.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta e sexta, 31 de dezembro de 2015 e 1° de janeiro de 2016 - ANO 13, EDIÇÃO 93
Africanos dominando a SS: cadê a novidade?

São Silvestre dominada mais uma vez por africanos, tá até perdendo a graça que já ficou minúscula desde que burramente colocaram a maratona para acontecer às 9 da manhã. A etíope Yimer Ayalew venceu pela terceira vez a disputa feminina (segunda consecutiva) e o queniano Stanley Biwott faturou a competição masculina pela primeira vez (ele ganhou a Maratona de Nova York este ano). Nona vitória seguida de africanos entre as mulheres (as três da Yimer e seis de quenianas) e 15 êxitos somente do Quênia nas últimas 24 disputas masculinas.

"Apito amigo" à espanhola

Lamentáveis, lastimáveis e condenáveis os pênaltis inventados para Real Madrid e Barcelona no penúltimo dia de 2015. Não era necessário isso para superarem seus adversários, naturalmente melhores que são.

Os merengues deram de três na Real Sociedad com dobra do Cristiano Ronaldo, que ainda perdeu um dos pênaltis inventados, e os catalães quatrilharam o Betis com gol irregular no pênalti (falta do Rakitic no autotento do Westermann na sobra) e com um do Messi em seu jogo 500 pelo clube, além de dois do Suárez - um deles num passe meio que sem querer, mas bacana demais do Neymar, que foi garçom também no gol do argentino. São 180 gols do Barça neste 2015, o clube espanhol que mais faturou em um só ano de janeiro a dezembro.

São 38 pontos para o Barcelona (com um jogo a menos), assim como para o Atlético de Madrid ao superar o Rayo Vallecano. Com 36 está o Real Madrid. Sábado, já às 13h DF tem clássico catalão: Espanyol x Barça.

Sábado bom também na Inglaterra

Às mesmas 13h no BBB (Big Ben Brasília) do segundo dia do novo ano, os co-líderes da Premier League estarão em campo como mandantes. Tem Arsenal versus Newcastle e Leicester diante do Bournemouth.

O primeiro campeão de 2016 será...

...Gamba Osaka ou Urawa Red Diamonds, frente a frente às 3h15 de Brasília do primeiro dia do novo ano. O Gamba quer o tricampeonato e quinto título geral, enquanto os Reds buscam a sétima conquista (a última em 2006).

Acorde cedo no sábado

Abstinência de futebol brasileiro? Serve a Copa São Paulo de Juniores? Já na manhã a bola rolará com Ferroviária x América de Pernambuco às 9h e Santos x Confiança às 11h. Falarei mais dela na próxima coluna.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu revelar qual esporte cobrirei in loco na Olimpíada do Rio (nenhum, pois ficarei em casa mesmo de olho pela TV) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Flamengo - Renovado por 1 ano o empréstimo do meia Alan Patrick junto ao Shakhtar Donetsk.

Fluminense - Emprestado até o fim da temporada o atacante Robert para o time B do Barcelona.

Vasco - Saiu o lateral direito Nei e foi cedido o meia Guilherme Costa para o Boavista até o fim do Carioca.

Cruzeiro - Acertado o atacante Rafael Silva, do Vasco, por 1 ano.

América Mineiro - Várias saídas: do goleiro Cristiano para o Linense e do lateral direito Marcelinho, do volante Douglas Dopô e do meia Patrick Allan para o Boa Esporte.

Bragantino - Confirmado o novo treinador por 1 ano: Léo Condé, que estava no Sampaio Corrêa.

Atlético Paranaense - Caindo fora o atacante Walter, cujo empréstimo junto ao Porto não será renovado.

Figueirense - Mantido por 1 ano o meia Carlos Alberto e retornado o atacante Everton Santos, do Ulsan Hyundai, por 1 ano.

Santa Cruz - Regressado o atacante Keno, que estava na Ponte Preta, e contratado o meia Pedrinho Botelho, do Operário de Ponta Grossa, até o fim do Campeonato Pernambucano.

CRB - Contratado o meia Dakson, do Náutico.

Goiás - Saídas várias: o lateral direito Clayton Sales foi para a Aparecidense; o lateral esquerdo Rafael Forster foi embora em definitivo; o meia Pither foi para o Anápolis; e o atacante Zé Love agora é do árabe Al Shaab.

Luverdense - Vendido o meia-atacante Alípio para um grupo de empresários e adquiridos o lateral direito Jean Felipe e o meia Gustavo Marmentini, ambos do sub-23 do Atlético Paranaense.

