.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 18 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 83
Mais um brasileiro campeão mundial de surfe



Depois do Gabriel Medina em 2014, agora Adriano de Souza em 2015. Dois anos consecutivos de Brasil campeão mundial de surfe, do qual se consolida como uma das grandes potências mundiais ao mostrar não ter sido acaso ou mera superação individual o ocorrido no ano passado. Vitória confirmada em Pipeline pelo Mineirinho - que, apesar deste apelido, é paulista do Guarujá (o que não é tanto de se estranhar pois o Mineiro, que há 10 anos hoje completados fez o gol do título mundial do São Paulo sobre o Liverpool, é conterrâneo daqui de Porto Alegre). Até então, seu melhor desempenho havia sido o quinto lugar em 2009, 2011 e 2012. Na entrevista pós-confirmação da conquista, emocionada e bela homenagem ao Ricardo dos Santos, morto neste ano, e também ao seu irmão, que lhe deu uma prancha comprada com 30 mangos, quantia alta para a família. Dá-lhe Mineirinho!!!

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu contar sobre minha viagem para Acapulco (e só a médio ou longo prazo para eu rumar de avião para qualquer lugar do mundo) do que publicar especulações. Vejamos:

São Paulo - Seu novo treinador por 1 ano é Edgardo Bauza, tangueiro campeão das Libertadores de 2008 pela LDU (sobre o Fluminense) e 2014 diante do San Lorenzo. Ganhar uma Libertadores já não é fácil. Duas é mais notável ainda. Considerando-se que foi por clubes que não estão na "linha de frente" do continente, melhor ainda. É um treinador com presenças bem interessantes nesta última década. Merece um voto de confiança.

Atlético Paranaense - Contratado Vinícius, meia do Fluminense e que também já foi do Coritiba e do Paraná.

Paraná - Saiu o goleiro Felipe Alves, cujo vínculo não foi renovado e que retornou ao Osasco Audax.

Figueirense - Adquiridos o volante Jackson Caucaia, do Vasco, e o atacante Guilherme Queiroz, da Portuguesa.

Bahia - O volante Wilson Pittoni foi anunciado pelo Olimpia.

Curtinhas

*Sexta-feira de semifinal da Copa Ipiranga Sub-20 aqui em Porto Alegre com São Paulo x Palmeiras e Grêmio x Atlético Mineiro. Jogos no campo da PUC, que não conheço. O "revival" da decisão do Brasileiro Sub-20 de 2009 fica meio tarde para meus horários deste dia ao ser às 19h, mas o Choque Rei das 16h30 pretendo ver.

*O Cruzeiro voltou atrás, decidiu ficar na Primeira Liga e reafirmado que haverá Sul/Minas/Rio em 2016. A ver.

*O áudio da acusação de compra de desvio de dinheiro do Carlos Miguel Aidar, divulgado pelo Ataíde Gil Guerreiro, efervesceu com "EF" maiúsculo a política do São Paulo, de ano turbulento como dificilmente teve outro.

*Copa América Centenário em 2016: o Brasil jogará a primeira fase em Pasadena, Orlando e Foxborough.

*O jogo das 13h deste sábado contra o Sunderland, em casa, será o primeiro do Chelsea após a demissão do José Mourinho, que saiu com os títulos da Copa da Liga e do Campeonato Inglês em 2014/2015. Porém, o 2015/2016 tem sido desastroso: 4 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, um ponto acima da zona do rebaixamento.

*Campeã mundial em 2011 e vice olímpica em 2012, Homare Sawa se aposentará aos 37 anos. É a maior craque do futebol feminino japonês em todos os tempos e disputou todas as seis Copas do Mundo já realizadas.

*Novo Basquete Brasil: também nele tem escrita já com tempo razoável. Ao marcar 94 x 85, o Flamengo chegou aos cinco jogos consecutivos bem sucedidos diante do tricampeão sul-americano Brasília.

*Luto no automobilismo. Inconsolável está Ingo Hoffmann pois seu filho Robert morreu aos 28 anos por causa de dois tumores no cérebro, o segundo deles maligno e incurável. Muita força ao grande Ingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sexta-feira triste para o jornalismo do norte do Paraná pois circula pela última vez o Jornal de Londrina, que circula desde 1989 e que pertence ao GRPcom desde 1999. Como sempre, a crise financeira sendo justificada para mais esta dolorida facada em um ano terrível demais para o jornalismo brasileiro em todas as vertentes. Com o término deste veículo, estimado é que duas dezenas de profissionais ficarão desempregados.

*Uma daqui de Porto Alegre: solenidade na manhã deste sábado, na sede da Associação Riograndense de Imprensa, marcará a colocação da placa com seu nome em uma rua do bairro Farrapos, na zona norte. Falecido em 2005 aos 86 anos, ele revitalizou o departamento de notícias da Rádio Gaúcha em 1957 e também trabalhou em veículos como a Rádio Difusora e os jornais Última Hora, Diário de Notícias, A Tribuna Gaúcha e Zero Hora. João é pai do José Aveline, que comanda há muitos e muitos anos a tradicional revista Gooool.

*Leio no Coletiva que Gérson Cruz não é mais jornalista da RBS, na qual trabalhou por 26 anos como repórter em Santa Cruz do Sul, chefe jornalístico em Caxias do Sul, chefe de redação aqui em Porto Alegre e gerente da desde este ano não mais existente TVCOM. Ele pretende ter novidades profissionais a partir de fevereiro.

