.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 4 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 95
Eles ainda sonham com o Super Bowl

Encerrada neste domingo, a primeira fase da National Football League definiu os confrontos dos play-offs. Quatro equipes já estão asseguradas diretamente nas finais de divisão: New England Patriots e Denver Broncos pela AFC e Arizona Cardinals e Carolina Panthers pela NFC. O Wild Card do próximo fim de semana definirá os embates que levarão às finais de conferência. Do lado da AFC, teremos Houston Texans x Kansas City Chiefs e Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers no sábado. Da parte da NFC, acontecerão Minnesota Vikings x Seattle Seahawks e Washington Redskins x Green Bay Packers no domingo. As conferências terão seus epílogos no dia 24 deste mês e o Super Bowl, menina dos olhos de todos que disputam a NFL, está marcado para 7 de fevereiro. Aliás, no dia em questão prevejo um Twitter enlouquecido à noite por isso e também pelo carnaval do Grupo Especial do RJ.

Copa SP: a primeira rodada

170 gols em 56 partidas, média de 3,03 por jogo. Destaque absoluto para Coritiba 10 x 0 União Barbarense, metade dos tentos apenas do Índio. Mas poderia ter sido mais pois o décimo gol aconteceu aos 23 minutos da segunda etapa. Foi disparada a maior goleada não só do primeiro fim de semana, mas talvez seja até a maior do próprio torneio. Sem contar essa, as mais altas foram por 6 x 0 tanto do Internacional sobre o Botafogo de Ribeirão Preto (metade das faturas de Yan Petter) quanto do Grêmio Osasco diante do Altos. Por 5 x 0 tivemos os sucessos do Bahia contra da Desportiva Aliança e do Marília pra cima do Vitória da Conquista, enquanto o São Carlos abotoou o Serrano por 5 x 1. Já pelo marcador de 4 x 0 tivemos bem sucedidos São Paulo versus o Paulista, Fortaleza diante do Luverdense, Desportivo Brasil sobre o Espigão, Palmeira contra o União Mogi e Osasco Audax pra cima do Tiradentes. Nesta porfia, todos os gols foram de Pablo. Muita gente lembrou do cantor de "Porque Homem Não Chora", mas como sou "véio", Pablo ainda me lembra do dublador do "Qual é a Música?".

Resumo dos nacionais europeus

Espanha (18 rodadas) - Atlético de Madrid líder com 41 pontos ao vencer o Levante graças a tropeços dos dois bambambãs. O Barcelona foi aos 39 ao "oxar" com o Espanyol no clássico catalão, neste que foi o primeiro jogo em 10 meses e meio a não ter um só gol do Barça estando em campo o trio Messi & Suárez & Neymar, mesmo que de outros autores as proezas (aliás, o fim de semana foi triste para o uruguaio nem tanto por isso e sim pela perda afetiva do amigo Walter Ferreira, fisioterapeuta da seleção que colaborou decisivamente para recuperá-lo em tempo recorde para a Copa do Mundo de 2014, vitimado aos 64 anos por um câncer). Com 37 ficou o Real Madrid ao empatar com o Valencia fora de casa, um ponto acima do Villarreal, que superou o La Coruña.

Inglaterra (20 rodadas) - Arsenal líder com 42 pontos ao fazer o tema de casa contra o Newcastle e desprendido do Leicester, que empatou sem gols com o Bournemouth e ficou com 40, ganhando um bafo na nuca da parte do Manchester City, que venceu o Watford e tem 39. O Tottenham tomou gol de Lennon para o Everton, mas chegou ao empate e soma 36 pontos. Já na fuga do descenso, a primeira vitória do Chelsea com Guus Hiddink foi sobre o Crystal Palace e o grande destaque foi uma bucha linda demais do Willian no ângulo esquerdo.

Portugal (15 rodadas) - Ao derrotar o Porto em seus domínios, o Sporting quebrou uma escrita de 40 anos ao voltar a ganhar dos dois grandes rivais no primeiro turno da competição. São 38 pontos para os lisboetas e 36 para os portistas. Com 34 está o Benfica, que foi a Guimarães e fez o Vitória não fazer jus ao seu nome.