Novorizontino - É seu o volante Richarlyson, que pouco jogou neste 2015 pela Chapecoense e que se torna a grande atração do clube para o Paulistão, no qual também estará o volante Adriano, egresso do Avaí.

Curtinhas

*O goleiro Ivan quase foi para o Avaí, mas quando assinaria, deu para trás e decidiu manter uma palavra de não defender mais nenhum clube de Santa Catarina sem ser o Joinville, no qual ficou de 2011 a 2014. Ele pretende voltar um dia ao tricolor do norte catarinense e, neste 2015, defendeu a meta do Paysandu.

*De novo é Vail Chaves o nome do "estádio de mil e um nomes" do Mogi Mirim, conforme decreto do presidente Luiz Henrique de Oliveira. Caiu a homenagem ao pai do Rivaldo, que nomeou o palco como Romildo Ferreira.

*Engenhão sem água há mais de um mês e agora sem energia elétrica. Crise é uma coisa, mas aí é pra lascar.

*José Mourinho se rendendo ao assédio e atendendo fãs no hotel no qual está hospedado em Muro Alto, no litoral pernambucano, mas a direção do hotel não deixou torcedores do Íbis lhe entregarem uma camisa do clube.

*Brabo demais isso que ocorre com Bruno Sabino, jogador do dinamarquês Nordsjaelland, que passa férias aqui em Porto Alegre e, em apenas 12 dias, foi assaltado à mão armada duas vezes. Infelizmente não estranho.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Surpreendente má novidade no penúltimo dia de 2015: de maneira seca, direta e sem aviso prévio, o Sistema Globo de Rádio comunicou no site da mesma que a RadioBeat acabou. Tanto acabou que nem os players estão mais disponíveis, exceção (ao menos até a manhã desta quinta-feira) ao da Globo FM, que bem sabem que ficou exclusiva da internet a partir de 2005, quando seu canal 92,5 passou a retransmitir a CBN AM 860 no Rio de Janeiro. Com isso, nem sequer mais cibernética é a antiga Beat98, que saiu do ar em novembro de 2014 para dar lugar no FM 98,1 à duplicata da Globo AM 1220, que deixara o canal FM 89,5.

*Repórter acusado de agressão que a imagem sem cortes nitidamente mostrou que não aconteceu. Assim foi com Matheus Felipe, da Record/RS, que tem mostrado há semanas diversas reportagens investigativas referentes a irregularidades no processo de adoção de crianças pobres em Riozinho, no Vale do Paranhana. Uma assistente social que ele entrevistou, além de se esquivar vergonhosamente de todas as perguntas feitas por ele como que dando a entender que tem culpa no cartório (como vários dos entrevistados neste trabalho muito bom dele, aliás), ainda faltou com a verdade ao prestar queixa na delegacia contra o repórter ao acusá-lo de agressão no braço, o que as imagens do cinegrafista Emerson Garcia nítida, clara e cristalinamente mostraram que não aconteceram em absoluto, pois o máximo que houve foi um encostar de mão no braço, mas sem qualquer tom agressivo nem nos mais delirantemente patéticos relatos. Que Matheus dê de ombros para estas pressões de quem visivelmente está incomodado com o trabalho que ele tem feito e siga em frente pois muito bem está.

*Uma ideia legal: três correspondentes estrangeiros do SBT, por sugestão de um deles, participaram no blog do mesmo contando bastidores de seus mais marcantes trabalhos neste 2015. Foi ideia do Sérgio Utsch, que cobre Londres, e que colocou aqui os relatos dele e das colegas Patrícia Vasconcellos, cuja base é Buenos Aires, e Yula Rocha, que trabalha em Nova York. Foi dado ao post o curioso nome "Ménage á Trois".

*O vivente que cuida das legendas na Rede Globo está de férias ou folga de Ano Novo? Pois nada justifica isso do Pedro Bial fazer traduções simultâneas no show do U2 em Paris, cujo compacto passou nesta quarta.

*Será publicado nesta sexta no Globo Play o primeiro capítulo da minissérie "Ligações Perigosas", que na televisão será exibido apenas na próxima segunda-feira. Filmagem toda na ultra-alta definição em 4K. Uia!

*Plim-Plim, que depois do habitual "Show da Virada" com a queima de fogos à meia-noite passará quatro filmes no "Corujão" a partir da 1h30: "Os Penetras", "As Panteras", "Curtindo a Vida Adoidado" e "O Grande Dave". Como todos os jornais estão cancelados nesta sexta, ainda passará o desenho "Madagascar" às 7h25.

