.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 12 e 13 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 78
No aguardo dos semifinalistas

Vivente que quiser acompanhar as quartas-de-final do Mundial de Clubes neste domingo terá que acorder cedo pra burro (e pra inteligente também), iniciado que estará o primeiro enfrentamento já às 5 da madrugada no BBB (Big Ben Brasília), quando América do México e Guangzhou de Felipão, Ricardo Goulart e cia. estiverem frente a frente para definir quem jogará na próxima quinta contra o Barcelona - que, neste sábado, se despediu de sua gente ao encarar o La Coruña pelo Espanhol antes de embarcar para o Japão. Os mexicanos podem reencontrar os catalães igual a 2006, quando superaram o Jeonbuk para tanto, e os chineses querem repetir a ida para a semifinal obtida dois anos atrás diante do Al Ahly. Na sequência, às 8 e meia, tem Mazembe versus Sanfrecce Hiroshima. Os congoleses vão para sua terceira quarta-de-final, antes se dando mal contra o Pohang Steelers em 2009 e bem diante do Pachuca em 2010, o ano do famoso "Mazembaço" que completará 5 anos nesta segunda. Em sentido oposto, os japoneses tentarão ser semifinalistas como possível não foi ao caírem em 2012 para o Al Ahly. Quem passar desta segunda quarta-de-final encarará o River Plate na próxima quarta-feira.

Tempos de sorteios europeus

UEFA promovendo definições importantes nestes dias. Sábado, por exemplo, de sorteio dos grupos da Eurocopa de 2016 numa Paris de atenções redobradas depois dos terríveis atentados de semanas atrás. Na manhã desta segunda-feira, será a vez da Liga dos Campeões e da Liga Europa saberem os duelos eliminatórios.

Bola rolando no fim de semana

Enquanto o Torneio Feminino prossegue no domingo em Natal ao ter o Brasil encarando o habitual freguês México (habitual, mas não 100%, vide 2012), SP recebe a partir deste sábado a Copa Placar de Seleções Estaduais Sub-20, com times formados por jogadores de quatro estados de Sul e Sudeste em turno único e os dois melhores na final. Primeira rodada com Rio de Janeiro x Minas Gerais e São Paulo x Rio Grande do Sul.

Em adeus emocionante, Ceni saiu de cena

"11 de dezembro de 2015. Não valeu título, nem passagem para final. Nem era jogo oficial. Mas é uma das maiores noites da história do SPFC." Até 14h30 deste sábado, esse meu post no Twitter tinha tido mais de 1,1 mil retuítes e mais de 1 mil curtidas. Nunca isso aconteceu com o @papodebola, até porque não me iludo com este enganoso número de quase 30 mil seguidores que tenho. Surpreendido fui ao perceber que essa postagem com estes dizeres acabou repostada pelo perfil oficial do próprio São Paulo no microblog, apenas depois me toquei disso e entendi tantos RTs. Não sei quem é a dama ou o cavalheiro que responde pelo TT são-paulino ou que nele estava na noite desta sexta-feira, mas obrigado por ter achado válidas as palavras que escrevi.

Elas ajudaram a traduzir uma noite de despedida emocionante para Rogério Ceni, que fez de tudo um pouco: quase marcou um gol do meio de campo no Zetti (faria nele o que sofreu do Roger Flores pelo Fluminense em 2002), tomou gol do Cafu no meio das pernas, tocou guitarra com o Ira! no intervalo e, em desfecho inesquecível para os estimados 60 mil devotos no Cícero Pompeu de Toledo, marcou seu último gol (vamos considerar que ele tem 132, nem que não se oficialize isso) e fez um discurso forte cujos pontos altos foram tanto anunciar que a camisa 01 não será mais usada pelo clube - que voltará à somente 1 por ele usada até 2007 - quanto, especialmente, revelar que, no dia em que morrer, deseja ser cremado e que suas cinzas sejam espalhadas pelo estádio onde brilhou por 25 anos. Imagina se os são-paulinos, que já lhe são gratíssimos, não ficaram enlouquecidos?