Copa da França - Um gol do Ibrahimovic bastou para o Paris Saint Germain superar o Wasquehal, da Série D.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu relatar meu piquenique na Duque de Caxias às 2 da madrugada (mas nem louco eu topo uma insanidade dessas!) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Botafogo - Apresentados os zagueiros Emerson, do Atlético Mineiro e que estava no Avaí, e Carli, do Quilmes.

Ponte Preta - Obtido por empréstimo o atacante Taiberson, do Internacional.

América Mineiro - Saiu o atacante Henrique Santos para o XV de Piracicaba.

Avaí - Contratado o goleiro Renan, do Botafogo, que sempre foi reserva e ganhou oportunidades principalmente nas ausências do Jefferson por conta das convocações para a Seleção Brasileira.

Chapecoense - Anunciado o atacante Lucas Gomes, do Londrina e que estava no Fluminense.

Coritiba - O goleiro Bruno Brígido foi para o XV de Piracicaba.

Ceará - Aquisições em pacote: o lateral direito Juliano, do português Beira-Mar; o zagueiro Salazar, do Coritiba; o volante Richardson, do Confiança; e o meia Guilherme Biteco, do Hoffenheim e que estava no Náutico.

CRB - O meia Gerson Magrão saiu e foi para o XV de Piracicaba.

Sampaio Corrêa - Foram embora para o XV de Piracicaba o lateral direito Daniel Damião e o volante Léo Salino.

Vila Nova - Chegou o lateral direito Rhuan, do Londrina, mas saiu o zagueiro Gustavo Bastos para o ABC.

Atlético Goianiense - Fechado o meia William Schuster, do Grêmio.

Paysandu - Sete novidades: os laterais direitos Crystian, do Paraná, e Roniery, do Ceará; o lateral esquerdo Raí, do Sampaio Corrêa; os volantes Ilaíson, do Remo, e Paulinho, do Criciúma; e os atacantes Bruno Smith, do Penapolense, e Raphael Luz, do Cuiabá. Já o zagueiro Dão foi para o XV de Piracicaba.

Naviraiense - Ó quem será seu treinador no Sul-Matogrossense: o ex-jogador Robert, campeão brasileiro em 2002 pelo Santos. Será sua primeira experiência profissional na casamata.

Curtinhas

*O executivo Rodrigo Caetano disse à Rádio Brasil que o Flamengo fechou dois amistosos no Nordeste antes de Primeira Liga e Cariocão: serão os adversários Ceará no dia 21 e Santa Cruz no dia 24.

*O Joinville jogará dois amistosos contra o Operário de Ponta Grossa, um em cada cidade, nos dias 20 e 24.

*Primeiro jogo profissional do futebol brasileiro em 2016: vitória amistosa do Fortaleza por 3 x 0 no Maranguape.

*Sabe Zé Carlos, ex-CRB e Criciúma? Vai jogar a segunda divisão árabe pelo Ajman Club. Então tá, né...

*Com o fim da punição por contratar jogadores menores de idade, o Barcelona pôde inscrever o lateral direito Vidal e o meia Turan, que já estavam contratados há 6 meses, além de inscrever mais 74 atletas (quase todos das categorias de base), entre eles o meia Robert, cedido pelo Fluminense e que jogará na equipe B.

*Ao guardar o seu na vitória do Manchester United diante do Swansea, Rooney chegou aos 238 gols e é o segundo maior goleador dos Diabos Vermelhos, atrás apenas dos 249 de Bobby Charlton. E vai superá-lo.

*Sigo na espera de uma música legal para os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos. Com todo o respeito aos compositores Jair Oliveira e Simoninha e aos intérpretes Ivete Sangalo (muito mais comentada pelo "quem é essa aí, papai?" e pelo "The Voice Kids"), Ana Carolina, Gaby Amarantos, Preta Gil, Toni Garrido e Thiaguinho, mas essa que foi lançada ontem via "Fantástico" não me convenceu nada de nada.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Com o fim da RadioBeat no Rio de Janeiro, anunciado na quinta-feira passada pelo Sistema Globo de Rádio, ouvintes do DJ Rui Taveira ficaram em dúvida: já que não tem mais Globo FM (mesmo que o player ao vivo permaneça ativo), como escutar o sacolejantemente dançantaço programa "Pop Rock Party" às 22h DF dos sábados? Continuam valendo duas maneiras: a webrádio Dance Bem e a Rádio Globo FM 89,9 de Caruaru.