*Record com as novelas "Prova de Amor" e "Chamas da Vida" retornadas apenas na segunda-feira. Último dia de 2015 com os dois filmes "Babe, o Porquinho Atrapalhado" em sequência no "Cine Record Especial" a partir das 14h45, depois vindo "Todo Mundo Odeia o Chris" e as reprises da "Retrospectiva dos Famosos" às 18h45, da "Retrospectiva 2015" às 20h40 e do especial de Zezé di Camargo e Luciano às 22h40. Já no primeiro dia de 2016, até tem "Cidade Alerta" normalmente às 16h45, mas precedido por "O Professor Aloprado 2".

*SBT com apenas uma mudança na programação: "Cinespecial" à 0h de quinta para sexta nos lugares do "The Noite" e do "Jornal do SBT", filme "À Espera de um Milagre" no ar. De novo "Jornal do SBT" com as quatro reprises (desta vez a primeira em exibição inédita) mantidas das 4h às 8h, as duas últimas com trechos ao vivo.

*Bandeirantes também com apenas uma alteração significativa: a "Sessão Especial" às 22h40 com "Coração Valente", interrompido à meia-noite para a festa da virada, e retornado até o "Jornal da Noite" às 2h05. De igual forma nada muito alterado na RedeTV!, salvo cancelados serem "Leitura Dinâmica" e "Programa Amaury Jr." no dia da virada, sendo a noite composta por "Retrospectiva 2015" às 22h40 e "Documento Verdade" à 0h.

*Nas emissoras públicas e estatais, música dando o tom na passagem de 2015 para 2016 com atrações que parecem interessantes. TV Brasil anunciando um especial do "Samba na Gamboa", do Diogo Nogueira, das 23h às 2h. Já a Cultura aposta nos sons em inglês ao passar o "Global Citizen Festival" das 23h30 à 0h30.

*Datas brasileiras em 0 ou 5 nestes dias: quinta-feira dos 35 anos de Rosanne Mulholland, atriz muito lembrada pela professora Helena no "Carrossel" brasileiro; e sexta dos 80 anos de Emiliano Queiroz, um dos pioneiros da televisão no seu Ceará e imortalizado como Dirceu Borboleta na novela e na série "O Bem Amado".

*Datas estrangeiras em 0 ou 5 nestes dias: quinta-feira dos 50 anos de Gong Li, atriz chinesa de obras como "Lanternas Vermelhas" e "Adeus, Minha Concubina", e dos 35 anos da morte de Raoul Walsh, diretor nascido em 1887 e que fez filmes como "A Grande Jornada" e "Fúria Sanguinária"; e 15 anos da morte de Ray Walston, ator nascido em 1914 que estrelou a série "Meu Marciano Favorito" e que fez "Picket Fences".

*Um dos casos mais tristes do ano, seguramente o maior em termos de reputação manchada para sempre, é o do Bill Cosby, acusado por dezenas de mulheres de cometer abusos sexuais. Preso na quarta-feira na Pensilvânia, entregou seu passaporte e pagou uma fiança estimada em 1 milha de doletas para ser libertado.

Bela do Dia: Kéfera Buchmann

Kéfera Buchmann, atriz, escritora e vlogueira, que ganhou espaço sendo o que se chama de "youtuber" (publicadora de vídeos em um canal próprio no YouTube, trocando em miúdos). É com ela que a principal seção do site acaba um ano e começa outro.

*Terminemos bem o tópico: esta sexta-feira marcará a volta do cinema Victória aqui em Porto Alegre. O espaço tradicional na Borges de Medeiros terá duas salas, uma com 200 lugares e outra com 150 (a primeira mostrará "Guerra nas Estrelas - O Despertar da Força" e a segunda apresentará "Hotel Transilvânia 2" e "A Visita"). Um destaque fica para o preço: na terça-feira, único de apenas e tão somente cinco "dilmas".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

50 anos nesta quinta de Fernanda Porto, cantora de MPB e drum 'n' bossa. Três temas dela: de 2002, "Só Tinha de Ser com Você"; de 2002, "Sambassim"; e de 2004, "Roda Viva" com Chico Buarque.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Que 2016 mantenha o que de bom 2015 mostrou e evolua significativamente o que de pouco bom mostrou.

"24 Horas" voltará apenas no ano que vem! (ou seja, no próximo sábado)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.