.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 5 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 73
A arte brasileira de luto: morreu Marília Pêra

Existem pessoas que não deveriam nunca nos deixar, tão excelentes em seu ofício, mesmo que saibamos que não somos eternos neste mundo e que todos nós dele nos despediremos um dia. Marília Pêra é uma dessas. Diva como poucas na arte brasileira, ela nos deixou na manhã deste sábado, aos 72 anos (na verdade a um mês e meio de completar 73). Um câncer no pulmão a deixou muito mal nos últimos tempos, soubemos mais sobre isso a partir de uma informação dada no dia 12 do mês passado pela jornalista Hildegard Angel.

Marília sai de cena, mas ainda a assistiremos bastante pois tem muitos episódios inéditos da série "Pé na Cova", seu último trabalho, que a Globo gravou com muita antecedência no começo deste ano e que foram divididos em duas temporadas, a atual acabando neste mês e a última iniciando em janeiro para término em abril de 2016. Também conforme o noticiado pela Hildegard, está terminada para ser lançada uma fotobiografia que resgatará sua maravilhosa vida. Hoje, sabemos que será uma oportunidade de reverenciar sua existência.

Irmã de Sandra Pêra e mãe do músico Ricardo Graça Mello, Marília trabalhou em dezenas de produções na televisão (quase todas na Globo, com breves participações em algumas da Tupi, da Bandeirantes e da Manchete), no cinema e no teatro, sempre conquistando com seu carisma e seu talento indiscutível para mandar bem no riso da comédia e na emoção do drama. Deixo a seguir alguns momentos de seu extenso trabalho, que são poucos no cômputo geral, mas que espero que sirvam para dela lembrar neste sábado triste.

De 1972, trechos de "Viva Marília!", show mensal exibido pela Globo. Cena com Milton Moraes.

De 1980, cena de "Pixote, a Lei do Mais Fraco" com Fernando Ramos da Silva. Um dos mais fortes filmes brasileiros.

De 1982, número musical com Marco Nanini para o "Fantástico": "Tango do Bordel".

De 1987, cena de "Brega & Chique" com Glória Menezes, Cristina Mullins e Dennis Carvalho. Foi uma das mais lembradas atuações dela na teledramaturgia ao contrastar uma protagonista rica e outra pobre.

De 1989, dando uma de Carmen Miranda ao cantar "Chica Chica Boom Chic" em cena ao lado de Rita Lee no filme "Dias Melhores Virão".

De 1996, entrevista concedida ao programa "Marília Gabi Gabriela", na CNT.

De 2007, cena da novela "Duas Caras" com Cris Vianna e Dudu Azevedo.

De 2012, declamação do poema "Amar", de Carlos Drummond de Andrade, para um projeto do Instituto Moreira Salles.

Atualização das 14:05: a Rede Globo mudou sua programação desta virada de sábado para domingo. Ao invés de "A Hora do Espanto", o "Supercine" mostrará "Central do Brasil", com ela e Fernanda Montenegro.

Amanhã tem decisão no Brasileirão Feminino

Passado o episódio do STJD, no qual não houve uma punição por comprovado um erro de súmula preenchida pela arbitragem, São José e Rio Preto finalmente decidirão às 19h deste domingo o Campeonato Brasileiro Feminino. Oportunidade para a mandante Águia do Vale novamente derrubar o oponente, que nem foi na semifinal repleta de gols em 2013 com 4 x 3 na ida e 4 x 4 na volta, ou para o Verdão da Vila Universitária se vingar daquele episódio e obter o título ao confirmar a vantagem de 1 x 0 do primeiro jogo em seus domínios. Substituto do Luiz Flávio de Oliveira no primeiro Santos x Palmeiras da Copa do Brasil, Marcelo Aparecido de Souza apitará.

