.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 9 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 75
Luto no São Paulo: morreu Juvenal Juvêncio

São Paulo de luto. Morreu hoje aos 81 anos (idade informada pelo clube), de câncer de próstata, Juvenal Juvêncio. Diretor de futebol de 1984 a 1988, presidente de 1988 a 1990, vice de futebol de 2003 a 2006 e presidente de 2006 a 2014, ficou marcado pelas conquistas nestes períodos (entre elas o Paulista de 1989, a Libertadores e o Mundial em 2005 e o tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008) e também por ser um frasista daqueles.

Saiu a tabela básica da Copa Verde 2016

A Copa do Nordeste é consagrada, a Primeira Liga (Sul/Minas/RJ) está na ordem do dia nas pautas, mas não se pode desconsiderar a Copa Verde, que reúne clubes capixabas e das regiões Norte e Centro-Oeste - agora, sim, do Centro-Oeste inteiro pois os goianos estarão representados. Com isso, a CBF criou uma fase preliminar que terá quatro times brigando por duas vagas. Para quem pensar que este torneio não é relevante, enganado estará quem assim achar pois não dá para achar inválido um certame que leva o campeão à Copa Sul-Americana.

Vejamos a tabela básica, que ainda terá dias e horários melhor definidos conforme as vontades da TV:

Paysandu x Fast ou Águia (volta em Belém)
Rio Branco x Genus (volta no Acre)
Remo x Náutico de Roraima (volta em Belém)
Nacional x Santos do Amapá (volta em Manaus)
Luverdense x Brasília ou Vila Nova (volta no Mato Grosso)
Gama x Interporto (volta no Distrito Federal)
Aparecidense x Espírito Santo (volta em Goiás)
Cuiabá x Comercial de Campo Grande (volta no Mato Grosso)

As damas em solo potiguar

Depois de quatro anos no Pacaembu, em São Paulo, e dois no Mané Garrincha, em Brasília, o tradicional Torneio Feminino de todo mês de dezembro acontecerá neste ano em Natal, cuja Arena das Dunas agora virou "estádio de terceira divisão" devido ao descenso do ABC e à não-subida do América. Como sempre, quatro países em turno único e a final é disputada pelos dois melhores colocados, com empate favorecendo o primeiro deles. O Brasil joga contra Trinidad e Tobago hoje, México no domingo e Canadá na quarta da semana que vem. As brasileiras venceram todas as edições com exceção da de 2010, ganha pelas canadenses.

Pela conquista do mundo

Amanhã, quando faltarem 15 para as 9 no BBB (Big Ben Brasília), Sanfrecce Hiroshima e Auckland City abrirão o Mundial de Clubes em Yokohama. Sai daí o adversário do Mazembe no domingo, dia que também terá América do México x Guangzhou. Na semifinal, semana que vem, o River Plate enfrentará na quarta-feira japonenses ou neozelandeses ou congolenses, enquanto o Barcelona aguarda na quinta-feira por mexicanos ou chineses. No dia 20, saberemos se os europeus manterão a supremacia ou se os sul-americanos voltarão a conquistar o Mundial, por eles ganhos apenas pelos brasileiros em 4 oportunidades (Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006). Nas últimas 8 edições, 7 tiveram os clubes da UEFA no topo do pódio.

Título internacional inédito para...

...Independiente Santa Fe ou Huracán? Qual deles faturará a Copa Sul-Americana? Saberemos esta noite, já que resolvida será na Colômbia a história entre eles. Empate sem gols faz com que nova igualdade leve à prorrogação e, se mantida, aos pênaltis. A Argentina tenta seu oitavo título no torneio e a Colômbia o seu primeiro.

Metade da última rodada já foi

A Liga dos Campeões da UEFA acabou quatro grupos, com os outros quatro terminando hoje. Eis os de ontem:

Grupo A - Real Madrid classificado com 16 pontos após massacrar o Malmo com 8 gols (metade só do Cristiano Ronaldo) e Paris Saint Germain com 13 pontos após derrotar o Shakhtar Donetsk, que vai para a Liga Europa.

Grupo B - Wolfsburg classificado com 12 pontos ao vencer o Manchester United, que disputará a Liga Europa, já que também nas oitavas da UCL está o PSV Eindhoven, 10 pontos ao superar o CSKA Moscou.

Grupo C - Atlético de Madrid com 13 pontos ao vencer o embate dos classificados com o Benfica, que ficou com 10. O Galatasaray teve 5 ao empatar com o Astana e continuará em ação através da Liga Europa.

