.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 16 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 81
Para tentar o tri no atual formato

Sem considerar a Intercontinental e sim apenas e tão somente as competições organizadas pela FIFA (a de 2000 e a partir de 2005), o Barcelona tentará neste ano ser o primeiro três vezes campeão mundial. Para manter vivo este objetivo, buscará derrotar o Guangzhou na semifinal da manhã desta quinta-feira. Será a quarta semi mundial dos catalães, que venceram todas as outras sem traumas. Em 2006, ano do título perdido para o Internacional, tocou 4 x 0 no América do México. O escore foi repetido sobre o Al-Sadd em 2011. Antes disso, outro mexicano batido: o Atlante por 3 x 1 em 2009. Enquanto isso, os chineses disputarão a penúltima fase do Mundial pela segunda vez e novamente com um europeu pela frente. No ano retrasado, o Bayern de Munique aplicou 3 x 0. Conseguirão Luiz Felipe Scolari, Paulinho, Ricardo Goulart, Robinho e cia. algo melhor para o Evergrande desta vez? Sinceramente, acho que não. Meu palpite é que dê rotina: Barça por uns 3 x 0 ou quatro gols de diferença.

Na final de domingo, assegurado está o River Plate depois de uma suada vitória sobre o Sanfrecce Hiroshima. Após "cozinhar em banho-maria" os primeiros 25 minutos da etapa inicial, os argentinos foram dominados pelos donos da casa, que por três oportunidades não abriram o placar graças a defesaças de Barovero. Se um goleiro decidiu esta contenda, o outro também. Hayashi não fez jus ao honrado sobrenome da lindindona Lidiane Shayuri, da Record, e foi "mão de alface" no lance convertido pelo Alario. Os japoneses "acabaram" ali, por mais que eu desejasse um monte a prorrogação. (rs) A ferro e fogo, com sufoco, o River manteve os 100% da Argentina na competição.

Mais cedo, o América do México superou o Mazembe para acabar com o inútil quinto lugar.

Aperitivo para o principal

Brasil e Canadá duelam esta noite pela última rodada do Torneio Feminino de Natal já sabedores que serão os disputadores da final no próximo domingo. Para as donas da casa, vale no mínimo empatar para, com mais uma igualdade, conquistar mais uma edição deste já clássico evento de todo dezembro, o primeiro em solo potiguar. Mas espero que Marta e cia. possam ter mais um desempenho legal contra Sinclair e associadas.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu falar da aula de dança de salão que tive com uma professora muito gata (duas inverdades, de antemão esclareço) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

Palmeiras - Saindo o goleiro Bruno, cujo contrato não será renovado. Termina uma trajetória de 18 anos no clube, embora apenas depois de 11 deles ganhasse uma oportunidade na equipe principal.

Ponte Preta - Obtidos os empréstimos do volante Eurico e do atacante Hugo Ragelli, ambos do Cruzeiro e ambos por 1 ano.

Atlético Mineiro - Renovado até o fim de 2018 o vínculo do lateral Patric. Um porém: ele assinou na metade deste ano um pré-contrato de dois anos com o turco Osmanlispor, só que deu no pé. Como fica esse pré?

Chapecoense - Renovado em 1 ano o contrato do zagueiro Neto.

Criciúma - Saiu o zagueiro Wanderson, que agora jogará na Ferroviária.

Bahia - Seu novo técnico é Doriva, atuante por último no São Paulo. Compromisso de 1 ano.

Náutico - Mantido o treinador Gilmar Dal Pozzo, que estava por rumar à Arábia, mas que foi convencido pela nova direção a permanecer. Outra novidade: o executivo de futebol Alexandre Faria, ex-Bahia.

CRB - Cinco contratações: Lúcio Maranhão, centroavante do Fortaleza; os meias Flavinho, da Chapecoense, e Luiz Fernando, do Mogi Mirim; e dois Marcelinhos: um é lateral direito e estava no América de Natal; e o outro é avante e estava no Figueirense.

ABC - Narciso, que não treina desde que saiu do Linense no fim do Paulistão, é seu novo técnico.

Paysandu - Adquirido o meia-atacante Raphael Luz, do Cuiabá.

Curtinhas

*No mesmo dia em que o Bom Senso FC promoveu o protesto #OcupaCBF, a CBF "nocauteou" a liminar que não deixava acontecer hoje a eleição para vice-presidente no lugar do hoje "xilindrório" (essa é nova) José Maria Marin, pleito que nem sequer alternativa possui pois o paraense Coronel Nunes é o único candidato.