Nem sempre ídolos que marcam no futebol e em qualquer esporte por um clube ou por sua seleção recebem as devidas homenagens ao se despedirem da atividade profissional. Existem alguns bons exemplos, felizmente (só falarei dos que me recordo, correndo o risco de esquecer outros que também tenham sido inesquecíveis). Pelé assim foi saudado no Santos e na Seleção, Garrincha a mesma coisa pelo escrete, Zico pelo Flamengo, Danrlei pelo Grêmio, Edmundo pelo Vasco, Marcos pelo Palmeiras e, agora, Rogério Ceni pelo São Paulo, que seguirá sua vida em frente agora com seu personagem mais destacado se juntando no incentivo aos torcedores que tanto lhe deram apoio e aplausos neste quarto de século. Num 2015 muitas vezes terrível dentro e fora de campo, ao menos o encerramento é positivo para os tricolores: vaga na Libertadores e a celebração ao seu "m1to".

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu falar do jantar à luz de velas com a Nadja Haddad que ganharei na "Porta da Esperança" do Ratinho (ah, vá!) do que publicar rumores e especulações. Vejamos:

Coritiba - ("Sonho de") Ícaro, o jogador preferido do Byafra (perdão, não resisti) renovou até o fim de 2017.

Figueirense - Hudson Coutinho mantido seu treinador para o ano que vem; e o goleiro Felipe não vai permanecer.

Criciúma - Contratado o lateral e meia Wellington Saci, do CRB.

Bragantino - Repatriado o atacante Léo Jaime, que estava cedido ao coreano Daegu, e adquirido o zagueiro Renan Diniz, do Red Bull Brasil, por 1 ano.

Oeste - A novidade é o atacante Ricardo Bueno, do Joinville, que fez 16 gols pelo Rubrão no Paulista de 2010.

Vitória - Renovado em 1 ano o compromisso do arqueiro Fernando Miguel.

Atlético Goianiense - O atacante Juninho deixa o clube após 8 anos e defenderá o Fortaleza.

Goiás - O técnico Enderson Moreira foi recontratado, esmeraldino que já foi de 2011 a 2013. Também chegou Felipe Ximenes, do Criciúma, para ser gestor de futebol.

Luverdense - O centro-médio Júlio Terceiro está de saída após 4 anos.

Curtinhas

*Trágico acontecimento, tão macabro feito história de filme policial: treinador do Kindermann no título feminino da Copa do Brasil em abril e ex-jogador do masculino do Caçador, Josué Kaerchner foi assassinado aos 35 anos com um tiro no peito disparado por Carlos Corrêa, ex-colega de clube e que treina e dirige o Pantera Negra, equipe feminina de futsal. Seis reféns foram feitos pelo Carlos antes de matar Josué. Uma das hipóteses levantadas para o crime é vingança contra Salézio Kindermann, dono do clube, por demiti-lo da categoria de base. Terrível!!!

*Paysandu em campo neste domingo para enfrentar a seleção local de Vitória do Xingu (cidade que fica a 850 km de Belém). Bola em jogo na nova Arena Xingu, que receberá o torneio de clubes amadores Copa Xingu.

*Fim de semana de eleições presidenciais: a do Atlético Paranaense no sábado entre Luiz Sallim Emed e João Alfredo Costa Filho, a do Náutico no domingo entre Edno Melo e Marcos Freitas.

*A CBF afirmou que manterá a eleição para a vice-presidência deixada pelo renunciado José Maria Marin, nem aí para a liminar obtida pelo Delfim Peixoto. Com 74 anos, ele deveria assumir a presidência por ser o vice mais velho mediante a ausência do mandatário, mas Marco Polo Del Nero pediu e o paraense cel. Antônio Nunes decidiu concorrer - e tem 79 anos o Antônio Nunes. É um bangue-bangue sem mocinho essa entidade.

*Convocadas pela Conmebol eleições para 26 de janeiro devido à renúncia do extraditado Juan Ángel Napout.

*Negada a liminar do Real Madrid, que continua fora da Copa do Rei por escalação irregular contra o Cadiz.

