.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 26 e 27 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 89
Maratona de futebol na Inglaterra

Fim de ano é tempo de pisar no freio e relaxar um pouco para com tudo voltar em meados de janeiro, certo? Na Inglaterra, isso é errado. Os próximos dias serão de pé no acelerador com muita bola rolando. Dos 20 clubes do Campeonato Inglês, 16 terão uma semana de alívio apenas depois do outro fim de semana, mas os outros quatro vão direto e reto graças às semifinais da Copa da Liga Inglesa. Peguemos os times mais cotados.

Sábado pós-Natal com a tradicional rodada de "Boxing Day" tendo estes maiores atrativos: Liverpool x líder Leicester, Southampton x Arsenal, Manchester City x Sunderland, Stoke City x Manchester United e Chelsea x Watford. Já no começo da próxima semana tem mais uma rodada e os destaques são estes: na segunda, Arsenal x Bournemouth e Manchester United x Chelsea; na terça, Leicester x Manchester City; e na quarta, Sunderland x Liverpool. Outra rodada está marcada para o primeiro fim de semana do novo ano e terá: no sábado 2, Leicester x Bournemouth, Arsenal x Newcastle, Watford x Manchester City, Manchester United x Swansea e West Ham x Liverpool; e no domingo 3, Crystal Palace x Chelsea. Depois, Premier League de volta só no dia 12.

Alívio, certo? Para Leicester, Arsenal, Manchester United e Chelsea, sim. Mas o primeiro meio de semana de 2016 terá disputadas as idas da semifinal da Copa da Liga Inglesa. Tem Stoke City x Liverpool na terça 5 e Everton x Manchester City na quarta 6. No fim de semana seguinte, quem ganha espaço é a Copa da Inglaterra com sua terceira fase. Maiores atrativos: na sexta 8, Exeter City x Liverpool; no sábado 9, Arsenal x Sunderland, Norwich x Manchester City e Manchester United x Sheffield; e no domingo 10, Chelsea x Scunthorpe e Tottenham x Leicester. É a tradicional maratona de futebol no país da Elizabeth fazendo a alegria dos torcedores.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu relatar como foi a baita ceia de Natal que tive (foi só modesta - e não sobrou registro nem do lanche e nem em fotos) do que publicar especulações. Às últimas:

Palmeiras - Contratado o volante Rodrigo, do Goiás, por 2 anos de empréstimo.

Atlético Paranaense - O atacante Dellatorre renovou por 2 anos, mas foi emprestado por 1 ano para o tailandês Suphanburi.

Coritiba - Adquirido o goleiro Elisson, do Cruzeiro, por 1 ano de empréstimo.

Avaí - O atacante Anderson Lopes rescindiu seu contrato e buscará outro clube.

Curtinhas

*Aqui no Brasil, não adianta: clube de futebol só toma medidas nesse ou naquele sentido quando não faz o seu no campo pois, se fizesse, quieto ficaria. Cabe também ao Goiás com isso de dar entrada no STJD com pedido de aplicação do fair play financeiro através do Profut - e isso que nem o beneficiaria pois segue rebaixado.

*O problema, como disse no início deste mês à Folha de Pernambuco o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, é que a lei não é retroativa e só valerá para torneios iniciados a partir da sua sanção em 4 de agosto, o que não é o caso do Brasileirão de 2015. Quer dizer: o Esmeraldino nada mais está do que tentando justificar o péssimo campeonato que fez com artifícios que abafem justas críticas aos seus diretores.

*Observação do João Renato Alves: 155 anos neste sábado do primeiro Sheffield FC x Hallam FC, o confronto de clubes de futebol mais antigo do mundo. É tanto e tanto tempo que foge a qualquer alcance de ideia.

*Dica do Non Sense Football, excelente perfil do Twitter: já sabemos quem tentará estar na primeira final de 2016, a ser disputada no dia 1°. Na madrugada de segunda para terça no nosso horário, a Copa do Imperador terá Urawa Red Diamonds x Kashiwa Reysol e Gamba Osaka x Sanfrecce Hiroshima na semifinal.

*Clube da Série B da Alemanha, o Union Berlim promove há 12 anos a "Weihnachtssingen", uma celebração de Natal em seu Estádio An der Alten Forsterei que dura 90 minutos. A primeira vez que ela aconteceu teve apoio espontâneo de 89 torcedores. Na véspera deste Natal, seu maior público registrado: 28,5 mil fãs.