Grupo D - Manchester City classificado com 12 pontos ao derrotar o Borussia Monchengladbach. Brecada nos 11 pontos ficou a Juventus ao perder para o Sevilla, que somou 6 e que vai para a Liga Europa.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu relatar o beijo que dei na boca da Ivete Sangalo (isso só mesmo em sonho) do que publicar aqui rumores e especulações. Às últimas movimentações dos clubes:

*O Corinthians renovou com o volante Ralf por mais 2 anos e contratou o meia Alan Mineiro, do Bragantino, por 3 anos. No entanto, perdeu para o Shandong Luneng o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que continuará na Seleção de Novos até o fim da Olimpíada do Rio de Janeiro.

*O Vasco manterá Jorginho como seu treinador para o ano que vem.

*O Botafogo renovou em 1 ano com o zagueiro Emerson, que ficará até o fim de 2017.

*O Flamengo recontratou o zagueiro Juan, que estava no Internacional, por 1 ano.

*O Internacional renovou por 6 meses com o zagueiro Rodrigo Moledo.

*O Grêmio não tem mais Erazo como seu zagueiro. Ele já se despediu via redes sociais.

*O Atlético Mineiro renovou por mais 4 anos com o lateral direito Patric.

*O Coritiba já tem treinador para 2016: Gilson Kleina, que neste ano dirigiu o Avaí.

*O Avaí confirmou Raul Cabral como seu técnico para a próxima temporada.

*A Chapecoense liberou o zagueiro Felipe Zang, o meia Wagner e o atacante Matheus.

*O Sport não vai manter os laterais direitos Alex Silva e Ferrugem, o lateral esquerdo Danilo, o volante Matheus Galdezani e os atacantes Maikon Leite, Samuel e Mike.

*O Ceará renovou em 1 ano com o atacante Siloé.

*O Goianésia recontratou Nonato, artilheiro dos dois últimos Campeonatos Goianos, para a edição de 2016.

Curtinhas

*Fiz uma correção na coluna anterior por alerta do seguidor twitteiro Matheus: esqueci de colocar o adversário do Joinville na sua maior vitória nesta temporada (3 x 0). Foi o Cruzeiro, bola rolando em SC.

*Goiás apelando para o "fair play" financeiro exigido pelo Estatuto do Torcedor para se manter na Série A. Já seria desespero puro, algo que sempre critico em qualquer clube aqui do Brasil por só acontecer quando o resultado do campo não é atingido. Pra piorar sua situação, a MP do Futebol não fala em manutenção de um dos rebaixados dentro das quatro linhas e sim em mais um acesso da Série B para a Série A nesta situação. Ou seja: se os esmeraldinos quiserem levar isso adiante, será para beneficiar o Náutico e não a eles mesmos.

*As ofensas ao bandeirola Fabrício Vilarinho após a derrota para o Palmeiras na Copa do Brasil custaram ao Argel 4 jogos de suspensão (um já cumprido) em torneios nacionais. Prejuízo para o Internacional.

*O STJD aliviou hoje para Ceará e Fortaleza, julgados pela "terceira guerra mundial" na decisão estadual deste ano. O Vozão foi condenado não a 14 e sim a 5 perdas de mando de campo, todas já cumpridas na Fares Lopes, e o Tricolor caiu de 19 para 7 suspensões, 5 já cumpridas no mesmo torneio de segundo semestre. Baaahhh!!!

*Jaime Dal Farra é o novo presidente do Criciúma, que não tem mais o comando de Antenor Angeloni.

*Mudança de clube no Campeonato Catarinense: o Atlético de Ibirama vai se licenciar por um ano por estar com dificuldades financeiras e não ter se classificado para a Série D. O Guarani de Palhoça o substituirá e, desta maneira, não está mais rebaixado - aqui, sim, se aplica o que o Goiás quer, mas não deverá conseguir.

*Marcado para dia 20 deste mês um amistoso beneficente para apoiar a família do falecido Toby, campeão nacional pelos coxas-brancas: os times do Coritiba de 1985 versus 1989. Será no Couto Pereira às 9h30.

*Justificando não se sentir confortável em vestir a camisa do São Paulo por ser atleta do Corinthians, Danilo não aceitou atuar na despedida do Rogério Ceni, depois de amanhã. "Parabéns" ao lado idiota da rivalidade. Por causa de imbecis tanto são-paulinos quanto corintianos, algo que seria ótimo infelizmente não acontecerá.