*Vila Belmiro penhorada como garantia numa dívida com a empresa responsável pela imagem do Pelé. Valor da pendência: 2,3 milhas de "dilmas". Senão vindo do Odílio Rodrigues e mantido pelo Modesto Roma. Bah!!!

*Vitória do Cruzeiro na FIFA em ação contra o Independiente de Avellaneda, que não pegou 500 mil "obamas" pela cessão do Farías há um ano e meio. Os argentinos ainda podem recorrer dentro de 10 dias.

*Muito importante: acabou aquilo de sub-23 no Paranaense. É time principal do Atlético no campeonato estadual e nada mais de excursões aqui, ali e acolá, conforme o novo presidente Luís Sallim Emed.

*Confirmada para janeiro nos dias 10, em Sobral, e 13, na capital, a Taça dos Campeões Cearenses entre Guarany, que ganhou a Fares Lopes, e Fortaleza, campeão estadual. Diante da vergonhosa ajudona dada pelo STJD aos tricolores e ao Ceará, depois deste troféu amistoso o Leão terá apenas mais um jogo de punição para cumprir pela "terceira guerra mundial" entre as duas grandes torcidas na final deste ano. Ridículo!!!

*Através de liminar, o investidor Victor Manuel Simões retomou a presidência do Mogi Mirim no lugar de Luiz Henrique de Oliveira, eleito no fim do mês passado. Victor era vice desde a renúncia do Rivaldo em julho. Não bastou o esdrúxulo desempenho na Série B. Também fora de campo, o Sapão está um horror.

*Campeonato Português: ao empatar sem gols com o União da Madeira no jogo que estava pendente há algumas semanas, o Benfica foi aos 28 pontos em 13 rodadas, atrás dos 33 do Porto e dos 35 do líder Sporting.

*Acordo anunciado pela Federação Francesa com Leonardo, que pediu indenização na Justiça por ser suspenso por 1 ano acusado de agredir no começo de 2013 o árbitro do jogo do Paris Saint Germain, do qual era diretor esportivo, contra o Valenciennes. O ex-jogador nunca admitiu o fato e exigiu reparo por vias judiciais depois que o Tribunal Administrativo da capital anulou este gancho na metade do ano passado.

*Extraditado pros EUA Juan Ángel Napout, o ex-presida da Conmebol, que terá sucessor eleito em 26 de janeiro.

*Atletismo: depois de cinco meses, Adriana Aparecida recebeu a medalha de ouro pela maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Prata na prova em si, herdou o primeiro lugar pois Gladys Tejeda foi pega no antidopagem. A premiação da brasileira aconteceu durante o Prêmio Brasil Olímpico. Ela já tinha vencido em Guadalajara.

*Das águas vieram os atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico: nas damas venceu Ana Marcela Cunha, ouro nos 25 km da maratona aquática e bronze nos 10 km, ambas as provas no Mundial de Kazan; e nos cavalheiros deu Isaquias Queiroz, canoísta ouro no C-2 1.000m e bronze no C-1 200m no Mundial de Milão. O "Atleta da Torcida", definido pela preferência do público, foi Thiago Pereira, que completou 23 pódios em Pan-Americanos.

*Os ganhadores em cada modalidade: no atletismo, Fabiana Murer; no badminton, Lohaynny Vicente; no basquete, Leandrinho Barbosa; no voliche, Marcelo Suartz; no boxe, Robson Conceição; na canoagem, Ana Satila Vargas na slalom e Isaquias Queiroz na velocidade; no ciclismo, Renato Rezende no BMX, Flávia Paparella na estrada, Henrique Avancini na mountain bike e Kacio Freitas na pista; nos desportos na neve, Michel Macedo; nos desportos no gelo, Edson Bindilatti; na esgrima, Renzo Agresta; e no esqui aquático, Marcelo Giardi.

*Continuando: no futebol, Lucas Lima; na ginástica, Arthur Zanetti na artística, Camilla Gomes na de trampolim e Natália Gáudio na rítmica; no golfe, Lucas Yu Shin Lee; no handebol, Ana Paula Rodrigues; no hipismo, João Victor Oliva no adestramento, Ruy Leme no CCE e Pedro Veniss nos saltos; no hóquei sobre a grama, André Luiz Couto; no judô, Érika Miranda; no karatê, Valéria Kumizaki; no levantamento de peso, Fernando Reis; nas lutas, Aline Ferreira da Silva; na maratona aquática, Ana Marcela Cunha; na natação, Thiago Pereira; no nado sincronizado, Luísa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci; e na patinação artística, Marcel Sturmer.

