.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 2 e 3 de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 94
Na Copinha 2016, quem perde ganha

Tem uma famosa sonora do Zagallo no fim dos anos 70 com uma frase apenas sensacional: "aí, sim, fomos surpreendidos novamente". Frase que cabe perfeitamente na realidade. Com a edição de 2016 aberta neste sábado, a Copa São Paulo de Juniores a cada ano se supera - e isso não é necessariamente positivo. São nada mais e nada menos que 112 times divididos em 28 grupos, um número absolutamente estúpido para algo tão curtinho como esta competição (e é tanto grupo que agora nem dá mais para usar o alfabeto nem mesmo com asas letras K, W e Y, agora oficializadas a partir da nova ortografia válida de vez a partir desta sexta-feira).

Bom, passa essa fase de grupos da qual nem sequer metade do que nela acontecerá poderá ser visto pela televisão nem mesmo considerando-se que cinco canais passarão a competição e teremos três fases eliminatórias. Vai diminuindo de 112 para 56 times, depois 28, depois 14... e aí como é que fecha a fase seguinte se ficam apenas 7 times? Aí entra o "brilhantismo": o perdedor de melhor campanha se classifica para as quartas!!! Pelo amor de Deus... Tento abrir o ano com positivismo e esperança, mas assim é difícil, eh, eh... Cara, juro pelos deuses da bola: só para esse "tiro no pé" ficar mais escancarado ainda, tomara que esse perdedor de melhor campanha seja o campeão da Copinha. Seria o fim perfeito para algo mal feito assim.

Ao dizer isso no Facebook, recebi várias respostas do povo e uma delas  foi dada do Fernando, do blog Jogos Perdidos: até daria para a Copa São Paulo ter esse número grandão de times, só que precisaria a competição ser mais espichada pois primeira fase em apenas seis dias não dá. Como resolver isso sem mexer na finalíssima em 25 de janeiro? Simples: começa a disputa em meados de dezembro, logo após o fim da temporada profissional, para manter algo de futebol brasileiro ativo até o início da temporada seguinte - claro que com a devida parada para as festas de fim de ano. Com jogos mais espaçados e por mais tempo, muito mais poderia ser visto e até mesmo bola rolando no sol de rachar seria, se não totalmente evitado, substancialmente reduzido.

Esta última referência diz respeito às partidas nem digo das 2 e das 4 da tarde, que nesta época do ano são faixas bem brabas, mas às próprias matinês, ainda mais aquelas que não tiverem relação com a televisão. Exemplos: Ferroviária x América do Recife no sábado e Nacional x São Raimundo no domingo às 9h de Brasília (8h do sol). Necessário isso? Tá, os "jogos de fundo" destes quadrangulares terão televisionamento, mas que estas partidas das 9h então fossem para as 13h. Mas paciência, agora já foi... Revisemos todas as 28 chaves:

Grupo 1 (Tanabi) - América de Rio Preto, Chapecoense, Juventude e Tanabi
Grupo 2 (São José do Rio Preto) - Atlético Paranaense, Rio Preto, Sport e União ABC
Grupo 3 (Penápolis) - Mirassol, Penapolense, Santa Cruz e Vila Nova
Grupo 4 (Lins) - Botafogo, Linense, São Bento e Sobradinho
Grupo 5 (Marília) - Comercial, Cruzeiro, Marília e Vitória da Conquista
Grupo 6 (Bauru) - Coritiba, Noroeste, Palmas e União Barbarense
Grupo 7 (Araraquara) - América do Recife, Confiança, Ferroviária e Santos
Grupo 8 (Porto Ferreira) - Ceará, CSP, Guaratinguetá e Joinville
Grupo 9 (São Carlos) - Botafogo de Ribeirão Preto, Internacional, São Carlos e Serrano
Grupo 10 (Leme) - Atlético Goianiense, Criciúma, Lemense e Rio Claro
Grupo 11 (Limeira) - Botafogo da Paraíba, Bragantino, Corinthians e Inter de Limeira
Grupo 12 (Águas de Lindoia) - Guarani, Mogi Mirim, Náutico e Paysandu
Grupo 13 (Capivari) - Água Santa, Capivariano, Fluminense e Real Noroeste
Grupo 14 (Indaiatuba) - Avaí, Boca Júnior, Paraná e Primavera
Grupo 15 (Porto Feliz) - Desportivo Brasil, Espigão, Ponte Preta e Porto
Grupo 16 (Itu) - Desportiva Ferroviária, Grêmio, Ituano e Santos do Amapá
Grupo 17 (Barueri) - Osasco Audax, Paulista, São Paulo e Tiradentes
Grupo 18 (Taboão da Serra) - Fast, Figueirense, Taboão da Serra e XV de Piracicaba
Grupo 19 (Osasco) - Altos, Grêmio Osasco, Rondonópolis e Vitória
Grupo 20 (São Bernardo do Campo) - ABC, Galvez, Goiás e São Bernardo
Grupo 21 (Taubaté) - Bahia, Desportiva Aliança, Sabiá e Taubaté
Grupo 22 (Bragança Paulista) - Araxá, Atlético Mineiro, Desportiva Paraense e Ríver
Grupo 23 (Atibaia) - Atibaia, Brasília, Goiânia e Portuguesa
Grupo 24 (Mogi das Cruzes) - Flamengo, Palmeira, Red Bull Brasil e União Mogi
Grupo 25 (São José dos Campos) - Estanciano, Palmeiras, Sampaio Corrêa e São José dos Campos
Grupo 26 (Guarulhos) - Flamengo de Guarulhos, Fortaleza, Luverdense e Santo André
Grupo 27 (São Paulo) - Guaicurus, Nacional, São Raimundo de Roraima e Vasco
Grupo 28 (São Paulo) - América Mineiro, Juventus, Pérolas Negras do Haiti e São Caetano

