.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 10 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 76
Algo positivo de Brasília, enfim!

Notícia com alto destaque nestes dias devido aos tumultos políticos e às confusões nada divertidas envolvendo o alto comando do nosso país, a capital federal finalmente nos oferece algo de bom para sorrir: uma conquista do seu basquete. Deu Uniceub na final da Liga Sul-Americana sobre o mandante San Martín de Corrientes. Não foi sem sufoco, muito ao contrário. Apenas na última cesta, um disparo de três do cestinha Deryk Ramos (19 pontos), é que deu para os candangos desempatarem e vencerem por 82 x 79, repetindo a adrenalina a mil do primeiro jogo, quando foi de 94 x 92 a vantagem. Terceira conquista do Brasília, que jogará a Liga das Américas através deste título sul-americano, o que libera ao Mogi das Cruzes uma vaga enquanto melhor brasileiro. Parabéns!!!

Centenária rainha Marta

Desconsidere o amadorismo completo do time que deu para Trinidad e Tobago colocar em campo, já que não era o grupo principal em campo (este só chegará depois de amanhã). Fato é que, dos 11 gols marcados pelo Brasil, cinco foram da rainha Marta, que atuou pela centésima vez e chegou aos 98 com a camisa da Seleção. Foram pouco mais de 4 mil torcedores na Arena das Dunas e espero que bem mais gente compareça no segundo pega pelo Torneio Feminino, domingo, diante do México, que ontem tomou 3 x 0 do Canadá.

Japoneses no caminho dos congoleses

Com duas ajudonas do arqueiro oponente (a segunda foi num frangão daqueles), o Sanfrecce Hiroshima eliminou o Auckland City na abertura do Mundial de Clubes e enfrentará às 8h30 de Brasília deste domingo o Mazembe para, daí, sair o adversário do River Plate. No mesmo dia, mas às 5h, América do México x Guangzhou resolverá quem encarará o Barcelona. Ano passado, o Auckland foi o terceiro colocado. Agora, saiu de cara.

Campeão pois ambos não podiam perder

Até ontem, eu achava que a final mais frustrante que tinha assistido fora a do Brasileirão de 1997 entre Vasco e Palmeiras, já que terminada sem gols. Acontece que, justamente por isso, fiquei muitos anos sem sequer olhar imagens deste jogo por aquela minha ideia talvez burra para muitos de que futebol sem gol é igual a namoro sem beijo, hotel sem hóspede, livro sem capa, confeitaria sem bolo, Playboy sem nudez e assim por diante. Só que há algumas semanas revi os melhores momentos quando reprisados no "Gol, o Grande Momento do Futebol" da Band e até foi legal aquela decisão, embora ainda frustrado eu fique pela falta de bola na rede.

Acontece que ao menos naquela vez houve bons e emocionantes lances que por pouco não verteram em tentos, diferentemente do oferecido por Independiente Santa Fe e Huracán, que proporcionaram uma final chatíssima de Copa Sul-Americana com 0 x 0 em 210 minutos. Na impossibilidade dos dois perderem devido à ruindade notada, os colombianos é que sorriram diante de sua gente ao triunfarem nas penalidades máximas graças aos seus 100% de acerto em três cobranças e aos três erros em quatro chutes dos argentinos. Primeira vez que a Colômbia leva a Sul-Americana, primeira conquista continental desde a Libertadores do Once Caldas em 2004.

Em tempo: Heber Roberto Lopes, que andava apitando direitinho aqui no Brasil e se saiu bem em jogos difíceis como Atlético Mineiro x Corinthians e a final Palmeiras x Santos da Copa do Brasil, aprontou em Bogotá. Fechou a prorrogação aos 14:45 sem dar um só acréscimo, ainda mais que o "Globo" teve um jogador expulso (para alegria de Edir Macedo, Silvio Santos, Johnny Saad e Amilcare Dallevo... rs), e permitiu que o primeiro pênalti tangueiro fosse defendido pelo arqueiro local com uma adiantada quase até a linha da pequena área. Bah!!!