*E tem mais: no pentatlo moderno, Yane Marques; no polo aquático, Felipe Perrone; no remo, Fabiana Beltrame; no rúgbi, Paula Ishibashi; nos saltos ornamentais, Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira; no softbol, Martha Murazawa; no squash, Giovanna Veiga de Almeida; no taekwondo, Iris Silva Tang Sing; no tênis, Marcelo Melo; no tênis de mesa, Hugo Calderano; no tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida; no tiro esportivo, Cássio Rippel; no triatlo, Manoel Messias; na vale,a Martine Grael e Kahena Kunze; no vôlei de praia, Alison Cerutti e Bruno Schmidt; no vôlei, Serginho Escadinha; e nos treinadores, Leandro Andreão (vôlei de praia) e Ratko Rudic (polo aquático).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Desde meia-noite está alterado o canal FM 103,7 do Rio de Janeiro: a Nativa FM acabou pois não foi renovado o arrendamento pelos Diários Associados (que usava a marca da emissora nacionalmente liderada pela Band, mas sem retransmitir programas da rede e sim tendo uma grade toda regional). Devolvido o prefixo para o proprietário Paulo Maia, este decidiu recolocar a Antena 1, que havia ficado somente na internet quando os 103,7 passaram a ser ocupados em 2009 pela Nativa, que estava em 96,5 mhz, desde aquele uma duplicata da Tupi AM 1280.

*O último programa da Nativa foi o "Toque de Amor", com canções românticas apresentadas por Maurício Berger. Um momento emocionante está aqui (grato, Rodney Brocanelli): ao traduzir a bela "Babe", do Styx, o locutor quase foi às lágrimas em várias partes da letra, que "casavam" perfeitamente com a despedida da emissora, cuja última canção foi a propícia "Goodbye", das Spice Girls. O Rádio de Verdade nos brinda aqui com o encerramento da Nativa tanto em som quanto em imagens extraídas do vídeo ao vivo no site da emissora. Tem também a vinheta que marcou a volta ao dial da Antena 1, que logo após tocou um medley dos Beatles com o Stars on 45.

*A exemplo da Nativa, também a Antena 1 apenas utiliza a marca da rede nacional, mas sem retransmitir nada gerado de São Paulo e sim tendo tudo regional nas 24 horas do dia. Inclusive, uma característica especial dela é contar com apenas, tão somente, única e exclusivamente mulheres como locutoras. Boa!

*Leio na Patrícia Kogut que a nova novela das seis, "Êta Mundo Bom!", terá uma radionovela que passará tanto na trama televisiva quanto no site GShow e especialmente na Rádio Globo, a ser protagonizada por Neusa Maria Faro e Cláudio Tovar. Ela terá um patrocinador fictício chamado Fábrica de Sabonetes e querem outros verdadeiros.

*Com muito atraso faço este registro vindo já da semana passada: a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre promoveu uma alteração na manhã. O "Jornal Gente", que sempre foi das 7h30 às 9h30 e conta com Oziris Marins, Affonso Ritter, André Machado e Sérgio Stock, passou a ser das 8h às 10h. Já o noticiário de meia hora "Jornal Gente 3.0", feito apenas pelo Oziris, foi antecipado das 9h30 para as 7h30 e mudou de nome para "Gente Notícias". Horário das 8h às 10h para o "Jornal Gente" gaúcho não é algo inédito. Assim aconteceu em 2003, quando a Band/RS estreou a meia hora regional do "Primeira Hora" às 7h30 com Denian Couto e Sérgio do Erre.

*Na manhã de depois de amanhã, no auditório do Ministério Público, a Associação Riograndense de Jornalismo promoverá pela 57ª vez o Prêmio ARI de Jornalismo, que distingue os melhores trabalhos dentre os inscritos pelos mais variados profissionais de todos os veículos de comunicação do estado. Na categoria Reportagem Geral em Telejornalismo, os cinco trabalhos selecionados pela comissão julgadora para serem eleitos o de menção honrosa, o segundo colocado e o campeão são estes: "Criminosos Criam Quadrilha Para Roubar Celulares Sob Encomenda e Revender Produtos no Centro de Porto Alegre", da Vanessa da Rocha na TVCOM; "Máfia das Próteses", do Giovani Grizotti na RBS TV; "TVE Repórter Imigrantes no RS" por Angélica Coronel, "Mobilidade Urbana" por Nilton Schuler e "Enchente no Rio Grande do Sul" por Léo Nuñez, estes três jornalistas da TVE.