São 9 títulos do atual campeão Corinthians, contra 5 do Fluminense (o último em 1989), 4 do Internacional (o último em 1998) e 3 de São Paulo (o último em 2010), Santos (o último em 2014) e Atlético Mineiro (o último em 1983).

Na manhã deste sábado, o torneio foi aberto pelo América do Recife ganhando da mandante Ferroviária e coube a Maicon a primazia de ser o autor inaugural da temporada. Depois, o êxito pelo escore mínimo do Santos diante do Confiança teve o árbitro Alceu Lopes Júnior sendo substituído por se machucar. Daniel Menezes entrou.

O fim de semana na Europa

O primeiro de 2016 tem rodada cheia na Inglaterra com Arsenal x Newcastle, Leicester x Bournemouth e Watford x Manchester City como destaques do sábado, ficando Everton x Tottenham como melhor pedida do domingo. 19 rodadas realizadas tendo 39 pontos para Arsenal e Leicester, 36 para o City e 35 pros Hotspurs.

Na Espanha, sábado de clássico catalão Espanyol x Barcelona e de Atlético de Madrid x Levante, com o domingo trazendo Valencia x Real Madrid. Só quero ver se os árbitros serão sem-vergonha de aprontar de novo... Depois de 17 rodadas, temos Barça (este com um jogo a menos) e Atlético com 38 e o Real com 36.

Sábado com as melhores atrações de Portugal: Vitória de Guimarães x Benfica e o clássico Sporting x Porto. Disputadas 14 de 34 rodadas e liderança do Porto com 36, seguido de Sporting com 35 e Benfica com 31.

França com sua Copa neste fim de semana e o domingo tendo como mais interessantes pedidas Wasquehal x Paris Saint Germain e Limoges x Lyon (cujo ex-beque Cláudio Caçapa agora será treinador dos defensores).

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu contar como foi o beijaço que dei na boca daquela loira fabulosa no réveillon (não beijei nem em pensamento, que fase!!!) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Bahia - Contratado Juninho, meio-campista do Macaé.

Ceará - Adquirido o atacante Douglas Vieira, do Náutico.

Goiás - Confirmados o goleiro Ivan, do Joinville (que recusou o Avaí por jurar que em SC é apenas e tão somente JEC e nenhum outro), e o volante Willian, do Fluminense.

Curtinhas

*Ex-goleiro do Palmeiras, Bruno Cardoso jogará a NASL pois se acertou com o Fort Lauderdale Strikers. Será que daria tempo dele atuar no amistoso do dia 23, contra o Corinthians, ou ainda não?

*Hélio dos Anjos de volta à Arábia Saudita pois treinará o Najran. Vai sofrer a torcida desse time, hein...

*Uma data do basquete: sábado dos 65 anos de Lula Ferreira, treinador do Franca, campeão da Liga das Américas de 2009 pelo Universo e bicampeão pan-americano em 2003 e 2007 com a seleção masculina.

*Muito envergonhado registro isso apenas hoje ao invés de fazê-lo na edição conjunta de 31/12 e 1/1, lapso que tive e não deveria ter tido pelo qual até peço desculpas ao grande Rodrigo Viana, de muito válido puxão de orelhas nas redes sociais (admito que vesti a carapuça): além das vitórias do queniano Stanley Biwott e da etíope Yimer Ayalew, a São Silvestre de quinta-feira teve também Heitor Mariano ganhando a disputa de cadeirantes entre os homens e, principalmente, Aline Rocha conquistando nos cadeirantes entre todo mundo - e todo mundo mesmo, contando os homens, já que desta vez somente ela de mulher conseguiu participar da corrida. Aline ganhou a São Silvestre pela quarta vez e marcou dois minutos a menos de tempo que Heitor, o melhor dos homens.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Patrícia Kogut que o "Sem Censura" da TV Brasil não será composto apenas de reprises nestes dois primeiros meses de 2016. Em fevereiro, cada programa terá uma entrevista inédita gravada pela Leda Nagle com relação ao tema em debate naquela edição reprisada. Os inéditos voltarão à toda em março.

