.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 3 de dezembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 71
Tri legal! De novo Palmeiras campeão nacional!



Sim, "tri legal" é uma gíria típica aqui da aldeia pampeana. Não, não é sem nexo que a utilizo. De Viamão, aqui na região metropolitana de Porto Alegre (pegue a avenida Bento Gonçalves no sentido Centro/Bairro e simbora até lá), saiu aquele que grava seu nome na história do Palestra ("Paleeeeeestraaaaa!!!!!", como bradaria Alberto Canellone) ao praticar defesas muito importantes e, de quebra, anotar o tento que decretou a conquista. Mas até chegarmos ao desfecho, tivemos boas emoções num clássico bem legal e melhor que o da ida, fazendo jus ao investimento de tempo dado pelos 39.660 fãs no Allianz Parque, em seu primeiro "jogo do título".

Com apenas 10 segundos, Gabriel Jesus já pôs Vanderlei para trabalhar. O Palmeiras precisava de gols, nem que fosse um de diferença, mas assim a jato? Nem a lava do Sérgio Moro! Antes dos 10 minutos, o Santos já havia dado o troco com duas perdas na mesma oportunidade, inicialmente Fernando Prass detendo Marquinhos Gabriel e depois Victor Ferraz disparando no paaaaaaaauuuuuuuu, como falaria Sílvio Luiz. Competência ajuda muito, mas nunca é mal vindo estar com o que Paul McCartney chamaria de "with a little luck". Vanderlei brilhou de novo ao voltar a tempo de impedir o gol num cabeceio ruinzinho do Barrios. Ruinzinho, mas certeiro!

Como certeiro Barrios seria aos 11 da segunda etapa ao fazer o pivô e dar de bandeja para Robinho sair na cara do alvo e ser garçom para Dudu, em condição legal por estar na mesma linha da bola, guardar no alvo. Dose repetida aos 39 ao, quase em cima da última linha, finalizar a jogada ensaiada começada em cobrança de falta. Dois de diferença e taça no armário nos 90 minutos, certo? Errado. Três minutos depois, Ricardo Oliveira fez o que ainda não fizera nesta final: aparecer com destaque decisivo. Confirmados os pênaltis, Marquinhos Gabriel começou escorregando que nem o Quico na "nasca de bacana". Prass e Vanderlei se impuseram ante Gustavo Henrique e Rafael Marques e, depois, ninguém mais desperdiçou nenhuma cobrança.

A final da Copa do Brasil de 2015 foi a primeira desde o início em 1989 a ser decidida nos tiros livres a 11 passos da marca fatal. Antes da bola rolar, possivelmente a maioria dos que imaginassem que assim acabaríamos esta decisão poderiam imaginar vários candidatos a astro do chute definitivo: Gabriel Jesus, Gabriel, Robinho, Ricardo Oliveira, Zé Roberto, Lucas Lima... Mas Fernando Prass? Ah, tornou mais especial ainda a noite do palestrino. Sua imagem correndo de felicidade ao converter sua finalização é a mais inesquecível com um goleiro do Palmeiras desde a do Marcos fazendo a mesma coisa após defender o pênalti do Marcelinho Carioca na superação diante do Corinthians, na semifinal da Libertadores de 2000. De Viamão para o mundo, tri legal!

Só ontem soube dessa: este foi o primeiro "jogo do título" na cidade de São Paulo por um torneio brasileiro desde Corinthians 2 x 3 Santos na final do Brasileirão de 2002 - e, como a Série A adotou os pontos corridos logo após, só restou mesmo a Copa do Brasil. Na quarta final de CB com ida ganha por 1 x 0 por seu mandante, foi a segunda vez que tivemos reviravolta, a outra favorecendo quem? O Palmeiras contra o Cruzeiro em 1998. Terceiro campeão de virada no agregado, antes desse os outros sendo Internacional diante do Fluminense em 1992 e Sport sobre o Corinthians em 2008. Diferenças básicas: Colorado e Leão campeões pelo gol fora.

