.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 29 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 91
Qual será o primeiro campeão do futebol em 2016?

Os dois que tentarão esta honraria já sabemos quais serão, realizadas que foram nesta madrugada no nosso horário as semifinais da Copa do Imperador. Por um lado, o Gamba Osaka não teve problemas para excluir o Sanfrecce Hiroshima, terceiro colocado do Mundial de Clubes, por trinca a nada. Por outro lado, o Urawa Red Diamonds pariu uma bigorna daquelas sofridíssimas para passar pelo Kashiwa Reysol com gol solitário anotado a 3 minutos do encerramento da prorrogação. Pra quem quiser topar um futebol corujão ainda em meio aos festejos de Ano Novo no horário brasileiro, Gamba Osaka x Urawa Reds acontecerá às 3h15 no BBB (Big Ben Brasília) desta virada de quinta para sexta-feira. Quem tiver TV paga e assinar os canais étnicos terá imagens via NHK.

Enquanto isso, na Europa...

Arsenal líder ao menos por algumas horas ao ter 39 pontos com a vitória sobre o Bournemouth, aberta por um gol do Gabriel Paulista. Hoje tem o Leicester, com 38, recebendo o Manchester City, que tem 35. Por não ser um dos "mais-mais" da Inglaterra, admito que gostaria que o Leicester fosse o mais adiante possível nesta briga pelo topo. A última rodada do primeiro turno teve ainda um empate sem gols entre Manchester United (do Louis van Gaal, que não quer jogar a toalha e cair fora) e Chelsea (do Guus Hiddink, que empatou as duas primeiras).

Já em Portugal, hoje tem Copa da Liga com Porto x Marítimo, Benfica x Nacional e Sporting x Paços Ferreira.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu explicar como tricotar uma blusa de lã (nem sei tricotar e muito menos o clima está para vestuário de lã) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Palmeiras - Renovado por mais 2 anos o contrato do atacante Luan.

Coritiba - Saiu o goleiro Vaná para o ABC.

Chapecoense - Deixou o clube o meio-campista Camilo, que vai para o árabe Al Shabab.

Santa Cruz - Negócios proveitosos com o Londrina: contratado em definitivo o lateral esquerdo Allan Vieira e adquiridos em empréstimo o lateral direito Lucas Ramon e o atacante Arthur.

Vitória - O atacante Elton vai por empréstimo para o japonês JEF United.

Sampaio Corrêa - Saíram o lateral esquerdo Wilian Simões para o Fortaleza e o atacante Willian Lira para o Operário de Ponta Grossa.

Curtinhas

*Frasqueirão penhorado? A direção anterior do ABC deu o estádio como garantia para pagamento de dívidas trabalhistas. Mas a direção atual assegura que procurará retirá-lo desta situação.

*Isto não é pegadinha: assim como Viola neste 2015, Edílson voltará ao futebol em 2016 já muito depois de ter se aposentado, acertado que está com o Taboão da Serra para a segunda (quarta) divisão de SP.

*Isto é pegadinha: Ronaldinho Gaúcho anunciado pelo Racing de Montevidéu para o Clausura do Uruguai. Acontece que 28 de dezembro é Dia da Mentira em países hispânicos. O clube admitiu depois a gozação.

*Sergi Guardiola, que não tem parentesco com Josep e sim apenas o mesmo sobrenome, foi demitido depois de apenas e tão somente quatro horas pelo Barcelona para o time B, que joga a Série C da Espanha. Descobriram posts antigos dele no Twitter tanto ofendendo a Catalunha quanto torcendo pelo Real Madrid.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Infelizmente não escutei essa ao vivo: uma barata deu um susto ao vivo nos apresentadores do "Gaúcha Hoje" nesta manhã. Jocimar Farina (âncora central na folga do Antônio Carlos Macedo) e Kelly Matos (que tem feito a co-apresentação no lugar do Jocimar) apresentavam o jornalístico normalmente quando o inseto subiu na perna dele e a assustou bastante. O produtor Voltaire Santos ajudou a estimular a imaginação de quem não viu a cena ao divulgar este desenho feito por um ouvinte. Pena que não tem o áudio em podcast, queria ter escutado.

