.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 19 e 20 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 84
No ritmo do tango ou das castanholas?

Uma coisa é inegável: são dois ritmos musicais envolventes, com muita sensualidade e altamente irresistíveis. Só que neste domingo apenas um time representante do país de um deles conquistará o mundo. Dá River Plate, da Argentina do tango? Ou dá Barcelona, da Espanha das castanholas? Saberemos às 8h30 de Brasília. Segundo ano consecutivo destas nações na final do Mundial - em 2014, deu Real Madrid pra cima do San Lorenzo.

Ao tentar o terceiro título no formato FIFA em sua quarta final (só perdeu a de 2006 para o Internacional), o Barça terá um argentino pela frente pela segunda vez. Em 2009, o Estudiantes só foi derrotado na prorrogação, muito diferente da flagrante superioridade sobre o Santos em 2011. Catalães dominando neste modelo atual como nem de longe aconteceu na fase da Intercontinental, quando se limitou ao vice de 1992 contra o São Paulo.

Por outro lado, os egressos de Buenos Aires querem repetir não 1996, quando perderam a Intercontinental para a Juventus, mas sim 1986, quando superaram o Steaua Bucareste. Além disso, será a quarta tentativa argentina de vencer o Mundial de Clubes da FIFA. Além das já citadas quedas do Estudiantes em 2009 e do San Lorenzo no ano passado, teve ainda o Boca Juniors "abotoado" pelo Milan em 2007 (#FernandoGomesFeelings).

A julgar pelo visto nas semifinais, não tem como não imaginar o Barcelona campeão. Mesmo com um primeiro tempo contra o Guangzhou abaixo do que sabemos que rende e sem os ainda incertos Neymar e Messi, soube se impor ao natural e tem em Suárez e Iniesta fatores de desequilíbrio. Posso me enganar, claro, mas não visualizo o River Plate o derrubando após "parir uma bigorna" para passar pelo Sanfrecce Hiroshima.

Sub-20 no RS com campeão inédito

Um deles "bateu na trave" em 2009 e o outro nem sequer semifinalista tinha sido ainda. Atlético Mineiro e São Paulo vão decidir neste domingo à noite (num horariozinho mequetrefemente sem vergonha das 19h30 por causa da grade televisiva) a Copa Ipiranga Sub-20, antes conhecida como Campeonato Brasileiro Sub-20 até que a CBF decidisse organizar o seu e a Federação Gaúcha trocasse o nome também com venda dos "naming rights".

Vice-campeão em 2009, o Galo deu o troco no Grêmio ao eliminá-lo com um gol solitário e suficiente para tanto. Já no Choque Rei, o pela vez primeira semifinalista Tricolor bateu o Palmeiras por 2 x 1 e teve sorte ao escapar de tomar dois tentos em pênaltis desperdiçados. A pedido dos finalistas, a bola rolará não no Passo D'Areia, que tem gramado sintético, mas no mesmo campo da PUC destas semifinais. A entrada será franca.

Em tempo (parte 1): segunda vez que a competição júnior da Federação Gaúcha terá um mineiro e um paulista na finalíssima. Em 2010, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 4 x 2 nos pênaltis após 0 x 0 nos 90 minutos. Em tempo (parte 2): acabei não indo na semifinal. Cansaço com atividades na rua pela manhã e a chuvaça do início da tarde me desestimularam. Gostaria de ir na PUC, mas 19h30 de domingo ninguém merece, é tardio demais.

Na ponte aérea, melhor pros bandeirantes

Deu São Paulo sobre o Rio de Janeiro na decisão da Copa Placar de Seleções Estaduais Sub-20 pelo marcador mínimo em Itu. Campanha total de 3 vitórias e 1 derrota, marcando 9 gols e sofrendo 5.