Terminaram os grupos da Liga dos Campeões

Mais quatro quadrangulares tiveram seus epílogos nesta quarta-feira. Pequena repassada em cada um deles:

Grupo E - Com 14 pontos, o Barcelona empatou com o Bayer Leverkusen, que foi eliminado pois a Roma também igualou com o Bate Borisov. Italianos nas oitavas-de-final pois, no empate em 6, prevaleceu o confronto direto.

Grupo F - Primeirão, o Bayern de Munique foi aos 15 pontos ao derrotar o Dínamo Zagreb. O Arsenal deu de três no Olympiacos (tudo do Giroud) e empatados ficaram em 9 pontos. No confronto direto, deu Gunners.

Grupo G - Não tivemos o empate triplo esperado. O Chelsea venceu o Porto e foi aos 13 pontos, deixando os portugueses eliminados com 10 pois o Dínamo Kiev foi aos 11 ao superar o Maccabi Tel Aviv.

Grupo H - 15 pontos para o Zenit, que perdeu para o Gent, que já dependia das próprias forças e que seguiu para o mata-mata ao ter 10 pontos. Além de ser eliminado já com isso, o Valencia ainda perdeu pro Lyon.

As oitavas-de-final serão sorteadas na próxima segunda-feira, às 9h no BBB (Big Ben Brasília), e não serão permitidos enfrentamentos entre equipes do mesmo grupo ou do mesmo país. Não está confirmado até agora pela UEFA se será permitido que Zenit e Dínamo Kiev possam se enfrentar. O pote 1 terá Atlético de Madrid, Barça, Bayern, Chelsea, Manchester City, Real Madrid e Wolfsburg, enquanto o pote 2 conta com Arsenal, Benfica, Dínamo Kiev, Gent, Juventus, Roma, Paris Saint Germain e PSV Eindhoven.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo desta época do ano, no qual é mais fácil eu contar da minha vitória na Mega Sena de 135 milhas de "dilmas" (se bem que ninguém a venceu) do que publicar rumores e especulações. Vejamos:

Cruzeiro - O ex-jogador Deivid é seu novo treinador, substituindo Mano Menezes para iniciar esta nova fase da carreira no futebol. Seu auxiliar será Pedrinho, que até meados deste ano foi comentarista da Band. E saíram Dagoberto, Pedro Ken, Felipe Seymour e Ananias, este que esteve emprestado neste ano à Chapecoense.

Vasco - Todo o departamento de futebol foi demitido e o vice José Luiz Moreira pediu licença por indeterminado período. Isaías Tinoco e Eurico Brandão (filho do Eurico Miranda) comandarão o futebol com a saída do gerente Paulo Angioni.

Ponte Preta - Saiu Biro Biro, que voltou para o Fluminense (cujo presidente Peter Siemsen disse na Rádio Tupi que foi vendido para o futebol estrangeiro), e foi contratado o lateral direito Nino Paraíba, do Avaí, por 1 ano.

Avaí - Se Nino Paraíba saiu, Marquinhos renovou até maio de 2017. Já Renan voltará somente no ano que vem pois tomou 6 meses de pena (o dobro da inicial) por ser pego no antidopagem contra o Atlético Mineiro, em junho.

Figueirense - Jean Deretti não é mais seu atleta, rescindido que foi seu contrato após 8 anos no clube, o qual defendeu pela última vez ainda no Catarinense, em maio.

Criciúma - Renovados os contratos do goleiro Luiz por 5 anos e do zagueiro Adalberto por 1 ano.

Chapecoense - O volante Wanderson deixa a agremiação após 4 anos.

Goiás - O ex-goleiro Harlei não é mais diretor de futebol, cargo que ocupava desde o fim do ano passado.

Atlético Goianiense - Renovado em 1 ano o contrato do zagueiro Samuel.