*Rúgbi de 15: sábado de Brasil versus Colômbia no Canindé pela repescagem do Sul-Americano.

*Futebol americano: pelo terceiro ano seguido, Coritiba Crocodiles e João Pessoa Espectros decidirão o Brasil Bowl. Nos dois anos anteriores, os paranaenses foram campeões fora em 2013 e em casa em 2014.

*Handebol: sai ao meio-dia deste domingo o campeão nacional masculino entre Taubaté e Pinheiros. Segundo ano consecutivo com esta finalíssima. Os cavalheiros do Vale do Paraíba querem o tri e os da capital o sexto título.

*Simplesmente enlouquecedor o desfecho dos 21 x 20 das gurias campeãs mundiais sobre a França, tomando o empate e, em dois segundos, tendo o disparo da "cigana" Dara na baliza descoberta para desempatar de vez. Uma das imagens mais fantásticas do esporte neste ano! Domingo de oitavas-de-final contra a Romênia.

*Má nova no basquete feminino: por problemas de saúde, Luiz Augusto Zanon não treina mais a seleção.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Desatento que admito estar, não sei se este sábado será o primeiro com o "Samba de Primeira" na Rádio Globo também para São Paulo ou se já rodam o programa no AM 1100. Lá, Jorge Perlingeiro entrará no ar às 19h, bem mais tarde que na veiculação original das 15h no FM 98,1 e AM 1220 do Rio de Janeiro.

*Leio no Portal Imprensa que outra nova coluna da Bandnews FM será a diária "É o Bicho", com Manu Karsten, do "Sábado Animal" da TV Band. Passará duas vezes por dia de domingo a sexta e três aos sábados.

*Mensagem deixada no Instagram pela Williane Rodrigues, que passará a apresentar o noturno "Jornal do SBT Brasília" ao lado do Alex Gusmão no lugar da saída Alessandra de Castro devido à volta da Neila Medeiros para o "SBT Brasília" no meio do dia: "Pense nisso! O mundo seria muito melhor se conseguíssemos nos colocar no lugar do outro..." Para quem acompanha os noticiários televisivos dos últimos dias, fica fácil entender.

*Leio no Portal Making Of uma má nova da RBS TV de Santa Catarina: foi demitida após duas décadas a apresentadora da previsão do tempo e dos boletins "Redação SC" Janine Sommariva.

*Uma figura chamou a atenção no "Globo Repórter" desta sexta-feira, feito pela sempre máxima Rosane Marchetti e sobre os 140 anos de imigração italiana aqui no Brasil: um dos entrevistados foi um dono de pizzaria de Sampa City que na hora reconheci. Trata-se do Francesco Tarallo, que foi por algumas semanas o chef do "Olha Você", a tentativa do SBT em 2008 de fazer um equivalente no fim da tarde ao matinal "Hoje em Dia" da Record.

*Datas em 0 ou 5 deste domingo: 65 anos da Wendie Malick, a Judith de "Sonhando Acordado" e a Nina de "Just Shoot Me!"; 85 anos do nascimento de Robert Prosky, falecido em 2008 e que fez Pat Chase na série "Veronica's Closet" e filmes como "Uma Babá Quase Perfeita"; 105 anos do nascimento de Van Heflin, falecido em 1971 e Oscar de coadjuvante por "Estrada Proibida"; e 90 anos de Dick Van Dyke, que fez "Mary Poppins".

*Datas internacionais em 0 ou 5 do sábado: 15 anos da morte de Libertad Lamarque, atriz e cantora nascida em 1908 e que fez a vovó Piedade em "A Usurpadora"; 45 anos da Jenniffer Conelly, Oscar de coadjuvante por "Uma Mente Brilhante"; e 40 anos da Mayim Bialik, figurinha carimbada da tela do SBT tanto desde "Blossom", que interpretou de 1990 a 1995, quanto sendo Amy Farrah Fowler desde 2010 em "Big Bang: a Teoria".