Esta foi a trajetória alviverde para vencer a Copa do Brasil: excluiu de cara o Vitória da Conquista por 4 x 1; passou pelo Sampaio Corrêa com 1 x 1 no MA e 5 x 1 em SP; exorcizou o fantasma do ASA com 0 x 0 em casa e 1 x 0 em Londrina; passeou sobre o Cruzeiro com 2 x 1 em SP e 3 x 2 em MG; suou para derrubar o Internacional com 1 x 1 aqui no RS e 3 x 2 em SP; pariu uma bigorna para derrotar o Fluminense nos pênaltis após cada um vencer seu mando de campo por 2 x 1; e por fim, abotoou (baixou Fernando Gomes em mim) o Santos nas penalidades máximas ao tomar 1 x 0 na Vila e marcar 2 x 1 no Allianz Parque. No cômputo geral dessa brincadeira toda, foram 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, anotando 25 gols e sofrendo 14. Um grande campeão!

O Palmeiras não vencia havia 6 partidas no geral (4 perdidas) desde a volta da semi da CB contra o Flu no fim de outubro. Apenas 4 vitórias nas últimas 16 atuações (metade perdida), só que 3 destas 4 vitórias foram na Copa. Eram 3 mandos sem êxito e só dois triunfos nos últimos 7, ambos na CB sobre Santos e Fluminense. Como este foi seu último mando de campo neste 2015, os alviverdes acabam o ano do Allianz Parque com 23 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Domingo, ainda com sorrisos de "64" dentes por este término positivíssimo de ano, os comandados do Marcelo Oliveira (nada de tetra-vice!!!) visitarão o Flamengo pelo Brasileirão.

Já o Santos ganhou apenas uma das últimas 6 pelejas (perdeu metade), exatamente a ida decisiva diante do Verdão. 5 visitas sem êxito (as 3 últimas perdidas) e apenas 4 triunfantes nas últimas 28 (caiu em 15). Sendo este seu último comparecimento em território alheio, fecha o 2015 de visitas com 10 vitórias, 10 empates e 15 derrotas. Índice enganoso, diante do que observei das 4 em 28, por causa das primeiras rodadas do Paulista. Ainda em melancólica ressaca, o Peixe terminará seus trabalhos no domingo tendo o Atlético Paranaense num "amistoso" sem qualquer valor pela última rodada da Série A. Fecho por 1,5 mil fãs na Caldeira do Urbano.

Com 3 títulos da Copa do Brasil, o Palmeiras iguala Corinthians e Flamengo neste patamar, os três a apenas uma conquista de igualarem os recordistas Cruzeiro e Grêmio. Temos quatro dos cinco brasileiros da Libertadores do ano que vem assegurados: Verdão, Coringão, Imortal e Atlético Mineiro. Todos eles jogarão seis vezes por irem à fase de grupos, restando saber no domingo se São Paulo ou Inter estará na fase pré. De mais a mais, ficam os cumprimentos aos palestrinos pelo feito primeiro em seu novo Parque. Che bello!!!

Outro campeão da quarta-feira

Deu Vitória na Copa do Nordeste Sub-20 realizada nas Alagoas. O arqueiro Wallace defendeu duas cobranças que determinaram os 4 x 2 do seu time sobre o Náutico, após 0 x 0 no tempo normal. Dá-lhe Leão!

As campeãs da quinta-feira serão...

...espero que as do Brasil, que fecharão o Sul-Americano Sub-20 encarando a Argentina logo após o confronto da Colômbia contra a Venezuela. Que dê empate nesse daí para elas vencerem e farrearem. A competição realizada em Santos terá a preliminar iniciada às 17h e o clássico de fundo arrancado às 19h10.

Curtinhas

*Diego Aguirre é o novo treinador do Atlético Mineiro, oficializado pelo clube no fim desta manhã.

*Mano Menezes trocando o Cruzeiro pelo Shandong Luneng da China. Se despede diante do Inter.

*O Atlético Paranaense assegurou a permanência do guarda-metas Weverton para o ano que vem.

*Fernando Bob não é mais jogador da Ponte Preta. Dizem que ele está por atuar no Internacional.

*Temos a primeira rodada do Baianão de 2016 no dia 31 de janeiro: Juazeirense x Bahia, Vitória x Jacuipense, Flamengo x Vitória da Conquista, Bahia de Feira x Feirense e Colo Colo x Fluminense. Complemento com Galícia x Jacobina em 3 de fevereiro. Na classificatória, o Ba-Vi mandado pelo Tricolor será em 13 de março.