Oportunidade do troco

Realizado desde 2009 e já um clássico do mês de dezembro, o Torneio Feminino foi conquistado pelo Brasil todos os anos com exceção de um: 2010, quando o Canadá tinha a vantagem do empate e tirou proveito disso. Surge em Natal na noite deste domingo a oportunidade do troco. Quarta passada, as brasileiras fizeram 2 x 1.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil relatar como foi o casamento no qual estive como padrinho (enorme mentira pois nunca me convidaram para nenhum casamento) do que publicar especulações. Vejamos:

Corinthians - Jadson foi vendido ao chinês Tianjin Quanjian, que desembolsou 5 milhas de euros pela rescisão do contrato. 2 anos de contrato, salário quatro vezes maior. Infelizmente, corintianos, impossível segurá-lo.

Palmeiras - Se por um lado foi contratado por empréstimo de 1 ano o meia Régis, do Sport, por outro lado foi perdido o volante Andrei Girotto, que atuará no japonês Kyoto Sanga.

Santos - Renovado em 1 ano o contrato do atacante Marquinhos.

Oeste - Efetivado o auxiliar Renan Freitas como treinador e adquirido o atacante Danielzinho, do São Bernardo.

Fluminense - Confirmado o meia Diego Souza, que estava no Sport e que assinou por 3 anos.

América Mineiro - Acertado o lateral direito Jonas, do Criciúma, por 1 ano.

Internacional - Renovado em 1 ano o empréstimo do atacante Vitinho junto ao CSKA Moscou.

Figueirense - Mantido o zagueiro Bruno Alves por mais 3 anos.

Chapecoense - Oficializado o volante Moisés, do japonês Avispa Fukuoka e que defendeu o Sampaio Corrêa no primeiro semestre deste ano.

Criciúma - Contratados o volante João Afonso, da Chapecoense, e o meia Alex Santana, do Internacional.

Sport - Prorrogado em 1 ano o vínculo do zagueiro Durval.

Santa Cruz - Permanecido por mais 2 anos o goleiro Tiago Cardoso, que assim fechará 7 anos de Tricolor.

Atlético Goianiense - O volante Marcus Winícius renovou por 1 ano.

Luverdense - Três reforços para o ataque: Neverton, do Paraná; Lucão, do São Bento; e Alfredo, do Portimonense.

Curtinhas

*Marcado para começar em 20 de janeiro e terminar em 25 de maio, o Campeonato Brasileiro Feminino teve seus quatro pentagonais confirmados. Dois sairão de cada um para dois quadrangulares na fase seguinte, deles sendo extraídos os semifinalistas e, por mim, os finalistas (que, em 2014, foram São José e o campeão Rio Preto).

*Aos grupos: o 1 com Ferroviária, Iranduba, Náutico, Portuguesa e Santos; o 2 com América Mineiro, Centro Olímpico, Corinthians, Rio Preto e Vasco; o 3 com Caucaia, Foz Cataratas, Pinheirense, São José e Vitória da Bahia; e o 4 com Duque de Caxias, Flamengo, São Francisco, Viana e Vitória de Pernambuco.

*Nos homens, a Copa do Brasil do ano que vem terá a primeira fase sorteada em 11 de janeiro.

*Se não puder expor seus patrocinadores durante os jogos e a cota financeira não aumentar, Andrés Sanchez diz que o Corinthians não jogará a Libertadores de 2016. Sinceramente, duvido que isso aconteça.

*Leio no Martín Fernandez que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) arquivou a investigação sobre a escalação irregular do Héverton naquele Portuguesa x Grêmio da última rodada do Brasileiro de 2013, determinante para rebaixar a Lusa e salvar Flamengo e Fluminense, por falta de provas.

*Compromisso para torcedores do Coritiba às 9h30 deste domingo: dois amistosos festivos no Couto Pereira, com parte da renda revertida à família do falecido Toby (tíquetes a 10 mangos para sócios e 15 pros demais). A primeira terá sócios-torcedores completando as equipes e a segunda contará com os times vencedores nacional de 1985 e paranaense de 1989, cujo incremento mais do que especial será a presença do Alex.