*Duas datas brasileiras em 0 ou 5 neste sábado: 75 anos do Arnaldo Jabor, colunista e comentarista de Rede Globo, Rádio CBN e O Globo há duas décadas e diretor de filmes como "Toda Nudez Será Castigada" e "Eu Te Amo"; e 95 anos do nascimento de Jorge Dória, que morreu em 2013 e que tanto atuou muitos anos na "Zorra Total" quanto muito antes foi o Lineu da versão original da série "A Grande Família".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

A partir deste domingo, a Plim-Plim passará às 14h15 (Brasília) a nova "Escolinha do Professor Raimundo", que o Viva apresentou há algumas semanas com retorno bem positivo do público, pelo que percebi de manifestações aqui, ali e acolá. Recuperemos aqui a íntegra do primeiro episódio da série original, estreada em agosto de 1990 e que contou com Mário Lago como convidado especialíssimo ao fazer o pai do Rolando Lero.

Raridade Rara Especial: Patrão 85

Camelô, empresário, comunicador de rádio, animador de auditório na televisão, dono de emissora. Silvio Santos não é uma personalidade como qualquer outra. Como Silvio, só Silvio. O sábado é dele, que completa 85 anos. O SBT não vai deixar a ocasião passar em branco, você já leu aqui nestes dias. Mas sei pela Keila Jimenez que, até a publicação desta edição não estava acertado quando será exibido o especial de duas horas sobre ele, que terá inclusive depoimentos de políticos como Luiz Inácio Henrique Cardoso e Fernando Lula da Silva (será que não misturei as coisas, não?) e ainda Roberto Carlos cantando o famoso tema musical dele (wow!!!).

Antes de qualquer outra coisa, tem dois registros do Silvio nos tempos de rádio em São Paulo para abrir o tópico: de 1976, seu programa na Nacional (posterior Globo); e de 1981, fofocas com Nelson Rubens na Record.

Agora vamos para a verdadeira bronca: selecionar apenas 10 momentos de Silvio Santos na televisão. Nada fácil isso e um tantaço-aço-aço de coisa boa ficou de fora. Mas vamos com o que temos, não deve estar ruim:

De 1970, entrevista com Roberto Carlos no "Dia D" da Record.

De 1975, um trecho do "Boa Noite Cinderela" na Globo.

De 1981, discurso na inauguração do SBT, transmitida ao vivo pela própria emissora.

De 1984, uso de óculos e peruca esquisitos que uma menininha que competiu no "Domingo no Parque" lhe deu.

De 1987, uso de perucas de mulher e uma dança envolvente com uma dançarina muito sexy no "Qual é a Música?", que teve Jair Rodrigues e Trio Los Angeles como competidores.

De 1988, uma histórica entrevista dada no "Show de Calouros" para Hebe Camargo, Wagner Montes, Agnaldo Timóteo, Sérgio Mallandro, Orestes Quércia, Décio Piccinini, Sônia Lima, Flor, Nelson Rubens, Sônia Abrão, Aracy de Almeida, Nelson Rubens e populares pouco após se recuperar de problemas nas cordas vocais.

De 1996, trechos do "Topa Tudo Por Dinheiro", um clássico das noites dominicais.

De 2001, o seu sequestro coberto pelo "Jornal Nacional", da Globo, com Fátima Bernardes, William Bonner e reportagens de Carlos Dorneles, Graziela Azevedo, Valmir Salaro, César Galvão, Caco Barcellos e William Waack.

De 2007, dançando com Hebe e Daniela Mercury no Teleton. O Patrão dançando... sei não, hein? (rs)

De 2011, o hilário "Jogo dos Pontinhos" com Helen Ganzarolli, Lívia Andrade, Patrícia Abravanel, Lígia Mendes, Alexandre Porpetone e Carlinhos Aguiar. A partir daí, ele ficou bem mais abusado.

Alguns outros momentos do Silvio Santos estão de fora desta coletânea da "24 Horas" por estarem em tópico à parte no "Papo de Mídia", já que envolvem e/ou estão relacionados a cronistas esportivos.