*Dunga foi ameaçado por empresários poderosos que queriam que determinados jogadores fossem chamados. Assim o próprio falou numa entrevista à Globo que passará domingo que vem, leio na Cristina Padiglione.

*Aqui no Rio Grande do Sul, o Tribunal de Justiça cancelou a suspensão por 6 meses do mandato do deputado estadual e ex-atacante Jardel, cujo destino ficará agora sob julgo dos demais parlamentares. Entrevistado hoje pela Rádio ABC de Novo Hamburgo, o presidente da Assembleia Legislativa disse que votará pela sua cassação se der empate na votação. Só uma coisa, Edson Brum: e se não houver empate no lero do Mário?

*Juan Ángel Napout, da Conmebol, e Alfredo Hawit, interino da Concacaf, presidentes de confederações continentais que foram presos hoje por autoridades suíças e norte-americanas. Caiu a casa deles. Wilmar Valdez assumiu interinamente e imediatamente o comando da Confederação Sul-Americana.

*E vai sobrar pro Marco Polo Del Nero. Leio pelo Jamil Chade que a FIFA abriu um processo investigativo contra o presidente da CBF, que terá que deixá-la se for punido. Agora, sim, que ele fugirá de vez.

*Enquanto isso, foram confirmados hoje os horários dos jogos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho, (todos de Brasília): partida inaugural às 13h; no dia 16 de junho, jogos às 8h, 11h, 14h e 17h; nos outros dias com três jogos, às 10h, às 13h e às 16h; na última rodada dos grupos e nas oitavas e quartas-de-final, às 12h e às 16h; semifinais às 16h; terceiro lugar às 12h; e finalíssima às 13h.

*Oscar Pistorius condenado por assassinar a namorada Reeva Steenkamp em 2013. Sentença a ser definida.

*Calendário da Fórmula 1 para 2016: em março, Austrália no dia 20; em abril, Bahrein no dia 3 e China no dia 17; em maio, Rússia no dia 1°, Espanha no dia 15 e Mônaco no dia 29; em junho, Canadá no dia 12 e Europa no dia 19; em julho, Áustria no dia 3, Grã-Bretanha no dia 10, Hungria no dia 24 e Alemanha no dia 31.

*Prosseguindo: em agosto, Bélgica no dia 28; em setembro, Itália no dia 4 e Cingapura no dia 18; em outubro, Malásia no dia 2, Japão no dia 9, Estados Unidos no dia 23 e México no dia 30; e em novembro, Brasil no dia 13 e Emirados Árabes Unidos no dia 27. Portanto, F-1 com um roteiro de 21 etapas.

*Basquete: Liga Sul-Americana decidida em melhor-de-três entre Brasília e San Martín da Argentina desde hoje.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Associação Paulista dos Críticos de Arte anunciou ontem os ganhadores da sua tradicional premiação, cujos contemplados receberão seus troféus em data a definir no primeiro quadrimestre de 2016.

*Nas categorias de rádio do Prêmio APCA, os jurados Fernanda Teixeira, Sílvio di Nardo, Marco Antônio Ribeiro e Fausto Silva Neto escolheram estes vencedores: em Prêmio Especial do Júri, Ricardo Boechat (BandNews FM); em Variedades, "Jovem Pan Morning Show"; em Musical, "Alquimia" (USP FM); em Humor, "Programa do Balaco Baco Dois Ponto Zé" (89 FM); em Cultura Geral, "Cultura Agora" (Cultura FM); em Destaque do Ano, "Back To Black" (Eldorado FM); e em Colunista, Mônica Bergamo (BandNews).

*Nas categorias de televisão, os laureados foram: em Grande Prêmio da Crítica, Silvio Santos (carreira); em Novela, "Verdades Secretas" de Walcyr Carrasco (Globo); em Atriz, Grazi Massafera por "Verdades..."; em Ator, Alexandre Nero por "A Regra do Jogo" (Globo); em Diretor, Mauro Mendonça Filho por "Verdades..."; em Programa, "Master Chef Brasil" (Band); em Apresentadora, Mônica Iozzi (Globo); e em Menção Honrosa, "Mulheres" da Gazeta (35 anos no ar). Os jurados da APCA foram Bárbara Sacchitiello, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flávio Ricco, José Armando Vannucci, Leão Lobo, Neuber Fischer e Nilson Xavier.