*NBA: reencontrados após a final de 2014/2015, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers fizeram o duelo de Natal e os atuais campeões venceram por 89 x 83. São 28 vitórias e 1 derrota dos Warriors em 2015/16.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Contrariando seu expediente habitual de muitos e muitos anos, a Rádio Bandeirantes de São Paulo não teve neste 2015 uma seleção musical substituindo a programação normal por todo o dia 25 de dezembro, apenas com breves participações do jornalismo em plantões. As canções foram rodadas a partir das 20h do dia 24, como acontece todos os anos, mas terminaram às 7h. Daí por diante, tudo como num dia regular: "Primeira Hora", "Jornal Gente", "Manhã Bandeirantes", "Esporte Notícia", "Rádio Livre" e por aí afora. Foi uma grande novidade, que inclusive fez José Paulo de Andrade (gravado) comentar no "Gente" que era a primeira vez que estava no ar no dia de Natal.

*Má nova que leio no Rádio de Verdade: a Tupi não teve pago aos seus funcionários até a última segunda-feira o 13º salário e, ainda por cima, telefones funcionais utilizados para trabalho serão cortados. Não é que a emissora líder em audiência no Rio de Janeiro esteja mal das pernas pois ela em si não está. O faturamento é legal. O que pega é a crise nos Diários Associados, para cujas dívidas os recursos têm sido utilizados - só lembrarem o que destaquei nesta semana em relação à ameaça de paralisação em outros dos seus veículos, como a TV Alterosa (SBT) e o jornal Estado de Minas. Por causa do grupo num todo, aquilo que dele está melhor paga o pato.

*Apenas e tão somente nesta semana me toquei disso por dica do Renato JG no Twitter: teve mudança ainda no mês passado no Paraná. O repórter Odilon Araújo foi demitido pela RPC (Globo), na qual trabalhou por quase 16 anos, mas pouco depois voltou à ativa através da Rede Massa (SBT), garantindo um fim de ano positivo.

*"Chaves" no "Balanço Geral"? Aconteceu na Record aqui do Rio Grande do Sul na quinta-feira. Não lembro agora qual notícia motivou isso, mas teve algo que deixou o apresentador Alexandre Mota tão estupefato, sem acreditar naquilo, que ele foi pra parede do cenário e começou a "chorar" imitando o Kiko - e de imediato, a repórter Vanessa Pires passou a imitar o choro do Chavinho. O "Gordinho" não perdeu a piada e brincou que era uma mistura de Kiko com Senhor Barriga, e veio da Nena o arremate: ele lembrava a famosa e popular "bola quadrada". (risos) Cara, é uma pena que não tem esse vídeo nem no site da Record e nem no YouTube, pois foi divertido.

*Sérgio Costa apresentou o "Jornal da Noite" de Natal na Bandeirantes, que novamente apresentará o noticiário de quinta para sexta na semana que vem, às 2h05. Tão tardio assim não só por antes passar "Coração Valente" na "Sessão Especial" às 22h40, mas também pela exibição da queima de fogos à 0h na virada de ano.

*O "Jornal do SBT" não passou na virada de quinta para sexta de Natal, mas Karyn Bravo e Marcelo Torres o gravaram para as quatro exibições a partir das 4h, as duas últimas também com Patrícia Rocha ao vivo.

*Última semana do ano chegando e vem aí as tradicionais retrospectivas - exceto a da Bandeirantes, que resolveu cancelar a sua. Outra que também não passará retrô nestes dias derradeiros é a TV Brasil. Se você gosta de assistir, marque na agenda para acompanhar: a do SBT será à 0h de domingo para segunda, substituindo o "Conexão Repórter"; a da Record vai ao ar na terça, às 22h30; neste mesmo horário, tem a da Globo na quarta; por fim, duas serão transmitidas na quinta que fecha 2015: a da Cultura às 22h e a da RedeTV! às 22h40.

*Riscos da televisão gravada: dar bola fora. Assim aconteceu nesta sexta no "Vídeo Show", que sei que muitos detestam na fase atual com Otaviano Costa e Mônica Iozzi "sem freio" nas zoeiras brincalhonas, mas que a mim não só tem agradado demais, como deixou o programa novamente assistível depois de muito tempo pois fazem o show ao formarem uma dupla hilariante. Mas falei em bola fora. Acontece que Otaviano passou o programa todo fazendo de conta que estava "frio no Sul", referindo-se aqui à aldeia pampeana ao imitar o sotaque gaúcho. Não foi a imitação do sotaque o problema, nada de ruim nisso. O problema foi falar em frio, já que no momento de exibição a temperatura aqui em Porto Alegre marcava 24 graus e nenhuma área do RS estava com "geladeira" - fora que há anos e anos o verão por aqui tem sido insuportavelmente quentíssimo pra chuchu. Se fosse como sempre ao vivo, certamente isto seria corrigido devido às interações via Twitter. Mas sendo gravado, impossível.