*Leio no Anderson Cheni que, a partir da próxima segunda-feira, a Rádio CBN começará as comemorações dos seus 25 anos a ser completados em 1º de outubro de 2016 ao inaugurar uma página especial que recuperará áudios do seu primeiro dia e também vinhetas musicais históricas de programas e quadros. Boa!

*Será no próximo fim de semana a reestreia da Louise Calegari tanto na Bahia quanto na TV Bandeirantes de Salvador. Ela apresentará o "Band Entrevista", à 1h15 de domingo para segunda-feira (horário local das emissoras da rede logo após o "Canal Livre"), e seu primeiro convidado será o cantor Tatau, do Araketu.

*Dica legal do conviva Matheus Marcon de Andrade: funcionários da TV Vanguarda (a afiliada da Globo em São José dos Campos e Taubaté que pertence ao Boni) que têm envolvimento com música montaram uma banda amadora que acabou crescendo até pelo apoio que a própria emissora deu, tanto que um DVD foi gravado com canções clássicas de novelas globais compondo o set-list. O "Vanguarda Mix" do último sábado mostrou um pouco destas cantorias, as quais poderão assistir aqui na primeira e aqui na segunda parte. Destaques: Natália Teodoro, apresentadora do "Link Vanguarda" em SJC, com "Teletema", de "Véu de Noiva"; Julie Ramos, editora de imagens, com "Carinhoso", da novela homônima; e Ana Paula Torquetti, do "Madrugada Vanguarda", com "Menino do Rio", da novela "Água Viva". Curiosidade: Julie em 2014 e Ana em 2015 foram as últimas campeãs do "Nossa Voz", concurso interno de talentos musicais com os funcionários da Plim-Plim em todo o Brasil.

*Não teve "Bom Dia Pernambuco" hoje pois a Globo Nordeste teve equipamentos danificados devido a um raio que atingiu sua sede em Olinda durante a madrugada. Impossibilitada de transmitir o matinal regional, ela teve que recorrer a uma afiliada que distribui sinal para outras que estão com a "grade fuso" (programação com uma hora de atraso devido às classificações indicativas). Por isso, os pernambucanos receberam às 6h locais o "Bom Dia Mato Grosso", apresentado por Luzimar Collares - a TV Centro América é co-geradora do sinal da "grade fuso", assim como a Globo NE, para os estados com uma hora de atraso para Brasília. A explicação chegou a ser passada em rede nacional no término do "Bom Dia Brasil" pela Ana Luiza Guimarães, que nele está no plantão de Ano Novo. Durante a manhã, ainda bem, tudo resolvido e permitindo normalmente a veiculação do "NETV" às 12h.

*Sei bem como é isso que aconteceu hoje na Globo Nordeste pois a mesma coisa aconteceu tanto neste quanto no ano passado com a Record aqui em Porto Alegre, curiosamente as duas vezes na metade de outubro (períodos de chuvas e ventos bem danadinhos). Nos dois anos, os problemas foram sanados a ponto de permitir que ainda o matinal "Rio Grande no Ar" fosse exibido em parte da sua duração habitual, até então o sinal da matriz de São Paulo sendo retransmitido e isso fazendo com que os gaúchos recebessem parte do "SP no Ar".

*Coisas das escalas de fim de ano: "Balanço Geral SP" bem diferente nesta semana. Reinaldo Gottino e Renato Lombardi retornam na próxima segunda e, até lá, são substituídos por Gustavo Marques e Percival de Souza - o que afetou a Record Rio pois Tino Júnior está no "Balanço Geral RJ" e Aline Pacheco tem feito o "RJ no Ar". Quem só regressará no dia 25 de janeiro é a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert. Para cobrir suas férias, chamaram Poliana Rozado, que faz há dois meses a versão local da "Hora da Venenosa" no "Balanço Geral MG", apresentado pelo Mauro Tramonte, para o qual uma substituta a ser confirmada será escalada para janeiro.