*A propósito disso e não emito qualquer tom de crítica, não é por algo negativo que digo isso, apenas mesmo em tom de estranhamento: a RadioBeat acabou na última quinta e, passados quatro dias, ainda não li nada sobre isso nem no TudoRádio, nem no Rádio de Verdade, nem no Radioamantes... Só eu percebi isso ou o quê?

*Leio no Rádio de Verdade que os funcionários da Super Rádio Tupi, mesmo entendendo a situação da emissora, pedem soluções urgentes para o ainda não pago 13º salário e que, por causa disso, alguns dos seus gestores tentaram falar há alguns dias com o diretor dos Diários Associados no Rio de Janeiro, Maurício Dinep, que teria se negado a recebê-los por tomá-los como exaltados, causando discussão da sua secretária com os gestores. Também a líder de audiência no AM/FM carioca vive um momento delicado, ainda que não chegando ao ponto de estado de greve e programação prejudicada que nem a TV Alterosa em Belo Horizonte.

*Para dar o pontapé inicial neste 2016 que lhe representa 25 anos no ar, a Rádio CBN lançou hoje uma página especial com áudios inesquecíveis desta história. Algumas preciosidades que destaco de cara: ouçam aqui uma série de sons de 1° de outubro de 1991, dia de sua estreia; e acompanham aqui várias trilhas sonoras de jornais, programas e boletins (a usada até o ano passado pelo "Jornal da CBN" finalmente limpinha, uhu!!!).

*A última sexta foi especial para o repórter Jocimar Farina, que completou 15 anos trabalhando na Rádio Gaúcha, que lembrou em mensagem no Facebook que passou a acompanhá-la quando tinha 6 anos graças ao pai Idelmar. Além de muitas coberturas, o atual co-apresentador do "Gaúcha Hoje" também constituiu família através da Gaúcha, na qual conheceu a comentarista de economia Giane Guerra, com quem casou e tem dois filhos.

*O domingo foi especial para André Tal: ele completou 10 anos como repórter da Rede Record. Com carreira iniciada na RedeTV!, ele chegou à emissora egresso do "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" na Globo. Trabalhou em São Paulo, Nova York e Tóquio, estando em Londres desde 2013. Fez reportagens variadas para o "Esporte Fantástico" e cobriu dois Jogos Olímpicos de Inverno e a Olimpíada de 2012. No mesmo ano, teve uma emoção especial ao reportar in loco o título mundial do seu Corinthians em Yokohama.

*Depois de mais de 5 meses desde o fim do "Programa da Tarde", Britto Jr. voltou a ser visto na Record na manhã desta segunda ao começar a cobrir as férias de César Filho no "Hoje em Dia", do qual foi apresentador original de 2005 até 2009. Na primeira aparição, quando interagiu com Salcy Lima e Roberta Piza ao fim do "Fala Brasil", se mostrou tão alegre, serelepe, saltitante e eufórico que parecia guri ganhando presente na noite de Natal.

*Repercutiu muito uma gafe no "SBT Brasil" de sábado, na previsão do tempo, quando Analice Nicolau falou em "Mato Grosso do Norte", o que assistirão aqui. É um engano que poderia ter sido evitado de todas as partes: essa parte é gravada, logo, incompreensível deixarem um erro ir ao ar assim; e se o erro foi do teleprompter, a própria Analice deveria ter se tocado disso e não "embarcado", mas sim interrompido a gravação na hora para alertar o pessoal deste engano ou percebê-lo e corrigir automaticamente ao dizer apenas Mato Grosso.