*Aqui em Porto Alegre, Alexandre Mota apresentou o "Balanço Geral RS" da Record tanto na semana de Natal quanto na de Ano Novo, sempre de segunda a sexta. Agora, passará todo o mês de janeiro fora do ar por sair de férias e a apresentação a partir de segunda-feira será do Voltaire Porto, que no último mês esteve à frente do matinal "Rio Grande no Ar", no qual o mesmo dia terá o retorno de férias do titular André Haar.

*Política no "Cidade Alerta"? 2016 terá isso. Marcelo Rezende revelou ao R7 que o jornal policial da Rede Record ganhará este adicional nas pautas neste novo ano, que o apresentador acredita que será tanto de cassação do deputado federal Eduardo Cunha quanto de votação do impeachment ou não da presidente Dilma Rousseff.

*Devido ao raio que danificou seus equipamentos e levou à transmissão do "Bom Dia Mato Grosso" na terça-feira, a Globo Nordeste teve que fazer manutenções preventivas emergenciais nas viradas de terça para quarta e quarta para quinta do fim do "Jornal da Globo" até o início do "Hora 1" para ter mais tempo para ajustes que faltassem.

*Uma curiosidade no "Show da Virada" da Rede Globo: diferentemente dos anteriores, este ano não teve cobertura regionalizada para São Paulo, que ficou em rede com o Rio de Janeiro, por isso as entradas do Phelipe Siani e as imagens da queima de fogos na Avenida Paulista dividiram espaço com as informações e as imagens diretas da "virada-comando" de Copacabana. A grande novidade ficou para a apresentadora deste ano: Mariana Gross, que retornou nesta semana ao "RJTV" do meio-dia após cumprir licença-maternidade e que teve aí sua primeira grande presença em rede como apresentadora. (em 2014/2015, a função coube à Ana Luiza Guimarães)

*Estados sem horário de verão tiveram uma cobertura diferente. A Globo Nordeste comandou a transmissão com apresentação do Márcio Bonfim, do "NETV" do meio-dia, mas não para todos esses. Alguns tiveram trabalhos por conta própria. Assim foi na TV Bahia, que focou nos festejos em Salvador, e na Rede Amazônica, que mostrou para os estados da sua área de cobertura (menos o Amapá) a virada de ano em Manaus. Nas regiões com horário de verão, quem liberou quase meia hora para mostrar direto e reto a queima de fogos em Florianópolis foi a RBS TV de Santa Catarina com Laine Valgas, do "Jornal do Almoço", e Mariana Paniz, do "Vida e Saúde".

*Televisão ao vivo no Ano Novo é aquilo: sempre tem alguém mais... alegrinho, falemos assim. Dois exemplos: aqui está o repórter Pedro Neville, da Globo News, mandando ver à 1 e pouco da madrugada direto de Copacabana; e aqui está um doidão saltitante invadindo o vivo do repórter Gilberto Smaniotto, da Band, que interagia direto do Guarujá com Paula Valdez no "Café com Jornal" e que soube driblar com habilidade a situação.

*Antônio Pétrin foi o apresentador do primeiro "Jornal da Noite" da Band em 2016, exibido lá pelas 2 da madrugada após "Coração Valente" na "Sessão Especial". Já a virada de ano foi apresentada pela Carol Nogueira.

*Assim será a primeira semana da Bandeirantes ao término do "CQC" (dizem que para um ano sabático, mas muitos creem ser definitivo o fim): na segunda e na terça, "Os Simpsons" das 22h15 às 23h, seguido de "A Liga" na segunda-feira e da reprisada série "Justiça Implacável" (com Steven Seagal) na terça-feira.

*Tem repercutido uma gafe cometida na quinta-feira pela Fabiana Panachão, que nesta semana apresentou o "Jornal BandNews" das 6h no BandNews TV e também na TV Bandeirantes durante a folga de Ano Novo do Rafael Colombo. Olham aqui ela falar com Isabela Tacaki sobre a Mega da Virada quando, distraidamente, disparou: "se somos 280 milhões de brasileiros, cada um deveria ganhar um milhão de reais e ainda sobrariam R$ 80 milhões". O povo nas redes sociais tem tirado onda e feito muitas brincadeiras devido à conta errada dela.