*Leio no Flávio Ricco que a Record não terá "Cidade Alerta" nos dias 24 e 31 (duas quintas), em seu lugar exibindo o especial "Família Record" na véspera de Natal e a retrospectiva dos famosos na de Ano Novo.

*Cabe cuidar, mas se efetivamente valerem os horários anunciados na grade, o "Jornal da Globo" de hoje começará tão cedo como raramente começou nos últimos anos, programado que está para 23h20, logo após o especial musical sertanejo "Festeja Brasil". William Waack dormirá cedo uma vez na vida. (risos)

*Leio na Gabriela Sá Pessoa (a interina da Lígia Mesquita) que Christiane Pelajo estreará em março o "Jornal das 16h", na Globo News, produzido em São Paulo e exibido até 17h30, com um conceito de informalidade que não terá nem bancada para apresentação e nem rigor no teleprompter, do qual ela poderá fugir nessa e naquela hora. Além disso, a ideia é o noticiário ter não apenas especialistas para falar sobre os assuntos do dia, mas também gente como eu e você que seja afetada diretamente pelos mesmos. Então, menos de 4 meses até o regresso.

*Por falar em Globo News, uma social da Patrícia Kogut: manja Maria Beltrão? Consta que ela casará com o advogado Luciano Saldanha Coelho. Ah, se fosse eu o eleito... Que é que ele tem que eu não tenho? (risos)

*Gostaria muito eu que não fosse como publicado está pelo Flávio Ricco, mas se não surgir qualquer mudança de última hora para melhor, algo lamentável será feito pela Bandeirantes, logo ela que sempre se caracteriza pelo bom jornalismo: não realizar neste fim de 2015 a tradicional retrospectiva dos fatos mais marcantes. Aí não!

*Outra do Ricco: encerrado ontem com vitória do Lorenzo, o "MasterChef Júnior" não terá segunda temporada. O dos adultos, esse sim, continua firme e forte e retornará com a equipe de sempre no ano que vem.

*Você sabe que o "Pânico na Band" é inatingível quando nada lhe tira do seu horário. Nada. Pós-jogo de futebol? Não. Cobertura eleitoral? Nem isso. Então, não seria a Miss Universo a tomar a prioridade na faixa noturna deste próximo domingo. Ao vivo às 22h só vem pela TNT. Conterrâneos da aldeia pampeana e demais brasileiros que não tiverem TV paga só olharão a Marthina Brandt nos representando à 0h15, quando a Band passar o VT.

Bela do Dia: Nancy Valen

Nancy Valen, atriz que completa 50 anos nesta quarta-feira. Com um penteado mais ondulado em tempos idos, ela atuou na comédia (que há anos não assisto) "Loverboy - Garoto de Programa" e foi a capitã Samantha da série "SOS Malibu" entre 1996 e 1997.

*Keila Jimenez afirmou que Silvio Santos se emocionou com o especial feito pelo SBT para seus 85 anos, com diversos depoimentos o homenageando pelo seu aniversário, mas que não autorizou a exibição no ar por não gostar de se sentir auto-homenageado na própria emissora. Só gostaria que os colunistas especializados entrassem em um consenso pois quase todos falam que este especial estava na dependência de passar ou não se o Patrão autorizasse, mas tem aquilo que dito foi pelo Flávio Ricco de que foi algo apenas particular e nada mais.

*Essa aí o SBT vai passar: leio na Cristina Padiglione que Isabella Fiorentino apresentará à meia-noite de quarta para quinta da semana que vem o desfile de lingerie da Victoria's Secret, realizado no mês passado em Nova York. Para ficar totalmente ideal, só se a própria morena do "Esquadrão da Moda" apresentasse de lingerie.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Guitarrista e co-vocalista dos Hollies, Tony Hicks faz 70 anos. Deles, aqui está "Stop! In The Name of Love".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Serão retomadas no ano que vem as obras na Arena Pantanal. Creia: ela ainda não está concluída! Por favor!!!

"24 Horas" volta antes que os operários voltem com tudo ao trampo no estádio mundialista!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.