*Ex-meia e atual empresário, Ranielli completa 45 anos neste sábado. Muito lembrado dos anos 80 e 90, teve Caxias e Santos como clubes mais especiais, além de passar por Palmeiras, Grêmio, Vasco, Sport, Santa Cruz, Juventude, Portuguesa Santista, Matonense, Juventus, Ituano, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto.

*Domingo dos 35 anos de Demichelis, zagueiro do Manchester City, pelo qual venceu um Inglês e uma Copa da Liga Inglesa. Antes, conquistou 10 troféus pelo Bayern de Munique (quatro Alemães, quatro Copas da Alemanha, uma Copa da Liga Alemã e uma Supercopa da Alemanha) e dois Argentinos pelo River Plate.

*Mesmo dia e mesma idade para Ashley Cole, lateral esquerdo marcante do Arsenal (dois Ingleses, três Copas e três Supercopas da Inglaterra) e Chelsea (uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, um Inglês, quatro Copas, uma Copa da Liga e uma Supercopa da Inglaterra). Seu último clube foi a Roma neste ano.

*Por falar no Chelsea: Guus Hiddink foi confirmado neste sábado o novo treinador até o fim da atual temporada.

*Natação: ao obter o índice olímpico nos 100 metros livre no Brasileiro Sênior em Palhoça, Etiene Medeiros ainda conquistou o recorde sul-americano desta prova ao estabelecer 54s26.

*Basquete: confirmados os grupos da Liga das Américas de 2016. O campeão Bauru estreará de 22 a 24 de janeiro contra o argentino anfitrião Quimsa, o venezuelano Marinos e o nicaraguense Toros do Norte. Vencedor em 2014, o Flamengo começará contra o argentino Comodoro, o colombiano Aguilas e o campeão panamenho de 29 a 31 de janeiro. Tricampeão da Liga Sul-Americana, o Brasília arrancará de 5 a 7 de fevereiro diante do venezuelano anfitrião Guaros, do porto-riquenho Capitanes e do cubano Capitalinos. O primeiro brasileiro em quadra será o Mogi das Cruzes, de 15 a 17 de janeiro, contra o dominicano anfitrião Metros, o uruguaio Malvín e o chileno Leones.

*NBA: mais louco que isso, só minha alegria se eu reencontrasse a "musa-mor" aqui na aldeia pampeana nestes dias pré-Natal como presente do bom velhinho para terminar este ano brabo pra chuchu com chave de ouro, prata e bronze ao mesmo tempo. Não uma e nem duas, nem mesmo três, mas sim quatro prorrogações foram necessárias para o Detroit Pistons ganhar do Chicago Bulls por 147 x 144 após 105 x 105 no tempo normal. Uau!!! Uma pena que isso foi acontecer logo em uma partida que não passou nem na ESPN e nem no SporTV.

*Vôlei: no "revival" da última final da Superliga Feminina, deu Rio de Janeiro sobre Osasco pela quinta vez seguida. Foi por 3 x 0 (25/21, 29/27 e 25/20) a vitória do Rexona/Ades sobre o mandante Vôlei Nestlé.

*Handebol: todo europeu nos finalmentes, o Mundial Feminino terá neste domingo a decisão entre a bicampeã olímpica Noruega, que fez 35 x 33 na Romênia, versus a Holanda, que aplicou 30 x 25 na Polônia.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Realizado pela 57ª vez pela Associação Riograndense de Imprensa, o Prêmio ARI de Jornalismo distinguiu nesta sexta os ganhadores em várias categorias para as quais três centenas de trabalhos foram inscritos. Na categoria de Reportagem Geral em Televisão, a TVE foi a grande vitoriosa ao ter primeiro lugar para Angélica Coronel com "TVE Repórter Imigrantes no RS" e segundo para Léo Nuñez por "Enchente no Rio Grande do Sul", ficando a menção honrosa pra Vanessa da Rocha, ainda pela extinta TVCOM, pela reportagem "Criminosos Criam Quadrilha Para Roubar Celulares Sob Encomenda e Revender Produtos no Centro de Porto Alegre".