*Tem mais clássicos antigos dos anos 80 e 90 programados pela Globo para o "Corujão" nos próximos dias: sábado para domingo, "Os Bad Boys" às 2h30; domingo para segunda, "Falcão, o Campeão dos Campeões" às 2h40; e quinta para sexta de Ano Novo, "Curtindo a Vida Adoidado" às 4h40. Na próxima semana, o "Corujão" começará já depois do "Jornal da Globo", por volta da meia-noite e meia, pois "Prisão Invisível" já teve fechadas as reprises das duas primeiras temporadas e terá a terceira (inédita em TV aberta) exibida em janeiro.

*Aqui no Brasil, sábado dos 5 anos dos falecimentos dos atores Dino Santana, nascido em 1940 e irmão do Dedé, e Dary Reis, nascido em 1926, ambos atuantes em quadros dos "Trapalhões". Dino também atuou em "Dedé e o Comando Maluco" no SBT e Dary fez "Capitão Estrela" na TV Tupi e várias novelas na Globo.

*Datas com atores estrangeiros em 0 ou 5 no sábado: 10 anos sem Vincent Schiavelli, nascido em 1948 e que foi o fantasma do metrô em "Do Outro Lado da Vida"; 15 anos da perda de Jason Robards, nascido em 1922 e Oscar de coadjuvante por "Todos os Homens do Presidente" e "Julia"; e 30 anos de Beth Behrs, uma das "Duas Garotas em Apuros" da divertida série que assisti em canal aberto no SBT (que está devendo episódios inéditos).

*As datas do domingo: 90 anos de Michel Piccoli, ator francês de filmes como "O Desprezo" e "A Bela da Tarde"; 55 anos de Maryam D'Abo, britânica que fez "007 Marcado Para Morrer"; e 40 anos do nascimento de Heather O'Rourke, a menininha da trilogia de terror "Poltergeist", que faleceu precocemente em 1988.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Nascido em 1927, Jacinto Figueira Júnior morreu há 10 anos completados neste domingo. Ele marcou época na nossa televisão como "O Homem do Sapato Branco" ao fazer um programa de assistencialismo e que mostrava assuntos considerados de "mundo-cão". A estreia aconteceu na Globo em 1966, mas pouco depois os militares fizeram o programa sair do ar. O retorno se deu nos anos 80 através de emissoras como Record, SBT e Band. O tópico destacará cinco momentos de Jacinto e seu inconfundível pisante embranquecido.

De 1967, "O Charreteiro", canção de Antoninho Lopes e José Guimarães que Jacinto e Portinho e Sua Orquestra tocaram. Muito sucesso ela fez principalmente nos programas de rádio do Silvio Santos.

De 1981, "Esta é a Sua Vida" no SBT com J. Silvestre falando de acontecimentos e pessoas da vida de Jacinto, muitas delas presentes no palco. Antes, a imitação do ótimo e também saudoso Geraldo Alves.

De 1982, abertura de "O Homem do Sapato Branco" no SBT. Imagens escuras, trilha sonora apavorante, locução de botar medo. Você assistiria isso no escuro? (rs) E ainda tem pancadaria com Inri Cristo, imagine!

De 1992, reportagem para o "Aqui Agora", apresentado por Christina Rocha e Sérgio Ewerton no SBT, na qual Jacinto mostra Cacá Rosset se autoproclamando Rei do Brasil.

Bela do Dia: Marília Aguena

Marília Aguena, repórter da Rádio SulAmérica Trânsito. Esta bela torcedora do Corinthians, e não o muito bom portal de automobilismo, é o verdadeiro Grande Prêmio conquistado pelo seu namorado, o sortudo Flavio Gomes.

De 2002, entrevista para Antônio Abujamra no "Provocações" da TV Cultura. Ambos hoje lá no Céu.

Clipe do Dia I

Nascida em 1956, Teena Marie morreu há 5 anos fechados no sábado. Uma dançante dos anos 80, que conheci há uns bons anos pelo "Círculo Noturno" do Claudinho Pereira na 102 FM, está aqui: "I Need Your Loving".

Clipe do Dia II

Mais uma do João Renato Alves: sábado dos 45 anos da primeira canção solo de um Beatle a entrar no Top 100 da Billboard, a grande parada de sucessos dos Estados Unidos. Não foi nem de John Lennon e muito menos de Paul McCartney a proeza, mas sim do George Harrison com "My Sweet Lord", que registro aqui.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Da Mônica Bergamo: Paralamas do Sucesso, 30 anos depois, com trio original em dois shows em fevereiro.

"24 Horas" volta antes que Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone toquem em SP nos dias 19 e 20!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.