.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 11 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 77
Noite para celebrar o "M1TO" Ceni

Um título mundial, um intercontinental, duas Libertadores, uma Supercopa, uma Sul-Americana, uma Conmebol, duas Recopas, três Brasileiros, um RJ/SP, três Paulistas, um Superpaulista e 131 gols depois, Rogério Ceni pela última vez em campo estará nesta sexta-feira quando celebrados serão seus 25 anos de São Paulo em esperada noite de magia e nostalgia num Morumbi com mais de 53 mil torcedores presentes (bilhetes vendidos até ontem).

Idolatrias são raras no futebol brasileiro atual, onde virou cena comum o jogador ser de clube A neste ano e clube B no ano seguinte. São poucos a construir uma verdadeira identidade com uma agremiação. Rogério no São Paulo é um destes raros casos. Além da centena de gols e de muitas defesas importantes (que o digam Rosario Central, Liverpool e Universidad Católica, apenas ficando em três oponentes estrangeiros contra os quais teve atuações inesquecíveis), ficou marcado enquanto inteligente e muito articulado, que felizmente foge do lugar comum.

Nomes como Zetti, Vitor, Adilson, Ronaldão, Pintado, Muller, Cerezo, Goiano, Raí, Cafu, Dinho, Elivelton, Juninho Paulista, Doriva, Guilherme, Fabão, Lugano, Júnior, Mineiro, Aloísio, Amoroso, Grafite, Thiago Ribeiro, Richarlyson, Souza, Edcarlos, Josué, Renê Santana, Muricy Ramalho, Milton Cruz e Paulo Autuori, entre outros, estarão nessa. Não será uma noite para cobranças (a não ser de faltas e pênaltis). Não será uma noite para tensão vinda de uma necessidade de resultado. Será uma noite para com tudo curtir e já muita saudade sentir. Salve, Rogério!

Meio-dia para celebrar "São" Marcos

Igualmente muito identificado e multivencedor (uma Libertadores, uma Mercosul, duas Séries A, uma Série B, uma Copa do Brasil, uma Copa dos Campeões, dois RJ/SP e quatro Paulistas), Marcão ganhará uma merecidíssima distinção do Palmeiras às 12h deste sábado: um busto na sede social alviverde, que será apenas o quinto e que integrará um seleto grupo que tem Ademir da Guia, Oberdan Cattani, Waldemar Fiúme e Junqueira. Um quinteto que, cada um a seu tempo, representa tempos gloriosamente vencedores do Palestra. 12h de 12 do 12 para homenagear o maior camisa 12. Lembrança que ajudará a eternizar outro lendário arqueiro. Salve, Marcos!

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu falar da entrevista que agendei com Marcelo Campos Pinto para o "Papo de Mídia" (não marquei nada com ninguém, hein!) do que citar rumores e especulações. Às últimas:

Palmeiras - Contratados o goleiro Vagner, do Avaí, e o zagueiro Roger Carvalho, do Botafogo. O primeiro fechou por 4 anos e o segundo por 1 ano de empréstimo.

Santos - Leandro Damião obteve na Justiça a rescisão contratual e pode se transferir para outro clube.

Ponte Preta - Vinícius Eutrópio será seu treinador em 2016 e o meia Cristian permanecerá por mais 1 ano, desta vez direto da Macaca por desvinculado do Ituano.

Oeste - Marcelinho Paraíba, que estava no Joinville, foi contratado para o Paulistão.

Flamengo - Renovado Emerson Sheik por 1 ano e contratado o lateral direito Rodinei, do SEV Hortolândia e que estava na Ponte Preta, por 4 anos. (assim disseram ao GloboEsporte.com os empresários deles)

Vasco - Dispensas a rodo: Rafael Silva, Alessandro, Charles, Rafael Copetti, Anderson Salles, João Carlos, Christianno, Bruno Teles, Marlon, Jonatas Paulista, Felipe Seymour, Jean Patrick, Lucas, Emanuel Biancucchi, Bernardo e Romarinho.

Fluminense - O goleiro Júlio César renovou por 3 anos.