*Marcada para 23h do dia 28 a retrospectiva local do SBT aqui do Rio Grande do Sul, que foi gravada por Marcelo Coelho e Edieni Ferigollo (futura mamãe, grávida que está para dar à luz em junho).

*Esta sexta-feira foi o último dia da Alessandra de Castro no SBT do Distrito Federal, confirmando-se aquilo que li no Daniel Castro na semana passada - é uma consequência do pela matriz determinado retorno da Neila Medeiros, que não tem deixado muito legal o clima na emissora. Os agora ex-colegas da loira se despediram dela e alguns deixaram manifestos de boa sorte nas redes sociais, casos do Alex Gusmão e da Williane Rodrigues (que será a substituta dela no noturno "Jornal do SBT Brasília" ao deixar o "SBT Brasília" na hora do almoço para a volta da Neila). Agora disponível no mercado, Alessandra estava no SBT desde 2012 em segunda passagem, primeiro como repórter e depois apresentadora à noite, primeiro com Álvaro Pereira e depois com Alex. Antes, trabalhou na EBC, no STJ, foi repórter especial da TV Cultura e trabalhou na Globo Brasília de 2009 a 2011.

*Patrícia Kogut falando de Rogério Forcolen você sabe muito bem o que significa. Mais uma vez (já perdi as contas de quantas as anteriores) a colunista afirma que o apresentador foi punido por causar confusão, dizendo ela que é por isso que a RedeTV! colocou Fábio Barretto para comandar o "RJ Notícias" no início da noite. Será que existe no mundo alguém que goste menos de alguém do que a Kogut do Forcolen? Se tem, desconheço.

*Nathalia Arcuri não é mais repórter da Rede Record, da qual saiu após 6 anos, período no qual esteve sobretudo no "Hoje em Dia". Ela se dedicará mais ainda ao projeto do blog multiplataforma de finanças Me Poupe. Antes da Record e do Me Poupe, ela teve 4 anos de SBT tanto como repórter quanto como apresentadora.

*Cara nova da Globo News na tela da Rede Globo para Rio de Janeiro, São Paulo e regiões nas quais passa aos sábados o "Via Brasil" às 6h (seja apenas por meia hora ou na hora completa): Luciano Cabral substituído nesta semana na apresentação pela Joana Calmon, a charmosíssima ex-correspondente na França.

*Leio na Cristina Padiglione que janeiro terá Giuliana Morrone na apresentação do "Jornal Hoje" enquanto férias forem cobertas por Evaristo Costa (as do Tadeu Schmidt no "Fantástico", repetindo-se em 2016 o acontecido neste 2015) e Sandra Annenberg (as da Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional").

*A Renato Machado, André Luiz Azevedo, Roberto Kovalick, Hélter Duarte e Renata Ceribelli, acrescente mais uma correspondente estrangeira que a Globo recolocará aqui no Brasil em 2016. Leio no Daniel Castro que Délis Ortiz deixará Buenos Aires, onde está há 5 anos, para novamente trabalhar em Brasília a partir de janeiro. Confirmado isso foi nesta sexta em comunicado interno do diretor geral jornalístico Ali Kamel. A saber quem a substituirá.

*Atriz paranaense que fez a Maria da Abadia na "Zorra Total", Dig Dutra completa 40 anos neste sábado.

*Tem coisas que, se você puder não olhar, melhor será. Erro meu ao assistir o publicado pelo El País: um curta da websérie "Dryvrs" que é estrelado pelo Macaulay Culkin fazendo Kevin McCallister, seu imortal personagem nos dois "Esqueceram de Mim", só que agora adulto, motorista do Uber e violento pra burro (e pra inteligente também). É altamente deprimente ver no que se transformou este ator de 35 anos. Se tiveres coragem, olhe aqui.

