.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 23 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 87
Quem pega quem na Libertadores

Não foi uma hora e meia que nem no ano passado, mas 1 hora e 10 minutos de embromação também bastam para aporrinhar a paciência do vivente. Ainda bem que às 23h10 no BBB (Big Ben Brasília) o sorteio começou e, 20 minutos depois, já sabíamos tudo que realmente interessava: quem enfrentará quem na Libertadores de 2016.

Único brasileiro na fase pré-grupos enquanto quarto da Série A, o São Paulo irá ao Peru enfrentar o Universidad Cesar Vallejo, que foi terceiro do Descentralizado do Peru. Se eliminá-lo, irá para o Grupo 1. Terá pela frente o Trujillanos, vice venezuelano, e o The Strongest, melhor pontuador boliviano, mas principalmente e sobretudo o River Plate, atual campeão sul-americano e que foi vice-campeão mundial. São Paulo x River me serve muito, até por ser uma contenda que faz o tricolor sorrir por remeter às duas vitórias na semifinal de 2005.

Campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras terá no Grupo 2 enfrentamentos com boa "sustância". Dois dos inimigos ele já enfrentou: Nacional, campeão uruguaio, que o eliminou no triangular semifinal de 1971 e nas quartas de 2009, e com quem jogou nos grupos em 1973, ganhando uma partida e perdendo outra; e Rosario Central, vice da Copa Argentina, com quem empatou duas vezes em 2006. Falta saber quem chegará da prévia. Pode ser o River Plate do Uruguai, melhor pontuador daquele país fora campeão e vice, ou a Universidad (La U), que conquistou a Copa Chile e à qual superou duas vezes na fase de grupos em 2001. Quadrangular bem movimentado esse.

Menos difícil parece ser a missão do campeão brasileiro Corinthians, que reencontrará no Grupo 8 o Cerro Porteño, duas vezes batido em 2010 e do qual perdeu uma e ganhou outra (por 8 x 2) em 1999. Além do campeão do Apertura paraguaio, confirmado está o Cobresal, vencedor do Clausura chileno. Da pré, vem Oriente Petrolero, segundo melhor pontuador boliviano, ou Independiente Santa Fe, atual campeão da Sul-Americana.

Vice nacional, o Atlético Mineiro comanda o Grupo 5, no qual pegará de novo o Colo Colo, que faturou o Apertura chileno e do qual tanto ganhou quanto perdeu este ano. Tem ainda o Melgar, campeão do Descentralizado peruano, e ou Independiente del Valle, melhor pontuador equatoriano, ou Guaraní, melhor pontuador paraguaio.

Terceiro da Série A, o Grêmio tem no 6 um grupo que promete bastante ao reunir três campeões da Libertadores, os outros sendo San Lorenzo, vice argentino, e LDU, vice equatoriana. Com ambos os tricolores tiveram embates de mata-mata que pararam nos pênaltis. Se para os argentinos perdeu nas oitavas de 2014, pelos equatorianos passou na pré de 2013. Segundo melhor do classificatório do Apertura mexicano, o Toluca fecha a chave.

Os outros três quadrangulares da classificatória ficaram assim distribuídos:

Grupo 3 - Boca Juniors, Bolívar, Deportivo Cáli e o vencedor de Puebla x Racing
Grupo 4 - Peñarol, Atlético Nacional, Sporting Cristal e o vencedor de Huracán x Caracas
Grupo 7 - Olimpia, Emelec, Deportivo Táchira e Pumas

A fase pré-grupos acontecerá em 3 e 10 de fevereiro. Já a de grupos terá suas seis rodadas distribuídas em oito datas de 17 de fevereiro até 20 de abril. As oitavas estão marcadas para 27 de abril e 4 de maio, as quartas em 11 e 18 de maio, aí temos uma parada para a Copa América Centenário em junho, retomado tudo é na semifinal em 6 e 13 de julho e, por fim, a decisão está apontada para 20 e 27 de julho. Venha logo, Libertadores!

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu contar do baile de salão no qual dançarei músicas francesas com a "Mademoiselle" Daniela Ungaretti (só em sonho mesmo...) do que publicar especulações. Às últimas:

Palmeiras - Contratado por 2 anos o zagueiro Edu Dracena, do Corinthians. Se ele chega, Jackson sai por ser devolvido ao Internacional.

Cruzeiro - Retornado do Bahia, o volante Souza foi emprestado ao japonês Cerezo Osaka por 1 ano.

América Mineiro - O meia Mancini saiu pois seu contrato não foi renovado.

