.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 21 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 85
Miss Universo = Miss Take (o engano do ano)



Não dá para abrir a coluna falando de futebol ou outros esportes, hoje não dá. Cara, o que foi isso que aconteceu no início da madrugada no nosso horário??? Steve Harvey simplesmente conseguiu aprontar o engano do ano no Miss Universo ao inicialmente anunciar a colombiana Ariadna Gutierrez como vencedora, mas cerca de dois minutos depois dizer que houve um engano (todo seu ao ler errado o que estava no cartão) e que a verdadeira ganhadora foi a filipina Pia Alonzo Wurtzbach. A cena da coroa retirada da Ariadna pra Pia pela miss do anterior, a também colombiana Paulina Vega, foi o supra-sumo do constrangimento, do embaraço e da vergonha alheia.

Pra quem assistiu somente o VT da Bandeirantes - e de antemão peço perdão por tal cretinice -, tanto tivemos Mica (a blogueira Rocha, que preciso dizer que estava deveras saborosa, ainda que ninguém bata a minha miss preferida de sempre Renata Fan) quanto Mico (o do Harvey). Além disso, não foi desta vez que uma candidata na qual apostei desde o começo saiu vencedora de um concurso de beleza pois o tempo inteiro cravei no Twitter a vitória da colombiana e me desmanchei horrores por ela, cheguei a bradar em caixa alta o fim do meu pé frio numa postagem que apaguei - mas que não nego que escrevi. Só que o meu pé gelado foi aumentado, isso sim. Consegui superar aquele tuíte do "nunca mais!" do perfil do Vasco quando terminada a Série B de 2014.

A terceira colocada foi a lindona americana Olivia Jordan, a mais simpática da noite. Quanto à nossa brasileira e minha conterrânea Marthina Brandt, acabou apenas entre as 15 melhores. Não acho que devesse estar nas três mais, ficou de bom tamanho o pódio. Mas ao menos até as 10 mais poderia ter chegado. Agora, eterna será esta disputa por causa do engano do ano (pra não dizer da década ou mesmo de toda a história) do Steve.

Deu ruim para eles, muito ruim

Agora, muito pior do que ficar marcado por um enganaço que nem Steve Harvey é ficar marcado por um gancho de 8 anos como o aplicado pelo Comitê de Ética da FIFA no Joseph Blatter e no Michel Platini pelo negócio obscuro deles em 2011, o qual tentaram justificar desse e daquele jeito, mas até hoje sem sucesso por parecer puro lero lero. O suíço já sabíamos que não era flor que se cheire e que não valia a comida do prato servido a ele todas as noites no jantar, mas o francês se mostrou uma clamorosa e vergonhosa decepção. Porra, Michel!!!

Campeão mundial ao natural

10 minutos de marcação forte e nada mais. Foi o obtido pelo River Plate para equilibrar as ações com o Barcelona, que depois se impôs com sua técnica para conquistar ao natural o terceiro título mundial. Um do Messi e dois do Suárez, que sobrou nestes dois jogos ao anotar cinco vezes, e a lógica se confirmou. Terceira vez que um espanhol bateu um argentino no modelo FIFA. Este Barça é o que mais gols fez na história (176, contra 175 do de 2012). E Daniel Alves sorriu ao completar 30 títulos oficiais, igualando Pelé como os brasileiros a mais feitos assim obterem. A terceira posição foi do Sanfrecce Hiroshima de virada sobre o Guangzhou em jogo só com tentos brasileiros, primeiro o do Paulinho para o time do Felipão e depois a dobra do Douglas para os anfitriões.

Campeão de novo nos juniores

Um mês depois de conquistar o Brasileiro, o São Paulo Sub-20 venceu mais uma competição ao derrubar de virada o Atlético Mineiro na Copa Ipiranga aqui em Porto Alegre. Festa para a base tricolor, que terminou positivamente este ano - a ver se algo dela será aproveitado pelo Edgardo Bauza no ano que vem. Nem sequer semifinalista até 2015, o Tricolor chegou ao topo com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, marcando 13 e sofrendo 6.

Dado o troco por 2010

Começou atrás, mas o Brasil virou sobre o Canadá, ganhou de novo delas e deu o troco pela perda do Torneio Feminino de 2010 ao conquistar a edição deste ano em Natal, com mais de 10 mil fãs na Arena das Dunas. Nem precisou Marta guardar no alvo, isso coube à Andressa Alves e à dobrada Mônica (sem coelhinho).

Resumo dos nacionais europeus

Espanha (16 rodadas) - Barcelona e Atlético de Madrid lideram com 35 pontos, mas os catalães tiveram adiado seu jogo com o Sporting Gijón para fevereiro. Os atleticanos perderam nos últimos minutos para o Málaga. Quem tirou proveito disso foi o Real Madrid, que chegou aos 33 ao começar ganhando, sofrer a virada, mas revirar e aprontar um massacre sem precedentes por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 x 2 no Rayo Vallecano. Na base da "escadinha": quatro gols do Bale, três do Benzema, dois do Cristiano Ronaldo e um do Danilo.