*Clubes de SP assinando um documento no qual pedem que os clubes comandem o futebol brasileiro. Hm...

*Enquanto isso, FFERJ e Vasco também vão apoiar o Coronel Nunes para ser vice-presidente da CBF. O Vasco mais ainda, pois não quer que Delfim de Pádua Peixoto tenha a possibilidade de comandá-la.

*Marco Polo Del Nero não foi ontem à CPI do Futebol. Esse é o "dirigente Doril": simplesmente sumiu!

*Vôlei: será no Rio de Janeiro a rodada tripla do Brasil pelo Grand Prix em junho de 2016, quando enfrentados no Maracanãzinho serão Itália, Japão e Sérvia. Foram dois anos seguidos de São Paulo no torneio.

*Handebol: gurias do Brasil enfrentando hoje a Argentina pelo Mundial após marcarem 24 x 21 na Alemanha.

*Basquete: se derrotar o San Martín de Corrientes, o Brasília conquistará hoje a Liga Sul-Americana por ter vencido a partida na capital federal. Com vitória argentina, o "tira-teima" do título se dará amanhã à noite.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que Neila Medeiros retornará para Brasília, o que foi ajustado em conversa dela com Silvio Santos em abril. Ela voltará ao noticiário "SBT Brasília" na hora do almoço a partir do começo de 2016. Restará saber o que será da Williane Rodrigues, apresentadora desde sua ida para SP. Voltará a ser só repórter?

*Outra do Ricco: a TV Gazeta (Globo Espírito Santo) demitiu sete profissionais, incluindo os apresentadores Vitor Gozzer e Sandra Freitas. Ela tinha 25 anos de trabalho na emissora. Fim de ano desagradável esse.

*A mulher do Evaristo Costa voltou a trabalhar como assessora de comunicação. Amália Stringhini ficou internada por duas semanas devido a três acidentes vasculares cerebrais e, felizmente, sem sequelas.

*Ricardo Boechat dublador? Sim. O apresentador do "Jornal da Band" e da BandNews dublará a onça Boi Chá na versão brasileira de "Zootopia", nova animação que a Disney lançará em fevereiro de 2016, cujos personagens principais serão dublados por Rodrigo Lombardi e Mônica Iozzi. Boechat é pop, vivente!

*Quarta-feira sem jornais locais na Bandeirantes às 18h50 DF devido a Bayer Leverkusen x Barcelona às 17h45.

*O "CQC" sairá do ar no fim deste ano e retornará apenas em 2017, passando por um 2016 "sabático". A própria Bandeirantes confirmou isso. Mais: somente Dan Stulbach permanecerá contratado, mas em outro projeto (a série "História Não Escrita"). Todos os outros componentes, sem exceção, estão dispensados e o elenco será novo na retomada daqui a pouco mais de um ano. Logo, pontaaaaaço (como gritaria José Luiz Datena ao narrar vôlei) do Gabriel Vaquer ao antecipar no NaTelinha, no dia 19 do mês passado, as saídas de integrantes do show, que no ar está desde 2008 e que, mesmo ainda tendo alguns bons momentos, não tem mais o fôlego de outrora.

*Deverá ser bem retalhado o filme do "Cinema Especial" de hoje na Globo. Estrelado por John Cusack, "Resgate de uma Família" dura 96 minutos e, descontados os créditos e começando às 22h25, deveria acabar no mínimo lá pela meia-noite (já contando os comerciais). Como o "Jornal da Globo" iniciará às 23h40... Sentiu, né?

Bela do Dia: Crisla Ikeda

Crisla Ikeda, que amanhã completará um mês como nova repórter da TV Globo em São Paulo, egressa da TV TEM em Sorocaba. Uma belíssima aquisição.

*O tempo passa: parceiro da Jennifer Beals em "Flashdance", Michael Nouri completa hoje 70 anos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Curta aqui uma discoteca que selecionei da "discoteca PB": de 1977, T-Connection com "Do What You Wanna Do". Perto dos 2 minutos, um trecho instrumental soará bastante familiar. Não será mera impressão, não: é exatamente a trilha das manchetes do "Globo Esportivo", que Oscar Ulisses comanda na Rádio Globo SP.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Neymar fora do Mundial de Clubes? Nada dele hoje pelo Barcelona diante do Leverkusen. Fica bom, moleque!

"24 Horas" volta esperando que o brasileiro não perca a disputa em solo japonês!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.