Botafogo - Saíram os atacantes Navarro e Elvis, de compromissos não renovados, e o volante William Arão, que saiu através da Justiça, mas foi mantido o atacante Neílton, que seguirá emprestado pelo Cruzeiro por mais 1 ano.

América Mineiro - Renovados em 1 ano o goleiro Fernando Leal, o zagueiro Alison, o volante Leandro Guerreiro e o meio-campista Tony.

Coritiba - Contratado o lateral direito Ceará, que estava no Cruzeiro.

Londrina - Adquirido o zagueiro Pedrão, campeão do Módulo II de Minas Gerais pelo Uberaba.

Chapecoense - Estes jogadores saíram do clube: o goleiro João Paulo; o lateral esquerdo Tiago Costa; os zagueiros Felipe Zang; os volantes Elicarlos, João Afonso e Richarlyson; o meia Wagner; e os atacantes Tiago Luís, Flavinho, Matheuzinho e William Barbio. Já dois foram contratados por 1 ano: o lateral esquerdo João Lucas, do Paysandu, e o atacante Silvinho, do Joinville.

Brasil de Pelotas - O zagueiro Teco ficará por mais 1 ano.

Bahia - Dispensado o volante Lenine.

Ceará - Contratado por 1 ano o atacante Douglas, do Náutico.

Sampaio Corrêa - Não renovado o vínculo do lateral direito Daniel Damião.

Curtinhas

*Nem começou a primeira edição e a Primeira Liga já tem a baixa do Cruzeiro, que desistiu da Sul/Minas/Rio pois consta que Gilvan Tavares não gostou de poder ser concedido pelo Alexandre Kalil ao Mário Celso Petraglia.

*Por falar no Petraglia: entrevistado pela Rádio Banda B, o candidato à presidência do Conselho Deliberativo afirmou que o Atlético Paranaense será campeão mundial até o centenário em 2024. É a promessa que fica.

*Campeão mundial em 2002 e vencedor de uma Copa América e duas das Confederações, o centro-médio Gilberto Silva anunciou hoje o encerramento de sua carreira. Campeão por América Mineiro (Série B de 1997 e Sul/Minas de 2000), Atlético Mineiro (Libertadores de 2013 e estaduais de 2000 e 2013), Arsenal (um Inglês, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra) e Panathinaikos (Grego e Copa da Grécia de 2010), ele atuará como consultor de clubes e jogadores e trabalhará junto do empresário Fábio Mello.

*Às 13h DF deste sábado, o Barcelona fará contra o La Coruña seu último jogo antes do Mundial de Clubes.

*Renovado até 2020 o contrato do Morata com a Juventus, pela qual foi vice-campeão europeu em 2014/2015.

*Suspenso por tempo indeterminado pela Federação Francesa o atacante Benzema por se envolver naquilo da tal chantagem ao Valbuena por causa de um vídeo de conteúdo não apropriado para horários familiares.

*Sério e trágico: assassinado aos 26 anos o volante Peralta, do Olimpia de Tegucigalpa e da seleção de Honduras. Ele estava no estacionamento de um centro comercial de La Ceiba quando tiros atingiram sua cabeça.

*Handebol: após marcarem 23 x 19 na Argentina, as gurias do Brasil fecham hoje a classificatória do Mundial diante da França. Vitória confirma a primeira posição da chave e derrota pode deixá-las até em terceiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Ótima novidade que leio no Flávio Ricco: a partir da semana que vem, a BandNews FM ganhará como colunista musical João Marcello Bôscoli, que terá o quadro "Toca BandNews" com a âncora Tatiana Vasconcellos às terças e sextas, papeando sobre as novidades do mundo musical às 12h47, 16h40 e 19h17.

*Muito lamentada no jornalismo geral da Rede Record a partida aos 81 anos do ex-presidente são-paulino Juvenal Juvêncio. Apenas ontem e anteontem, ao ver inúmeros manifestos de pesar e solidariedade deixados a ela em sua página no Facebook, que fui saber que ele era sogro da repórter Ingrid Griebel. Força à família!