Atlético Paranaense - Emprestado o atacante Tiago Adan pra Ferroviária para o Campeonato Paulista.

Avaí - Anunciado o ex-zagueiro Gonçalves como seu novo diretor de esportes. Mais recentemente, ele vinha desenvolvendo a função de comentarista na Rádio Bradesco Esportes do Rio de Janeiro.

Chapecoense - Adquirido o atacante Martin Alaniz, do River Plate do Uruguai.

Criciúma - Apresentado o zagueiro Diego Giaretta, do Botafogo, por 2 anos.

Santa Cruz - Mantidos por mais 1 ano o zagueiro Alemão e o meia Daniel Costa, e por mais 2 anos o volante Marcílio.

Náutico - Renovado por 1 ano o empréstimo do atacante Bergson, do Grêmio, e contratado o volante Fernando Pires, do Central.

Bahia - Contratado por 1 ano o atacante Hernane Brocador, que saiu do Sport, e emprestado o zagueiro Ewerton para o Santa Rita até o fim do Campeonato Alagoano.

Curtinhas

*Um gol pelo Comercial no primeiro tempo, dois pelo Botafogo no segundo e 3 x 3 no marcador. Assim foi Eto'o no clássico de Ribeirão Preto, que nunca teve um momento tão inusitadamente alternativo como nesse de ontem. A lamentar que o povo local não se interessou pelo Come-fogo pois só 3.179 fãs foram ao Santa Cruz.

*Pela falta dura no Léo Pelé em Figueirense x Fluminense, Carlos Alberto tomou dois jogos de suspensão do STJD a ser cumpridos no próximo Campeonato Brasileiro. Ficou barato o amarelo naquele lance.

*Negado recurso do Santos na Justiça do Trabalho. Leandro Damião segue livre para ser de quem bem entender.

*Inaugurada pelo Internacional a Praça Memorial Eucaliptos, localizada entre as ruas Silveiro e Barão do Guaíba, na mesma área de mais de 4 mil metros quadrados que abrigou por quatro décadas seu primeiro estádio.

*Marcados dois Botafogo PB x Náutico amistosos para janeiro: dia 16 na Paraíba e dia 23 em Pernambuco.

*Depois do Santa Cruz, também o Corintians desistiu do Campeonato Potiguar por falta de grana para jogá-lo. Restaram 8 equipes para disputá-lo e isso levará a Federação Norteriograndense a refazer a tabela.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a Rede Pampa divulgou que a Pampa é a emissora jornalística mais escutada no rádio AM de Porto Alegre ao ter 15,74% entre setembro e novembro, contra 15,61% da segunda, 4,12% da terceira, 2,95% da quarta e 0,03% da quinta. Amavelmente me reservarei o direito de não levar em conta tais índices por um único e simples motivo: ele considera somente os canais AM e é claro que isto não espalhará por completo as audiências da Gaúcha, da Guaíba e da Bandeirantes pois estas três também têm prefixos FM, nos quais está a maioria dos seus ouvintes. Quem lê a coluna "Papo de Mídia" sabe que, quando cito audiências de jogos de futebol, divulgo o número total do evento e não só da Globo ou só da Bandeirantes, mas sim das duas juntas, que é o que vale. É a mesma coisa neste caso. Nada contra a Pampa ou a favor de Gaúcha, Guaíba e Bandeirantes, errado com "ER" maiúsculo estará quem achar isso. Apenas sou a favor da audiência total entre AM e FM. Só. E lamento muito que os Gadret tenham retirado a Rádio Pampa do FM ao longo deste ano, foi uma bola fora isso.

*Após 6 meses de licença-maternidade, a repórter e comentarista de economia Giane Guerra retoma nesta semana suas atividades na Rádio Gaúcha. Ela é casada com o colega repórter e apresentador Jocimar Farina e, além da AM/FM da RBS, também escreve sobre o tema no Diário Gaúcho e no blog "Acerto de Contas".

*Sei dessa pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais: os trabalhadores da TV Alterosa (SBT) e do jornal Estado de Minas paralisaram seus afazeres duas vezes anteontem, às 10h e às 16h, e decidiram não trabalhar na próxima segunda-feira se os Diários Associados não pagarem integralmente o 13° salário. É mais um triste episódio que tem marcado um ano dureza total para os Associados, o que não só implica nestas más novas em Minas, mas também no Rio, vide atrasos salariais na Rádio Tupi e o recente fim da Nativa FM.