*Leio no Rádio de Verdade que o Sistema Globo de Rádio teve ontem 15 demissões em várias emissoras no Rio de Janeiro. Três que saíram, por exemplo: Ricardo Mariano, que era locutor da Radiobeat; Denise Peyro, que era chefe de reportagem da CBN; e Flávio Kede, que produzia o "Sá-ba-da-ba-doo" na Rádio Globo.

*Leio no Tudo Rádio que a Antena 1 confirmou que sua marca voltará a ser usada (com programação própria, sem retransmissão da rede) pelo prefixo 103,7 do Rio de Janeiro, do qual sairá do ar a Rádio Nativa. O canal pertence aos Diários Associados e a Antena 1 Lite FM deixou o dial carioca em 2009.

*Leio no NaTelinha que Daniel Penna-Firme acabou agredido ontem por um aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O repórter do SBT cobria a ocupação do Campus de Maracanã e foi chamado de adjetivos pra lá de "gentis", como "safado", "vendido", "fascista", "porco" e afins variados. Caçarola... Pra quê isso?

*Madrugada de remanejo na Globo por causa do pós de Palmeiras x Santos: como o "Corujão do Esporte" só acabou às 2h10, o "Programa do Jô" iniciou muito tarde e cancelaram a série "Prisão Invisível". Além disso, o "Corujão" teve seu filme trocado de "Os Bad Boys 2" para o bem mais ameno "Whitney Brown".

*Da série "vai entender?": próxima terça-feira, a Plim-Plim mostrará na "Sessão da Tarde" o filme "Sempre Amigos" em rede nacional, menos para Belo Horizonte e Recife, onde exibido será "O Bicho Vai Pegar 2". Ué??? O que será que Globo Minas e Globo Nordeste terão de diferente para ter essa diferenciação?

*Viram quem será a última capa da Playboy brasileira da Editora Abril? A "Paparazzo Misteriosa", uma loira que leio no Fernando Oliveira que se chama Lu e é conterrânea gaúcha que usa máscara para esconder seu rosto. Loira gostosa pelas fotos que vi, tudo bem, mas não acho que à altura de uma edição especial como essa.

*Da série "o tempo passa, torcida brasileira": sabem quem está completando 35 anos hoje? Anna Chlumsky, a loirinha que foi a namoradinha do Macaulay Culkin em "Meu Primeiro Amor" em 1991. Eita!

*Ganhadora do Oscar por "Para Sempre Alice", Julianne Moore celebra 55 anos nesta quinta. Ela esteve em obras como "Nove Meses", "Prazer Sem Limites", "Fim de Caso", "As Horas" e "Mapa Para as Estrelas".

Bela do Dia: Vanessa Libório

Vanessa Libório, repórter da Rede Record em SP. Ela é uma das duas grandes alegrias do colega de emissora Sylvestre Serrano, repórter no RJ, do qual está noiva há três meses. A outra grande alegria dele é o seu Palmeiras ontem campeão no novo Parque.

*Outra que completa 55 anos: Daryl Hannah, aquela loiraça apaixonante dos anos 80 em filmes como "Uma Sereia em Minha Vida", "Perigosamente Juntos", "Roxanne", "Flores de Aço" e "Quero Dizer Que Te Amo".

*Um dos primeiros e principais nomes da Nouvelle Vague, movimento que renovou o cinema francês, o diretor Jean Luc Godard faz hoje 85 anos. Seus são filmes como "Acossado", "Viver a Vida" e "Je Vous Salue Marie".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nas décadas de 80 e 90, uma trilha musical ficou marcada para quem acompanhava as transmissões da Fórmula Indy na TV Bandeirantes: "Aquarela do Brasil", em gravação da Orquestra Serenata Tropical para o disco "O Novo Som da Orquestra Serenata Tropical", de 1976. É escutá-la e imediatamente lembrar, por exemplo, de Luciano do Valle narrando a vitória de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis em 1989. Curta aqui este som mais que demais, pelo envio do qual muito agradecido fico ao conviva Eduardo Gomes Ceresso.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Huracán e Santa Fe sem gols na Argentina. Melhor pros tangueiros na ida decisiva da Sul-Americana.

"24 Horas" volta antes que soubermos qual deles conquistará a "Série B da Conmebol"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.