Curtinhas

*Vendidos até ontem 51 mil bilhetes para o amistoso de despedida do Rogério Ceni, amanhã, no Morumbi. Estarão frente a frente dois timaços do São Paulo: os campeões mundiais de 1992 e 1993 versus os de 2005.

*Marcado para 10 de fevereiro pelo Paulistão, Oeste x Palmeiras acontecerá em São José do Rio Preto.

*Primeira rodada do Catarinense em janeiro: dia 30, Chapecoense x Inter de Lages e Guarani x Joinville; e dia 31, Criciúma x Avaí, Metropolitano x Camboriú e Figueirense x Brusque. Como outra data não foi concedida pela CBF, a finalíssima acontecerá não em duas partidas, como sempre, mas sim em uma só, em 6 de abril.

*Também temos a primeira rodada do Paraense: em 30 de janeiro, tem Tapajós x São Raimundo (A); no dia 31, Remo x Águia e Parauapebas x Cametá (ambos B); e no dia 1°, Paysandu x Paragominas (A). No Grupo A, o folguista desta primeira rodada será o Independente, assim como o São Francisco no Grupo B.

*Completa 45 anos hoje o argelino Djamel Haimoudi, apitante de quatro porfias do Mundial de Seleções em 2014: Holanda 3 x 2 Austrália, Inglaterra 0 x 0 Costa Rica, Bélgica 2 x 1 EUA e Holanda 3 x 0 Brasil (cof, cof).

*Vôlei: Itália e Bulgária vão sediar simultaneamente o Mundial Masculino, marcado para 2018.

*Futebol americano: para arrecadar 35 mil mangos para a disputa do Brasil Bowl contra o João Pessoa Espectros na Paraíba, no próximo domingo, o Coritiba Crocodiles está com diversas ações para levantar essa quantia. Uma delas é leiloar uma camisa do Fenerbahce assinada pelo ídolo coxa-branca Alex. Boa sorte, verdes!

*Futsal: a confusão com torcedores da ACBF e o cuspidor Falcão rendeu punições da comissão disciplinar da LNF. Ao time gaúcho, duas perdas de mando de quadra. Já o craque do Brasil Kirin recebeu seis pelejas de punição.

*Handebol: tarde de Argentina como desafio para as gurias do Brasil na luta pelo bicampeonato mundial.

*No Nacional Masculino, a decisão será entre paulistas na tarde de domingo. O Taubaté passou pelo Itajaí por 38 x 20 e o Pinheiros superou Maringá por 26 x 19. São Paulo eliminando a Região Sul em dose dobrada.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Gabriel Vaquer e no Daniel Castro mais sobre a volta não pacífica da Neila Medeiros ao SBT de Brasília: ela voltará a apresentar o "SBT Brasília" na faixa do meio-dia e Williane Rodrigues passará para o noturno "Jornal do SBT Brasília" ao lado de Alex Gusmão, deixando a emissora Alessandra de Castro - que, por sinal e não sei se tem a ver com esta má nova, publicou em seu perfil no Facebook esta mensagem no domingo passado: "Deus faz hoje o que só entenderemos amanhã". A mudança acontecer por imposição da direção nacional de São Paulo não foi bem recebida pelos profissionais candangos, pelo que consta dos autos. Bah, aí fica danado... O jornal do meio-dia tem marcado médias de 7 pontos e o noturno gira na casa dos 10 nestes últimos meses.

*Flávio Ricco reclama que muitos jornais e informativos não identificam os entrevistados das reportagens que exibem, já que qualquer pessoa necessita assinar uma autorização de cessão de imagem para aparecer na TV. Primeiro: não posso falar pelos outros, mas ao menos especificamente comigo isso não aconteceu nas três vezes que acabei dando depoimentos para reportagens que passaram nas TVs daqui (uma esportiva da RBS, ainda feita pela Karine Alves pré-Fox Sports, e duas do repórter irreverente Antônio Sacomory na Record). E segundo: um que peca demais nesse sentido é o "Brasil Urgente", da Bandeirantes. Simplesmente ninguém é identificado nos VTs. Ninguém, ninguém, ninguém! Repórteres? Nem eles e elas! A pessoa não sabe quem está falando!