Antes desta finalíssima, o São José traz uma trajetória de 9 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 10. Como mandante, tem 5 vitórias e 1 derrota, com 26 gols pró e 4 contra. Já o Rio Preto apresenta um retrospecto de 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com 22 tentos positivos e 8 negativos. Longe de casa, tem 3 vitórias e 3 empates, com 11 gols marcados e 5 sofridos. Ganhe quem ganhar amanhã, teremos um campeão brasileiro feminino inédito e o terceiro de SP, depois de Centro Olímpico em 2013 e Ferroviária em 2014.

Tradição júnior de fim de ano por aqui

Pela décima temporada consecutiva, a Federação Gaúcha promove a competição nacional sub-20. Não mais se deve chamá-la de Campeonato Brasileiro Sub-20 pela CBF começar o seu neste ano, daí a adoção do nome Copa Ipiranga Sub-20 por causa do seu patrocinador (mas no SporTV ela será chamada de "Copa RS Sub-20"). Dizem que, justamente devido ao novo torneio da CBF, este seja o último ano com os juniores em campo por, a partir de 2016, a competição ser alterada para juvenis ao ser convertida para sub-17. Por enquanto só dizem.

Estes são os quatro grupos, já com a primeira rodada e o folguista dela destacados:

Grupo 1 (Morada dos Quero-Queros, Alvorada)
Hoje: Ponte Preta x Cruzeiro e Atlético Paranaense x Joinville
Folguista: Goiás

Grupo 2 (PUC, Porto Alegre)
Hoje: Grêmio x Chapecoense e Criciúma x São Paulo
Folguista: Flamengo

Grupo 3 (Passo D'Areia, Porto Alegre)
Amanhã: Internacional x Vasco e Atlético Mineiro x Avaí
Folguista: Palmeiras

Grupo 4 (Vieirão, Gravataí)
Amanhã: Coritiba x Corinthians e Fluminense x Bahia
Folguista: Figueirense

O maior campeão é o Cruzeiro, com três títulos (2007, 2010 e 2012), depois vindo a dupla Grenal (Internacional em 2006 e 2013, Grêmio em 2008 e 2009), além de América Mineiro em 2011 e Corinthians em 2014.

Curtinhas

*Nilton e Wellington suspensos por 5 meses, um já cumprido e mais quatro pela frente. Punição do STJD aos jogadores do Internacional pegos em exame antidopagem. Talvez não seja resultado definitivo pois o clube vai recorrer para diminuir a pena e a procuradoria também recorrerá para aumentá-la.

*Santos sem David Braz por estimados 3 a 4 meses por causa de uma lesão séria na coxa esquerda.

*Além do Diego Aguirre, outra novidade no Atlético Mineiro é o coordenador técnico Carlinhos Neves.

*Leio no GloboEsporte.com que a FIFA notificou o Vasco para pagar 18,5 mil euros ao Botafogo até o dia 30 deste mês por causa da venda de Fellipe Bastos para o Al Ain (o Fogão cobra 5% enquanto clube formador) e, caso a pendência não seja quitada, 3 pontos serão retirados dele no atual Brasileirão. Paguem isso logo!

*Apenas na próxima semana esta "24" começará o tópico fixo de fim de ano "Só Fatos, Sem Boatos", mas uma prévia já dá para fazer com este combo: o Botafogo contratou o zagueiro argentino Carli, do Quilmes, por 2 anos; o Santa Cruz fechou com o volante Dedé, do ABC, que atuará no clube pela terceira vez; e o Sampaio Corrêa trocou de técnico, saindo Leonardo Condé e chegando Marcelo Chamusca, ex-Fortaleza.

*Marcada para a próxima quarta-feira a decisão definitiva do STJD sobre a "terceira guerra mundial" que estúpidos torcedores violentos de Ceará e Fortaleza proporcionaram após a espetacular final estadual entre eles. Será a última instância do caso. Se mantidas as punições, o Vozão terá que cumprir mais 9 partidas e o Tricolor mais 14 (cada um recebeu cinco jogos a mais de pena, mas esses já descontados via Taça Fares Lopes).