Itália (17 rodadas) - A Internazionale perdeu para a Lazio, estacionou em 36 pontos e Felipe Melo deu uma solada tão criminosa, bandida e hedionda no pescoço do Biglia que trancafiá-lo na solitária sem direito a visita íntima seria pouco. PQP!!! Com 35 estão Fiorentina, que bateu o Chievo em casa, e Napoli, que derrotou a Atalanta fora. Quem se assanha também é a Juventus, que visitou o Carpi, mandou ele "carpir um lote" e foi aos 33.

Inglaterra (17 rodadas) - Tá bem na foto o menino Leicester, 38 pontos ao derrubar o Everton em Liverpool. Agora é torcer por um empate hoje entre Arsenal, que tem 33, e Manchester City, com 32. Em seu jogo 500 pelo clube, Rooney não sorriu pelo Manchester United, que perdeu em casa para o Norwich. Já na atuação de transição entre José Mourinho e Guus Hiddink, o Chelsea deu de ombros pra crise e deu de 3 no Sunderland.

Alemanha (17 rodadas) - No último fim de semana antes da pausa de inverno, Bayern de Munique bem na frente com 46 pontos ao bater o Hannover no dia anterior ao anúncio da saída do Pep Guardiola ao fim desta temporada para chegada do Carlo Ancellotti, que assinou por 3 anos. Com 38 ficou o Borussia Dortmund ao perder longe dos seus domínios para o Colônia. A Bundesliga retornará somente nos dias 22 a 24 de janeiro.

França (19 rodadas) - Já virou palhaçada. Paris Saint Germain em primeiro ao trincar o Caen com mais um gol do Ibrahimovic. São 51 pontos contra 32 do segundão Monaco, que "oxou" com o Troyes.

Portugal (14 rodadas) - O Porto fez sua parte ao superar a Académica com 3 gols e chegar aos 36 pontos e ao primeiro lugar isolado graças à derrota do Sporting, que ficou com 35, para o União Madeira. Com 31 está o Benfica, que teve dobra do "Mestre" Jonas para passar por cima do Rio Ave.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu falar dos meus preparativos para a São Silvestre (que não correrei tanto por não estar em SP quanto por não ter fôlego para maratona) do que publicar rumores. Às últimas:

Flamengo - O zagueiro Samir foi vendido para a Udinese, que o cederá por 6 meses ao Granada.

Tupi - Contratado o atacante Michel, do Coritiba.

Internacional - Adquirido o lateral direito Paulo Cezar Magalhães, da Universidad de Chile, por 1 ano.

Santa Cruz - Renovados por 1 ano o lateral direito Vítor e o meio-campista Lelê.

Sampaio Corrêa - Confirmado o atacante Jhulliam, que estava no Al-Hilal Omdurman do Sudão.

Curtinhas

*O Cruzeiro caiu fora, mas voltou atrás. Alexandre Kalil fará o mesmo ou não é mais executivo da Primeira Liga pra valer, às ganhas, com tudo? A Sul/Minas/Rio nem começou sua disputa e tá uma bagunça tremenda.

*Luto no Flamengo: morreu aos 77 anos o preparador físico José Roberto Francalacci, que no clube trabalhou por 28 anos e que foi fundamental para tornar Zico, um jovem franzino, em um atleta com físico para tanto.

*Zico, cujo Goa não foi campeão indiano pois deu Chennaiyin por 3 x 2 com gol do título marcado pelo Mendoza, aquele ex-Corinthians - e isso que os campeões ainda perderam duas penalidades máximas.

*Depois do jogo, Elano ainda passou algumas horas detido acusado de agredir um membro do Goa. Beiiii...

*Basquete: teve W.O. no NBB. Franca ganhava por 20 x 0 quando foi expulso o treinador da Liga Sorocabana por duas faltas técnicas. Rinaldo Rodrigues não concordou com isso e tirou sua equipe da quadra.

*Futebol americano: Timbó Rex campeão do Torneio Touchdown. Em "revival" da decisão do ano passado, quando caíram por 24 x 22, os catarinenses venceram a revanche contra o Vasco Patriots por 28 x 9.

*Handebol: deu Noruega tricampeã mundial ao derrotar na finalíssima de europeias a Holanda por 31 x 23.