*Por falar na Bandeirantes: leio na Lígia Mesquita que, enquanto "A Liga" ocupará o espaço do "CQC" no primeiro trimestre de 2016, alguns dos seus repórteres poderão ser incorporados à equipe de jornalismo. Eu agora: que o prioritário para tanto seja o Juliano Dip, que já tem a bagagem de uma rádio essencialmente noticiosa (a CBN) e que tem obtido os melhores momentos da atual temporada com o quadro "Proteste Já!".

*Se não tiver erro na programação informada no site da emissora, o "Jornal da Globo" da quarta-feira da semana que vem começará cedo como nunca começou nos últimos anos: às 23h20, logo após o "Festeja Brasil", evento musical sertanejo. Brincam que William Waack detesta entrar tarde da noite. Agora, ficará contente. (rs)

*Por falar no site da Globo: ele tem informado agora o filme que apenas Sampa City assiste na "Sessão de Gala" enquanto todo o país fica em manutenção do fim do "Domingo Maior" até "Mentes Criminosas". Assim acontecerá no próximo fim de semana. Enquanto tiver manutenção em todas as regiões brasileiras, só o canal 5 mostrará "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", estrelado pela Camila Pitanga.

*Leio no Daniel Castro que Vinícius Valverde não é mais repórter do "Big Brother Brasil". Ele segue normalmente na TV Vanguarda do Vale do Paraíba. Em seu lugar, a Globo escalou a humorista e roteirista Dadá Coelho.

*Sei pelo Paulo Pacheco que será às quartas-feiras que o SBT voltará a passar provavelmente no fim de janeiro o clássico "Porta da Esperança", que Silvio Santos apresentou de 1984 a 1996 e que desta vez será comandada pelo Ratinho, que fez o anúncio no seu programa de ontem. Espero que mantenham a abertura ao som de "In The Stone", do Earth, Wind & Fire, e a mensagem do Senhor Jesus Cristo no encerramento.

*Datas do cinema: quinta-feira dos 10 anos da morte de Richard Pryor, do qual lembrei na coluna da terça-feira da semana passada por completados 75 anos do seu nascimento; e chega aos 55 anos Kenneth Branagh, que fez "Henrique V", "Voltar a Morrer", "Para o Resto de Nossas Vidas" e "Muito Barulho Por Nada", entre outros.

*Leio na Keila Jimenez uma barbaridade que está prestes a ser cometida: uma refilmagem para televisão do clássico oitentista "Dirty Dancing", com o papel original da Jennifer Grey sendo feito pela Abigail Breslin, a que quando guriazinha foi a "Pequena Miss Sunshine". Já não bastou a refilmagem do "Footloose", pô???

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Amanda Negrele

Amanda Negrele, apresentadora do "Balanço Esportivo" na CNT de Curitiba. Quem foi que disse que a CNT não tem atrativos interessantes? Só prestigiá-la nas noites de domingo a sexta.

Momento Raridade Rara

Se não nos deixasse em dezembro de 1977, a escritora ucraniana de origem e brasileira naturalizada Clarice Lispector faria hoje 95 anos. Uma relíquia daquelas está disponível no YouTube: acompanhe aqui uma entrevista dela para o programa "Panorama Especial", da TV Cultura, em fevereiro do ano de seu falecimento.

Clipe do Dia

Leio na Mônica Bergamo que Rogério Ceni não vai apenas jogar na sua despedida amanhã, mas também cantar. No intervalo do jogo, ele e o Ira! tocarão este tema aqui, original de 1986: "Envelheço na Cidade".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Marco Polo Del Nero prometendo que vai na CPI do Futebol na quarta-feira da semana que vem. No duro?

"24 Horas" volta antes que eu só acredite nisso ao ver o homem no banco! (não dos réus... ainda)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.