunda-feira (domingo à noite no nosso fuso) o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam desta temporada. Títulos defendidos nelas por Serena Williams e neles por Novak Djokovic.

*NFL: definido o caminho até o Super Bowl do domingo de carnaval. O New England Patriots, que fez 27 x 20 no Kansas City Chiefs, enfrentará o Denver Broncos, que aplicou 23 x 16 no Pittsburgh Steelers. Já o Arizona Cardinals tocou 26 x 20 no Green Bay Packers e pegará o Carolina Panthers, que quase permitiu uma reação extraordinária pois fez 31 x 0 no primeiro tempo e até bateu o Seattle Seahawks, mas por 31 x 24.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que, após deixar a Rádio Gaúcha depois de 12 anos, Felipe Chemale é servidor municipal. O repórter e apresentador agora coordena a comunicação social da Câmara de Porto Alegre.

*Despedida no jornalismo geral da Band neste fim de semana, o último de trabalho da Eleonora Paschoal. Ela vai morar em Orlando, onde continuará trabalhando com televisão na base do freelance. Além da Bandeirantes, outras TVs nas quais marcou presença nos últimos tantos anos foram Globo e Record.

*Nascido em 1918, Alberto Ruschel morreu há 20 anos hoje fechados. Ator basicamente de cinema por ter feito apenas "O Todo-Poderoso" na Band em 1979, foi cantor do conjunto Quitandinha Serenaders e astro das cias. Atlântida e Vera Cruz. Sua atuação mais marcante foi no renomado "O Cangaceiro".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Rosana Ferreira

Rosana Ferreira, nutricionista aqui de Porto Alegre. Qualquer orientação que ela me der eu seguirei.

Clipe do Dia

Alguns destaques para datas em 0 ou 5 desta segunda-feira, dia de recordações bem das antigas:

De 1948, "How Jazz Was Born" com Danny Kaye, Virginia Mayo e Louis Armstrong, em cena do filme "A Canção Prometida". Danny, que também fez filmes como "Escândalos na Riviera", "Cara de Pau" e "Natal Branco" em dupla com Bing Crosby nasceu há 105 anos hoje completados, tendo falecido em 1987.

De 1968, "Honey" com Bobby Goldsboro, que faz 75 anos nesta segunda e teve aí seu maior sucesso.

De 1964, "My Girl" com The Temptations. O vocalista é David Ruffin, que nasceu há 75 anos fechados hoje e nos deixou em 1991. Na carreira solo, seu melhor momento é de 1975: "Walk Away From Love".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

200 dias para os Jogos Olímpicos. Muito ainda há por fazer, então, acelera logo, Rio de Janeiro.

"24 Horas" volta antes que o maior acontecimento esportivo de 2016 tenha início!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.