*5 anos neste domingo sem o dublador Waldyr de Oliveira, nascido em 1925 e ainda hoje escutado em trabalhos muito antigos e marcantes: o Sr. Spacely de "Os Jetsons" e o Sr. Pedregulho de "Os Flintstones".

*A última grande perda de 2015 na televisão americana foi de Wayne Rogers, que interpretou na série "M*A*S*H" o capitão e cirurgião Trapper John. Complicações de uma pneunomia o vitimaram aos 82 anos.

*O sábado marca os 45 anos da estreia da série japonesa "Spectreman", que teve 63 episódios até março de 1972 e que nós do Brasil assistimos pela Record entre 1981 e 1982 e pelo SBT de 1983 até 1990. Não tem outra maneira de defini-la: uma produção tosca, muito tosca. Mas que curti muito ao vê-la no SBT, isso curti.

*Datas em 0 ou 5 com atores e atrizes neste sábado: 55 anos de Gabrielle Carteris, que fez a Andrea na série "Barrados no Baile" em todas as temporadas (exceto 7ª e 9ª); 40 anos de Paz Vega, atuante em filmes como "Fale com Ela" e "Espanglês"; e 5 anos sem Pete Postlethwaite, nascido em 1946 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "Em Nome do Pai", além de visto em filmes como "Água Negra" e "O Jardineiro Fiel".

*Domingo dos 105 anos do nascimento de John Sturges, falecido em 1992 e que dirigiu grandes filmes, como "Sem Lei e Sem Alma", "Sete Homens e um Destino" e "Fugindo do Inferno", entre outros.

*Dizia Roger Murtaugh através de Danny Glover: "estou ficando velho demais para isso". A partir deste domingo, portador desta frase também pode ser Mel Gibson, agora sessentão. Sim, my friends amiguinhos from Brazil! 60 anos de Mel Gibson, astro dos quatro "Máquina Mortífera", dos três "Mad Max" e de filmes como "O Ano em Que Vivemos em Perigo", "Conspiração Tequila", "Eternamente Jovem", "O Homem Sem Face", "Maverick", o já citado "Coração Valente" (Oscar de filme e diretor), "O Preço de um Resgate", "Teoria da Conspiração", "O Troco", "Do Que as Mulheres Gostam" e "Sinais", além de dirigir o controverso "A Paixão de Cristo".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Nascido em 1945, o compositor e pianista Geraldo Flach nos deixou há 5 anos fechados neste domingo. Mostro aqui sua presença ao piano ao lado de Ivan Lins para "Abre Alas" ao vivo no "Jornal do Almoço" da RBS TV.

Clipe do Dia II

10 anos no domingo da morte de Robertinho do Acordeon, que nasceu em 1939 e cujo grupo com a banda Seu Regional serviu por 25 anos ao "Viola, Minha Viola" na TV Cultura. É dele que trago aqui "Chorosa", tocada em 1984 não na época da saudosa Inezita Barroso, mas sim do igualmente saudoso Moraes Sarmento.

Clipe do Dia III

Domingo dos 70 anos de John Paul Jones, baixista e tecladista do Led Zeppelin. Apresento aqui um dos clássicos da banda, "Going To California", tocado por John ao lado de Paul Gilbert no Hard Rock Cafe.

Bela do Dia: Stephany Sander

Stephany Sander, apresentadora da Rádio ABC de Novo Hamburgo e correspondente do Correio do Povo no Vale dos Sinos. Afinal, eu tinha que abrir 2016 nivelado por cima.

Clipe do Dia IV

A primeira grande perda musical de 2016: morreu nesta sexta o maestro de renome internacional Gilberto Mendes, aos 93 anos, de infarto. Fundador e até hoje diretor artístico e programador do Festival Música Nova de Santos, é Cidadão Emérito da cidade litorânea e recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural. Registro aqui a filmagem da música-teatro "Santos Football Music", que Gilberto compôs em 1969 e que lhe traz na regência da plateia, enquanto Luís Gustavo Petri é o regente da Orquestra Sinfônica de Santos.

Clipe do Dia V

A última grande perda musical de 2015: faleceu a maravilhosa cantora Natalie Cole, aos 65 anos, de insuficiência cardíaca pós-complicações de um transplante de rim. Seus duetos atemporais com o pai Nat King Cole entraram para a história, mas Natalie felizmente fez mais do que apenas isso ao ter lindas canções registradas na sua voz belíssima. Separei cinco amostras: de 1975, "This Will Be (An Everlasting Love)"; de 1989, "Miss You Like Crazy"; de 1991, "Unforgettable" com Nat; de 1993, "I Wish You Love"; e de 2002, "Tell Me All About It".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Dois gols de Patric deram ao Gamba Osaka o título da Copa do Imperador sobre o Urawa Red Diamonds.

"24 Horas" volta antes que termine o festerê do Gamba pelo bicampeonato lá no Japão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.