*Outro problema aconteceu nesta madrugada no BandNews TV por uma falha técnica que olharão aqui: depois que a apresentadora Isabela Tacaki chamou o intervalo, este simplesmente não entrou e quase 10 segundos dela arrumando o cabelo no espelho (ou num tablet servido como espelho) foram ao ar sem que a própria jornalista se tocasse disso, talvez não tendo retorno do vídeo para tanto, enfim. Mas foi mais uma gafe observada.

*Na InterTV Cabugi, inversão nas duas edições do "RNTV" no mês de janeiro: Emmily Virgílio saindo da noite para a edição das 12h ao lado de Marksuel Figueiredo, enquanto Lídia Pace vai das 12h para o jornal da noite.

*Algo cada vez mais usado nos noticiários da RBS TV aqui em Porto Alegre é o link via internet tanto para entradas ao vivo quanto mesmo para reportagens gravadas. Não sei se isso resulta em custos menores em relação ao uso de satélite, mas não é algo que eu ache muito legal, não. Volta e meia estes links via internet mostram não só imperfeição nas imagens (certas vezes digna de um vídeo em 240 pixels) como mesmo atraso no retorno ainda maior em relação ao satélite mesmo para uma transmissão na própria cidade ou na região metropolitana.

*Segunda-feira começando diferente na Globo em São Paulo pois Monalisa Perrone começou a cobrir férias do Rodrigo Bocardi no "Bom Dia SP" e no "Bom Dia Brasil", por isso Izabella Camargo apresentando o "Hora 1". Na hora que percebi isso, lembrei de recente matéria do Daniel Castro sobre falta de apresentadores nos noticiários locais e/ou nacionais feitos em Sampa City pois teve dias que o Bocardi apresentou três numa só tacada (pois fazia os "Bom Dia" normalmente e ainda estava em escala especial no "Jornal Hoje").

*Noite de novidades nos canais abertos: a Globo estreará a minissérie de duas semanas "Ligações Perigosas", baseada no livro de Choderlos de Laclos em 1782 (o mesmo que inspirou o famoso filme de mesmo título em 1988); a Record começa a segunda temporada da série "Conselho Tutelar", cuja primeira passou em dezembro de 2014; e a Bandeirantes terá sua primeira segunda-feira após o término (dizem que para ano sabático, mas para muitos de fim definitivo) do "CQC", o que resulta em "Os Simpsons" às 22h15 e "A Liga" das 23h à 0h30.

*Datas nacionais em 0 ou 5 desta segunda-feira: 5 anos sem Hélio Ary, ator nascido em 1930 e que fez vários personagens em "Viva o Gordo" nos anos 80; e quem completa 80 anos é Zilda Cardoso, que por quatro décadas trabalhou em programas de humor das TVs Rio, Paulista, Record, Globo e SBT (quase sempre com a hilariante personagem Catifunda) e que será assistida a partir de março pelo canal Viva em "Meu Bem, Meu Mal".

*Datas estrangeiras em 0 ou 5 desta segunda-feira: 100 anos do nascimento de Robert Parrish, falecido em 1995 e diretor de filmes como "Lábios de Fogo" e "Cassino Royale" (a sátira de 1967); e 75 anos do nascimento de George Pan Cosmatos, falecido em 2005 e que dirigiu Sylvester Stallone em "Rambo 2" e "Cobra".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cláudia Alende

Cláudia Alende, vice Miss Bumbum em 2014. Lindissíssima paranaense de Francisco Beltrão que não é só um bumbum sedutor, mas também uma beleza total apaixonante.

Clipe do Dia

O cantor escocês Gerry Rafferty nos deixou há 5 anos hoje completados. Nascido em 1947, formou com Joe Egan o grupo Stealer's Wheel de 1972 a 1975. O grande momento deles foi trilha do filme "Cães de Aluguel" duas décadas depois e está aqui: "Stuck in The Middle With You". Na carreira solo, a canção mais memorável do Gerry veio em 1978, está aqui e é uma preciosidade maravilhosíssima: "Baker Street".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Ano novo, crimes antigos. Racismo contra Neymar em Espanyol x Barcelona. Estúpidos de toda uma vida.

"24 Horas" volta antes que estas barbaridades acabem um dia no mundo inteiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.