*Ao divulgar atrações da sua programação para janeiro, a Globo anunciou que o "RJTV" do meio-dia será realizado três vezes por semana direto da Cidade do Samba. Retornada na próxima segunda após licença-maternidade, Mariana Gross se juntará a Fábio Júdice e Milton Cunha para, em cada dia desta iniciativa, visitarem o barracão de uma escola de samba diferente para mostrarem os preparativos para o desfile de 2016.

*Substituído pelo William Travassos nesta semana de Natal no "Balanço Geral Manhã" e no "SP no Ar", Luiz Bacci fará as férias do Marcelo Rezende no "Cidade Alerta" da próxima segunda-feira até 30 de janeiro, com o titular regressando em fevereiro. Pena que a Gabriela Sá Pessoa (interina da Lígia Mesquita) não especificou se Bacci apresentará somente o "Cidade" neste período ou se também fará os matutinos normalmente - o que, nada a ver diretamente com ele, eu acharia o fim da picada pois seria uma utilização desnecessária de um só profissional em dois turnos que somarão sete horas diárias se um deles pode ter outro âncora para dar conta.

*Record, que às 22h30 desta quarta passará a "Retrospectiva dos Famosos", a ser apresentada por Lorena Coutinho, Thatiana Brasil, Michael Keller e pelo conterrâneo Rafael Machado.

*Correspondente em Portugal, Téo Taveira não é mais da Record. Ele foi anunciado ontem pela RedeTV!, na qual terá materiais exibidos no "RedeTV! News" e também no semanal "Documento Verdade". Nos últimos dois anos, as informações lusitanas chegaram na Record através do Téo, deslocado da filial de Goiás para lá.

*Não bastasse o Steve, agora o Steven. Depois do Harvey, agora o Hirsch. O TMZ publicou uma carta do dono da Vivid, produtora de filmes pornográficos, que convidou publicamente Ariadna Gutierrez, a Miss Colômbia que foi Miss Universo por apenas dois minutos, para estrelar filmes "familiares" deste gênero pela "módica" quantia de uma milha de "obamas", inclusive podendo escolher os parceiros com os quais "contracenaria". Bah!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Olivia Jordan

Olivia Jordan, Miss Estados Unidos 2015 e terceira (essa sem erro) colocada no Miss Universo. Além de ser uma bela loira, também achei a mais simpática do concurso do último domingo. Parando e pensando, agora me toquei que ela me lembra alguém com este sorriso de fácil conquista: lembra Faith Ford, lindindinha atriz que interpretou a jornalista Corky na excelente série "Murphy Brown, a Repórter".

Momento Raridade Rara

De folga na semana de Natal (retornará na do Ano Novo), César Tralli tem hoje seu aniversário de 45 anos. Surgido como apresentador do "Flórida On Line" na Record em 1991, no mesmo ano teve seu primeiro grande destaque ao ser repórter do "Aqui Agora" no SBT, onde permaneceu até chegar em 1993 à Rede Globo, na qual foi inicialmente no dia-a-dia de Sampa City, depois correspondente em Londres de 1995 a 2000 e, a seguir, um dos principais repórteres especiais da casa - sobretudo em matérias investigativas. Da rua para o estúdio, é sua a ancoragem do "SPTV" do meio-dia desde outubro de 2011. A "24 Horas" destaca abaixo três momentos distintos do Tralli, que nestes 22 anos de Plim-Plim também cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas:

De 1991, reportagem sobre o carro exótico Marmita para o "Aqui Agora", apresentado por Sérgio Ewerthon.

De 2000, cobertura ao vivo da prisão do juiz Nicolau dos Santos Neto em plantão com Ana Paula Padrão durante a novela das oito "Laços de Família".

De 2011, manchetes e apresentação da primeira matéria de um "SPTV" de dezembro.

Clipe do Dia

A vitória do Vôlei Nestlé sobre Bauru por 3 x 0 (25/17, 25/21 e 25/22) valeu mais do que pela Superliga Feminina para a capitã e central Thaísa. Valeu um momento inesperado e feliz demais: ser pedida em casamento, na quadra ao término do jogo, pelo namorado Guilherme Pallesi, repórter das rádios Bandeirantes e Bradesco Esportes, na qual é um dos apresentadores do "Agora o Bicho Vai Pegar". Quando ele se dirigiu a ela para pedir sua mão em matrimônio, o alto-falante do ginásio tocou isto aqui: "A Thousand Years", com Christina Perri.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sou um eterno otimista e digo hoje: os cinco brasileiros estarão nas oitavas-de-final da Libertadores.

"24 Horas" volta antes, muito antes, que eu saiba se acertei, errei ou "meiei-a-meiei"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.