*Soube dessa pelo Ernani Campelo: começa no sábado que vem e vai até dia 18, em São Paulo, a Copa Placar de Seleções Estaduais Sub-20. Estarão nessa São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Todos contra todos e os dois melhores decidem o título, o primeiro deles jogando pelo empate.

*Sanfrecce Hiroshima campeão japonês ao empatar em 1 gol com o Gamba Osaka após fazer 3 x 1 na ida. Com isso, será ele o adversário do Auckland no Mundial de Clubes, daí saindo o oponente do Mazembe.

*Tabela do Mundial, que começa na próxima quinta: Sanfrecce x Auckland; quartas com Sanfrecce ou Auckland x Mazembe e América do México x Guangzhou; semifinal com Sanfrecce ou Auckland ou Mazembe x River Plate e América ou Guangzhou x Barcelona; e a finalíssima, que todos projetam ser River x Barça.

*Com dois gols nos 3 x 0 sobre o Nice, Ibrahimovic se tornou o maior artilheiro do Paris Saint Germain em todas as edições do Campeonato Francês ao anotar 86 proezas, superando as 85 de Mustapha Dahleb.

*Suspensos por 3 meses pelo Comitê de Ética da FIFA os presidentes Juan Ángel Napout, da Conmebol, e Alfredo Hawit, da Concacaf, presos nesta semana por causa das ladroagens aprontadas na entidade - por causa delas sendo detido ontem à noite Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana, acusado de corrupção.

*O rúgbi brasileiro teve na noite desta sexta-feira seu maior público na história. 10.480 torcedores compareceram ao Paulo Machado de Carvalho para assistir o amistoso perdido pelo Brasil para a Alemanha por 31 x 7, neste que foi o seu primeiro evento sem ser de futebol desde a reforma de 2007. Antes, a melhor plateia tinha sido de cerca de 5 mil pessoas na final do Super 10 de 2013, entre SPAC e Pasteur. Sábado da semana que vem, os brasileiros terão mais um amistoso em Sampa City, agora no Canindé e diante da Colômbia.

*Convocada pela CBB a seleção feminina de basquete para o evento-teste da Olimpíada, na metade de janeiro: as armadoras Adrianinha e Tainá (ambas do América); as alas/armadoras Joice (Corinthians/Americana) e Tássia (Santo André); as alas Iziane, Isabela Ramona (ambas do Sampaio Corrêa), Jaqueline (Santo André) e Tatiane (América); e as pivôs Damiris, Gilmara, Clarissa (todas do Corinthians/Americana) e Nádia (Sampaio).

*O detalhe é que os clubes e as jogadoras da Liga Feminina prometem boicotar a seleção pois pressionam a entidade máxima para que mude o departamento técnico e forme um colegiado de treinadores. Dos seis clubes que protestam contra a CBB, apenas Maranhão e Presidente Venceslau não tiveram convocadas pelo Luiz Augusto Zanon. Além do evento-teste dos dias 15 a 17, também há amistosos contra Argentina dia 12 e Austrália dia 14.

*Depois de perder a Liga Futsal para a ACBF, a Intelli conquistou a Copa Paulista com 5 x 4 no Guaratinguetá.

*Brasil Kirin decidindo hoje a Libertadores contra o Real Bucamaranga após atropelá-lo ontem por 5 x 1.

*Mundial Feminino de Handebol começando hoje na Dinamarca. Campeão em 2013, o Brasil tentará o bi e larga no Grupo C, em Kolding, com estes jogos: hoje contra a Coreia do Sul, depois de amanhã diante de Congo, na terça versus a Alemanha, na quinta diante da Argentina e na sexta contra a França.