Clipe do Dia I

Compositor que integrou o Clube da Esquina, Wagner Tiso chega aos 70 anos neste sábado. Com vocais do grupo Viva Voz, ele compôs aqui o tema central de uma grande novela da Rede Manchete em 1986: "Dona Beija". Essa sim, torcida do Botafogo, teve a Maitê Proença do jeito que queríamos!!! Ah, o banho na cachoeira...

Clipe do Dia II

Baita cantora fazendo 75 anos no sábado: a magistral Dionne Warwick, das minhas preferidas ao colocar um charme com "CH" maiúsculo nas suas interpretações. Separei dez delas, a mulher merece tudo isso:

De 1964, "Walk on By", do mestre Burt Bacharach.

De 1969, "I'll Never Fall in Love Again", mais uma do Bacharach.

De 1974, "Then Came You" em cantoria conjunta com The Spinners.

De 1979, "I'll Never Love This Way Again", da novela global "Os Gigantes".

De 1982, "Heartbreaker", presentão dos irmãos Gibb.

De 1984, "It's You" com Stevie Wonder, do filme "A Dama de Vermelho".

De 1990, "Begin The Beguine", de Cole Porter, da novela "Barriga de Aluguel".

De 1994, "That's What Friends Are For" em versão bossa nova no "Por Acaso", da Manchete.

De 1998, "High Upon This Love", da novela americana "The Bold and The Beautiful".

De 2009, "Aquarela do Brasil" com Gal Costa ao vivo aqui em Porto Alegre.

Clipe do Dia Especial

"Old Blue Eyes" nascia há 100 anos. "The Voice" nos deixava em 1998. Frank Sinatra é eterno, maior cantor de todos os tempos que é, com uma voz inigualável. Não fez feio enquanto ator, vencedor do Oscar de coadjuvante por "A Um Passo da Eternidade" e visto em obras como "O Homem do Braço de Ouro", "Meus Dois Carinhos", "Marujos do Amor" e "A Bela Ditadora", mas foi na música que gravou para sempre seu nome na história.

Cinco não significariam nada, dez seriam pouco. Assim sendo, tasco logo 15 canções para este especial:

De 1954, "Three Coins in The Fountain", Oscar de canção original para "A Fonte dos Desejos".

De 1955, "Love and Marriage", o tema de abertura da hilária série "Um Amor de Família".

De 1956, "Mind If I Make Love To You?", de "Alta Sociedade", o último filme da Grace Kelly.

De 1956, "I've Got You Under My Skin", que regravaria em 1993 com Bono Vox.

De 1957, "All The Way", Oscar de canção original para "Chorei Por Você".

De 1964, "My Kind of Town (Chicago Is)", do filme "Robin Hood de Chicago".

De 1965, "Young At Heart", tema deste ano do comercial de Natal do supermercado Zaffari.

De 1967, "Something Stupid", um dueto com sua filha Nancy Sinatra.

De 1967, "The Girl From Ipanema" em união espetacular com Tom Jobim.

De 1969, "My Way", uma das gravações mais extraordinárias de todos os tempos.

De 1973, "Let Me Try Again", outra canção de grandiosidade emocionante.

Bela do Dia: Marcella Damas

Marcella Damas, fisioterapeuta das categorias de formação do XV de Piracicaba e selecionada para ser voluntária na Olimpíada de 2016. Damas, existem cavalheiros aos montes a se mostrarem voluntários para fazer tudo que você quiser que façamos.

De 1980, "New York, New York", trilha do filme de mesmo título.

De 1980, "The Coffee Song" ao vivo no Maracanã para 170 mil pessoas.

De 1982, "Strangers in The Night" ao vivo na República Dominicana e original de 1966.

De 1984, "L. A. Is My Lady", um videoclipe repleto de participações ilustres.

Momento Raridade Rara Extra

De 1985, "Globo Repórter" com Eliakim Araújo destacando em VT com sua própria narração os 70 anos do Sinatra. É da época que o programa destacava dois ou até três assuntos distintos e não um apenas.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Ibrahimovic disse que é um dos cinco maiores da história. Um dos cinco maiores convencidos? Sem dúvida.

"24 Horas" volta antes que eu odeie esse ótimo atacante por tanta arrogância nojenta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.