*Leio no Anderson Cheni que, atendendo uma causa do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo determinou que o Grupo Estado recontrate todos os funcionários registrados da Rádio Estadão que foram demitidos no começo de outubro. Esperemos os próximos passos.

*Leio no NaTelinha que Rita Batista está de volta à TV Aratu (SBT Bahia), onde regressará ao vídeo em 2016 em projeto ainda a ser confirmado. Depois dos trabalhos nacionais na Rede Bandeirantes, ela regressou a Salvador no fim do ano passado como apresentadora da Rádio Metrópole FM, na qual permanece.

*Mais uma de Salvador: a repórter Louise Calegari está de volta à TV Bandeirantes, da qual havia saído antes de ingressar na Rede Record, inicialmente na antiga TV Itapoan e depois na matriz de São Paulo, as quais deixou recentemente ("as quais": tanto a matriz da Record quanto a própria capital paulista).

*Band nacional: a programação da próxima semana confirma seus jornalísticos normais mesmo no Natal. Tem "Jornal da Noite" na virada de quinta para sexta, à 0h40, logo após "Esqueceram de Mim" na "Sessão Especial" (antecipado será o "Polícia 24h" para quarta-feira). Normais também o "Jornal BandNews" às 6h e o "Café com Jornal" às 7h30 na sexta-feira dia 25. Sinceramente, não sei se isso cabe. Tem público para noticiário na manhã natalina? Falo isso para a Bandeirantes, mas falo também para SBT e Record.

*Por falar na Record: leio no Flávio Ricco que várias filiais e afiliadas vinham fazendo o que bem entendiam no tocante a passar "Todo Mundo Odeia o Chris" nos dias e horários que lhe davam na telha, o que a cabeça da rede determinou que assim não pode mais ser. Se quiser completar o horário, é preciso passar a série "Eureka".

*Exibida desde ontem das 7h às 8h, a quarta reapresentação do "Jornal do SBT" (que mescla trechos gravados da original da madrugada por Hermano Henning e Karyn Bravo com outros apresentados ao vivo pela Patrícia Rocha) tem uma junção de rede às 7h30 para emissoras que tiveram meia hora de programação regional. Vale sobretudo para os cariocas, que às 7h saem da rede para ter Liane Borges no "SBT Rio Manhã" - por sinal, Liane participou hoje ao vivo na faixa deste quarto repeteco, depois das 7h50, com informações do Rio de Janeiro.

*Os cariocas que assistem a Globo podem se preparar: a "lady por inteiro do meio do dia" está regressando. Leio na Patrícia Kogut que a próxima semana será a última do Vandrey Pereira na apresentação do "RJTV", do qual se despedirá no sábado 26, permanecendo na reportagem e como substituto imediato dos âncoras centrais da capital olímpica. Dois dias depois, a titular Mariana Gross estará de volta após cumprir licença-maternidade. Com três dias de atraso, é verdade, mas dá para considerar este um belo presente de Natal para quem vê o "RJ".

*Sexta-feira com o último "Programa do Jô" deste ano. A partir de segunda para terça, o "Jornal da Globo" será sucedido por "Prisão Invisível", o que em algumas madrugadas permitirá dois filmes no "Corujão".

*Por falar no "Corujão", tem três clássicos dos anos 80 programados pela Globo para algumas das próximas madrugadas: sábado para domingo, "Três Solteirões e um Bebê" às 4h15 (logo após o bem mais recente e muito bom "Em Busca de um Sonho"); terça para quarta, "Rain Man" à 1h45; e na quinta para sexta de natal, "Querida, Encolhi as Crianças" às 4h45. Da série "estou ficando velho demais para isso": sou da época que o SBT exibia esta comédia com Rick Moranis umas duas vezes por mês, chegava a irritar tantas reprises.

Bela do Dia: Vanessa Ribeiro

Vanessa Ribeiro, coordenadora de marketing e nova namorada do Kaká. Leio na Mônica Bergamo que ela foi com ele assistir anteontem o evento beneficente de humor "1 Banquinho Para 3" em SP.

*Reviravolta parcial na transmissão do carnaval do Rio de Janeiro em fevereiro de 2016 na Plim-Plim, relatada ontem por veículos como o site Sambarazzo e a coluna "Roda de Samba": ao invés de quatro, agora serão duas escolas que não passarão ao vivo em VHF, UHF e parabólicas (mas somente pelo G1 na internet). No domingo 7, a Estácio de Sá terá sua íntegra mostrada ao fim da Unidos da Tijuca, última escola a se apresentar neste dia. Por sua vez, a segunda 8 terá VT da Vila Isabel após o desfile da Mangueira. Com isso, não mais gravadas na televisão e sim ao vivo também nela estarão União da Ilha no domingo e Salgueiro na segunda-feira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nos 35 anos da Christina Aguilera, a canção dela que mais gosto (basicamente a única) está aqui: "Beautiful".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Vladimir Putin pedindo o Prêmio Nobel da Paz ao Joseph Blatter. Parece coisa do Sensacionalista. E não é.

"24 Horas" volta antes que trancafiem o presidente russo para sempre em um manicômio!!!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.