Momento Raridade Rara I

Uma reportagem sobre o carimbó, que no mês passado foi reconhecido Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, marcou a última aparição na tela da Rede Globo da Priscila Brandão, que dela sai após 23 anos para investir em novos projetos a partir de 2016 (crédito a quem merece: informação de primeira da Keila Jimenez no fim de setembro). Inicialmente atuante no Rio de Janeiro como rádio-escuta e depois repórter do "Globo Cidade" e do "Bom Dia Rio" até apresentar o matinal e depois o "RJTV" da noite. Após um ano fora do ar nos EUA, voltou em São Paulo como repórter de todos os jornais até se integrar ao "Globo Rural" em 2003, apresentando a versão diária até 2009 e fazendo matérias nesses anos todos até agora, além de ser reserva imediata da Helen Martins aos domingos e, na metade dos anos 2000, também ser apresentadora do "Jornal Hoje" nos rodízios de sábado. Resgato a seguir três momentos da "Priscilinda" na Plim-Plim:

De 1997, apresentação do "RJTV" da noite em agosto, com reportagens de Luís Ernesto Lacombe, Adriano Lizarelli, André Rohde e Bette Lucchese. Dos quatro repórteres, apenas Bette permanece na Editoria Rio nos dias atuais. Lacombe é apresentador esportivo do "Bom Dia Brasil", Lizarelli conduz a Revista Acontece Interior em Volta Redonda e André é repórter de rede da Record na RIC TV de Florianópolis.

De 2005, manchetes de um "Jornal Hoje" apresentado por ela num sábado de janeiro.

De 2012, reportagem sobre o guaraná da amazônia apresentada no "Globo Rural" por Helen Martins e Nelson Araújo. Nos últimos anos, raras vezes Priscila apresentou o dominical no lugar da Helen por isso competir mais à "musa-mor" Cristina Vieira, sendo bem mais constantes suas presenças através das reportagens.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Noite do último "CQC" ao vivo na Bandeirantes (não o último mesmo pois semana que vem tem edição gravada com os melhores momentos deste que não foi dos seus melhores anos). O programa estava no ar desde março de 2008 e dizem que terá um ano sabático para retornar em 2017. Cuidemos se assim será mesmo.

*Segunda-feira dos 50 anos de Andy Dick, comediante das séries "Newsradio" e "Less Than Perfect".

*60 anos quem faz é Jane Kaczmarek, que interpretou a mãe Lois na comédia televisiva "Malcolm".

*Oscar de filme e diretor por "Rocky, um Lutador", John G. Avildsen chega hoje aos 80 anos. Diretor também do nada memorável quinto filme do Balboa, responde também pela trilogia original "Karatê Kid".

*Executivo de cinema, Jeffrey Katzenberg celebra 65 anos. Como presidente da Disney, lançados foram filmes e animações como "Bom Dia Vietnã", "Sociedade dos Poetas Mortos", "A Pequena Sereia", "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão". Pela Dreamworks, colocou nas telonas "Shrek", "Madagascar" e "Kung Fu Panda", entre outros.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara II

35 anos hoje sem Nelson Rodrigues. Jornalista e dramaturgo do Recife, se tornou tricolor das Laranjeiras de coração. Autor de inúmeras peças de teatro, vários livros de crônicas e outros sobre futebol (com ou sem Fluminense), teve obras adaptadas para o cinema, como "Bonitinha, Mas Ordinária" e "Toda Nudez Será Castigada", e para a televisão, como "Engraçadinha". Vamos a três memórias, todas da TV Globo:

De 1977, uma entrevista concedida para Otto Lara Rezende.

De 1980, o registro de sua morte com Cid Moreira no "Fantástico".

De 1996, o episódio "A Dama do Lotação" na série "A Vida Como Ela É", com Maitê Proença.

Bela do Dia: Pia Alonzo Wurtzbach

Pia Alonzo Wurtzbach, Miss Universo representando as Filipinas. No fim das contas, esta bonita moça venceu.

Clipe do Dia I

Falecido em 1993, Frank Zappa nasceu há 75 anos hoje fechados. Sua carreira teve rock, jazz, música eletrônica e clássica, tocando um tempão com a banda Mothers of Invention. Aqui está "Watermelon in Easter Hay".

Clipe do Dia II

Triste perda aqui no Brasil: morreu no sábado aos 55 anos, de câncer, a cantora e atriz Selma Reis. Enquanto atriz, teve presenças televisivas em "Chiquinha Gonzaga", "Presença de Anita" e a atualmente reprisada "Caminho das Índias", todas na Globo. Como cantora, iniciou em 1987 e lançou o último disco em 2009. Separei duas canções na sua já saudosa voz: de 1991, "Sombra em Nosso Olhar" (versão de "Smoke Gets in Your Eyes"), da novela "Salomé", em apresentação no "Milk Shake", o semanal musical que Angélica fazia na Manchete; e de 2013, "O Que é o Amor?", da minissérie "Riacho Doce", ao vivo no "Todo Seu" da TV Gazeta de SP.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Do Coronel Nunes ao Extra: "não adianta vir um cara de fora, nós que ensinamos o mundo a fazer futebol".

"24 Horas" volta antes que o novo vice velho da CBF solte mais uma amostra de arrogância!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.