*Domingo de Miss Universo direto de Las Vegas às 22h no BBB (Big Ben Brasília), infelizmente ao vivo apenas e tão somente pela TNT, com apresentação de Domingas Person e comentários da verdadeira Miss Universo de 2007 (e mais assaltada da história) Natália Guimarães. Exibidora no aberto, a Bandeirantes terá apenas o VT a partir da 0h15, para tanto sendo cancelados o "Canal Livre", a reprise do "Show Business" e as séries tapa-buraco desta faixa. Questões comerciais de patrocínio, tudo bem, mas é inacreditável como nada tira o "Pânico na Band" do seu horário, nada mesmo. Fora do Miss Brasil pela organização dele agora caber ao João Appolinário, da Polishop, de volta estará Renata Fan, com comentários do estilista Raphael Mendonça e da "Bela do Dia" deste fim de semana. Cuidemos quais serão as possibilidades da conterrânea Marthina Brandt. O Brasil venceu o concurso somente duas vezes, com a gaúcha Ieda Maria Vargas em 1963 e a baiana Martha Vasconcellos em 1968.

*A última: leio na Mônica Bergamo que será lançado na próxima terça-feira o videoclipe de uma música que vários artistas gravaram para homenagear os alunos que têm ocupado as escolas estaduais de São Paulo, assunto que tem sido "linha de frente" nos noticiários recentes e que até rendeu cenas tristíssimas de repressão policial. Entre os artistas estão Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos e Tiê.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Nascido em 1913, Rubem Braga morreu há 25 anos fechados neste sábado e foi (e para sempre será) um mestre da arte da crônica, o que demonstrou em jornais, livros e colaborações para o "Hoje" da TV Globo. Separei três registros sobre este capixaba de Cachoeiro do Itapemirim: de 1990, a crônica "Recado de Primavera" no especial "Vi Vendo Vinicius", da Manchete, sobre os 10 anos sem o poetinha Vinicius de Moraes; de 2011, um "Entrelinhas" sobre ele apresentado por Paula Picarelli na TV Cultura; e de 2013, uma homenagem na véspera do centenário de nascimento feita pela TV Brasil no "Repórter Brasil", apresentado por Guilherme Menezes.

Bela do Dia: Mica Rocha

Michelle Rocha, a Mica, blogueira e apresentadora. É com ela que Renata Fan estará no Miss Universo à 0h15 de domingo para segunda, mas não será uma cara nova na Bandeirantes pois já fez quadros nos programas "Claquete" e "Muito +". Em tempo: ao menos nessa foto, Mica está uma mistura perfeita de Cecília Ribeiro, da TV Integração, com Patrícia Rocha, do SBT.

Clipe do Dia I

Linda cantora potiguar, de interpretação suave e arrebatadora, Roberta Sá completa 35 anos neste sábado. Preciso buscar mais das suas cantorias. Uma delas aqui está: "Belo Estranho Dia de Amanhã", de 2008.

Clipe do Dia II

Diva maior da "chanson" francesa, Édith Piaf nasceu há 100 anos fechados neste domingo. Falecida em 1963, entrou para a história com interpretações inesquecíveis. Três delas estão neste tópico, todas ao vivo: começo aqui com "Padam Padam", passo aqui para "La Vie En Rose" e termino aqui com a magistral "Non, Je Ne Regrette Rien". Em 2007, Marion Cottilard a interpretou (e ganharia o Oscar) em "Piaf - Um Hino ao Amor".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

De um lado, Zico treinando. Do outro, Elano jogando. Quem será campeão indiano: Goa ou Chennaiyin?

"24 Horas" volta antes que Maya, Raj e Opash me deem os seus prognósticos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.