*Outros grupos: A em Herning com Dinamarca, Hungria, Japão, Montenegro, Sérvia e Tunísia; B em Naestved com Angola, China, Cuba, Holanda, Polônia e Suécia; e D em Frederikshavn com Cazaquistão, Espanha, Noruega, Porto Rico, Romênia e Rússia. Oitavas nos dias 13 e 14, quartas no dia 16, semi dia 18 e final dia 20.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Hoje tem o "Gordinho" da Record gaúcha para todo o país. Apresentador do "Balanço Geral RS", Alexandre Mota participará do "Legendários" como jurado do concurso "A Gordinha Mais Leve do Brasil".

*No mais acima mencionado amistoso de rúgbi Brasil x Alemanha, belas jornalistas do SBT na plateia: olham aqui uma foto publicada no Facebook que mostra Flávia Travassos e Simone Queiroz com suas caras-metade.

*Desde o começo deste ano, a Rede Globo não tem mais semanais locais no final do domingo, tendo a mesma programação de Rio de Janeiro e São Paulo para todas as regiões. Mas duas exceções serão excepcionalmente abertas amanhã e farão o "Domingo Maior", com o filme "Reféns", começar 50 minutos mais tarde.

*A Verdes Mares do Ceará passará o especial "Chico Eterno", em homenagem ao inesquecível Chico Anysio, com depoimentos de grandes artistas e imagens inéditas do mestre do humor. Já a Vanguarda do Vale do Paraíba terá o especial "Futuro das Cidades", que mostrará cidades inteligentes e com ações que projetam um futuro melhor para seus habitantes, em material gravado pela repórter Karen Schmidt e pelo cinegrafista Eduardo de Paula.

*Leio na Patrícia Kogut algo forte: Elis Regina vai virar minissérie em 2018 na Plim-Plim. Gilberto Braga escreverá a obra de 10 capítulos, que deverá passar em janeiro do referido ano e que dirigida será por Dennis Carvalho, que respondeu no teatro pelo espetáculo musical sobre a maior cantora da história deste país. A vida dela tem tudo para render um excelente material. Torçamos para Gilberto se redimir da frustrante "Babilônia".

*Austríaco falecido em 1976, Fritz Lang nasceu há 125 anos hoje completados. Ele se tornou um dos maiores nomes do expressionismo alemão ao dirigir filmes como "Metropolis", em 1927, e "M", em 1931.

Bela do Dia: Tatiana Marcello

Tatiana Marcello, advogada gaúcha e também cantora. Em 2008, ela participou de um especial do "Galpão Crioulo" na RBS TV, no qual cantou músicas do ontem pelos 30 anos de falecimento recordado Teixeirinha ao lado dos filhos dele. Bonitaça demais essa prenda minha conterrânea.

*Astro da série "Malcolm" de 2000 a 2006, Frankie Muniz está chegando aos 30 anos neste sábado.

*Tristeza: morreu aos 85 anos, nos últimos cinco sofrendo do mal de Alzheimer, o ator Robert Loggia, indicado ao Oscar de coadjuvante por "O Fio da Suspeita" e que também fez "Scarface" e "Quero Ser Grande".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Vocalista do Goo Goo Dolls, John Rzeznik chega hoje aos 50 anos. Destaco aqui uma bem boa: "Slide".

Clipe do Dia II

Há 35 anos hoje fechados, chegava aos cinemas "Flash Gordon", dirigido por Mike Hodges e estrelado por Sam Jones, Melody Anderson, Max Von Sydow, Ornella Muti e Timothy Dalton. Assisti esse filme há muitos anos ainda no antigo "Cinema em Casa", nas tardes do SBT, e lembro que não curti muito. O que sempre curti foi o tema musical bom demais feito pelo Queen, que respondeu por toda a trilha. Aqui está "Flash".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Maceió completa 200 anos neste sábado. Saudação especial deste PB aos que dela são ou que nela moram!

"24 Horas" volta antes, muito antes, da minha primeira presença ao vivo nas Alagoas

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.