*Uma das repórteres da Globo de São Paulo que mais gosto de assistir é Janaína Lepri, que eu já gostava de ouvir na Rádio Bandeirantes (considerando-se a "lei de Tadeu Schmidt", cabe pedido de música pelas idas dela, da Mariana Ferrão e da Monalisa Perrone da RB para a Plim-Plim, hein?). Além do lado jornalístico, outro que me ganha na Jana é sua declaradíssima predileção pelo rock 'n' roll. Por isso mesmo, não havia na Vênus Platinada de Sampa City outra jornalista mais credenciada que ela para entrevistar David Gilmour para o "Jornal da Globo" desta madrugada, o que não passou em branco em registro fotográfico postado no Facebook no qual Janaína brincou que ficou com "cara de besta" por estar ao lado de "um dos heróis da minha existência". Muito bom!

*Em tempo: o eterno vocalista do Pink Floyd toca hoje e amanhã no Allianz Parque em São Paulo, na segunda-feira em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, e na quarta aqui em Porto Alegre, na Arena do Grêmio.

*O "Bom Dia Brasil" de hoje foi muito especial pois foi o último do Renato Machado, que desde 2011 trabalhava como correspondente em Londres e que retornará ao Brasil para fazer materiais para o "Globo Repórter", algo que ainda no fim de setembro era noticiado pelo Daniel Castro. Cecília Malan o substituirá no jornal.

*Leio na Lígia Mesquita que o SBT decidirá hoje se passará amanhã, no lugar do "Sabadão", ou no domingo, no espaço do "Programa Silvio Santos", o especial de duas horas dedicado aos 85 anos do Patrão, que contará com narração da Marília Gabriela e participação de Tiago Abravanel (liberado pela Globo) em atuação.

*Lembram da Maria João Abujamra, que foi repórter do Amaury Jr. por muitos anos? Leio no Comunique-se que a neta do saudoso Antônio agora é vice-presidente de comunicação e operações do IG.

*Completa hoje 75 anos Donna Mills, atriz que contracenou com Clint Eastwood em "Perversa Paixão". Além disso, 80 anos quem faz é Ron Carey, que foi o hilário chofer do Mel Brooks na excelente "Alta Ansiedade".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Noel Rosa dispensa apresentações. Falecido em 1937, nasceu há 105 anos hoje completados. Três de seus temas na voz do próprio: De 1930, "Com Que Roupa?"; de 1932, "Felicidade"; e de 1932, "Mulher Indigesta".

Bela do Dia: Aline Dahlen

Aline Dahlen, ex-participante do "Big Brother Brasil" e mais uma apresentadora do "Studio Pampa", contratada que foi pela TV Pampa, na qual estreou nesta madrugada. Gata.

Clipe do Dia II

Carlos Gardel também dispensa apresentações. Tango sempre será sinônimo dele, que morreu em 1935 e nasceu há 125 anos fechados nesta sexta-feira. Também de Gardel separei três canções muito, muito das antigas (desta vez não tem a mais célebre): de 1928, "Adios Muchachos"; de 1934, "Cuesta Abajo"; e de 1935, "Volver".

Clipe do Dia III

Tem muita coisa boa que acabei deixando fora: "It Don't Matter To Me", "If", "Everything I Own", "Diary", "The Guitar Man", "Aubrey", "Lost Without Your Love", "Take Me Now"... Todas canções que trazem a marca da suave voz de David Gates, vocalista do Bread, que hoje faz 75 anos. Ainda deu para selecionar cinco neste tópico: de 1970, "Make It With You"; de 1971, "Baby I'm-a Want You"; de 1972, "Sweet Surrender"; de 1977, a solo "Goodbye Girl" (de "A Garota do Adeus", filme que até hoje não pude assistir); e de 1978, a solo "Took The Last Train".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Edílson "Capetinha" contratado pelo Taboão da Serra para a quarta divisão de SP. Se sairá bem aos 45 anos?

"24 Horas" volta antes que essa pergunta comece a ganhar respostas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.