*Por falar em Minas Gerais: desoladora esta situação nos veículos dos Diários Associados em Belo Horizonte (TV Alterosa, Estado de Minas e Aqui MG). Um material muito bom do parceiro Gabriel Vaquer no NaTelinha explicou o que aconteceu. Todos os funcionários dos seus veículos fizeram uma paralisação por causa do não pagamento do 13° salário (você leu sobre isso aqui nesta "24" dias atrás). O "Jornal da Alterosa" de ontem à noite foi gravado à tarde e não teve nada gravado na capital e sim reportagens das filiais no interior do estado e outras geradas pelo SBT de São Paulo. O Estado de Minas de hoje foi praticamente uma reprodução do Correio Braziliense.

*Um jornalista da TV Alterosa, que não quis se identificar por medo de retaliação, disse que não tem acontecido uma divisão do ônus mesmo que a emissora dê um lucro de R$ 14 milhões em contraponto aos R$ 28 milhões de prejuízo do jornal impresso, além de denunciar salários atrasados, direitos não repassados, poréns para entrar em férias e até assédio moral da direção, que diz não ter dinheiro para pagar os funcionários. Procurado para dar seu lado da questão, o apresentador e gerente jornalístico Ricardo Carlini disse que estava ocupado naquele momento e que falaria posteriormente. Cerca de 100 policiais da tropa de elite da Polícia Militar de Minas foram chamados pela direção dos Associados para reforçarem a entrada da sede do grupo. Barbaridade!!!

*Apesar disso, parece que um mínimo do mínimo para manter a afiliada do SBT foi acionado, vide as exibições normais na hora do almoço  do "Alterosa Esporte" e do "Jornal da Alterosa", desta vez com link em BH. Só que mínimo do mínimo muuuito do mínimo: o link é feito por produtores e notícias da capital só são ilustradas com fotografias, mas não com imagens de cinegrafista e muito menos com reportagens.

*Uma imagem triste neste fim de ano: a da Tônia Carrero em fotos publicadas no Instagram. Com 93 anos, ela surgiu calada e muito abatida. Sei pelo Paulo Pacheco que ela sofre desde 2000 de hidrocefalia oculta, que é um acúmulo de líquido na cavidade craniana, uma doença que é hereditária e incurável, que ocasionou um implante de válvula para transferência do líquido para o abdômen - cirurgia refeita em 2008. Sobrinho da atriz, o ator e diretor Leonardo Thierry explicou que ela não anda mais, se desloca em cadeira de rodas e raramente fala, mas garantiu que está lúcida, que faz fisioterapia regularmente e que não sofre de Alzheimer. Tônia Carrero não faz mais nada na televisão desde "Senhora do Destino", em 2004, e nada em si desde o filme "Chega de Saudade", em 2008.

Bela do Dia: Marina Veríssimo

Marina Veríssimo, eleita recentemente a musa do Vila Nova. Que o time bata em 2016 o mesmo bolão desta morena.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Luto no heavy metal: morreu aos 70 anos Lemmy Kilmister, vocalista e baixista do Motorhead, que descobriu no último sábado um câncer agressivo e que já sofria de diabetes e gastrite desde o ano retrasado. Isso afetou neste ano a presença da banda no Monsters of Rock, em São Paulo, no qual acabaram não se apresentando. Este é o segundo componente da formação mais clássica do Motorhead a morrer em pouco tempo, vide o baterista Phil Taylor no mês passado. Deixo aqui um momentaço de Lemmy e cia.: "Ace of Spades", de 1980.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Amanhã tem rodada cheia na Espanha. Já às 13h (Brasília), o Real Madrid receberá a Real Sociedad.

"24 Horas" volta pouco antes desta peleja ter seu primeiro trilar de apitante!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.